Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Robério Rodrigues Silva

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • fortalecimento da formação profissional e produção científica inovadora na área de alimentos no interior do nordeste – parceria ppgecal/uesb e ppgca/ufla
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • 09/01/2020-09/01/2025
Foto de perfil

Robert de Brose

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • métrica e rítmica grega
  • O presente projeto de pesquisa pretende produzir um estudo de métrica grega para ser usado pelos alunos dos cursos de Letras Clássicas ou áreas afins dos cursos superiores das universidades brasileiras. Ele também será útil para docentes e especialistas que necessitam de material atualizado em português para complementar a sua formação sobre o tema e na tradução da poesia grega para o português. Não há nenhum estudo de métrica grega em português, muito embora o tema seja de fundamental importância para o estudo da literatura grega, sobretudo da poesia, teatro e retórica, gêneros orais por excelência e que empregavam recursos prosódicos e rítmicos na construção de sentido não-verbal. A pesquisa irá tomar a forma de um livro em que se abordará, sistematicamente, a prosódia, a métrica, as estruturas rítmicas dela decorrentes e a arquitetura do verso (dístico, estrofe/antístrofe, epodo etc.) grego. O manual deverá ser publicado em livro acompanhado de CD-ROM e em um site multimídia para garantir amplo uso e divulgação pública.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Roberta D Angela Menduni-Bortoloti

Ciências Humanas

Educação
  • professores da universidade e da educação básica colaborando com o ensino de matemática no estado da bahia
  • Melhorar a qualidade tanto do ensino quanto da aprendizagem em matemática é o foco deste projeto de pesquisa. Para garantir tal qualidade nos pautamos em dois princípios: 1) Universidade e Escolas trabalhando juntas; 2) Trabalho em regime de colaboração. Partindo destes dois princípios dois grupos foram se constituindo colaborativamente em prol do ensino e da aprendizagem em matemática. Os dois grupos surgiram a partir da inserção da Universidade na Escola por meio dos Estágios Supervisionados em Matemática no ensino fundamental II (6º a 9º anos). Sempre que estamos inseridos no “chão da escola” identificamos a necessidade, cada vez mais presente, de lançarmos mão de metodologias que aproximem o aluno do conhecimento matemático, ou seja, metodologias que possibilitem que o aluno seja protagonista do conhecimento matemático, que possam ser co-construtores do processo de aprendizagem. Enquanto professora de estágio essa necessidade é mais latente e a responsabilidade mais evidente. Um primeiro problema se constituiu: como aproximar alunos estagiários, professores regentes e conhecimento matemático por meios eficazes e que os coloquem como sujeitos co-produtores do conhecimento? Vimos no Lesson Study (LS) essa oportunidade. O LS é uma metodologia japonesa que faz parte do desenvolvimento profissional dos professores em geral e não só da disciplina matemática. Contudo, o LS vem se desenvolvendo em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, e ganhando suas “formas”. A metodologia LS parte de um trabalho colaborativo e apresenta-se: os professores escolhem uma temática para estudo; investigam a temática; planejam uma sequência de aulas cuja temática será ensinada; um professor do grupo implementa a sequência planejada (como se fosse um estudo piloto), os membros do grupo assistem a aula ou sequência de aulas; reavaliam a aula implementada e os demais professores implementam em suas turmas. Esse ciclo se fecha e outro recomeça com outra temática. O grupo que está desenvolvendo o LS é formado por mim, por duas alunas do curso de licenciatura em matemática e cinco professores de escolas públicas do município. A segunda problemática que nos deparamos foi quando uma professora da Educação Básica nos pediu ajuda: como ensinar matemática a um aluno com discalculia e baixa visão. Este aluno está inserido na turma de 9º ano do ensino fundamental que fez parte de um dos estágios supervisionados em matemática. Embora sejamos habilitados para ensinar matemática, não sabemos como ensinar matemática a um aluno com dificuldades em cálculos. Surge então, a necessidade e o interesse de um grupo em pesquisar o assunto. Este segundo grupo está constituído por mim, pela psicóloga da escola, pela professora da sala multifuncional em que acontece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), dois alunos com discalculia, sendo que um deles tem baixa visão e o outro é surdo, um estudante da pós-graduação e dois estudantes do curso de licenciatura em matemática. A proposta deste projeto é criar práticas colaborativas entre Universidade e Escolas da Educação Básica; Desenvolver estratégias para melhoria do ensino de matemática; Garantir espaços de estudos entre professores e alunos da Universidade e professores e alunos da Educação Básica e (Re)aprender a ensinar matemática. Todos esses objetivos são comuns aos dois grupos, pois promoverão práticas colaborativas, porém quando analisados separadamente responderão de forma singular, pois cada grupo criará suas estratégias para melhoria do ensino de matemática e como consequência (re)aprenderão a ensinar matemática. No 1º grupo ficará evidente quando estratégias outras forem planejadas por um coletivo a fim de responder a algo que inquieta os professores de matemática e no 2º grupo quando estratégias forem criadas tendo como objeto de estudo estudantes que apresentam dificuldades para aprender cálculos.
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Roberta de Fátima Carreira Moreira Padovez

