Projetos de Pesquisa

 

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Adriana Valéria Santos Diniz

Ciências Humanas

Educação
  • mapa da educação superior na paraíba: análise do setor público e privado
  • A presente proposta de pesquisa, intitulada Mapa do Ensino Superior na Paraíba: análise do setor público e privado, insere-se na temática do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas de Gestão e Avaliação da Educação Superior – MPPGAV- e pretende ser um elo agregador da produção do conhecimento qualificado de docentes e discentes. Trata de produzir conhecimento acadêmica e socialmente relevante sobre a temática da educação superior, no Estado da Paraíba. Parte do pressuposto de que o processo de expansão da educação superior, mais precisamente pós-aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n. 9394/96), possibilitou a expansão do sistema e a ampliação do acesso, de forma diversificada em todo o território nacional, tanto no âmbito público como no privado, não sendo diferente no caso do Estado da Paraíba. Tal processo é marcado por tensões e contradições na relação entre o público e o privado com incidência na gestão, na avaliação, no financiamento, na condição discente, trabalho docente e no papel do ensino superior na sociedade. A proposta de pesquisa se constitui em uma oportunidade inovadora e necessária para o desenvolvimento local, ao se desenhar o cenário da educação superior no estado, contemplando tanto o setor público como o setor privado, no âmbito do ensino presencial. É importante reconhecer as características gerais e específicas no que tange à compreensão das formas de acesso, nas especificidades do setor público e privado, assim como o perfil do ingresso e as escolhas dos cursos; as condições ofertadas pela instituição para a permanência e conclusão do curso na relação com o desenvolvimento social do Estado. Ancorado em estudos e pesquisas realizadas por Chaves (2012), Mancebo (2013) Jezine e Bittar (2013), Ferreira (2013), Sguissard (2015), este projeto pretende desenvolver uma investigação que objetiva construir um mapa com dados e informações sobre o perfil do ensino superior no Estado da Paraíba, que permita visualizar as formas de acesso a este nível de ensino, assim como o perfil do ingresso em cursos presenciais e à distância nos setores público e privado; de permanência do discente e das condições de trabalho do docente, buscando analisar as relações no campo institucional, a fim de ressaltar as condições e/ou contribuições do sistema de educação superior para o desenvolvimento local e educacional do Estado da Paraíba. Como um esforço de visão de totalidade, o projeto se estrutura a partir de três dimensões, a saber: Institucional – que compreende a estrutura funcional da instituição a partir da oferta de cursos por áreas de conhecimento, matrículas e conclusão, demandas reprimidas, política de financiamento para o acesso e permanência; Acesso e permanência do Discente – perfil socioeconômico e educacional do ingressante, tendo como elemento de análise os ingressos por cotas e as condições de permanência e conclusão do curso; e Docente – formação, condições de trabalho e atendimento. De um ponto de vista metodológico, a pesquisa adotará as abordagens quantitativa e qualitativa de modo articulado, considerando os propósitos assinalados por Ramos (2013) para análise de problemas da realidade social relativos ao processo de descrição e comparação, de estabelecimento de nexos causais e de inferência de resultados a partir de amostra. O trabalho está organizado em duas fases. A primeira relativa aos estudos teóricos, organização de categorias e levantamento e análise de dados em bancos de dados (INEP, IBGE, CAPES, MEC, Domínio Público) e de fontes documentais (primárias e secundárias) de dispositivos legais. A segunda fase de mapeamento tratará de analisar as instituições de ensino superior na Paraíba cadastradas pelo MEC individualmente para identificação de seus cursos de graduação. Será adotada a metodologia de estudos de casos múltiplos, que se caracteriza, segundo Alves-Mazotti (2006), pela condução simultânea de vários estudos simultaneamente. Com o estudo de caso buscar-se-á ultrapassar as generalizações formuladas a partir dos dados coletados e analisados, e as indicações já postas acerca da expansão da educação superior, assim como as análises formais do campo jurídico-político, alargando a análise sobre os efeitos das políticas no sistema, desvelando as representações sobre o processo de acesso e sua vinculação com a democratização; a ampliação das oportunidades de acesso a sujeitos em situação de vulnerabilidade e as condições para a permanência e conclusão dos cursos superiores. Os estudos serão realizados em instituições específicas do setor público (federal e estadual) e do setor privado, escolhidas a partir do conjunto geral de dados institucionais. Desta forma, as inferências generalizadas a partir das comparações e análise dos dados podem ser compreendidas no seu lócus de fazer cotidiano. A contribuição científica do projeto se dará a partir da reunião de dados relevantes sobre a realidade do Ensino Superior na Paraíba, que poderá ser alvo de estudos posteriores, com vistas a subsidiar a formulação de políticas voltadas à realidade da formação profissional do Estado. Espera-se que os conhecimentos produzidos contribuam para a teorização da educação superior no contexto do desenvolvimento social, sob o olhar crítico da caracterização dos sujeitos com histórico de exclusão que ingressam na educação superior para dar visibilidade às bases de dados do INEP/IBGE/IPEA, como fonte de pesquisa sociológica que junta a abordagem quantitativa e qualitativa em análise qualificada das questões das desigualdades sociais e políticas de inclusão na educação superior, além de ampliar o debate acerca do papel social da universidade para o fazer social do Estado da Paraíba.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Adriane de Assis Lawisch Rodriguez

