Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
ASSOCIACAO ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Departamento de Polícia Federal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade Cásper Líbero
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Sudoeste Paulista
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação UNIRG
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Euvaldo Lodi - PR
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu Paraense Emílio Goeldi
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Amargosa
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Recife
Prefeitura Municipal de São Paulo
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SENAI - Departamento Regional da Bahia
Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
Universidade Candido Mendes
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Grande Rio
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade Ibirapuera
Universidade Iguaçu
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Metodista de Piracicaba
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
Universidade Virtual do Estado do Maranhão
Voar Arte Para Infância e Juventude
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Isadora Cristina de Siqueira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vigilância hospitalar para sífilis congênita em uma maternidade de referência em salvador-ba: dificuldades de diagnóstico e aplicação de testes sorológicos e moleculares
Resumo:
A sífilis congênita, ainda configura como um importante problema de saúde pública no Brasil. Foi observado um aumento dos casos de sífilis e, em 2018, foram notificados 158.051 casos de sífilis adquirida, 62.599 casos de sífilis nas gestantes e 26.219 casos de sífilis congênita, com 241 óbitos por sífilis congênita. A confirmação da sífilis congênita ocorre através de testes sorológicos baseados em testes não treponêmicos maternos e na detecção de anticorpos IgG treponêmicos transferidos da placenta ao feto. Esses métodos apresentam limitações, como baixa sensibilidade e baixa especificidade, sendo necessária a busca de novos marcadores sorológicos. Assim, o diagnóstico da sífilis continua sendo um desafio, pois os resultados laboratoriais precisam ser confrontados com a histórica clínica para uma correta conclusão. Desta forma, o objetivo deste projeto é implementar uma vigilância hospitalar para sífilis em gestantes e sífilis congênita em uma maternidade referência em Salvador e avaliar as técnicas diagnósticas de rotina e implementar testes moleculares, além de identificar os fatores de risco para sífilis congênita associados com o aumento do número de casos em gestantes. Será realizado um estudo de vigilância hospitalar em uma maternidade de referencia.Serão incluídas as gestantes, admitidas na maternidade, com diagnóstico de sífilis e seus recém-nascidos. Informações do pré-natal e resultados dos exames sorológicos e de exames de imagem serão coletados em questionário. Será utilizado a plataforma de gerenciamento de dados REDCap. No diagnóstico laboratorial serão realizados os testes sorológicos com kits comerciais além da avaliação de antígenos recombinantes em formato de ELISA. Para a epidemiologia molecular e análises de resistência será feita a genotipagem por PCR. Realizaremos análises de caso-controle para identificação de fatores de risco para sífilis congênita.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - BA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Isis Hara Trevenzoli
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
obesidade materna e reprogramação metabólica da prole com suplementação de ácidos graxos ômega 3: mecanismos adaptativos epigenéticos, estresse de retículo endoplasmático e autofagia
Resumo:
A obesidade materna e/ou o consumo de dieta hiperlipídica no período perinatal induzem obesidade na progênie, caracterizando um fenômeno de programação metabólica. As origens perinatais de doenças metabólicas envolvem mecanismos adaptativos como alterações epigenéticas (metilação de DNA e acetilação de histonas) que regulam a expressão gênica, contribuindo para o desenvolvimento do fenótipo obeso. O estresse metabólico secundário a dieta hiperlipídica e/ou obesidade também induz inflamação e regula o estresse de retículo endoplasmático (ERE) e autofagia, mecanismos adaptativos pouco conhecidos em modelos de programação metabólica. Neste projeto, investigaremos o impacto da obesidade materna, induzida pelo consumo de dieta obesogênica (DO), sobre a regulação epigenética do sistema endocanabinoide (SEC), ERE e autofagia na placenta e glândula mamária de ratas progenitoras, e no sistema nervoso central (SNC) e tecidos periféricos da prole como o tecido adiposo, o fígado e o músculo esquelético. Demonstramos que alterações no SEC central e periférico estão envolvidas nas origens da obesidade durante o período perinatal e, neste projeto, testaremos a hipótese 1 de que tais alterações do SEC estão associadas à regulação epigenética em estágios precoces do desenvolvimento. Testaremos ainda a hipótese 2 de que a DO materna induzirá lipotoxicidade tecidual com aumento de inflamação, estresse oxidativo e ERE e, por outro lado, inibição das vias de autofagia, prejudicando a adaptação tecidual ao insulto metabólico induzido pela dieta. Ainda, testaremos a hipótese 3 de que a suplementação da dieta materna com óleo de peixe durante a gestação e a lactação pode melhorar os mecanismos adaptativos da prole e reprogramar seu perfil metabólico. A equipe deste projeto envolve diversos alunos de graduação e pós-graduação e seus resultados contribuirão com bases moleculares sobre as origens precoces da obesidade e estratégias nutricionais preventivas no período perinatal.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Islândia Maria Carvalho de Sousa
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação econômica e de efetividade das práticas integrativas e complementares em saúde na atenção primária em saúde no sistema único de saúde
Resumo:
