Projetos de Pesquisa

 

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Vania Ribas Ulbricht

Ciências Humanas

Educação
  • coin- artefato para o desenvolvimento de material digital acessível
  • O projeto propõe a produção de um aplicativo web e mobile para representação interativa de diretrizes para produção de material educacional acessível. Através do protótipo desenvolvido para mobile e ambiente web, as diretrizes de recomendação da pesquisadora Macedo (2010) foram organizadas para que desenvolvedores e conteudistas de Objetos de Aprendizagem (OAs) possam utilizar as ferramentas de acessibilidade em seus projetos . Para validar a utilização do aplicativo para que desenvolvedores e conteudistas realizem a produção de conteúdos e Objetos de Aprendizagem (OAs) acessíveis, propõe-se também o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) com acessibilidade para pessoa com deficiência visual e auditiva, com objetivo de transferir e disseminar conhecimento. Buscando aproximar as diretrizes da visão de mundo dos usuários de acordo com o contexto de uso, objetivamos adequá-las ao ambiente das organizações e dos indivíduos. Dessa forma, profissionais e pesquisadores da área de OAs podem obter uma nova experiência na apropriação das recomendações e promover ações inclusivas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vania Rodrigues de Lima

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento e caracterização físico-química de sistemas lipossomais contendo genisteína para uso na terapia contra gliomas
  • Este projeto propõe desenvolver sistemas de liberação prolongada de fármacos, com propriedades físico-químicas específicas que os tornem eficientes, estáveis e menos tóxicos na terapia contra gliomas (um subtipo de tumor cerebral primário). Os sistemas serão baseados no encapsulamento de genisteína, uma isoflavona de soja, em três tipos de lipossomos compostos por (i) dimiristoilfosfatidilcolina (DMPC), (ii) DMPC associado a palmitoiloleoilfosfatidilcolina (POPC) e (iii) DMPC associado a colesterol. Os lipossomos foram escolhidos como carreadores por poder viabilizar a passagem e distribuição da genisteína na barreira hemato-encefálica do organismo, considerando-se que tal passagem é uma limitação importante no tratamento contra gliomas. O uso de DMPC como componente lipossomal pode ter um efeito antitumoral somatório ao da genisteína, e a associação de DMPC com os lipídios citados anteriormente proporcionará sistemas com diferentes graus de ordem molecular e velocidades de difusão da genisteína pelo sistema. As propriedades físico-químicas e a estabilidade dos três sistemas serão caracterizadas pelas técnicas de espalhamento de luz dinâmico, potencial zeta, infravermelho com transformada de Fourier com refletância total atenuada horizontal, ressonância magnética nuclear, calorimetria de varredura diferencial e espectroscopia no ultravioleta-visível. A partir destas técnicas, será investigado o efeito da genisteína nas propriedades e dinâmica molecular dos lipossomos, tais como tamanho, carga, estabilidade, grau de hidratação, velocidade de movimentos vibracionais, rotacionais e translacionais moleculares, anisotropia de deslocamento químico, lamelaridade e parâmetros termodinâmicos, tais como estado de fases, temperatura de transição de fase e variação de entalpia. Os sistemas lipossomais também terão suas atividades antitumorais (em células de gliomas) e antioxidantes in vitro testadas. As interações entre a genisteína e as membranas lipossomais serão correlacionadas com a sua eficiência frente às atividades antitumorais e antioxidantes. A partir desta correlação, pretende-se contribuir com o desenvolvimento de sistemas que possam ter suas propriedades físico-químicas moduladas em função de sua composição e interações moleculares, para tornarem-se mais eficientes, estáveis e menos tóxicos no tratamento contra gliomas.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vânia Silva de Melo

Ciências Agrárias

Agronomia
  • alternativa de sustentabilidade de solos no contexto da agricultura familiar na amazônia oriental
  • A Região Amazônica tem sido alvo de um modelo de ocupação baseado na exploração predatória dos recursos naturais para fins diversos. As consequências negativas desta exploração na Amazônia relacionam-se ao desequilíbrio ambiental sob diversos aspectos. A combinação de solo sem cobertura florestal com índices pluviométricos altos, característicos desta região, acaba por acelerar os processos erosivos e a redução da fertilidade dos solos agrícolas e assoreamento dos rios e cursos d`água. Para contrapor este panorama de degradação ambiental, um novo modelo de desenvolvimento regional deve priorizar a busca pela conciliação das atividades econômicas sem esquecer a importância da preservação do meio ambiente. Neste sentido o conhecimento detalhado sobre o solo, a hidrologia e o funcionamento do bioma amazônico é de extrema importância para que seu desenvolvimento ocorra de forma sustentável. A proposta objetiva avaliar os resultados obtidos com implantação de atividades de recuperação de áreas de pastagem degradadas pertencentes a áreas de assentamentos localizadas no Município de Santa Bárbara Pará, por meio de indicadores de sustentabilidade ambiental referentes a análise de solo, água e cobertura vegetal.
  • Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vania Zanella Pinto

