Projetos de Pesquisa

 

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Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos Dodebei

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • vestígios da informação-memória: sobre o efêmero, resíduos e recicláveis digitais
  • Estuda-se o fenômeno da informação-memória na web, com ênfase nos efeitos ecológicos da circulação de narrativas que são produtos da dinâmica de trocas no meio ambiente. A representação metafórica de ' Ciclo de Vida’ é aplicada aos objetos digitais, considerando textos, imagens, sons, em seus estágios processuais: produção, seleção, organização, assimilação/ dissolução/ possibilidade de (re) uso. Os excessos de memória e seus vestígios também serão estudados em bancos de dados digitais. Arqueologia e Reciclagem como método e ação, respectivamente, na descoberta e transformação dos vestígios memoriais, serão considerados como possibilidades metodológicas. Por fim, a representação gráfica dos conceitos e suas relações que conformam esse novo campo de estudos será construída, o que esperamos possa permitir a visualização de indícios de ‘persistência aurática’ ou de reciclagem para os objetos digitais.
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Lucia Gaspar da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • objetos para consumo da escola: o que dizem as exposições universais, os museus pedagógicos e as leis da obrigatoriedade escolar
  • A composição material da escola dedicada à infância têm se afirmado como uma das chaves de leitura para se compreender tanto sua difusão, quanto os diferentes projetos políticos que a envolvem. Já temos acumulado uma significativa produção na área que permite afirmar que, ainda que se tenha difundido uma proposta de escola de caráter comum em itens como organização administrativa, formação de professores e conteúdos curriculares, a operacionalização dos projetos dá-lhes constituição material diferente, particularmente em função do público a que se destina. Neste estudo ajustamos as lentes para focar nos anos finais do século XIX e iniciais do século XX, buscando identificar em acontecimentos deste período, indícios que ajudem a alargar a compreensão sobre a constituição deste nível de escolarização e sua difusão, particularmente no que diz respeito a composição material. Para fazê-lo serão tomadas como balizas: as Exposições Universais deste período nos conteúdos que afetam a escolarização, a organização e composição dos Museus Pedagógicos e as Leis de Obrigatoriedade Escolar. Definidas as balizas que, de certo modo, apoiam uma interpretação sobre a escolarização da infância, optou-se por explorar um conjunto de fontes que, de algum modo a elas se articulam. Serão considerados neste estudo relatórios de educadores brasileiros e estrangeiros que circularam nas Exposições Universais por diferentes vias, Manuais Pedagógicos destinados a preparação e/ou formação de professores para atuarem na escola primária e documentação e estudos que tratem das leis de obrigatoriedade escolar. Com o apoio das fontes e da literatura da área que vem se dedicando ao tema, pretende-se dar certa inteligibilidade aos debates e representações sobre a provisão material da escola. São debates que indiciam não só sobre um modelo de escola mas, também, sobre um ideal de escolarização. A inserção da escola na vida social vem acompanhada de demandas e organiza novos processos. Por um lado a indústria e a urbanização emergentes impõem novos modos de organização social, por outro esta organização reclama certa racionalidade que acaba por também atravessar a constituição da escola. Nesta relação tanto a escola afeta o desenvolvimento tecnológico como é por ele afetada e a presente proposta buscará trabalhar considerando este "duplo movimento".
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lúcia Gil da Silva Lopes

Ciências da Saúde

Medicina
  • investigação etiológica em casos selecionados de fendas orais sindrômicas
  • A implantação de Bases de Dados é tendência mundial para reconhecimento epidemiológico e seu impacto – individual e coletivo – na prevenção, diagnóstico e tratamento. A Base Brasileira de Anomalias Craniofaciais (BBAC) coleta informações sociodemográficas, genéticas e realiza o seguimento clínico de anomalias craniofaciais, sendo que as fendas orais têm contribuição principal. Este projeto objetiva investigar etiologia de quadros sindrômicos incomuns que apresentam fendas orais como sinal cardinal por meio de Sequenciamento de Nova Geração (Next Generation Sequencing - NGS). Os casos foram selecionados a partir de um conjunto de 2000 indivíduos registrados na BBAC. Cada caso apresenta fenótipo único e esporádico, com suas histórias naturais detalhadas e exames prévios de análise cromossômica em microarranjos (Chromosomal Microarray Analysis - CMA) sem alterações patogênicas; as respectivas revisões de literatura não apontam para diagnóstico específico, sugerindo tratarem-se de novas condições clínicas. A partir de DNA total, será realizado sequenciamento de exoma do propósito, seguido de algoritmo de análise desenvolvido para anomalias craniofaciais pela Universidade de Nijmegen (Holanda), instituição que atuará em cooperação científica neste estudo. A confirmação laboratorial, assim como a investigação de genitores também está prevista. Como resultados científicos, além da formação de recursos humanos para interpretação de NGS com foco em anomalias craniofaciais, prevê-se caracterização clínica e etiológica de novos quadros sindrômicos com fendas orais e respectivas histórias naturais, facilitando o manejo clínico, e o reconhecimento da participação destas entre os quadros existentes na população brasileira. Estes serão parte de dados divulgados pela BBAC e pela Brazilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed). Prevê-se, após a investigação laboratorial, a transmissão dos resultados às famílias.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lúcia Jacob Chaves

Ciências Humanas

Educação
  • financeirização do ensino superior privado no brasil: novas estratégias de inserção do capital estrangeiro
  • Este projeto, com o título “Financeirização do ensino superior privado-mercantil no Brasil: novas estratégias de inserção do capital estrangeiro” dá continuidade a pesquisa que está sendo concluída sobre as implicações para a educação superior brasileira da nova estrutura do setor privado-mercantil no contexto da concentração de capital, de sua oligopolização e de financeirização do setor, com ampliação e aprofundamento dos dados, em função dos resultados alcançados e da identificação de outras formas de inserção do capital estrangeiro na educação superior brasileira. O objetivo central é o de investigar as implicações da inserção de empresas estrangeiras com fundos de capital aberto, como a Laureate Education e a Wyden Educacional (ex-DeVry), na desnacionalização educação superior brasileira. Pretende-se analisar a forma de inserção dessas empresas na educação superior do país, as fontes de financiamento utilizadas, a atuação na oferta de cursos de graduação a distância, o modelo de gestão adotado e as implicações para o trabalho docente. Metodologicamente far-se-á uso de dados quantitativos e qualitativos conforme cada etapa de desenvolvimento da pesquisa.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • lalintec: um ecossistema de produção e divulgação de pesquisas em linguagem e tecnologia.
  • Tomando o conceito de ecossistema como metáfora, pretendemos criar um ecossistema de Informações sobre Linguagem e Tecnologia, promovendo interação entre pesquisadores, realizando pesquisa em conjunto com colegas de outras Instituições e divulgando os resultados de pesquisa por meio de textos e vídeos. O ponto central de um sistema ecológico é a interconexão, o fato de estarmos constantemente engajados em interações com outros elementos em nosso ecossistema, formando um todo dinâmico e complexo. Assim, pretendemos equipar o espaço físico do laboratório Lalintec de forma a ter uma presença virtual que propicie uma interação estreita e recíproca com a comunidade de pesquisa em linguagem e tecnologia. Orientamos-nos pela perspectiva da complexidade, entendida “como princípio articulador do pensamento, como um pensamento integrador que une diferentes modos de pensar, que permite a tessitura comum entre sujeito e objeto, ordem e desordem, estabilidade, movimento, professor e aluno e todos os tecidos que regem os acontecimentos, as ações e interações que tecem a realidade da vida" (MORAES, 2008, p. 21). O que nos une neste projeto, além da noção de ecossistema, são conceitos como os de inovação, criação de redes, compartilhamento, ampliação de espaços de aprendizagem e autonomia na aprendizagem. Inovação, segundo Justesen (2004) não se refere apenas a novas ideias, mas também à exploração e à difusão dessas novas ideias. Para ajudar na difusão de inovação em linguagem e tecnologia, precisamos ter em mente os cinco fatores que definem a velocidade dessa difusão, propostos por Rogers (2003). São eles: 1. Vantagem relativa: o valor que a inovação traz em comparação ao que já existia. 2. Compatibilidade: o esforço necessário para a transição para o novo. 3. Complexidade: o esforço de aprendizagem para aplicar a inovação. 4. Testagem: a facilidade para se testar a inovação. 5. Observabilidade: a visibilidade dos resultados da inovação. Outro conceito importante para este projeto é o conceito de redes. As redes são essenciais para que existam compartilhamento de conhecimentos, ampliação de espaços de aprendizagem e fomento à autonomia de aprendizagem. Ao criar um ecossistema, colocando em rede pesquisadores e alunos difundindo resultados de pesquisa sobre linguagem e tecnologia e estudos sobre ferramentas e aplicativos para ensino de línguas, estaremos não apenas divulgando novos conhecimentos, mas, também, gerando oportunidades de novas combinações de conhecimentos já existentes. Criaremos um ecossistema que gere e divulgue pesquisas, que fomente a adoção de inovações em atividades de ensino e extensão que, por sua vez, alimentarão com dados novas pesquisas em um fluxo contínuo que manterá o sistema vivo, sempre em evolução. Para coletar as informações catalogadas sobre pesquisa em linguagem e tecnologia, utilizaremos o portal de periódicos da CAPES e as bibliotecas de tese. Essas informações serão organizadas por temas e ficarão disponíveis no site do Laboratório Lalintec. Para identificar quais são as ferramentas mais utilizadas no Brasil e no exterior, serão criados dois surveys: o primeiro, em português, será aplicado a alunos do projeto Ingrede e a professores associados à ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil) e à ABRAPUI (Associação Brasileira de Professores Universitários do Brasil) e geradas estatísticas. O survey será também divulgado no Twitter e no Facebook. O segundo, em inglês, será enviado para colegas no exterior, solicitando sua colaboração no intuito de divulgar o survey para outros colegas. Será enviado também para a associação CALICO e EuroCALL, com as quais mantemos parceria. Os resultados dos surveys serão comparados e divulgados no site do projeto e nas redes sociais. Será feito também um vídeo para divulgar os resultados no canal no Youtube. As ferramentas mais citadas serão avaliadas usando como critérios os fatores de difusão de inovação. As avaliações serão publicadas no site e serão, também, criados tutoriais em vídeo e em e-books. Os vídeos serão divulgados no canal a ser criado no Youtube e os e-books no site do projeto. Novas práticas pedagógicas serão pilotadas em cursos e seus dados gerarão artigos que serão submetidos a periódicos abertos. Toda a produção da equipe será publicada na página com links para os locais de publicação. As entrevistas com pesquisadores em linguagem e tecnologia serão feitas de duas formas. Sempre que houver oportunidade, vamos entrevistá-los e gravar os vídeos no laboratório Lalintec. Enviaremos também perguntas por email e solicitaremos a gravação de vídeos que, posteriormente, serão publicados no Youtube. Como alternativa aos vídeos, usaremos também a gravação de podcasts.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Lúcia Nogueira

