Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sênia Regina Bastos

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • turismo e legado étnico na cidade de são paulo (sp)
  • O objetivo da pesquisa é investigar a relação entre Turismo e Imigração como amplos e abrangentes processos que caracterizam a mobilidade nas cidades contemporâneas, do ponto de vista da paisagem e da ressignificação urbana em São Paulo (SP), considerando-se a possibilidade de construção de categorias de análise que evidenciem a potencial criação de espaços de sociabilidade, hospitalidade, lazer e turismo. Pesquisa de caráter qualitativo, a proposta se justifica em virtude das características históricas, que têm na imigração, um dos elementos fundamentais na constituição de sua identidade, fundamentadas em extensa bibliografia, mas que ainda carece de sistematização a respeito da relação entre imigração e turismo. Do ponto de vista da política pública, o Plano Municipal de Turismo (PLATUM, 2015-18), busca fazer um balanço das potencialidades turísticas dos bairros paulistanos em termos de atratividade turística e visando um melhor planejamento turístico. A metodologia proposta para o presente projeto, assim, que reúne a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, será acrescida da realização de entrevistas semiestruturadas com informantes chave nas comunidades identificadas (co-étnicos) e com representantes das associações étnicas, bem como de uma técnica de construção e interpretação de imagens fotográficas para realização de um e-book, livro de formato digital.
  • Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico - SP - Brasil
  • 01/06/2017-30/06/2021
Foto de perfil

Sergei Godeiro Fernandes Rabelo Caldas

Ciências da Saúde

Odontologia
  • caracterização mecânica, termodinâmica e química dos fios cuniti 35°c comerciais: um estudo clínico em longo prazo
  • Introdução: Os fios Copper Ni-Ti (CuNiTi) possuem indicações de uso clínico específicas, permanecendo no ambiente oral por um longo período. Por esse motivo suas características mecânicas, termodinâmicas e estruturais deveriam ser preservadas durante todo o período de uso desses materiais para que seja obtida a melhor performance clínica possível. Objetivos: Determinar se existe alterações na composição química e morfologia superficial, histerese mecânica e térmica dos fios CuNiTi 35°C de diferentes fabricantes durante a sua permanência em ambiente oral por 120 dias. Materiais e Métodos: A amostra será constituída de arcos pré-contornados 0.016”, termodinâmicos com adição de cobre, com temperatura Af de 35°C, de 5 fabricantes, American Orthodontics® (AO), Eurodonto® (EUR), Morelli® (MOR), Ormco® (ORM) e Orthometric® (ORT). A amostra para cada marca comercial será composta por seis (06) pacientes e doze (12) arcos por grupo, resultando em um total de trinta (30) pacientes e sessenta (60) arcos pré-contornados. Os fios serão submetidos a um teste de padronização das suas dimensões, MEV-EDS, ensaios de tração, e ensaio de calorimetria diferencial (DSC). Devido à pequena variabilidade inerente aos testes mecânicos com fios, serão utilizados testes paramétricos (ANOVA OneWay e pós teste de Tukey), considerando o nível de significância de 5%. Os testes da pesquisa serão triplo-cego.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sergio Antonio Fernandes

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • segunda geração de calix[n]arenos como organocatalisadores para a síntese de heterociclos
  • Organocatalisadores consistem em moléculas orgânicas que em quantidades subestequiométricas aceleram reações químicas, sem a necessidade da presença de qualquer traço de metal. O interesse pela organocatálise deve-se principalmente a algumas vantagens, tais como: baixa toxicidade dos produtos químicos empregados, baixa sensibilidade dos catalisadores à presença de oxigênio atmosférico e simplicidade operacional. Além disso, os produtos oriundos de reações catalisadas por substâncias orgânicas, por não apresentarem contaminação por metal, despertam o interesse da indústria farmacêutica, de perfumaria e fragrâncias, biorrefinaria e da indústria química em geral. Uma classe de compostos que vem despertando grande interesse nas últimas décadas são os calix[n]arenos que tem sido aplicado com sucesso em diferentes transformações químicas como organocatalisadores. Neste projeto, estamos interessados no desenvolvimento da segunda geração de calix[n]arenos como organocatalisadores e avaliação dos mesmo em reações multicomponentes e em transformações de biomassa tendo em mente os conceitos da Química Verde e Economia de Átomos.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022