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Cristina Guatimosim Fonseca
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Morfologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
disfunção neuromuscular em camundongos miastênicos: tratamento e mapeamento 3d das alterações sinápticas
Resumo:
Os anticolinesterásicos (AC) são utilizados para tratar miastenias. No entanto, a longo prazo, os pacientes podem deixar de responder ao tratamento ou até mesmo apresentam efeitos adversos causados por esses fármacos no plano da junção neuromuscular, comprometendo assim a comunicação nervo-músculo esquelético. Os agonistas beta 2 adrenérgicos (Ab2) surgem portanto como um grupo alternativo de fármacos, utilizados em combinação com os AC na prática clínica, para o tratamento de desordens neuromusculares e miastênicas. Dados da literatura mostram benefícios dos Ab2 aumentando a força e massa musculares, melhorando assim os déficits motores em diferentes modelos animais. No entanto, ainda não está claro como os Ab2 exercem esses efeitos, especialmente na comunicação neuromuscular. Dessa forma, nessa proposta, temos como objetivo investigar como a terapia individual ou combinada de Ab2 e AC agem nas placas motoras e fibras musculares esqueléticas. Para responder essa pergunta, utilizaremos camundongos geneticamente modificados modelos para síndromes miastênicas congênitas, uma desordem neuromuscular caracterizada por severa fraqueza muscular. Inicialmente, faremos uma caratcterização do crescimento feto-placenário dos camundongos miastênicos. Trataremos os camundongos miastênicos com diferentes esquemas terapêuticos e realizaremos uma análise funcional e estrutural dos efeitos desses fármacos através de baterias de análise comportamental motora, técnicas avançadas de bioimagem [Microscopia de correlação (CLEM) e reconstrução seriada tridimensional (3D serial EM)] e análises da sinalização celular e função neuromuscular. Nossa hipótese é que os Ab2 causam alterações funcionais e estruturais nas placas motoras melhorando assim a transmissão neuromuscular no contexto das miastenias. Essa proposta traz suporte científico para o uso estratégico dos AC e Ab2 nas miastenias bem como em outras desordens neurológicas nas quais a junção neuromuscular encontra-se envolvida.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Cristina Lizana Araneda
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
pesquisa integrada em sistemas dinâmicos na bahia e ceará
Resumo:
Esta é uma proposta de pesquisa para o estudo de Sistemas Dinâmicos, um ramo da Matemática originada no século XIX pelo estudo qualitativo das soluções de equações diferenciais. Desde então, esta área tem sido intensamente investigada e suas técnicas têm sido aplicadas por cientistas para compreender fenômenos não lineares em diversas áreas, tais como física, biologia, química, computação gráfica, economia, entre outras. Na teoria dos Sistemas Dinâmicos, duas das suas principais motivações são estudar sistemas dinâmicos na busca de propriedades com algum tipo de persistência e sistemas que são representativos e apresentam uma dinâmica rica. Pode-se dizer que o comportamento das órbitas de sistemas dinâmicos é muito bem entendida para os chamados sistemas uniformemente hiperbólicos. Em contraste, no estado da arte atual, o nosso conhecimento sobre sistemas não-hiperbólicos é bastante limitado e esta proposta visa contribuir na compreensão desses sistemas. Nesse projeto, desejamos trazer avanços significativos na compreensão do comportamento assintótico das órbitas de um sistema dinâmico, seja de um ponto de vista topológico, ou de um ponto de vista ergódico, fora do contexto hiperbólico. As responsabilidades dos membros da equipe especificadas no projeto estão relacionados com hiperbolicidade não-uniforme, hiperbolicidade parcial, sistemas robustamente transitivos, expoentes de Lyapunov, medidas de máxima entropia, renormalização e formalismo termodinâmico. O êxito destas propostas é respaldado pelo fato de que todos os membros desta equipe já possuem resultados parciais na direção dos problemas propostos nos subprojetos e pela expertise dos membros do projeto, que inclui pesquisadores de renome internacional. Para atingir os objetivos iremos realizar revisão exaustiva do material bibliográfico existente, promover o intercâmbio científico, realizar minicursos e seminários de trabalho.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Cristina Maria Arêda Oshai
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diversidade étnico-racial e saúde: uma análise sobre morte materna no estado do pará em contexto da pandemia de covid-19
Resumo:
A questão social, entendida como o conjunto das desigualdades produzidas pelo sistema capitalista, expressa o que a Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/1990 define como determinantes sociais da saúde. A pandemia de Covid-19 acentuou essas desigualdades, que delineiam o perfil de grupos étnico-raciais mais suscetíveis à contaminação pelo Novo Coronavírus, como a população negra, quilombolas e povos indígenas. Assim, o risco de morrer relaciona-se com o nível socioeconômico, raça/cor e menor acesso a bens e serviços. O óbito materno acentuou-se no país com incremento entre mulheres negras e indígenas. Apesar das expressões da questão social, dentre as quais a alta taxa de óbito materno entre mulheres desses segmentos, ainda há poucos estudos que consideram o recorte étnico-racial como determinante de saúde. Destaca-se a subenumeração, considerada como um dos principais fatores que dificultam o enfrentamento da mortalidade materna, enquanto problema de saúde pública; à subenumeração soma-se o preenchimento insatisfatório de informações sobre o quesito étnico-racial no preenchimento dos dados no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) levando à invisibilidade do dado em instrumentos de gestão, prontuários, dentre outros documentos essenciais à tomada de decisão. Sendo assim, objetiva-se verificar a ocorrência de óbito materno no Pará em comparação com demais estados da Federação, considerando a influência da pandemia de Covid-19. Trata-se de estudo transversal, quali-quantitativo, exploratório, descritivo e comparativo. Será realizada revisão narrativa de artigos, livros e documentos; e analisados prontuários de vítimas de óbito materno. Será realizada pesquisa de campo em três regiões com maior incidência de óbito materno. O estudo visibilizará o perfil das vítimas indicando condições de acesso à saúde e ação de determinantes que incidem sobre condições de vida e processo saúde-doença.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