Ciências Humanas

Educação
  • o império das minas gerais: relações entre política, poder, educação e cultura na administração dos negócios da província (1834-1889)
  • Este Projeto tem como tema as políticas para a educação e instrução públicas na Província de Minas Gerais compreendidas a partir da relação estabelecida com a política do Governo imperial. O objetivo geral é analisar as relações que se estabeleceram entre a província de Minas Gerais e o Governo Central de modo a compreender os possíveis impactos da composição e da atuação do segundo escalão da burocracia imperial – a presidência – na administração dos negócios da Província, em especial, no âmbito das ações voltadas para a educação no período de 1834 a 1889. O estudo da província fundamenta-se nos estudos historiográficos que elegeram “o regional” como importante eixo teórico-metodológico na produção da pesquisa e no ensino de história da educação. O Projeto busca contribuir para o preenchimento das lacunas relativas às estratégias governamentais voltadas para a promoção da instrução pública primária na província de Minas Gerais, compreendida como parte integrante do processo de organização do próprio Estado Nacional, na qual repercutiam as consequências das vicissitudes dos interesses políticos e sociais das elites que estavam à frente da condução desse processo. Entende-se que a realização de pesquisas com distintos objetos e pesquisadores com diferentes formações organizados em torno de um interesse comum, poderá ampliar o conhecimento histórico sobre os processos educativos desenvolvidos em Minas Gerais no século XIX. As fontes principais são os ordenamentos jurídico normativos do Executivo e Legislativo, disponibilizados na Coleção Leis e Decretos Mineiros; os Anais da Assembleia Legislativa e do Senado Imperial e os principais jornais que circularam no país, no período. A partir dos referenciais teóricos da História Cultural e da História Política serão adotados a prosopografia e a análise do discurso político na interpretação e análise dos dados. Espera-se contribuir com a produção de conhecimento histórico educacional sobre o processo de escolarização no Império e sobre os desafios enfrentados pelo Governo na organização da escola pública brasileira. E também sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações relativos à formulação e à condução das políticas que atribuíram à educação o lugar de instância mediadora dos processos de construção da sociedade imperial, na perspectiva da racionalização de manifestações culturais diversificadas, da instrução, civilização e da educação dos corpos.
  • Universidade do Estado de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Lúcia Pasini

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • residências multiprofissionais em saúde: onde estão os profissionais egressos e que dispositivos de cuidado em saúde mental estão produzindo?
  • No Brasil, as formações multiprofissionais em serviço (no formato de Residências em Saúde) já se constituem como uma possibilidade para diferentes profissões, além da Medicina, desde o final dos anos 70, especialmente no Rio Grande do Sul. Entretanto, somente após a constituição da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), a implantação de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) é estimulada em âmbito nacional, como parte da Política de Educação Permanente em Saúde/EPS, visando à ampliação da formação para todas as profissões da saúde. Os Programas de RMS propõem-se a formação de trabalhadores da saúde preparados para o compartilhamento de saberes e fazeres em diferentes espaços de cuidado em saúde, através do desenvolvimento de ações integradas com outros profissionais e capazes de articular atenção em saúde e gestão do cuidado e de serviços de saúde. Além disso, espera-se dos egressos, que estejam atentos ao cotidiano dos territórios nos quais estejam inseridos, podendo problematizá-lo e produzir conhecimentos e ações de promoção que modifiquem as condições de vida e de saúde em um determinado contexto, conforme preconizam os princípios que regem o atual sistema de saúde brasileiro. Passados cerca de 12 anos desde o início do processo de maior fomento a criação de novos Programas de Residência Multiprofissional por parte dos Ministérios da Saúde e Educação brasileiros, e tendo em vista o incremento financeiro previsto para os próximos anos, entendemos ser de fundamental relevância buscar conhecer se e como estes profissionais estão se inserindo no mundo do trabalho em saúde. Analisar os efeitos produzidos pelo processo de formação nas RMS para a qualificação dos trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde), é fundamental para o avanço nos esforços promovidos pelos Ministérios da Saúde e da Educação, bem como das instituições formadoras, para a consolidação de Políticas de fomento às propostas de formação que fundamentem-se na educação em serviço. Orientadas pelo trabalho em equipe na perspectiva interprofissional, é de especial interesse desse projeto: conhecer onde estão se inserindo os profissionais egressos de programas que tem como cenários de formação a Atenção Básica e a Saúde Mental e a produção de dispositivos de cuidados em saúde mental que possam estar sendo agenciados por eles. Esta análise pode fornecer elementos para a gestão, formulação e implementação dos programas, permitindo a compreensão de como estão se constituindo as relações de/com o trabalho (com as equipes, usuários e gestores) a partir das relações e ações que os egressos estabelecem após concluírem um Programa de RMS. Assim, o problema de pesquisa deste projeto remete as seguintes questões: que possíveis efeitos, nos modos como os profissionais se inserem nos equipamentos de saúde, tem se produzido após uma formação em RMS? Tem se produzido mudanças no sentido de seu olhar e na abordagem dos processos de adoecimento, da implicação com o projeto da atenção integral dos indivíduos e coletivos, do exercício do trabalho em equipe, da articulação entre atenção, gestão, educação e controle social, como preconiza a atual Política Nacional de Formação em Saúde? Em suma: quais os efeitos sobre as ações de cuidado em saúde mental podem ser visibilizados a partir da inserção de egressos de RMS em estabelecimentos de saúde? Este projeto pretende discutir a questão da formação de trabalhadores de saúde na perspectiva da saúde coletiva, mais especialmente daqueles egressos de Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da saúde, buscando integrar as dimensões da pesquisa, do ensino e da extensão. Para tanto, a metodologia inclui as ações da pesquisa propriamente dita, com a produção teórica baseada no estudo empírico a ser realizado junto aos egressos dos Programas de Residência e gestores locais de serviços de saúde; ações de ensino, na medida em que se pretende articular a temática da pesquisa ao processo de formação dos acadêmicos do Curso de Psicologia, na disciplina Psicologia e Saúde Coletiva; ações de extensão, na proposição de que os alunos acompanhem os processos de gestão dos programas de Residência estudados (preferencialmente aqueles desenvolvidos em Porto Alegre e região Metropolitana). Esta é uma pesquisa exploratório/descritiva, na qual será utilizada metodologia mista, com levantamento e análise de elementos quantitativos e elementos qualitativos e será desenvolvida através de quatro procedimentos metodológicos. São eles: formulário com questões relacionadas aos objetivos da pesquisa, a ser respondido via e-mail ou carta pelos residentes egressos de programas de RMS que concluíram seus processos de formação no período compreendido entre 2005 e 2014; entrevista com gestores de serviços de saúde nos quais os residentes egressos estão inseridos; observação participante da rotina de trabalho de egressos das RMS, acompanhando um turno de seu trabalho, se possível acompanhando todas as atividades realizadas naquele período (atendimento individual de usuários, atendimento no leito, realização de exames ou procedimentos terapêuticos ou diagnósticos, realização de atividades de promoção de saúde, Visitas Domiciliares, Reuniões entre os componentes da equipe, reunião com gestores, entre outras); grupos de discussão com os profissionais egressos de programas de Residência Multiprofissional. A análise dos elementos emergentes contará com uma análise descritiva dos elementos quantitativos contidos no primeiro instrumento e análise de núcleos argumentais dos discursos emergentes das entrevistas e grupos de discussão realizados com residentes e gestores.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Lucia Silveira Botta Ferrante

Ciências Humanas

Sociologia
  • construindo elos entre agroecologia e comunidades rurais: desafios da relação entre ensino, pesquisa e extensão
  • A presente solicitação visa dar continuidade às ações do NUPEDOR voltadas à problemática da agricultura familiar e de assentamentos rurais, e às diferenciadas e integradas pesquisas realizadas na região central do Estado de São Paulo. A proposta é integrar ações entre ensino, pesquisa e extensão, levando-se em conta a trajetória acadêmica sobre assentamentos rurais. A metodologia toma como parâmetros princípios da pesquisa-ação com a realização de diagnósticos participativos, dias de campo, capacitações, desenvolvimento tecnológico e experimentações em áreas demonstrativas, a reforçar a continuidade proposta de diálogo e interação com as comunidades investigadas. Os principais resultados esperados são a manutenção e o fortalecimento de grupos produtivos comprometidos com os princípios da produção e da comercialização de base ecológica. Preconiza-se também formar uma rede de consumidores interessados nesses produtos, como a formalização de Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), bem como avançar na sistematização e efetivação de cadeias alternativas de comercialização voltadas à segurança alimentar e nutricional. Como potencial de impacto dos resultados no âmbito técnico-científico, ambiental, socioeconômico, da inovação e difusão, tem-se: manutenção de áreas experimentais, validação de práticas produtivas, consolidação de parcerias com outros cursos da Universidade, aprofundamento de estudos das diferentes frentes de trabalho, articulação com projetos de outras instituições; resultados positivos no campo das políticas públicas existentes (de produção, comercialização e distribuição de alimentos; de inspeção municipal e educação do campo); intercâmbio de práticas produtivas; orientação alimentar e melhorias das condições de saúde no meio rural; fortalecimento e estímulo ao desenvolvimento associativo e cooperativo; e promover a implantação de práticas produtivas de caráter conservacionista dos solos e melhoria da qualidade da água.
  • Universidade de Araraquara - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Maria dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • a ordem civilizatória portuguesa: capitania de sergipe del rey – xviii ao xix
  • Sob a atmosfera da circulação do saber e da civilização, esse projeto se propõe é compreender os modelos de instrução elementar que vigoraram na Capitania de Sergipe Del Rey, do século XVIII ao XIX, A hipótese que norteia essa pesquisa é a de que essa Capitania não teve um número tão reduzido de pessoas que tiveram acesso ao saber ou à instrução ou às primeiras aprendizagens, como afirma a historiografia sergipana. O saber circulou na Capitania de Sergipe Del Rey, através dos projetos de colonização/instrução impostos pelo reino português. Para desenvolver esse objetivo inicialmente é preciso buscar as fontes que são as bibliográficas, ou seja, a própria historiografia sergipana e os diversos documentos como inventários, testamentos, livros de testamentos, livros de notas, entre outros que estão no Arquivo Público Estadual e Arquivo Judiciário de Sergipe, Arquivo Público do Estado da Bahia, Arquivo Nacional, Arquivo Ultramarino em Portugal. Depois de feito esse levantamento, se faz necessário catalogar as fontes existentes sobre o período, que evidenciem a colonização/instrução elementar dos habitantes da Capitania de Sergipe Del Rey. É preciso também, fazer a transcrição e análise dos documentos. Para recompor essa história utiliza-se o método indiciário de Carlo Ginzburg (1989a), que examinou um conjunto, denominado por ele de modelo conjuntural para a construção do conhecimento. Esse autor sustenta a ideia de utilização de pistas obscuras de um modo especulativo para construir um modelo epistemológico calcado em nossa herança cultural. O debate teórico desenvolve-se a partir do diálogo com os autores: Brugger (2007), Faria (2008), Silva (1998), Fonseca (2009), Andrade (1982), Moreira (2008), Oliveira (2007), Silva (2012). Dois conceitos embasam essa discussão: instrução elementar (Santos, 2011) e o de civilização de Norbert Elias (1990) e de Starobinski (2001). Sob o aporte teórico da Nova História Cultural esta pesquisa vai desembaraçando o emaranhado de fios que formam a malha textual dos diálogos de uma época dentro dos quais o vivido se articula, deixando desse modo, aflorar o palpitar das relações humanas.
  • Universidade Tiradentes - SE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Maria Fonseca de Almeida e Val

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • efeito da aclimatização e cenários climáticos sobre populações de tambaqui cultivadas em diferentes regiões do brasil.
  • Três desafios são importantes, hoje, do ponto de vista global para a manutenção da vida aquática no planeta; são eles: (i) aquecimento global, (ii) modificações hidrológicas, e (iii) produçao animal. Dentre estas mudanças, o aquecimento global vem preocupando, particularmente porque tem sido considerado a causa dos grandes desastres ecológicos que vem aumentando em frequência e número ao redor do planeta. O Instituto de Energia Renovável da Alemanha (IWR), em 2012, apontou um aumento de emissões globais de dióxido de carbono da ordem de 2,5 %, o que representou 34 bilhões de ton emitidas para a atmosfera terrestre. Isso significa um consequente aumento de temperatura, o que certamente afetará a vida aquática e terrestre do planeta. De acordo com a literatura, as reduções no tamanho do corpo induzidas pelo calor, são maiores em espécies aquáticas do que em espécies terrestres. O grupo dos peixes (Actinopterygii) foi medido e apresentou perda entre 2 e 6% de massa corpórea por grau centígrado, o que pode ser considerado uma perda bastante acentuada. Dadas as circunstâncias atuais, um dos setores mais afetados com o aquecimento global será, provavelmente, a Aquicultura, que se baseia na criação de animais aquáticos em ambientes semi-naturais, onde o controle da temperatura não pode ser totalmente realizado. Dessa forma, as razões expostas impõem a necessidade de desenvolvermos aquicultura de espécies comerciais consideradas em sobreexplotação no ambiente e afetadas por poluentes ou pelo aquecimento global. Assim, o presente projeto prevê o estudo da plasticidade fenotípica e genotípica de populações de tambaqui (Colossoma macropomum) cultivadas e pré-aclimatizadas a diferentes regimes térmicos (criadas em diferentes latitudes) e pré-aclimatadas a extremos de temperatura (experimentos em laboratório), por meio de técnicas de Next Generation Sequencing e expressão gênica em tempo real. Além disso, a proposta quer mostrar o efeito de poluentes sobre as populações cultivadas na Amazônia.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Maria Nigro de Souza Placco

Ciências Humanas

Educação
  • qual a escola para o século xxi? uma pesquisa com diversos atores, no estado de são paulo
  • O presente projeto de pesquisa, proposto para ser realizado no triênio 2016/2019, vincula-se ao Grupo de Pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId) – dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: Psicologia da Educação e Educação: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e insere-se na linha de pesquisa Processos Psicossociais na Formação de Professores. Este grupo de pesquisa abriga estudos de mestrado, doutorado e iniciação científica, todos investigando contextos educativos, da perspectiva da Formação de Professores e Movimentos Identitários de Professores, que têm oferecido os aportes teórico-metodológicos às investigações do grupo. O estudo que ora propomos – “Qual a Escola para o Século XXI? Uma pesquisa com diversos atores, no Estado de São Paulo” - se articula e amplia os resultados que temos apurado no desenvolvimento de pesquisas que se referem à busca de compreensão de quem são os profissionais da educação, seus movimentos constituintes de sua identidade e sua formação. Além disso, na última pesquisa realizada, intitulada “As condições de trabalho do professor como produtoras e mantenedoras de práticas e representações sobre a docência, no processo de profissionalização docente”, focamos nosso olhar no contexto escolar e as condições objetivas e subjetivas que oferecem para o trabalho docente. Nessa direção, o projeto ora apresentado visa investigar as concepções de escola para o século XXI, trazidas por professores, gestores e outros atores ligados à escola, além de organizações da sociedade civil que dialogam com esta instituição. Noções como: autonomia, responsabilidade, autoestima e demais conceitos associados à Psicologia da Educação serão também objetos de estudo. Propõe-se o desenvolvimento de um conjunto de pesquisas empíricas, contribuindo para um estudo comparativo de alcance internacional, “Qual escola para o século XXI? Uma enquete internacional junto a diferentes sujeitos, que pretende identificar e analisar algumas noções relacionadas ao conceito de escola, suas finalidades educativas, seus objetivos e atributos. A pesquisa internacional estará sediada na Universidade de Sherbrooke (Canada), sob orientação do Professor Doutor Yves Lenoir e com a participação das seguintes entidades territoriais: Bélgica francófona, França, Ilha da Reunião, México, Ontário, Quebec, Romênia, Turquia e Brasil. Nosso interesse por essa temática se articula com a proposta e objetivos dessa pesquisa internacional, que reúne os países/entidades territoriais citados, em torno de objetivos comuns, para realização de um conjunto de investigações. Essa pesquisa encontra-se em tramitação no CRSH Conseil de Recherche en Sciences Humaines (Canada), sob supervisão do pesquisador prof. Dr. Yves Lenoir, da Universidade de Sherbrooke, Quebec, Canada. Neste projeto, propõe-se, como fechamento das pesquisas empíricas a serem realizadas, uma análise comparativa dos resultados obtidos, que se constituirá relevante e desafiadora contribuição para a compreensão da educação e realidade local e dos diferentes grupos envolvidos. Essa pesquisa receberá, para as atividades realizadas no Canada, financiamentos locais específicos, o que se espera que aconteça, respectivamente, nas diferentes Entidades Territoriais envolvidas, o que nos leva à presente solicitação. No Brasil, esta pesquisa estará representada pelos estados de São Paulo e Goiás, com coordenação geral da Professora Doutora Raquel Marra Madeira Freitas, PUC-Goiás, e coordenação local (São Paulo) da Professora Doutora Vera Maria Nigro de Souza Placco – PUC-SP. Esta professora é também corresponsável pela eixo C da pesquisa canadense – Concepções dos professores, dos futuros professores e dos formadores de professores, isto é, responde, juntamente com os professores doutores Abdelkrim Hasni (Canadá) e Marie-Paule Poggi (Ilha da Reunião), pela organização dos instrumentos, fundamentação, aplicação e articulação dos dados da pesquisa junto a professores, gestores, coordenadores, dirigentes e supervisores do sistema educacional, nos diferentes países/Entidades Territoriais, realizando uma análise comparativa desses dados. A participação brasileira visa auxiliar na busca de mecanismos de superação dos desafios e possibilidades para a escola do futuro, em meio às questões da sociedade contemporânea mundial e brasileira, o que vai ao encontro do que o grupo de pesquisa CEPId tem buscado. Nossa proposta, em São Paulo, Brasil, envolve um conjunto de 12 pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior, doutores, mestres, além de 8 doutorandos, mestrandos e pós-doutorandos, com diferentes formações e experiências na área de Educação, Psicologia e pesquisa, sustentando atividades teórico-práticas, algumas delas já em andamento, em função da programação estabelecida pelo projeto canadense e assumidas pelos grupos locais. Propomos, neste projeto, realizar um conjunto de pesquisas empíricas sobre as concepções de escola para o século XXI, no Estado de São Paulo, com professores, profissionais do Ensino Fundamental e outros atores ligados à Educação, enfatizando alguns aspectos, relacionados ao conceito de escola, suas finalidades educativas, seus objetivos e atributos, como: desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, autoestima e outros conceitos associados à Psicologia da Educação, baseando-nos em revisões bibliográficas quanto a essas fundamentações e quanto às legislações pertinente. Todas essas ações serão articuladas ao estudo comparativo de alcance internacional, coordenado pelo Prof. Dr. Yves Lenoir, da Universidade de Sherbrooke (Canadá). Nossos achados terão como uma de suas maiores contribuições informar e subsidiar políticas públicas que possibilitem respostas ou encaminhamentos a essas questões.
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Maria Quecini

Ciências Biológicas

Botânica
  • abordagens integrativas para o estudo da fisiologia de plantas de videira in vitro em resposta à iluminação por light emitting diodes (leds)
  • A luz é um dos fatores ambientais mais importantes para as plantas, pois é fonte de energia para o crescimento pela fotossíntese, e fornece informação espacial e temporal para o controle do desenvolvimento, nas respostas mediadas por fotorreceptores. Nesses organismos fotoautotróficos e sésseis, as condições luminosas são determinantes para a captação de energia e adequação do desenvolvimento pós-embriônico maximizando a sobrevivência, adaptação e propagação. A manipulação de parâmetros da luz permite o aumento da eficiência fotossintética, alteração da composição química e da morfologia das plantas, modulação das respostas a estresses e controle do desenvolvimento. Entretanto, em sistemas convencionais de iluminação a dissipação de energia na forma de calor reduz a durabilidade, uniformidade e sustentabilidade dos processos para manipulação das condições luminosas. O desenvolvimento de fontes de luz baseadas em semicondutores sólidos empregando light-emitting diodes (LEDs) é considerado um dos avanços mais significativos nas tecnologias de iluminação para a agricultura sob condições controladas. As principais vantagens desta tecnologia são a sua capacidade de fornecimento de alta irradiância luminosa sem dissipação por calor, com robustez, durabilidade e o melhor controle da composição do espectro luminoso. A produção de espécies frutíferas frequentemente emprega tecnologias de cultivo in vitro para a obtenção de materiais com qualidade fitossanitária superior, aceleração da obtenção de mudas, conservação ex situ de germoplasma, recuperação de genótipos ancestrais, produção de sistema radicular vigoroso, geração de mutantes e poliplóides, engenharia genética, entre outras aplicações. Os efeitos da iluminação por LED sobre o crescimento, desenvolvimento e fisiologia de plantas perenes cultivadas in vitro permanecem pouco estudados. A presente proposta visa investigar os efeitos da iluminação branca e monocromática fornecida por LED sobre o crescimento e desenvolvimento de videira, empregando uma abordagem integrativa composta da análise de perfis transcricionais em larga escala, caracterização metabólica e análise de parâmetros fisiológicos e anatômicos. A determinação da influência da iluminação LED sobre características fisiológicas e de desenvolvimento da videira fornecerá subsídios para a elaboração sistemas de iluminação mais econômicos com características espectrais adequadas ao cultivo in vitro e permitirá o desenvolvimento de condições adequadas às diferentes finalidades dos materiais micropropagados.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Maria Ribeiro Nogueira

