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Robert Neil Gerard Miller
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Título do Projeto:
mal-do-panamá: genômica aplicada a busca de genes de resistência
Resumo:
A banana (Musa spp.) representa a base da alimentação familiar em diversos países. A ausência de variação genética tem resultado em uma lavoura com pouca resistência a pragas e doenças. Dentre os patógenos que atacam a cultura, o mal-do-Panamá, causado por três raças fisiológicas do fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense, e considerado hoje a doença mais importante nas regiões produtoras do mundo. Um patógeno com a viabilidade prolongada no solo, não há métodos físicos, químicos e biológicos satisfatórios para seu controle. Dependendo do nível de resistência, plantas doentes podem não chegam a produzir cachos, ou têm frutos com valor comercial comprometido. O mal-do-Panamá causada pela raça 1 é de extrema importância para o Brasil, com altos níveis de incidência da doença no cultivar Maçã e variedades do subgrupo Prata. A medida de controle mais eficiente é o desenvolvimento de variedades resistentes ao patógeno, e a genômica pode ser uma grande aliada na descoberta de genes de resistência, para a sua introgressão em cultivares comerciais. Uma nova abordagem, conhecida como RenSeq, vem sendo utilizada para o enriquecimento e sequenciamento de genes de resistência da família NLR, que são elementos fundamentais na resistência de plantas a doenças. As atividades propostas envolvem a caracterização do transcritoma radicular da interação entre F. oxysporum f. sp. cubense raça 1 e o genótipo selvagem de M. acuminata Calcutta 4, resistente.a raça 1. O mapeamento de transcritos contra NLR scaffolds possibilitará ume analise precisa de expressão de genes deste família de receptores durante a cinética da interação com o patógeno. Os genes candidatos serão validados através de RT-qPCR e transformação genética de plantas modelo. Os avanços na identificação de genes envolvidos em imunidade vegetal em Calcutta 4 e a aplicação no melhoramento podem trazer benefícios para o pequeno produtor, mitigando as perdas de produtividade e beneficiando o consumidor final.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Robert Wegner
COORDENADOR(A)
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História
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Título do Projeto:
história da genética e de seus impactos: raça, racismo e população no brasil
Resumo:
O século XX já foi considerado o século da genética. É difícil exagerar os impactos da genética na economia, especialmente na agricultura, desde o aperfeiçoamento, no início do século XX, dos antigos métodos de melhoramento das sementes e dos rebanhos por meio do cruzamento controlado até os alimentos transgênicos produzidos contemporaneamente pela agroindústria, passando pela produção de sementes híbridas e sua associação com a revolução verde a partir dos anos 1960. Da mesma forma, as práticas e ideias políticas dirigidas às populações são uma demonstração da centralidade da genética, a começar pelos movimentos eugênicos das primeiras décadas do século XX, dos quais os desenvolvimentos iniciais da genética eram indissociáveis, passando pelos debates sobre a existência ou não existência de raças humanas e a substituição da categoria raça pela de população desde o período após a Segunda Guerra Mundial, até as revoluções nos diagnósticos, tratamentos e gestão da medicina provocadas pela genômica. O objetivo da pesquisa é o de desenvolver uma história da genética no Brasil, levando em consideração seus impactos sociais, econômicos e políticos. Procuraremos investigar as divergências políticas e as controvérsias científicas na história da genética, desde o movimento eugênico até o desenvolvimento da genômica, passando pela genética das populações humanas, especialmente no que diz respeito aos juízos antagônicos em relação à mistura racial. O mendelismo não resolveu as controvérsias em torno desse tema que vinha desde o século XIX, assim como as campanhas antirracistas levadas a cabo pela UNESCO no Segundo Pós-Guerra não resultaram no abandono absoluto de categorias racializadas nas teorias científicas nem, tampouco, das práticas racistas. Nosso projeto pretende enfrentar o desafio de desenvolver a pesquisa por meio de uma equipe que opere de forma efetivamente transdisciplinar, daí a reunião de historiadores das ciências, antropólogos, sociólogos, biólogos, geneticistas e educadores. Ao lado disso, somos desafiados a pensar no caminho sugerido por Peter Wade, que, baseado no debate contemporâneo da antropologia que põe em questão a dicotomia do pensamento