Projetos de Pesquisa

 

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André Luiz Barbosa Nunes da Cunha

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • método baseado em imagem para detecção de eixos e classificação de caminhões
  • O transporte é crítico em nossa vida diária. Congestionamentos, filas e veículos pesados resultam em grandes danos e problemas para a sociedade. Caminhões e outros veículos sobrecarregados aceleram a deterioração da infraestrutura de transporte e reduzem a velocidade operacional do tráfego. As classificações dos veículos pesados são vitais para quase todos os tipos de aplicações de gerenciamento em engenharia de transporte, como projeto de pavimentação, semaforização, operação de tráfego e muitas outras aplicações de segurança. As principais informações sobre a caracterização da frota são a contagem veicular e o peso dos veículos. Esses dados são extremamente caros de se obter, especialmente o peso que depende da infraestrutura da estação de pesagem ou dos sensores de peso em movimento. No entanto, a classificação do tipo caminhão é um indicador suficiente para muitos projetos de engenharia de transporte, já que é possível inferir, pelo limite legal, a relação peso/eixo de cada categoria de caminhão que está viajando na determinada seção da via. A classificação veicular é um problema difícil de resolver. Categorizar veículos de forma abrangente é uma tarefa árdua, dada a variedade de veículos e similaridades entre eles ao mesmo tempo. Diferentes formas e tamanhos dentro de uma única categoria de veículo contribuem para esse dilema. Para isso, a abordagem proposta visa: (1) coletar imagens de tráfego de caminhões em rodovias e postos de pesagem, (2) desenvolver um método robusto e eficiente para detectar e segmentar caminhões a partir de imagens, (3) criar um banco de imagens de caminhões baseado no eixo configuração, (4) criar um sistema automático de classificação de caminhões usando deep learning, (5) aplicar o modelo calibrado em vídeos móveis em tempo real. Os critérios de sucesso desta pesquisa serão medidos pela realização de cada uma das etapas propostas, cada uma resultando em publicações em anais de conferências ou periódicos de relevância, nos tópicos de visão computacional, reconhecimento de padrões, deep learning ou "Intelligent Transportation System" (ITS). Também é esperado ter a conclusão bem-sucedida de uma dissertação de mestrado e duas iniciações científicas, bem como fornecer o banco de dados de imagens rotuladas de configurações de eixos e caminhões para a comunidade de visão computacional.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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André Luiz dos Santos Silva