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efetividade do exercício físico em ambiente ocupacional para controle da dor musculoesquelética de trabalhadores e aspectos relacionados à adesão em ambiente hospitalar
  • As alterações musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho são altamente prevalentes entre trabalhadores de enfermagem. As regiões mais frequentemente acometidas são pescoço, ombro e coluna lombar. Essas alterações tem origem multifatorial e são relacionadas a fatores de risco individuais, biomecânicos, psicossociais e organizacionais. Devido à natureza complexa e específica do ambiente hospitalar e características intrínsecas relacionadas às atividades de cuidado do paciente, os profissionais de enfermagem apresentam taxas prevalências de alterações musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho até seis vezes maiores quando comparados com outros grupos ocupacionais. Esses trabalhadores também apresentam menores níveis de saúde física e mental quando comparados a outros grupos de trabalhadores. O exercício físico em ambiente ocupacional está entre as intervenções com potencial para controlar os sintomas. Contudo, a efetividade da intervenção depende da adesão, que é um dos grandes desafios, tendo em vista a complexidade da rotina do serviço prestado em ambiente hospitalar. Diante disso, os objetivos da presente proposta são: 1.) atualizar, por meio de um estudo de revisão sistemática da literatura, a evidência clínica e científica quanto à efetividade do exercício físico realizado em ambiente ocupacional para controle da dor nas regiões de pescoço, ombro e coluna lombar de trabalhadores em geral, com ênfase nos trabalhadores de enfermagem; 2.) identificar quais modalidades intervenção em nível organizacional são efetivas para melhorar a adesão a programas de exercício físico conduzidos em ambiente hospitalar, por meio de um estudo de revisão sistemática da literatura e 3.) realizar um levantamento dos fatores que atuam como motivadores e barreiras à prática de exercícios entre os trabalhadores do hospital universitário Profº. Dr. Horácio Carlos Panepucci, vinculado à Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Roberta de Moraes Rocha

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • demand threshold e economias de aglomeração: evidências para o setor de serviços de saúde no brasil
  • A atividade produtiva se distribui de forma irregular no espaço, porém serviços essenciais, como os de saúde, devem ser localizados de tal modo que toda a população do país tenha aceso, e ainda o mesmo apresente uma escala de produção que o torne eficiente. A pesquisa se propõe a realizar um estudo sobre a distribuição dos serviços de saúde entre os municípios do Brasil, através da estimação da Demand-Threshold, por tipo de estabelecimento e prestador (público e privado), explorando como os resultados se alteram na presença de fatores locais, potenciais geradores de economias de aglomeração. Para tanto, baseando-se em Wensley e Stabler (1998), Henderson et. al. (2000) e Tabuchi et. al. (2011), Artz et. al. (2016), serão estimados modelos para dados de contagem que relacionará a frequência de estabelecimentos de saúde com a população municipal, distância ao centro urbano mais próximo, densidade demográfica e um indicador da concentração de mão-de-obra qualificada. Como testes de robustez, os modelos também serão estimados considerando apenas novos estabelecimentos e as variáveis explicativas defasadas. Adicionalmente, será estimado um modelo em dois estágios, instrumentalizando o indicador concentração de mão-de-obra qualificada pelo conhecido instrumento de Bartik (1991). O estudo utilizará duas principais bases de dados, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES e a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho (RAIS-MTE), dos anos de 2007 e 2017.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Roberta de Queiroz Lima

