Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Vicente Tadeu Lopes Buono

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • síntese e caracterização de ligas do sistema co-ni-al com efeito memória de forma para aplicação em atuadores magnéticos
  • Ligas com memória de forma magnéticas são materiais bastante particulares do ponto de vista da metalurgia física por apresentarem diversas propriedades específicas, estando entre os chamados “materiais inteligentes” (smart materials). Estas propriedades, como a magnetostricção relacionada com a reorientação de variantes de martensita, tornam estas ligas muito atraentes em diversas aplicações, entre elas a fabricação de atuadores mais compactos, silenciosos e eficientes. Neste contexto, o sistema Co-Ni-Al apresenta-se com grande potencial e como ligas ainda pouco exploradas pela literatura. Logo, neste projeto, ligas de composição Co41+xNi34-xAl25 serão sintetizadas com o auxílio de fornos de fusão a arco. Sabendo-se que pequenas variações na composição da liga podem ocasionar dramáticas alterações nas suas propriedades funcionais, pequenos incrementos de cobalto e níquel serão variados. Subsequentemente à fusão, os lingotes serão submetidos a tratamentos térmicos de homogeneização da microestrutura. Em seguida, os lingotes homogeneizados serão laminados a quente e passarão por tratamento termomecânico para que a liga memorize a sua forma. A evolução microestrutural ao longo do processo de fabricação dessas ligas será caracterizada através de microscopia óptica e eletrônica. A identificação e quantificação das fases presentes será realizada através de difração de raios X e método Rietveld. Microscopia eletrônica de transmissão será empregada na investigação da subestrutura de discordâncias e eventual presença de precipitados submicrométricos, características muito importantes para as propriedades funcionais das ligas. Por sua vez, essas propriedades serão avaliadas através de calorimetria exploratória diferencial para mapeamento das temperaturas de transformação martensítica das ligas, bem como sua deformação em resposta à aplicação de campo magnético com auxílio de um eletroímã. Espera-se que, ao final deste projeto, um protótipo de atuador magnético possa ser construído com as ligas sintetizadas, auxiliando os investigadores na avaliação das potencialidades dessa classe de materiais.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Vicentina Maria Ramires Borba

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • diversidade de gêneros, religião e discurso: a voz da igreja no debate sobre identidade de gêneros
  • Vítimas de diferentes e perversas formas de discriminação e violência, as pessoas as pessoas de diferentes identidades de gênero, tais como homossexuais, bissexuais, transexuais, transgêneros, travestis, entre outras denominações, têm contra si a divulgação de discursos discriminatórios proferidos por grupos poderosos que regulam os comportamentos, tais como os discursos religiosos, por exemplo. Com base nos postulados da Análise Crítica de Discursos, este estudo tem como objetivo principal analisar como alguns setores da Igreja, sobretudo aqueles de orientação cristã, têm contribuído para gerar/aumentar o preconceito contra diferenças de gênero. Estabelecemos os seguintes objetivos específicos para o desenvolvimento desta pesquisa: a) identificar nos discursos orais, escritos e imagéticos, produzidos por membros religiosos de igrejas de orientação cristã elementos verbais e não-verbais indicadores de discriminação; b) analisar macro e microestruturas semânticas utilizadas pelo autor/produtor do texto em que se manifestem, explícita ou implicitamente, formas de discriminação de diferentes grupos sociais; c) relacionar o conteúdo de propostas, projetos, cartilhas sobre diversidade de gêneros com os discursos religiosos. Para tanto, será feito um levantamento de entrevistas, depoimentos, material gráfico, propostas de lei, dentre outros, em meios digitais e impressos. As práticas discursivas que serão objeto de nossa análise virão, majoritariamente, de autoridades eclesiásticas das igrejas evangélicas e da igreja católica, uma vez que seus seguidores representam a grande maioria da população do país. A partir da divulgação do Plano Nacional de Direitos Humanos de 2010, a temática da não discriminação a LGBT, esses discursos serão analisados. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para que sejam desenvolvidos outros trabalhos que busquem encorajar ações de contestação da ordem imposta, ações de valorização desses grupos sociais em suas diferentes faces, bem como ações de esclarecimento dos contextos sociointerativos dominados por práticas opressoras contra as liberdades de gênero.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022