31/03/2022-31/03/2025
Cristina Maria D'Ávila Teixeira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
protagonismo da didática na formação de professores: um estudo sobre sua presença nos currículos dos cursos de licenciatura no país
Resumo:
A Didática tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem, foco do trabalho docente. Daí sua presença nos cursos de formação se configurar como eixo fundamental e estruturante. Esta pesquisa tem por objetivo, pois, analisar compreensivamente a presença da Didática Geral como disciplina nos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil - sua presencialidade ou invisibilidade. Associado a este objetivo, pretende-se verificar a reverberação deste fenômeno (presencialidade ou não da Didática) para a formação de professores da educação básica e para o campo investigativo em questão. Do ponto de vista teórico, o projeto é consubstanciado por estudos críticos e emancipatórios da Pedagogia e da Didática (PIMENTA, 2019, LIBANEO, 2018, VEIGA, 2020, FRANCO, 2019). Adota-se a abordagem qualitativa e o paradigma metodológico crítico-dialético. A pesquisa é do tipo exploratório e apresenta como procedimentos para a produção dos dados: análise de sites institucionais das 63 Universidades federais em todo o Brasil, questionários online para professores da disciplina e análise documental dos planos de ensino. Para análise de dados, utilizar-se-á a técnica de Análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2010) que colocará em evidência a identificação das nomenclaturas que designam o componente Didática nos currículos e o lugar que este ocupa nos cursos de licenciatura (pelo que se lê das entrelinhas das ementas e de seus planos de ensino). Os resultados da pesquisa concederão compreensões sobre o papel da Didática na formação de professores, possibilitando, assim, prospecções assertivas quanto as suas possíveis ressignificações.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Cristina Maria de Souza Motta
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
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Currículo
Título do Projeto:
micobiota de cavernas da caatinga: inventário, bioprospecção e subsídios para o manejo
Resumo:
O Brasil possui enorme potencial espeleológico, inclusive em áreas de Caatinga. As características desse ambiente proporcionam o desenvolvimento microbiano, porém ainda são pouco estudados, inclusive os fungos. Alguns fungos cavernícolas são sapróbios, outros são potencialmente patogênicos para humanos e animais, podendo também serem espécies ainda desconhecidas pela ciência e com potencial biotecnológico. As cavernas situadas em áreas de Caatinga no estado do Rio Grande do Norte (RN) possuem relativa riqueza de espécies de morcegos, mas a sua caracterização fúngica é incipiente. Com a crescente procura do turismo espeleológico, se faz necessário o inventário da diversidade de fungos que ocorrem nestes ambientes para auxiliar na criação de planos de manejo garantindo a segurança para o turismo e conservação das cavernas. Seis cavernas com potencial turístico em áreas de Caatinga no RN serão avaliadas. Os fungos serão isolados do ar (sedimentação passiva), do guano (diluição seriada e câmara úmida) e dos morcegos (esfregaços com swabs na cavidade oral, pelos, asas e região urogenital). Os fungos serão identificados por métodos morfológicos e moleculares e, índices ecológicos serão utilizados para estimar a diversidade. Pelo menos um isolado de cada táxon será testado para verificação da capacidade de produção de L-asparaginase e a enzima será caracterizada. Representantes dos táxons serão depositados na Micoteca URM/UFPE, ficando disponíveis para outros interessados, sequências de DNA no GenBank e dados associados em repositórios da diversidade biológica como SpeciesLink. Dados resultantes do inventário serão utilizados para a elaboração e atualização das ações de manejo das cavernas, elaboradas conforme orientações do CECAV/ICMBio, além de contribuir com o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para os Biomas Brasileiros e com a execução do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico, com geração de informações úteis ao espeleoturismo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
06/02/2022-28/02/2025
Cristina Meneguello
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
segunda olimpíada nacional em história do brasil - escolar e para grandes públicos
Resumo:
O projeto da 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para todos, embasado nas 13 edições anuais da Olimpíada Nacional em História do Brasil e nas duas edições de Olimpíadas para Públicos mais amplis (pré-ONHB em 2020 e 1ª Olimpíada aberta para todos em 2021) visa o ensino de história de forma aprofundada, online, realizado em equipes, ampliado para o tema da divulgação científica e popularização da ciência e tecnologia. Amplia assim a compreensão dos processos históricos brasileiros, visando a preparação para obtenção de bons resultados em provas, concursos e vestibulares, ampliando a capacidade de leitura, compreensão, escrita e análise dos participantes. A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta Para Todos tem como objetivos a ampliação da participação de escolas públicas e particulares de todo o país, consolidando-se como um programa de referência e parte constante dos calendários de atividade escolares na área de História; a formação online de professores ao longo das fases online da Prova; a valorização do conhecimento histórico como formador das concepções de ciência e dos princípios da cidadania e da inserção do indivíduo em sua comunidade; a possibilidade de aprendizagem online e continuada. Metodologicamente, a proposta leva seus participantes a realizarem atividades que reproduzem a construção do conhecimento conforme elaborada pelos historiadores (interpretação de documentos, de imagens, narrativas e interpretações díspares sobre os mesmos acontecimentos, formulação de hipóteses). Como resultados consistentes, a proposta gera o perfil sócioeconômico e educacional de seus participantes (estudantes, professores e grande público), gerando a criação de um acervo de dados para a realização das perguntas e de materiais científicos disponíveis posteriormente; além da criação de um banco de dados com o desempenho dos estudantes, de interesse em especial para os pesquisadores na área de educação, e gera um mapa da educação histórica no paí