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • modelagem estocástica em sistemas dinâmicos acoplados com impactos e atrito seco
  • O projeto objetiva estudar a dinâmica de sistemas com acoplamento eletromecânico sujeitos a atrito seco, impactos, descontinuidades e incertezas nos parâmetros. Os fenômenos dinâmicos presentes nesses sistemas são extremamente interessantes e envolvem as seguintes áreas de conhecimento: modelagem estocástica, quantificação de incertezas, dinâmica não-linear, sistemas acoplados e mecânica computacional. As análises serão feitas com uma abordagem determinística e estocástica.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Roberta Dias Campos

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • ações produtoras do consumidor e novas dinâmicas de mercado
  • O processo de industrialização deu início a um movimento de padronização da produção e de incentivo ao consumo de produtos industrializados. Dessa forma, aumentaram as ofertas disponibilizadas pela indústria ao mesmo tempo em que foi diminuindo a necessidade que antes existia para que os indivíduos aprendessem a realizar uma série de atividades relacionadas ao seu cotidiano, já que a indústria passou a apresentar alternativas prontas e de fácil acesso (Toffler, 2014). É possível perceber, no entanto, um movimento atual de retorno a essas atividades produtoras pelo consumidor, incentivadas pelas redes sociais e ampliada por um sentimento cada vez maior de desconfiança e questionamento em relação às práticas da indústria. Esse movimento pode estar relacionado a diferentes causas: problemas econômicos, mercados “invisíveis” onde os consumidores não encontram produtos adequados a suas necessidades, a influência da internet e motivações hedônicas relacionadas a projetos de identidade e auto-expressão. Essa pesquisa busca entender, então, os processos através dos quais o consumidor aprende o “saber-fazer” e em que medida os novos papéis que eles passam a desempenhar no mercado alteram o seu posicionamento crítico em relação à indústria e impulsionam ações relacionadas à inovação e ao empreendedorismo desses consumidores, alterando, portanto, as dinâmicas de mercado. Esse estudo mostra-se relevante no Brasil devido a um cenário de recessão econômica dos últimos anos que trouxe profundas mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, que passaram a ter que fazer cortes em seus orçamentos domésticos e a mudar uma série de hábitos de consumo (PWC, 2017). Para esse estudo serão utilizados métodos qualitativos para uma compreensão das relações entre as ações dos consumidores, o mercado e os significados culturais. Assim, serão realizadas entrevistas em profundidade com a utilização de técnicas de história de vida, análise de textos culturais sobre o tema de pesquisa e netnografia, além de observação participante e não-participante em locais de varejo e feiras de empreendedores. O resultado desta pesquisa será apresentado em congressos nacionais e internacionais, publicado através de artigos em periódicos de relevância científica e documentado em um vídeo que servirá de estímulo para debates em escolas e outras esferas da sociedade sobre a importância do fazer e do papel crítico do consumidor, propondo um debate sobre a condição do consumidor na contemporaneidade. Será também realizado um workshop para alunos de graduação, pós-graduação e microempreendores sobre temas relacionados à ação produtora do consumidor e seus efeitos sobre inovação e crítica do consumidor.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Roberta Gonçalves da Silva

