Projetos de Pesquisa

 

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Sergio Silva Braga Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • “não troco esta marca por nada!”. a influência do greenwashing no amor à marca
  • Com o aumento do consumo a da atenção para os produtos verdes nas últimas décadas, as organizações passaram a promover a si mesmas, ou diretamente seus produtos e serviços como sendo verdes para carregar uma imagem social e ambientalmente correta e assim, atrair um segmento de consumidor que está em crescimento. Consequentemente, aumentou a disponibilidade desses produtos no varejo supermercadista. No entanto, grande parte dos produtos divulgados como verdes possuem algum elemento caracterizado como greenwashing (maquiagem verde). Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é avaliar a influência da prática do greenwashing sobre a marca e sobre o produto quando o consumidor percebe que existe tal prática. Sob este enfoque serão avaliadas as características dos produtos que possuem greenwashing no varejo, para assim identificar quais são percebidas pelos consumidores, e como isso influencia em sua confiança na marca e no produto da marca. Para a verificação do objetivo proposto, será realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, por meio de um survey junto a uma amostra a ser definida e coletada por meio de formulário eletrônico e por meio de abordagem direta na saídas de supermercados no Estado de São Paulo. Nestes dois tipos de abordagem para coleta de dados, espera-se avaliar se existe diferença nas respostas dos consumidores. Com os dados coletados, a análise será realizada utilizando a modelagem de equações estruturais por meio do software SmartPLS 2.0 M3. Após o ajuste do modelo final gerado por meio da modelagem de equações estruturais, será proposto um modelo computacional de medida que incorpora técnicas de lógica fuzzy para diminuir a incidência de incerteza em processos de análises de decisão facilitando assim, a tomada de decisão. O sistema baseado em regras fuzzy permite manejar eficazmente as incertezas e variações dos dados, pois, mede as relações entre diversas variáveis, permitindo mensurar, analisar e interpretar o comportamento do consumidor e sua percepção ante o greewashing. A utilização da combinação desta duas metodologias, pode auxiliar na análise e determinação do grau de influência do greenwashing na marca, ajudando as empresas a realizar previsões futuras sobre o comportamento do consumidor para seus produtos, sobre suas estratégias de marketing.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Sérgio Tosi Rodrigues

Ciências Sociais Aplicadas

Desenho Industrial
  • ergonomia cognitiva do uso de relógio inteligente durante condução simulada de automóvel: movimento dos olhos e desempenho de motoristas experientes e novatos
  • O relógio inteligente é um novo tipo de eletrônico para o punho com funcionalidades idênticas as de um celular, que também é utilizado por motoristas durante a tarefa de condução do veículo, representando uma nova forma de distração do motorista e risco aumentado de acidentes no trânsito. O objetivo do presente projeto foi determinar o efeito do uso de relógio inteligente sobre motoristas experientes e novatos durante a condução simulada de automóvel, na tarefa de seguir o automóvel à frente, através da análise de movimento dos olhos, da cabeça e do desempenho na condução. Vinte motoristas experientes (EXP) e vinte motoristas novatos (NOV) realizaram a tarefa de seguir um carro à frente por um percurso de 2 km em quatro condições: somente seguir o carro (CAR), seguir o carro e receber uma notificação de texto no relógio inteligente (NOT), seguir o carro que freará de modo inesperado e brusco (FRE) e seguir o carro que freará de modo inesperado e brusco e, adicionalmente, receber uma notificação de texto (FNOT). Os dados do olhar, da cabeça e do desempenho na condução do automóvel foram submetidos à análise de variância de grupo (EXP, NOV) por condição de freada (CAR, FRE) por condição de notificação (NOT, FNOT) por tentativa (1, 2, 3).
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Sergio Tulio Neuenschwander Maciel

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • farejando com os olhos: como o movimento dos olhos determina a dinâmica neuronal em v1
  • Processos rítmicos parecem essenciais para o controle de informação nos sistemas sensoriais (Schroeder et al., 2010). No bulbo olfatório, oscilações neuronais apresentam relações-de-fase precisas com o ciclo-respiratório (4 - 12 Hz). Surpreendentemente, esses sinais sincrônicos podem coordenar a atividade neuronal de áreas do cérebro muito além das vias olfativas, como o córtex do barril, o córtex pré-frontal e o hipocampo (Moberly et al., 2018). No sistema visual, os movimentos sacádicos dos olhos parecem contribuir, da mesma forma que o ciclo-respiratório, com uma dinâmica temporal bem-estruturada, otimizada para o processamento visual (Otero-Millan, 2008). Neste sentido talvez não seja uma surpresa saber que a atenção visual também opera com um ritmo basal de 8 Hz, como sugere os estudos recentes de Landau e colaboradores (2015). É bem possível que no córtex visual, como no hipocampo, ritmos lentos na faixa de frequências teta determinam a dinâmica neuronal na faixa gama, que sabidamente tem um papel fundamental no processamento atencional (Bosman et al., 2012; Fries, 2015). Até agora, os estudos da dinâmica cortical foram limitados a paradigmas clássicos de atenção encoberta baseados em estímulos visuais artificiais simplificados, como as grades em movimento (Fries, 2015). Pouco se sabe sobre os processos de atenção durante condições naturais. No presente estudo no córtex visual do macaco, propomos atacar precisamente este problema com um paradigma que agrega a observação livre de cenas visuais e eventos capazes de gerar respostas de orientação precisas. Registros simultâneos da atividade neuronal (potenciais de ação e potencial de campo local) serão feitos nas áreas V1 (área visual primária) e V4 de capuchinhos (Macaco-Prego, Spajus libidinosus), durante diferentes estratégias visuais: (1) observação livre de objetos reais ou filmes e cenas estáticas apresentadas em uma tela de computador; (2) observação livre de sequências contendo eventos de sinalização (bottom-up attention); e (3) tarefas de busca visual (detecção de um objeto alvo embutido em um conjunto de objetos distratores exibido na tela do computador, top-down attention). Estímulos serão apresentados durante longos períodos de tempo (100 segundos) para evitar efeitos da repetição de ensaios no comportamento exploratório. Ao longo dos ensaios, respostas de orientação aos alvos corretos serão recompensadas. Comparações serão feitas entre as respostas após sacadas dirigidas a objetos salientes (alvos, condição de atenção) e as respostas após sacadas dirigidas a objetos neutros (distratores, condição de não atenção), e ainda sacadas exploratórias. Nossa análise será centrada na obtenção de métricas de respostas oscilatórias para diferentes bandas espectrais (teta, alfa, beta e gama), e análise de coerência em função dos eventos extraídos dos dados do movimento ocular (sacadas exploratórias, sacadas de orientação). Estes resultados irão contribuir para uma melhor compreensão dos mecanismos bottom-up e top-down durante a visão natural, onde há forte engajamento da atenção.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022