Ciências Humanas

Educação
  • relações de gênero na escola: um estudo sobre as regiões de alto índice de violência contra as mulheres no município de novo hamburgo
  • Considerada um problema de saúde pública, a violência impacta negativamente na saúde física e mental de mulheres submetidas a maus tratos. Ainda que leis, programas e instituições tenham sido criados como medidas de proteção às mulheres, dados censitários apontam um crescimento constante no número de casos de violência e assassinato desde a promulgação da lei "Maria da Penha" (BRASIL, 2013). Atribuída às desigualdades de gênero, a violência contra as mulheres enquanto um problema social tem se intensificado em algumas comunidades, como é apontado nos "mapas da violência" (BRASIL, 2013). Considerando que características das comunidades atravessam as relações e as dinâmicas das escolas, este projeto parte de dados de incidência de violência e morte de mulheres do município de Novo Hamburgo, um dos mais violentos do Vale dos Sinos – RS, para analisar os modos como as relações de gênero se estabelecem na dinâmica de escolas situadas em regiões com histórico de altos índices de agressão e homicídio. Como objetivos específicos, propõe-se: Compreender os significados atribuídos pela comunidade escolar acerca da violência praticada contra as mulheres naquela região; analisar as Relações de Gênero no cotidiano da escola; identificar e analisar práticas pedagógicas que tematizem as relações de gênero e diversidade sexual na escola; promover ações formativas e informativas acerca das relações e da violência de gênero junto à comunidade escolar, com ênfase na formação continuada de professores. Promover ações conjuntas com o Programa de Extensão “Educação e Cultura dos Direitos Humanos, e com o “Projeto Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher”, vinculados à Instituição de execução do projeto. Acerca do tema e dos objetivos aqui propostos, cabe ressaltar que há uma vasta produção acadêmica publicada no Brasil e no Exterior sobre as relações de gênero na escola, sendo possível ainda encontrar textos que tematizam especificamente as relações de gênero nas escolas do município de Novo Hamburgo [A saber: QUARESMA DA SILVA, D. R. ; BARBOSA, M. L. L. ; MARTINS, R. L. ; MULLER, M. B. C. 2016. QUARESMA DA SILVA, D. R. 2016. QUARESMA DA SILVA, D. R. ; B. Bruna; 2015. B. Bruna ; QUARESMA DA SILVA, D. R. 2014. QUARESMA DA SILVA, D. R., 2013. QUARESMA DA SILVA, D. R., 2012.] Entretanto, não foi possível encontrar, em uma busca nas bases de dados, textos que investigassem relações de gênero em escolas situadas em comunidades com altos índices de violência contra as mulheres, o que ressalta a necessidade de investigações que buscam compreender as relações que permitem a violência contra as mulheres como uma prática. Metodologicamente este estudo de caráter qualitativo está organizado em 4 fases: 1) Identificação das escolas a serem investigadas a partir da produção do mapa da violência do município de Novo Hamburgo. Para esta etapa serão coletados os endereços das ocorrências de violência contra as mulheres, as quais estão registradas na Delegacia para as mulheres do Município de Novo Hamburgo. Serão coletados os endereços das ocorrências no período de 1 de julho de 2017 a 31 de junho de 2018. Os dados serão registrados no editor de planilhas Microsoft Office Excel e logo depois os endereços serão "pontuados" na Programa Google Earth. Os Mapas de Calor serão produzidos pelo Software ArcGIS que utiliza como base os dados provenientes das planilhas Excel e do programa Google. Mapas de calor são interessantes ferramentas de visualização de dados de densidade de pontos, sendo utilizados para identificar facilmente aglomerados e encontrar onde existe uma elevada concentração de uma determinada atividade. Deste modo permite identificar as zonas de maior hostilidade contra as mulheres, indicando quantitativamente tanto as ocorrências naquela região quanto a prevalência de tipos de crime. 2) Estudo sobre as relações de Gênero na dinâmica das escolas envolvidas, o qual está dividido em dois eixos básicos: a) Análise da dinâmica social a partir das categorias Gênero, Violência e Protagonismo Feminino, cujos dados serão coletados por meio de observações de campo e entrevistas; b) Análise das ações pedagógicas e concepções dos professores acerca das categorias Protagonismo Feminino, Violência e Gênero, cujos dados serão coletados por meio de "Grupo Focal" (BISOL, 2012) com os professores e equipe diretiva; análise dos documentos pedagógicos da escola. 3) A análise de dados procederá por meio da categorização dos dados de acordo com os referenciais provenientes da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). As categorias centrais deste estudo são Gênero e Violência, podendo emergir outras ao longo do processo da pesquisa. 4) Construção e execução de oficinas formativas junto às escolas parceiras. Acerca dos avanços decorrentes da pesquisa, assim com as formas de transferência dos resultados e estratégias de geração de impacto, traduzidos como “resultados esperados”, esta proposta de investigação prevê objetivos específicos, assim como uma de suas fases de investigação destinadas a sua consecução [Promover ações formativas e informativas acerca das relações e da violência de gênero junto à comunidade escolar, com ênfase na formação continuada de professores; promover ações conjuntas com o Programa de Extensão “Educação e Cultura dos Direitos Humanos, com ênfase nos projetos “Educação em Direitos Humanos: por uma cultura de paz e tolerância”; “Programa de Difusão e de Proteção dos Direitos Humanos” e ao “Projeto Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher”]. Por meio do acesso à dinâmica social da comunidade a ser investigada, assim como, da análise das ações pedagógicas promovidas pela escola, pretende-se construir propostas centradas nos “problemas” específicos da comunidade escolar. Por meio dessas estratégias específicas, que podem ser: investimento no protagonismo de meninas, propostas educacionais específicas para os meninos e/ou oficinas formativas para os professores, pretende-se gerar como efeito a conscientização da violência.
  • Universidade Feevale - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andre Luiz Felix Rodacki