Cada vez mais as instituições de pesquisas no campo da saúde pública, especificamente no Sistema Único de Saúde (SUS), tem buscado contribuir com a eficiência e efetividade do sistema realizando investigações acerca das políticas públicas e suas implicações na qualidade de vida dos usuários do SUS. No que se refere as Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas é cada vez mais evidente o seu uso e disseminação nos serviços públicos de saúde em todo o mundo (OMS, 2013). Apesar da sua crescente disponibilidade e popularidade, a implantação e o financiamento público dessas medicinas não são consensuais e tem sido apontada a necessidade do aumento de estudos acerca da sua efetividade, eficácia e custo-efetividade (HERMAN et al., 2012; KOOREMAN; BAARS, 2012). No Brasil, as Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas foram designadas pelo Ministério da Saúde como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e implantadas no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas (PNPIC) em 2006 e o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. A PNPIC tem como objetivo a prevenção de agravos, a promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção primária. Em sua implantação, formalizou a oferta de cinco práticas no SUS: homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa, Medicina antroposófica, termalismo social e crenoterapia, plantas medicinais e fitoterapia. Entre 2017 e 2018, o escopo foi ampliado e outras 24 práticas foram incorporadas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, yoga, apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais (BRASIL, 2015; 2017; 2018a; DE SOUSA; DE AQUINO; BEZERRA, 2017). As PICS fazem parte da rotina de muitos serviços de Saúde Pública e cresceram junto com o SUS, com registros desde a década de 1980. A maioria das experiências em PICS no SUS nasceu a partir das necessidades/demandas dos municípios. Antes da publicação da PNPIC existiam experiências em vários municípios, fato verificado por uma pesquisa realizada em 2004, pelo Ministério da Saúde (MS) para conhecer o que vinha sendo realizado no SUS e revisado em 2008 quando identificou sua oferta em mais de 800 municípios (BRASIL, 2006; 2011; CONTATORE et al., 2015; OTANI; BARROS, 2011). No entanto, esta ampliação não foi seguida no investimento em pesquisas acerca de sua efetividade e custo, havendo a serem esclarecidas, entre elas: Qual o custo efetividade da implantação da PNPIC? Todas as práticas integrativas podem ser vistas como efetivas de modo indistinto? Para quais tipos de problemas/condições podem ser efetivas? Neste sentido, considerando que no contexto brasileiro as PICS são majoritariamente ofertadas na APS, e que algumas das experiências denotam que o maior público são usuários em condições crônicas, este estudo tem como objetivo realizar a avaliação econômica e de efetividade das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde implementadas na Atenção Primária em Saúde no SUS para usuários em condições crônicas. Propomos avaliar a prática das PICS ofertadas na APS do SUS sob dois ângulos: 1) a efetividade do uso das PICS na vida dos usuários portadores de condições crônicas (indicadores individuais e populacionais) na APS dos municípios-caso selecionado; e 2) avaliação econômica (custo-efetividade e análise de impacto orçamentário) da oferta de PICS no municípios-caso. A seleção do município se dará considerando um caso tipo ideal, visto que possui todas as informações necessárias (econômicas e clínicas) e, casos que não tenham todas as informações necessárias, mas haja condições para estimar. No momento, não há estudos publicados que indiquem o custo-efetividade, ou o impacto econômico da inserção das práticas pertencentes às PICS no Sistema Único de Saúde, no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Assim, este estudo visa ofertar evidências quanto aos aspectos positivos da oferta de PICS por meio da APS e demonstrar as suas possíveis deficiências; bem como, avaliar a efetividade das equipes de APS com oferta de PICS na busca de potencializar seus efeitos e minimizar os riscos para os usuários portadores de condições crônicas, considerando que estes têm sido usuários habituais das PICS. Nos últimos cinco anos, as nossas pesquisas foram direcionadas à identificação da oferta, uso, cobertura e avaliação dos serviços de PICS disponibilizados no SUS em território nacional. Porém, ressalta-se que o Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas em Saúde (GPS) da Fiocruz-PE vem desenvolvendo pesquisas envolvendo a temática das PICS há dez anos e desenvolvido, em conjunto com o grupo de Economia Política da UFPE, estudos no campo da Economia da Saúde. Assim, neste projeto buscará envolver diferentes pesquisadores que relacionem oferta-efetividade-custo. Deste modo, este projeto consiste em aprofundamento e desdobramentos de pesquisas anteriores de estudos de casos desenvolvidos desde 2002 (SOUSA; VIEIRA, 2004; SANTOS et al., 2011; TESSER; SOUSA, 2011; SOUSA et al., 2012; SOUSA; TESSER, 2017; SOUSA; HORTALE; BODSTEIN, 2018) pelo Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas em Saúde da Fiocruz-PE em parceria com outros Grupos de Pesquisas: Grupo de Economia Política da Saúde da UFPE, do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Santa Catarina e com os grupos de Pesquisas da UFPE: Saúde Integrativa PNPICS, Racionalidades em Saúde; Sistemas Médicos e Práticas Complementares e Integrativas, sediado na Universidade Federal Fluminense. O projeto será desenvolvido em rede, buscando associar especialistas/pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa que possam contribuir na coleta e análise dos dados. Além da articulação com gestores de saúde municipais e federal.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
Vigência:
15/05/2019-31/05/2023
Isolda Costa
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
anodização e pós-tratamentos ecológicos para proteção de ligas de alumínio
Resumo:
A resistência à corrosão das ligas de Al deve-se à formação espontânea de uma camada de óxido com espessura nanométrica, que isola o metal do meio. A anodização consiste no espessamento deste óxido pela aplicação de um potencial ou corrente anódica. Devido ao baixo custo e eficiência, a anodização é um dos métodos de proteção contra a corrosão mais utilizados industrialmente. Para melhorar o desempenho, frequentemente, as ligas anodizadas são submetidas a um processo de selagem. Porém, vários dos processos industriais de anodização e/ou selagem geram resíduos tóxicos ao meio ambiente pelo emprego de íons de cromo hexavalente (poluentes e cancerígenos). As metas para alcançar um desenvolvimento sustentável incluem o desenvolvimento de processos industriais que respeitem o meio ambiente, assim, neste projeto, serão empregadas tecnologias que não geram resíduos tóxicos (tecnologias verdes) tanto para a anodização de ligas de Al como para as etapas de pós-tratamento empregadas para aumento da resistência à corrosão. Será avaliado o efeito da microestrutura das ligas e dos pós-tratamentos sobre a resistência à corrosão das camadas obtidas. Sendo a soldagem um processo industrialmente relevante na busca da redução de peso e, consequentemente, do consumo de combustíveis no setor de transporte, ligas soldadas também serão anodizadas e terão sua microestrutura e comportamento de corrosão investigados. Para o estudo foram escolhidas ligas de Al relevantes para setores industriais e tecnológicos de destaque para o Brasil: aeronáutico (2XXX e 7XXX), automotivo (5XXX) e nuclear (6XXX). O efeito da soldagem será investigado utilizando peças soldadas por fricção e mistura (FSW-friction stir welding), caracterizada por ser uma tecnologia limpa, sem geração de resíduos e vapores. A resistência à corrosão será analisada por técnicas eletroquímicas globais e locais, e exposição em câmaras de névoa salina. Várias técnicas de microscopia serão usadas para caracterizar a camada anodizada
