Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

William Marciel de Souza

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • diagnóstico de arbovírus com importância em saúde pública por sequenciamento de alto desempenho
  • O sequenciamento de alto desempenho tem promovido importantes avanços na virologia. Além de vantagens de identificar e caracterizar o de vírus, sem a necessidade de isolamento e cultivo celular, os custos do uso destes sequenciadores tem sido drasticamente reduzidos nos últimos anos. Assim, este método esta cada vez mais utilizado em estudos com vírus de importância para a saúde pública humana. Deste modo, neste estudo pretendemos explorar esta metodologia, utilizando a plataforma MinION, para realizar sequenciamento visando ao diagnóstico viral em etapa única e com direto fornecimento da sequência nucleotídica. Para tanto, desenvolveremos um painél para arbovírus causadores de doença humana. Estas abordagens diagnósticas com sequenciamento MinION poderão ser implementadas na rotina clínica, e disponibilizadas em kits para diagnóstico diferencial em laboratórios de referência da rede pública de saúde. Portanto, este estudo fornecerá importantes informações para o diagnóstico, caracterização genômica, taxonomia, evolução e epidemiologia molecular, bem como tentaremos o isolamento viral.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

William Reis de Araujo

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de sensores químicos portáteis em plataformas de papel visando aplicações forenses, clínicas e ambientais
  • Atualmente o desenvolvimento de sensores químicos em plataformas de papel vem ganhando grande destaque em Química Analítica devido à sua portabilidade, fácil operação e baixo custo. Devido às características analíticas mencionadas, esses dispositivos estão despertando o interesse de diversas companhias dos setores forense, clínico e ambiental. Entretanto, por ser uma área recente de pesquisa muito há de ser feito com relação ao desenvolvimento de novos sensores e combinação de técnicas de detecção para disseminar e ampliar suas aplicações. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo desenvolver novos sensores em papel utilizando detectores eletroquímicos e colorimétricos para aplicações remotas de interesse forense, clínico/medicinal e ambiental. Pretende-se combinar a portabilidade dessas técnicas e associá-las para obtenção de maior robustez e maior abrangência de analitos detectáveis. Para tanto, tais sensores serão construídos sempre levando em conta que a metodologia aplicada seja de fácil disseminação, reprodutível e barata; sendo atrativa para aplicações em campo e sem a necessidade de pessoal altamente treinado.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022