Projetos de Pesquisa

 

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Talita Vidal Pereira

Ciências Humanas

Educação
  • avaliação escolar sem compromisso com a accountability ou com fundamentos a priori
  • Esse projeto dá segmento a um projeto anterior que tinha como objetivo investigar se, e como, as propostas curriculares dos cursos de Licenciatura têm incorporado o desafio de formar docentes capazes de refletir sobre a avaliação a partir de uma lógica menos comprometida com a accountability. Aquele projeto teve como motivação a percepção de que existe pouca compreensão, por parte das licenciandas, da função da avaliação no desenvolvimento do trabalho docente. O estudo ainda em andamento, tem evidenciado que, de fato, as ementas dos cursos que foram selecionadas para análise refletem o pouco avanço teórico das reflexões sobre avaliação, para além daquelas que proliferação no campo educacional no final do século XX. Nessa perspectiva, essa proposta se volta para os professores em atuação nas escolas para investigar sentidos de avaliação escolar articulados nos discursos de professores e professoras em atuação nos anos iniciais de escolaridade. Trata-se de analisar como e se a formação inicial contribuí para que esses profissionais possam enfrentar o desafio de produzir processos de avaliação mais justos, como proposto por Domingos Fernandes. Ou uma avaliação mais responsável, entendendo essa responsabilidade a partir de Jacques Derrida. Para além da ideia de accoutability que vem sendo associada às políticas de avaliação em larga escala que têm intensificado as dimensões de controle sobre o trabalho docente e favorecido a proliferação de sentidos de avaliação como classificação e exclusão nas escolas. Mantendo a opção teórica pelos aportes pós-estruturalistas e afirmando que a reflexão sobre avaliação implica um posicionamento sobre conhecimento e currículo, no estudo, as noções derridianas de reponsabilidade e tradução ganham centralidade na análise dos discursos de professores e professoras. Em síntese o estudo se justifica pela necessidade de buscar reativar sentidos de avaliação operando na lógica da desconstrução, o que implica fazer emergir os antagonismos, conforme pensado por Laclau, que têm contribuído para a intensificação de práticas avaliativas identificadas com a lógica do controle, da padronização e nesse movimento favorecendo o bloqueio das diferenças culturais na escola. No estudo as contribuições de Ernesto Laclau para pensar discursos e práticas como ações que conferem significados aos significativas e é dessa perspectiva que as entrevistas narrativas são assumidas e ressignificadas a partir de uma abordagem discursiva.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tallita Cruz Lopes Tavares

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • o impacto de mudanças no uso da terra sobre a comunidade microbiana de solo de manguezal
  • Introdução. Os manguezais são ecossistemas muito importantes mundialmente devido a sua biodiversidade única e vários serviços ecossistêmicos prestados, como berçário, filtro ambiental, exportação de matéria orgânica para regiões costeiras e sumidouros de carbono. Muitas dessas funções são mediadas pela microbiota associada ao solo, responsável por processos importantes na ciclagem de nutrientes, na aquisição de nutrientes e proteção da vegetação, na regulação da dinâmica da matéria orgânica do solo, no armazenamento de carbono e potencial emissão de gases do efeito estufa. Muitos avanços já ocorreram no conhecimento dos componentes microbianos, porém ainda há muito para se descobrir. Começamos a conhecer a estrutura dessas comunidades, mas desconhecemos os processos que governam a dinâmica dessas comunidades dentro de uma matriz ambiental tão complexa como o solo de manguezal. Os estudos sobre a ecologia de manguezais brasileiros estão principalmente relacionados à diversidade microbiana encontrada em ambientes contaminados com petróleo ou após processos de remediação. Pouco se conhece sobre a diversidade microbiana associada aos conspícuos manguezais da região Norte e Nordeste do Brasil. Nosso grupo de pesquisa vem se dedicando ao estudo desses manguezais, tendo realizado o primeiro inventário de bactérias e arquéias do Ceará (Nordeste, Brasil), cobrindo 537 km de manguezais afetados por diferentes distúrbios. Estendemos o estudo a manguezais do Norte e Sul do Brasil com o objetivo de observar padrões na distribuição das comunidades microbianas associadas à rizosfera de Rhizophora mangle. Quando consideramos o cenário atual onde uma miríade de atividades antrópicas é realizada dentro dos manguezais ou têm efeitos indiretos sobre eles, entender os padrões de distribuição da microbiota associada ao solo de manguezal se torna uma tarefa muito complexa. As atividades antrópicas foram responsáveis por muitas modificações nos manguezais, como conversão de áreas de mangue para extração de sal marinho, construção de assentamentos humanos, fazendas de aquicultura e agricultura. Tais modificações são capazes de alterar serviços ecossistêmicos importantes do manguezal, processos ligados direta ou indiretamente à microbiota. Objetivo. O projeto tem por objetivo analisar como modificações no tipo de uso da terra em manguezais afetam a composição taxonômica e funcional de comunidades microbianas associadas ao solo. Para tanto se utilizará uma cronossequência de 60 anos em que ocorreram cinco tipos de modificações: conversão de manguezal em área de produção de sal marinho (salina); conversão de manguezal em área de carcinicultura, abandono de salinas e carcinicultura, recuperação de manguezais em antigas áreas de salina e carcinicultura, resultando em novas áreas de manguezal. Esse estudo buscará responder às seguintes perguntas-chave: (1) Como a composição taxonômica e funcional das comunidades microbianas de solo de manguezal são alteradas em resposta a diferentes tipos de uso da terra? (2) Como ocorre a sucessão das comunidades microbianas ao longo de mudanças na cobertura de manguezal relacionadas à conversão de uso (conversão para agricultura e carcinicultura e o eventual abandono destas atividades e recolonização por manguezais)? (3) É possível identificar indicadores microbianos taxonômicos e funcionais relacionados a mudanças climáticas e regime de uso da terra passíveis de serem utilizados em processos de regeneração ou biorremediação? Metodologia. Serão utilizados métodos independentes de cultivo, como sequenciamento de amplicons baseado no 16S e 18S rRNA. Os dados serão correlacionados com diferentes parâmetros ambientais para analisar que variáveis são responsáveis pelas diferenças observadas nas comunidades microbianas utilizando ferramentas de bioinformática e estatística multivariada. Seis áreas de estudo em diferentes estágios sucessionais originados de mudanças no uso dos manguezais (cronossequência) serão utilizadas. . Uma cronossequência constitui uma substituição de tempo por espaço, com o intuito de observar variações em um ecossistema introduzidas ao longo do tempo e, portanto, um conjunto de áreas que se encontram em diferentes estágios sucessionais. Resultados esperados. Os resultados deste projeto trarão contribuições valiosas considerando o papel essencial da microbiota associada ao solo no funcionamento do ecossistema de manguezal e a rapidez com que essas áreas são modificadas para múltiplos usos. Isso poderá subsidiar ações futuras visando a conservação, uso sustentável e manejo, assim como para propor estratégias de mitigação de impactos e recuperação de manguezais. Além disso, a implementação desta proposta será de extrema relevância para o fortalecimento desta linha de pesquisa no Estado do Ceará. As metas deste projeto são (1) dar continuidade a uma série de seis anos de estudos em um manguezal semiárido tropical; (2) sequenciar um total de 60 amostras contendo pools de DNA metagenômico das seis áreas de estudos coletadas em duas coletas (estação chuvosa e seca) no ano de 2019; (3) caracterizar as condições físicas e químicas do solo das áreas de estudo e avaliar se sua variabilidade está relacionada à composição das comunidades microbianas estudadas; (4) a partir da análise da composição taxonômica e funcional, indicar grupos taxonômicos ou vias metabólicas relacionadas a determinados tipos de uso do solo; (5) publicar quatro artigos científicos em revistas internacionais indexadas; (6) contribuir para o treinamento e formação de recursos humanos, no nível de graduação (Graduação em Oceanografia e Ciências Biológicas) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais).
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tamaris Gimenez Pinheiro