ocidental entre nature (natureza) e nurture (cultura), argumenta que raça sempre tem sido como uma natural-cultural assemblage na qual natureza e cultura estão sempre moldando uma à outra, e as diferenças entre elas nem sempre são claras. Para pensar o racismo e confrontar o racismo a partir desse ponto de vista, consideramos que o método de Foucault pode ser uma ferramenta útil. Sua noção de racismo de estado, conectada ao seu conceito de biopolítica, é crucial para compreender como o racismo atravessa o século XX e o século XXI mesmo depois das teorias do racismo científico do século XIX serem completamente desacreditadas. O racismo persiste mesmo com todas as mudanças científicas, políticas, sociais e econômicas que marcaram o Ocidente desde o Segundo Pós-Guerra. Seguindo Foucault, a questão fundamental diz respeito a perceber em que momentos entra em operação, seja em bases predominantemente biológicas seja com suporte culturalista, uma maneira de cindir uma população em grupos distintos e, a partir daí, hierarquizar esses grupos. Os objetivos da equipe podem ser desdobrados nos seguintes tópicos: Estudar as primeiras pesquisas mendelianas desenvolvidas nas escolas agrícolas das primeiras décadas do século XX e as relações de pesquisadores dessas escolas com o movimento eugênico; Desenvolver pesquisa sobre o movimento eugênico, as políticas reprodutivas no Brasil dos anos 1920 e 1930 e o desenvolvimento da biotipologia no Brasil entre 1930 e 1945; Desenvolver pesquisa sobre a institucionalização da genética no Brasil, especialmente a partir da atuação de Theodosius Dobzhansky; Desenvolver pesquisa relativa ao debate racial no âmbito da UNESCO, especialmente a partir de Otto Klineberg e Julian Huxley; Investigar a atuação de Renato Kehl após a Segunda Guerra Mundial, levando em consideração sua dedicação a teoria psicológicas, a caracteriologia e à defesa do controle populacional; Desenvolver pesquisa sobre as continuidades de ideias e práticas eugênicas no Brasil do Segundo Pós-Guerra, como as relativas à esterilização; Desenvolver pesquisa relativa às teorias e práticas de controle populacional entre as décadas de 1960 e 1980; Investigar a história da bioética e dos debates bioéticos em torno das práticas de esterilização no Brasil e, mais recentemente, em torno do aborto por Anomalia Fetal, especialmente relacionado à Síndrome Congênita do Zika; Realizar uma investigação acerca da genética médica e da genômica, desenvolvendo um projeto de história oral com pesquisadores e técnicos de dois laboratórios da Fiocruz: o Laboratório de Genética Humana e o Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática; Desenvolver atividades pedagógicas com estudantes do ensino médio e projetos educativos relacionados a noções de genética e ao combate ao racismo; Desenvolver um jogo educativo relativo a noções de genética e combate ao racismo.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
29/10/2021-31/10/2024
Roberta Camineiro Baggio
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a recepção de normas pré-constitucionais pelas cortes latino-americanas: continuidades e rupturas normativas na formação do constitucionalismo a partir da segunda metade do século xx
Resumo:
Muitas das Constituições latino-americanas são o resultado de processos de redemocratização em que a nova ordem constitucional é defrontada com inúmeras legislações pré-constitucionais, algumas produzidas em períodos autoritários e incompatíveis materialmente com a nova ordem. Na medida em que a determinação da força normativa dos textos constitucionais se vincula ao modo como essas incompatibilidades são tratadas pelas Cortes, o estudo desses casos pode revelar as condições institucionais da nova ordem constitucional de deixar para trás os padrões de produção normativos predominantes até então, assim como a disposição ou não das Cortes em manejar o novo texto constitucional com vistas à consolidação do regime de democracia formal instaurado. O problema a ser investigado busca identificar o modo como Cortes Latino-Americanas (em especial, Brasil, Argentina, Chile e Colômbia) têm tratado o tema da recepção de normas, de maneira que se possa mapear as soluções jurídicas encontradas e analisar se contribuem ou não para melhorar as condições de exercício da força normativa dessas Constituições. A hipótese é a de que as Cortes não aplicam de modo uniforme a teoria da recepção das normas e que as posições variam e se contradizem a depender da matéria analisada em cada caso e da conjuntura à qual estão vinculadas, fragilizando as condições institucionais de exercício da força normativa dessas Constituições. As evidências dessa hipótese estão no caso brasileiro, quando o STF secundariza a aplicação da teoria da recepção das normas e se contradiz na materialidade de duas decisões: a do julgamento da ADPF 130, que não recepcionou a Lei de Imprensa e da ADPF 153, que recepcionou a Lei de Anistia. A partir do desenvolvimento de uma pesquisa jurisprudencial nessas quatro Cortes, combinada com as estratégias do método da sociologia histórica, como a comparação integrada, pretende-se analisar as condições de ruptura e continuidade normativa das atuais ordens democráticas na região
