Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Admilson Teixeira Franco

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • estudo numérico e experimental do reinício de escoamento de fluidos de perfuração gelificados
  • A reinicialização do escoamento de fluidos de perfuração gelificados em operações de perfuração de poços de petróleo é um problema recorrente, pois quaisquer paradas para manutenção ou manobras permitem que o fluido ao se estagnar inicie o processo de gelificação dentro do poço. A estrutura gelificada resultante confere características elastoviscoplásticas e tixotrópicas ao material, criando a necessidade de superar uma tensão limite de escoamento para que o material volte a escoar. Durante o processo de reinicialização do escoamento, a pressão de bombeamento deve ser mais elevada que as pressões usuais de trabalho para vencer a resistência da estrutura gelificada e fraturar o gel, o que poderá provocar um pico de pressão no interior do poço. Esse pico de pressão deve ser previamente conhecido para não comprometer a estrutura do poço e inviabilizar o seu uso, além de que à medida que a profundidade do poço aumenta a janela operacional se torna mais estreita. Em geral as magnitudes dos picos de pressão gerados dependem da geometria do poço e das propriedades do fluido de perfuração impactadas fortemente pelo tempo estático do material gelificado. Pela complexidade do problema, é necessária uma investigação mais ampla do processo de reinício. É fundamental conhecer a reologia do fluido de perfuração, criar alternativas para o estudo experimental do reinício (start-up) e usar esse conhecimento para o fechamento de modelos numéricos, permitindo então o estudo paramétrico do problema com maior flexibilidade. Dessa forma propõe-se o estudo numérico e experimental do problema de reinicialização do escoamento de fluidos de perfuração gelificados em tubos de seção circular, com ênfase na previsão da magnitude dos picos de pressão gerados durante a quebra da estrutura gelificada. O modelo matemático para o escoamento transiente fracamente compressível tem como base as equações de balanço de massa e de quantidade de movimento, além de uma equação de estado e de um modelo tixotrópico para o comportamento do fluido. Têm-se como finalidades definir um modelo adequado para o comportamento tixotrópico do fluido de perfuração durante o reinício do escoamento e a construção de uma bancada experimental para a obtenção de dados experimentais do processo de reinício. Os resultados numéricos serão comparados com os experimentais e auxiliarão no ajuste e aprimoramento do modelo matemático empregado.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Admir Antonio Betarelli Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • estrutura produtiva, composição de consumo e redistribuição de renda: avaliando os efeitos da redução de custos dos transportes de passageiros à economia brasileira
  • Grande parte dos setores de transporte de passageiros no Brasil passou por reformas microeconômicas desde o final da década de 1990, levando a mudanças estruturais expressivas. O transporte de passageiros é tipicamente um item de despesa familiar e as mudanças estruturais nesses serviços podem afetar as famílias de maneira diferente, dependendo da sua posição na distribuição de renda e despesa. Esses vínculos entre estrutura de renda, composição de consumo e transporte de passageiros têm sido pouco explorados por pesquisas aplicadas à economia brasileira. Dessa maneira, este projeto de pesquisa propõe-se a analisar os efeitos econômicos de duas políticas de redução dos custos de produção das atividades de transporte terrestre de passageiros sobre o sistema produtivo e os grupos de renda e consumo familiar. A primeira política microeconômica tratará da importância e repercussões de longo prazo das subvenções concedidas às atividades transporte de passageiros. Por seu turno, a segunda abordará os desdobramentos da redução do preço de óleo diesel, cujo insumo intermediário é o principal na estrutura de custo do setor de transporte de passageiros. A metodologia em ambas simulações consiste em um modelo dinâmico de equilíbrio geral computável (EGC) que incorpora os fluxos de uma Matriz de Contabilidade Social (MCS) de 2010, delineando a geração e apropriação de renda por diferentes fontes e a estrutura de gastos institucionais, e um detalhamento dos mercados de transporte de passageiros no Brasil.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Adolfo Alberto Vanti

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • avaliação de prestação de contas públicas: predição com técnicas de mineração de dados -
  • Esta proposta se refere à avaliação de Prestação de Contas para Predição de Conhecimento, utilizando-se o enfoque de Design Science Research (DSR) e método Data Mining. Essa avaliação gerará uma aprendizagem automática de máquina com um Sistema Classificador Inteligente (SCI). O projeto se operacionaliza de maneira teórica e prática envolvendo níveis de avaliação de dados com técnicas de Árvores de Decisão (C4.5), Naive Bayes, Multi-layer Perceptron (MLP) e Lazy Learning k-NN e será aplicado em uma base de dados de Instituição Pública.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Adolfo Franco Júnior