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • malacofauna de corpos d´água do território vale do guaribas, piauí: aspectos ecológicos e parasitológicos
  • Os moluscos constituem um grande e diversificado grupo de animais de enorme importância ecológica pois estão presentes em diferentes níveis das teias alimentares tanto em ecossistemas marinhos, de água doce e terrestres, além de possuírem importância médico-veterinária, pois algumas espécies são hospedeiros intermediários da esquistossomose e diversas outras helmintoses. Muitas destas doenças estão intimamente relacionadas a ambientes aquáticos que, devido aos seus múltiplos usos pelas populações humanas, podem se tornar pontos de transmissão dessas doenças. A esquistossomose, por exemplo, é muito difundida pelo mundo e no Brasil é considerada um grave problema de saúde pública pois têm afetado milhares de pessoas. No estado do Piauí, a notificação de casos de esquistossomose vem diminuindo a cada ano, mas em Picos, principal cidade do Território Vale do Guaribas, a doença ainda é considerada endêmica, tendo como principal hospedeiro intermediário caramujos da espécie Biomphalaria straminea, diferente de outras regiões do Brasil em que B. glabrata e B. tenagophila são mais importantes. Características locais como a escassez hídrica, a diversidade cultural, os baixos índices de saneamento básico, de escolaridade e de desenvolvimento humano são características que marcam o Território, e tornam ainda mais desafiadoras as ações de educação em saúde, bem como pesquisa e controle de casos da doença na região. Em ambientes particulares como o semiárido, o monitoramento da malacofauna a longo prazo contitui uma ferramenta robusta para o etendimento da dinâmica dos hospedeiros e parasitas e predição de eventos de infecção e/ou reinfecção, subsidiando quando for o caso, as ações de controle com o provimento de informações confiáveis a respeito da condição dos ambientes, variações nas comunidades de moluscos e aspectos populacionais do hospedeiro. Além disso, estas informações podem subsidiar a compreensão da complexa relação hospedeiro-parasita neste ambiente repleto de particularidades. Assim, esta proposta objetiva dar continuidade ao trabalho em andamento que consiste em realizar o monitoramento da malacofauna de corpos d’água do Território Vale do Guaribas, Piauí, Brasil, a fim de conhecer a diversidade de moluscos da região e investigar a presença de moluscos hospedeiros intermediários de esquistossomose mansônica e outras helmintoses, fazendo a relação ecológica dos animais desse grupo com ambiente pesquisado. Para isso amostragens mensais serão realizadas em corpos d’água lóticos e lênticos considerados importantes para os municípios de Picos, Itainópolis e São Julião, estado do Piauí. Durante as mesmas serão realizadas também as coletas dos dados ambientais como temperatura da água, pH e profundidade da margem e feita a Avaliação Rápida do Corpo D’Água para caracterização das condições ambientais dos pontos de amostragem. Nos rios serão estabelecidas cinco estações de amostragens e no caso dos açudes serão estabelecidos três pontos ao longo dos mesmos. Os moluscos serão coletados com auxílio de peneiras, armazenados em recipientes de plástico com o substrato e água do próprio ambiente e transportados para o Laboratório de Estudos em Ecologia, Parasitologia e Doenças Negligenciadas (LAPEDONE), do Instituto Federal do Piauí, campus de Picos. No laboratório será feita a triagem do material com a separação dos animais vivos e mortos e classificação das espécies. Todos os moluscos vivos serão mantidos em condições laboratoriais dentro de potes de plástico, com água livre de cloro acrescida de uma mistura de areia e calcário em pó e alimentados. Os animais serão submetidos à eventos de foto-exposições, por quatro horas cada, a fim de estimular a liberação de cercárias. Os dados obtidos serão analisados utilizando o programa SISTAT® 12 para verificar a existência de diferenças nas médias de abundâncias das espécies de moluscos entre os meses e pontos de amostragens bem como a existência de correlações entre os aspectos populacionais dos organismos, variáveis ambientais e parasitismo dos mesmos. O monitoramento sistematizado dos moluscos e de seus parasitos permitirá inferências acerca das relações ecológicas existentes entre eles e o ambiente em que são encontrados, bem como será de extrema importância para a tomada de decisões efetivas em casos de contaminação e/ou recontaminação, principalmente pelo trematódeo responsável pela doença. As ações de vigilância, nestes casos, subsidiarão ações de combate e controle do vetor, bem como ações educativas à população que vive nas áreas de entorno dos corpos d´água afetados.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tamy Colonetti

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • terapias nutricionais indicadas para crianças com lesões cerebrais: revisão sistemática e meta-análise
  • A Lesão Cerebral é uma disfunção que pode ser caracterizada por provocar um déficit cognitivo, alterações emocionais e comportamentais, há a possibilidade de acarretar também em deficiências físicas como perda do controle motor, trazendo inúmeras consequências dependente de fatores como o momento, local e extensão do agravo cerebral. No mundo, a incidência da paralisia cerebral é de aproximadamente 2 por 1.000 nascidos vivos. As crianças com paralisia cerebral possuem um grande risco de apresentarem um déficit nutricional e haver uma falha no seu crescimento, tendo o peso e a estatura menor do que o considerado saudável para a idade, podendo ser causado por um consumo inadequado de alimentos, sendo relacionado com a dificuldade em se alimentarem por conta de uma disfunção oromotora e/ou de uma reduzida ingestão de proteínas, vitaminas e minerais na alimentação. Uma revisão sistemática será realizada a fim de identificar as principais terapias nutricionais recomendadas para crianças com lesões cerebrais. Será desenvolvida uma estratégia de busca, utilizando os termos: “Brain Injuries”, “Nutrition” e “Child”. Esta estratégia, será pesquisada nas principais bases de dados, como MEDLINE, EMBASE, Scopus, CENTRAL, LILACS e também na literatura cinza (Google Escolar e British Library). A medida de associação que é esperada para realização da meta-análise será o Risco Relativo (RR) e intervalo de confiança de 95% (IC 95%), o cálculo será feito por meio da diferença de médias coletadas nos estudos que serão incluídos.
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
  • 17/02/2020-28/02/2022
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Tania Cristina França da Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • o uso da rede social como ferramenta de monitoramento e avaliação das ações de educação na saúde
  • A questão central do estudo é explorar o uso das redes sociais como ferramenta para o monitoramento e avaliação das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) no Brasil. Os desafios e dificuldades que permeiam os processos de implantação, monitoramento e avaliação da EPS, são muitos e merecem estudos mais aprofundados. Além disso, a EPS como uma proposta educativa produtora de sentidos e práticas a partir do que os trabalhadores de saúde fazem em seu cotidiano de trabalho, tem buscado a produção de evidências sobre práticas educativas inovadoras em saúde para subsidiar o avanço das políticas de gestão do trabalho e educação na saúde. A justificativa deste estudo apoia-se em três argumentos: (1)nas “Diretrizes de Política para a Aprendizagem móvel”, divulgada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2014, que incentiva o uso das tecnologias móveis isoladamente ou em combinação com outras tecnologias de informação e comunicação, afim de permitir a aprendizagem em qualquer hora e em qualquer lugar. Visando auxiliar os gestores de políticas públicas a entender melhor o que é aprendizagem e tecnologia móvel, seus benefícios para fazer avançar em direção à Educação para Todos; (2) a importância das tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora relacionada a transformação que o mundo digital tem trazido para a educação. A maior parte das instituições educacionais está preocupada em fazer mudanças para sair dos modelos conteudistas e incorporar as tecnologias digitais que trazem uma educação mais flexível, híbrida, digital, ativa e diversificada. A aprendizagem ativa ajuda os alunos a desenvolverem competências cognitivas e socioemocionais por meio de estratégias de ensino individuais e compartilhadas em grupo; (3) o desenvolvimento de recursos humanos qualificados para atender às necessidades de saúde da população. Nesse sentido, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) OPAS defendem a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para apoiar a aprendizagem on-line por meios virtuais como maneira de promover o desenvolvimento de competências técnicas, programáticas, gerenciais e administrativas. Objetivo central: Analisar o uso das redes sociais como ferramenta de monitoramento e avaliação das ações de educação permanente em saúde nas Regiões do Brasil. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quali-quantitativa, com a proposta de triangulação de métodos apoiados na Etnografia Virtual. Os participantes da pesquisa são gestores das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) e dos órgãos das instâncias gestoras (municipal, estadual ou federal) responsáveis pela EPS nas cinco Regiões do Brasil. O caminho trilhado para compreensão do objeto de estudo será executado em quatro fases: (1) levantamento bibliográfico e revisão de literatura relacionada ao tema da pesquisa; (2) questionário on-line nas ETS e órgãos das instâncias gestoras com o objetivo de coletar informações para um diagnóstico situacional; (3) observação participante dos grupos de discussão on-line mediados pelo aplicativo WhatsApp Mensenger®, em ETSUS e instâncias gestoras, selecionando uma por Região do Brasil. (4) A análise e interpretação de dados será por Análise de Conteúdo realizada por meio de software para análise de dados qualitativos em ambientes digitais. Resultados Esperados: pretende-se contribuir no sentido de explorar as possibilidades das tecnologias digitais colaborando para o desenvolvimento das ações de EPS, com ênfase no monitoramento e avaliação, com estratégias criativas e inovadoras. Do ponto de vista técnico-científico pretende-se publicar os resultados em forma de artigos submetidos a periódicos científicos e ainda divulgá-los no website da Estação de Trabalho da Rede de Observatório de Recursos Humanos do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de janeiro (ObservaRH/IMS/UERJ).Do ponto de vista tecnológico e inovação propor-se-á o desenvolvimento de um aplicativo para uso em dispositivos móveis (celulares e tablets) para o monitoramento e avaliação das ações de EPS. A proposta inovadora é de disseminar informações de forma sistemática e contínua para o monitoramento e avaliação das ações de EPS desenvolvidas pelas escolas técnicas do SUS, e pelos órgãos administrativos responsáveis pela EPS, vinculados as Secretarias Estaduais de Saúde no SUS.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Goldbach

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • clube de ciências: projeto irradiador de múltiplas atividades em escolas públicas (foco na temática meio ambiente/sustentabilidade com base na filosofia da agenda 2030 -onu)
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 12/08/2019-28/02/2022
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Tânia Guimarães Ribeiro

Ciências Humanas

Sociologia
  • território, participação e conservação ambiental
  • O projeto de pesquisa tem como principal objetivo Analisar as dinâmicas sociais decorrentes dos processos de gestão dos territórios definidos como unidades de conservação, enfatiza-se o processo de participação social em duas reservas extrativistas – uma delas marinha – no Estado do Pará, Amazônia Brasileira. A análise do processo de distribuição das políticas públicas considerando seus reflexos na mobilização social dos atores chaves – as populações tradicionais – e o seu potencial para a superação de entraves socioeconômicos e de questões socioambientais será central na pesquisa. Esta proposta estrutura-se a partir dos seguintes questões: como se constroem os acordos, as alianças, os processos comunicativos e de deliberação relativos à apropriação e aos usos e dos principais recursos naturais na Resex nos espaços dos CDs? Quais os impactos da implementação dos acordos de uso pelo ICMBio nas comunidades da RESEX, considerando-se a especificidade das atividades econômicas no território e que podem afetar as regras locais já definidas? Como se dá o funcionamento da participação (modos, regras, acordos) entre os representantes das comunidades e elas mesmas, considerando-se a formas de associação e a produção do associativismo? Quais os impactos das políticas públicas na diminuição da pobreza, na perspectiva dos usuários e moradores dessas unidades de conservação? De que forma os empreendimentos solidários – como as cooperativas locais – podem atuar para estimular a participação criativa e fomentar a sustentabilidade socioeconômica e ambiental? Foram escolhidos como focos privilegiados da pesquisa de campo:as reuniões do Conselho Deliberativo e as Associações-Mães da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu, em Bragança e da Reserva Extrativista de São João da Ponta, em São João da Ponta, ambas localizadas no nordeste do Pará, na Amazônia Brasileira; as sedes dos governos locais; comunidades extrativistas das RESEX; as instituições guardiãs e elaboradoras de documentação sobre as políticas de Desenvolvimento e Reservas Extrativistas, na cidade de Belém. As associações cooperativas nos municípios de Bragança e São João da Ponta. As atividades da pesquisa foram previstas para serem desenvolvidas ao longo de 30 meses. A metodologia adotada será predominantemente qualitativa, adotando-se as entrevistas semi-estruturadas que permitem aos pesquisados que descubram a possibilidade de atribuir causas sociais às situações que vivenciam (BOURDIEU, 2003), conhecendo suas origens, a partir das perspectivas sobre o papel que vêm desempenhando nas tomadas de decisão de problemas coletivos da Unidade de Conservação. No entanto, está prevista a aplicação, segundo disponibilidade dos recursos financeiros, de um levantamento quantitativo – survey - nas duas resex, buscando caracterizar o potencial de superação de entraves socioeconômicos e ambientais em decorrência da distribuição dos direitos sociais oriundos das políticas públicas. À priori, foram delimitadas duas comunidades-pólos, um em cada Reserva, o Pólo Cidade, na Resex Caeté-Taperaçu e o Pólo Cidade na Resex de São João da Ponta. Nas duas experiências selecionadas, estão em pauta questões caras à Amazônia, que ganham novos contornos, tais como: o acesso à terra, a apropriação dos recursos naturais, o desenvolvimento endógeno e sustentável, a inclusão dos diferenciados interesses das populações locais marginalizadas – como as populações tradicionais -, a presença do Estado na região, a cidadania, a participação em suas diferentes acepções, conforme vê-se em diversos estudos (MANESCHY, RIBEIRO ET AL, 2017; AQUINO, 2003; CASTRO e PINTON, 1997; BECKER, 2007; CASTRO, HURTIENNE, SIMONIAN, 2007). Portanto, nos dois casos privilegiados deverá se considerar as construções sociais específicas que influenciam sobre a participação, tanto nas redes de relações que se erigem no interior da Resex, quanto àquelas que se constroem com o território do qual fazem parte. Portanto, vai se destacar aqui a atuação das populações tradicionais na construção e manutenção de seus direitos dentro do modelo de gestão participativa pela institucionalização das Reservas em tela. Cabe notar que o olhar sociológico sobre as políticas públicas produz contribuição relevante para esse campo interdisciplinar de conhecimento. Em ampla produção ao longo dos anos, e sobre diferentes contextos sociais, a literatura sociológica tem nos revelado a importância dos diferentes grupos sociais na construção das políticas públicas, notadamente na relação sociedade civil e Estado. Esse conhecimento tem influenciado tanto a construção e formulação de políticas (políticas de cotas; reconhecimento de territórios), como na análise de seus impactos na sociedade (CORTES &LIMA, 2012). Nessa direção, essa perspectiva analítica também se mostra fundamental para discutirmos a pertinência da desigualdade social na realidade brasileira, em particular na região norte, e entre as populações rurais, como as extrativistas. Pois, a essas populações se voltam novos modelos de desenvolvimento (sustentáveis) e de políticas públicas e sociais que visam à distribuição mais equitativa de renda, dos bens e recursos sociais, que podem ampliar as oportunidades para um maior número de indivíduos (SCALON, 2011, p. 64).
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Margarida Lima Costa

Outra

Divulgação Científica
  • “inteligência artificial presente no seu dia a dia”, na semana nacional de ciência e tecnologia (snct) 2020
  • O Projeto “Inteligência artificial presente no seu dia a dia”, evento vinculado à SNCT 2020, proposto pelo Museu Itinerante Ponto UFMG à nível estadual, Linha A – Eventos de Abrangência Estadual ou Distrital, poderá ser realizado de duas maneiras dependendo da situação da Pandemia, virtualmente e/ou presencialmente. Pretendemos fazer desta experiência, ao realizar um evento cientifico, provavelmente com ênfase no modelo virtual, uma oportunidade para refletir sobre como a virtualização de atividades e ações antes propostas para serem presenciais, contribuíram para a comunicação e a divulgação cientifica da temática para o público da Educação Básica. O distanciamento social,provocou uma nova realidade temporária (devido ao COVID-19), os alunos da educação básica estão separados de suas comunidades escolares. Entendemos, que em momentos como esse, precisamos conectar as pessoas principalmente os alunos da educação básica, promovendo situações de aprendizagem que possa ser realizada em outros ambientes além do escolar. Ao propormos a criação de situações virtuais, pretendemos contribuir com a continuidade de aprendizagem e a continuidade de ações para estimular a curiosidade científica, o raciocínio científico e a inovação. Atualmente, dispomos de tecnologia que enriquece os ambientes virtuais e facilita a contextualização dos conceitos e a comunicação amplamente interativa. Neste contexto, a virtualização de algumas atividades museais do Museu Ponto e a criação de outras possibilidades, de interação e contato com o conhecimento científico, estão sendo concebidas para que mesmo sem a interação presencial do público com o museu este continue a ser um espaço de comunicação, de negociação, de sentido e de aprendizagem lúdica, para o público escolar. As atividades a serem realizadas no projeto englobam: realização de exposição presencial do Museu Ponto (a realização desta atividade está condicionada a possibilidade de flexibilização do isolamento social, caso esta aconteça serão tomadas de proteção sanitária para todos os envolvidos); realização de exposição virtual/ passeio científico virtual no Museu Itinerante Ponto UFMG; realização de um Café Científico Virtual e uma live sobre a temática da SNCT (atividade feita por meio de plataforma que permitam a transmissão da palestra e a interação com o público por meio de perguntas que serão respondidas pelos participantes); Realização de atividade lúdicas que promovam a interação dos participantes com a temática da semana por meio da realização de enquetes via redes sociais, envio de vídeos produzidos pelos estudantes; realização de jogos de perguntas e respostas; produção de vídeos pelos alunos da Educação Básica e disponibilização nas redes sociais durante a semana com o titulo: “Onde você vê a presença da Inteligência Artificial no seu dia a dia”?
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 22/10/2020-30/04/2021
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Tania Margarida Lima Costa

Outra

Divulgação Científica
  • 7ª feira brasileira de colégios de aplicação e escolas técnicas – 7ª febrat
  • A Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – FEBRAT é uma realização do Centro Pedagógico – Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais e do Museu Itinerante Ponto UFMG, sob a coordenação da Professora Dra. Tânia Margarida Lima Costa, com intuito de integralizar e socializar o conhecimento gerado pelas instituições de ensino Públicas e Privadas de todo o país e aproximar professores e alunos da Educação Básica de debates científicos. Em sua 7º edição, a FEBRAT busca estimular alunos e professores a desenvolver pesquisas em diversas áreas e com temáticas que variam de um ano para outro, em consonância com os temas propostos pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), fortalecendo a inovação, a criatividade e a democratização das pesquisas. A programação da Feira abrange diversas atividades como exposições de trabalhos científicos, exposição do Museu Itinerante, oficinas, palestras, cafés científicos, atividades culturais, com o intuito de divulgar e debater temas de interesse da ciência, além de estímulo a cultura e a diversidade. A FEBRAT promove a divulgação dos trabalhos de alunos da Educação Básica e profissional, regularmente matriculados, respectivamente, nos Colégios de Aplicação vinculados às instituições Públicas ou Privadas de Ensino Superior, nas Escolas Técnicas Públicas e Privadas e nas escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular de todo o país. O tema adotado na VII FEBRAT será o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019. A Feira ocorrerá em outubro de 2019 e contará com a exposição de 200 trabalhos científicos, além da exposição de trabalhos de alunos de Feiras Parceiras. Ao final do evento os participantes ainda contam com outras atividades de capacitação como cursos a distância (Educação Científica) e palestras virtuais para formação de professores em polo de Educação a distância, e ainda o estreitamento das relações com novos pesquisadores de diferentes áreas. A previsão de atendimento é de aproximadamente 7.500 pessoas. A realização da FEBRAT como um espaço de ensino-aprendizagem proporciona a divulgação cientifica, a disseminação, troca de conhecimentos e uma formação crítica e social. O elevado potencial das Feiras de Ciências como forma de estimular a criatividade, a pesquisa e a observação para temas ligados ao cotidiano relacionando-os aos diversos campos da Ciência e tecnologia é uma estratégia educacional. As feiras proporcionam aos participantes, tantos expositores quanto visitantes, oportunidades de discutir temas científicos e tecnológicos com múltiplas abordagens e profundidades, além de ser um momento de socialização e de desenvolver trabalhos em equipes. A partir disso, a aprendizagem torna-se significativa. Os envolvidos, ao participarem de todo o processo de construção do conhecimento tornam-se capazes de explicar fenômenos e de enfrentar situações desafiadoras (MEZZARI, FROTA & MARTINS, 2011). Participarão do evento alunos e professores selecionados para exporem os trabalhos na Feira, inscritos para os cursos a distância oferecidos, para as oficinas, para visitas às atividades da SNCT 2019 em Belo Horizonte, assim como alunos e professores de escolas públicas e particulares de diversos municípios do Estado de Minas Gerais, a população em geral que serão convidadas a visitarem o evento. Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, artistas e músicos regionais e locais, além de representantes de secretarias, fundações, universidades, escolas, museus e centros de CT&I, dentre outras instituições que atuam na divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação. A proposta abrangerá comunidades diversas em geral e, em específico, comunidades escolares. Também serão atendidos adultos, idosos e alunos do EJA. Cadeirantes terão acesso a todas as atividades ofertadas na exposição, inclusive aquela interna ao caminhão do Museu, pois o espaço está adaptado com rampas e elevadores. Será priorizado a participação do público feminino através de palestras e oficinas voltadas a esse público específico e através da seleção de um percentual dos trabalhos desse público para exposição no evento. Será criado um Curso a distância sobre Mulheres na Ciência, com duração de 3 meses, voltado para meninas, com abrangência nacional. Dentre as cursistas, serão selecionadas uma representante de cada Estado para expor o trabalho na FEBRAT. Essa representante receberá uma ajuda de custo (hospedagem e passagens) para viabilizar sua participação no evento. Os trabalhos premiados têm a oportunidade de receber bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para darem prosseguimento as suas pesquisas. Nas edições anteriores da FEBRAT foram concebidas 33 bolsas ICJ favorecendo experiências de produção e socialização da ciência, aprofundamento de metodologias e técnicas de pesquisa complementando seu currículo. As bolsas tornam-se um incentivo para fidelizar os alunos na pesquisa, na continuidade da participação da Feira e no desenvolvimento de novos projetos e linhas de pesquisa, formando novos pesquisadores. Refletindo sobre os impactos, acreditamos que o financiamento por instituições de fomento torna-se imprescindível para que cada vez mais alunos de diversas regiões do Brasil tenham condições de desenvolver e apresentar seus projetos em eventos como a FEBRAT. Entre o período de inscrição e o de confirmação de presença muitos dos inscritos relatam dificuldades para conseguir investimentos para seu deslocamento e permanência durante o evento, o que resulta na desistência. Espera-se que, através do conhecimento de novas abordagens do conteúdo científico, estimulem os professores a refletirem sobre a prática pedagógica e sobre o processo de ensino-aprendizagem, assim como a importância que eventos científicos têm para despertar o interesse dos alunos pelas teorias em sala de aula e pela carreira científica.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Tania Mari Bellé Bresolin

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estudos de pré-formulação de fármacos sintéticos, desenvolvimento de micro e nanossistemas de liberação e biomonitoramento
  • Os candidatos a fármacos necessitam de estudos de pré-formulação de forma a se conhecer suas características físico-químicas bem como os dados relacionados à sua estabilidade, como a(s) via(s) de degradação e qual(is) fator(es) externo(s) provoca(m) a sua degradação, visando simular as situações de estresse ao qual serão submetidos durante o processo produtivo, estocagem, bem como no meio fisiológico. Para que a qualidade dos medicamentos desenvolvidos seja garantida, torna-se necessário o estabelecimento de tecnologias e metodologias analíticas apropriadas. Visando à confiabilidade dos resultados gerados, de acordo com normas oficiais, o método deve ser validado por meio de estudos experimentais quanto aos parâmetros de seletividade/especificidade, linearidade, intervalo, precisão, sensibilidade, limite de quantificação, exatidão e robustez. Neste sentido o presente projeto propõe a realização de estudos de pré-formulação de moléculas de origem sintética, inspiradas em produtos naturais, sintetizadas em nosso grupo de pesquisa, com potencial emprego terapêutico e perfil de segurança adequados. Este projeto é uma proposta interdisciplinar, em colaboração com o grupo de Química Farmacêutica, Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Univali, visando o estabelecimento de novos medicamentos. A proposta conta com parceria internacional (Università degli Studi di Perugia-Itália) no desenvolvimento de sistemas de liberação modificada de tais substâncias. Serão desenvolvidas e validadas metodologias analíticas, indicativas de estabilidade dos analitos, bem como serão conduzidos estudos de pré-formulação e de degradação forçada, incluindo caraterização química, física e físico-química dos candidatos a fármaco, com foco em sua estabilidade. A performance de liberação dos fármacos, a partir dos sistemas de liberação desenvolvidos será analisada por meio de metodologias analíticas validadas, as quais serão também aplicadas em estudos de estabilidade, como parte da cadeia de desenvolvimento farmacêutico. Os sistemas serão biomonitorados em modelos in vitro e in vivo, a fim de avaliar a sua segurança e eficácia frente às provas de conceito às quais serão submetidos, visando ao desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de osteoporose e edema de medula óssea pela via oral e intra-tecal (candidato a fármaco 4-MC) e para o tratamento da dor neuropática, pela via oral (candidato a fármaco glitazona E1), doenças de impacto na saúde pública e para as quais não há opções terapêuticas seguras e eficazes.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tânia Maria de Moura

Ciências Biológicas

Botânica
  • estudos taxonômicos, filogenéticos e biogeográficos para os táxons de lupinus l. (leguminosae – papilionoideae) ocorrentes no leste da américa do sul
  • Leguminosae é a terceira maior família de Angiospermas em número de espécies e a segunda maior em importância econômica. É representada por mais de 770 gêneros agrupados em seis subfamílias. Papilionoideae é a maior delas, com mais de 400 gêneros. Dentre estes, Lupinus destaca-se pelo número de espécies (220-230 spp.), por sua ampla distribuição geográfica e pelo alto grau de endemismo. As espécies do gênero apresentam vasta diversidade morfológica e são de problemática delimitação. Diversos estudos sobre Lupinus têm sido publicado ao longo dos anos. No entanto, a delimitação de muitos táxons ainda é imprecisa e tratamentos taxonômicos abrangendo grandes grupos ou amplas áreas geográficas ainda são escassos. Estudos filogenéticos apontam o gênero como monofilético, de origem no velho mundo e subdividido em três linhagens principais: (1) espécies ocorrentes no Mediterrâneo e norte da África, grupo irmão dos táxons unifoliolados da América do Norte; (2) espécies no leste da América do Sul, grupo irmão dos representantes de inflorescências azuladas da América do Norte; e (3) aquelas à oeste do Novo Mundo, representadas pelos táxons distribuídos na região dos Andes e no México, derivados de diferentes linhagens ocorrentes no oeste dos Estados Unidos da América. A maioria dos estudos desenvolvidos até o momento focam nas espécies ocorrentes no oeste do Novo Mundo. Até o momento, 59 táxons, muitos com delimitações problemáticas, são registrados para o leste da América do Sul; apenas 17 espécies foram amostradas em estudos filogenéticos. Portanto, pouco se sabe sobre as relações evolutivas entre os representantes presentes nessa porção do continente. Além disso, hipóteses relacionadas às rotas de colonização das espécies nessa região são escassas. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um tratamento taxonômico para as espécies de Lupinus ocorrentes no leste da América do Sul e elucidar hipóteses filogenéticas e biogeográficas para os táxons ocorrentes nessa região
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

Ciências Humanas

Educação
  • da investigação sobre processos de análise de manuais escolares à produção colaborativa de materiais didáticos em contextos específicos: cultura local e conteúdos de ensino
  • A produção de materiais didáticos escritos ou digitais é atividade de alta complexidade, pois exige a capacidade de articular elementos da Didática Geral, das Didáticas Específicas, com especial atenção à epistemologia das ciências de referência que produzem e sustentam os conhecimentos escolares. Assim, para que os professores possam analisar e produzir materiais com qualidade didática, metodológica e científica é necessário que sejam oferecidos instrumentos conceituais para a realização desse trabalho, o que não tem sido usual nos cursos de formação de professores, seja inicial ou continuada. Por outro lado, a investigação sobre a produção de materiais didáticos também é incipiente, fornecendo ainda poucos elementos científicos para sustentar proposições e apresentando-se, então, como uma lacuna que demanda esforços dos pesquisadores, e em especial, de grupos multidisciplinares de pesquisadores. Com esse escopo, foi elaborada uma proposta, que teve mérito aprovado no Edital CHSSA 2016 mas não foi implementada pela questão de recursos financeiros não disponíveis. A proposta foi readequada ao Edital Universal, mantendo-se o foco e alguns colaboradores, ajustando-se seus objetivos, reduzindo o âmbito quanto às regiões geográficas e grupos envolvidos e também quanto aos recursos solicitados. A proposta é sustentada: a) na pressuposição de que a análise e a produção de materiais é atividade privilegiada para que as ações de pesquisa e formação se articulem, de forma colaborativa e multidisciplinar; b) na intensa e diversificada experiência da proponente com a análise e produção de materiais didáticos, em projetos editoriais comerciais, projetos institucionais e especialmente em projetos de pesquisa e extensão de natureza colaborativa com redes públicas de ensino nas duas últimas décadas; c) nas atividades que vêm sendo desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas/UFPR com outros pesquisadores e grupos de pesquisa sobre a temática da análise e produção de materiais didáticos, em perspectiva multidisciplinar e de forma articulada à formação de professores da educação básica. O Brasil tem mantido, por décadas, o maior programa de distribuição gratuita de livros didáticos para a educação básica – o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O desenvolvimento desse Programa gerou avanços nos livros destinados ao ensino das disciplinas específicas para todas as etapas da escolarização. Entretanto, apesar de todo esses avanços, constatam-se limites e dificuldades, como a existência de problemas para acessar os recursos digitais disponibilizados, dificuldades com a instalação de programas ou ainda que exigem domínio da língua inglesa, bem como as dificuldades para atender de forma satisfatória, por meio de livros de distribuição nacional, as questões culturais locais e as necessidades de grupos específicos. (GARCIA, 2011). É necessário, portanto, adequar ou complementar os materiais oferecidos pelo Estado brasileiro com ações que dependem prioritariamente do trabalho de professores e coordenadores no âmbito das escolas. Assim, os objetivos da proposta estão dirigidos a atividades de investigação e de formação docente para a análise e produção de materiais didáticos, em uma vertente específica que considera a orientação presente nas normas educacionais brasileiras de que os conteúdos de ensino devem contemplar a realidade dos alunos, sua cultura e a diversidade de situações em que ocorre a escolarização básica. A proposta se estrutura em torno de três eixos que organizam a pesquisa e as ações formativas: 1. Análise de materiais didáticos impressos e digitais; 2. Produção e avaliação de materiais que contemplem a cultura, a diversidade e necessidades de grupos específicos; 3. Análise, proposição e avaliação de modelos de formação de professores na perspectiva colaborativa. O projeto , situado no campo de diálogo entre a Didática Geral e as Didáticas Específicas, será desenvolvido de forma colaborativa. As ações terão início com processos investigativos e formativos de análise e avaliação de materiais, se encaminhará para o desenvolvimento de produtos e, após análises, terá lugar um novo processo de avaliação sobre os produtos e os processos desenvolvidos. Ao lado da perspectiva que privilegia a escola pública, avaliando, propondo, e construindo materiais em diferentes áreas de conhecimento, de forma colaborativa com professores em formação inicial e continuada, a intenção da proposta é também atender demandas específicas de determinados grupos sociais que têm sido dirigidas ao conjunto de pesquisadores participantes e que, neste momento, passam a compor uma proposta articulada. Aponta-se que estão previstas três fases de desenvolvimento metodológico da proposta, relacionadas aos objetivos gerais e específicos: Fase 1: estruturação dos grupos de trabalho e desenvolvimento das ações investigativas e formativas relacionadas à avaliação de materiais; Fase 2: identificação de temas e lacunas para a produção de materiais, realização de estudos e debates sobre as melhores opções para cada situação específica e produção propriamente dita de materiais didáticos; Fase 3: utilização dos materiais em situações reais, para analisar resultados, propor ajustes e finalizar as propostas para sua disponibilização em repositórios públicos. A proposta terá na UFPR sua coordenação central. Os recursos técnicos e humanos dessa instituição e de seu Setor de Educação serão disponibilizados de forma ampla, como Biblioteca, sala digital, laboratório de informática e salas de aula, assim como os recursos dos grupos de pesquisa participantes. Pretende-se ampliar a interação com outras instituições como a Universidade Santiago de Compostela (Espanha) com o INDIRE (Itália), e ainda com o Georg Eckert Institute (Alemanha).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Maria Sarmento da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • análises químicas e biológicas de produtos apícolas e meliponícolas do nordeste brasileiro
  • A apicultura e meliponicultura tem se destacado por constituir uma das áreas do setor de agronegócios capazes de gerar importantes impactos sociais e econômicos, especialmente em regiões onde vivem populações menos favorecidas economicamente como a região semiárida. Neste sentido as atividades ligadas a apicultura e meliponicultura foram escolhidas devido à grande relevância na região Nordeste do Brasil e por apresentar uma das poucas atividades agropecuárias que, sendo conduzidas de maneira racional, atende aos três requisitos da sustentabilidade: o econômico, o social e o ecológico, fornece renda, ocupa mão de obra familiar ou contratada e contribui para a preservação da flora nativa. No presente projeto serão analisados os constituintes químicos e atividades biológicas dos produtos apícolas (pólen e própolis de Apis mellifera) e meliponícolas (pólen, mel e geoprópolis de Melipona mandacaia, M. subnitida, Trigona spinipes, Frieseomelitta doederleini, Melipona mondury, Tetragonisca angustula Latreielle) coletados na região Nordeste do Brasil. A pesquisa visa ainda a transferência de tecnologia para os produtores sobre técnicas e conhecimentos contextualizados nas demandas dos sistemas em estudo.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Regina Tozetto Mendoza

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • caracterização de polimorfismos em regiões codificadoras de microrna no genoma do herpesvírus humano do tipo 8: comparação das variantes de hhv-8 entre grupos de indivíduos sem sarcoma de kaposi e com sarcoma de kaposi associado a aids.
  • Herpesvirus Humano do tipo 8 (HHV-8) é o agente etiológico do sarcoma de Kaposi (SK), a neoplasia mais comum vista em indivíduos vivendo com HIV/AIDS. Até o momento não está clara a relação entre as variações genéticas do HHV-8 e o desenvolvimento do sarcoma de Kaposi. Atualmente, a relação entre as variações no fenótipo e genótipo de micro-RNA (miRNA) em diferentes tipos de câncer está bem documentada. Ainda, a expressão alterada de micro-RNAs foi descrita como um modulador chave do processo patogênico de muitas doenças. Por isso, a descoberta de polimorfismos de um único nucleotídeo (SNPs) localizados em regiões codificadoras de microRNA do genoma do HHV-8 parece ser de grande interesse. A proposta do presente trabalho é estudar o perfil de SNPs em regiões codificadoras de miRNA do HHV-8 (sequencias de DNA ao redor de 3.0 kb) por sequenciamento de nova geração a partir de sangue e saliva de indivíduos infectados por HHV-8 sem e com sarcoma de Kaposi. O estudo se baseará em uma casuística de conveniência bem caracterizada quanto aos fatores relacionados a predisposição ao SK em 750 indivíduos vivendo com HIV. A análise da frequência desses polimorfismos no genoma do HHV-8 no grupo SK-AIDS pode trazer importantes esclarecimentos sobre o papel da variabilidade do HHV-8 na patogênese do tumor.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tarcília Aparecida da Silva

Ciências da Saúde

Odontologia
  • análise dos efeitos do bisfenol in vitro e in vivo e da possível associação com tumores de cavidade oral
  • O Bisfenol A (BPA) é um monômero utilizado na produção de plástico policarbonato e resina epóxi, inclusive resinas de uso odontológico. O BPA apresenta efeitos no sistema endócrino mimetizando as ligações aos receptores de estrógeno, as quais resultam em alterações na tireóide, aumento da incidência de câncer de mama e próstata. Alguns tumores de cavidade oral expressam receptores de estrógeno, indicando que as células neoplásicas poderiam ser responsivas ao BPA. Entretanto, não existem estudos que investigaram uma possível associação entre o BPA e tumores de cavidade oral. Desta forma, os objetivos do presente trabalho serão 1) verificar os efeitos da exposição ao BPA em glândulas salivares e mucosa bucal utilizando modelo experimental em camundongos; 2) avaliar in vitro o efeito do BPA em células de tumores bucais e queratinócitos; 3) analisar os níveis salivares e teciduais de BPA em pacientes portadores de tumores de cavidade oral. Para atingir o objetivo 1, camundongos machos e fêmeas receberão BPA na água durante seis semanas. Ao término do experimento os animais serão eutanasiados e as glândulas salivares maiores, língua, fragmentos de mucosa bucal, fígado, glândulas mamárias das fêmeas e próstata dos machos serão coletados para análise microscópica, imunoistoquímica e dosagem dos níveis de BPA empregando-se cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa. Para atingir o objetivo 2, linhagens de células de tumor de glândula salivar, de carcinoma de células escamosas (CCE) de boca e de queratinócitos serão tratadas com diferentes doses de BPA para avaliação da proliferação, migração/invasão, transição epitélio-mesênquima, indução de angiogênese e produção de marcadores inflamatórios e fatores de crescimento. Para atingir o objetivo 3, serão recrutados pacientes portadores de tumores de glândula, CCE de boca e pacientes sem alterações de mucosa bucal (controles) para coleta de saliva e fragmentos dos tumores, para dosagem da concentração de BPA.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tárcio André dos Santos Barros

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de técnicas para controle e redução de oscilações de torque em máquinas elétricas de relutância variável operando nos quatro quadrantes de torque/velocidade em veículos elétricos.
  • A máquina elétrica de relutância variável (MRV) possui características de funcionamento que permitem: a operação em uma ampla faixa de velocidade, o baixo custo de fabricação, à baixa relação peso/potência quando comparada com outras máquinas elétricas e a ausência de imãs permanentes. Os principais empecilhos para a utilização industrial da MRV são as oscilações de torque, os ruídos sonoros e a necessidade de controles robustos em uma ampla faixa de velocidades. Os métodos desenvolvidos para redução das oscilações de torque para a MRV operando como motor possuem desempenho limitados em relação ao faixa de velocidade de operação. Alguns métodos funcionam bem em baixas velocidade e outros funcionam em altas velocidade. Neste projeto esses métodos serão estudados e testados em diversas situações de operação da MRV em veículos elétricos. Serão propostos novos métodos e adaptações dos métodos redução de oscilações para a MRV operando nos quatros quadrantes de velocidade/torque. Deste modo, espera-se contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem uso da MRV em veículos elétricos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tárcio Teodoro Braga

Ciências Biológicas

Imunologia
  • perfil metabólico dos macrófagos envolvidos no processo regenerativo da cauda de zebrafish
  • Em contraste com os mamíferos, os vertebrados inferiores, incluindo o zebrafish (Danio rerio), têm o potencial de regenerar tecidos danificados ou perdidos, como a barbatana caudal, o que os torna modelos ideais para estudos de regeneração de tecidos e órgãos. Visto que diversas doenças têm como base o processo de transição entre a fibrose e a regeneração tecidual, faz-se necessário alcançar um melhor entendimento desses processos. As células do sistema imune, em especial neutrófilos e macrófagos, apresentam papéis essenciais durante o processo regenerativo, participando na remoção de restos celulares, liberando fatores pró e anti-inflamatórios, componentes da matriz extracelular e alterando o padrão oxidativo durante a proliferação celular e a angiogênese. Porém, os mecanismos moleculares através dos quais os macrófagos e neutrófilos orquestram a formação e regeneração do tecido amputado ainda não estão claros. Este estudo visa avaliar a dinâmica de infiltração de células do sistema imune na borda da lesão na cauda do zebrafish além de investigar os subtipos de macrófagos por citometria de fluxo e microscopia confocal. Adicionalmente, iremos identificar os níveis gênicos e protéicos das vias metabólicas e oxidativas ativadas nos neutrófilos e macrófagos infiltrantes em diferentes tempos do processo regenerativo. O entendimento do processo regenerativo em zebrafish irá contribuir para a elucidação de diversas doenças humanas, dado a similaridade genética de aproximadamente 70% entre as espécies.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tarcísio Pedro da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • análise experimental do efeito disposição na negociação de ações com estudantes do ensino médio de escolas públicas
  • O objetivo do estudo é analisar a influência do investimento em equipe, bem como a influência da divulgação dos resultados no efeito disposição de investidores. A metodologia será constituída, por meio de um experimento, com alunos do ensino médio da rede pública de ensino e análise estatística. Espera-se que investidores que negociam individualmente e que não precisavam divulgar seus resultados aos demais, tenham um efeito disposição menor do que investidores em duplas que divulgavam seus resultados. Com isso, o efeito disposição pode contribuir no entendimento de consumo e do entendimento financeiro dos jovens. Esta pesquisa terá como agentes sociais os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Blumenau. Essa escolha, intencional, foi atrelada as necessidades de inserção socioeconômica em decorrência de o ambiente industrial ser predominante na região e o ciclo produtivo lento, fato que impacta sobremaneira na situação financeira das empresas, desta forma, o entendimento da adequada utilização dos recursos financeiros, como forma de prevenção de gastos futuros, amplia as oportunidades e comportamento financeiro das pessoas. A região conta com mais de 26.792 (vinte e seis mil, setecentos e noventa e dois), com uma amostra de 3.618 (três mil seiscentos e dezoito) estudantes no ensino médio da rede pública, que serão inseridos na educação financeira por meio de palestras, atividades de formação inicial em gestão de finanças sob a utilização da educação financeira. Os principais resultados esperados permanecem focados na conscientização do bom uso nos recursos financeiros disponíveis, que desperte a conscientização pelo planejamento financeiro efetivo no estudante. De costume que, a educação financeira seja percebida no consumo de recursos necessários pessoais e preponderante à sua inserção socioeconômica. No foco deste projeto, se encontram os agentes sociais, a situação socioeconômica (pelo consumo dos recursos financeiros) esteja adequada às necessidades de educação, trabalho e de atividades socioculturais. Em relação ao atendimento à amostra da rede de ensino público, que serão os estudantes do nível médio, atende prioritariamente, estudantes de regiões com perfil de limitação econômico-financeira, devido a dificuldade da inserção no ambiente cultural e de lazer quando destacada sua limitação de organização financeira. A aplicação dos recursos financeiros planejados contribui para elevar a estima pessoal o que possibilita a organização financeiros da família, facilitando a aplicação dos recursos na melhoria da situação econômica, como forma de planejamento da utilização dos recursos, na função comportamental que pode culminar na otimização de recursos, pela sua utilização para atender as necessidades de inserção socioeconômica pelo comportamental financeiro, considerados como fator multiplicador destas ações. A região de atuação do projeto é constituída por empresas industriais que empregam, em sua maioria, famílias inteiras. Várias foram às crises econômicas que atingiram empresas industriais, com reflexo nos demais segmentos da economia. Além dos fatores econômicos, a ocorrência de catástrofes climáticas, considerando que Blumenau fica num vale, afetam sobremaneira a região. Neste ambiente, as famílias precisam se adaptar aos possíveis acontecimentos, já que o cenário geográfico não pode ser alterado. Logo existe a necessidade de convivência com os fatores econômicos e climáticos da região, que interferem sobremaneira no comportamento das famílias, até para a manutenção do seu patrimônio, interferindo no comportamento e reações financeiras. A base utilizada para entendimento da educação financeira apresentará como foco a inserção socioeconômica dos envolvidos, com destaque para as formas de gerenciamento das aplicações financeiras, mesmo que seja limitado, mas com oportunidades de escolhas de acordo com as necessidades dos estudantes. Nesse sentido a formação do conhecimento em aplicações financeiras e de investimento, contribui para a conscientização de planejamento para os recursos que estão disponíveis, sendo confrontada com as necessidades dos estudantes, de modo que os esses percebam que os seus recursos, mesmo que limitados, podem atender as suas necessidades sem precisar migrar para a marginalização por recursos. Cabe destaque para o tratamento dado na literatura sobre os termos utilizados, que contribui para o entendimento geral, em que trata o comportamento das finanças pessoais recebe destaque e contribuição relevante apresentada aos indivíduos. Segundo, Couto (2004) no ensino médio, não deixamos de enfatizar a importância da formação profissional e da respectiva atualização constante. Estes fatos são fundamentais para o planejamento financeiro e para a formação de reservas, pois da nossa competência como profissionais atuantes num mercado de trabalho cada vez mais competitivo virão os recursos para um planejamento racional. Em relação ao tema Lucci, et al. (2006) consideram ser relativamente comum em países de economia mais desenvolvida o desenvolvimento de estudos nessa área, principalmente por destacar uma preocupação com a conscientização das pessoas sobre a necessidade de formação de poupança para a aposentadoria. Em um estudo realizado com estudantes de nível médio, Mandell e Klein (2007) concluem que as variáveis socioeconômicas, demográficas e motivação fazem parte dos questionamentos sobre finanças pessoais. Peng et al. (2007) destacam que as perguntas sobre a participação na educação financeira, experiências financeiras, renda e heranças, e as características demográficas são importantes componentes de análise das finanças pessoais.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tarin Cristino Frota Mont Alverne