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Roberta de Sousa Ramalho
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
caravana da ciência
Resumo:
Esta proposta é uma atividade extensionista que se destaca como uma das mais importantes missões dos Institutos Federais, conforme a Lei n. 11.892 de 2008, Seção II, Das Finalidades e Características dos Institutos Federais, Art.6° inciso VII: desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica; (BRASIL, 2008). A Caravana da Ciência é uma ação extensionista do IFFluminense Campus Cabo Frio que implica na popularização da ciência e divulgação científica de projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento técnico, tecnológico e científico da Região do Lagos. Entendemos que a extensão é um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a sociedade, levando em consideração a territorialidade. O objetivo maior desta atividade é promover a cultura, a popularização e a divulgação científica a estudantes dos níveis médio e fundamental. A Caravana da Ciência envolve uma atmosfera sensorial, de experimentação, dialógica e intelectual, onde os alunos são estimulados ao reconhecimento da relevância do saber científico e da ciência na própria vida cotidiana e na transformação social. Nesse ano de 2022 a proposta é levar a Caravana para escolas municipais de Armação dos Búzios. A metodologia é simples, apoia-se na exposição de banners e vivência de experimentos das áreas de biologia, química, física, robótica e automação. O público é conduzido por estudantes dos cursos de nível médio-técnico integrado, graduação e pós-graduação, a percorrer o circuito de tendas onde os projetos são expostos e os experimentados. O envolvimento dos nossos estudantes na apresentação dos projetos estimula o público do evento a dar continuidade aos seus estudos. Por isso, acreditamos no impacto no processo formativo dos alunos envolvidos e da sociedade civil da Região dos Lagos, bem como no despertamento do interesse pela ciência de um modo geral.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Roberta Lima Gomes
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
centro tecnológico (ufes) de portas abertas
Resumo:
O presente projeto propõe a realização do evento Centro Tecnológico (Ufes) de Portas Abertas, ou CT/Ufes de Portas Abertas, o qual visa prover ao público externo -escolas públicas e particulares do Ensino Médio e Técnico da região da Grande Vitória - informações sobre o funcionamento dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (CT/Ufes). Nessa primeira edição do evento é planejada a realização de diferentes atividades como: visitas guiadas de diferentes grupos aos laboratórios dos cursos; realização de oficinas envolvendo tecnologias aplicadas; palestras e exposição de projetos. Com a promoção dessas atividades, permite-se que estudantes do Ensino Médio conheçam um pouco mais sobre o funcionamento da Universidade e dos cursos das áreas tecnológicas. Ao conhecer o ambiente acadêmico e parte da Universidade, pode-se incentivar a opção dos adolescentes pela graduação nessas áreas. Uma escolha bem mais fundamentada, melhora o acesso e a permanência desses estudantes nos cursos de graduação. Cabe ressaltar que esta proposta se insere em um momento em que temos a disseminação de diferentes tecnologias em praticamente todos os setores da sociedade. Uma consequência disso é que o mercado brasileiro vem apresentando uma carência crescente de profissionais de Tecnologia e Engenharia. Por exemplo, de acordo com a Brasscom, o déficit de profissionais de TI pode chegar a meio milhão até 2025. Mas apesar da necessidade de se atrair novos profissionais para a área, observa-se na última década um crescente desinteresse por cursos relacionados a TI. Com isso, uma potencial contribuição desta proposta é justamente fomentar esse interesse pela área de Tecnologia e Engenharia. Tendo como tema BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, o evento conectará a evolução tecnológica no Brasil com a história dos cursos do Centro Tecnológico da Ufes, o qual acaba de completar 50 anos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
19/09/2022-31/03/2023