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo das propriedades elétricas e magnéticas de materiais multifuncionais à base de óxidos de zinco
  • Os materiais multiferroicos (MFs) à base de óxidos tem atraído muita atenção da comunidade científica devido ao fato de apresentarem simultaneamente várias ordens ferróicas tais como ferroeletricidade (FE) e antiferromagnetismo (AF). A coexistência de vários parâmetros de ordem gera fenômenos físicos inéditos e oferece possibilidades para novas funcionalidades de dispositivos. É de particular interesse a existência de acoplamento entre as ordens magnética e elétrica denominado de acoplamento magnetoelétrico (ME). Dispositivos MEs estão sendo usados como sensores de campo magnético e de corrente, transformadores, dispositivos de micro-ondas ajustáveis, ressonadores, filtros, etc. Um campo elétrico pode mudar sua magnetização ferromagnética (FM) e assim controlar dispositivos do tipo válvula de spin baseados em exchange bias (EB, viés de troca). Recentemente a resposta ME foi observada em compostos ME de múltiplas fases, apropriados para aplicações de sensores. Por exemplo, memória do tipo ME Random Access Memory (MERAM) é baseada no controle elétrico do EB exercido por um ME AF. Nesse projeto de pesquisa propomos um estudo aprofundado das propriedades magnéticas e elétricas de nano partículas, cerâmicas e mono cristais de materiais óxidos à base de óxido de zinco (ZnO) puros e dopados/co-dopados com íons Bi, Nb, Al e Y. As nano partículas serão obtidas pelo o método da reação de combustão e/ou de hidrólises forçada e as cerâmicas serão sinterizadas pelo convencional método da reação do estado sólido. Já os mono cristais serão crescidos pelo método de floating zone utilizando um forno de lâmpadas halogênicas. As propriedades estruturais, elétricas e magnéticas dos materiais serão exploradas por técnicas que permitem avaliar a existência simultânea de ordens ferróicas tais como ferroeletricidade (FE) e antiferromagnetismo (AF), e em especial o acoplamento entre as ordens magnética e elétrica denominado de acoplamento magnetoelétrico (ME) que constituem os materiais. Com este projeto, pretende-se aumentar a produtividade dos pesquisadores envolvidos de forma a fortalecer os grupos de pesquisas e programa de pós-graduação envolvidos e promover a fixação de jovens doutores na região centro-oeste. Também contribuirá para a formação de recursos humanos na área de preparação e caracterização de materiais multifuncionais, em destaque a classe dos multiferroicos.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Adolfo Horn Junior

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • uma alternativa ambientalmente correta para a halogenação de hidrocarbonetos saturados inspirada no modo de ação das halogenages/haloperoxidases
  • Neste projeto propõe-se o desenvolvimento de sistemas catalíticos que promovam a halogenação (cloração, bromação) de hidrocarbonetos saturados (alcanos), inspirados no modo de ação das halogenases/haloperoxidases. A proposta envolve o desenvolvimento de processos que podem ser considerados ambientalmente corretos por utilizar compostos menos tóxicos e serem realizados a menor temperatura e pressão, em comparação ao utilizado industrialmente na atualidade, Para atingir esta meta, propõe-se o desenvolvimento de compostos de coordenação de manganês, ferro, cobre e zinco utilizando ligantes tetra e pentadentados. Os compostos, após sintetizados e caracterizados, serão avaliados como catalisadores em reações de halogenação de alcanos cíclicos e acíclicos (cicloexano, n-hexano, metilcicloexano, 1,2-dimetilcicloexano, 1,3-dimetilcicloexano, 2,4-dimetilpentano e norbonano). O sistema halogenante empregará acetonitrila como solvente, o catalisador, o substrato e o agente halogenante. Como agentes halogentes serão investigados: (a) os ácidos tricloroisocianúrico e o tribromoisocianúrico; (b) sais contendo hipoclorito e hipobromito; (c) sais contendo cloreto e brometo na presença de peróxido de hidrogênio. Os sistemas que apresentarem a melhor atividade terão o mecanismo de reação estudos. Para isso, serão realizados estudos utilizando técnicas espectroscópicas/espectrométricas (UV-Vis, RMN, RPE, ESI-MS) visando a identificação de intermediários de reação. Com base na identificação de tais espécies estudos teóricos serão realizados objetivando a obtenção de dados termodinâmicos que validem a proposta mecanística.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022