Ciências da Saúde

Educação Física
  • uso de alta tecnologia para detecção de idosos em risco de queda
  • O objetivo deste projeto é desenvolver e aplicar um sensor baseado em acelerometria para detecção de idosos em risco de queda. O projeto será desenvolvido em três etapas: Etapa 1: estudo de caráter metodológico onde será desenvolvido e testado um algoritmo para identificação e diferenciação de movimentos do membro inferior, através do sinal de aceleração triaxial de um sensor fixado na região do tornozelo. Dez idosos, com idade entre 65 e 80 anos, realizarão de 3 a 5 sessões de testes controlados no Laboratório, como marcha em velocidade natural e controlada; subida e descida de escada; subida e descida de rampa; transposição de obstáculos e tropeço. A cinemetria será considerado como “padrão ouro” para termos de comparação com o sinal de acelerometria; Etapa 2: estudo de caráter transversal, onde pretende-se avaliar a capacidade do sensor e do algoritmo desenvolvido, em identificar e diferenciar os movimentos do membro inferior durante atividades do dia-a-dia. Vinte idosos, com idade entre 65 e 80 anos, realizarão o mesmo protocolo experimental descrito na etapa 1, para ajustar o sensor e o algoritmo e permanecerão em suas atividades de vida habituais por 24 horas, usando o sensor. Também será avaliado o torque articular do joelho, tornozelo e quadril, através do teste de Dinamometria Isocinética (Biodex) e avaliação do equilíbrio dinâmico. Os resultados da avaliação de torque, teste de equilíbrio dinâmico serão correlacionados com os eventos detectados no sinal de aceleração e com o resultados do teste do tropeço (queda ou não queda). Pretende-se identificar, no sinal de aceleração, um perfil de atividade que indique que se o idoso experimentar um tropeço de maior intensidade (como o do teste de tropeço) ele possivelmente não será capaz de recuperar o equilíbrio e cairá (idoso em risco de queda); Etapa 3: Nesta etapa será avaliada a aplicabilidade e reprodutibilidade do sensor e do algoritmo em uma população maior de idosos. Serão recrutados 100 idosos saudáveis (idade entre 65 e 80 anos). Os idosos serão equipados com os sensores (tornozeleiras) e serão orientados a realizarem suas atividades habituais de vida diárias durante uma semana. Medidas de equilíbrio dinâmico e das variáveis espaço temporais da marcha (Protoknetic) serão coletadas para posterior correlação com o sinal de aceleração. O algoritmo desenvolvido será aplicado no sinal de aceleração coletado visando avaliar se é possível identificar quais idosos estão em risco de queda. Futuramente, o sistema desenvolvido com o projeto poderá ser implantado no sistema público e privado de saúde como ferramenta diagnóstica de risco de quedas em idosos, ajudando no controle dos eventos e na intensificação dos mecanismos de prevenção.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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André Luiz Hemerly Costa

Engenharias

Engenharia Química
  • aplicação de técnicas de otimização para mitigação da deposição em trocadores de calor e suas redes
  • As indústrias químicas têm passado por grandes transformações em resposta a uma série de pressões externas: o aumento dos custos da energia, o agravamento dos problemas ambientais e a globalização intensificando a competição a nível mundial. Este cenário determinou um esforço mais intenso para aumentar a eficiência das suas atividades, uma vez que este fator se tornou um elemento chave para a sua sobrevivência. Como conseqüência deste processo, os estudos em otimização ganharam uma importância cada vez maior no campo da engenharia química. Neste contexto, este projeto aborda a aplicação de técnicas de otimização para o gerenciamento da deposição em redes de trocadores de calor. No âmbito dos equipamentos térmicos, a deposição corresponde ao acúmulo indesejado de materiais sobre a superfície de troca térmica implicando em uma redução da taxa de transferência de calor e um aumento das resistências ao escoamento. Este fenômeno traz consideráveis prejuízos nas operações da indústria de processos químicos, em função do aumento do consumo de energia, prejuízos com perda de produção, maiores gastos em manutenção, etc. Visando mitigar o impacto da deposição, serão investigadas duas linhas de pesquisa: (i) otimização do projeto de trocadores de calor levando em conta a fenomenologia da deposição; e (ii) síntese de redes de trocadores de calor considerando o comportamento dinâmico da deposição. A otimização do projeto de trocadores de calor propõe a inclusão do modelo da taxa de deposição na solução do problema do projeto de novas unidades de troca térmica. A síntese da rede considerando a deposição visa incluir o seu comportamento dinâmico na proposição de novas redes de trocadores de calor e também incluir o projeto ótimo dos trocadores da mesma. As estratégias de resolução envolvem utilização de técnicas de programação matemática e manipulação de conjuntos, com especial atenção ao desenvolvimento de formulações que possibilitem a determinação do ótimo global.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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André Luiz Jardini Munhoz

