Projetos de Pesquisa

 

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Adriana de Souza Medeiros Batista

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • produção de micropartículas magnéticas de poliestireno-co-divinilbenzeno/magnetita para aplicação na captura de contaminantes radioativos
  • Muitos processos de separação de misturas e retirada de poluentes orgânicos em matrizes ambientais são baseados no fenômeno de adsorção em adsorventes poliméricos. As microbolas adsorventes poliméricas são amplamente empregadas como resinas de troca iônica, colunas cromatográficas, suportes catalíticos, em síntese orgânica em fase sólida e extração em fase sólida, entre outros. Os adsorventes poliméricos devem ter boa estabilidade mecânica e química, devem permitir um rápido processo cinético para se desenvolver, e elevada capacidade de adsorção. Materiais adsorventes poliméricos magnéticos têm algumas vantagens sobre os outros já existentes, tais como, os problemas associados com a presença de poros longos e estreitos são diminuídos, isso porque uma cinética de transferência de massa mais rápida pode ser conseguida em decorrência da camada polimérica muito fina só permitir que pequenos poros sejam criados. Além disso, a possibilidade de manuseio seletivo com uso de campo magnético. A presente proposta de trabalho prevê a preparação de micropartículas poliméricas magnéticas de poliestireno-co-divinilbenzeno e carga de magnetita com diferentes funcionalizações e sua caracterização para uso na captura de contaminantes em meio ambiental, em especial, contaminantes radioativos naturais, como urânio, chumbo, polônio e rádio. Pretende contribuir na remediação de ambientes contaminados por radiação, considerando a abundância destes minerais no Brasil, seu potencial de comercialização e uso, os problemas ambientais da desativação de minas e controle da mina ativa em Caetité, Bahia. Observa a necessidade de extração dos radionuclídeos em consideração às diferentes especiações presentes em função do processo de lixiviação e drenagem ácida.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Duarte Leon

Ciências Humanas

Educação
  • a difusão de uma educação técnico profissional
  • O presente trabalho pretende analisar as estratégias de atuação estabelecidas por meio da imprensa dos Círculos Operários em prol da consolidação de um ideário de educação técnico-profissional na região sul do Rio Grande do Sul, na década de 1930. A pesquisa discute este tema no contexto do Getulismo, quando se constituiu o Estado Novo, que estabeleceu importantes relações com a Igreja e promoveu o ensino técnico-profissional para a classe trabalhadora. Este estudo se localiza no campo da História da Educação e problematiza questões referentes à consolidação de uma identidade para a educação Técnico-profissional em diálogo com a educação católica e com a educação municipal de Pelotas. A investigação será realizada a partir da análise do jornal O Trabalho, publicado em Pelotas, cuja fonte já está identificada e será digitalizada para pesquisa.
  • Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Flach

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • composição química e atividade biológicas de própolis
  • Própolis é um material resinoso elaborado pelas abelhas a partir de resinas coletadas de plantas e é utilizada na colônia para proteger o ninho. Sua constituição química é bastante variada e depende entre outros fatores da espécie de abelha e da flora da região o que a torna uma fonte diversificada para exploração de perfil químico e atividade biológica. Por esse motivo o presente trabalho tem como objetivo caracterizar e isolar marcadores, além de determinar do potencial biológico de própolis produzida no extremo norte do Brasil. Para essa finalidade, inicialmente serão selecionadas abelhas produtoras de própolis, coletadas amostras que serão extraídas para obter voláteis, assim como serão extraídas com diferentes solventes extratores. Os extratos e voláteis serão submetidos à atividade antioxidante e antimicrobiana para determinar os extratos mais ativos. Os extratos ativos serão fracionados e caracterizados quimicamente buscando identificar moléculas bioativas.
  • Universidade Federal de Roraima - RR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Garcia Gonçalves

Ciências Humanas

Educação
  • desafios e possibilidades para continuidade da escolarização de estudantes com doença crônica e/ou deficiência com comorbidade em municípios do interior do estado de são paulo
  • Nos últimos vinte anos, houve a criação de importantes leis para a proteção e a manutenção dos direitos da infância e da juventude, com ênfase à educação e à saúde. Ressalta-se o Atendimento Educacional Especializado contemplando as necessidades da escolarização da pessoa com deficiência em ambiente escolar, hospitalar ou domiciliar, para estudantes em afastamento de saúde e ausentes da escola. Entretanto, constata-se que as necessidades educativas dos estudantes com doenças crônicas não têm sido contempladas, muitas vezes pelo desconhecimento da equipe escolar em lidar com a condição desses estudantes, que têm alterado seu estado biológico, além de suas dimensões educativas, emocionais, psíquicas e sociais. Diante disso, a pesquisa objetiva investigar como vem acontecendo a escolarização de estudantes com doença crônica e/ou deficiências com comorbidades e propor ações compartilhadas para continuidade do processo de escolarização desses alunos em rede de colaboração. O Método será composto por três etapas, sendo a primeira o mapeamento dos estudantes com doença crônica e/ou deficiências com comorbidades junto à Diretoria Regional de Saúde - DRS. A segunda etapa será a aplicação de roteiro de entrevista junto aos gestores da divisão de Educação Especial dos Sistemas de Ensino, aos diretores de escola e aos professores de sala regular e/ou do Atendimento Educacional Especializado que tenham vivenciado a experiência de atuar com alunos com doenças crônicas e/ou deficiências com comorbidades. Na terceira etapa, será organizada uma cartilha contendo informações sobre as doenças crônicas e/ou deficiências com comorbidades mais comuns entre os estudantes das escolas dos municípios de abrangência. Os dados serão analisados por etapa e organizados em planilhas e categorias temáticas. Espera-se contribuir com esse campo do conhecimento científico e com inovação ao propor o mapeamento dos estudantes com doenças crônicas e/ou deficiências com comorbidades e a disponibilização de material informativo, para subsidiar a atuação da equipe escolar junto aos estudantes com aquelas condições.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022