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Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Fundação Museu do Homem Americano
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Fundação Oswaldo Cruz Piauí
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Fundação Rondônia
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Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
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Instituto Adolfo Lutz
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Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
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Instituto de Pesquisa e Educação Científica
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Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal Fluminense
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Currículo
Título do Projeto:
as múltiplas faces do carbono orgânico e metais no ecossistema subantártico: variabilidade espaço-temporal, conexões com fatores ambientais e a transferência entre compartimentos (carbmet)
Resumo:
A região da Península Antártica é considerada uma das poucas áreas relativamente preservadas do planeta, constituída de sistemas ecológicos e criosféricos capazes de responder de forma dinâmica a mudanças ambientais ocorridas em escala local e global. Estas características garantem um elevado grau de especificidade quanto aos processos de distribuição de carbono e elementos-traço desde a porção continental, passando pela coluna dágua e suas condicionantes físicas, químicas e biológicas, até os sedimentos de fundo. Neste contexto, a compreensão dos processos biogeoquímicos marinhos polares envolvendo a distribuição e composição da matéria orgânica dissolvida, particulada e sedimentar, e de metais-traço e Fe frente à diferentes escalas temporais (semanas, meses e anos) é de alta prioridade e potencialmente capaz de auxiliar na compreensão de alterações ambientais locais, resultantes não apenas da componente climática, mas também da interferência antropogênica. O estudo das características ambientais locais e como essas vêm sendo alteradas em diferentes escalas de tempo pode fornecer pistas valiosas sobre o comportamento do ambiente subantártico em um cenário futuro. Assim, este projeto pretende contribuir para a elucidação das múltiplas faces do carbono orgânico e de elementos metálicos no sistema subantártico frente às mudanças climáticas globais, à interferência antrópica local e de longa distância e às conexões com fatores ambientais, à variabilidade espaço-temporal destes parâmetros e à transferência de material orgânico e inorgânico entre compartimentos da hidrosfera marinha antártica. Para isso, serão caracterizadas as fontes biogênicas e antrópicas dos componentes orgânicos e inorgânicos em amostras de material particulado em suspensão (MPS), sedimentos superficiais e na fase dissolvida de diferentes regiões da Baía do Almirantado, Ilha Rei George, através da determinação de multiproxy ambientais e contaminantes orgânicos, a fim de relacionar os resultados obtidos às mudanças ambientais no ciclo biogeoquímico do carbono orgânico local em uma determinada escala de tempo. O planejamento amostral e laboratorial irá contemplar a coleta de amostras de MPS e sedimentos superficiais, bem como a instalação de amostradores passivos na Baía do Almirantado para a determinação dos níveis e a distribuição espaço-temporal de contaminantes orgânicos (hidrocarbonetos alifáticos e policíclicos aromáticos), poluentes orgânicos persistentes e emergentes (pesticidas organoclorados, bifenilas policloradas, retardantes de chama, produtos farmacêuticos e de cuidados pessoais), indicadores geoquímicos (COT, NT, PT, d13C, d15N, granulometria), marcadores moleculares da origem da matéria orgânica (n-alcanos, isoprenóides, terpenóides, álcoois e ácidos graxos, esteróis, cetonas de cadeia longa), indicadores químicos do aporte de esgotos (esteróis fecais, LABs); elementos metálicos (Fe, Cd, Co, Cr, Cu, Ni, Pb, Se, V, Zn, entre outros), e; assembléia de foraminíferos planctônicos e bentônicos. Os resultados a serem obtidos devem apresentar relevância ao estado da arte a nível internacional, gerando produtos de qualidade superior a fim de alavancar o Programa Antártico Brasileiro a um nível de protagonismo científico frente as demais comunidades de pesquisa antártica no Cone Sul e de destaque em áreas específicas do conhecimento na comparação às principais potências da pesquisa antártica mundial. O projeto contribuirá para a consolidação de grupos emergentes em geoquímica orgânica (LaGPoM/UFPR) e inorgânica antártica (LabQIM/USP) e nucleação de novos centros promissores de pesquisa polar (UFBA, UFSC, UFS) em diferentes regiões do Brasil, agregando pesquisadores de instituições da região nordeste (UFS e UFBA) e sul (UFSC), onde potenciais pesquisadores antárticos estão iniciando suas pesquisas. A integração das informações geradas nas múltiplas temáticas do projeto contribuirá para a compreensão do ciclo do carbono natural e antrópico no ambiente subantártico com ênfase nas mudanças ambientais regionais e globais, o impacto destas mudanças sobre ecossistemas antárticos em consonância com objetivos específicos dentro do plano de ação (2013-2022) do PROANTAR, no que diz respeito aos Efeitos das Mudanças Climáticas na Biocomplexidade dos Ecossistemas Antárticos e suas Conexões com a América do Sul e Mudanças Climáticas e o Oceano Austral.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
25/12/2018-30/06/2024
Cesar Leandro Schultz
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vulcanismo, aquecimento global e a maior extinção de todos os tempos: registros geocronológicos, magnetoestratigráficos e bioestratigráficos do intervalo permiano-triássico no sul da bacia do paraná
Resumo:
O final do Permiano e o Triássico foram momentos chaves para a evolução da Vida, incluindo a maior extinção da história e o surgimento da Fauna Moderna de vertebrados que existe hoje. A sucessão sedimentar depositada neste intervalo de tempo, na Bacia do Paraná, revela 3 intervalos biocronoestratigráficos principais: Neopermiano-Eotriássico, Mesotriássico e Neotriássico. Nesse período, a sedimentação foi entremeada por níveis de cinzas vulcânicas relacionadas ao Ciclo Orogênico Gondwanides que ocorreu na margem SW da Gonwana em duas fases distintas: San-rafaélica (358-251 Ma) e de Colapso Extensional (250-200 Ma). Este vulcanismo, por sua vez, parece estar relacionado a eventos climáticos extremos, num progressivo aquecimento global, que levaram a uma série de extinções e repovoamentos dos ecossistemas. Além disso, impactos de meteoritos registrados na região Sul, como os astroblemas do Cerro do Jarau (RS), Vargeão (SC) e Vista Alegre (PR) podem estar relacionados ter influenciado as extinções. As limitações das informações cronoestratigráficas da correlação (ou não) entre vulcanismo, impactos extraterrestres, mudanças climáticas e extinções ainda não foram devidamente estudadas sob os pontos de vista bioestratigráfico, geocronológico e paleomagnético. Somente com a obtenção deste conjunto de dados será possível entender como ocorreu a evolução da Bacia no contexto tectônico do SW do Gondwana e de outras bacias pangeicas, de modo a distinguir entre causas e efeitos regionais de outros de abrangência global. Para tanto, pretende-se realizar a prospecção e coleta de mais fósseis, obter novas idades absolutas (razões U-Pb em zircão detrítico - LA-ICPMS, SHRIMP), dados paleomagnéticos inéditos e análises isotópicas (de C e O) em rochas e fósseis. Desse modo, busca-se contribuir para um melhor entendimento de como os eventos climáticos extremos ocorridos no Permiano e Triássico atuaram sobre os ecossistemas terrestres, num cenário de aquecimento global extremo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
14/02/2022-28/02/2025
Cesar Lignelli
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dicionário de sonoridades no teatro: terminologias e conceitos
Resumo:
As Sonoridades no Teatro - consideradas como voz, palavra (falada e cantada), música e sonoplastia presentes no tempo e espaço cênicos - são indissociáveis das Artes Cênicas, mesmo na ausência de algumas dessas instâncias, independentemente do tempo histórico, das técnicas, estéticas e tecnologias disponíveis para tal. Dado o potencial interdisciplinar do objeto deste projeto, atesta-se a existência, em vários dicionários dedicados ao Teatro, à Música e ao Canto, de entradas ou verbetes como Voz, Sonoplastia, Teatro Musical e outros afins. No entanto, não foi encontrado em português, inglês, italiano e francês nenhum dicionário com escopo que abarque terminologias e conceitos relacionados diretamente às Sonoridades no Teatro. Esse cenário, de presença inerente por um lado e de ausência por outro, impulsiona a proposta deste projeto de pesquisa que consiste em desenvolver um Dicionário de Sonoridades no Teatro. Para a operacionalização da primeira fase (36 meses) do projeto será realizado um estudo exploratório que envolverá o desenvolvimento de distintas ações e etapas que consistem sinteticamente em: 1) Realizar a pesquisa terminológica e conceitual relativa às sonoridades no teatro. 2) Ampliar a rede de professores de voz e de música dos cursos de Artes Cênicas das IES e IFs integrada ao projeto. 3) Redigir os verbetes coletivamente em formato de artigos curtos. 4) Publicar o dicionário em português e inglês. 5) Promover o lançamento do dicionário em IES e associações nacionais e internacionais interessadas em seu objeto. Para viabilizar pesquisa desta envergadura contamos principalmente com professores e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003), com a Equipe Central de 11 docentes de 11 IES cadastradas no projeto e com o apoio da Rede Voz e Cena (hoje com aproximadamente 80 professores e pesquisadores de voz e música para a cena das cinco regiões do país, que se reúnem regularmente desde 2011).
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
21/03/2022-31/03/2025
César Ricardo Teixeira Tarley
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de sensores eletroquímicos e fotoeletroquímicos empregando plataformas baseadas em materiais nanoestruturados associados com polímeros molecularmente impressos e cerâmicas condutoras
Resumo:
As Ciências Analíticas associada com a área de Química de Materiais tem contribuído sobremaneira para atender as demandas por novas tecnologias de análises químicas, o que reforça importância de trabalhos multidisciplinares. Notadamente, quando o fator preponderante para o desenvolvimento de métodos analíticos é o custo, a versatilidade e a portabilidade, as técnicas eletroanalíticas ganham destaque. Contudo, o desenvolvimento de métodos eletroanalíticos requer a construção de novos sensores modificados com diferentes materiais capazes de propiciar melhorias em termos de seletividade e sensibilidade. O presente projeto tem como objetivo principal investigar novos dispositivos analíticos baseados em sensores eletroquímicos e fotoeletroquímicos. Serão utilizados sensores impressos, dada a característica de portabilidade das medidas, modificados com nanopartículas catalíticas, como quantum dots de grafeno, e nanopartículas metálicas. Para os sensores fotoeletroquímicos, serão avaliadas junções de semicondutores fotoativos como BiVO4, CeO2, ZnO e CdS. A seletividade dos dispositivos de análise será garantida pela integração de polímeros moleculamente impressos (MIP) com as nanopartículas catalíticas e aos materiais fotoativos. A inovação do projeto está pautada na abordagem inédita da síntese dos materiais e integração com os MIP e, portanto, permitirá a difusão do conhecimento com maior propriedade científica. Estudos de cerâmicas condutoras preparadas via pirólise de polímeros inorgânicos e orgânicos dopadas com boro como novos materiais eletródicos também contemplam a inovação do projeto. Além disso, os dispositivos serão aplicados para determinação de substâncias de interesse clínico e ainda pouco investigadas, como a sarcosina em amostras de urina, um biomarcador de câncer de próstata; substâncias de interesse ambiental, como os agentes antimicrobianos e esteróides e, substâncias de interesse forense, como as drogas sintéticas piperazinas e catinonas sintéti
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Cesar Romero Amaral Vieira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a ação do município na modernização educativa: piracicaba no início da primeira república (1890-1910)
Resumo:
Nas duas primeiras décadas republicanas, o município de Piracicaba destaca-se entre os mais representativos do estado de São Paulo em matéria de educação, em um contexto em que o ideal de instrução se fortalece orientado por concepções de mundo que buscam definir novos hábitos em um discurso que articula escolarização e civilização. Este projeto objetiva reconstruir, analisar e dar a conhecer a ação do município de Piracicaba na estruturação, manutenção e expansão de instituições educativas neste período. Há uma série de documentos oficiais, notícias veiculadas nos jornais locais e literaturas da época que apresenta indícios de que a preocupação com o avanço do programa de instrução pública era o motor principal que impulsionava àqueles que estavam comprometidos com o processo de emancipação da nação, por meio da vulgarização do ensino público. Buscar-se-á compreender a ação do município no processo de expansão escolar considerando não somente os fatores macros, advindos do contexto das relações com o estado, nem somente os micros, circunscritos basicamente nas relações intramuros das instituições. Mas em toda a sua complexidade pluridimensional, o que exigirá o cruzamento de informações muito diversificadas numa postura de caráter interdisciplinar, para vencer os desafios propostos por um tipo de visão linear, que ignora os conflitos e resistências entre os diversos atores do processo. Olhar para a ação do município de Piracicaba na educação a partir desta perspectiva é questionar o papel das elites locais, organizações sociais e religiosas neste processo nos primeiros anos da República (1890-1910), analisando de que maneira suas ações ocupam um espaço vazio deixado pelo governo estadual ou o completa, permitindo assim obter ganhos econômicos e políticos para os que as realizam. Almeja-se com a realização desta pesquisa colaborar com as investigações sobre a ação dos municípios na educação no estado de São Paulo e, em particular, do município de Piracicaba.
Instituição/UF/País:
Universidade Metodista de Piracicaba - SP - Brasil
Vigência:
23/03/2022-31/03/2025
Cesar Ulisses Vieira Verissimo
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
geoarqueologia - estudo de estabilidade, alteração, gênese e conservação dos painéis de arte rupestre em sete cidades, pi
Resumo:
O Parque Nac.de Sete Cidades é constituído predominantemente por afloramentos de arenitos devonianos (Fm Cabeças), cujo nome foi atribuído pela existência de sete agrupamentos principais de rochas separados entre si, cada um considerado uma cidade. O relevo é típico do intemperismo e erosão de Bacias Sedimentares, com os planaltos tabulares erodidos e dissecados em mesas e morros de formas cônicas e tabulares. Na superfície predominam feições ruiniformes imitando formas que guardam semelhança com pessoas, animais e coisas. O interior do Parque abriga um grande acervo de registros arqueológicos, notadamente pinturas rupestres realizadas em pontos de erosão alveolar, abrigos e paredões nos arenitos paleozóicos. Os grafismos são atribuídos em sua maioria à tradição Agreste, representada principalmente pelos grafismos puros, lagartos, antropomorfos e carimbos de mãos em variadas tonalidades de vermelho. A data da elaboração das pinturas é correlacionada às existentes na Serra da Capivara, para os quais as inscrições datam entre 6.000 e 2.000 AP. Este patrimônio pré-histórico encontra-se em avançado estado de degradação. Através do proj. P.421437 CNPq/ICMBio, foi realizado o levantam. aerofotogramétrico de toda área de Sete Cidades incluindo os principais sítios arqueológicos abertos à visitação. A partir da análise das imagens foram identificadas 4 famílias de fraturas, 2 delas influenciando na dissecação dos vales e recuo lateral das vertentes através de mecanismos de ruptura e tombamento de blocos. Ocorrem também desplacamentos e quedas controlados pela instersecção entre fraturas subv. e planos de estratificação subhorizontais. Constituem os principais objetivos do projeto: 1. Estudar os condicionantes de estabilidade e erosão dos arenitos; 2. Estabelecer a cronologia dos ciclos de erosão/deposição e sua assoc. c/ registros de cultura material arqueológica relacionada a Tradição Agreste; e, 3. Propor medidas de preservação/proteção do patrimônio arqueológico existent
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
04/04/2022-30/04/2025
Cezar Karpinski
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Informação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
patrimônio bibliográfico nacional: preservação e difusão em santa catarina
Resumo:
Pesquisa sobre Patrimônio Bibliográfico Nacional (PBN) custodiado em Santa Catarina (SC), motivado pela falta de uma ação integrada de levantamento, diagnóstico, tratamento e difusão. Partindo do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR), o objetivo geral é o de analisar os acervos que constituem o PBN custodiado em dez instituições catarinenses catalogadas no PLANOR. Especificamente se objetiva: a) inventariar o quantitativo, tipologia, datação e condições de acesso do PBN custodiado em SC; b) descrever o estado de conservação e a forma de acondicionamento das obras catarinenses consideradas PBN; c) oferecer, via Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos da Universidade Federal de Santa Catarina (LABCON/UFSC), restauração de 10 obras em estado crítico de conservação (uma de cada instituição); d) planejar ações conjuntas para preservação e difusão do PBN em SC. Teoricamente, a pesquisa está embasada na força catalizadora do conceito de Patrimônio atrelado ao objeto documental Livro raro. Em termos metodológicos, trata-se de pesquisa aplicada, qualitativa e de caráter exploratório e descritivo. Os procedimentos técnicos são de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, este desenvolvido pelo Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e Grupo Focal. Os instrumentos de coleta de dados são: planilhas do Microsoft Excel para a etapa bibliográfica; observação participante (com diário de campo) e questionário para o DRP; reuniões técnicas (com roteiros) e seminários para o grupo focal. Resultados esperados: ampliação da capacidade laboratorial do LABCON/UFSC; inventário das obras de PBN custodiadas em SC; protocolos de segurança para manuseio e transporte de livros raros em SC; diagnóstico de conservação ambiental e documental das instituições e coleções pesquisadas; restauração de 10 livros; instrumento de pesquisa para recuperação da informação e difusão do acervo localizado/analisado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Charbel Nino El Hani
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inct em estudos interdisciplinares e transdisciplinares em ecologia e evolução (in-tree)
Resumo:
A Plataforma Carlos Chagas apresentou instabilidades durante todo o processo de entrada dos dados, perdendo e misturando informações de diferentes campos (e.g. a ordem e as informações das metas), até o dia final da submissão. É fundamental que os árbitros examinem o arquivo PDF anexado, onde as informações do projeto estão colocadas de modo correto. Na plataforma, foram perdidos dados até o último dia, sendo impossível reorganizá-los a tempo de submeter a proposta. A concepção e proposta do INCT IN-TREE são aderentes aos objetivos e adequados aos requerimentos da Chamada. O IN-TREE visa produzir e investigar a produção de conhecimento inter- e transdisciplinar em ecologia e evolução a partir da interação entre pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros e setores da sociedade brasileira, como órgãos ambientais e escolas. Com isso, atuará na fronteira do conhecimento, impactando de modo relevante esses campos científicos e contribuindo para a solução de problemas nacionais em áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas de meio ambiente, C&T&I, educação e extensão universitária, e relacionadas a pelo menos dois dos temas estratégicos do edital. O IN-TREE inclui 154 pesquisadores e técnicos ambientais (20 deles bolsistas PQ do CNPq) de 49 laboratórios de 11 instituições brasileiras, principalmente do Nordeste, vinculados a 26 programas de pós-graduação (dos quais 10 possuem conceito entre 5 e 7) e 45 pesquisadores estrangeiros de 14 países. Assim, a proposta contribuirá para reduzir desequilíbrios regionais do desenvolvimento científico e ampliar processo de internacionalização. A experiência e complementaridade de competências da equipe associada ao tema do IN-TREE torna a proposta competitiva nos contextos nacional e internacional e adequada às abordagens inter- e multidisciplinares necessárias à solução de problemas complexos. O proponente, bolsista Pq1B do CNPq, é membro da Academia Baiana de Ciências, do Comitê Assessor da área de Educação do CNPq e foi membro da Câmara Interdisciplinar da FAPESB. Com ampla experiência em atividades inter- e transdisciplinares, lidera projeto apoiado pelo Programa PRONEX CNPq/FAPESB, centrado na integração entre ecologia, modelagem, epistemologia e interação com a sociedade, e que representa a nucleação central da presente proposta. Aquele projeto levou, de 2009 a 2014, à produção de 86 artigos e capítulos de livros e ao registro de 9 softwares. A vice-coordenadora, bolsista Pq1D, também possui experiência na coordenação de grandes projetos com atuação inter e transdisciplinar. A Universidade Federal da Bahia é adequada para sediar o IN-TREE. Ela figura entre as 15 mais importantes do Brasil em rankings que consideram atuação em C&T&I e formação de recursos humanos. De 1980 a 2007, sua produção científica aumentou 11 vezes enquanto a média brasileira foi de 9 vezes. Em 2012 estudantes da UFBA receberam 12.041 bolsas acadêmicas. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA, com Mestrados Acadêmico e Profissional e Doutorado, conceito 6 da CAPES (o mais alto para o Norte e Nordeste na área da Ecologia) possui vínculo direto com o IN-TREE. A UFBA possui ainda um Núcleo de Inovação Tecnológica, cuja coordenadora participa deste INCT. Além disso, a UFBA entrará com uma contrapartida relevante para a implementação do INCT: além das instalações de 23 laboratórios (ca. R$ 1,15 milhão em instalações físicas) e de equipamentos e mobiliário num valor de cerca de R$ 2,39 milhões, fornecerá apoio técnico-administrativo ao INCT. A rede de laboratórios associados ao IN-TREE desenvolverá 13 projetos temáticos (PT), abordando questões de pesquisa na fronteira do conhecimento em ecologia e/ou evolução a partir de uma diversidade de abordagens, incluindo: (a) procedimentos empíricos (de laboratório e de campo; mensurativos e manipulativos) e teóricos (modelagem conceitual, matemática, computacional, estatística, evolutiva) com foco em métodos, substâncias/moléculas, genes, fisiologia, desenvolvimento, indivíduos, comportamentos, plasticidade fenotípica, populações, filogenias, interações ecológicas, comunidades, ecossistemas, propriedades dos ecossistemas, serviços ecossistêmicos, sistemas socioecológicos, e impactos; (b) métodos relacionados às áreas da epistemologia, ética, educação, sociologia, antropologia, comunicação e economia; (c) metodologias participativos relacionadas à interação com a sociedade. Além disso, serão desenvolvidos cinco projetos integradores (PI), transversais aos projetos temáticos, que estimularão as equipes dos PT a adorar perspectivas inter- e transdisciplinares nos campos da modelagem, epistemologia/ética, interação com sociedade, comunicação e inovação. Uma série de estratégias, que