Projetos de Pesquisa

 

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Aloisio Santos Nascimento Filho

Engenharias

Engenharia de Energia
  • modelo computacional de análise do mercado brasileiro de biocombustíveis
  • Este projeto tem como objetivo a construção de um modelo computacional de apoio à decisão para o segmento de biocombustíveis. É motivado pelo reconhecimento de demandas do programa RenovaBio do Ministério das Minas e Energias do Brasil. Para este fim, serão avaliadas premissas, regras de comercialização previstas no programa RenovaBio, políticas nacionais, assim como protocolos internacionais de interesse nacional. As fontes de dados utilizadas serão originárias de bases de dados públicas e privadas, disponibilizadas por essas entidades. A construção do modelo computacional estará suportada por teorias da economia aplicada, da física aplicada e da matemática. Por meio dos resultados projetam-se contribuições, como a criação de ferramentas computacionais para tomada de decisões, formação de recursos humanos e publicações dos achados em periódicos qualificados.
  • SENAI - Departamento Regional da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Alsones Balestrin

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • dinâmica colaborativa em ecossistemas de inovação: estudo de casos no brasil, noruega, frança e espanha
  • O foco central da presente proposta visa entendimento de “Ecossistemas de inovação”, especialmente em sua dinâmica de cooperação. A motivação em entender melhor a dinâmica de cooperação e de inovação dentro desses ambientes é gerada pelas evidências empíricas encontradas pelo pesquisador em estudos precedentes, pelo crescente interesse das pesquisas internacionais, pela importância estratégica dos ecossistemas de inovação para o desenvolvimento econômico, social e científico do Brasil. A literatura na área de gestão indica que o atual cenário competitivo, especialmente em indústrias intensivas em conhecimento poderá ser atenuado por aquelas empresas que operam dentro de ambientes de forte dinâmica colaborativa e de imbricação institucional entre diversos atores, como, governo, universidades, empresas e demais entes da sociedade civil organizada. Seja na América do Norte, na Europa, na Ásia ou na América Latina as empresas grandes ou pequenas, sobretudo no contexto de alta tecnologia, escolhem basicamente dois caminhos: estar fisicamente instaladas em um ambiente de inovação regional ou estarem física ou virtualmente conectadas em ambientes de inovação de classe mundial, localizados em outros países. Diante desse cenário, coloca-se como questões para o presente projeto de pesquisa: Quais são as principais características de ecossistemas de inovação no Brasil em comparação aos ecossistemas da Noruega, Espanha e França? Como são estruturadas e desenvolvidas as práticas colaborativas nesses ambientes? Qual o papel das políticas públicas no desenvolvimento de ecossistemas de inovação nesses países? Quais as principais diferenças ou semelhanças na dinâmica de colaboração entre os atores desses ambientes? Como ocorre a governança da cooperação nos ecossistemas estudados? Para responder a esses questionamentos uma das principais lentes teóricas a ser utilizada será a teoria do trabalho institucional, especialmente, por fornecer um arcabouço conceitual que permite entender o papel dos atores (indivíduos, grupos ou organizações) na condução de práticas que promovem a criação, manutenção ou ruptura de novas dinâmicas institucionais em um dado contexto. Assume-se, assim, que o aparato conceitual da teoria do trabalho institucional fornecerá uma perspectiva apropriada para o entendimento da dinâmica de funcionamento dos ecossistemas de inovação, sobretudo em suas dinâmicas colaborativas. Como metodologia, a pesquisa será realizada por meio de estudos de múltiplos casos de ecossistemas de inovação localizados no Brasil, Noruega, França e Espanha. Justifica-se o estudo nesses países por dois fatores centrais: a) no caso dos países europeus, como Noruega, França e Espanha, representam casos de ecossistemas de inovação consolidados e que podem ser muito úteis em uma análise comparativa com os ecossistemas de inovação brasileiros; b) outro elemento importante é a relação de cooperação entre pesquisadores e universidades desses países, o que facilita a coleta e análise de dados. No caso da Noruega, o presente pesquisador participa em um projeto desenvolvido entre as instituições Brasileira (UNISINOS) e Norueguesa (Universidade de Stavanger), no escopo da chamada Capes-SIU 2017 (Programa de Cooperação Brasil-Noruega), cujo título é “Cooperation on Education and Research for the Studies of Innovation Ecosystems (CERSIE)”. Tal projeto tem o objetivo avançar no entendimento dos ecossistemas de inovação no Brasil e na Noruega, por meio de mobilidade de pesquisadores e estudos de casos nos dois países e formação de doutores. No caso da França, o presente proponente está envolvido na cooperação entre a UNISINOS e o Instituto de Administração da Universidade de Poitiers (França), atuando como professor associado há mais de 11 anos e atualmente orientando dois alunos de doutorado em cotutela de tese. Já a cooperação entre UNISINOS e a Universidade Ramon Llull de Barcelona, Espanha, é a mais recente, com o objetivo de estudar o caso do ecossistema de inovação de Barcelona.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Altair Olivo Santin