Roberta Maria Batista de Figueiredo Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
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Currículo
Título do Projeto:
territorialização e gestão ambiental do agronegócio e das comunidades no parque estadual do mirador e entorno, maranhão: uma contribuição para a construção de um governo do território responsável pela proteção da natureza
Resumo:
O Parque Estadual do Mirador, localizado na região do Alto Itapecuru ao sul do município de Mirador MA, foi criado nos anos 1980, período marcado pela criação de diversas unidades de conservação em todo o Brasil, com uma extensão de 700 mil ha sobre o território da Travessia do Mirador. O objetivo de sua criação foi proteger as nascentes dos rios Itapecuru e Alpercatas (MARANHÃO, 1980) da pressão crescente das atividades monocultoras na região. Na ocasião, estima-se que havia em torno de mil famílias ocupando a área. Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos aí residentes, destaca-se a pecuária, primeiro por ser o motor que os levou a se estabelecerem e territorializarem a Travessia do Mirador e, segundo, por ser o principal meio de manutenção social e material dessas famílias (FERREIRA, 2019, p. 15). A pesquisa tem como objetivo analisar como se estabelece a territorialização e a gestão ambiental do agronegócio, bem como a territorialização e a gestão ambiental das comunidades locais nas áreas do Parque Estadual do Mirador e entorno, no estado do Maranhão, buscando identificar como esses agentes sociais contribuem para a conservação da natureza, com especial atenção para o manejo da água. Além do conhecimento sobre os processos socioterritoriais e ambientais analisados, a pesquisa buscará desenvolver junto com as comunidades pesquisadas metodologias e protocolos para o monitoramento ambiental do território e empreender esforços junto às instituições públicas e aos agentes corporativos no sentido da pactuação de uma governança do território. Trata-se de uma pesquisa de caráter interdisciplinar que visa contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem sobre a relação sociedade e natureza capaz de alcançar uma compreensão da problemática ambiental atual em sua multidimensionalidade e proporcionar os fundamentos científicos para ações sobre essa realidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Roberta Olmo Pinheiro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
identificação de biomarcadores de infecção subclinica em contatos de pacientes com hanseniase.
Resumo:
Os contatos de pacientes com hanseníase são indivíduos que têm uma associação íntima e duradoura com os pacientes e que apresentam um alto risco de desenvolver a doença. Há uma recomendação para a quimioprofilaxia usando dose única de rifampicina (SDR). No entanto, o uso de SDR para todos os contatos pode ser desnecessário uma vez que somente 1-5% efetivamente irão desenvolver a doença e isso pode ter um alto custo para os sistemas de saúde, então a busca por biomarcadores de infecção subclínica pode contribuir para tornar a quimioprofilaxia uma estratégia custo-efetiva. Estudos anteriores demonstraram que alguns fatores associados com o alto risco de desenvolver hanseníase em contatos incluem a forma clínica do caso índice, a positividade na sorologia anti-Glicolipídeo fenólico (PGL-1) e PCR para Mycobacterium leprae, e não ter tomado a vacina BCG. No entanto, nenhum destes têm sido bons parâmetros para a identificação de novos casos. Para compreender os mecanismos que são fundamentais para o adoecimento em indivíduos infectados por M. leprae, o seguimento dos contatos é vital. Esse seguimento longitudinal nos permite identificar os contatos que desenvolverão doença dos que são expostos mas não adoecem. Nosso estudo preliminar demonstrou que a atividade de arginase e os níveis de heme-oxigenase 1 (HO-1) séricos podem ser utilizados para discriminar contatos que efetivamente irão apresentar os sinais clínicos da doença. O objetivo do presente estudo é identificar marcadores de adoecimento em contatos e validar nossos achados preliminares em uma coorte multicêntrica de quatro estados brasileiros (MG, MT, PE e RJ). Para este objetivo, nós iremos coletar amostras de soro de contatos de pacientes multibacilares após a avaliação clínica e eles serão seguidos de modo a identificar o aparecimento de sintomas da doença. Os achados obtidos neste projeto irão contribuir para desenvolver um teste sorológico que possa identificar os alvos para a quimioprofilaxia.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Roberta Paulert
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
12. feira de ciência e tecnologia de palotina (12. fecitec)
Resumo:
Muitas feiras de ciências ocorrem nos espaços internos das Universidades e vão ao encontro das estratégias nacionais de educação, pois abrem oportunidades ímpares as crianças e jovens em visualizar as possibilidades de melhorar a formação e condição de vida. A Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (FECITEC) é um projeto de extensão do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e acontece com tradição desde 2011. Nas edições anteriores já foram apresentados mais de 723 trabalhos. A Feira busca disseminar a participação ativa dos alunos de escolas/colégios no seu processo de formação dando ênfase ao pequeno e jovem cientista. A 12ª FECITEC é uma feira municipal, presencial, gratuita e será realizada no Setor Palotina da UFPR em outubro de 2022; fazendo parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Oferecerá oportunidades a estudantes de diferentes classes sociais, em um processo educativo diferenciado, inclusivo e com protagonismo social. Na 12ª FECITEC será dada prioridade e atenção aos projetos desenvolvidos em escolas públicas e elaborados por meninas, estimulando crianças apáticas, desinteressadas ou tímidas, tornando-as futuros agentes de transformação social. A feira contará com plano de divulgação e terá o apoio de alunos de graduação na condição de monitores para apoio científico aos projetos. Os participantes desenvolverão projetos a partir de ciências, tecnologia, inovação, empreendedorismo ou ciências humanas seguindo as áreas ou associação multidisciplinar entre matemática, biologia, física e química. Os projetos serão pontuados por criteriosos avaliadores docentes da Universidade e serão premiados com certificados, medalhas, troféus, bolsas de IC Jr. e prêmios oferecidos por entidades. Atividades paralelas serão realizadas: show das ciências, bibliônibus e investigação forense. Palotina deseja crescer e precisa de ciência e tecnologia criando soluções para o presente e sustentabilidade para o futuro promissor das novas gerações.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
09/12/2021-31/12/2023
Roberta Salazar Uchôa
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produção de tecnologias educativas voltadas à promoção de cuidados em saúde mental e à prevenção do consumo problemático de drogas e de violências aplicadas ao trabalho de mulheres urbanas e rurais para atuarem como agentes populares de saúde
Resumo:
Cotidianamente, se observa inúmeras expressões de violação de direitos sociais ratificados pela Constituição Federal brasileira, a exemplo das desigualdades de acesso à saúde, saúde mental e segurança pública. As vulnerabilidades sociais têm sido diminuídas pelo incessante trabalho realizado por movimentos de base local, a exemplo dos Agentes Populares de Saúde (APS), que, desde 2020, em Recife, atuam na prevenção da Covid-19, em comunidades urbanas e rurais de baixa renda. Os APS são pessoas dispostas a ajudar e orientar sobre prevenção e cuidados no adoecimento, disseminar medidas de autocuidado e articular redes de solidariedade nas comunidades através da organização popular e da defesa do SUS como um direito de todos. Muitos estudos sobre drogas e violências negligenciam questões de classe, raça e gênero, não só devido ao predomínio de homens pobres e pretos, mas também porque o sofrimento mental e o consumo de drogas entre as mulheres ocorrem mais na esfera privada; e crimes cometidos por elas são menos frequentes, além de serem percebidos como de menor gravidade. Neste sentido, este projeto visa produzir conhecimento sobre de necessidades sociais para geração e aplicação de tecnologias educativas de prevenção e de cuidados em saúde mental, consumo problemático de drogas e violências aplicadas a mulheres, urbanas e rurais, capacitando-as para atuar como APS. Trata-se de estudo quase-experimental com desenvolvimento e avaliação de tecnologias educativas, com abordagem quantitativa e qualitativa, a ser realizado em três etapas (aplicação de questionário, realização de grupos focais e construção, implementação e avaliação de tecnologias educativas), que visa ampliar a atuação das APS em suas comunidades como agentes de mudança e transformação social no campo da saúde mental, drogas e violências.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
04/04/2022-30/04/2025
Roberta Vieira Gonçalves de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação de impactos climáticos e plano de ação climática: desenvolvimento de ferramentas para atender a municípios de pequeno porte
Resumo:
Atualmente, o país conta com aproximadamente 5282 municípios de até 100 mil habitantes que, segundo a Lei Federal nº 10.257, de 10 de junho de 2001, o Estatuto da Cidade, são obrigados a implementar um Plano Diretor (PD), segundo o critério de população, um dentre outros critérios que o Estatuto da Cidade estabelece. Como a elaboração de um documento deste tipo exige a consolidação de uma base de dados contendo informações demográficas, sociais, econômicas, ambientais e institucionais,, é possível supor que os municípios dispõem de dados que, em algum nível, são capazes de gerar indicadores que reflitam as condições locais. Contudo, a maioria desses municípios caracterizam-se pela baixa arrecadação municipal, baixa capacidade técnica, administrativa e de gestão pública. Desta forma, a maior parte deles não dispõe de recursos técnicos e/ou financeiros que permitam o desenvolvimento e/ou a contratação de serviços especializados, como estudos de vulnerabilidade e risco climático, não dispondo de conhecimento sistematizado e contextualizado das questões relativas às mudanças climáticas globais. Consequentemente, esses municípios não possuem planos de ação climática e não abordam as questões climáticas em seus PD, o que faz com que não estejam adequadamente preparados para lidar com os impactos potenciais, de maneira a constituir respostas mais eficientes às vulnerabilidades e tornar territórios mais resilientes a desastres e outras perturbações decorrentes da alteração do clima. É importante observar que os impactos potenciais referem-se aos diversos efeitos das mudanças climáticas sobre os ecossistemas e as populações, tendo uma melhor capacidade adaptativa aquele município que dispõe das competências e recursos necessários ao efetivo ajuste a essas mudanças, mitigando possíveis danos, tirando vantagens de eventuais oportunidades ou lidando adequadamente com as consequências. A adaptação pode se dar em diferentes escalas, orientadas pela escala municipal, com diretrizes de ação definidas a partir da leitura, tão acurada quanto possível, da situação local, com destaque para os impactos relacionados ao ciclo hidrológico e à forma urbana. Considerando este breve contexto, apresenta-se uma proposta para lidar simultaneamente com a avaliação de impactos climáticos (AIC) e com o desenvolvimento de planos de ação climática (PAC). Para tanto o primeiro objetivo será desenvolver estrutura de avaliação de impactos climáticos para municípios de pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes), buscando aproveitar e integrar os dados pré existentes a outras informações, e como segundo objetivo, elaborar um plano de ação climática participativo para o mesmo território, construindo um procedimento a partir da compilação de diversas metodologias existentes para elaboração de PACs. O propósito é adaptar para a realidade de governança e de acesso a dados destes municípios procedimentos para AIC e PAC validados internacionalmente. O foco dessas duas ferramentas será lidar especificamente com as metas relativas aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: ODS-2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS-6 (Água Potável e Saneamento), ODS-7 (Energia Limpa e Acessível), ODS-9 (Indústria, inovação e Infraestrutura), ODS-11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS-13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). O ponto de partida metodológico será a construção de indicadores de avaliação a partir dos dados disponíveis, considerando a base de dados usada para a elaboração dos planos diretores, além de outras bases de dados abertas nacionais e internacionais (IBGE, INPE, Banco Mundial, entre outros), com foco na elaboração de um plano de ação climática. Entende-se que trabalhando a partir de uma base de dados mínima usada para elaboração de planos diretores e de bases consolidadas no âmbito municipal, regional, estadual e federal por governos, agências e organizações diversas, será possível identificar e mensurar impactos climáticos e propor um plano de ação para a adaptação e resiliência do território, ancorado na realidade e factível de monitoramento e avaliação para correção de rumos. Dessa forma, esse processo possibilitará a atualização da base para a necessária revisão do PD, permitindo a atualização/ajustes dos indicadores existentes e o acompanhamento e revisão das metas propostas e a incorporação de outras metas com base no plano de ação climática. Pretende-se aplicar, aprofundar e detalhar métodos a partir de dois estudos de caso de municípios ou agrupamento de cidades inseridas em uma mesma bacia hidrográfica - a ser escolhido posteriormente - o qual permita, a partir dos resultados alcançados, a sua replicação para diversos outros municípios do mesmo porte.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
21/12/2020-31/12/2023
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