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • uso de extrato de erva mate nanoencapsulado no desenvolvimento de embalgens para alimentos
  • No projeto “Uso de extrato de erva mate nanoencapsulado no desenvolvimento de embalgens para alimentos” objetiva-se encapsular extrato de erva mate (Ilex paraguariensis) usando sistema blow spinning de formação de nanofibras e aplicar as fibras contendo extrato de erva mate como recobrimento em bandejas biodegradáveis e como cobertura ativa em frutas in natura. O projeto está divido em três Estudos a serem executados durante os três anos de vigência. No Estudo I objetiva-se encapsular extrato de erva mate empregando sistema blow spinning e diferentes polímeros como material de parede e, avaliar a eficiência de encapsulação e caracterizar os materiais nanoencapsulados. As variáveis independentes serão tipo de polímero, que apresenta 4 sub-níveis (Amido:PVA, Amido:PEO, PVA, PEO) e concentração do extrato de erva mate com quatro sub-níveis (0, 10, 25 e 50 mL/100g), totalizando 16 tratamentos. As variáveis dependentes (respostas) consistem na avaliação das propriedades da solução polimérica (viscosidade e condutividade elétrica) e solubilidade em água e em ácido das nanofibras obtidas, bem como eficiência de encapsulamento (EE), a sua estabilidade térmica (DSC, TG), estrutura química (FTIR-ATR), morfologia verificada com microscópios, atividade antimicrobiana e concentração inibitória mínima (CIM) e compostos fenóis totais, além da caracterização prévia do extrato. No Estudo II objetiva-se recobrir bandejas expandidas de amido e celulose/nanocelulose com extrato de erva mate nanoencapsulado. A produção das bandejas será estudada variando-se a concentração amido (10, 15, 20 e 25 g/100 mL solução) e a concentração de fibras de celulose (0, 10, 15, 25 e 50 g/g de amido), totalizando 16 tratamentos. As bandejas serão caracterizadas e recobertas com nanofibras contendo extrato de erva mate (Estudo I) empregando o material que apresentou maior teor de compostos fenólicos e atividade antimicrobiana. As respostas serão cor, morfologia, espessura e densidade, absorção de água, propriedades mecânicas, propriedades térmicas (DSC, TG), estrutura química (FTIR-ATR), atividade antimicrobiana e concentração inibitória mínima (CIM) e degradabilidade. No Estudo III objetiva-se aplicar cobertura ativa com nanofibras contendo extrato de erva mate (Estudo I) para ampliar a vida útil de frutas de mamão papaia in natura. As frutas serão caracterizadas, no início e durante 40 dias de armazenamento. As avaliações nas frutas serão massa fresca e incidência de podridão, coloração dos frutos, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e a relação SS/AT, pH, firmeza e compostos fenólicos. Assim ao final, almeja-se instalar uma estação de blow spinning, desenvolver nanofibras ativas e obter produtos tecnológicos, tais como bandejas biodegradáveis de amido expandido e coberturas ativas para frutas.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vanilton Camilo de Souza

Ciências Humanas

Geografia
  • os erros conceituais e didáticos nos livros de geografia do ensino médio e nas práticas docentes: processos de retificação e mediação didática
  • A proposição desse projeto é desdobramento, por um lado, da Tese de Doutorado defendida em 2009 ocasião em que se postulou sobre a importância da mediação didática e da retificação do erro como conceitos capazes de promover significativa e qualitativamente a formação inicial do professor de Geografia. E, por outro lado, da investigação realizada em pós-doutoramento em 2014 quando analisou-se a primazia de erros conceituais próprios da Geografia e os erros didáticos presentes nas atividades de Estágio Curricular dos Licenciandos de Geografia e Pedagogia. Os argumentos dessas investigações fundamentaram-se nos postulados de Vigotski e Bachelard apontando que tanto o conceito de mediação didática quanto o conceito de retificação dos erros teóricos e conceituais da Geografia Escolar são dimensões capazes de permitir ações didáticas ao processo de construção do conhecimento por parte dos alunos da licenciatura, por se referirem às dimensões epistemológicas dessa construção. O conceito de mediação didática é uma tarefa que se tem debruçado desde 2007 quando iniciou-se, isoladamente, os estudos de Vigotski e, a partir de 2008, esses estudos ocorrem no Grupo de Estudos sobre Vigotski para o Ensino de Geografia. Diferentemente, os estudos sobre Gaston Bachelard no Ensino de Geografia, especificamente os relativos à retificação do erro como dimensão capaz de superar os obstáculos epistemológicos presentes na formação do professor de Geografia tem ocorrido isoladamente. Um curto diálogo ocorreu com um grupo de Didática das Ciências da Universidade de Sevilla, por ocasião do doutorado sanduiche desenvolvido nessa universidade e que tinham em Bachelard e, especificamente, a categoria erro, como rica dimensão didática para essa área do ensino. Através desse grupo, acessou-se as produções do francês Pierre Astolf, quem primeiro sistematizou as contribuições do erro no Ensino de Ciências. No Brasil, esses fundamentos didáticos são bastante incorporados no ensino dessa disciplina. Sob as inspirações de Bachelard (1968, 1996, 2004) e Astolf (2003, 1994, 1988) foi desenvolvido o pós-doutoramento na USP, momento em que, juntamente com a supervisora do programa da Faculdade de Educação dessa universidade, desenvolvemos uma metodologia de retificar os erros teóricos e didáticos da Geografia Escolar, detectados durantes os Estágios desenvolvidos nas escolas pelos licenciandos de Geografia e Pedagogia. Naquele momento, compreendíamos que os caminhos para retificar os erros detectados nesses estágios era, promover a mediação didática na construção do conhecimento profissional desses professores (SOUZA & CASTELAR, 2016). Os resultados dessa investigação apontaram, por um lado, que durante o desenvolvimento do estágio, os licenciando conseguiam perceber os erros (tanto os teóricos quanto os didáticos) sobre a Geografia Escolar durante o processo de planejamento. Nesse ato de planejar, era perceptivo algumas capacidades de retificar os erros e, com isso, definir outros encaminhamentos de aulas mais adequados. A pesquisa apontou, por outro lado, uma maior dificuldade de perceber os erros didáticos e conceituais da Geografia Escolar nas práticas de ensino. Naquele momento, nosso foco era essencialmente nas atividades de planejamento pois não tínhamos logística para acompanhar os estagiários na sua prática durante o estágio. No entanto, nas discussões com os licenciando eles apontavam para a dificuldade tanto de perceber tais erros como de retificá-los, a saber: dificuldade de superar o modelo de aula baseada na transmissão do conhecimento e dificuldade de exercer maior autonomia sobre os textos de livros didáticos. Em decorrência dessas investigações sobre a relevância de se tomar os erros relativos às nossas práticas profissionais no ensino de Geografia e a necessidade de retificá-los, temos dois desdobramento que jugamos importantes: o primeiro é o de reforçar o papel da mediação didática nos processos de aprendizagem dos alunos; o segundo diz respeito os desenvolvimento da Didática da Geografia a qual consideramos um campo epistêmico muito importante na formação do professor e nas práticas de ensino dessa disciplina. Em função dessa relevância por um lado e a necessidade de ampliarmos a investigação nas práticas de ensino, é que propomos esse projeto. O problema dessa proposta assenta-se no seguinte entendimento: as dificuldades de percepção e retificação de erros conceituais e didáticos de Geografia vivenciados pelos licenciandos em sua formação inicial estão presentes nas práticas de ensino de docentes de Geografia que já possui experiências na sala de aula? Que concepções de ensino e aprendizagem de Geografia estão presentes na prática do professor de Geografia? Quais os obstáculos conceituais e didáticos oriundos dos livros didáticos usados pelo professor de Geografia nas escolas? Que erros teóricos, conceituais e didáticos estão presentes ou são induzidos pelo livro didático? Que elementos da prática do professor de Geografia apontam para metodologias mediadoras na construção do conhecimento capazes de retificar os erros conceituais e didáticos? Que relação se estabelece entre as teorias educacionais, as teorias geográficas e os fundamentos da Didática da Geografia no processo de construção de uma metodologia de ensino coerente com o que se pensa e com o que se ensina, tendo em vista as atividades didáticas desenvolvidas pelos professores nas suas práticas de ensino tendo como referência o livro didático? Qual a conexão possível entre tais fundamentos no contexto dessas práticas docentes? As conexões retificam os erros e mobilizam a construção do pensamento geográfico por parte do aluno?
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vanina Macowski Durski Silva