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
08/12/2021-31/12/2023
Cristina Moreira Marcos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modos de subjetivação na atualidade: a clínica do excesso e a adolescência
Resumo:
Esta pesquisa visa abordar as novas formas de mal-estar contemporâneo e suas conjugações na adolescência. Sob a denominação de clínica do excesso buscamos elucidar o paradigma das novas formas de sintoma no qual o sintoma parece estar menos referido ao sentido inconsciente do que ao corpo e seu gozo. A adolescência é o enquadre que nos permitirá abordar a radicalização desse paradigma. A compreensão da adolescência como um momento de passagem de um pensamento a um ato, que pode permitir a inscrição de um sujeito no campo do Outro, nos leva a considerar os diversos destinos possíveis quando esta inscrição não se produz: o suicídio, a compulsão, os atos delinquentes, o consumo das drogas, o consumo excessivo da tecnologia. Hoje vemos surgir nos adolescentes novas formas de sintomas, mesmo que tais manifestações se evidenciem, às vezes, de modo a-sintomático. O que se exibe não é o sintoma em sua forma clássica, como portador de uma mensagem, mas na forma excessiva de um gozo que rechaça o Outro. Fazemos a hipótese de que o declínio do simbólico e do pai favorecem tais formas de mal-estar na atualidade. Para tanto, serão realizadas pesquisas bibliográficas e aprofundamento teórico acerca do tema. Na pesquisa bibliográfica, pretendemos destacar as contribuições mais recentes na área da psicanálise sobre a clínica do excesso, notadamente no que concerne à adolescência, abordando os estudos e pesquisas que evidenciam as saídas e respostas sintomáticas encontrados pelos jovens hoje na travessia da adolescência, no enfrentamento dos desafios e impasses contemporâneos. Serão abordados casos clínicos com adolescentes que apresentam um impasse ao tratamento na medida em que o sintoma não se apresenta em sua versão freudiana clássica. O campo de pesquisa nos permitirá abordar nossa questão: quais são as formas que o mal-estar contemporâneo ganha na atualidade na clínica com o adolescente e como tratá-las?
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Cristina Paludo Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
meninas digitais tchê missões - tecendo espaços e experiências para despertar novos talentos
Resumo:
Este projeto tem como proposta fomentar iniciativas com foco no enfrentamento dos estereótipos de gênero e que contribuem para estimular meninas a se envolverem com as ciências exatas e tecnológicas. Para tanto, propõem-se, dentre outras ações, a criação de Laboratórios Criativos nas escolas parceiras que caracterizam-se como espaços de aprendizagem orientados pela cultura maker e onde deverão ser utilizados recursos, ferramentas e ambientes computacionais voltados a área de robótica que explorem o potencial de estratégias e que utilizem o pensamento computacional como estímulo à curiosidade, experimentação, colaboração, interação social, resolução de problemas e à aprendizagem. Além do desenvolvimento de atividades práticas através de oficinas hands on", também são propostos momentos de discussão e reflexão que possam promover o encantamento, o conhecimento, a descoberta e a sensibilização do importante papel que as mulheres exercem no progresso científico e tecnológico, contribuindo fortemente para a ruptura da cristalização de estereótipos estabelecida ao longo da história, envolvendo não somente alunas, mas também os professores que atuaram no papel de multiplicadores de práticas pedagógicas em prol do empoderamento de meninas. Por envolver também graduandas das áreas de Tecnologia busca-se apoiar as alunas para o desenvolvimento de habilidades, tanto técnicas quanto interpessoais, para o engajamento e retenção desses talentos. A visibilidade nestes dois níveis escolares pode contribuir tanto para alterar o quadro de evasão escolar feminina nos cursos ligados à área tecnológica, quanto para estimular maior inserção no mercado de trabalho em TI, possibilitando assim a multiplicação dessas ações, inclusive através das redes sociais, a fim de que outras jovens sintam-se motivadas em suas carreiras profissionais. A criação de canais de comunicação com a sociedade também faz parte da metodologia adotada, com vistas a demonstrar o potencial informativo-referencial das experiências, inspirar as organizações e os profissionais a atuarem com o tema do empoderamento de meninas e fomentar novas iniciativas. Em linhas gerais, este projeto busca incentivar, estimular, apoiar e aproximar meninas do universo tecnológico, democratizando a informação sobre ciência e tecnologia e a produção dela decorrente. Assim, esta proposta, além de alinhar-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais especificamente ao Objetivo 5, abarca também contribuições a médio e longo prazo no sentido de equalizar o déficit de profissionais existente para atender a demanda do mercado e alavancar o progresso científico e tecnológico do país.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - RS - Brasil
Vigência:
17/03/2021-30/09/2022
Cristina Pandolfo
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
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Currículo
Título do Projeto:
uso de imagens multiespectrais e termais de vant para vistoria de lavoura
Resumo:
A agricultura é uma atividade econômica caracterizada por sua vulnerabilidade a eventos adversos Essa vulnerabilidade mostra a importância dos Programas de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro e Proagro Mais) que permitem a exoneração de obrigações financeiras relativas a operação de crédito rural de custeio quando a sua liquidação é dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças. As comunicações de perdas agrícolas para operações enquadradas no PROAGRO e PROAGRO MAIS, muitas vezes são associadas a eventos climáticos adversos, enquanto que, uma série de outros fatores podem levar à frustração de safras. Atualmente, pela RESOLUÇÃO N° 4.796, DE 2 DE ABRIL DE 2020 do Banco Central do Brasil, o agente do Proagro poderá utilizar ferramentas de sensoriamento remoto para verificar se o evento informado pelo beneficiário na comunicação e comprovação de perdas de fato ocorreu no município ou na região onde se encontra o empreendimento enquadrado. Conhecer a variabilidade espacial dos cultivos e das variáveis ambientais com detalhamento, incluindo os atributos do solo, pode otimizar o processo de vistoria de lavouras e qualificar as reais limitações aos cultivos. O objetivo da pesquisa é propor um protocolo de identificação das reais causas de perdas na lavoura utilizando imagens aéreas adquiridas por sensores remotos multiespectrais e termal de alta resolução embarcados em VANT. A pesquisa será realizada em áreas cultivadas com banana, maçã e mandioca, culturas com expressão em Santa Catarina, mas que apresentam fatores limitantes ao cultivo e que podem ser melhor monitoradas com as técnicas apresentadas nessa proposta. Como impacto da aplicação desta proposta espera-se padronizar e otimizar o processo de acompanhamento e vistoria de lavouras.
Instituição/UF/País:
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Cristina Santos Sotomaior
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
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Currículo
Título do Projeto:
validação de protocolos para o tratamento seletivo direcionado (tsd) de parasitos gastrintestinais de ovinos
Resumo:
Em função do uso excessivo de tratamentos anti-helmínticos, a sustentabilidade dos sistemas de produção de ovinos está ameaçada pela resistência anti-helmíntica. Dentre as alternativas de controle da verminose gastrintestinal que possibilitam a diminuição do uso de anti-helmínticos, destaca-se o tratamento seletivo direcionado (TSD), que consiste em selecionar e tratar apenas os indivíduos que realmente necessitam de tratamento anti-helmíntico, ao invés de tratar simultaneamente todos os animais de um mesmo lote ou rebanho. A vantagem do TSD é preservar a refugia, parte da população de parasitos que não está exposta à seleção para resistência. O desafio de implementar o TSD é saber identificar, no momento correto, apenas os animais que necessitam de tratamento, pois os critérios podem variar dependendo de vários fatores como: idade e categoria dos animais, sistema de produção, clima, intervalo entre avaliações. Atualmente, os critérios mais utilizados para tratamento seletivo dos rebanhos são indicadores de parasitismo clínico, como anemia (método FAMACHA©), emagrecimento (escore de condição corporal), diarreia, ou dados de produtividade (ganho de peso ou produção de leite). Como a implementação do TSD em rebanhos comerciais depende da facilidade e eficiência dos critérios de tratamento utilizados, somente protocolos bem estabelecidos e validados devem ser indicados como base para o TSD. Para tanto, serão padronizados protocolos previamente definidos pela equipe, em análises experimentais e avaliando um banco de dados. A posterior validação destes protocolos em propriedades comerciais permitirá sua utilização pelos produtores de ovinos. Com a utilização de protocolos validados de TSD, será possível diminuir o uso de anti-helmínticos, diminuindo o custo de produção e, principalmente, preservando a ação dos princípios ativos. O TSD auxilia na viabilização de uma ovinocultura produtiva, porém sustentável.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Cristina Teodoro
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
epistemologias e pensamento negro no brasil: interrogações para a infância, a criança negra e a educação infantil
Resumo:
A proposta apresentada se insere no campo que busca analisar os impactos gerados pela colonização em distintas sociedades, principalmente a racialização e, as respostas e estratégias coletivas baseadas em uma perspectiva do transnacionalismo negro. Tal estratégia resultou na construção intranacional de ações de preservação da vida e de aquisição do direito a ter direitos e em uma narrativa comum que articulou, ao mesmo tempo, a experiência de negação da humanidade e a discriminação racial de que africanos e seus descendentes eram alvos em contextos nacionais distintos. Tais características são consolidadas a partir do período da modernidade, em que ocorreu a construção do negro e, também, o aparato discursivo em torno de uma infância abstrata, universal e que desconsidera os determinantes da estrutura social. Assim, no contexto brasileiro, resultado de um processo de colonização e produção de saberes e conhecimentos eurocêntricos, o projeto objetiva, em sua primeira fase, realizar uma releitura acerca da presença e dos conceitos de infância e criança negra nas produções de intelectuais negros/as ao longo do século XX e XXI, contemplando o projeto e implementação da democracia racial, o desenvolvimento do Projeto UNESCO no Brasil, o surgimento do movimento negro organizado e o processo de redemocratização do país. O levantamento bibliográfico e a análise documental de diferentes artefatos (jornais, produções acadêmicas, entrevistas, projetos de Lei, entre outros), permitirão outras interpretações sobre a infância e a criança negra, distintas daquelas que pautam o imaginário coletivo, associando as mesmas à falta, a delinquência e a criminalidade. Ou seja, permitirá reconstituir a dignidade e a humanidade e o direito de serem crianças. Possibilitará analisar a presença desse imaginário nos documentos que deram base as primeiras produções sobre Educação Infantil, a partir de 1990 e às DCNEI. A segunda fase contemplará: sistematização, organização e disponibilização.
