Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexsandro da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • letramento e alfabetização na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental: um estudo no âmbito de políticas públicas brasileiras das últimas décadas
  • Este projeto de pesquisa inscreve-se no quadro mais amplo dos estudos que se dedicam a investigar os processos de letramento e de alfabetização, na educação Infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, considerando as articulações, por um lado, entre letramento e alfabetização e, por outro, entre educação infantil e ensino fundamental. O estudo assume como objetivo geral investigar concepções teóricas e proposições metodológicas referentes ao letramento e à alfabetização na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental em documentos oficiais nacionais que materializam políticas públicas brasileiras das últimas décadas. Contempla, como procedimento metodológico, a análise de documentos oficiais nacionais – que serão tratados por meio da análise temática de conteúdo – relativos às seguintes políticas públicas brasileiras: BNCC (2017); Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa – 1ª a 4ª séries (1997); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998); Política Nacional de Alfabetização (2019); Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012); Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental (2005); PROFA: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (BRASIL/MEC/SEF, 2001). Considerando o escopo desta investigação, compreendemos que ela poderá aportar significativas contribuições para um exame crítico das continuidades e das descontinuidades das concepções teóricas e das proposições metodológicas assumidas no âmbito de políticas curriculares e de formação continuada de professores alfabetizadores das últimas décadas, no cenário brasileiro, no que concerne ao letramento e à alfabetização.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Alfred Sholl Franco

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • x olimpíada brasileira de neurociências
  • As Olimpíadas de Neurociências (Brain Bee) são competições de neurociências para estudantes do ensino médio, que surgiram em 1998, no âmbito da década do cérebro, cujo principal objetivo é despertar o interesse dos estudantes para o conhecimento científico relacionado às neurociências. A participação em Olimpíadas de Neurociências é um importante motivador da juventude para aprender mais sobre as ciências do cérebro. Precisamos despertar este interesse e motivar os jovens para que estes usem sua energia e sua paixão para ajudar a estudar/conhecer, assim como a encontrar a cura/tratamento para doenças como autismo, doença de Parkinson, esclerose múltipla, lesão da medula espinhal e outros transtornos do sistema nervoso. A X Olimpíada Brasileira de Neurociências (X OBN) será realizada em duas fases, sendo a primeira classificatória e eliminatória e a segunda apenas classificatória, nos dias 16 de julho e 30 de julho de 2022. A depender da evolução da atual pandemia do coronavírus e das orientações das autoridades sanitárias, a competição ocorrerá de forma exclusivamente online ou, se presencial, será sediada no Centro de Ciências da Saúde, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A competição contará com avaliações teóricas e práticas, mas também com palestras para o público em geral e uma mesa redonda sobre neurociências e temas relevantes para o público jovem, como a carreira do neurocientista, uso de drogas, estresse e outros. Contaremos com competidores provenientes de pelo menos 19 comitês locais, além das dezenas de células descentralizadas pelo país. Assim, a competição nacional selecionará o representante brasileiro que irá participar da 22a International Brain Bee. Trata-se de uma oportunidade para reforçar o potencial brasileiro na produção científica e divulgação das neurociências entre os estudantes do ensino médio, além de favorecer a consolidação desta iniciativa e o fomento à formação de novos comitês locais em todo o território nacional.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 23/12/2021-31/12/2023