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • estratégias para a gestão sustentável de resíduos plásticos nos mares e oceanos: contribuições para um diálogo entre o nacional, regional e internacional
  • O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a promoção de políticas públicas de gestão sustentável dos resíduos plásticos nos oceanos e mares. Especificamente, o projeto busca fornecer sugestões concretas relativas à problemática dos plásticos, que afeta a saúde dos mares e oceanos, como também dos seres humanos, na elaboração e adaptação de políticas públicas brasileiras, mas também no contexto da governança regional e internacional. Além da perspectiva nacional ou estatal, devem ser igualmente consideradas as articulações e interações com outras políticas públicas ligadas diretamente ou indiretamente à questão dos plásticos, como políticas sobre mudanças climáticas, comércio internacional, tributária, energia, resíduos sólidos, assim como políticas de saúde. Ademais, o projeto visa fortalecer a pesquisa sobre a temática nas universidades parceiras, identificando os desafios institucionais e jurídicos que estão relacionados a essa temática. Este projeto permitirá ainda a formação de pesquisadores especializados em questões acerca da gestão sustentável dos resíduos de plásticos capazes de trabalhar de forma interdisciplinar com a temática. Na medida em que for possível elaborar políticas públicas para a gestão sustentável dos resíduos plásticos, o projeto poderá contribuir com estratégias nacionais e internacionais para o Brasil com relação aos mares e aos oceanos.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tássio Dresch Rech

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • construindo a sustentabilidade da pecuária familiar dos campos e matas de araucária
  • O planalto catarinense faz parte do bioma Mata Atlântica, onde as formações campestres estão entremeadas com Matas de Araucária e são denominadas Encraves de Campos, utilizadas com a pecuária de corte há mais de 350 anos, desde o início da colonização. O objetivo do projeto é apoiar e desenvolver a segurança alimentar, hídrica, energética, socioeconômica dos pecuaristas familiares e a conservação da biodiversidade do Bioma Mata Atlântica, por meio da utilização do conhecimento e do uso adequado dos recursos naturais. Pretende-se integrar as experiências e articulações estabelecidas nos projetos Rede Sul Florestal, Projeto de desenvolvimento da pecuária de corte da serra catarinense, Rede Aquífero Guarani/Serra Geral e Projeto Sistemas Integrados de Produção Agropecuária com Base Ecológica: Produção de leite e madeira, unindo expertises na busca de soluções à sustentabilidade da ecofisionomia do Bioma Mata Atlântica, de Pecuaristas familiares da Coopertropas. A metodologia de pesquisa consiste na caracterização de 50 das unidades produtivas (UPs) dos cooperados e de vizinhos, também pecuaristas, apontados pelos cooperados com produtores em situação de risco, construindo e validando o uso de um roteiro de indicadores de sustentabilidade com base no Programa MESMIS para a caracterização atual dos sistemas produtivos adotados nas UPs, considerando o contexto sócio-ambiental e econômico, no escopo deste projeto. A segurança hídrica será caracterizada pelos indicadores dos diagnósticos, entre o ponto de consumo e área mais alta da fonte. O tipo de vegetação e o uso do entorno serão classificados. A dinâmica do componente arbóreo, em áreas florestais sujeitas a perturbações crônicas por gado, será avaliada fragmentos florestais representativos das propriedades da pecuária familiar nos campos das araucárias. Os fragmentos selecionados em diagnósticos expeditos do estado de conservação das áreas de cooperados e avaliações detalhadas das taxas demográficas das espécies por meio de parcelas permanentes em quatro fragmentos representativos. Para definição de estratégias de manejo do campo nativo, será realizado um experimento de consumo animal em um protocolo com metas de alturas de entrada e rebaixamento do pasto. Neste mesmo protocolo experimental será avaliado as respostas das propriedades físicas, estabilidade de agregados e as taxas de infiltração de água no solo em função das condições de manejo do pasto nos tratamentos propostos, definindo a altura de manejo que não altere a diversidade vegetal, ao mesmo tempo que otimize a produção animal e não degrada a estrutura do solo. Serão identificados nas UPs resíduos disponíveis nas propriedades rurais como biomassa para produção de energia, diagnosticando a matriz energética preferencialmente utilizada. Será proposta aos pecuaristas que apontem os principais resíduos disponíveis na propriedade, com vistas a geração de energia, como a grimpa de araucária apontada como problema. Os resultados serão apresentados em um workshop, com objetivo de identificar ações, tecnologias e políticas de enfrentamento dos gargalos identificados e priorizados, os resultados da análise dos sistemas em estudo, comparadas em termos de sustentabilidade com uma referência desejável para o desenvolvimento da pecuária do futuro consoante com a intensificação sustentável. O workshop, com participação dos pecuaristas, da equipe dos pesquisadores e especialistas convidados, deverá estabelecer um roteiro de atuação da equipe do projeto, intensificando ações de difusão e assistência técnica no enfrentamento dos gargalos identificados e na busca do envolvimento de outras instituições, públicas ou não, na busca da sustentabilidade. O desenvolvimento das atividades de difusão e ações de ATER deverão estar sempre em conformidade com as recomendações de Boas Práticas para a Sustentabilidade. Serão mantidos registros detalhados, tanto da atividade implementada quanto da condição encontrada, como forma de identificar inconformidades de recomendação, melhorias e alternativas de práticas e recursos sustentáveis. Espera-se construir um conjunto de recomendações e indicações, reunidos em cadernos de boas práticas de produção que servirão de base para técnicos e produtores rurais e contribuir para a consolidação do modelo cooperativo como alternativa de desenvolvimento sustentável nos campos das araucárias.
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 05/12/2017-31/12/2020