Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tiago José Belli

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • tratamento de efluente textil em eletro-biorreator a membrana precedido de reator anaeróbio: avaliação de desempenho, estudo da passivação dos eletrodos da comunidade microbiana.
  • Dentre as diversas atividades industriais, o setor têxtil é caracterizado como um dos segmentos mais tradicionais no estado de Santa Catarina. Apesar da grande importância econômica desse setor para o estado, tal atividade se destaca também por gerar em seu processo produtivo um efluente de elevado potencial poluidor, em que se destacam os umectantes, dispersantes e azo corantes. Nesse sentido, se verifica a importância no desenvolvimento de novas tecnologias que assegurem o tratamento adequado desse efluente. Assim, a presente proposta de pesquisa tem por objetivo avaliar a aplicabilidade e desempenho de uma nova tecnologia, denominada de Eletrobiorreator à membrana (EBRM) precedido de reator anaeróbio (An-EBRM), no tratamento de efluente têxtil. Em tal configuração, alia-se os benefícios do tratamento biológico (aeróbio e anaeróbio) ao processo físico de filtração por membranas sob exposição ao processo de eletrocoagulação. Apesar dos recentes avanços acerca da tecnologia de eletrobiorreatores, determinados aspectos relacionados a sua operação ainda carecem de maiores investigações, sobretudo quando aplicados ao tratamento de efluente têxtil. Dentre esses aspectos, destacam-se (I) um melhor entendimento do processo de passivação dos eletrodos e avaliação de alternativas para sua atenuação; (II) uma melhor compreensão do efeito da corrente elétrica sobre atividade e diversidade da biomassa e; (III) a avaliação da carga elétrica que maximize a remoção de corantes sob uma reduzida taxa de corrosão do anodo. Em paralelo, pretende-se investigar, por meio de ensaios de bancada, a utilização de célula combustível microbiana para suprir, em parte, a demanda energética do eletrobiorreator (EBRM). Espera-se que os resultados a serem obtidos contribuam para um melhor entendimento dos aspectos supracitados, gerando conhecimento científico e tecnológico que ajudem a maximizar o desempenho do reator quanto à remoção dos poluentes presentes no efluente têxtil.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Tiago José Nunes da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desvendando a matéria fortemente interagente sob condições extremas
  • Uma das interações fundamentais da natureza, a interação forte, responsável pela estabilidade dos núcleos atômicos, é descrita pela teoria da Cromodinâmica Quântica (QCD) em termos de quarks e glúons. O comportamento da matéria que interage fortemente sob as condições mais extremas do universo, como aquelas encontradas no universo primordial e em objetos astrofísicos ultra-compactos, é objeto de grande interesse em Física de Altas Energias, e tem motivado um vasto programa de estudos teóricos e experimentais. A partir das simetrias da teoria, é possível esboçar um diagrama para as diferentes fases da QCD, no qual uma linha de transição de fases separa uma fase, a baixas temperaturas e densidades bariônicas, em que os quarks e glúons encontram-se confinados em estados compostos chamados hádrons, de outra fase, a altas temperaturas e/ou densidades, em que os quarks e glúons encontram-se desconfinados e propagam-se livremente, chamada de plasma de quarks e glúons (QGP). Essa transição de fases é bem entendida, a partir de técnicas não-perturbativas de QCD na Rede, para potenciais químicos pequenos. No entanto, devido ao problema do sinal, não é possível aplicar esses métodos à condições de grande densidade, limitando severamente nossa descrição de fenômenos extremos no universo. Desenvolvimentos recentes em modelos efetivos e holográficos, além de modernos vínculos experimentais obtidos em colisões de íons pesados e astronomia multi-mensageiro possibilitam novos estudos dessa região, antes inacessível do diagrama de fases. São exemplos os recentes dados observacionais indicando a formação de QGP no interior de estrelas de nêutrons e novas equações de estado holográficas e parametrizadas do QGP para altas densidades bariônicas. Combinaremos esses avanços com o estado da arte em simulações de colisões de íons pesados com modelos híbridos e modelagem da estrutura de objetos astrofísicos ultra-compactos para desvendar essa nova fronteira da matéria extrema.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 21/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Tiago Neuenfeld Munhoz

