Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alessandro Silva de Oliveira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • comportamento de consumo de produtos orgânicos no brasil: construção e validação de uma nova escala baseado na tríade atributos-consequências-valores
  • A produção, comércio e consumo de produtos orgânicos no Brasil e no mundo vem crescendo a cada ano e atingindo valores substanciais na economia global. Isso é reflexo de uma nova tendência dos consumidores que buscam melhores hábitos de consumo, produtos menos industrializados, com características mais saudáveis, com o mínimo ou sem conservantes e aditivos químicos e com rastreabilidade. Dessa forma, conhecer o comportamento de consumo de produtos orgânicos, se torna essencial para desenvolver e atender todos os agentes envolvidos nesse grande mercado. Nessa perspectiva, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo elaborar um novo instrumento que irá medir a percepção dos consumidores em relação aos Atributos, Consequências e Valores que os produtos orgânicos transparecem. Através dessa nova escala de medida será testado um novo modelo estrutural baseado na teoria da cadeia de meios-fins onde será possível verificar o impacto que a tríade Atributos, Consequências e Valores pode ocasionar na Avaliação de Pré-Compra e na Intenção de Comprar desses consumidores. Em complemento também será investigado o efeito moderador que a Orientação para a Saúde e as Normas Subjetivas podem ocasionar na relação entre os Valores e a Avaliação Pré-Compra e nos Valores com a Intenção de Comprar. Os resultados, se positivos, podem gerar implicações gerenciais de grande valor na hora de formulações de estratégias de marketing eficazes para o desenvolvimento do mercado de produtos orgânicos. E o novo instrumento validado, poderá ser aplicada em todo território nacional ou em microrregiões, obtendo amostras mais significativas, resultando em informações com maior amplitude de inferência nos futuros estudos de campo e trabalhos acadêmicos/científicos.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alessio Tony Batista Celeste

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • i mostra científica do campus serra talhada
  • Este projeto pretende então realizar pela primeira vez uma mostra de exposição científica e atividades lúdicas multidisciplinar no campus Serra Talhada que envolva o público interno do IF e o público externo das Escolas da Rede Pública de Ensino. Entendemos que a promoção de eventos científicos desta natureza contribui para fortalecer o nosso curso de licenciatura em física e promover a sua divulgação na região e ajudará nossos alunos no processo de construção, elaboração e desenvolvimento de atividades científicas.
  • Instituto Federal do Sertão Pernambucano - PE - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
Foto de perfil

Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • doações eleitorais e distorções nos processos concorrenciais e de preços de bens e serviços nas compras governamentais
  • O objetivo deste estudo é avaliar o impacto de doações eleitorais sobre o favorecimento em compras públicas e sobrepreço nos produtos fornecidos pelas empresas e prestadores de serviços financiadoras de campanhas políticas. Para a realização desta pesquisa serão utilizados dados longitudinais de empresas e prestadores de serviços para as gestões municipais (poderes executivo e legislativo) durante o período de 2004 a 2016, onde o estado da Paraíba será o alvo da investigação tendo em vista a disponibilidade de dados de acesso restrito (como contratos de licitações e notas fiscais eletrônicas). Por sua vez, as estimativas de impacto sobre os valores de contratos serão feitas a partir do estimador de diferenças em diferenças, com controle para a heterogeneidade específica das empresas e com recortes amostrais para corrigir o viés de autosseleção, adicionalmente para testar a robustez será realizada uma análise com regression discontinuity design. Com base nas evidências a serem encontradas, espera-se demonstrar como o atual desenho institucional de financiamento das campanhas políticas no país pode estar associado a práticas de corrupção e vantagens indevidas, bem como subsidiar os órgãos de controle (como Tribunal de Contas e Ministério Público) com informações que possam mitigar tais problemas e, assim, contribuir para reduzir para o desperdício de recursos públicos.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022