Instituição/UF/País:
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
Vigência:
07/04/2022-30/04/2025
Cristine Gorski Severo
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
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Currículo
Título do Projeto:
oralidades, multilinguismos e letramentos políticos: diálogos com a educação
Resumo:
Este projeto propõe um diálogo entre as políticas linguísticas e a esfera educacional no que tange a quatro elementos interligados: formação de professores para a diversidade linguístico-cultural, conceitos de língua e oralidade, propostas de educação multilíngue/bilíngue e letramentos políticos para direitos humanos e linguísticos. Buscamos uma abordagem sensível às realidades locais, criando, em parceria com agentes locais e comunidades, projetos que reconheçam a pluralidade linguística, em diálogo com discursos e práticas institucionalizados. Reconhecemos o papel que a educação escolar desempenha na legitimação institucional de uma língua, daí a importância das políticas linguísticas educacionais. Os eixos temáticos que integram este projeto incluem: educação bilíngue e multilíngue (Brasil, Angola e Moçambique), educação intercultural indígena no contexto brasileiro, educação para os direitos humanos e direitos linguísticos, educação para a igualdade de gênero, educação antirracista, educação inclusiva, ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes e refugiados no Brasil, EJA e ensino de português como língua intercultural no âmbito da internacionalização. Esses eixos são representados por pesquisadores/estudantes de pós-graduação de diferentes instituições brasileiras e internacionais, integrando uma rede de pesquisa e compartilhamento de saberes e experiências voltada para a área de políticas linguísticas educacionais. O projeto responde às demandas legais das normativas educacionais internacionais, nacionais e estaduais, políticas de inclusão, ações afirmativas e respeito à diversidade na esfera escolar, com atenção ao papel de professores de língua portuguesa nessa políticas. Registre-se que integram o projeto os membros do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Criticas e Direitos Linguísticos (https://politicaslinguisticas.paginas.ufsc.br/), em parceria com outros grupos/pesquisadores.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
23/02/2022-28/02/2025
Cristine Machado Schwanke
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Energia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rede #eumeninaeumulhernaeducação: rumo a práxis na engenharia, tecnologia e inovação
Resumo:
Nos últimos anos, foi possível observar pelos estudos de vários setores organizacionais e produção científica realizadas por diversos pesquisadores que as taxas da educação superior permanecem inalteradas, mesmo que as estratégias traçadas para os últimos 10 anos estão sendo realizadas e algumas já alcançadas. Segundo o Censo de Educação Superior 2017 (BRASIL, 2018) as matrículas da educação superior continuam subindo atingindo 8,3 milhões em cursos de graduação e sequencial, sendo que o maior número de ingressantes são mulheres, porém não em cursos de engenharias e áreas correlatas. Algumas estimativas apontam, porém, que a taxa de evasão se mantém em um patamar elevado (da ordem de 50%). Analisando a quantidade de engenheiros por habitante, observa-se que o Brasil ocupava uma das últimas posições, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2016). Em 2014, enquanto a Coreia, Rússia, Finlândia e Áustria contavam com mais de 20 engenheiros para cada 10 mil habitantes, países como Portugal e Chile dispunham de cerca de 16 engenheiros/10 mil habitantes e o Brasil registrava somente 4,8 engenheiros para o mesmo universo de pessoas. Este problema pode ser entendido como resultante da conjunção de três fatores principais: a baixa procura por cursos das áreas de Ciências Exatas, Engenharia e Tecnologia podendo ser consequência da visão por parte dos estudantes do ensino de educação básica de que estes cursos são relativamente mais difíceis, quando comparado com outros de outras carreiras e também muito concorridos, quando se trata de IES públicas ou privadas mais tradicionais e/ou de qualidade reconhecida; os índices elevados de retenção e evasão de estudantes de graduação destas carreiras; e a elevada porcentagem de profissionais formados nestas carreiras, mas que atuam em outras áreas profissionais. Além disso, números relativamente baixos de mulheres buscam e atuam na carreira de engenharia, principalmente nas áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e áreas correlatas, pode-se destacar algumas causas que contribuem para o baixo percentual de mulheres matriculadas nestes cursos, como a visão estereotipada de que o curso de engenharia é voltado predominantemente para homens; a falta de informação sobre o curso; a dificuldade em identificar a aplicação e presença dos conceitos da engenharia na vida cotidiana; a falta de incentivo por parte de familiares e amigos; a falta de atividades científicas e tecnológicas voltadas para as alunas do ensino de educação básica. Ao mesmo tempo, o ensino fundamental brasileiro ocupa a penúltima posição no ranking da OCDE (2017). Resultados da Prova Brasil, realizada pelo MEC, mostram que quase 80% dos estudantes não sabem o esperado em Língua Portuguesa ao final do Ensino Médio e 90% não têm o domínio esperado em Matemática. Escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio empregam metodologias tradicionais de ensino; falta infraestrutura básica para implementar em escala adequada as metodologias ativas de aprendizagem; faltam professores em áreas estratégicas para formação de alunos pretendentes a carreiras de engenharia (Matemática, Física, Química, Ciências). Por essas razões, a proposta desse Projeto é imprimir maior sentido, dinamismo e autonomia ao