Ciências Humanas

Psicologia
  • prevenção da depressão em adolescentes escolares: explorando a aplicabilidade e efetividade de uma intervenção breve orientada e autoorientada à distância
  • Estima-se que ± 50% dos problemas de saúde mental têm seu início durante a adolescência, mas a oferta de serviços de saúde mental precisa ser ampliada. Desta forma, o objetivo será avaliar a efetividade e aplicabilidade de um modelo de intervenção para prevenção da depressão, gratuito, de curta duração, de fácil implementação por não especialistas e potencialmente custo-efetivo para aplicação em larga escala. Além disso, este projeto prevê 1) a execução do mapeamento rede socioassistencial, saúde e educação municipal; 2) realização de estudo transversal de base escolar no município para rastreio de depressão e ansiedade em adolescentes (10-19 anos) da rede de ensino público e privado na cidade; 3) o ensaio controlado randomizado (ECR) para avaliar o efeito de duas intervenções (orientada e autoorientada) de psicoeducação, avaliação e automonitoramento de sintomas depressivos (com sete sessões) em adolescentes na população-alvo; 4) e realizar a devolução dos resultados, em formato de capacitação (para profissionais da educação que integram as escolas e de ações preventivas e protetivas para a população-alvo. No estudo ECR três grupos serão aleatoriamente alocados: um grupo de intervenção receberá o protocolo do estudo com orientação de um assistente da pesquisa. O segundo grupo de intervenção receberá o protocolo do estudo sem orientação de um assistente de pesquisa. Isto é, a intervenção será autoorientada pelo participante do estudo, seguindo orientações disponíveis no site/aplicativo da pesquisa; e o terceiro grupo será o controle e não receberá intervenções da equipe de pesquisa. Os resultados esperados do estudo transversal permitiram o monitoramento e planejamento de ações em saúde no município e os resultados do ECR potencialmente contribuirão para beneficiar a população-alvo, sua família e profissionais da educação além da economia expressivas de recursos públicos gastos no tratamento do transtorno.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 11/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Tiago Pinheiro Braga

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • degradação fotocatalítica do ibuprofeno usando óxido de titânio suportada em cmk-3 dopada com ferro
  • A contaminação por poluentes emergentes como fármacos pode afetar na qualidade da água. Os processos baseados na fotocatálise surgiram como uma alternativa aos processos convencionais. A dispersão da fase ativa em suportes porosos tem sido uma abordagem interessante, uma vez que o TiO2 está mais exposto e muitas vezes proporciona uma diminuição na energia de band gap, retardando a recombinação do par elétron-buraco, além de facilitar a acessibilidade aos sítios ativos. Além disso, a utilização de pequenas quantidades de óxidos magnéticos favorece o processo de separação final por atração magnética. Desta forma, nanopartículas de TiO2 dispersas em carbono CMK-3 combinado com óxido de ferro magnético serão sintetizadas e testadas na degradação do ibuprofeno. A CMK-3 será preparada partindo do molde a base da sílica mesoporosa, SBA-15. Os óxidos de Ti e Fe serão preparados por impregnação incipiente. Os fotocatalisadores serão caracterizados por DRX, isotermas de nitrogênio, refletância difusa, espectroscopia Raman, XPS, MEV-FEG e MET. Os diferentes intermediários serão identificados por cromatografica. Será apresentado um estudo teórico-computacional simples por meio do cálculo da energia de ponto único para avaliar a interação entre o TiO2-C-Fe3O4 e também outro estudo simpes usando a abordagem DFT para estimar a região preferencial de ataque do OH•. Apesar de estudos prévios apresentarem propostas mecanística, alguns aspectos ainda precisam ser investigados, detalhando a participação dos intermediários e as regiões preferenciais de ataque dos radicais. Será apresentado uma proposta de reação levando em conta as diferentes etapas elementares em solução e na superfície, indicando a participação dos radicais oxidantes e intermediários com base nos resultados experimentais obtidos. Vale destacar que a compreensão do processo reacional e a participação dos sítios é essencial para o desenvolvimento de novos fotocatalisadores e confirmar sua real viabilidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Tiago Timponi Torrent