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • cooperação transfronteiriça e cidadania social: ampliação, impasses e limites
  • Esta proposta de investigação tem como foco apreender como se processa a ação dos sujeitos políticos públicos locais – gestores e profissionais - em relação a cooperação transfronteiriça, considerada um dos elementos decisivos para garantir a cidadania social em relação à proteção integral a saúde e a assistência social da população residente na área da fronteira. Esta cooperação, para além do plano discursivo e legal, se concretiza na inclusão dos cidadãos transfronteiriços que demandam ações e serviços em municípios que não o de sua residência. Esta inclusão, prevista nos acordos assinados pelos países integrantes do MERCOSUL e internalizados na ordem jurídica dos Estados parte, não vem sendo obtida nas fronteiras do bloco, com raras experiências exitosas. Desta afirmativa decorre a indagação inicial que motivou este estudo - se existe a garantia de acesso no plano legal/jurídico, porque tal não ocorre? Não se desconhece que a cooperação transfronteiriça sofre o impacto de vários fatores, tais como as distinções entre os países quanto à forma orgânica do aparato estatal subnacional, os níveis de complexidade diferenciados dos sistemas de proteção social e saúde, a relação do nível local com o nacional e o protagonismo dos gestores e profissionais. Entretanto, resultados de estudos anteriores apontam a relevância inconteste dos sujeitos políticos do nível local para o êxito ou fracasso ou fracasso das políticas públicas para inclusão dos não nacionais. Paradoxalmente há um completo desconhecimento sobre a ação destes agentes públicos nos aspectos éticos, políticos, profissionais e também sobre quais as mediações, as ações realizadas e os determinantes éticos e políticos que os orientam no sentido de realizar ou não ações encaminhando a cooperação entre os sistemas de saúde e assistência social. Como não foram identificados estudos nesta perspectiva definiu-se como objetivo geral apreender como se processa a mediação dos sujeitos políticos locais na produção de políticas públicas de saúde e assistência social propiciará reconhecer os avanços, impasses e limites para a cooperação transfronteiriça na linha de fronteira dos países do MERCOSUL. Os objetivos específicos principais preveem: identificar como ocorre a apropriação dos dispositivos nacionais e normativas do MERCOSUL relacionadas à demanda estrangeira; conhecer as competências e estratégias utilizadas pelos gestores e profissionais na ação transfronteiriça; apreender como mediações realizadas expressam uma determinada concepção de cidadania social; avaliar em que medida a complexidade dos sistemas de saúde e assistência social disponíveis interfere na cooperação transfronteiriça; resgatar as experiências exitosas de cooperação transfronteiriça assinalando os seus fatores determinantes. As metas, a serem alcançadas dos dois lados da fronteira, compreendem a descrição da organização institucional dos sistemas locais de saúde e assistência social e os serviços prestados, a atualização da legislação transfronteiriça (legislação nacional, acordos e pactos entre os países e as decisões do MERCOSUL) no campo da saúde e assistência social, o estabelecimento do perfil profissional e as vinculações éticas e políticas dos agentes estatais, a reconstrução da dinâmica processual da ação dos agentes locais na implementação das políticas de saúde e assistência social favorecendo ou não a construção da dimensão social da cidadania. Os dados necessários para a análise pretendida serão obtidos através de pesquisa documental e entrevistas em profundidade. As legislações, regulamentações jurídico-administrativas, os serviços e ações prestados nas duas dimensões e os acordos e pactos bilaterais e trilaterais, as decisões do MERCOSUL sobre fronteiras serão resgatadas através do estudo documental. A centralidade a orientar a pesquisa documental serão os conceitos, conteúdo e discursos nos documentos pesquisados. As entrevistas em profundidade favorecem o resgate dos aspectos políticos, éticos, ação concreta e técnicos relativos à gestão em espaços fronteiriços. Fornecem igualmente informações contextuais significativas para alcance dos objetivos propostos. Serão entrevistados os gestores e os profissionais do setor saúde e assistência social que ocupam funções classicamente relacionadas à gestão, como supervisão, controle, coordenação e planejamento e provisão e prestação de serviços (atenção básica, média e alta complexidade da assistência e saúde). Estão previstas preliminarmente seis entrevistas com gestores de saúde, seis entrevistas com profissionais da saúde, seis entrevistas com gestores da assistência social e seis entrevistas com os profissionais da assistência social. O campo empírico serão seis pares de cidades gêmeas localizadas na linha de fronteira entre os quatro países do MERCOSUL- abrangendo 1.631.331 habitantes. A análise das informações coletadas será fundamentada, inicialmente, nas referências teóricas sobre poder local, paradiplomacia, descentralização, implementação e cooperação transfronteiriça. A proposta tem como eixo ético-político a noção que o acesso aos bens e serviços através de políticas públicas é um direito de cidadania e não de necessidade, e deve incorporar valores justos e universais materializados através de práticas profissionais e institucionais que espelhem estes valores. Destaca-se, no âmbito do Serviço Social, a funcionalidade desempenhada pelos assistentes social na medida em que são, via de regra, os que recebem em primeira mão as demandas da população dos outros países. Os resultados obtidos poderão subsidiar as instituições de fomento do bloco regional e os ministérios nacionais para instituírem propostas mais efetivas para superação dos impasses e dos limites e, ainda, o conhecimento de experiências exitosas poderá alterar os processos de mediação e ações profissionais e incentivar a realização de ações similares. A inexistência de estudos similares marca o ineditismo desta proposta.
  • Universidade Católica de Pelotas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Maria Rodrigues Ponte

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • investigação da relação entre disclosure, materialidade e origem legal dos países: um estudo de transações com partes relacionadas
  • O presente estudo tem como objetivo geral analisar a relação entre o nível de cumprimento dos requisitos de divulgação preconizados na IAS 24 - Partes Relacionadas, a materialidade das informações e a origem legal dos países. Adicionalmente, o presente estudo busca a realização de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, à nível nacional, no sentido de investigar a percepção de auditores independentes acerca da relação entre materialidade e disclosure. A população definida para este estudo reunirá as cem maiores empresas do Brasil listadas na BM&FBovespa, as empresas dos países da Europa Continental (Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Suíça) listadas na bolsa de valores da União Europeia, participantes do índice Stoxx 600 (ressalte-se que os países da União Europeia participantes do índice Stoxx 600 serão tratados como um só país, de modo que ambos os países são representantes do sistema Code Law; as empresas listadas na NYSE; e as empresas da Inglaterra listadas na bolsa de Londres, como representantes do sistema Common Law, que publicaram as demonstrações contábeis utilizando o padrão contábil IFRS e que apresentaram TPRs.Com base nos resultados empíricos anteriores, que atestam que a materialidade e as características institucionais dos países podem afetar o nível de divulgação adotado pelas empresas (GRAY, 1988; LA PORTA et al. 1998; SANTOS; CALIXTO, 2010, SANTOS et al. (2014); STREET; GRAY, 2001), formularam-se as seguintes hipóteses de pesquisa: H1: A materialidade das informações contábeis influencia o nível de cumprimento dos requisitos de divulgação estipulados pela IAS 24; e H2: A origem legal dos países influencia o nível de cumprimento dos requisitos de divulgação estipulados pela IAS 24. Para se estimar o nível de disclosure adotado pelas empresas no tocante aos itens de divulgação requeridos pelas IFRS será elaborado um checklist, com base na IAS 24,emitida pelo IASB. O checklist buscará atender a todas as exigências de evidenciação contidas na unidade de análise IAS 24. Serão elencados os itens 13, 17, 18, 19 e 26 do normativo, por serem os que contêm exigências de divulgação, e dispostos em métrica de pesquisa, em que cada item representa um item passível de divulgação pela empresa no que tange às partes relacionadas, de modo a não dar margem para apontamento de divulgação parcial. A partir do checklist será criado um índice de disclosure, o qual buscará estimar o nível de cumprimento das empresas às exigências da IAS 24. Após construída a métrica de pesquisa, serão adotados os procedimentos de coleta, que se darão através da análise de conteúdo. Assim será procedida para se verificar o nível de cumprimento dos requisitos de divulgação preconizados na IAS 24, com a materialidade e a origem legal dos países, da seguinte forma: 1) para as empresas do Brasil, acesso ao website da BMF&Bovespa, especificamente no item Mercados - empresas listadas - demonstrações financeiras padronizadas - notas explicativas; 2) para as da União Europeia, dos EUA e da Inglaterra, como nos websites das duas bolsas de valores não há disponibilização dos relatórios financeiros das empresas, serão acessados os websites das empresas das duas regiões, no item Investors Financial Reports ou anual reports. As informações requeridas pela IAS 24 e também algumas informações financeiras das variáveis de controle, como os valores de Ativo, Patrimônio Líquido, Exigível e Lucro Líquido, que constarem nos relatórios das empresas, poderão ser coletadas uma a uma, mediante leitura e interpretação; 3) na base de dados do Economática, serão coletadas informações sobre as variáveis das empresas brasileiras referentes ao ano da pesquisa. A Materialidade das Transações com Partes Relacionadas será calculado o montante dos valores do ativo das TPR, mais os valores do passivo das TPR, mais os valores das receitas e despesas do exercício das TPR. Desse montante, a materialidade será mensurada de duas formas distintas, primeiro a Materialidade mensurada pelo valor do Ativo Total; e em seguida a Materialidade mensurada pelo valor do Patrimônio Líquido. Neste estudo será utilizada a classificação de sistemas jurídicos em dois grupos: Civil Law e Common Law, onde será analisado o sistema jurídico de cada país da amostra, atribuindo-se a pontuação 1 se o país for classificado como Commom Law, e zero se o país for classificado como Civil Law. Os dados coletados neste estudo serão processados com a utilização da planilha eletrônica do Excel e do software estatístico Statistical Package for the Social Science (SPSS) para uso em pesquisas. A pesquisa gerará: base de dados atualizada das empresas pesquisadas e suas práticas de disclosure, materialidade das informações contábeis e origem legal dos países; dissertação de conclusão de curso de Mestrado; bem como artigos científicos que deverão ser publicados em eventos/periódicos nacionais e internacionais abordando as questões de pesquisa.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Maria Vidal Peroni