Instituição/UF/País:
Comissão Nacional de Energia Nuclear - RJ - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Italo Odone Mazali
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de sensores plasmônicos de alta performance sers para detecção de poluentes emergentes e biomoléculas
Resumo:
O projeto visa o desenvolvimento de substratos plasmônicos baseados no efeito SERS (espalhamento Raman intensificado por superfície) que possibilitem elevada seletividade, sensibilidade (detecção de concentrações ultra-baixas) e reprodutibilidade da intensidade do sinal SERS. Esta ultima depende da obtenção de nanopartículas (NP) com uma distribuição muito estreita de tamanho, pureza no controle morfológico e da auto-organização (e sua reprodução) sobre o substrato, de forma a maximizar a geração de hot-spots, responsáveis pelas máximas intensificações em SERS. Dentre as tecnologias de obtenção do substrato, será explorado o efeito SIERS (shape-induced enhanced Raman scattering), em que as NP são depositadas em microcanais de Si com formas controladas e o uso de tintas coloidais para uso em impressoras jato de tinta (substratos de papel), explorando NP com diferentes morfologias. A eficiência destes nanomateriais será investigada através de simulações computacionais baseadas em eletrodinâmica clássica, que permitirão a interpretação física das intensidades SERS e a modelagem de novos sistemas. Os substratos SERS serão aplicados para detecção de concentrações ultrabaixas de contaminantes emergentes (pesticidas) em amostras reais de água, de alimentos e na atmosfera (Hg(g)). Para a detecção de moléculas biológicas o desafio está na funcionalização da nanoestrutura plasmônica tornando a superfície seletiva para a molécula alvo. Substratos SERS com detecção in situ serão desenvolvidos para investigar incrustações presentes em diferentes etapas da cadeia produtiva da indústria petrolífera. A análise de amostras reais exige o uso de ferramentas computacionais de análise multivariada que permitam processar as informações SERS para identificar padrões, construir modelos de calibração ou classificação. A complementariedade entre as estratégias sintéticas, plasmônica, espectroscopia e quimiometria permitira obtermos resultados relevantes no campo dos sensores SERS.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Iure Borges de Moura Aquino
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Minas
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise da aplicabilidade e viabilidade técnica da utilização de telefones celulares em levantamento fotogramétrico terrestre digital e escaneamento 3d lidar de galerias de minas subterrâneas
Resumo:
A fotogrametria e varredura a laser são técnicas bastante utilizadas para a representação espacial tridimensional das características naturais ou artificiais da superfície de um terreno ou de uma escavação subterrânea, e cada vez mais presente nos trabalhos de engenharia. E isto se deve principalmente ao avanço tecnológico dos equipamentos e softwares utilizados para a confecção destes modelos. Por exemplo, com apenas um aparelho celular e um software especifico é possível confeccionar modelos em 3D por meio da fotogrametria. Vale ressaltar que os aparelhos celulares atualmente são praticamente computadores portáteis acrescidos de diversos sensores tais como acelerômetro, giroscópio, câmeras de alta resolução e, recentemente, até escâner LiDAR. Estas tecnologias disponíveis nos aparelhos celulares também são verificadas em equipamentos profissionais destinados a execução de serviços em engenharia. Tais como, levantamento/mapeamento topográfico 3D de minas subterrâneas, mas com custo bem superior em comparação a um aparelho celular. O presente projeto tem como objetivo analisar a aplicabilidade e viabilidade técnica da utilização de telefones celulares para levantamentos fotogramétricos e escaneamento 3D LiDAR de galerias subterrâneas. Os estudos utilizando aparelho celular com escâner LiDAR e câmera fotográfica DLSR serão realizados na galeria subterrânea da Minas Escola da UFCG. Os softwares PIX4D Mapper e Cloud serão utilizados para confeccionar os modelos 3D. Os resultados esperados são um modelo tridimensional de alta precisão e detalhe da galeria subterrânea passível de ser utilizado em softwares de planejamento de lavra, desmonte de rocha, mecânica de rochas entre outros. Bem como a análise da aplicabilidade e viabilidade de sua utilização pelo setor de mineração subterrânea em comparação aos levantamentos realizados com aparelhos profissionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Ivan Bergier Tavares de Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de aplicação mobile/cloud aws para transações comerciais na cadeia produtiva da pecuária de corte com base no protagonismo dos stakeholders
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
21/08/2020-31/08/2022
Ivan de Oliveira Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
semana territorial de ciência e tecnologia do litoral sul baiano
Resumo:
A proposta apresentada é referente à participação do Território Litoral Sul Baiano na SNCT 2021, que ampliará as discussões propostas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação - MCTIC da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2021 trabalhará o tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta em todo Território Nacional. Nessa edição, o evento proposto, envolverá os 26 municípios do Território Litoral Sul da Bahia, por meio de atividades interdisciplinar ou transdisciplinar, congregando instituições e profissionais, em ações que contribuirão para destacar a transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Território Litoral Sul Baiano. Para viabilizar as ações do projeto, as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros, a princípio, serão realizadas no município sede das seguintes microrregiões (MRs), que foram escolhidas conforme Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável PTDRS Litoral Sul, de forma estratégica, para garantir o envolvimento dos 26 municípios do Território em questão: MR1 Arataca: Pau-Brasil, Camacã, Jussari, Santa Luzia e Mascote; MR2 Uruçuca: Maraú, Itacaré, Ilhéus, Canavieiras, Una, Ubaitaba e Aurelino Leal; MR3 Itabuna: Itabuna, Ibicaraí, Itapé, Itajú da Colônia, Floresta Azul, Barro Preto, São José da Vitória e Buerarema; MR4 Itajuípe: Coaraci, Almadina e Itapitanga. Durante a SNCT 2021 serão realizadas ações de comunicação e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação nos municípios do Território Litoral Sul da Bahia, de forma transdisciplinar, integrando atividades que discutirão temas atuais para melhorar o planeta por meio de atividades de popularização e divulgação em áreas estratégicas de interesse do território (Tecnologias sociais e assistivas; Tecnologias de segurança alimentar e nutricionais; Agroecologia; Armazenamento e reciclagem de água; Geração de energia limpa; Tecnologias para habitação popular com material reciclado; Jogos interativos adaptados; Análise para geração de conflitos urbanos entre outros) envolvendo profissionais das instituições parceiras, que de forma lúdica e aplicada envolverão o público-alvo em discussões sobre o tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta e, também, por meio de ferramentas capazes de atrair a atenção e interesse dos participantes para uma reflexão sobre as diferentes áreas da ciência. Enfim, os debates serão constantes nas ações que acontecerão nas 4 MRs, na tentativa de nivelar, ampliar e popularizar os conhecimentos acerca do Tema Proposto pelo MCTIC para 2021 e, assim, de fato, promover a participação de TODXS, frente as tecnologias e inovações que podem ser aplicadas no Território Litoral Sul da Baiano para melhoria dos indicadores de qualidade de vida e da educação do estado da Bahia.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - BA - Brasil
Vigência:
05/10/2021-31/10/2023
Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
os determinantes do combate a covid-19 nos municipios brasileiros: ideologia, gênero e accountability
Resumo:
O projeto pretende avaliar as respostas do poder público municipal à pandemia da COVID19 no Brasil por meio de métodos quase-experimentais. O objetivo é verificar se a ideologia e o gênero dos prefeitos afetam o grau de severidade e a extensão no tempo das medidas adotadas para o combate à disseminação do novo Coronavírus, as medidas não farmacológicas (MNF). Iremos coletar dados sobre as MNF dos municípios cujos prefeitos foram eleitos por pequena margem de votos de forma a possibilitar a estimação dos efeitos de ideologia e gênero por meio de regressões descontínuas. Estabelecendo-se uma margem de 3%, existem 851 municipalidades nessa condição. A principal justificativa é a necessidade de se entender as razões das dificuldades políticas no enfrentamento da pandemia no país, que possui um dos piores conjuntos de indicadores epidemiológicos no continente. Duas hipóteses principais serão testadas. Verificaremos se a dimensão ideológica afeta a produção de políticas públicas em resposta ao COVID, notadamente, as MNF. Por exemplo, avaliaremos se há impacto da proximidade ideológica do Chefe do Executivo municipal com o presidente da república. Em segundo lugar, analisaremos se as prefeitas adotaram MNFs mais severas e por mais tempo. Iremos reproduzir a metodologia adotada pelo Oxford Covid-19 Government Response Tracker (OxCGRT) para mensurar a variável dependente, o grau de severidade e extensão no tempo das MNF. As variáveis independentes serão obtidas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Outras variáveis de controle para análise de robustez serão coletadas no IBGE, IPEA, entre outros. Analisaremos também os efeitos das variáveis independentes sobre o resultado da COVID em termos de mortes e casos, disponibilizados pelas secretarias estaduais de saúde. Finalmente, faremos quatro estudos de caso aprofundados analisando dois municípios que se adequam ao modelo estatísticos e dois que não se adequam de forma a possibilitar a exploração dos mecanismos causais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Ivan Jairo Junckes
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise das eleições no berço do sistema político: as candidaturas nos municípios brasileiros de 2008 a 2020
Resumo:
A Ciência Política brasileira construiu vasto conhecimento sobre a diminuta minoria de candidatos que conquista cargos eletivos e constitui a elite política do país. As pesquisas focam principalmente eleições gerais, sendo raras aquelas que se debruçam sobre eleições municipais. Todavia, é nos municípios que se encontram os agentes políticos, principalmente os vereadores, que conformam o berço do sistema político no qual a população tem um contato mais direto com seus representantes. Visando a suprir essa lacuna perguntamos para as eleições municipais de 2008, 2012, 2016 e 2020: quais são as variáveis que diferem os grupos não representados ou sub-representados daqueles bem sucedidos na democracia brasileira? Que fatores impulsionam os eleitos e que barreiras impedem os demais de se tornarem competitivos e bem-sucedidos? Nossa proposta inova ao incluir nas análises um painel completo, com quatro ciclos eleitorais em todos os municípios brasileiros. Responder a essas questões nos permitirá identificar e analisar os perfis e grupos não representados ou sub-representados no Brasil. Para viabilizar os trabalhos dispomos de um banco de dados único e relacional com mais de 1.663.767 candidaturas aptas em 5.549 municípios nas quatro eleições e suas respectivas prestações de contas que totalizam pouco mais de R$ 7,5 bilhões, além de tabelas oriundas do repositório de Estatísticas do Eleitorado, constituindo um banco com mais de 169,3 milhões de registros. Utilizaremos recursos estatísticos e de análise de redes sociais para explorar os atributos estáticos (gênero, escolaridade, cor/raça, profissão, incumbência, capital político, entre outros) e relacionais dos candidatos (especialmente as receitas declaradas), o desempenho (votação) e sucesso eleitoral (eleito ou não-eleito). Visamos a propor sugestões para as normas do sistema eleitoral, partidário e de financiamento de campanhas que reduzam as assimetrias de condições de disputa entre candidatos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Ivan Lapuente Garrido
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
empreendedorismo internacional em contextos institucionais policêntricos.