processo de aprendizagem em Engenharia, por meio do engajamento das alunas em atividades práticas, preferencialmente desde os primeiros anos do curso. Ou seja, atividades que aponte os métodos, técnicas, processos e meios para a aquisição de conhecimentos contextualizados, como por exemplo, atividades de experimentação, de práticas laboratoriais, em organizações ou de estudos. O aprendizado baseado em metodologias ativas, solução de problemas concretos, atividades que exijam conhecimentos interdisciplinares para melhoria do ensino e combater a evasão. Dentro desta perspectiva, serão estimuladas atividades de interação com a sociedade, por meio da extensão, para desenvolver atividades e projetos de interesse comum. Assim, um conjunto de ações através da metodologia por projetos serão desenvolvidas nos espaços da Universidade, das Escolas públicas de Educação Básica, junto a professoras das áreas de ciências exatas e alunas a partir do 6º. ano, a fim de causar uma mudança no seu contexto educacional; e do município de Bagé, estreitando as relações desses agentes nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão com inovação. Da mesma forma, abre-se espaço a realização de visitas técnicas, eventos conjuntos de trocas de experiências, além de maior adoção de tecnologias digitais. Em síntese, o foco do desenvolvimento do projeto é as Engenharias, enquanto o objeto é o rompimento das barreiras sociais e culturais impostas historicamente ao gênero feminino com objetivos claros de fomentar à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação despertando o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica e do Ensino Superior por estas profissões e para a pesquisa científica e tecnológica, a partir da criação da REDE #EUMENINAEUMULHERNAEDUCAÇÃO, o qual refletirá no âmbito nacional e internacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
Vigência:
20/01/2021-31/07/2022
Cristoforo Scavone
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Farmacologia
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Currículo
Título do Projeto:
estudo da atividade imunomoduladore e neuroprotetora de novos esteróides cardiotônicos em modelos in vitro e in vivo.
Resumo:
s esteroides cardiotônicos (CTS) são potenciais drogas capazes de interagir com a Na+,K+-ATPase e ativar as vias de sinalização envolvidas na sobrevivência celular. Esta enzima é responsável pelo principal transporte iônico do cérebro, mantendo as condições intracelulares ideais. A Ouabaína (OUA) é um dos CTS mais estudados no SNC, onde tem se observado a sua capacidade em reduzir a neuroinflamação induzida por LPS via inibição da ativação do fator nuclear NFKB levando a uma redução de citocinas pro-inflamatórias tais como, IL-1Beta; e TNF-alfa;. Ademais, estudos tem observado que a OUA tem a capacidade de modular o sistema imune, reduzido a inflamação periférica. Interessantemente, trabalhos recentes realizados por nosso grupo com o 21-BD, derivado sintéticos da digoxina, demonstraram em baixas doses e concentrações um efeito anti-inflamatório e neuroprotetor em modelos in vivo e in vitro. A inovação tecnológica tem sido um importante fator na competitividade entre países, diante disso, torna-se importante a busca por novas moléculas sintéticas bioativas que poderão favorecer a descoberta de novos fármacos que poderão ser utilizados para o tratamento de doenças neurodegenerativas e inflamações, neste contexto, os estudos realizados pelo nosso grupo tem demonstrado um importante efeito anti-inflamatório, neuroprotetor e anti-câncer dos derivados CTS. Este projeto busca investigar os efeitos biológicos de novos derivados cardiotônicos o que irá contribuir para a descoberta de novos agentes terapêuticos para doenças neurodegenerativas e neuropsiquiátricas. Além disso, esta proposta busca estreitar colaborações que já estão em andamento, envolvendo pós-graduandos, estudantes de iniciação científica e pós-doutorados entre as Universidades Federais do Rio de Janeiro, Goiás, São João del-Rei, Paraíba), e a Universidade de São Paulo, bem como com grupos internacionais que participaram dos nossos últimos 5 simpósios internacionais realizados no Brazil.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Cristovam Wanderley Picanço Diniz
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Morfologia
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Currículo
Título do Projeto:
tolerância e resistência às infecções virais em aves migratórias e morcegos: mecanismos celulares e moleculares
Resumo:
Para antecipar pandemias virais, a reconstrucao do viroma nas principais espécies hospedeiras é uma necessidade urgente, particularmente em aves migratórias e morcegos que contribuem para a dispersão de uma variedade de espécies de vírus de interesse epidemiológico. Pretende-se aqui realizar uma análise comparativa do viroma encontrado em aves migratórias e morcegos capturados na costa de Bragança (Pará, Brasil) para identificar as espécies que carregam vírus com potencial patogenico. Além disso, iremos identificar as espécies de aves e morcegos que são alvos de mosquitos (espécies) hematófagos de áreas de manguezais, que carregam esses vírus e podem atuar como vetores para transmiti-los a mamíferos hospedeiros. Ao fazer isso, identificaremos potenciais hospedeiros de vírus nos quais o mosquito fez a última refeição de sangue. Após reconstruir o ciclo enzoótico, prosseguiremos em busca dos mecanismos pelos quais as aves limícolas e os morcegos são aparentemente portadores livres de sintomas. A partir das sequências de viroma coletadas de aves migratórias e morcegos do manguezal de Bragança, construiremos um banco de dados contendo as informações moleculares que serao usadas para desenvolveremos ensaios moleculares rápidos para identificar as diferentes cepas de espécies virais de interesse epidemiológico. Finalmente, avaliaremos a expressão gênica diferencial relacionada ao dano e à resposta ao estresse de células PBMC associadas a cada infecção por vírus como um ponto de partida para compreender os mecanismos subjacentes de tolerância a doenças, fatores epigenéticos e resposta imune. Indivíduos infectados e não infectados terão sua expressão gênica de PBMC comparada por meio de análise transcriptômica e avaliação quantitativa da metilação dos dinucleotídeos CpG e RT-PCR de amostras de sangue. Uma vez reunidos esses dados, uma visão mais precisa da disseminação do vírus, possibilitara o preparo de intervenções preventivas com base em evidencias.