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • representação semântica computacional de objetos multimodais: aliando visão computacional e compreensão de língua natural através da semântica de frames
  • Este projeto tem por objetivo construir e avaliar um modelo de representação computacional da semântica de objetos multimodais (vídeos com e sem audiodescrição e textos com fotos e legendas). Baseia-se na Semântica de Frames e utiliza a FrameNet, i.e., um modelo computacional da cognição linguística no qual itens lexicais, bem como outras estruturas linguísticas, são modelados em termos de frames - ou sistemas de conceitos - que evocam. Norteia este projeto o pressuposto de que, assim como os itens linguísticos podem evocar frames, elementos visuais presentes em imagens podem também fazê-lo ou atuar de maneira complementar aos frames evocados pela língua. A metodologia de trabalho envolve a criação de um corpus multimodal anotado (“gold standard dataset”) que possa ser posteriormente empregado para tarefas de aprendizagem de máquina dedicadas à rotulação semântica automática de objetos multimodais, tanto na semiose linguística quanto em outras. Os resultados incluem a publicação e disponibilização de um "gold standard dataset" multimodal, bem como uma ferramenta computacional de identificação de frames em objetos multimodais. Do ponto de vista teórico, o projeto avança tanto no sentido de levar as análises desenvolvidas pela Semântica de Frames para outros domínios semióticos, quanto no sentido de prover os paradigmas analíticos da multimodalidade com um modelo semântico refinado e estruturado computacionalmente. Do ponto de vista tecnológico e de inovação, entrega um dataset inédito, na medida em que incorpora um modelo semântico refinado aos metadados anotados, bem como uma aplicação deste à tarefa de rotulação semântica automática. Do ponto de vista social, o dataset obtido poderá ser utilizado para treinar modelos em tradução audiovisual e acessibilidade de produtos midiáticos. O projeto formará recursos humanos altamente qualificados e promoverá o intercâmbio entre instituições brasileiras e internacionais.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Tiago Vieira da Cunha

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • prospecção de uma nova tecnologia de soldagem com foco no aumento da competitividade da construção naval brasileira
  • O Brasil abriga um setor de construção naval de reconhecida capacidade e resiliência. Este se constitui num ambiente industrial e econômico extremamente dinâmico, abrigando inúmeros estaleiros de pequeno porte voltados para a construção/manutenção de embarcações de pesca e lazer, e de grandes estaleiros focados na construção de embarcações para a indústria do petróleo. Contudo, este ainda é um setor muito carente de mão de obra especializada, e que demanda o emprego constante de novas tecnologias a fim de manter a sua competitividade. Neste cenário, a tecnologia da soldagem possui posição de destaque por se tratar de uma das principais atividades exercidas em estaleiros, correspondendo a aprox. um terço dos trabalhos de construção de um navio de grande porte. Deste modo, torna-se essencial a fim de manter a competitividade das empresas, o emprego de processos de soldagem mais eficientes. Assim, inúmeras técnicas de soldagem têm sido desenvolvidas ao longo dos anos com o intuito de aumentar a taxa de deposição de material, o que pode ser traduzido em maior produtividade. Diante disso, o presente projeto de pesquisa propõe o estudo e desenvolvimento de tecnologia para a aplicação da indução eletromagnética no pré-aquecimento do arame nos processos de soldagem GMAW e SAW. Trabalhos recentes desenvolvidos no grupo de pesquisa sob liderança do presente proponente mostram que o emprego da indução eletromagnética é extremamente eficiente no pré-aquecimento do arame no processo GTAW. Contudo, quando se trata da sua aplicação nos processos de soldagem com eletrodos consumíveis, esta ainda é uma abordagem não explorada na literatura. Assim, como resultado, espera-se conceber uma técnica de soldagem inovadora, com custo de implantação acessível e capaz de incrementar os índices de produtividade e as possibilidades de obtenção de melhores resultados nas condições operacionais industriais, contribuindo assim, para com a competitividade do setor de construção naval brasileiro.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Tiago Zanotelli