Engenharias

Engenharia Química
  • desenvolvimento de implantes customizados temporo-mandibular utilizando biomateriais metálicos através de manufatura aditiva
  • A articulação temporo-mandibular (ATM) é uma das articulações mais complexas e utilizadas no corpo humano, sendo envolvida nas atividades necessárias para a vida, como mastigação, oralidade, respiração e em fazer expressões faciais que refletem todas as emoções. As disfunções das articulações temporo-mandibulares ocorrem entre 5 a 10% na população, manifestadas com sintomas como dores de cabeça, ouvido, articulação, pescoço e ombros. Nos casos em que a terapia não invasiva e procedimentos cirúrgicos menores não conseguem melhorar a funcionalidade ou redução da dor no paciente tem-se a substituição desses métodos pela cirurgia ATM com um implante aloplástico que pode ser a melhor alternativa. Atualmente não há fabricantes desse tipo de prótese no Brasil; por isso, são utilizadas próteses importadas, o que causa aumento do procedimento e do custo final. Dessa forma, o objetivo deste projeto é criar uma nova linha de pesquisa e desenvolver próteses de ATM customizada com excelente biocompatibilidade através manufatura aditiva com baixo custo.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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André Luiz Maranhão de Souza Leão

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • paratextos e autoria de marcas de franquias de produtos midiáticos: um estudo multicaso
  • Vivemos em um mundo interconectado, baseado no uso intensivo de tecnologias digitais de informação e comunicação. Este acontecimento tem gerado novos modos de sociabilidade e de trocas econômicas e culturais e levado a uma crescente midiatização da vida social, uma vez que o uso dessas tecnologias redefine várias práticas sociais e grande parte das interações sociais, levando à ubiquidade das mídias (MARTINO, 2014). Este cenário é denominado por Jenkins (2009) de cultura da convergência, que advoga tratar-se de processo resultante de uma inteligência coletiva, por meio de uma cultura participativa. Numa sociedade em que o sujeito é ideologicamente interpelado a se divertir (ŽIŽEK, 2008), a indústria do entretenimento tem se utilizado do potencial da convergência das mídias e da participação ativa dos consumidores. Este consumidor de produtos midiáticos, muitas vezes, apresenta um grau de envolvimento e vínculo emocional maior do que o de outros tipos de produtos, se caracterizando como fã. Fãs são parte de uma audiência engajada afetivamente com os produtos midiáticos aos quais se vinculam (CACICCHI, 2013), que terminam por incorrer em atividades relacionadas a estes, quase sempre em comunidades (fandoms) de interesses comuns (JENKINS, 2013), servindo de base para a formação de brand fandoms (KOZINETS, 2014). As práticas de fãs terminam por se integrar às próprias narrativas dos produtos midiáticos, formando um amálgama cujos espaços são preenchidos por paratextos que participam diretamente de sua significação (GRAY, 2010). Sendo assim, não é possível se afirmar que os produtos midiáticos sejam uma concepção apenas de seus criadores. Segundo Hills (2010), os textos midiáticos são operados como discursos de valor, em que o autor, antes de ser um indivíduo, é uma função na existência, circulação e funcionamento dos discursos na sociedade (FOUCAULT, 2012). Assim, as organizações que detêm marcas de produtos midiáticos, devem reconhecer essa multiautoria, gerenciando, simultaneamente, a consistência das narrativas desses produtos a partir da ação dos fãs, das ações promocionais da marca e dos demais paratextos – sobretudo os relativos à imprensa especializa, pelo seu poder de influência na formação de opiniões sobre esse tipo de produto. Com base nisto, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a autoria de marcas de franquias de produtos midiáticos, a partir de suas extensões paratextuais, produzidas pelas próprias marcas, pelos seus fãs e pela imprensa especializada. A pesquisa contribui para o conhecimento da área por se tratar de um estudo multidisciplinar que entrelaça os tópicos de gestão de marcas e pesquisa do consumidor com a noção de paratextos – comumente mais trabalhada na área de comunicação. Além disto, foca um tipo de consumidor particular, o fã, pouco estudado no campo de pesquisa do consumidor, bem como a indústria de entretenimento, o que justifica o trabalho também sob o ponto de vista de sua contribuição para a gestão. De forma a embasar o estudo proposto, a revisão de literatura tem início com a discussão do cenário midiático da sociedade contemporânea, com o papel da Internet e das novas tecnologias de informação e comunicação na formação de uma cultura participativa. Isto abre espaço para se apresentar a noção de fã e suas práticas, com ênfase nos conceitos de paratextos e autoria dos produtos midiáticos. Na sequência, se localiza o fã como um tipo de consumidor particular, em virtude de sua postura ativa, inserido na perspectiva da Teoria da Cultura de Consumo (CCT). Por fim, se esboça um conceito também culturalista e multiautoral de marcas, culminando com a noção de “brand fandom”. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, por meio de um estudo multicaso naturalista (STAKE, 2006), das franquias Star Wars, Harry Potter e Game of Thrones, adotando a análise de discurso Foucaultiana (FOUCAULT, 2014). Os dados serão coletados por meio de netnografia (KOZINETZ, 2010), videografia (BELK; KOZINETZ, 2005) e levantamento multifocal na Internet (FLICK, 2008).
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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André Luiz Martins Lemos