Ciências Humanas

Educação
  • implicações da relação público-privada para a democratização da educação na américa latina: argentina, bolívia, brasil, chile, uruguai e venezuela
  • Este projeto de pesquisa visa a analisar implicações das relações entre o público e o privado para a democratização da educação em países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela. A escolha dos países integrantes da pesquisa é relacionada aos pesquisadores que participam de grupos com os quais já estabelecemos diálogos anteriores, realizando estudos coletivamente ao longo dos últimos dez anos e que temos contato permanente. Com esta pesquisa pretendemos organizar, analisar e aprofundar esta interlocução de forma sistemática, produzindo e divulgando estudos sobre a realidade educacional. A pesquisa será realizada pelo “Grupo de pesquisa relações público-privado na educação” (GPRPPE) vinculado ao PPGEDU-UFRGS, coordenado pela professora Drª Vera Maria Vidal Peroni e composto por bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e pesquisadores que já concluíram o doutorado e permanecem no grupo, assim como duas pesquisadoras de pós-doutorado e colegas professoras da UFRGS. Este coletivo será dividido em dois subgrupos, sendo que um vai estudar os principais programas e parcerias que envolvem a educação básica em suas etapas e modalidades no Brasil: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional, além de temas como a Base Nacional Comum Curricular/BNCC, influências na direção da política educacional por instituições como Fundação Lemann, Instituto Unibanco, Instituto Ayrton Senna e movimentos como Escola sem Partido e Todos pela Educação. E outro que estudará os países envolvidos neste projeto universal, além da Rede de Empresários Latino americanos (Reduca) e, também, sujeitos individuais e coletivos (THOMPSON, 1981) que influenciam na direção das políticas educativas na região como o PREAL, Mercosul educativo, Unesco, as Cúpulas das Américas, entre outros. Os sujeitos serão mapeados utilizando a metodologia de análise de redes, que permite a organização e visualização de dados, de modo a evidenciar as interligações entre os sujeitos, as suas conexões entre indivíduos e organizações, permitindo uma análise das informações destacadas. Interessa-nos estudar o complexo e diversificado contexto latino-americano, pois os países, a par de suas singularidades, desde os anos 1980 tiveram processos políticos semelhantes, marcados por abertura política, com participação popular e organização da sociedade na luta por direitos democráticos. Com o agravamento da crise econômica internacional e vivendo democracias ainda frágeis, houve na América Latina uma forte interferência dos organismos internacionais, como United Nations Children's Fund/UNICEF e United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization/UNESCO, Banco Mundial/BM, Fundo Monetário Internacional/FMI e outros na condução das políticas educacionais. Algumas questões nos mobilizam em busca de respostas: Quem são os sujeitos que protagonizam as reformas? Qual o conteúdo das propostas? A pesquisa terá enfoque qualitativo e quantitativo. As técnicas com as quais vamos trabalhar na coleta de dados são: pesquisa documental e bibliográfica. Em relação à pesquisa documental, propomos a análise de documentos tais como leis, documentos oficiais, relatórios, sites oficiais dos governos dos países envolvidos, relatórios educacionais, todos os documentos que permitirão compreender objetivamente o objeto de análise. Compreender tais documentos, evidenciar as suas contradições, buscar as principais ideias e conceitos servirá como elemento para examinar a realidade, apropriar-se do movimento do real, pois eles expressam uma concepção de mundo, de sociedade, de educação. Devido às características da pesquisa nos propomos trabalhar na perspectiva comparada, ou seja, utilizar a comparação como complementação metodológica que proporcione sentido aos levantamentos de dados e as análises que serão realizadas. A perspectiva teórico-metodológica que embasa a pesquisa é a de que a relação entre o público e o privado na política educacional é parte constitutiva das mudanças sociais e econômicas em um processo de relação (THOMPSON, 1981, 2006), em que Estado e sociedade civil são partes constitutivas do movimento de correlação de forças (GRAMSCI,1989) de sujeitos (THOMPSON, 1981) situados em um contexto histórico e geográfico (HARVEY, 2008), perpassados por projetos societários distintos. Nesse sentido, entendemos que não se trata de uma contraposição entre Estado e sociedade civil, pois vivemos em uma sociedade de classes em que ambos são construídos por sujeitos individuais e coletivos, em um processo histórico de correlação de forças e influenciados por interesses de cunho mercantil. Portanto, o foco da análise é a privatização do público, na lógica mercantil, com implicações para a democratização da educação.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Maria Vieira Paniz

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • desenvolvimento e aplicação de critérios explicitos adaptados à realidade brasileira na avaliação do uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos
  • INTRODUÇÃO: O uso de medicamentos inapropriados para a idade pode comprometer a efetividade e/ou a segurança da farmacoterapia e têm se destacado como importante desafio para saúde pública, visto que está associado a elevados índices de morbidade e mortalidade. Os idosos são a parcela da população mais exposta a estes efeitos, uma vez que apresentam alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas relacionadas ao envelhecimento, frequentemente são portadores de múltiplas doenças crônico - degenerativas, e utilizam maior número de medicamentos que os demais grupos etários. Estimativas internacionais demonstram que aproximadamente 30% das hospitalizações de idosos são decorrentes de problemas relacionados ao uso de medicamentos (PRMs), incluindo reações adversas causadas pelo uso de medicamentos inapropriados para a idade. Conceitualmente, medicamentos potencialmente inapropriados (MPIs) para idosos são aqueles que devem ser evitados neste grupo etário, seja por falta de evidências acerca da eficácia terapêutica, pelo risco aumentado de eventos adversos que supera os benefícios, quando existe uma alternativa terapêutica mais segura ou quando o uso do medicamento pode agravar doenças preexistentes do idoso. Nessa perspectiva, vários pesquisadores da América do Norte e Europa desenvolveram métodos e instrumentos com o objetivo de auxiliar na identificação de padrões inadequados de prescrição para idosos. No Brasil, alguns estudos têm investigado o uso de MPIs nesse grupo populacional utilizando listas elaboradas em outros países e as prevalências encontradas variam de 28,0% a 82,6%. No entanto, a ausência de uma adequação dessas listas à realidade brasileira é uma lacuna importante para o entendimentos da magnitude desse problema e já vem sendo apontada em estudos farmacoepidemiológicos nacionais. OBJETIVOS: Estabelecer critérios explícitos para a identificação de medicamentos potencialmente inapropriados (MPIs) prescritos aos idosos no Brasil, e avaliar a prevalência e os fatores associados com o uso de MPIs entre idosos atendidos na atenção primária do município de Novo Hamburgo, RS de acordo com a lista de critérios desenvolvidos. MÉTODOS: O projeto englobará três etapas complementares: 1- revisão sistemática da literatura sobre estudos que validam critérios explícitos para a avaliação do uso de medicamentos potencialmente inapropriados (MPI) em idosos; 2- validação por consenso de critérios explícitos para a avaliação do uso de MPIs, selecionados à luz da realidade brasileira; 3- estudo transversal para avaliar, por meio dos critérios explícitos validados, a prevalência de uso de MPI e fatores associados em amostra de idosos usuários de três Unidades Básicas de Saúde (UBS) de um município no sul do Brasil. A busca de artigos para o estudo de revisão sistemática será realizada nas bases de dados Pubmed, LILACS, Medline e EBSCOhost (1991-2015). Serão incluídos artigos originais que apresentarem o desenvolvimento de critérios explicítos para avaliação do uso de MPI em idosos de 65 anos ou mais. Serão excluídos os artigos que incluírem apenas critérios implícitos, avaliarem determinados medicamentos ou determinada doença. Com base nessa etapa, será elaborada a lista preliminar de critérios explícitos para avaliar o uso de MPI em idosos, adequados à realidade brasileira. A validação dessa lista será realizada por meio da opinião de especialistas brasileiros, utilizando o método Delphi. Após três rodadas, será obtido o consenso sobre a lista de MPIs. Por fim, esta lista será utilizada em um estudo transversal com idosos de 65 anos ou mais, usuários da atenção primária do múnicipio de Novo Hamburgo, RS, com o objetivo de avaliar a prevalência e os fatores associados ao uso de MPIs a luz da realidade brasileira. RELEVÂNCIA: Até o presente momento, não foram encontrados na literatura critérios explícitos de avaliação da farmacoterapia em idosos que considerem os medicamentos disponíveis no país com base na opinião de especialistas brasileiros. O estudo possibilitará determinar um melhor panorama do uso de MPIs no Brasil, e irá contribuir para o desenvolvimento de estratégias e intervenções mais eficazes para a redução de problemas relacionadas ao uso de medicamentos em idosos no país.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Marisa Pugliese de Castro