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • análise qualitativa e quantitativa temporal das disfagias orofaríngeas neurogênicas
  • Introdução: Os achados clínicos e objetivos da deglutição encontrados durante a investigação da disfagia orofaríngea possuem relações distintas com o desempenho da segurança e da eficiência da deglutição. A disfagia orofaríngea neurogênica é sintoma em inúmeras doenças de base e as diferentes fisiopatologias promovem relações que modificam o diagnóstico e a interpretação da biomecânica da deglutição, bem como a definição do programa de reabilitação nessas doenças. Objetivo: Este estudo tem por objetivo analisar e relacionar parâmetros qualitativos e quantitativos temporais da deglutição orofaríngea em doenças neurológicas. Método: Serão estudadas populações com doença neurológica e disfagia orofaríngea, incluindo-se o Acidente Vascular Cerebral, Doenças Neurodegenerativas e as Paralisias Cerebrais, independente do gênero ou faixa etária, organizados por grupo quando pertinente à hipótese de pesquisa e aos objetivos específicos. Para a avaliação objetiva qualitativa serão utilizados os protocolos de videofluoroscopia conforme proposto por Martin-Harris (2008) e a nasoendoscopia de deglutição conforme proposto por Langmore et al (1998) e adaptado pelo serviço. Será ainda utilizada a Penetration Aspiration Scale (ROSENBEK et al., 1996) e a Yale Pharyngeal Residue Scale (NEUBARER et al., 2015). As medidas quantitativas temporais serão realizadas por meio de software específico (SPADOTTO et al, 2008). Os achados receberão tratamento estatístico apropriado à pergunta de pesquisa. Resultados esperados: Espera-se com esses resultados compreender em cada grupo as relações entre esses achados e para a segurança e eficiência da deglutição, contribuindo com condutas e programas de reabilitação robustos.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Roberta Guimarães Corrêa

Ciências Humanas

Educação
  • ensino de química a partir da integração de abordagens promissoras: aprendizagem baseada em problemas e projetos e ensino fundamentado em modelagem
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 12/08/2019-31/12/2021
Foto de perfil

Roberta Lane de Oliveira Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • perfil transcricional e edição genômica de genes de defesa em videira infectada por xanthomonas citri pv. viticola
  • Análises globais da expressão gênica, ou estudos de transcriptômica, têm contribuído para o esclarecimento de processos biológicos complexos e aumentado à compreensão de redes regulatórias associadas à adaptação e tolerância aos diversos tipos de estresses. A partir da infinidade de dados advindos dessas tecnologias, foi possível esclarecer aspectos importantes no que se refere à modulação de redes regulatórias e vias metabólicas relacionadas às respostas da planta a estresses. Com os custos do sequenciamento em larga escala reduzidos, a combinação de técnicas de transcriptômica às novas plataformas de sequenciamento têm sido favorecida e estudos mais aprimorados envolvendo expressão gênica diferencial tem sido desenvolvidos em várias espécies agronomicamente importantes. No entanto, não há iniciativas desse tipo envolvendo a cultura da videira na região Nordeste, apesar de sua grande importância na região do Vale do São Francisco em Pernambuco. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo identificar genes de defesa (pertencentes às famílias R, PR e Fatores de Transcrição) diferencialmente expressos em duas cultivares de Vitis infectadas com Xanthomonas citri pv. viticola avaliando características estruturais, funcionais e padrões de expressão. Para tanto, serão realizadas análises in silico a partir de diversas ferramentas de bioinformática com o intuito de selecionar e caracterizar genes de interesse para validação por PCR em tempo real (RT-qPCR). Ao final do projeto, pretende-se gerar um banco curado com sequências candidatas a genes responsáveis pelo processo de defesa da planta, bem como um banco de sequências diferencialmente expressas em videira, refletindo as diferentes respostas das cultivares frente ao estresse aplicado. Tais informações fornecerão dados relevantes para as famílias gênicas citadas e permitirá a caracterização e validação de genes promissores visando o desenvolvimento de marcadores funcionais para uso em programas de melhoramento da cultura.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022