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • avaliação da redução do impacto ambiental, no desenvolvimento de novos materiais aplicados às tecnologias ambientais, a partir da valoração de resíduos em matriz cerâmica.
  • A produção de materiais porosos utilizados em processos tecnológicos ambientais ocorre, em sua grande maioria, através da utilização de rotas e/ou processos que não levam em consideração os impactos ambientais associados à sua produção. Um destes processos, por exemplo, é a produção de materiais porosos utilizando matrizes poliméricas (poliuretano) como material de réplica, visando meios filtrantes ou materiais de suporte para catalisadores, uma vez que a sinterização destes materiais libera gases potencialmente tóxicos à saúde humana e causadores do efeito estufa. Além disso, algumas tecnologias carecem de otimização no sentido de redução (ou eliminação) de etapas que aumentam por exemplo, o consumo de energia e geração de efluentes, bem como, a redução da dispersão do catalisador na etapa final de processos de filtração, adsorção e absorção quando da sua utilização em suspensão. A proposta apresentada no presente projeto tem por foco principal, a redução do impacto ambiental da produção de materiais empregados em tecnologias ambientais associando a valoração de resíduos em matriz cerâmica, por exemplo, na proposição de um material alternativo como meio suporte de catalisador nanoestruturado. Para tanto serão utilizados métodos de produção de materiais cerâmicos, tais como, método de Réplica, Sacrifício e Espumação Direta (Gel-casting) e posterior síntese de catalisadores nanoestruturados através de rotas conhecidas, por exemplo, sol-gel para a produção de dióxido de titânio nano estruturado. Com intuito de conhecer as novas propriedades dos materiais desenvolvidos, realizar-se-ão caracterizações físicas, mecânicas e ambientais. A quantificação da redução do impacto ambiental será realizada através da utilização da ferramenta de análise do ciclo de vida (ACV), empregando a metodologia da ISO 14040, na comparação do sistema tradicional de produção com o desenvolvido por este projeto, levando em consideração todas as etapas envolvidas. Esta pesquisa ganha destaque pelo seu diferencial que é a preocupação com a redução/valoração de resíduos através de uma ampla investigação e aplicação para o novo produto, voltada principalmente para a área ambiental. Assim novos materiais para aplicações como, suporte de catalisadores, barreiras reativas, materiais adsorventes e meios filtrantes serão objeto de estudo bem como testes relacionados com as possíveis aplicações destes novos materiais obtidos. O caráter de desenvolvimento tecnológico e de inovação é corroborado no estudo de materiais e aplicações na área de tecnologia ambiental para os produtos obtidos. Este projeto de pesquisa dará atenção especial aos impactos ambientais, por meio da ACV do produto final obtido, bem como da emissão de gases poluentes liberados durante o processo de queima.
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Adriane Figueirola Buarque de Holanda

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • impacto da inteligência artificial no desenvolvimento de campanhas políticas: análise das campanhas para as prefeituras do rio de janeiro e de são paulo em 2020.
  • A pesquisa se propõe a estudar a inteligência artificial como método para o desenvolvimento de campanhas eleitorais personalizadas com base no big data e no deep learning. O tema Internet e Politica tem sido objeto de um conjunto significativo de trabalhos, que consideram principalmente o uso dos websites e redes sociais como parte da estratégia eleitoral dos partidos políticos e, principalmente, avaliam o seu potencial democratizante no que concerne às disputas entre diferentes partidos políticos ou à competição inter-partidária, com base nas hipóteses da equalização e da normalização. Com base nas contribuições de Marta Gabriel (2018) e Martínez-López; Casilllas (2013), o estudo se propõe a investigar uma alternativa analítica, que considera a inteligência artificial uma ferramenta importante para o marketing político e eleitoral.
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022