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • comunicação, mediaçao, modos de existência e cibercultura
  • A atual proposta visa discutir o conceito de mediação, comunicação e “modos de existência” para dar conta dos novos fenômenos comunicacionais contemporâneos emergentes com a dataficação da sociedade e a agência ampliada de objetos infocomunicacionais. Com o apoio das teorias da comunicação, das sociologias pragmáticas (particularmente a Teoria Ator-Rede - TAR) e da filosofia orientada a objeto (OOO), o projeto discute esses conceitos para pensar as particularidades da comunicação em ambiente digital. A hipótese principal é que não é possível entender os produtos e processos da cultura digital contemporânea sem levar a sério a mediação dos objetos (físicos e digitais) na ação comunicacional. Mediação, como definida pela sociologia pragmática é comunicação. No entanto, há um modo de existência específico de mediação nos processos, indústrias, regulações, relações subjetivas, informação etc., que identificamos como "comunicacionais". Esse é o "Modo de Existência da Comunicação" (COM), retomando a discussão realizada por Etienne Souriau (1943) e Bruno Latour (2012). A discussão dessas hipóteses de pesquisa será desenvolvida a partir de um panorama analítico-descritivo de práticas e de dispositivos digitais a partir de problematizações envolvendo materialidades, performatividade algorítmica e agência dos objetos.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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André Luiz Mota

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • proposta institucional da universidade federal de são joão del-rei para a chamada pública formação de doutores em áreas estratégicas
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 03/03/2020-02/03/2025
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André Luiz Paulilo

Ciências Humanas

Educação
  • a ampliação das tarefas escolares as reformas educacionais do ensino público entre 1922-1938
  • Este projeto propõe uma investigação acerca da ampliação dos serviços escolares entre as décadas de 1920 e 1930. Estuda as reformas da instrução pública realizadas em São Paulo e Distrito Federal a partir da organização nas escolas dos serviços de saúde e assistência, do cinema educativo e dos serviços de psicologia e orientação profissional. O objetivo da pesquisa é compreender a maneira como, através da legislação, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e Antônio de Almeida Júnior em São Paulo e de Carneiro Leão, Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira no Distrito Federal promoveram a saúde, a assistência social, a educação física e a cultura civil e científica entre as crianças das camadas populares da sociedade no início do século XX.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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André Luiz Pires Guedes

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • teoria de grafos: otimização combinatória, complexidade computacional, algoritmos e classes
  • Problemas de teoria dos grafos, alguns considerados difíceis (NP-difíceis), serão estudados e classes de grafos em que tais problemas admitem soluções eficientes serão pesquisados. Estudaremos suas complexidades computacionais, seus algoritmos e buscaremos por classes de grafos nas quais o comportamento do ponto de vista de complexidade possa ser determinado. Propomos o estudo de: soluções exatas para problemas \NP-difíceis; dois problemas de coloração de arestas, restringindo a classes específicas e buscando determinar sua complexidade; problemas relacionados com o grafo biclique; um problema relacionado com conectividade, e técnicas espectrais para algoritmos em grafos. Estes problemas se enquadram na área de otimização combinatória.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021