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • logística portuária: análise, modelagem matemática e simulação de operações visando a melhoria da eficiência operacional
  • Com a nova organização mundial, baseada na constituição de mercados globais, exige-se a criação de sistemas logísticos eficientes, capazes de escoar a produção para os mercados externos. Assim, os portos, como agentes de transporte, devem ser analisados como um elo extremamente importante na integração do mercado nacional e global e, a sua modernização encontra-se entre as principais ações a serem desenvolvidas no plano de redução dos custos nacionais, bem como no aumento das exportações. O Brasil, por apresentar características que o destacam no setor marítimo e fluvial, por possuir 7.408 km de fronteira com o Oceano Atlântico (principal porta de entrada e saída de cargas para o mundo) e devido ao ganho de escala e ao baixo custo, apresenta o modal aquaviário com a maior quantidade de carga escoada do país para o exterior. Assim, é imperativo a reestruturação do sistema portuário, tornando-se crucial analisar e avaliar o desempenho dos portos/terminais para melhorar e ampliar a importância e o desenvolvimento de uma região ou país. A análise dos portos/terminais brasileiros bem como dos agentes envolvidos na atividade do transporte aquaviário (sejam as indústrias, os operadores portuários, navegadores, etc.) é vital para o desenvolvimento regional e nacional, visto que os portos são entrada e saída para conexões com o mercado e, desse modo, a ineficiência ou gargalos apresentados nas operações logística-portuárias poderão tornar-se impedância para o desenvolvimento brasileiro. Em decorrência desse enfoque, a linha mestra desta proposta pode ser resumida da seguinte forma: desenvolvimento de métodos de modelagem matemática e de simulação associados à logística portuária (incluindo-se as operações de transporte marítimo), que permitam realizar uma análise comparativa entre os portos/terminais brasileiros e alguns internacionais, no tocante à eficiência operacional no intuito de reduzir condições indesejadas bem como custos elevados.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Varlei Rodrigues

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de (bio)sensores baseados em filmes poliméricos nanoestruturados com nanopartículas metálicas embebidas
  • A detecção específica de espécies relevantes, biológicas ou para monitoramento ambiental, com sensibilidade e seletividade cada vez maiores é um desafio importante nas ciências fundamentais e aplicadas. Intensos trabalhos de pesquisa introduziram nos últimos anos vários métodos para a detecção óptica de biomoléculas através de Raman, fluorescência ou espectroscopia de ressonância plasmônica de superfície. Devido a sua estreita largura espectral e forte amplificação de campos elétricos locais, o plasmon de superfície de nanopartículas (NPs) de metais nobres tem sido usado para melhorar a detecção até o nível da detecção de uma partícula única. Tem sido reportadas medidas SERS de rodamina usando substratos de NPs de Au em polímero, os detalhes da interação não são claros, principalmente devido à dificultade de controlar a distância entre NPs e molécula. Além disso, foram observadas grandes diferenças na amplificação e na resolução espectral das medidas. Apesar de recentes avanços, os filmes poliméricos ainda são raramente explorados em combinação com NPs metálicas. Esta ausência de pesquisa é surpreendente, tendo em mente o alto grau de aplicabilidade dos polímeros e das NPs, e pode ser atribuída ao alto grau de interdisciplinaridade necessária para o seu estudo. Assim, o potencial da combinação de polímeros e NPs está longe de ser totalmente explorado. O conhecimento detalhado de como combinar as possibilidades e versatilidades de polímeros e das NPs metálicas é crucial para uma possível aplicação tecnológica futura. O objetivo deste projeto é compreender a influência das propriedades físicas e químicas de filmes poliméricos dopados com NPs metálicas para o seu uso em sensores. Para isso pretendemos fabricar e caracterizar amostras modelo de filmes de polímero com NPs metálicas incorporadas com controle total sobre composição, tamanho e concentração. Vamos estudar como o ambiente polimérico influencia as propriedades das NPS metálicas, como sua estrutura cristalina, posição do pico de ressonância plasmônica, transferência de carga e extinção magnética na interface. Também vamos abordar como a presença de NPs metálicas altera as propriedades físicas e químicas do filme polimérico, como sua condutividade, rigidez e permeabilidade. Vamos também verificar como o sistema nanoestruturado responde a estímulos externos como campos elétricos ou magnéticos, umidade, reagentes químicos. Finalmente, vamos analisar seu comportamento quando usados em arquiteturas de sensores. Uma vez que a combinação adequada de materiais seja encontrada e que o sistema nanoestruturado seja caracterizado, poderemos implementá-lo em protótipos de dispositivos sensores para testar seu desempenho.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vasco Ariston de Carvalho Azevedo

