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Stela Maris Aguiar Lemos

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • habilidades auditivas temporais, qualidade de vida, letramento em saúde e funcionalidade em escolares: um estudo caso controle
  • As habilidades auditivas de resolução e ordenação temporal constituem um pré-requisito para aquisição das habilidades linguísticas. Dessa forma, alterações nos aspectos temporais de ordenação e resolução poderão ocasionar prejuízos no desenvolvimento da fala, no processo de aprendizagem, alterações de consciência fonológica e sociabilização das crianças. A audição exerce significativa influência na qualidade de vida, uma vez que as dificuldades causadas podem gerar afastamento do meio familiar e social independentemente da faixa etária ou gênero. O presente estudo tem como objetivo investigar a associação entre habilidades auditivas temporais, qualidade de vida, letramento em saúde, funcionalidade, aspectos assistenciais e aspectos sociodemográficos em escolares. Trata-se de estudo caso controle realizado com crianças na faixa etária de nove anos a 12 anos e em atendimento no Ambulatório de Fonoaudiologia da UFMG. Serão aplicados os seguintes instrumentos: Scale of Auditory Behaviors (SAB), Critério de Classificação Econômica Brasil, Escala de letramento em Saúde para crianças, Teste Token - versão reduzida, Pediatric Quality of Life Inventory - PedsQLTM, Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé (AUQEI) , Classificação Internacional de Funcionalidade, Escala para avaliação da motivação escolar infanto-juvenil (EAME-IJ), Protocolo de Avaliação Fonológica Infantil (PAFI), Instrumento de Avaliação da Consciência Fonoarticulatória (CONFIART), Teste de memória para sons verbais em sequência, Teste de memória de sons não verbais em sequência, Teste de Padrão Frequência e de Duração (estímulo flauta), Randon Gap Detection Test (RGDT) e Gaps-in-noise (GIN). As variáveis resposta do estudo serão a qualidade de vida (PedsQL e AUQEI) e os aspectos temporais (resultados da avaliação do processamento auditivo). As variáveis explicativas serão: idade, gênero, escolaridade, classificação econômica, motivação escolar e Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Será realizada análise estatística descritiva e regressão logística múltipla com entrada hierarquizada dos dados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022