Resumo:
Este estudo foca em startups que se internacionalizaram desde o início de suas atividades, caracterizando o campo do empreendedorismo internacional. Startups são um tipo especial de empreendimento desenvolvido com base em inovação tecnológica ou em modelo de negócios que têm alto impacto no desenvolvimento econômico, gerando empregos, principalmente nos setores de alta tecnologia e modificando os ambientes econômico, social e político em que estão inseridas. A teoria do empreendedorismo internacional busca compreender os fatores que contribuem para a internacionalização das startups, tais como a internacionalização dos seus ativos; uso de mecanismos de governança menos onerosos e mais dinâmicos; a obtenção de vantagem competitiva em mercados internacionais por meio dos diferenciais de conhecimento; dentre outros. Esta pesquisa, objetiva estender essa compreensão sobre os fatores contributivos para o sucesso da internacionalização das startups. Oferece um olhar inovador e distinto ao buscar entender como essas empresas interagem e respondem ao policentrismo institucional. Apesar de o papel das instituições durante a internacionalização já ser estudado a longa data, a maioria desses estudos desconsidera a existência de múltiplas e plurais instituições que agem de forma concomitantemente sobre as empresas. Pesquisadores apontam que a influência de um arranjo institucional plural, complexo e policêntrico apresenta inter-relações que afetam as empresas de diferentes maneiras. Esta pesquisa também irá desenvolver, com base no método de Design Science Research, um artefato em forma de um software, capaz de avaliar a intensidade policêntrica institucional dos ambientes em que a startup atua e sugerir cuidados na formulação das suas respostas estratégicas.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Ivan Ricardo Zimmermann
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efetividade comparativa e impacto orçamentário de tratamentos no melanoma incorporados no sistema único de saúde
Resumo:
O melanoma maligno cutâneo é uma neoplasia que se desenvolve a partir da proliferação descontrolada de melanócitos. Embora não esteja entre os tumores malignos com maior incidência, o melanoma é considerado o tipo mais agressivo de câncer de pele devido ao grande potencial de disseminação à distância e consequente elevada letalidade. No seu tratamento, a ampla excisão cirúrgica é a recomendação primordial, devendo ser realizada logo após o laudo patológico de confirmação do diagnóstico de melanoma. No contexto de tratamentos adjuvantes, a disponibilidade de terapias alvo tem melhorado substancialmente o prognóstico das pessoas com melanoma, como ilustram os dados de que antes de 2011 a sobrevida global mediana de pacientes com melanoma disseminado era de 9 meses, sendo ampliada para 2 anos ou mais e uma redução de até 75% do risco de morte com base nos dados atuais em contextos de mundo real em uso de terapias alvo. No Brasil, tal evolução terapêutica tem sido discutida e já foi pauta de avaliação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), culminando com a recomendação de incorporação dos tratamentos com nivolumabe (Relatório Técnico nº 541) e pembrolizumabe (Relatório Técnico nº 541). Nesse sentido, é importante destacar o papel de vanguarda dos estudos pragmáticos e da evidência de mundo real na busca de dados de efetividade e segurança que possam aprimorar as diretrizes clínicas na oncologia ao alcançar estimativas de efeito mais próximas da prática clínica cotidiana. O presente projeto visa contribuir com as ações de monitoramento de incorporação de tecnologias do SUS ao analisar as opções terapêuticas incorporadas ao SUS para o tratamento de primeira linha do melanoma avançado não cirúrgico e metastático por meio da síntese de evidências de efetividade e segurança de mundo real e o impacto orçamentário da incorporação dessas tecnologias no SUS.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
13/12/2021-31/12/2022
Ivania Soares de Lima
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
logística dos resíduos sólidos compactados em coletores adaptáveis em bicicletas compartilhadas
Resumo:
O projeto, Logística dos resíduos sólidos compactados em coletores adaptáveis em bicicletas compartilhadas, será desenvolvido no Município de Vitória de Santo Antão/PE, com o objetivo de melhorar a logística dos resíduos sólidos e as condições urbanas, no que se refere à acessibilidade e à mobilidade. A lei de mobilidade urbana, sendo aplicada, ajudará as pessoas, nas próximas décadas, a viverem com menos automóveis circulando nas cidades e com menos poluentes no ar. Tanto o código de defesa do consumidor como a lei da política nacional de resíduos sólidos define que o consumidor é toda pessoa física ou jurídica, que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. A importância deste projeto é formar consumidores e produtores responsáveis, que se propõem a transformar o ato de consumir em um ato de reduzir impactos ambientais, fazendo a logística reversa dos seus resíduos. As bicicletas compartilhadas serão utilizadas para transportar diferentes tipos de resíduos compactados em coletores, que serão destinados à coleta seletiva, presente em cada estação das bicicletas. O projeto será executado na modalidade virtual, devido à Pandemia Mundial de Covid-19. Este terá o formato de uma Gincana Científica, com caráter multidisciplinar nas áreas de Ciência da Natureza, Logística e Responsabilidade Socioambiental. Professores e alunos, das escolas públicas e privadas, formarão equipes e apresentarão o projeto na Plataforma do Google do Classroom. A Comissão da Gincana Científica escolherá a melhor proposta, para ser executada com os recursos financeiros do Ministério das Ciências, Tecnologias e Inovações (MCTI), com a construção de um protótipo. Por fim, um Programa de logística dos resíduos sólidos com o destino as estações das bicicletas compartilhadas, envolvendo os catadores de resíduos e a população, será elaborado com o propósito de implantar o projeto no Município de Vitória de Santo Antão/PE.