Ciências Biológicas

Genética
  • estudo da interação de corynebacterium pseudotuberculosis com a célula hospedeira: uma abordagem transcriptômica.
  • A pecuária é um dos setores de maior crescimento da economia agrícola, impulsionado por alta rentabilidade e apoiado por mudanças estruturais e tecnológicas. O crescimento do setor oferece oportunidades de desenvolvimento, redução da pobreza e ganho alimentar. Contudo, um dos fatores limitantes desta atividade é o alto índice de doenças infecciosas que acometem os rebanhos. Essas doenças reduzem a produtividade e a viabilidade dos animais, comprometem as exportações, aumentam os custos e diminuem consideravelmente os lucros (FAO, 2009). Neste contexto, as infecções causadas pela bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis apresentam grande relevância na medicina veterinária e sua ocorrência está associada a doenças de considerável impacto econômico, como a linfadenite caseosa (LC). As manifestações clínicas, causada pelo biovar ovis, acomete pequenos ruminantes (ovinos e caprinos) e é caracterizada pela formação de nódulos superficiais, com ocasional comprometimento de tecidos internos. A doença apresenta alta prevalência entre os rebanhos e sua ocorrência afeta diretamente a produção de leite, lã, leva a depreciação da pele, da carne, causa retardo no desenvolvimento, condenação do couro devido a presença de cicatrizes, descarte precoce e morte ocasional dos animais. A progressão da infecção, disseminação e eventual formação dos abscessos dependem principalmente da sobrevivência intracelular do microrganismo em fagócitos. No estágio inicial da infecção, neutrófilos e macrófagos são as principais células envolvidas na resposta imune contra C. pseudotuberculosis. Estas células apresentam um papel crítico na formação inicial de resposta efetora, com posterior formação de granulamos, na tentativa de conter a disseminação da bactéria. O processo de infecção induz uma resposta celular que culmina com alterações de padrões de expressão que podem estar associados a modulação da resposta imune, com manutenção da viabilidade do microrganismo. Contudo, apesar de sua importância crítica, pouco se sabe sobre os determinantes moleculares associados a resposta celular dos macrófagos do hospedeiro à infecção por C. pseudotuberculosis. Nesse contexto, o projeto tem como objetivos analisar, in vitro, o perfil de expressão gênica diferencial de macrófagos de Capra hircus (cabra doméstica), infectados com C. pseudotuberculosis. Em adição, analisar a expressão genica bacteriana no processo de infecção dentro dos macrófagos, utilizando a técnica de sequenciamento de RNA em larga escala (RNA-seq). A abordagem por RNA-seq permitirá o monitoramento e determinação temporal em larga escala dos processos envolvidos nas respostas celulares durante o processo interação patógeno-hospedeiro. Assim, a caracterização das vias envolvidas na modulação da resposta hospedeira e a identificação de potenciais biomarcadores viabilizará o desenvolvimento de estratégias eficazes de controle contra esse importante patógeno.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Venerando Eustáquio Amaro

Outra

Ciências Ambientais
  • geotecnologias aplicadas à gestão de recursos hídricos do sistema lacustre do bonfim/rn (sigla geotec-bonfim)
  • No Estado do Rio Grande do Norte (RN) o sistema público de abastecimento de água e esgoto é operado em 155 municípios pela Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (CAERN) e em 12 municípios pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com base em mananciais superficiais e subterrâneos, que estão inerentemente interligados nos aspectos de recarga hídrica. No contexto desse abastecimento estratégico do RN destaca-se a relevância do açude Eng. Armando Ribeiro Gonçalves, na bacia do rio Piranhas-Açu, do qual partem quatro grandes sistemas adutores (Médio Oeste, Serra de Santana, Sertão Central Cabugi e Adutora Jerônimo Rosado) e a Lagoa do Bonfim, localizada no Município de Nísia Floresta no litoral oriental do Estado, que é responsável pelo abastecimento de 30 municípios através do Sistema Adutor Monsenhor Expedito da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-RN) e da CAERN. Esta adutora, de importância basilar no atendimento do Agreste Potiguar com cerca de 35% da população do Estado, vale-se da captação direta no espelho de água da Lagoa do Bonfim e por alguns poços tubulares situados a montante desta. Por conseguinte, tornou-se imprescindível uma gestão dos recursos hídricos consistentes e baseada em instrumentação e ferramentas de alta precisão e acurácia, de baixo custo relativo e que permita o monitoramento contínuo, com opções de vários arranjos temporais, de aspectos qualitativos e quantitativos da qualidade de água e da disponibilidade hídrica da Lagoa do Bonfim, diante do funcionamento de toda a adutora, especialmente durante os prolongados períodos de estiagem. A Lagoa do Bonfim compõe o Sistema Lacustre do Bonfim juntamente com as lagoas de Redonda, Urubu, Boa Água, Arituba, Alcaçuz, Ferreira Grande e Carcará, que constitui uma pequena bacia com um único dreno, o Riacho Boa Cica afluente da margem esquerda do Rio Trairi, com área de aproximadamente 60 km2, todas integradas em aquífero livre. Contudo, é notável nesse sistema lacustre a ausência de rede de drenagens proeminentes, além de destacada influência do controle morfotectônico sobre as formas e arranjo das lagoas, sugerindo elevada taxa de infiltração e pouca influência dos fluxos superficiais para as lagoas. Portanto, todo o sistema lacustre do Bonfim está inserido no Aquífero Dunas-Barreiras (ou apenas Aquífero Barreiras, na ausência de Dunas) entre as bacias hidrográficas dos rios Trairi, ao sul, e Pirangi, ao norte, ambas de contribuição superficial reduzida e configura-se como o maior reservatório de água natural da região litorânea oriental do RN (Pereira et al. 1996, Lucena 1999, Pereira 2007). O sistema lacustre do Bonfim apresenta baixa capacidade reguladora, da ordem de 18.000.000 de m3/ano (Pereira et al. 2000). O Aquífero Barreiras é o principal aquífero da região costeira do Norte e Nordeste do Brasil, estendendo-se desde o Amapá ao Rio de Janeiro (Lucena 1999, Batista et al. 2007, Santos 2013, Zoby & Oliveira 2005). Consequentemente é o maior manancial de água subterrânea do litoral oriental do RN e a principal fonte de abastecimento de água das cidades litorâneas, incluindo a capital Natal (SERHID 1998, 2006). Embora represente uma área de apenas 1,5% do RN, o sistema lacustre do Bonfim atende as necessidades hídricas de cerca de 35% de população do RN (Pereira et al. 2003). Porém, ininterruptamente nota-se o rebaixamento no nível de água na Lagoa do Bonfim, quase 50% de Novembro de 1998 a Julho de 1999, devido ao volume captado para a adutora após o início do bombeamento. Portanto a captação é um fator muito impactante no sistema lacustre do Bonfim (Pereira et al. 2002), juntamente com a ampliação do uso e ocupação dos entornos das lagoas por diversas atividades, que também sugerem a tendência de redução do espelho de água e do volume do manancial superficial de água. Nesse cenário se insere o doravante chamado projeto GEOTEC-BONFIM que servirá como modelo de integração de ferramentas de Geotecnologias Aplicadas à formação de recursos humanos, desde o diagnóstico até o monitoramento de sistemas lacustres e seus entornos, propiciando facilidades operacionais às tomadas de decisões, com métodos e instrumentação integrados ao tratamento de geodados multifontes na gestão sustentável de recursos hídricos na região Nordeste e outras similares.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Beatriz Siqueira

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • laboratório de história da arte global
  • A História da Arte Global é tema de destaque na área há algumas décadas. Importa-nos especialmente levantar o problema da abrangência efetiva dessa nova tendência historiográfica, debatendo como, apesar de a arte estar difundida pelo globo terrestre, o conteúdo da História da Arte, tal como é gerado por meio de ensino, mostras e publicações, permanece ainda parcial, centrado na Europa e na América do Norte. Importa também pensar em estratégias inclusivas, que não apenas ampliem o panteão da arte ocidental, mas que enfrentem os problemas da heterocronia e da incomensurabilidade das culturas a partir do Brasil, da arte aqui produzida e de seus processos de historicização e institucionalização. Devido à sua formação e qualificação, e aos vínculos estabelecidos com importantes instituições do Brasil e do exterior, os pesquisadores participantes desse projeto pretendem participar de forma qualificada nos debates atuais sobre a disciplina histórico-artística e, mais especificamente, sobre a perspectiva da História da Arte Global, buscando discutir algumas questões fundamentais: 1. O desenvolvimento de uma História da Arte a partir do Brasil, questionando não apenas o centramento na Europa e nos Estados Unidos, mas também os conceitos que fundamentam a História da Arte ocidental; 2. O entendimento da História da Arte como uma linguagem, uma tática de pensamento, um projeto de compreensão, capaz de articular diferentes quadros culturais, a partir das ideias de fluxo, recepção, comparação, interpretação, entre outras; 3. A compreensão da historicidade da arte como algo que não se restringe ao tempo específico de sua produção, e sim como dado que se renova, a partir de cada nova interpretação, uma vez que o objeto artístico é sempre contemporâneo do historiador da arte e o passado se apresenta como necessariamente mutável e instável; 4. A investigação da arte em sua associação entre a materialidade dos objetos e o fenômeno estético e cultural, buscando extrair do fato artístico a sua emergência histórica e o seu sentido cultural; 5. A compreensão de que a busca por uma História da Arte global não pode significar apenas incluir novos objetos no tradicional panteão ocidental, mas sim, ao fazê-lo, lidar com a potência estética destes, de modo a obrigar o historiador a uma redefinição do processo simbólico da cultura e da própria dinâmica da historicidade; Desse modo, a interpretação histórico-artística é tratada não como algo que se apõe aos objetos e sim como aquilo que os configura: os fatos artísticos são, em si, fatos interpretados, em múltiplas temporalidades e diferentes quadros culturais.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Cascon

Outra

Divulgação Científica
  • xiii fecti –décima terceira feira de ciência, tecnologia e inovação do estado do rio de janeiro
  • O objetivo do presente projeto é a realização da XIII FECTI - Décima Terceira Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, organizada pela Fundação CECIERJ, fundação pública de direito público estadual. A Fundação CECIERJ tem como origem o como Centro de Ciências do Estado da Guanabara (CECIGUA), que foi criado em 1965 como o objetivo de “promover a educação científica do povo” , atuando na capacitação de professores, produzindo e distribuindo livros-texto e materiais para os laboratórios das escolas, além de ter realizado feiras de ciências estaduais de 1968 a 1974. A Fundação CECIERJ, comprometida com a difusão e popularização da ciência e com a melhoria do ensino de ciências, retoma a iniciativa de feiras de ciências em 2005 com o estabelecimento do programa FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro. A FECTI é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro e tem contado com o auxílio da FAPERJ desde sua primeira versão, em 2005, e das chamadas organizadas pelo CNPq para feiras de ciência e mostras científicas, desde 2010. A participação, gratuita, na FECTI ocorre de duas formas: por inscrição avulsa no site, ou por meio de indicação de feiras afiliadas, que sejam realizadas até o final da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Todos os projetos, mesmo os indicados por feiras afiliadas, necessitam se inscrever na FECTI, enviando um trabalho escrito que será avaliado pela comissão científica da FECTI. Os estudantes de 6º ao 9º ano poderão inscrever seus trabalhos nas categorias Ciências no Ensino Fundamental II- 6º e 7º ano e Ciências no Ensino Fundamental II- 8º e 9º ano; e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias: Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas, Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência), ou Desenvolvimento de Tecnologia. Os trabalhos inscritos na FECTI são submetidos a uma pré-seleção realizada pela equipe da Divulgação Científica da Fundação CECIERJ. Nessa pré-seleção, são considerados a originalidade, o cumprimento às normas da FECTI e aos princípios éticos que regem a pesquisa com seres vivos. Os projetos considerados aptos a participar da FECTI são avaliados pelo Comitê Científico, composto por cerca de 130 professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. A seleção para a mostra da XIII FECTI levará em consideração a qualidade e o número máximo de 180 projetos finalistas. Os trabalhos finalistas serão publicados nos Anais da XIII FECTI: os resumos em mídia impressa e as versões completas em mídia digital. A XIII FECTI será realizada nos dias 23 e 24 de novembro de 2019, no CEFET/RJ, Campus Maracanã, cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento, das 10h às 17h, com entrada gratuita, os trabalhos serão apresentados pelos estudantes ao público e à comissão de avaliação. Concomitantemente com a feira, irá ocorrer nas dependências do CEFET/RJ o 2º. Encontro de professores FECTI, para troca de experiências entre professores, com a participação de especialistas em ensino de ciências e dos professores orientadores dos projetos expostos na FECTI. Também serão oferecidas oficinas para formação continuada aos professores, ministradas pelos integrantes da Praça da Ciência Itinerante. Para os estudantes, será realizada a visitação aos laboratórios do CEFET/RJ, uma oportunidade de incentivar esses jovens a seguirem seus estudos, especialmente nas carreiras de ciência e tecnologia. Ao final do evento, os expositores, alunos, professores e suas escolas, receberão o certificado de participação e os vencedores em cada categoria serão premiados. A realização anual da FECTI promove o desenvolvimento no ambiente escolar de projetos de pesquisa, nas diversas áreas de ciência e tecnologia, envolvendo estudantes e seus professores na investigação científica, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências e matemática e abrindo caminho para a formação de jovens com um pensamento inventivo e crítico. A realização do evento, aberto e gratuito, permite à população do Estado do Rio de Janeiro o desenvolvimento de uma cultura científica. Assim, além de despertar o gosto de jovens pelas carreiras científicas e tecnológicas, espera-se contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e participativos.
  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Vera Cascon

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • xiv fecti - décima quarta feira de ciência, tecnologia e inovação do estado do rio de janeiro
  • O objetivo do presente projeto é a realização da XIV FECTI - Décima Quarta Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, organizada pela Fundação CECIERJ, fundação pública de direito público estadual. A realização da feira de ciências estadual FECTI integra as ações executadas pela Fundação CECIERJ, que tem como origem o Centro de Ciências do Estado da Guanabara (CECIGUA), que foi criado em 1965 como o objetivo de “promover a educação científica do povo” , atuando na capacitação de professores, produzindo e distribuindo livros-texto e materiais para os laboratórios das escolas, além de ter realizado feiras de ciências estaduais de 1968 a 1974. A Fundação CECIERJ, comprometida com a difusão e popularização da ciência e com a melhoria do ensino de ciências, retoma a iniciativa de feiras de ciências em 2005 com o estabelecimento do programa FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. A FECTI é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro e tem contado com o auxílio da FAPERJ desde sua primeira versão, em 2005, e das chamadas organizadas pelo CNPq para feiras de ciência e mostras científicas, desde 2010 A participação, gratuita, na FECTI ocorre de duas formas: por inscrição avulsa no site, ou por meio de indicação de feiras afiliadas, que sejam realizadas até o final da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Todos os projetos, mesmo os indicados por feiras afiliadas, necessitam se inscrever na FECTI, enviando um trabalho escrito que será avaliado pela comissão científica da FECTI. Os estudantes de 6º ao 9º ano poderão inscrever seus trabalhos nas categorias Ciências no Ensino Fundamental II- 6º e 7º ano e Ciências no Ensino Fundamental II- 8º e 9º ano; e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias: Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas, Desenvolvimento de Tecnologia, Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência), Os trabalhos inscritos na FECTI são submetidos a uma pré-seleção realizada pela equipe da Divulgação Científica da Fundação CECIERJ. Nessa pré-seleção, são considerados a originalidade, o cumprimento às normas da FECTI e aos princípios éticos que regem a pesquisa com seres vivos. Os projetos considerados aptos a participar da FECTI são avaliados pelo Comitê Científico, composto por cerca de 160 professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. A seleção para a mostra da XIV FECTI levará em consideração a qualidade e o número máximo de 200 projetos finalistas. Os trabalhos finalistas serão publicados nos Anais da XIV FECTI: os resumos em mídia impressa e as versões completas em mídia digital. A XIV FECTI será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro de 2020, no CEFET/RJ, Campus Maracanã, cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento, das 10h às 17h, com entrada gratuita, os trabalhos serão apresentados pelos estudantes ao público e à comissão de avaliação. Concomitantemente com a feira, irá ocorrer nas dependências do CEFET/RJ o 4º. Encontro de professores FECTI, para troca de experiências entre professores, com a participação de especialistas em ensino de ciências e dos professores orientadores dos projetos expostos na FECTI. Também serão oferecidas oficinas para formação continuada aos professores, ministradas pelos integrantes da Praça da Ciência Itinerante. Para os estudantes, será realizada a visitação aos laboratórios do CEFET/RJ, uma oportunidade de incentivar esses jovens a seguirem seus estudos, especialmente nas carreiras de ciência e tecnologia. Ao final do evento, os expositores, alunos, professores e suas escolas, receberão o certificado de participação e os vencedores em cada categoria serão premiados. A realização anual da FECTI promove o desenvolvimento no ambiente escolar de projetos de pesquisa, nas diversas áreas de ciência e tecnologia, envolvendo estudantes e seus professores na investigação científica, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências e matemática e abrindo caminho para a formação de jovens com um pensamento inventivo e crítico. A realização do evento, aberto e gratuito, permite à população do Estado do Rio de Janeiro o desenvolvimento de uma cultura científica. Assim, além de despertar o gosto de jovens pelas carreiras científicas e tecnológicas, espera-se contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e participativos.
  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
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Vera Lúcia Bueno Fartes

Ciências Humanas

Educação
  • "saberes profissionais": gênese e apropriações do conceito. perspectiva crítico-comparada brasil portugal.
  • A pesquisa tem como objeto o estudo do conceito de saberes profissionais, considerando sua gênese e apropriações em perspectiva comparada Brasil-Portugal, tendo como padrão de comparação os trabalhos realizados no Projeto SARTPRO (Saberes, Autonomias e Reflexividade no Trabalho Profissional no Terceiro Sector), desenvolvido no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), por considerarmos que esse projeto, pela amplitude e pioneirismo da investigação, foi, dentre os que conhecemos, o que mais avançou nos estudos sobre os saberes profissionais.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Lúcia da Silva Valente Gaiesky

Ciências Biológicas

Genética
  • biologia evolutiva de espécies de drosophilidae: múltiplas abordagens
  • A formação em paralelo de Zoólogos e Geneticistas aptos para capazes de interagirem na solução de problemas taxonômicos e evolutivos, (principalmente da enorme e ainda desconhecida fauna de Dípteros brasileiros), tem sido uma meta de nosso laboratório já há várias décadas. Ao longo deste percurso, atuando junto aos Programas de Pós Graduação em Biologia Animal e em Genética e Biologia Molecular da UFRGS e anteriormente no PPG Biodiversidade Animal da UFSM, formamos profissionais altamente qualificados nas duas áreas, e muitos dos egressos seguem interagindo em suas diferentes instituições (UFPe, UFPel, UFSC, UNILA, FURG, UNIPAMPA, UFSM, UNISINOS, FEEVALE, URI), inclusive no exterior. As metodologias usadas para os trabalhos de campo foram semelhantes nos estudos feitos nos Biomas Pampa e Mata Atlântica, em ambientes nativos, transicionais e até urbanos, de forma que os resultados puderam gerar um robusto conjunto de dados, comparáveis com os de outros Biomas, como a Caatinga, por exemplo. No período de realização do presente projeto, finalizaremos as análises moleculares e estatísticas para concluirmos as redações de pelo menos mais cinco artigos dos Doutorandos pelos dois Programas de Pós Graduação que continuam atuando nos subprojetos, como voluntários e como Pós Doutorado Junior do CNPq (seis Doutorados defendidos no período, três Mestrados e três Iniciações Científicas). A importância da formação de pesquisadores capazes de trabalharem em equipes multidisciplinares pode ser atestada em nosso CV Lattes, onde constam muitos estudos de taxonomia, genética e evolução e seus resultados foram publicados e reconhecidos por pesquisadores de ambas as áreas do conhecimento (25 entre 2014 e 2018/I e dois Capítulos de livros). Neste contexto, a atual proposta pretende ampliar as abordagens da nossa linha de pesquisa, lançando mão de novas metodologias e formando pesquisadores de áreas afins, unindo as suas respectivas expertises em prol do conhecimento da riquíssima fauna de Drosophilidae e de suas estratégias adaptativas, através de suas bases genéticas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lúcia de Moraes Huszar