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • identificação de distúrbios da qualidade de energia elétrica em redes com geradores eólicos utilizando machine learning e estratégia de fusão
  • A participação dos geradores eólicos no sistema elétrico é cada vez mais significativa, sendo essencial o atendimento aos requisitos de qualidade de energia elétrica para garantir a confiabilidade do sistema elétrico na presença dessas fontes. As causas dos distúrbios da qualidade de energia elétrica (DQEE) são principalmente fenômenos transitórios na rede elétrica. Nesse contexto, a detecção, identificação e classificação dos DQEE é uma tarefa que demanda precisão e velocidade para que se possam efetuar ações que os corrijam. Esse projeto tem como objetivo a aplicação de técnicas de machine learning combinadas por meio de uma estratégia de fusão, desenvolvendo um sistema de classificação para a identificação de DQEE em redes elétricas com geradores eólicos. A aplicação de algoritmos de machine learning para essa finalidade tem sido demonstrada na literatura, porém ainda há limitações relacionadas à acurácia e ao tempo de resposta. Estudos de diferentes áreas têm sugerido que a combinação destes diferentes machine learning por meio de uma estratégia de fusão podem aumentar a acurácia do classificador, quando comparado a utilização de um único classificador. A modelagem de um sistema elétrico com geração eólica em simulação computacional será submetida a eventos transitórios para a produção de um banco de dados. Técnicas de pré-processamento e extração de características serão aplicadas a este banco de dados. Em seguida, o conjunto de características serão utilizados no treinamento e testes de diferentes classificadores de machine learning, como máquina de vetores de suporte, redes bayesianas, redes neurais baseada em aprendizado profundo. A partir desses resultados será desenvolvido um sistema de classificação utilizando uma estratégia de fusão, a qual combina as melhores características de cada classificador individual, com o objetivo de melhorar a acurácia do sistema de classificação em relação a um classificador individual.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 25/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Tito Belchior Silva Moreira

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • ensaios sobre a relação entre corrupção e homicídios: uma avaliação com dados em painel numa perspectiva de análises regionais.
  • Homicídios e corrupção são dois problemas graves enfrentados pela sociedade e que precisam de políticas públicas eficazes e eficientes que solucionem tais questões. Nesse contexto, essa pesquisa discute a relação entre corrupção e homicídios e avalia duas abordagens sobre os fatores determinantes das taxas de homicídios por meio de dados em painel por unidades da federação do Brasil, e para a América Latina, com base numa amostra de países. A primeira abordagem avalia os impactos do índice de corrupção governamental, proposto por Boll (2010), sobre a taxa de homicídios no Brasil durante o período de 1998 a 2008, no qual resultará no primeiro artigo. A segunda abordagem mostra o impacto do índice de percepção da corrupção, proposto pelo site da “Transparência Internacional”, sobre as taxas de homicídios de países da América Latina no período 2010-2018, o que resultará no segundo artigo. As variáveis de interesse nas duas abordagens são proxies para a corrupção e, nesse contexto, a contribuição desta pesquisa é avaliar o impacto da corrupção sobre taxas de homicídios, por tratar-se de uma abordagem pouco explorada na literatura. Dessa forma, testamos a hipótese na qual corrupção afeta homicídios. Trata-se de uma hipótese plausível, pois com base na literatura mostramos que a corrupção afeta educação, crescimento econômico, produtividade, desigualdade, instituições, dentre ouros fatores, e que pode revelar um efeito indireto da corrupção em direção às taxas de homicídios por meio de tais variáveis mencionadas. Quanto à estratégia empírica utilizaremos modelos de dados em painel com efeitos fixos e aleatórios, e testes de robustez com base em modelos dinâmicos com variáveis instrumentais, por exemplo, Arellano-Bond (1991), Baltagi, Badi H. (2008), Hsiao, Cheng (2014), dentre outros que acharmos necessários nessa linha de modelos dinâmicos.
  • Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Tomas Antonio Moreira

