Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Heloisa Maia

Ciências Agrárias

Agronomia
  • núcleo de estudos, pesquisa e extensão em agroecologia (nepea) da unemat nova xavantina: transformando as bases produtivas no vale do araguaia a partir da construção do conhecimento agroecológico
  • Experiências mostram que os sistemas de produção agroecológica têm grande potencial de responder às necessidades de produção, alimentação da família e participação no mercado, sem provocar danos ambientais. Entretanto, ainda são incipientes os incentivos a produção agroecológica na região do Vale do Araguaia, e em muitos casos o agricultor se sente desmotivado em buscar iniciativas voltadas para o desenvolvimento de práticas alternativas nos estabelecimentos, principalmente em função da falta de assistência técnica. Neste aspecto, a criação do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão (NEPEA) da UNEMAT Nova Xavantina, torna-se fundamental para promover ações que valorizem a agricultura familiar e os aspectos inerentes ao processo produtivo com vistas a promoção do desenvolvimento rural local/regional. Assim, visa-se contribuir com as trocas de experiências e a promoção do diálogo entre pesquisadores, acadêmicos e agricultores com o intuito de expandir o conhecimento a partir da democratização dos saberes, sob enfoque interdisciplinar e interinstitucional aproximando as discussões da realidade social dos atores envolvidos.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 01/08/2017-31/10/2022
Foto de perfil

Ana Karina Bezerra Pinheiro

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • vulnerabilidades ao hiv da população lgbt e mulheres em situação de rua e em privação de liberdade
  • A vulnerabilidade se diferencia do risco, pois, ao passo que, esse demonstra quais as chances de adoecimento de um indivíduo ou população, a vulnerabilidade evidencia possíveis fatores de adoecimento, de não adoecimento e as formas de enfrentá-lo. Na área da saúde, vulnerabilidade tem uma maior relação com algumas populações específicas, tais como pessoas em situação de rua, mulheres, população LGBT, população encarcerada e pessoas com HIV/Aids. Diante do exposto, percebe-se que a compreensão das vulnerabilidades de mulheres e da população LGBT em situação de rua e nos presídios ao HIV, torna-se relevante para o planejamento e desenvolvimento de ações de melhoria contínua da qualidade da assistência, superação das barreiras de acesso às instituições de saúde e ações concretas para o redirecionamento dos serviços de atenção à saúde. Objetiva-se analisar as vulnerabilidades pessoais, sociais e programáticas para o HIV de mulheres e da população LGBT em situação de rua e em privação de liberdade. Trata-se de estudo de multimétodos composto por dois subprojetos de pesquisa: (1) Vulnerabilidades pessoais, sociais e programáticas ao HIV de mulheres e população LGBT em situação de rua; (2) Vulnerabilidades pessoais, sociais e programáticas ao HIV de mulheres e população LGBT em privação de liberdade. O recrutamento da amostra acontecerá nos dois centros de referência para população em situação de rua de Fortaleza e em duas unidades prisionais na zona metropolitana do município. Serão coletados dados quantitativos relativos aos fatores de vulnerabilidade e qualitativos relacionados às percepções de risco e significados atribuídos ao HIV. O programa SPSS será utilizado para construção do banco de dados e tratamento estatístico dos dados quantitativos. A primeira fase da análise estatística consistirá na realização de componentes descritivos, por meio dos cálculos das frequências, de medidas de tendência central e de medidas de dispersão. Para as medidas de tendência central, será realizado o teste de Kolmogorov-Smirnov, a fim de identificar a normalidade de distribuição dos dados. Para as inferências estatísticas serão investigadas associações entre as variáveis dependentes e independentes do estudo. Será realizada análise bivariada usando o teste qui-quadrado de Pearson, com adoção do nível de significância menor que 0,05. A análise comparativa das médias será realizada pelo ANOVA e pelo teste t de Student. Posteriormente, os resultados serão apresentados na forma de tabelas ilustrativas, categorizados segundo as sessões do instrumento. A análise dos dados qualitativos se dará a partir da análise de conteúdo utilizando o Software IRAMUTEQ (Interface de R pour analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires). Os resultados serão discutidos conforme a literatura pertinente e o conceito de vulnerabilidade. Este estudo respeitará os princípios éticos e legais no Brasil de acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e será submetido à avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) com base na Resolução 466/12.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 02/01/2020-31/01/2023
Foto de perfil

Ana Keuly Luz Bezerra

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • ecoeficiência energética em centros de tratamentos de resíduos sólidos a partir da utilização de sistemas fotovoltaicos e dos princípios de economia circular.
  • A utilização da energia solar é cada vez mais comum em todo mundo. Desde os parques industriais até as unidades residenciais, a eficiência da energia captada por painéis fotovoltaicos vem sendo comprovada dia após dia. No setor de tratamento de efluentes, a utilização da energia solar não só é possível, como apresenta melhores desempenhos, especialmente no que se refere a resultados, custos e sustentabilidade ambiental. O alto custo envolvido no processo de tratamento de resíduos sólidos exige alternativas que possam trazer uma maior economia nessa área. Nesse sentido, é viável (financeira e ambientalmente) a utilização da energia fotovoltaica nas centrais de tratamento de resíduos sólidos? Desta forma, a hipótese do estudo considera que é possível a utilização da energia solar desde que integrada ao ciclo de tratamento e um possível segundo ciclo de vida para as placas inservíveis dos sistemas fotovoltaicos instalados. Diante deste contexto, o presente projeto visa apresentar um estudo técnico de viabilidade do uso da energia solar no tratamento de resíduos sólidos incorporando os princípios de economia circular aos seus processos produtivos. Hoje a energia elétrica compõe um dos maiores custos para o tratamento dos resíduos sólidos e efluentes, de modo que apresentar uma solução técnica a partir do uso das energias renováveis, torna-se necessário, uma vez que esta fonte de energia além de proporcionar redução nos custos operacionais é melhor para o meio ambiente, tornando-a ecoeficiente. Além da redução dos custos operacionais, outro ponto analisado quando se compara a utilização de energias renováveis no tratamento de resíduos sólidos em relação a outras fontes de energia se refere aos benefícios ambientais e a um possível ciclo de vida das placas dos sistemas fotovoltaicos instalados beneficiando outras atividades econômicas inclusive de cunho social.
  • Instituto Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Ana Laura dos Reis Corrêa

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • ensino de literatura: teoria e prática da crítica literária dialética na américa latina.
  • Este projeto de pesquisa tem como objeto o ensino de literatura na Educação Básica nas escolas públicas do Distrito Federal e RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). Em seu desenvolvimento, a pesquisa articula teoria e prática, uma vez que se propõe a investigar teoricamente, com docentes que pesquisam o tema na América Latina – especificamente no Brasil e na Argentina: na Universidade de Brasília (UnB) , no Instituto Federal de Brasília (IFB) e na SEEDF; em duas universidades argentinas: Universidad de Buenos Aires (UBA) e Universidad Nacional Arturo Jauretche – (UNAJ); no Colégio Técnico de Campinas (COTUCA), subordinado à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Universidade Federal de Goiás (UFG) –, as possibilidades de maior conexão entre Universidade e Escola no que diz respeito ao ensino de literatura, com base na crítica literária dialética, na realidade presente. Simultaneamente, visa compartilhar, com professores das escolas públicas de Ensino Médio, por meio de quatro cursos de formação semestrais, tais reflexões acerca de estratégias para o desenvolvimento eficaz da leitura da literatura em sala de aula, com vistas à formação humana, integral e crítica de seus estudantes, considerando-se o momento atual e os enormes desafios a serem superados no campo da educação.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025