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Crystian Bitencourt Soares de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o papel dos imunobiológicos no tratamento da espondilolite anquilosante: uma revisão sistemática com meta-análise e avaliação do impacto orçamentário
Resumo:
A espondilolite anquilosante é uma condição impactante podendo reduzir a capacidade de trabalho e acarretar em consequências psicológicas e econômicas para esses indivíduos e para os sistemas de saúde. Para tratamento, os imunobiológicos recomendados pelas diretrizes de tratamento da espondilolite anquilosante incluem os inibidores de TNF alfa e inibidores de IL-17. Algumas revisões sistemáticas foram publicadas investigando a eficácia e segurança dos imunobiológicos para o tratamento da espondilolite anquilosante. Contudo, a qualidade da evidência pode ser interpretada que futuros estudos adicionais podem alterar as estimativas de efeitos encontradas. Além disso, é do nosso conhecimento que outros ensaios clínicos randomizados investigando a eficácia de imunobiológicos foram conduzidos após essas revisões o que poderia alterar os achados. Portanto, o objetivo será determinar a eficácia, segurança, aderência e impacto orçamentários dos medicamentos imunobiológicos (golimumabe, infliximabe, etanercepte, adalimumabe, certolizumabe pegol, secuquinumabeos) para a espondilolite anquilosante afim de auxiliar os médicos na melhor tomada de decisão clínica, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas com espondilolite anquilosante. Considerando as revisões sistemáticas no tópico, espera-se que os imunobiológicos sejam eficazes para melhora dos desfechos importantes para essa popopulação. Além disso, com a inclusão dos estudos adicionais, espera-se uma maior certeza na evidência acerca da redução do processo inflamatório e segurança, assim como, uma determinação precisa dos custos diretos atribuídos ao uso desses medicamentose a possibilidade alteração das diretrizes de tratamento para redução dos custos. Para determinar a eficácia, segurança e adêrência será conduzida uma revisão sistemática com meta-análise. Além disso, será realizada uma avaliação do impacto orçamentário para analisar os custos diretos desses medicamentos no SUS.
Instituição/UF/País:
Universidade do Oeste Paulista - SP - Brasil
Vigência:
06/12/2021-31/12/2022
Cybelle Salvador Miranda
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
arquitetura hospitalar: paradigmas para sustentabilidade e humanização na contemporaneidade pós-pandêmica
Resumo:
A pesquisa tem por meta analisar as arquiteturas de 4 hospitais construídos na primeira metade do século XX, situados em capitais das regiões Norte e Sul do Brasil, a fim de indicar aspectos de organização de ambientes e elementos construtivos que possam vir a ser utilizados como paradigmas para a proposição de hospitais contemporâneos, tendo em conta as condições de humanização e qualidade ambiental requeridas em tempos pós-pandêmicos. Fundamenta-se em evidências resultantes de pesquisas anteriores, e visa dar respostas às discussões propostas por Miranda e Monteiro (2018) no Simpósio Preservar, modernizar e renovar os hospitais quais os caminhos? durante o V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Dentre estas, destacam-se a definição de quais estruturas arquitetônicas devem ser mantidas, a fim de preservar a identidade do hospital e como a atuação dos Arquitetos deve contribuir para a compreensão do edifício hospitalar em suas múltiplas dimensões: material, temporal e cultural. A fim de responder a estas demandas, optou-se pela concepção de indicadores ambientais e de percepção que será atingida por meio de estratégica combinada, envolvendo análises de circulação de ar e insolação via softwares e da sondagem da percepção de usuários por meio do cruzamento entre etnografia rápida e percepção ambiental. Considerando a permanência desses espaços de saúde na assistência aos usuários, sua capacidade de adaptação às novas tecnologias de diagnóstico e tratamento e a durabilidade de suas estruturas, presume-se a existência de requisitos projetuais e construtivos que mereçam ser preservados e, a partir deste mapeamento, serem indicados como paradigmas para a concepção de projetos de edifícios hospitalares na contemporaneidade. Diante dos desafios apresentados pela pandemia de COVID 19, faz-se necessário conceber espaços que favoreçam o bem-estar psíquico de pacientes, profissionais de saúde e pessoal de apoio.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Dachamir Hotza
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tratamento de água impactada por drenagem ácida de mina e produção simultânea de energia por células de combustível microbianas baseadas em celulose bacteriana
Resumo:
A Drenagem Ácida de Mina (DAM) é um problema ambiental, mundialmente conhecido, que apresenta efluentes com pH extremamente baixo (<4), alto teor de metais pesados (Zn, Fe, Al, Mn, Cu, Cd), elevada concentração de sulfatos e alta toxicidade e que impacta diversos ambientes aquáticos como rios e lagoas. Este projeto visa empregar um método de tratamento de DAM, biotecnologicamente viável e de menor custo, através da construção de Células Combustíveis Microbiológicas (CCM), que além de apresentar-se como uma alternativa inovadora e promissora para o tratamento de efluentes, paralelamente, gera energia pela atividade metabólica dos microrganismos, tornando-se autossustentáveis. Neste estudo serão avaliadas a elevação de pH e a redução de sulfato e de metais pesados em CCM de câmara dupla, assim como a geração de corrente produzida pelas reações biológicas e oxidação-redução. Finalmente, será realizada a produção e funcionalização de membranas celulose bacteriana, a fim de torná-la útil para a aplicação como membrana trocadora de prótons eletroquimicamente eficientes e de menor custo, o que será útil na aplicação tanto de células a combustível, quanto em CCM. Os resultados esperados implicarão em minimização de impactos ambientais da mineração, diminuição dos custos da tecnologia de células a combustível e de produção de energia, assim como na formação de recursos humanos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
22/12/2020-31/12/2022
Dachamir Hotza
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
consolidação do laboratório interdisciplinar para o desenvolvimento de nanoestruturas (linden/ufsc)
Resumo:
O Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas da Universidade Federal de Santa Catarina (LINDEN/UFSC), criado em 27/06/2013, é um dos 18 Laboratórios Associados ao Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias SisNANO, vinculado originalmente ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI, hoje MCTIC). Trata-se do único laboratório do SisNANO no Estado de Santa Catarina, sendo um dos três da Região Sul do país. Em cerca de 6 anos de existência, o LINDEN já conquistou posição de destaque em relação a outros laboratórios de nanotecnologia brasileiros. Em particular, devem ser mencionados os seguintes projetos e ações, em andamento ou concluídos, com afinidade a esta proposta: -Credenciamento nas redes de Nanomateriais/Nanocompósitos e Nanodisposítivos/Nanossensores do programa SIBRATEC Nano, vinculado ao MCTIC, para ações cooperativas entre ICT e empresas. -Aprovação de 4 projetos junto ao programa SIBRATEC Nano, com parcerias de empresas fabricantes ou usuárias de nanotecnologia do Estado de Santa Catarina, respectivamente com as parcerias de TNS (2 projetos), T-COTA e EMBRACO. , -Processo de acreditação junto ao INMETRO de medição de tamanho de partícula na faixa nanométrica pela técnica DLS, através do programa MODERNIT; dos 26 laboratórios integrantes do SisNANO apenas 9 se habilitaram a realizar este processo seguindo a norma ISO 17025; para a técnica DLS, apenas 3 em todo o Brasil. -Projeto de cooperação internacional com o National Engineering Research Center for Nanotechnology (NERCN), da China, um instituto de nanotecnologia de referência mundial. -Projeto de cooperação internacional com o International Iberian Nanotechnology Laboratory, localizado em Braga, Portugal, um instituto de caráter multiusuário com financiamento da EU e apoio da ONU. -Reconhecimento do mérito da proposta INCT, intitulada Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Nano e Microparticulados (INCT-Sinm) Assim, para que haja continuidade das ações empreendidas até o momento, e que se justifiquem os investimentos em formação de pessoas, além da infraestrutura de equipamentos, é essencial o suporte financeiro das agências e o apoio institucional da UFSC.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
18/12/2019-31/12/2023
Dagoberto Brandão Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeito de tratamentos termomecânicos realizados entre 400ºc a 1100ºc no comportamento mecânico e de corrosão de aços inoxidáveis duplex padrão e lean com a ênfase na formação da martensita induzida por deformação e sua reversão para austenita
Resumo:
Os aços inoxidáveis duplex apresentam uma microestrutura formada por quantidades aproximadamente iguais de austenita e ferrita, obtidas através do processamento termomecânico da liga com um balanço adequado de elementos alfagênicos e gamagênicos. Estes aços são tipicamente ligas Cr (20 a 30%) Ni (5 a 10%), com teores muito baixos de carbono (menores do que 0,03%) e podem ter adições de nitrogênio, molibdênio, tungstênio e cobre. Por terem quantidades mais reduzidas de níquel, o custo dos aços inoxidáveis duplex pode ser inferior ao dos austeníticos, particularmente em suas variedades com teores ainda mais reduzidos de molibdênio e níquel, os chamados aços inoxidáveis lean duplex. Esta proposta de pesquisa relaciona-se ao entendimento da evolução da textura em aços inoxidáveis duplex após as etapas de laminação a quente, a frio e recozimento. Será caracterizada a microestrutura via: microscopia óptica, eletrônica de varredura, eletrônica de transmissão, análise da textura cristalográfica por difração de elétrons retroespalhados (EBSD) e ensaios mecânicos de tração e dureza. São também objetivos do trabalho a análise e correlação do comportamento mecânico com a microestrutura pela metodologia de Jaoul-Crussard e Hollomon. O projeto também compreende o estudo quantitativo das condições de formação de fases intermetálicas deletérias e sua influência no comportamento mecânico e resistência à corrosão dos aços inoxidáveis duplex em tela. Finalmente, serão avaliadas as condições da transformação de fases induzida por deformação, ou seja, a formação de martensita por deformação plástica a partir da austenita, bem como a reversão dessa para austenita em recozimentos realizados em baixa temperatura. Aqui, busca-se a formação de uma microestrutura nanoestruturada. A avaliação quantitativa do comportamento eletroquímico é ainda muito pouco explorada quando se aplica tratamentos térmicos em temperaturas tão baixas para os aços inoxidáveis, isto é, entre 400 e 900ºC.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
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