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • detecção inteligente em tempo real de urls que disseminam imagem de pornografia infantil em vídeos
  • Soluções de segurança para a Internet (Internet Security Suites - ISS) possuem controle paterno que bloqueia conteúdos por idade, origem ou tipo, por exemplo. O problema é que em muitos casos os conteúdos não têm este tipo de rotulação que permite fácil filtragem. Assim, os ISS têm uma listagem de sites que foram rotulados e o controle é feito por URL (Uniform Resource Locator, endereço do site). Porém, o conteúdo fica acessível no lapso tempo entre a divulgação do conteúdo de PI (Pornografia Infantil) numa URL e a identificação do mesmo - após os robôs dos fabricantes de ISS vasculharem a Internet e encontrarem a URL. Além disto, os abusadores sexuais de crianças e adolescentes (ASCA), mudam as URL com os conteúdos de PI com certa frequência para dificultar ainda mais o rastreamento do ISS e diminuir a eficácia de filtragem. Na prática como as redes sociais em geral filtram este tipo de conteúdo, os ASCA usam tais redes apenas como catálogos para anunciar a URL que está com o conteúdo de PI. Neste projeto contribui-se com o desenvolvimento de mecanismo para a detecção inteligente e em tempo real de imagens de PI em vídeos disponibilizado em URLs da Internet. O objetivo é usar computação em nuvem, deep learning e um proxy, para classificar em tempo real as imagens que vão ser consumidas por crianças e adolescentes na navegação na Internet usando celular, computador ou tablet. Este mecanismo também pode ser utilizado em escolas, empresas e demais entidades que não desejam que este tipo de conteúdo chegue a seus domínios. O projeto está sendo desenvolvido em colaboração com Unidade de Repressão aos Crimes de Ódio e Pornografia Infantil da Polícia Federal (URCOP). Serão criadas duas bases de imagem de PI: uma com imagens de PI (que ficará restrita aos computadores da URCOP) e a outra com as mesmas imagens de PI com tarjas, escondendo a genitália da criança/adolescente. Pois, do ponto de vista legal as imagens de PI corretamente tarjadas não infringem as leis que regem o Estatuto da Criança e do Adolescente. Visa-se usar deep-learning para identificar PI em treinamento sem tarja nas dependências da URCOP e comparar os resultados com os obtidos no treinamento usando tarja e com transfer-learning de pornografia. Resultados PRELIMINARES usando transfer-learning identificaram crianças individualmente e com adultos em situação de NPI (não PI) com taxa de acerto de 85,00%, com a inserção da tarja há perda de 6% em relação as mesmas imagens sem tarja. Isto mostra que apesar da tarja fazer parte da imagem, o contexto é bem assimilado e a tarja interfere com influência possível de ser mitigada. Este tipo de resultado traz uma importante contribuição científica e social porque há poucos trabalhos na literatura, devido ao fato de que a posse do conteúdo de PI é crime, mas PI com tarja não infringe a lei. Assim, o resultado deste trabalho contribui para que seja possível termos base de PI tarjadas e facilitar a reprodutividade de trabalhos relacionados e o desenvolvimento de mais trabalhos para identificar este tipo de conteúdo. Além dito, este projeto consegue rotular em tempo real conteúdos de PI que não foram rotulados pela polícia e/ou ISS. Como resultado de nossa proposta, além de bloquear o conteúdo imediatamente para quem está usando o nosso proxy, ainda podemos avisar a polícia e a ISS que novos conteúdos estão sendo disponibilizados independentemente de qual seja a URL de origem, mesmo que esta seja alterada. Este tipo de rotulação pode também auxiliar a polícia em operações de busca e apreensão e identificação de ASCA, pois amplia os mecanismos que existem atualmente, baseado principalmente na identificação de hash criptográficos que devem ser conhecidos a priori.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Altamira Pereira da Silva Reichert