incluem a atuação do Comitê Gestor, o uso de tecnologias de informação e comunicação, seminários, estabelecimento de comitês interdisciplinares de orientação e promoção de cursos serão adotadas pelo IN-TREE para catalisar a atuação interdisciplinar e transdisciplinar dos laboratórios. O IN-TREE possui um conjunto de ações de interação da sociedade que, para além da divulgação e popularização da ciência, estabelecerão estratégias de envolvimento de setores da sociedade na produção de conhecimento voltado para a solução de problemas, contribuindo para a implementação de políticas públicas e para o desenvolvimento social. Conta ainda com um PI especialmente voltado à prospecção de produtos e processos do Instituto que configurem inovação tecnológica e para criação de uma cultura de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O orçamento e cronograma de execução apresentados são consistentes com as demandas para que se cumpram as 28 metas de curto, médio e longo prazo nos prazos previstos. A proposta apresenta um conjunto de indicadores de acompanhamento que permitirão aferir os impactos alcançados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
23/11/2016-30/11/2024
Charles dos Santos Guidotti
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xiii mostra de ciências e do conhecimento de santo antônio da patrulha
Resumo:
A Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha (MCCSAP) é um movimento anual, de incentivo a meninos e meninas da Educação Básica para a atividade científica, cultural e tecnológica. Desde 2009 a MCCSAP assume um importante papel social, fomentando na cidade de Santo Antônio da Patrulha (SAP) a criatividade e a reflexão em estudantes e professores da Educação Básica, por intermédio do desenvolvimento de projetos investigativos, nos diferentes campos do saber. No contexto da MCCSAP são desenvolvidas inúmeras atividades, durante o ano, de incentivo à cultura científica, tais como: palestras, oficinas, minicursos e visitas técnicas para professores, gestores e estudantes da Educação Básica. A MCCSAP é resultado da parceria entre Universidade Federal do Rio Grande campus SAP (FURG-SAP) e Secretária Municipal de Educação de SAP (SEMED), mas principalmente do entrelaçamento entre professores da universidade, professores da Escola, estudantes da FURG-SAP e estudantes da Educação Básica, desse modo, constituindo-se em um espaço-tempo de aproximação entre universidade e escola. Desde 2009, o projeto tem revelado novos talentos e gerado oportunidades formativas a todos envolvidos, tornando a MCCSAP um dos principais eventos da cidade de Santo Antônio da Patrulha.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
12/01/2021-31/01/2023
Charles dos Santos Guidotti
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xiv mostra de ciências e do conhecimento de santo antônio da patrulha
Resumo:
O projeto da XIV Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha (XIV MCCSAP), busca incentivar o desenvolvimento de projetos científicos, culturais e tecnológicos desde os primeiros anos escolares, através da criação de espaços e tempos de interação entre universidade e escola, estimulando o interesse de estudantes e professores pela pesquisa e estudos das Ciências de forma criativa, crítica e inovadora. O referido projeto, vinculado ao Instituto de Matemática Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e coordenado pelo grupo de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI), promove desde 2009 na cidade de Santo Antônio da Patrulha - RS atividades formativas com professores, gestores e estudantes da Educação Básica com vista a realização de Feiras e Mostras científicas. Enquanto projeto de extensão, assumimos a Mostra de Ciências e do Conhecimento como um empreendimento técnico-científico-cultural que estabelece o inter-relacionamento entre universidade, escola e comunidade. Registramos a extensão como um dos pilares da Universidade e que essa possibilita a interação e recriação de saberes com a comunidade, através de ações fundamentalmente dialógicas e interdisciplinares, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. Neste sentido, a MCCSAP é resultante, principalmente, do entrelaçamento entre professores e estudantes dos cursos de Licenciatura e pós-graduação da FURG e professores e estudantes da Educação Básica, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Além dos processos formativos instaurados com professores da Educação Básica, são promovidas atividades com crianças e jovens em torno de temas da Ciências e Tecnologia, com o propósito de divulgar e popularizar a ciência estimulando e valorizando a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
09/12/2021-31/12/2023
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