Ciências Biológicas

Ecologia
  • controle de florações de cianobactérias em sistemas aquáticos tropicais : estudos em mesocosmos
  • O controle da eutrofização e mitigação das florações nocivas de cianobactérias são considerados desafios-chave para o gerenciamento da qualidade da água. Nesse contexto, o controle da disponibilidade de fósforo (P) é crucial e deve visar à redução acentuada tanto de aportes externos quanto do estoque interno de P. O estoque interno de P está presente na coluna d’água e no sedimento e pode ser controlado por diversos métodos de remoção de P. Estes métodos incluem a tradicional aplicação de coagulantes a base de alumínio ou de ferro e, mais recentemente, a cobertura do sedimento com adsorventes de P em fase sólida, os quais são principalmente argilas modificadas. “Flock and Lock” é uma técnica recentemente desenvolvida que combina a aplicação de uma baixa dosagem de coagulante com um adsovente de P. Este método não só remove as frações dissolvida (fosfato) e particulada de P (cianobacteria) da coluna d’água, mas também aborda a carga interna, impedindo a liberação de P do sedimento. Esta técnica foi aplicada com êxito em dois lagos holandeses, mas não foi testada em sistemas tropicais. Nosso grupo de pesquisa vem desenvolvendo estudos experimentais em escala de laboratório com o uso combinado de coagulantes e absorventes P. Os resultados demonstraram que esta é uma técnica eficiente para sedimentar cianobactérias e, portanto, promissora na remediação de sistemas brasileiros eutróficos. Este projeto visa testar a eficácia e aplicabilidade da técnica Flock & Lock em uma escala maior (mesocosmos), utilizando combinações de coagulante e absorvente de P em fase sólida para o controle da eutrofização e mitigação de florações de cianobactérias em diferentes tipos de água. Serão estudados dois ambientes: uma lagoa costeira salobra (Lagoa de Jacarepaguá) e um reservatório de água doce (reservatório do Funil), ambos com longo histórico de florações de cianobactérias e que vem sendo estudados pelo nosso grupo de pesquisa há alguns anos. Para contemplar as diferenças sazonais, os experimentos serão realizados nas estações seca e chuvosa. Em cada ambiente serão instalados mesocosmos cilíndricos, conectados com o sedimento, que receberão diferentes tratamentos (combinações de coagulantes e de absorventes de P) e serão monitorados por cerca de três semanas. Esta proposta irá contribuir significativamente para o desenvolvimento do campo de restauração de ecossistemas aquáticos no Brasil. Até o momento a expertise e experiência no controle e mitigação da eutrofização e das florações de cianobactérias em águas superficiais brasileiras é ainda limitada. Nossa proposta está associada ao projeto de cooperação internacional CAPES, Brasil-NUFFIC, Holanda “Cyanobacterial Blooms in a Changing World” (No 004/2012) e ao projeto Pesquisador Visitante Estrangeiro no âmbito do Program Ciência sem Fronteiras (CNPq 400408/2014-7), ambos em andamento. Além disso, ele irá fortalecer a capacidade científica e experiência de cientistas brasileiros que trabalham em cianobactérias, aprofundando assim o intercâmbio acadêmico com pesquisadores da Universidade de Wageningen (Holanda). A inovação deste projeto é que ele entregará para as autoridades responsáveis pelo gerenciamento das águas, um conjunto de medidas de relativamente baixo custo, fácil aplicação e resposta rápida para o controle de florações nocivas de cianobactérias em corpos d’agua rasos ou profundos de águas doces ou salobras. Como não foi possível anexar a produção relacionada de membros não brasileiros da equipe, nós incluimos aqui a produção do Dr. Miquel Lürling.: Waajen, G., F. van Oosterhout, Lürling, M. Geo-engineering experiments in two urban ponds to control eutrophication. Water research v. x, p. 00-00, 2015. Lürling, M., Waajen, G., van Oosterhout, F. 2014. Humic substances interfere with phosphate removal by lanthanum modified clay in controlling eutrophication. Water Research 54: 78-88. Lürling, M., Oosterhout, F.V. 2013. Controlling eutrophication by combined bloom precipitation and sediment phosphorus inactivation. Water Research 47, 6527-6537.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Lúcia Dias Siqueira

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • polimixina b em enterobactérias multirresistentes: avaliação proteômica e molecular da resistência e ação combinada com novas substâncias derivadas do (-)-canfeno.
  • O aumento de infecções causadas por bactéria multirresistentes, especialmente Enterobacteriaceae resistentes aos carbapenêmicos (ERC), associado à lentidão no desenvolvimento de novos antimicrobianos, levou ao aumento do uso das polimixinas em todo o mundo como uma última opção terapêutica. Entretanto, relatos de isolados resistentes às polimixinas estão em ascensão, sobretudo em algumas espécies de ERC, o que dificulta extremamente o tratamento de pacientes com infecções por estes multirresistentes. Os mecanismos de resistência às polimixinas, embora normalmente associados a modificações da estrutura da membrana externa bacteriana, ainda não estão totalmente definidos. Esperando contribuir para o tratamento e controle de infecções por ERCs resistentes à polimixina o presente estudo tem por objetivo caracterizar os mecanismos de resistência à polimixina B em ERC, sob abordagem molecular e proteômica, bem como avaliar a ação inibitória sinérgica entre polimixina B e tiossemicarbazida ou tiossemicarbazonas derivadas do (-)-canfeno sobre isolados de ERC. Este projeto terá a participação de um grupo de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, preocupados e envolvidos com estudos relacionados à resistência bacteriana e síntese química de novas substâncias com possível ação antibacteriana, empregando metodologias de alto padrão tecnológico e científico. Esta proposta está embasada em resultados preliminares obtidos por este grupo de pesquisadores, que mostraram importante ação inibitória bacteriana de algumas substâncias obtidas sinteticamente a partir do (-)-canfeno. A realização do presente projeto contribuirá para a consolidação do grupo de pesquisa e os resultados obtidos poderão fornecer inclusive importantes descobertas em relação à prováveis alvos, em ERC, para ação antimicrobiana de novas substâncias químicas.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos Dodebei