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • contribuição para o mapeamento de vertentes da historiografia da arte no brasil em anais de eventos científicos: 2000-2015
  • Esta proposta de pesquisa parte da necessidade de refletir, de modo fundamentado por dados objetivos, sobre o desenvolvimento de aportes teórico-metodológicos na produção da História da Arte no Brasil, nos eixos sincrônico e diacrônico, para oferecer subsídios para a compreensão do atual estado de discussão da Historiografia da Arte no Brasil. Esta investigação se complexifica em direção à identificação de categorias adequadas para a investigação da especificidade de períodos, estilos, unidades de sentido e da circulação de modelos na produção artística, que dialogam com matrizes amiúde europeias e estadunidenses, levando em consideração diferentes registros de questionamento e problematização das tradições do pensar e fazer arte. Este levantamento tem como foco detectar chaves de mutações nesta esfera de conhecimento no que concerne ao seu campo de estudo, objetos, parâmetros teórico-metodológicos e exigências críticas, ou seja, encontrar os principais elos e linhas de corte dos percursos intelectuais dos teóricos e historiadores da arte que têm impactado na produção da História da Arte no país. O recorte cronológico do mapeamento proposto situa-se entre 1970 e 2015, tomando como marco a década de 1970, em que o Comitê Brasileiro de História da Arte – CBHA surgiu como sintoma da urgência da criação de uma entidade que passaria a promover o desenvolvimento e consolidação de uma rede de pesquisa nacional, ao lado de outras associações, que têm permitido a circulação de interesses, modelos teóricos, eixos temáticos, propostas metodológicas etc., em discussões acadêmicas por todo o Brasil, pari passu à consolidação de linhas de pesquisa e programas de pós-graduação que surgiram neste período. Desde os anos 1990, pesquisadores indicam que a investigação sobre a Historiografia da Arte no Brasil carece de mais diligência no levantamento de fontes que têm se tornado referenciais aos historiadores da arte. Este esforço teve como marco o recenseamento de Robert C. Smith – que redigiu a Seção de “Arte Brasileira” do Handbook of Latin American Studies desde 1936, além de outros levantamentos bibliográficos de historiadores da arte que, em sua maioria, chegam à década de 1990, ainda que de modo irregular. Mas além da importância desses expedientes, impõe-se a necessidade de compreender os diferentes desenvolvimentos da produção do discurso em História da Arte no país a partir de publicações dos principais veículos de impacto nacional, tendo em vista seus elementos constituintes, sob o risco da diluição da percepção das vertentes da Historiografia da Arte no Brasil, de suas principais matrizes teóricas e da lógica de suas subdivisões e hibridizações. Urge compreender esta discussão na camada de sua emergência: os textos de comunicações e conferências em eventos científicos, que estão entre os primeiros frutos da produção de conhecimento na área, voltados para a interlocução no meio científico. Oriundas do ambiente acadêmico, essas produções muitas vezes têm sido sistematizadas em obras que se impuseram à sociedade como livros referenciais sobre História da Arte. As duas grandes fontes sobre as quais se pretende debruçar nesta pesquisa são anais dos eventos científicos e depoimentos, obtidos em entrevistas com pesquisadores fundadores do CBHA e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP. Por serem os recursos mais significativos da produção em História da Arte no Brasil, em âmbito nacional, serão analisados os Anais dos Congressos e Colóquios do CBHA, desde 1972, e os Anais dos Encontros Nacionais da ANPAP, que incluem os textos de comunicações do Comitê História, Teoria e Crítica de Arte - CHTCA, desde 1988 e, a partir de 2012, dos Simpósios Temáticos, pertinentes à referida área. Contudo, além dos Encontros Regionais da ANPAP, será possível levantar, devido aos recursos mencionados, a existência de outros eventos, de âmbitos, portes e periodicidades variados, que contribuíram ou têm contribuído para a consolidação da História da Arte no Brasil. A análise do desenvolvimento diacrônico dessas publicações deverá revelar períodos de assiduidade, continuidade, arrefecimento e retomada de certos temas, permitindo mapear o desenvolvimento dos eixos temáticos mais frequentes e seus desdobramentos, assim como sua repercussão. Deste modo, a pesquisa objetiva, prioritariamente realizar um levantamento dos Anais destes eventos, entre 2000 e 2015, que permita oferecer, juntamente aos depoimentos de seus fundadores, subsídios para a reflexão sobre os processos formadores dos conceitos operadores de discursos historiográficos artísticos em diálogo com seus respectivos objetos. Além disso, pretende-se detectar outros eventos de âmbito nacional e regional neste período, que poderão ser mapeados oportunamente.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Núbia Santos

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • pesquisa e pesquisadores em serviço social na região nordeste: perfil, recursos e subsídios à formulação de políticas
  • A temática que se evidencia na presente proposta tem por interesse a pesquisa e produção de conhecimento no âmbito do Serviço Social e tem por foco a análise de pesquisas desenvolvidas a partir do fomento das fundações públicas estatais localizadas na Região Nordeste que tragam por escopo as políticas sociais públicas nos anos 2014 a 2016. Ressalta-se que as políticas sociais configuram-se eixo histórico de intervenção e análise no Serviço Social e que a ampliação dos cursos de pós-graduação na área na última década, especialmente no estados da Região Nordeste, suscitou interesse em investigar a existência, ou não, de articulação entre submissão de propostas de pesquisas por pesquisadores da área, crescimento dos cursos de pós-graduação no nordeste e maior divulgação de editais via fundações. O interesse em realizar esta pesquisa traduziu-se com base na hipótese diretriz de que esta proposta centra-se no entendimento de que a natureza da pesquisa e o perfil dos pesquisadores em Serviço Social têm sido objeto das demandas dos editais especialmente pelas fundações de pesquisa da região Nordeste, região de alto índice de pobreza e desigualdade e demandante de estudos especializados em políticas sociais de modo a subsidiar e fortalecer a formulação de políticas públicas. Com base nas informações iniciais a serem apresentadas nos parágrafos seguintes, definimos que o objetivo geral desta pesquisa é analisar a produção de pesquisas e o perfil dos pesquisadores no âmbito do Serviço Social e da Política Social, financiadas por Fundações de Pesquisas estatais localizadas no estados nordestinos. Espera-se com isso detectar dados que possibilitem analisar de que forma esse quadro de pesquisadores em Serviço Social tem subsidiado a formulação de políticas nos Estados do Nordeste brasileiro. A pesquisa também vincula-se ao “Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos, Formação em Serviço Social e Políticas Sociais – GEPSSO", da Universidade Federal de Sergipe, criado em 1993, e pretende incorporar outros docentes e discentes da graduação e pós-graduação. O locus da pesquisa compreende as Fundações de pesquisa estaduais do Nordeste por se tratarem de espaços públicos que tem, nos últimos anos do novo milênio, sido forte demandante de pesquisa, em particular, de pesquisa que venham subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas em face dos indicadores sociais e econômicos do nordeste que suscitam a reflexão contínua sobre as ações governamentais nos mais variados campos de atuação política. Sinaliza-se que esta proposta de pesquisa além de contribuir para caracterizar e mapear as pesquisas e pesquisadores de Serviço Social demandados pelas fundações do apoio da pesquisa do nordeste, particulariza os profissionais da área e as políticas públicas sociais. O desdobramento desse trabalho possibilitará contribuições para repensar o papel do Estado e suas políticas, os mecanismos de enfrentamento à questão social, o fomento à pesquisa e os seus rebatimentos na sociedade. Além disso, repensar as pesquisas científicas e suas contribuições e o profissional de Serviço Social no espaço da pesquisa. O avanço significativo da participação dos assistentes sociais brasileiros em atividades de pesquisa e na produção de conhecimento, tem possibilitado no âmbito da profissão a construção de uma cultura que tem atribuído um status profissional fundamental. O resultado tem sido verificado mediante uma rica produção científica sobre as políticas sociais, a profissão, o Estado e as expressões da questão social, o que a insere na área específica de conhecimento no campo das Ciências Sociais Aplicadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES. Sublinha-se que foram nos espaços da pós-graduação que emergiram as primeiras produções que nos anos seguintes deram impulso à consolidação da pesquisa e à produção do conhecimento em Serviço Social em que considerável número de profissionais passaram a sistematizar a acumulação teórica. Com base no Documento de Área 2013, existiam 32 programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil, dentre os quais 11 na região Nordeste, o que leva a suscitar a pesquisa como inerente à formação acadêmica na área. Observa-se que todos os estados do nordeste têm programa de pós-graduação, sendo que os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba têm dois programas, cada. A Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil concentra-se nas universidades públicas, seguidas das comunitárias e em menor número nas instituições privadas de ensino superior. Segundo o “Documento de Área 2013”, no Brasil 73,33% dos programas de pós-graduação em Serviço Social estão vinculados a instituições de ensino superior (IES) públicas e 26,67% em instituições privadas, aqui incluídas as comunitárias. É importante destacar que a tradição da pesquisa ainda restringe-se à universidade, especificamente, circunscrita à nível da pós-graduação. Assim, as IES sobressaem em quantidade e reafirma a tradição no campo da pesquisa. Os programas de pós-graduação localizados no nordeste apresentam a seguinte vinculação institucional: dez estão vinculadas as Instituições de Ensino Superior públicas, sendo que sete federais (UFMA, FUFPI, UFRN, UFPB, UFPE, UFAL e FUFSE) e três estaduais (UECE, UERN, UEPB), e uma particular (UCSAL). Assim, a presente pesquisa busca contribuir para pensar a profissão e a produção do conhecimento a ela inerente.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Regina Röhnelt Ramires

