Projetos de Pesquisa

 

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Wagner dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • avaliação educacional na formação de professores em educação física na américa latina: diálogos com alunos
  • Este projeto é um desdobramento dos resultados das pesquisas “Avaliação na Educação Física escolar: um estudo da formação inicial nas universidades federais”, financiada pelo Edital Universal CNPq 14/2013, sob o nº do Processo: 481424/2013-0 e “Avaliação do ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de Educação Física: entre prescrições e práticas”, aprovado no Edital Produtividade em Pesquisa – PQ 2015, ambos na grande área de Ciências Humanas na área da Educação. Este projeto tem por objetivo geral compreender as apropriações realizadas pelos estudantes em formação de nove países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela) sobre as suas experiências com avaliação em Educação Física. De maneira específica, objetiva-se: 1) mapear e analisar a produção do conhecimento veiculada em periódicos científicos sobre avaliação educacional (ensino e aprendizagem; sistema e institucional) na formação de professores, que assumem como contexto de estudo países da América Latina; 2) analisar o modo como os estudantes produzem sentidos às suas experiências com a avaliação educacional, vivenciados na própria formação em Educação Física, identificando as concepções avaliativas que lhes oferecem suporte; 3) Correlacionar as concepções avaliativas com as perspectivas de formação dos cursos, analisando se e como as instituições consideram as especificidades dos saberes que constituem a prática docente em Educação Física escolar; 4) Problematizar as aproximações e distanciamentos existentes entre as bases teóricas utilizadas para o ensino da avaliação educacional e as suas implicações para as perspectivas de formação; 5) Problematizar o papel da formação inicial na constituição de um corpo de saberes teóricos e práticos, que possibilite a produção de novas leituras sobre as experiências com avaliação na própria formação inicial e no futuro exercício profissional. O projeto se caracteriza como uma pesquisa plurimetodológica, de natureza quali-quantitativa e do tipo exploratória. Para tanto, fundamenta-se no estudo do tipo Estado do Conhecimento e pesquisa mista do tipo projeto incorporado. A delimitação das instituições participantes seguirá os critérios: a) ser uma instituição de formação de professores localizada na América Latina; b) ter o curso em Educação Física na modalidade presencial, voltado para a atuação no ensino primário e secundário; c) ter, em sua grade curricular, uma disciplina específica e obrigatória sobre avaliação educacional; e d) ter interesse em participar da pesquisa. Já para os alunos das instituições definiremos, como critérios de inclusão: a) ter cursado a disciplina específica sobre avaliação educacional; b) demonstrar interesse em participar da pesquisa. De um mapeamento inicial já produzido, foram selecionadas 45 instituições em nove países: Argentina (4), Brasil (7), Chile (17), Colômbia (6), Equador (1), México (2), Peru (2), Uruguai (2) e Venezuela (4). As fontes serão os projetos de curso, os planos de disciplinas, os questionários e entrevistas realizadas com alunos dos cursos de formação de professores em Educação Física. Para tabulação e análise dos dados utilizaremos os softwares SPSS e Iramuteq. Os resultados desta pesquisa possibilitarão uma leitura da temática, localizando-a internacionalmente e, ao mesmo tempo, mostrando as aproximações e distanciamentos das perspectivas definidas para a formação de professores nos países da América Latina, em especial, para as questões relacionadas com o ensino da avaliação educacional e suas implicações para futura prática docente.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022