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • territórios ampliados e conquistados vs territórios recuados e ameaçados: as transformações no mercado imobiliário na pandemia da covid-19, brasil
  • A Pandemia da COVID 19 tem promovido um forte debate sobre o acirramento das fragilidades socioeconômicas e territoriais nas cidades brasileiras e o quão desigual foram os impactos da crise pandêmica para diversos segmentos sociais. Afora a estreita relação entre a COVID 19 e a urbanização, tem-se observado que se de um lado há territórios tradicionalmente frágeis que se agravaram a partir da pandemia (condições sanitárias precárias, desemprego, aumento de ocupações irregulares, miséria, despejos e falta de moradia), por outro, outros tradicionalmente privilegiados se ampliaram. Este é o caso do crescimento de 30% do mercado imobiliário voltado para alta e média renda no Brasil enquanto o acesso à moradia para a população de baixa renda foi agravado pelo aumento da miséria e ações de despejos. Este cenário é revelador do abismo entre a realidade de nossas cidades e a meta da sustentabilidade urbana, estruturado nos pilares econômico, social e ambiental. Partindo do pressuposto que este é um processo socialmente construído, produto da ação de diversos agentes e também de políticas públicas adotadas, esta pesquisa tem como objetivo analisar as transformações do mercado imobiliário formal de alta e média renda e do mercado imobiliário informal para baixa renda, voltado para a moradia e suas implicações no território a partir da pandemia da COVID-19 até final de 2022. Tem-se como hipótese que, a partir da pandemia, nos territórios tradicionalmente conquistados foram ampliados e os territórios tradicionalmente ameaçados foram ainda mais recuados. Para tanto, serão desenvolvidos estudos em quatro cidades: Campinas, Maringá, Ribeirão Preto e Salvador, a fim de compreender, a partir das diversas realidades locais, as transformações e os impactos sobre os territórios. Por meio desta pesquisa, pretende contribuir aos conhecimentos da área estratégica ‘Cidades Inteligentes e Sustentáveis’ para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 12/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Tomás Jeferson Alves de Mélo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de compósitos poliméricos com cargas condutoras elétricas: avaliação das propriedades e aplicações em impressão 3d
  • Os compósitos poliméricos condutores (CPCs) são materiais compostos por uma matriz polimérica contendo partículas condutoras dispersas na matriz. Nos últimos anos estes materiais estão sendo bastante estudados, porque podem ser utilizados em várias aplicações, tais como, materiais antiestáticos, anticorrosivos, em blindagens eletromagnéticas, implantes eletrônicos biocompatíveis, sensores capacitivos de deformação, semicondutores e condutores de eletricidade, entre outros. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver compósitos poliméricos condutores (CPCs) com matrizes poliméricas a base do copolímero de acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), com cargas condutoras carbonáceas do tipo: grafeno, nanotubo de carbono, fibra de carbono, grafite e negro de fumo, em concentrações variadas. Serão realizadas medidas da condutividade elétrica superficial e volumétrica e caracterizações reológicas e mecânicas dos CPCs. Estes materiais desenvolvidos serão também utilizados na produção de filamentos por extrusão, visando sua aplicação na obtenção de produtos obtidos pela técnica de impressão 3D com propriedade de condutividade elétrica. Para a caracterização das medidas de condutividade elétrica dos CPCs, será utilizado uma instrumentação eletrônica de medição de altas resistências operando em corrente contínua (DC), segundo a norma ASTM D257-14. Nas caracterizações reológicas realizadas nos CPCs, serão obtidas as propriedades reológicas para observar a resposta dos compósitos e avaliar o estado de dispersão das cargas condutoras e a formação da rede percolada de partículas na matriz polimérica e, corroborar com os resultados de condutividade, além de avaliar a processabilidade destes novos materiais. Outras caracterizações também serão realizadas para auxiliar nessa correlação, como os ensaios mecânicos.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025