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • vestígios da informação-memória: sobre o efêmero, resíduos e recicláveis digitais
  • Estuda-se o fenômeno da informação-memória na web, com ênfase nos efeitos ecológicos da circulação de narrativas que são produtos da dinâmica de trocas no meio ambiente. A representação metafórica de ' Ciclo de Vida’ é aplicada aos objetos digitais, considerando textos, imagens, sons, em seus estágios processuais: produção, seleção, organização, assimilação/ dissolução/ possibilidade de (re) uso. Os excessos de memória e seus vestígios também serão estudados em bancos de dados digitais. Arqueologia e Reciclagem como método e ação, respectivamente, na descoberta e transformação dos vestígios memoriais, serão considerados como possibilidades metodológicas. Por fim, a representação gráfica dos conceitos e suas relações que conformam esse novo campo de estudos será construída, o que esperamos possa permitir a visualização de indícios de ‘persistência aurática’ ou de reciclagem para os objetos digitais.
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Vera Lucia Gaspar da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • objetos para consumo da escola: o que dizem as exposições universais, os museus pedagógicos e as leis da obrigatoriedade escolar
  • A composição material da escola dedicada à infância têm se afirmado como uma das chaves de leitura para se compreender tanto sua difusão, quanto os diferentes projetos políticos que a envolvem. Já temos acumulado uma significativa produção na área que permite afirmar que, ainda que se tenha difundido uma proposta de escola de caráter comum em itens como organização administrativa, formação de professores e conteúdos curriculares, a operacionalização dos projetos dá-lhes constituição material diferente, particularmente em função do público a que se destina. Neste estudo ajustamos as lentes para focar nos anos finais do século XIX e iniciais do século XX, buscando identificar em acontecimentos deste período, indícios que ajudem a alargar a compreensão sobre a constituição deste nível de escolarização e sua difusão, particularmente no que diz respeito a composição material. Para fazê-lo serão tomadas como balizas: as Exposições Universais deste período nos conteúdos que afetam a escolarização, a organização e composição dos Museus Pedagógicos e as Leis de Obrigatoriedade Escolar. Definidas as balizas que, de certo modo, apoiam uma interpretação sobre a escolarização da infância, optou-se por explorar um conjunto de fontes que, de algum modo a elas se articulam. Serão considerados neste estudo relatórios de educadores brasileiros e estrangeiros que circularam nas Exposições Universais por diferentes vias, Manuais Pedagógicos destinados a preparação e/ou formação de professores para atuarem na escola primária e documentação e estudos que tratem das leis de obrigatoriedade escolar. Com o apoio das fontes e da literatura da área que vem se dedicando ao tema, pretende-se dar certa inteligibilidade aos debates e representações sobre a provisão material da escola. São debates que indiciam não só sobre um modelo de escola mas, também, sobre um ideal de escolarização. A inserção da escola na vida social vem acompanhada de demandas e organiza novos processos. Por um lado a indústria e a urbanização emergentes impõem novos modos de organização social, por outro esta organização reclama certa racionalidade que acaba por também atravessar a constituição da escola. Nesta relação tanto a escola afeta o desenvolvimento tecnológico como é por ele afetada e a presente proposta buscará trabalhar considerando este "duplo movimento".
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lúcia Gil da Silva Lopes

Ciências da Saúde

Medicina
  • investigação etiológica em casos selecionados de fendas orais sindrômicas
  • A implantação de Bases de Dados é tendência mundial para reconhecimento epidemiológico e seu impacto – individual e coletivo – na prevenção, diagnóstico e tratamento. A Base Brasileira de Anomalias Craniofaciais (BBAC) coleta informações sociodemográficas, genéticas e realiza o seguimento clínico de anomalias craniofaciais, sendo que as fendas orais têm contribuição principal. Este projeto objetiva investigar etiologia de quadros sindrômicos incomuns que apresentam fendas orais como sinal cardinal por meio de Sequenciamento de Nova Geração (Next Generation Sequencing - NGS). Os casos foram selecionados a partir de um conjunto de 2000 indivíduos registrados na BBAC. Cada caso apresenta fenótipo único e esporádico, com suas histórias naturais detalhadas e exames prévios de análise cromossômica em microarranjos (Chromosomal Microarray Analysis - CMA) sem alterações patogênicas; as respectivas revisões de literatura não apontam para diagnóstico específico, sugerindo tratarem-se de novas condições clínicas. A partir de DNA total, será realizado sequenciamento de exoma do propósito, seguido de algoritmo de análise desenvolvido para anomalias craniofaciais pela Universidade de Nijmegen (Holanda), instituição que atuará em cooperação científica neste estudo. A confirmação laboratorial, assim como a investigação de genitores também está prevista. Como resultados científicos, além da formação de recursos humanos para interpretação de NGS com foco em anomalias craniofaciais, prevê-se caracterização clínica e etiológica de novos quadros sindrômicos com fendas orais e respectivas histórias naturais, facilitando o manejo clínico, e o reconhecimento da participação destas entre os quadros existentes na população brasileira. Estes serão parte de dados divulgados pela BBAC e pela Brazilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed). Prevê-se, após a investigação laboratorial, a transmissão dos resultados às famílias.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lúcia Jacob Chaves

Ciências Humanas

Educação
  • financeirização do ensino superior privado no brasil: novas estratégias de inserção do capital estrangeiro
  • Este projeto, com o título “Financeirização do ensino superior privado-mercantil no Brasil: novas estratégias de inserção do capital estrangeiro” dá continuidade a pesquisa que está sendo concluída sobre as implicações para a educação superior brasileira da nova estrutura do setor privado-mercantil no contexto da concentração de capital, de sua oligopolização e de financeirização do setor, com ampliação e aprofundamento dos dados, em função dos resultados alcançados e da identificação de outras formas de inserção do capital estrangeiro na educação superior brasileira. O objetivo central é o de investigar as implicações da inserção de empresas estrangeiras com fundos de capital aberto, como a Laureate Education e a Wyden Educacional (ex-DeVry), na desnacionalização educação superior brasileira. Pretende-se analisar a forma de inserção dessas empresas na educação superior do país, as fontes de financiamento utilizadas, a atuação na oferta de cursos de graduação a distância, o modelo de gestão adotado e as implicações para o trabalho docente. Metodologicamente far-se-á uso de dados quantitativos e qualitativos conforme cada etapa de desenvolvimento da pesquisa.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022