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • vigilância do desenvolvimento e a caderneta de saúde da criança: caminhos para a promoção da saúde infantil
  • O desenvolvimento infantil adequado é considerado elemento básico para a saúde da população em geral, tendo impacto futuro, inclusive, no desenvolvimento econômico de uma nação. Portanto, crianças que não atingem seu potencial para o desenvolvimento provavelmente se tornarão adultos pouco produtivos economicamente. Ademais, crianças que não são estimuladas adequadamente sob o aspecto físico, mental, cognitivo e social-emocional, terão consequências futuras para sua saúde, no rendimento escolar, comportamentos delinquentes e desemprego. Portanto, a primeira infância tem se mostrado a janela de oportunidades para mudanças significativas com relação ao retorno de investimento de políticas e práticas que visam otimizar o desenvolvimento infantil e ajudar as crianças a serem bem-sucedidas na vida. Uma das ações de acompanhamento e monitoramento da criança são as ações de Vigilância do Desenvolvimento Infantil, que devem ser iniciadas desde o nascimento, visto que a fase de 0 a 3 anos representa um período oportuno e ideal para intervenções que previnam alterações no desenvolvimento infantil. A vigilância do desenvolvimento infantil compreende todas as atividades relacionadas à promoção do desenvolvimento normal e à detecção de problemas no desenvolvimento, na atenção primária à saúde da criança. É um processo contínuo, flexível, envolvendo informações dos profissionais de saúde, pais, professores e outros. Contudo, apesar de a vigilância do desenvolvimento ser considerada uma prioridade dentre as ações básicas preconizadas pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, ainda são observados obstáculos que impedem a sua implementação de forma efetiva, tornando a rotina e os resultados dessa prática frágeis em algumas localidades brasileiras, a exemplo do Nordeste. De acordo com as diretrizes de atenção à saúde da criança, a vigilância do desenvolvimento infantil contempla ações relacionadas à avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil; verificação de presença de fatores de risco para o desenvolvimento; à busca de opinião das mães sobre o desenvolvimento do seu filho; à verificação da maneira como a mãe/cuidador e familiares, em geral, se relacionam com a criança e, por fim, os registros e interpretação dos achados na Caderneta de Saúde da Criança. Esta, se destaca como o principal instrumento para a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, proporcionando avaliação e seguimento do estado de saúde da criança, identificação precoce das alterações registradas, e a longitudinalidade do cuidado. No entanto, apesar do compromisso com a vigilância do desenvolvimento infantil a partir da obrigatoriedade do registro na caderneta pelos profissionais que atuam em unidades básicas de saúde, os progressos praticamente têm sido insignificantes, com falhas nos registros na caderneta da criança, conforme evidenciam estudos. Assim, este estudo tem como objetivo geral investigar as ações de vigilância do desenvolvimento infantil de crianças atendidas na Estratégia Saúde da Família e a utilização e registro das informações na Caderneta de Saúde da Criança pelos profissionais de saúde. Compreende um projeto amplo que será desenvolvido por vários atores envolvidos com o ensino de graduação e pós-graduação stricto sensu. Por isso, a natureza dos subprojetos vai variar conforme o estudo e sua complexidade, incluindo abordagens quantitativas e qualitativas, a serem realizados nas Unidades de Saúde da Família. A população será compreendida por profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família, como também, mães de crianças menores de três anos, residentes em áreas cobertas pelas Unidades de Saúde da Família. Para análise qualitativa, serão utilizados os passos propostos por Minayo e, na quantitativa, o estudo será desenvolvido mediante análise da caderneta de saúde de criança menores de três anos de idade, com dados tabulados e analisados no Programa Statistical Package Social Science (SPSS), versão 20.0 for Windows e analisados a partir de estatística descritiva, calculando a frequência absoluta (n) e a relativa (percentual) das variáveis, média, desvio-padrão e testes estatísticos. Espera-se contribuir com a compreensão da caderneta como um instrumento da vigilância do desenvolvimento infantil e trazer elementos ao debate que desencadeiem a reflexão por parte dos profissionais de saúde a respeito da importância da caderneta no acompanhamento de saúde da criança nos serviços de atenção primária. Acredita-se que a produção científica vinculada a este projeto poderá subsidiar a constituição de saberes e práticas que incorporem às ações dos profissionais de saúde uma nova forma de cuidar de crianças, contribuindo para a promoção da saúde e desenvolvimento infantil. Também se espera contribuir com a formação de recursos humanos em saúde, para a produção do conhecimento na saúde da criança e ampliação da relação entre a academia e os serviços de saúde.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Altemar Lobão de Sousa Junior

Outra

Divulgação Científica
  • i mostra cajazeirense das ciências exatas das escolas públicas
  • A presenta proposta visa a realização de uma Mostra de Ciências Exatas destinada a alunos do ensino fundamenta II ou do Ensino Médio que estudam em escolas públicas na cidade de Cajazeiras/PB, município do alto sertão paraibano que é polo regional de ensino. A proposta tem por objetivo incentivando nos estudantes o interesse pela Ciência e pela Pesquisa.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020