Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Vicente Eudes Lemos Alves

Ciências Humanas

Geografia
  • a fronteira agrícola centro-norte do brasil: políticas, modernização e transformações socioterritoriais recentes
  • Propõe-se com o presente projeto de pesquisa investigar a dinâmica territorial na hinterlândia brasileira, especialmente a fronteira agrícola do centro-norte do país. Esta região em formação evidencia, nas últimas décadas, elevado crescimento econômico induzido pela produção agrícola moderna, mas também pela instalação de indústrias, de atividades comerciais e de serviços, além de migração de população de distintos lugares do Brasil. Esse novo cenário de expansão econômica da região revela apenas uma das facetas do processo de modernização, o qual é acompanhado por outras, as de crescimento desordenado das cidades, de expansão dos conflitos fundiários (envolvendo inclusive comunidades tradicionais) e de grave crise ambiental. As mudanças indicam, nesse sentido, que tanto o campo quanto o urbano no centro norte do Brasil assumem novos conteúdos espaciais, econômicos e demográficos. Estes resultam da presença de agricultores modernos e de algumas empresas hegemônicas, assim como de uma legião de trabalhadores empobrecidos em busca de trabalho. Além disso, nos últimos anos se verifica a presença de agentes econômicos estrangeiros interessados na aquisição de terras para produção agrícola e/ou para a especulação imobiliária, em muitos casos, a partir da presença ou intermediação de fundos de investimentos nacionais e internacionais.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Vicente Lima Crisóstomo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • financiamento da empresa latino americana – uma análise do papel da estrutura de propriedade e da governança corporativa
  • O presente projeto de pesquisa está inserido no marco teórico de pesquisa sobre investimento empresarial e na Teoria da Agência tendo como objetivo avaliar a relação entre empresa e mercado de financiamento e o papel que joga neste processo a estrutura de propriedade e o sistema de governança corporativa da empresa. A governança corporativa é proposta como capaz de ter um papel importante neste processo de interação entre empresa e mercado uma vez que atua fortemente nas questões associadas à assimetria informativa que é crucial neste processo. A literatura tem sugerido que a estrutura de propriedade também pode ter influência sobre as políticas de investimento e financiamento da empresa, seja pela alta concentração de propriedade ou pela presença de determinados tipos de acionistas com grande proporção de capital votante. O trabalho visa avaliar os fatores condicionantes do investimento da empresa Latino Americana, notadamente aspectos de financiamento, com ênfase para aspectos da estrutura de propriedade e a qualidade da governança corporativa. Em termos acadêmicos, o trabalho contribuirá para a literatura sobre financiamento e investimento empresarial que permeia o campo de finanças como também o processo de gestão da informação da empresa com reflexos na assimetria informativa entre empresa e mercado de financiamento. A execução deste projeto de pesquisa no âmbito da Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC), com o apoio do CNPq, permitirá o fortalecimento de pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC). sobre temas contidos neste projeto que já resultou em quatro dissertações de mestrado defendidas e em duas teses de doutorado em andamento além de trabalhos publicados. Merece destaque o estímulo à internacionalização através da parceria com pesquisadores de duas universidades estrangeiras.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022