Ciências Humanas

Psicologia
  • fatores comuns e fatores específicos no processo da psicoterapia psicodinâmica de crianças
  • Este estudo focalizará fatores específicos e fatores inespecíficos no processo da psicoterapia psicodinâmica de crianças. Fatores comuns ou inespecíficos se referem a aqueles ingredientes ativos que não são associados com apenas uma abordagem terapêutica, mas encontram-se presentes em todas elas. Já os fatores específicos relacionam-se aos aspectos peculiares de cada abordagem, tais como a técnica, as intervenções do terapeuta. A literatura científica reconhece a necessidade de estudos de processo e resultados que contemplem as complexidades do processo terapêutico psicanalítico. Isso implica superar a ênfase nas mudanças sintomáticas, a dependência de modelos de mudanças lineares acerca da relação processo-resultado, e a crença de que diferentes fatores que explicam o resultado terapêutico interagem de modo linear e cumulativo. Partindo da premissa de que o processo terapêutico não é um processo linear e cumulativo, e da importância de reconhecer o papel que diferentes elementos podem assumir no seu transcurso, este estudo buscará analisar e compreender como tais elementos atuaram em quatro psicoterapias psicodinâmicas de crianças em idade escolar, que foram realizadas em settings naturalísticos e no seu conjunto somaram 409 sessões registradas em videotape. Além de identificar e analisar a aliança terapêutica estabelecida em cada tratamento, a abordagem ou não da função reflexiva no processo, as técnicas e intervenções utilizadas pelas terapeutas e o papel do brinquedo em cada psicoterapia, buscar-se-á identificar a relação desses elementos entre si e com os resultados das psicoterapias. Será realizado um estudo de delineamento misto, longitudinal, com uso de medidas repetidas e baseado no procedimento de Estudo de Casos Sistemáticos. A análise dos dados será baseada em Correlações de Pearson, Análise Discriminante e Equações Estruturais para verificar as diferentes associações entre as variáveis analisadas. Análises qualitativas dos casos também serão realizadas.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Regina Tângari

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • análise morfológica da região metropolitana do rio de janeiro: tecidos, espaços livres e paisagem: contribuições metodológicas
  • O projeto se baseia numa abordagem metodológica e inclusiva voltada à análise de territórios situados em áreas de expansão e renovação urbana e relacionada a: tipos morfológicos das novas ocupações; áreas periféricas e suas transformações; novas legislações urbanísticas; instrumentos de planejamento e de intervenção; investimentos públicos em habitação, educação, saúde, segurança e mobilidade. Busca integrar os campos de morfologia da paisagem, planejamento urbano e avaliação ambiental, voltados a estudar sistemas de espaços livres de edificação ou urbanização, nas escalas de comunidades, cidades e regiões. O objetivo é desenvolver e aplicar critérios de análise a territórios na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, buscando identificar os processos de ocupação urbana e periurbana nos últimos 10 anos e os impactos decorrentes, incluindo: os tipos morfológicos das áreas periféricas onde ocorreram processos de crescimento e expansão; novos instrumentos de legislação urbanística e de planos de renovação ou requalificação, com foco no Plano Metropolitano elaborado pela Câmara Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro; investimentos públicos em habitação, mobilidade, saúde, educação e segurança, que definem ou redefinem territórios associados a novas centralidades e os conflitos a partir de níveis de segregação socioambiental decorrentes desses processos. Os elementos a serem avaliados incluem aspectos referentes a perfil geobiofísico, legislação, população, domicílios, níveis de renda, padrões de ocupação e valor do solo, e sua relação com a distribuição e classificação dos tecidos urbanos e espaços livres, públicos e privados. As estratégias metodológicas integram: embasamento teórico e metodológico com base em leituras e debates sobre material bibliográfico; treinamento da equipe em programas computacionais especializados; mapeamento georreferenciado (escalas 1:50.000, 1:10.000 e 1:2.000) com base em arquivos cadastrais e ortofotos fornecidos pela Câmara Metropolitana; avaliação de instrumentos normativos e de planejamento; mapeamentos em sistemas de georreferenciamento, levantamentos de campo e de acervo, análises tipo-morfológicas, simulações urbanísticas e socioambientais. Como meta, são previstos: avanços teóricos e metodológicos; formação de recursos humanos e as publicações decorrentes do projeto; formulação de subsídios para inovação e aprimoramento de políticas públicas voltadas a abordagens inclusivas e a melhorias do processo de planejamento; qualificação do ambiente e da paisagem e proposição para infraestrutura física e social. Tem como foco e chave de leitura os espaços livres, os tecidos urbanos e as centralidades por eles conformadas. As pesquisas recentes possibilitaram ampliar o arcabouço conceitual e metodológico, pois permitiram, através da parceria com equipes de instituições distintas, a aproximação com os campos de conhecimento integrados: geografia, ecologia da paisagem, direito urbanístico, planejamento urbano, análise cognitiva. O contato previsto com os pesquisadores de instituições externas à UFRJ, tanto nacionais como internacionais, além da colaboração com programas de pós-graduação da UFRJ e da FAUUSP, habilita um olhar renovado e consistente, pois integra temas, conceitos, métodos e questões que contribuíram para aprimorar a os fundamentos e as estratégias metodológicas propostas. Nas áreas metropolitanas, não há mecanismos institucionais que garantam a elaboração de planos territoriais integrados, mesmo em situações de conurbação de tecidos urbanos ou de bacias hidrográficas e fragmentos vegetais contínuos. Os Planos Diretores, elaborados a partir da Lei Federal do Estatuto das Cidades, são de abrangência municipal e pouco responderam à problemática atual, tendo, em muitas situações, apenas reforçado a concentração de investimentos públicos e privados nos mesmos moldes urbanísticos, morfológicos e tecnológicos anteriores ao Estatuto. Na sua regulamentação foram utilizados modelos urbanísticos e processos de produção nocivos tais como: expansão urbana através do parcelamento paulatino e infraestrutura precária, com construção de unidades individualizadas ou conjuntos habitacionais desprovidos de integração urbanística; verticalização em áreas consolidadas; ampliação do sistema viário sobre áreas frágeis, em especial, fundos de vale, encostas, áreas alagadas e alagáveis. Os planos locais, como os Planos de Estruturação Urbana-PEU promulgados pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro atuam nos parâmetros urbanísticos (zoneamento, uso e ocupação do solo, edificações) sem adequada verificação com demais requisitos de urbanização tais como perfil geobiofísico, condição de solo e subsolo, aspectos quanto a infraestrutura, redes de equipamentos sociais, dentre outros a serem observados. A falta de um setor público suficientemente equipado para o controle do uso e ocupação do solo compromete ainda mais o espaço urbano, pois são aplicados padrões de ocupação que não respondem às características de fragilidade do ambiente construído e de vulnerabilidade das populações que nele habitam. Ao problematizar as questões acima, essa pesquisa busca desenvolver prospecções sobre a relação entre a forma urbana, os espaços livres de edificação e a qualificação da paisagem, verificada em áreas que sofrem processos de transformação ou renovação urbana, decorrentes de decisões e ações quanto a planejamento urbano, investimentos em obras e infraestruturas, projetos e eventos de grande porte, valorização imobiliária e formulações normativas sobre a ocupação do solo. Os critérios de análise justificam a validade da temática e a pesquisa proposta.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022