Instituição/UF/País:
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - PE - Brasil
Vigência:
17/03/2021-31/03/2023
Ivanise Hilbig de Andrade
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as batalhas da circulação em uma ambiência mediatizada: transformações enunciativas no jornalismo e na comunicação organizacional
Resumo:
As mudanças nas dinâmicas sociais, pela cultura digital, apontam para revolução do acesso e aceleração do tempo histórico, atingindo a relação com o conhecimento, as instituições e os indivíduos. A complexidade dessa ambiência liga-se à circulação discursiva em constante disputa. Na busca por compreender como os media se propagam, entrelaçam e influenciam outros campos, surge o conceito de mediatização, denotando transformação de longo prazo nas relações entre meios, cultura e sociedade. A partir dos vários quadros interpretativos da mediatização e da análise de processos de circulação discursiva, a pesquisa busca entender transformações sociais e contribuir para reflexão das teorias da comunicação e fortalecimento do campo. Diante da carência de métodos claros para investigar a ambiência mediatizada e dos estudos do discurso pouco focarem a circulação, propomos modelos de análise, a partir da sistematização da bibliografia sobre o tema, que ficará disponível em banco de dados. A questão de como analisar processos de circulação dos discursos na ambiência mediatizada e sua relação com transformações no jornalismo e na comunicação organizacional é plausível, por ser embasada teoricamente e metodologicamente em abordagens já aplicadas, mas que precisam ser refinadas pela equipe, composta por jornalistas e relações públicas. A pesquisa, qualitativa e exploratória, inicia com levantamento e exame bibliográfico; segue pela construção de banco de dados para subsidiar a elaboração de um aplicativo para mais pesquisas sobre o tema; por fim, propõe modelos de análise e aplica-os em diferentes objetos do contexto brasileiro de 2021 a 2024. Para tanto, selecionamos discursos que circulam na web, como a repercussão em torno do desinvestimento da Petrobras, os processos de interação em meios noticiosos e a reverberação das queimadas na Amazônia, a partir de notícias e comunicados institucionais
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Ivano Alessandro Devilla
COORDENADOR(A)
Outra
Ciências Ambientais
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inovágua rede de colaboração em pesquisa e formação de recursos humanos para inovação no controle e monitoramento da qualidade da água
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
07/02/2020-06/02/2025
Ivano Raffaele Victorio de Filippis Capasso
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de rt-qpcr-hrm para detecção simultânea e de baixo custo de agentes virais e bacterianos associados a infecções respiratórias agudas
Resumo:
As infecções respiratórias agudas (IRA), podem ser causadas por vírus e bactérias com maior incidência de vírus Influenza, Coronavírus, S. pneumoniae, H. influenzae e M. pneumoniae. A pandemia de Covid-19 causada por um novo coronavírus denominado SARS-CoV-2, apresenta grande potencial de disseminação e taxas de letalidade variadas. No Brasil, até esta data, foram confirmados 4.528.000 casos com 136.532 óbitos decorrentes da COVID-19. Numa pandemia dessas proporções com o expressivo aumento diário do número de casos, a necessidade de um diagnóstico diferencial entre pneumonias bacterianas que devem ser tratadas com antibióticos e outras pneumonias causadas por gripe comum ou por COVID-19, é importante para não sobrecarregar o sistema de saúde e poder realizar o manejo específico adequado para cada paciente. Apesar de existirem alguns estudos sobre a ocorrência de infecções bacterianas em pacientes com suspeita de Covid-19, ainda há grande escassez de informações sobre possíveis co-infecções bacterianas e virais causando IRAs. Os testes laboratoriais para detecção do agente etiológico hoje empregados, utilizam a reação de PCR em tempo real com sistema Taqman que utiliza sondas com diferentes fluoróforos para a discriminação dos alvos. Esse teste apresenta custo elevado por causa das sondas. A presente proposta tem o objetivo de desenvolver um método de diagnóstico molecular com alta sensibilidade e especificidade, de baixo custo e capaz de detectar os principais agentes das infecções respiratórias agudas bacterianas ou virais. O método proposto é uma PCR em tempo real com posterior análise de meltagem por High Resolution Melting (qPCR-HRM). Os genes-alvo de cada patógeno bacteriano ou viral, possuem sequências nucleotídicas diferentes e, portanto, temperatura de melting (TM) diferentes e específicas para cada alvo. Com isso após a amplificação convencional, a etapa de melting ou HRM, irá produzir curvas de melting específicas para cada patógeno que será identificado com sensibilidade e especificidade similares ao sistema Taqman que utiliza sondas para detectar seus alvos durante a amplificação. O qPCR-HRM será otimizado para amplificação do RNA viral e do DNA bacteriano em uma única reação. Acreditamos que o desenvolvimento desse teste terá grande utilidade para a triagem de pacientes com IRAs e consequente encaminhamento para conduta terapêutica adequada. Após o desenvolvimento do sistema, iremos solicitar um estudo de patenteabilidade à GESTEC-FIOCRUZ e caso seja aprovado, iremos procurar o Instituto de Biologia Molecular do Paraná IBMP para desenvolvimento do kit em escala piloto para futura utilização no SUS. Nosso grupo de pesquisa já está trabalhando no desenvolvimento de um kit para diagnóstico de meningites com o IBMP, com pedido de patente já aprovado.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
04/12/2020-30/06/2023
Ivo Freitas Teixeira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
single-atoms em nitretos de carbono grafíticos e suas aplicações em conversão de energia
Resumo:
A catálise de single-atom é um tópico muito promissor em seu estágio inicial de desenvolvimento. O profundo conhecimento e o fino design de catalisadores visando a ativação de diferentes alvos que era uma exclusividade da catálise homogênea no passado, agora estão se tornando possível para a catálise heterogênea, devido a possibilidade de se produzir sítios ativos de single-atoms com precisão em escala atômica. No entanto, a estabilização desses single-atoms metálicos em um suporte, a fim de evitar a agregação dos mesmos, é muito desafiador e por isso as propriedades do suporte são essenciais para ancorar os single-atoms. Recentemente, tem se mostrado que nitretos de carbono apresentam um enorme potencial para promover a estabilização de single-atoms, devido a presença de macroheterocilos em suas estruturas, que podem se coordenar fortemente aos single-atoms estabilizando os mesmos. O nosso grupo demonstrou em uma recente publicação no jornal Faraday Discussion que single-atoms de metais de transição podem ser estabilizados em nitretos de carbono grafíticos do tipo Na-PHI (sodium poly(heptazine imides)) através de um simples método de troca catiônica. Uma vez que nós já dominamos a preparação desses fotocatalisadores baseados em single-atoms de metais de transição e nitretos de carbono grafíticos (Na-PHI e PTI), agora nós podemos começar a investigar como os metais influenciarão as propriedades eletrônicas dos nitretos de carbono e como as propriedades semicondutoras do suporte influenciarão a atividade catalítica desses sítios metálicos. Essas propriedades serão avaliadas especialmente em reações catalíticas dentro do tema de conversão de energia (i.e. fotólise da água, fotoredução de CO2 e fotooxidação de CH4).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Ivo Leite Filho
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xi fetecms - feira de tecnologias, engenharias e ciências de mato grosso do sul;x feteccms júnior - feira;viii expociência centro-oeste exposição de projetos da educação básica de de tecnologias, ciências e criatividade de mato grosso do sul- junior;
Resumo:
O desenvolvimento científico e tecnológico é um forte aliado na inclusão do conhecimento na educação na vida das pessoas. Existem muitas discussões de como a ciência, tecnologia e inovação podem melhorar a qualidade de vida da sociedade e que devem fazer parte de ações efetivas dentro da Educação Básica, de tal forma que a alfabetização Científica constitua parte do universo infanto-juvenil e da população de modo geral, incubando a cultura da criatividade e capacidade de inovação. Ações que estabeleçam métodos e programas de popularização e educação em ciências (Feiras, Mostras, Clube de Ciências, Olimpíadas Científicas, Iniciação Científica Jr entre outros), aliado ao crescimento do indivíduo e profissional, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de uma cultura científico-tecnológica, sempre é um passo importante e necessário nas práticas educacionais. O ambiente de aprendizagem é um espaço mais extenso do que uma situação imediata. Ele deve ser visto como todas as conexões entre as pessoas presentes no ambiente, e sobre como se estabelecem os vínculos entre eles, se estendendo muito além da situação imediata afetando diretamente a pessoa em desenvolvimento. A preocupação de como motivar os estudantes e professores da Educação Básica para se aproximarem das atividades científicas tem sido a tônica de grande parte das discussões entre os educadores. Existe a necessidade de promover estudos de metodologias e estratégias que permitam tornar frequente essa dinâmica dentro do currículo escolar, de tal forma que o professor possa perceber que o ambiente propício para desenvolver atividades científicas é o seu próprio campo de atuação na escola. É possível desenvolver projetos de pesquisa no ensino fundamental e médio? Quais as características motivadoras da pesquisa? Qual a relação entre a produção científica e o cotidiano escolar? Qual o papel reservado para a escola? No caso da região centro-oeste existe poucos registros públicos sobre esta temática. Prevê-se a consolidação de 12 pólos em cidades estratégicas de Mato Grosso do Sul e as Feiras Municipais Afiliadas, para suporte e realização das de preparação, cursos e oficinas (Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Coxim, Jardim, Naviraí, Corumbá (Pantanal), Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, com intenção de agregar a região de Chapadão do Sul, onde tem a presença da UFMS, UFGD, UEMS e IFMS, prevê-se atingir 60% a 90% dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Serão intensificadas mais os cursos de formação/capacitação de professores da Educação Básica visando a elaboração de projetos de pesquisas. Outras estratégias serão adotadas do Projeto Oficiência que conduz até as escolas as atividades científicas desenvolvidas pela UFMS, na forma de oficinas experimentais em diversas áreas de conhecimento. E com ampliação da participação de jovens no Grupo Minerva (incentivo talentos meninas), prevê- se a criação da Rede de Clubes de Ciências em várias cidades de Mato Grosso do Sul. Deve ser formalizada uma rede de apoio às orientações e discussões por meio de recursos de multimídias e ferramentas virtuais (internet) para aproximar os professores participantes do Projeto das IES de Mato Grosso do Sul, com os professores participantes das fases regionais. O projeto prevê a realização da edição FETECMS 2021 em duas fases (virtual e presencial), agregado a FETECCMS Júnior e de forma experimental para fundamentar a realização da EXPOCIENCIA CENTRO-OESTE. Ao final das visitas in- loco com cursos, oficinas sobre metodologia de projetos de pesquisas para educação básica, será organizada na cidade universitária da UFMS, Campo Grande, a FETECMS, de realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, mês de outubro de 2021. Com a presença do corpo de professores e pesquisadores das Instituições envolvidas, a distribuição geográfica das cidades polos para as fases preparatórias e a formação de um corpo permanente sobre a temática de feiras de ciências e tecnologia como uns dos instrumentos mais amplos da Educação Científica, o presente projeto FETECMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul) pretende-se consolidar de forma mais permanente nos currículos escolares e também dos cursos estaduais de licenciaturas, clubes de ciências, Olimpíadas Científicas, formação de professores, Bolsa ICJr entre outros denominadas de modo geral, como Atividades Científicas para Educação Básica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
28/12/2020-31/12/2022
Ivo Leite Filho
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xii fetecms - feira de tecnologias, engenharias e ciências de mato grosso do sul xi feteccms júnior - ix expociência centro-oeste, iii maratona de inovação
Resumo:
(INTRODUÇÃO) O desenvolvimento científico e tecnológico é um forte aliado na inclusão do conhecimento na educação na vida das pessoas. Existem muitas discussões de como a ciência, tecnologia e inovação podem melhorar a qualidade de vida da sociedade e que devem fazer parte de ações efetivas dentro da Educação Básica. Ações que estabeleçam métodos e programas de popularização e educação em ciências são um passo importante e necessário nas práticas educacionais. Que permitam tornar frequente essa dinâmica dentro do currículo escolar, de tal forma que o professor possa perceber que o ambiente propício para desenvolver atividades científicas é o seu próprio campo de atuação na escola. No caso da região centro-oeste existem poucos registros públicos sobre esta temática. (OBJETIVOS) Organização, sistematização da FETEC- Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Edição 2022), XII FETECMS- FEIRA DE TECNOLOGIAS, ENGENHARIAS E CIÊNCIAS DE MATO GROSSO DO SUL/ XI FETECCMS JÚNIOR - FEIRA DE TECNOLOGIAS, CIÊNCIAS E CRIATIVIDADE DE MATO GROSSO DO SUL- JUNIOR/ IX EXPOCIÊNCIA CENTRO-OESTE EXPOSIÇÃO DE PROJETOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE TECNOLOGIAS, ENGENHARIAS E CIÊNCIAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE/ III MARATONA DE INOVAÇÃO, sob responsabilidade do Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências da UFMS, com apoio direto da FUNDECT-MS, UEMS, IFMS, SED/MS, UCDB e demais órgãos de C&T, visando fundamentar um espaço de divulgação científica das experiências das escolas da Educação Básica, dos estados do Centro- Oeste (Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal). (METODOLOGIA) O projeto prevê a realização da edição FETECMS 2022 de forma presencial e/ou virtual, agregada à FETEC Júnior. Também serão realizados cursos e oficinas sobre metodologia de projetos de pesquisas para educação básica, para alunos e professores, que serão organizados virtualmente, no mês de novembro de 2022, em cidades estratégicas de Mato Grosso do Sul.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
10/12/2021-31/12/2023
Ivo Leite Filho
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
yvy arandú: planeta terra inteligente
Resumo:
Nosso planeta vem sendo objeto de estudos, tanto científicos quanto tecnológicos, que enriquecem o conhecimento das pessoas através da educação. Nosso país necessita desenvolver ciência e tecnologia a partir da educação básica, estreitando relações entre jovens e a pesquisa, estimulando a construção e/ou reconstrução de mentalidades inovadoras e criativas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia atua como agente principal de popularização e educação nessas áreas, entrelaçando desenvolvimento pessoal e profissional, proporcionando um aprendizado contínuo, bem como da manutenção e aprimoramento de uma cultura científica e tecnológica. Desse modo, é possível contribuir significativamente na educação brasileira, visto que com o avanço das Ciências e Tecnologias, a pura e simples aquisição de conhecimentos não é mais o único objetivo de quem vai à Escola. Mato Grosso do Sul é um dos estados da região Centro-Oeste e faz divisa nacional com os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, como também internacional, com Paraguai e Bolívia. Sua área é de 357.147,994 km², ou seja, o sexto maior estado brasileiro, possuindo 79 municípios. Tem uma população estimada (2020) de 2.809.394 pessoas. Com densidade demográfica 6,86 hab./km² e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,729, ocupando a 10ª posição, entre os demais estados brasileiros. No aspecto educacional, segundo os Dados do IBGE (2020), Mato Grosso do Sul apresenta o IDEB nos anos finais do ensino fundamental da Rede Pública igual 4,6, ocupando a 10ª posição no Ranking e com total de matrículas no ensino médio de 104.878 matrículas. Veio desta fronteira cultural, que representa o Mato Grosso do Sul, a utilização do nome do projeto na língua Guarani YVY ARANDÚ (Tradução do Léxico Guarani. YVY: Planeta Terra; ARANDÚ: sabedoria, inteligência. LÉXICO GUARANÍ, DIALETO MBYÁ: versão para fins acadêmicos. https://www.geocities.ws/indiosbr_nicolai/dooley/ptgn.html). Enquanto uma das Instituições de Ensino Superior em Mato Grosso do Sul, a UFMS tem abrangência geográfica, presente em onze municípios. Porém atende estudantes oriundos da parte do oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e do Paraná, além de países com que nosso Estado faz fronteira, Paraguai e Bolívia. O Projeto YVY ARANDÚ é um projeto colaborativo entre vários municípios e instituições de educação básica e superior, associados de forma a criar uma Exposição e atividades de Portas Abertas com abrangência Estadual ou Distrital, tendo como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previsto na Agenda2030 os itens 4 Educação de qualidade, 5 Igualdade de gênero, 9 Indústria, inovação e infraestrutura. Também atendendo à demanda de ações transversais de CT&I, como 4 Biomas e Bioeconomia e 12 Tecnologias Convergentes e Habilitadoras. Propõem-se criar duas linhas de trabalho, num primeiro momento executando a Exposição Virtual e, caso seja possível, uma Exposição Presencial posteriormente. Isto por meio de coleção de experimentos práticos revisados por um corpo docente com o objetivo de aumentar e popularizar a ciência e tecnologia, principalmente, na área temática da Transversalidade e Interdisciplinaridade. Como forma de agregar maior possibilidade deste arranjo científico, prevê-se também a realização de dois encontros estaduais (virtual e/ou presencial) com estudantes e professores das escolas participantes envolvidas, visando aproximar a comunidade a pesquisadores de ponta das ciências e tecnologias. Enquanto proposta de Exposição e atividades de Portas Abertas, está sendo planejada em duas vertentes (virtual e/ou presencial) distribuídas em SETORES (1 a 5), permitindo que estudantes, professores e visitantes possam escolher seu próprio caminho para percorrer. Mas que ao conhecer esta proposta de Exposição, possa entender com maior profundidade a temática da SNCT 2021. (SETOR 1) TRANSVERSAL MENTE: CONHECIMENTOS EM TRANSFORMAÇÃO (SETOR 2) A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O PLANETA (SETOR 3) MENINAS NAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS (SETOR 4) ENCONTRO ESTADUAL PARA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE TRANSVERSALIDADE DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O PLANETA (SETOR 5) PLANETA TERRA NANOTECNOLÓGICO
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
03/11/2021-30/11/2023
Página 82 de 189
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 1.621 - 1.640 de 3.761 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript