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COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
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Currículo
Título do Projeto:
perturbações antrópicas, mudanças climáticas e processos ecológicos-chave na dinâmica de regeneração da floresta seca da caatinga
Resumo:
O objetivo geral desta proposta é investigar como perturbações antrópicas agudas (agricultura de corte-e-queima) e crônicas (criação de caprinos, coleta de lenha e de produtos florestais não-madeireiros) e mudanças climáticas afetam determinados grupos biológicos, processos ecológicos-chave e a dinâmica de regeneração da Caatinga. Para alcançar este objetivo, a proposta tem cinco módulos operacionais: (1) mecanismos de regeneração (i.e. chuva e banco de sementes, banco de plântulas e rebrotas) da assembleia de plantas, (2) padrões e mecanismos causais do processo de arbustização da vegetação, (3) assembleias de grupos animais selecionados (formigas, abelhas, borboletas e besouros) e sua provisão de serviços ecossistêmicos, (4) mecanismos causais da proliferação de formigas cortadeiras e seus efeitos na regeneração da vegetação e nos estoques e ciclagem de nutrientes e (5) sínteses sobre os efeitos de perturbações antrópicas em florestas secas em diferentes escalas espaciais e níveis de organização ecológica. A proposta é suportada por (1) uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais os quais tem um longo histórico de colaboração, (2) participação de um conjunto grande de estudantes (atualmente 28 estudantes estão envolvidos) e (3) pela disponibilidade de recursos financeiros oriundos de outros editais. Como produtos, esperamos (1) a publicação de pelo menos 30 artigos científicos em revistas internacionais de boa circulação, (2) a formação de pelo menos 20 mestres e doutores em ecologia e biologia da conservação, (3) a expansão de parcerias científicas nacionais e internacionais e (4) a transferência de informações para a sociedade sobre sustentabilidade/vulnerabilidade das floresta secas às mudanças globais através de vários instrumentos (artigos de divulgação, mídia social, workshops) de forma a contribuir para a construção de políticas públicas apropriadas. Assim, a presente proposta atende todos os requisitos de excelência/impacto exigidos no edital.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Inês Ferreira de Souza Bragança
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos
Resumo:
Pesquisas nacionais e internacionais apontam para a importância da formação centrada na escola, a valorização dos saberes docentes, memórias e narrativas. O Brasil e outros países da América Latina registram experiências instituintes de formação que são, muitas vezes, desperdiçadas, invisibilizadas. O projeto em tela tem como objetivo inventariar, caracterizar e publicizar concepções e práticas instituintes de formação docente, fundamentadas em abordagens narrativas e (auto)biográficas, no âmbito da formação inicial e continuada, no Brasil e na América Latina. Tomamos como instituintes experiências de formação docente, envolvendo escolas e universidades, em que teorias, práticas, políticas e estéticas indicam modos outros de produzir conhecimentos. A perspectiva teórico-metodológica da pesquisa ancora-se na pesquisaformação pelo compromisso de favorecer espaços-tempos de produção de conhecimentos e de formação, reverberando em ações nas instituições envolvidas. O projeto propõe a realização de uma pesquisa em rede, com pesquisadores nacionais, internacionais e colaboradores de diferentes regiões brasileiras, tematizando as seguintes questões de estudo: quais os delineamentos, princípios e características das experiências instituintes de formação inicial e continuada de professoras/es, fundamentadas em abordagens narrativas e (auto)biográficas, no Brasil e na América Latina? Como se dá o entrelaçamento entre práticas, memórias e políticas da formação docente nas experiências inventariadas? Como as experiências instituintes de formação docente podem potencializar concepções e práticas no Brasil e na América Latina? A pesquisa inclui as seguintes etapas de desenvolvimento: 1) revisão e estudo da literatura; 2) inventário e caracterização das experiências de formação docente; 3) desenvolvimento de práticas de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica nas instituições participantes da pesquisa e 4) partilha, socialização e publicização das experiências.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Inês Rugani Ribeiro de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação psicométrica de instrumento de aferição de autonomia culinária: validade dimensional
Resumo:
A culinária doméstica é uma prioridade na agenda de promoção da alimentação adequada e saudável no Brasil. Pouco investigada, ela vinha sendo compreendida por meio de abordagens pouco capazes de oferecer elementos de sua complexidade. Para superar esta lacuna de conhecimento, os proponentes do projeto conceberam um modelo teórico pioneiro sobre autonomia culinária e deram início à elaboração de um instrumento para a captação do construto. Essa ferramenta de aferição abarca itens referentes aos níveis do agente (habilidades culinárias e atitude estratégica), do microssistema (compartilhamento das atividades culinárias e cozinha com infraestrutura básica) e do mesossistema (disponibilidade de alimentos). Com a primeira fase do processo de desenvolvimento já em conclusão (fase prototípica), o passo seguinte e cerne do presente projeto diz respeito à execução da primeira etapa da fase de avaliação psicométrica. Esta consiste no exame da validade dimensional interna do novo instrumento, na qual se examinam as estruturas configural, métrica e escalar. Para produção da base empírica, a população de estudo consistirá em trabalhadores das universidades envolvidas no projeto: UERJ, UFRJ, UFAM e UFS. Prevê-se uma amostra aleatória de 1200 trabalhadores, estratificada por escolaridade e idade, de forma a garantir a heterogeneidade desejável para uma satisfatória avaliação do desempenho do instrumento. As avaliações da estrutura interna envolverão modelos de análises multivariadas, a saber, de componentes principais, de equação estrutural exploratória, fatorial confirmatória, e de teoria de resposta ao item. Também será realizada uma coleta de dados visando subsidiar a segunda etapa da avaliação psicométrica, de validação de construto externa. Dispor de um instrumento que capte o construto de autonomia culinária e que seja validado por meio de um processo robusto oportunizará a realização de estudos sobre o tema que sejam acurados e comparáveis.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Ines Signorini
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
abordagens técnico-científicas e pedagógicas de corpora linguísticos no ensino da escrita acadêmico-científica em português l1
Resumo:
Este projeto visa a contribuir para o uso qualificado de corpora linguísticos, tanto de expert quanto de aprendiz, enquanto recursos técnico-científicos e pedagógicos de interesse para o ensino da escrita acadêmico-científica em língua portuguesa como L1, em cursos de graduação e pós-graduação, frente aos desafios trazidos pela heterogeneidade crescente do perfil do alunado da universidade pública brasileira e pelas demandas de aceleração e aprimoramento da aprendizagem no período pós-pandêmico. Para isso, será desenvolvido em dois eixos inter-relacionados: a) o de elaboração de um sistema de gerenciamento e acesso a um corpus de aprendiz, composto de produções escritas, produzidas desde 2011 por ingressantes de um programa institucional de inclusão social da Unicamp; e b) o de exploração desse corpus e de outros corpora de expert e de aprendiz em pesquisas de base empírica que focalizam dados quantitativos e qualitativos relacionados a processos de ensino da escrita acadêmico-científica nos diferentes contextos institucionais envolvidos no projeto. Embora o ensino da escrita acadêmico-científica em língua inglesa como L2, associado ao uso de corpora linguísticos, já seja bastante discutido em Linguística Aplicada, são ainda incipientes nesta área os estudos relacionados ao ensino da escrita acadêmico-científica em língua portuguesa como L1, associado à exploração de corpora, com destaque para corpora de aprendiz, como aqui proposto. Além disso, a construção de repositórios de dados inter-institucionais, como é o caso deste projeto, contribui para inclusão da área no contexto da ciência aberta. O ensino da escrita acadêmica numa perspectiva mais ampla que a da tradição escolar de ensino de "redação" contribui para o desenvolvimento da educação científica nos estudos linguísticos e se contrapõe ao discurso do déficit da tradição grafocêntrica, na medida em que enfatiza a construção de sentidos, identidades, poder e autoridade em contextos específicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
22/03/2022-31/03/2025
Iraildes Pereira Assuncao
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biologia Geral
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
apoio à formação de doutores em áreas estratégica na ufal
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
18/03/2020-17/03/2025
Iram Jácome Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a condição operária revisitada: os trabalhadores da indústria automotiva paulista no início do século xxi
Resumo:
Os metalúrgicos vinculados à indústria automobilística se constituíram, a partir da década de 1950, na representação máxima de uma moderna classe operária: importantes atores políticos que com suas mobilizações impulsionaram as lutas pela redemocratização do país, no final dos anos 1970. Passados quarenta anos de um processo de intensas disputas político-sindicais, ocorreu um arrefecimento da ação trabalhista e os sindicatos enfrentam, hoje, uma crise sem precedentes. Com a desconcentração industrial da década de 1990, fomentada por políticas de incentivo fiscal, pela busca por menor remuneração da força de trabalho e por bases sindicais menos articuladas e sem tradição, resultando em uma dispersão geográfica da indústria, um processo de fragmentação sindical foi acentuado. As novas tecnologias amparadas no trabalho digital e a terceirização foram, também, fatores que impactaram a capacidade de mobilização dos trabalhadores, trazendo desafios e dilemas no que se refere à construção de uma identidade coletiva. Em que pesem as mudanças e desafios apontadas, os metalúrgicos continuam a constituir uma relevante categoria entre trabalhadores fabris. O objetivo desta proposta é recuperar a trajetória desta categoria como forma de entender o que poderíamos chamar de condição operária, apreendendo as mudanças culturais do período, analisando a existência e/ou predomínio de uma racionalidade neoliberal que sobrepõe o indivíduo ao coletivo. O campo da pesquisa terá o Estado de São Paulo como referência por reunir o maior número de montadoras, o maior contingente de trabalhadores do setor e o maior número de sindicatos que representariam este segmento operário. A pesquisa além de discutir a bibliografia nacional e internacional sobre a temática revisitará estudos realizados com este operariado no Estado de São Paulo nos anos 1960, 1980, e início dos anos 2000, bem como utilizará métodos quantitativos e qualitativos para a caracterização dessa nova classe trabalhadora.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
29/03/2022-31/03/2025
Irina Nasteva
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
upgrade do experimento connie para a detecção de neutrinos do reator angra 2
Resumo:
A física de neutrinos é um dos campos mais ativos da física de partículas, com várias questões fundamentais ainda não respondidas. A próxima geração de experimentos está em etapas bem avançadas de seu desenho, com um futuro muito promissor, onde é muito provável que novas descobertas aconteçam. Nos últimos anos, a detecção do espalhamento elástico coerente de neutrinos em núcleos (CENNS) tem ganhado um forte interesse por ser um dos processos, nos quais é possível por um lado observar física além do Modelo Padrão (MP) e por outro permite desenvolver uma nova tecnologia para o monitoramento de usinas nucleares. O Brasil está em posição privilegiada, pois dispõe de um laboratório funcional instalado em um contêiner situado a 30 m do núcleo do reator de Angra 2, condição disponível em poucos países. Um dos experimentos instalados no laboratório é CONNIE (Coherent Neutrino-Nucleus Interaction Experiment) que visa detectar pela primeira vez a interação coerente dos antineutrinos de reactor nuclear utilizando detectores CCD (Charge-Coupled Devices) de silício e colocar limites em interações de neutrinos além do MP. O experimento CONNIE tomou dados no período 2016-2020 com um conjunto de 14 CCDs com um limiar de detecção de 50 eV. Com estes dados foi possível colocar os limites mundiais mais restritivos para modelos de nova física a baixas energias. Com o intuito de baixar ainda mais o limiar de detecção, uma nova tecnologia está sendo desenvolvida, os Skipper-CCDs. Estamos planejando a instalação destes sensores no experimento CONNIE nos próximos anos e para isso estamos desenvolvendo uma bancada de teste de CCDs no laboratório LAPE-UFRJ. Com o atual projeto, completaremos a instalação da bancada de teste, em particular por meio da aquisição e instalação de um sistema de criogenia de circuito fechado, necessário para poder operar os CCDs a baixas temperaturas. Com esta bancada seremos capazes de caracterizar e otimizar os parâmetros de funcionamento de cada sensor.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Irineu de Brito Junior
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
compras em pânico e acumulação em períodos de crises e o impacto nas cadeias de suprimentos.
Resumo:
A compra de pânico e a acumulação de produtos expressam comportamentos humanos comuns em tempos de crise. No início da crise pandêmica da COVID-19, o papel higiênico foi um dos casos emblemáticos de compra em pânico, onde pessoas se dirigiram aos supermercados e adquiriram e acumularam mais produtos do que suas necessidades para o período. Neste projeto, o objetivo é avaliar os impactos desse comportamento e propor medidas de mitigação ao longo das cadeias de abastecimento. Esses comportamentos são reações instintivas e uma resposta humana comum, não causada pela falta efetiva, mas simplesmente pelo medo de ficar sem suprimentos. Quando a população é informada de uma possível escassez, passa a comprar em pânico mais do que necessita e a acumular estoques de segurança para enfrentar o risco de futura escassez, o que pode gerar desabastecimento. No início da pandemia de Covid 19, em todo o país, consumidores se dirigiram aos supermercados e adquiriram grandes quantidades de itens relacionados à alimentação, à higiene e à limpeza. Um caso extremo foi observado em fabricantes de urnas funerárias, onde a demanda de pedidos em muito ultrapassou a quantidade e a previsão de óbitos. Até então, um comportamento dessa magnitude não havia sido detectado no país, exceto quando relacionado a combustíveis. Com base nesse comportamento, utilizando-se bancos de dados já disponíveis e dados de associações de classe, a questão de pesquisa é analisar os fatores que podem gerar um comportamento de compra de pânico e acumulação e os impactos deste comportamento nas cadeias de suprimentos. A partir desses bancos de dados contendo dados de vendas de varejistas, análises estatísticas, como testes paramétricos e não paramétricos, análise de regressão, de agrupamento de dados, além de plotagens em sistemas de informações geográficas, ferramentas de dinâmica de sistemas suportam a análise de comportamento e o impacto nas cadeias de suprimentos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Irineu dos Santos Yassuda
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
com ciência
Resumo:
O projeto "Com Ciência" é uma proposta de continuidade do trabalho do projeto IFSP com Ciência na Escola, processo n° 439908/2018-3 do CNPq. O cronograma foi repensado em relação ao projeto anterior: o evento de feira de ciência e mostra científica (FCMC) ocorrerá no primeiro semestre de 2021. A FCMC continuará sendo divulgada por via postal às escolas e via internet nas páginas do IFSP, Facebook e Youtube. A vantagem de acontecer no primeiro semestre é que todo ciclo de eventos pode ser concluído no mesmo ano letivo e fiscal, podendo ser repetido no ano seguinte. O projeto apresenta um conjunto de ações em prol da divulgação da ciência e tecnologia, tais como: palestra, mesa redonda, FCMC e iniciação científica júnior (ICJ). A FCMC tem como finalidade despertar o interesse por professores e estudantes, nos temas de trabalhos científicos, permitindo do primeiro contato com a pesquisa bibliográfica, materiais e métodos, a ligação entre a teoria e prática, possibilitando melhor assimilação de conceitos científicos. A ICJ é uma oportunidade para integração entre alunos, professores e pesquisadores, assim como escola e instituições acadêmicas e de pesquisa. Assim, fecha-se o ciclo de eventos, que poderá dar início de sucessivos eventos para divulgação da ciência.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
13/01/2021-31/01/2023
Iris Callado Sanches
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos do treinamento físico na modulação autonômica cardiovascular e na microbiota intestinal de camundongos obesos: papel do nervo vago
Resumo:
Evidências demonstram existir uma relação entre microbiota intestinal e tecido adiposo. De fato, a disbiose parece contribuir para o agravamento do estado pró-inflamatório na obesidade. O eixo cérebro-intestino-microbiota é mediado pelo nervo vago, e a ativação vagal está reduzida sobre o sistema cardiovascular e gastrointestinal durante a obesidade. Por outro lado, o treinamento físico (TF) aeróbio promove alterações benéficas na microbiota intestinal, bem como o aumento da modulação vagal sobre o sistema cardiovascular. Apesar disto, não está claro se o mecanismo pelo qual o TF atua sob a microbiota intestinal tem participação do nervo vago. Desta forma, o objetivo do presente estudo será avaliar a participação do nervo vago nos efeitos do treinamento físico sobre parâmetros metabólicos, modulação autonômica cardiovascular e na microbiota intestinal em camundongos obesos. A hipótese deste projeto é que o nervo vago é mecanismo pelo qual o treinamento físico melhora a microbiota intestinal na obesidade. Para testar essa hipótese, foram criados 3 subprojetos (SP) com objetivos específicos: SP1- Correlacionar os efeitos do treinamento físico entre a modulação autonômica cardiovascular e a microbiota intestinal em camundongos obesos; SP2- Testar se os efeitos do treinamento físico na microbiota intestinal ocorrem na mesma magnitude em animais vagotomizados; SP3- Avaliar se o estímulo vagal, através do fármaco galantamina, potencializa os efeitos do treinamento físico na microbiota intestinal. Espera-se que os resultados deste projeto possam contribuir para o melhor entendimento do potencial terapêutico do treinamento físico em doenças inflamatórias e neurodegenerativas, tendo em vista a relação bidirecional do eixo cérebro-intestino-microbiota.
Instituição/UF/País:
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação - SC - Brasil
Vigência:
24/02/2022-28/02/2025
Irlen Antônio Gonçalves
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação e formação do trabalhador: políticas públicas de intervenção na sociedade (1891-1920)
Resumo:
A proposta, de maneira abrangente, centra na compreensão das proposições de políticas públicas para o ensino profissional. Especificamente, o interesse se volta para o discurso político dos legisladores, entendidos como discurso de intervenção na sociedade, uma vez ser produzido por sujeitos representantes legítimos da população, responsáveis pela produção de leis que incidirão na vida das pessoas. Assim, o nosso objetivo é captar, nessas políticas como foram produzidas as representações de trabalhador, de trabalho, de cidadania, de sociedade, etc., nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador, sobretudo, sob a perspectiva daqueles que ocuparam os espaços do legislativo. O recorte temporal inicia-se em 1891, quando ocorreu o primeiro trâmite de reforma do ensino no período republicano, que incluía o ensino profissional, em Minas Gerais, e finaliza em 1920, quando o ensino profissional assumiu novos contornos quanto à sua forma de organização, passando a ser ensino complementar ao primário. As fontes contempladas são os anais do Congresso Legislativo, relatório e sinopse dos trabalhos do Senado mineiro, relatório dos trabalhos da Câmara dos Deputados, os jornais e as revistas de circulação no estado. O referencial estará no entrecruzamento da História Política, da História Cultural, notadamente a partir de Serge Berstein e de Roger Chartier, com a História da Educação. Como metodologia propomos uma análise que privilegia os discursos como portadores e constituintes de uma representação de sociedade, de sujeitos, de estratégias, enfim de uma realidade social, inspirada nos referencias da análise do discurso político proposta por Patrick Charaudeau. Para ele, o discurso é considerado como prática de linguagem que medeia a relação entre o homem/mulher e a sua realidade cultural e social constituindo-o e à sua história.
Instituição/UF/País:
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Irwin Rose Alencar de Menezes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação pré-clínica e clínica de formulações para uso tópico contendo óleo de pequi para redução da inflamação e incapacidade funcional de animais e mulheres com osteoartrite de joelho
Resumo:
As doenças inflamatórias crônicas causam degeneração ou desgaste progressivo e inflamatórios de órgão e tecidos, tanto nas estruturas anatômicas como na sua funcionalidade acometendo severamente o bem-estar físico e social dos indivíduos, bem como a qualidade de vida.Este estudo comtempla uma fase pré-clinica, em que o potencial terapêutico destas formulações será avaliado em modelos animais num estado inflamatório agudo e crônico, seguido de uma fase clínica onde o potencial destas formulações será aferido em seres humanos do sexo feminino com osteoartrite de joelho. Portanto, esse estudo envolve duas fases sendo uma pré-clinica para avaliar o potencial terapêutico em modelos animais em tratamento agudo e crônico, seguido de uma fase clínica em seres humanos do sexo feminino com osteoartrite de joelho. Cabe ressaltar que um primeiro estudo clínico humano ja demonstrou potencial terapêutico satisfatório na melhoria do processo inflamatório em joelhos de ciclistas, por conta deste resultado, foi depositado um pedido de patente (PI09247858/BR1020190240423) que está em negociação com empresa do setor farmacêutico. Serão desenvolvidos sistemas nanoparticulados com reologia adequada, de custo reduzido e baixo potencial de irritação cutânea de forma a facilitar a aplicação e absorção cutânea, otimizando assim o potencial farmacológico. Os ensaios pré-clínicos serão realizados em modelo animais que apresentam mobilidade articular reduzida induzida por diferentes agentes químicos que assemelham aos processos de artrite humano. O ensaio clínico controlado, com distribuição aleatória e duplamente encoberto será realizado no hospital universitário da UFS para avaliar o efeito de uma formulação farmacêutica nanoestruturada na dor, inflamação e funcionalidade em mulheres com osteoartrite de joelho. Como principais resultados, espera-se a disponibilização de formulação terapêutica eficaz capaz de maximizar seu potencial terapêutico contra dor e inflamação em humanos e animais.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional do Cariri - CE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Isa de Oliveira Rocha
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
atlas geográfico de santa catarina: fascículo 4 infraestrutura e fascículo 5 panorama econômico
Resumo:
Em 1958 foi publicado o primeiro Atlas de Santa Catarina, sob orientação do Prof. Carlos Augusto Figueiredo Monteiro; inspirando o IBGE segundo sua entrevista à Geosul (1991). Após três décadas foi publicado o Atlas de Santa Catarina de 1986 e em 1991 a versão escolar. Em 2013, por meio de parceira entre UDESC e Secretaria do Planejamento, iniciamos a organização e publicação do Atlas Geográfico de Santa Catarina na forma de Fascículos avulsos: 2013 publicou-se o Fascículo 1 Estado e Território; 2014 o Fascículo 2 Diversidade da Natureza (cada um com impressão de 5 mil exemplares); 2016 publicou-se a 2a edição na versão e-book dos Fascículos 1 e 2; 2018 e 2019 foram publicadas as 1a e 2a edições do Fascículo 3 População, 5 mil exemplares impressos e e-book. A presente proposta objetiva organizar, elaborar e publicar o Fascículo 4 Infraestrutura e o Fascículo 5 Panorama Econômico. A organização dos fascículos e seus capítulos está alicerçada nos pressupostos teóricos de Geossistema (MONTEIRO, 1996 e 2000) e Formação Sócio-Espacial (SANTOS, 1977) conforme Mamigonian (1999), para alcançar uma visão holística nas análises regionais da Natureza e Sociedade de Santa Catarina. Para cartografia celebrou-se parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e a elaboração textual dos capítulos resultará de trabalho voluntário de pesquisadores etc. de diferentes instituições. A continuidade da publicação dos Fascículos do Atlas representam a socialização de conhecimento atualizado para 1,3 milhão de alunos da educação básica e superior de Santa Catarina, pois os Fascículos são disponibilizados (formato impresso e e-book) gratuitamente para escolas e universidades. Igualmente os novos fascículos constituem importante subsídio de dados e análises ao planejamento e gestão, tanto para o setor privado quanto governamental; destaca-se que a elaboração de mapas e análises incorporarão o contexto pós Pandemia COVID-19.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Isabel Aparecida da Silva Bonatelli
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
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Currículo
Título do Projeto:
características preditoras da história demográfica de táxons neotropicais - uma abordagem comparativa entre biomas úmidos e secos
Resumo:
A distribuição geográfica das espécies consiste em uma dimensão fundamental no entendimento de processos evolutivos. Evidências consistentes apontam que as mudanças climáticas do Pleistoceno levaram a alterações na distribuição da biodiversidade em escala global. No entanto, abordagens comparativas sobre os efeitos dessas alterações em espécies adaptadas a diferentes biomas ainda são raras, sobretudo na região Neotropical. Atualmente, esse tipo de abordagem é favorecida pelo aumento excepcional de dados genéticos e georreferenciados em repositórios públicos, oferecendo uma oportunidade de refinamento das inferências propostas para poucas espécies, tornando-as acessíveis a maiores escalas taxonômicas e geográficas. Além disso, o recente uso de modelos preditivos na filogeografia permite a exploração de características biológicas e ambientais capazes de explicar padrões filogeográficos discordantes entre táxons. O presente projeto tem como objetivo avaliar a importância relativa de variáveis ambientais e biológicas na resposta demográfica de táxons neotropicais distribuídos em biomas úmidos ou secos durante o Último Máximo Glacial. Dados genéticos georreferenciados serão testados para diferentes alterações demográficas a partir de modelagem de distribuição das espécies e computação Bayesiana aproximada (ABC). A associação de características abióticas e bióticas com a resposta demográfica será investigada utilizando aprendizagem de máquina. Este trabalho deverá contribuir com discussões sobre o provável compartilhamento de histórias demográficas entre táxons com distribuição geográfica e tolerâncias fisiológicas similares, bem como para identificação de respostas idiossincráticas, táxon-específicas, relacionadas às restrições ecológicas particulares. Por fornecer uma dimensão histórica da biodiversidade neotropical, o trabalho tem potencial para fornecer subsídios para estratégias de conservação e permitir a elaboração de novas hipóteses a serem testadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
20/04/2022-30/04/2025
Isabel Cristina Machado de Lara
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aprendizagem em ciências e matemática de estudantes de inclusão da educação básica: implicações a partir da concepção e desenvolvimento de aplicativos de realidade mista
Resumo:
Projeto interdisciplinar que aborda duas temáticas presentes nas discussões atuais no âmbito da Educação: Realidade Mista (RM) e Educação Inclusiva (EI). Considerando que o público-alvo da EI engloba uma diversidade de estudantes, delimita-se neste projeto estudantes com paralisia cerebral, transtornos específicos de aprendizagem e deficiência visual da Educação Básica, focando em sua aprendizagem em Ciências e Matemática. A identificação das defasagens e prejuízos na aprendizagem em Ciências e Matemática desses estudantes direcionarão a concepção e desenvolvimento de aplicativos de RM, com o objetivo de analisar as implicações de sua utilização na aprendizagem. Assim, a questão específica é De que modo a utilização de aplicativos de RM implicam na aprendizagem em Ciências e Matemática de estudantes de inclusão da Educação Básica? Trata-se de uma questão plausível, pois estudos recentes realizados por membros da equipe evidenciam que quando bem elaboradas, levando em conta as especificidades de cada estudante, intervenções pedagógicas e uso de recursos tecnológicos são capazes de reabilitar habilidades em prejuízo e potencializar já existentes. A RM sobrepõe objetos virtuais em um ambiente predominante real, assim o seu uso como apoio às intervenções se justifica pelo fato de estudos atuais sinalizarem que essa tecnologia motiva os estudantes, ampliando a experiência sensorial e tornando os conteúdos menos abstratos. Assim, pensar na elaboração de aplicativos de RM para esses estudantes pode ter implicações significativas para sua aprendizagem. Os aplicativos serão desenvolvidos envolvendo conteúdos de Ciências e de Matemática da Educação Básica. Os participantes serão selecionados a partir de um rastreamento em escolas públicas e particulares das cidades de Porto Alegre e Pelotas, RS. Metodologicamente, o projeto percorrerá cinco etapas: seleção dos participantes; concepção e desenvolvimento dos aplicativos; estudo piloto; formação de professores; validação.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Isabel Maria Sabino de Farias
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aprendizagem da docência em contexto de inclusão na educação superior
Resumo:
Esta proposta de pesquisa, denominada Aprendizagem da docência em contexto de inclusão na Educação Superior, objetiva compreender o processo de aprender a ensinarno decorrer dos primeiros anos da docência universitária em cenário de inclusão de estudantes com deficiênciafísica, visual e auditiva. O problema central da investigação está assim formulado: como professores iniciantes na Educação Superior constituem os conhecimentos profissionais que fundamentam sua profissionalidade em cenário de inclusão de pessoas com deficiência? Essa inquietação atravessa as tensões entre a ausência de formação para a docência, a inclusão e a constituição da profissionalidade nos primeiros anos de exercício profissional na Educação Superior, foco destacado na literatura como demandando estudos. Odesenho metodológico desta proposta, com apoio teórico nos estudos sobre aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional docente, encontra suporte nos princípios epistemológicos da abordagem qualitativa, configurando-se como uma pesquisa empírica, apoiada em diversos procedimentos de produção de dados: questionário, entrevista, roda de conversa, observação do contexto, exame de documentos e revisão da literatura. Ao assumir como campo empírico a Educação Superior no Ceará, a pesquisa envolverá 36 professores iniciantes (com até 7 anos de exercício profissional), em efetivo exercício na docência, no período de 2016 a 2022, em seis universidades públicas: UFC, UNILAB, UFCA, UECE, URCA e UVA. Os resultados do estudo pretendem implicar o aporte e a disseminação científica de conhecimento sobre a aprendizagem da docência nos primeiros anos do exercício profissional na Educação Superior, bem como em subsídios para a realização de intervenções destinadas à popularização dos valores e práticas inclusivas nas universidades públicas cearenses e em seu entorno.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Isabel Rocha de Siqueira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
quantificação e dataficação nos brics: desenvolvimento, cti e novas fronteiras de desigualdade
Resumo:
Entre 2010 e 2020, o mercado de dados cresceu quase 5.000% (Press, 2021). Este momento do chamado capitalismo informacional representa certa continuidade e também reconfigura lógicas e objetos de conhecimento coloniais (Rupert & Isin, 2019, p. 207), na medida em que essa dataficação é desigual, tanto pela distribuição dos meios de produção desses dados, como pelos ganhos advindos de sua circulação. Por um lado, é comum em países de mais baixa renda haver maiores lacunas de dados administrativos (governamentais); por outro, é também mais comum que nesses países não existam regulações ou infraestrutura para fazer frente às crescentes demandas do mercado global de dados. Dessa forma, Taylor e Broeders (2015) sugerem que grandes corporações têm tomado a frente para contar, categorizar e visualizar questões de desenvolvimento em países de renda média ou baixa, oferecendo a doadores e investidores dados próprios ou produzidos por usuários, algo tornado possível com o uso mais difundido de tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesta delegação da produção de dados, muitas parcerias público-privadas (PPPs) fazem uso de discursos de desenvolvimento para justificar a busca por novos mercados (Ibid.). O problema central é que o desenvolvimento-orientado-por-dados...resulta em maior visibilidade para as populações de países de mais baixa renda - embora não necessariamente em maior governabilidade ou representação (p. 228). A pesquisa visa abordar essas desigualdades no que toca especialmente os BRICS, perguntando-se a) como a dataficação no campo de desenvolvimento influencia a maneira como os BRICS são tornados legíveis e visíveis para políticas públicas globais? E b) como as desigualdades em investimento, financiamento e cooperação em CTI entre os BRICS e países de renda alta e entre os próprios BRICS afetam sua capacidade de fazer frente a uma crescente segregação digital no que diz respeito à produção de conhecimento baseada em dados (Hilbert, 2016)?
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Isabela Cardoso de Matos Pinto
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise de modelos e estratégias devigilância em saúde da pandemia do covid-19 (2020-2022)
Resumo:
O controle da pandemia de COVID-19 demanda a adoção de uma concepção de vigilância em saúde que envolva as ações de atenção primária, assistência especializada e hospitalar, proteção da saúde dos trabalhadores e comunicação social. Nessa perspectiva, investigações sobre modelos, estratégias e ações de vigilância e de proteção à saúde dos trabalhadores em diferentes níveis do SUS, assim como análises comparadas de sistemas de saúde são necessárias para preencher lacunas do conhecimento e para formular recomendações adequadas aos gestores do sistema de saúde e a população em geral. O objetivo desse projeto é analisar modelos, estratégias e ações de vigilância em saúde em distintos níveis de atenção, para a redução da exposição ao risco de contaminação na população e em trabalhadores de saúde, a detecção precoce de casos e o encaminhamento em tempo adequado de pacientes para a assistência especializada e hospitalar. Serão realizados estudos de caso no Estado da Bahia e em municípios selecionados, contemplando três níveis de análise (estadual, municipal e local) das ações de vigilância em saúde. A produção de dados será feita através de entrevistas com informantes-chave das equipes de saúde da família e técnicos da vigilância em saúde, bem como análise de normas, portarias, decretos e documentos produzidos pelos gestores do SUS. Nos âmbitos da gestão estadual e municipal será investigado se existem estratégias de planejamento, orientação e apoio ao desenvolvimento das ações de vigilância pelas equipes de APS, incluindo ações de apoio logístico e operacional (transporte, material e equipamentos de segurança e proteção dos profissionais), de capacitação profissional e de formação de redes de atenção coordenada da APS com outras instituições e com outros serviços de saúde. No âmbito local, serão investigadas quais as medidas de controle da pandemia de COVID-19 estão sendo implementadas pelas equipes de APS em seus territórios de abrangência onde vivem os indivíduos e suas famílias. As medidas de controle a serem investigadas incluem: a detecção de casos e contatos, o isolamento em domicílio dos casos leves e quarentena dos contatos, o encaminhamento dos casos graves aos demais níveis do sistema de saúde, e o incentivo das medidas de distanciamento social para a população em geral, com ações sobre no território que visem orientar a utilização e circulação nos locais públicos, equipamentos sociais e estabelecimentos comerciais. Além disso, será investigada a adoção do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos profissionais de saúde e de máscaras pelos usuários dos serviços de saúde bem como normas de caráter coletivo relacionadas ao funcionamento seguro das Unidades. No nível hospitalar, a gestão de cuidados a pacientes com suspeita ou diagnóstico será avaliada por meio de um estudo de coorte de pacientes identificados com SRAG, confirmados ou não para o COVID-19, atendidos no Hospital Couto Maia, em Salvador, utilizando como fontes de informações o prontuário dos pacientes e a visitação ao paciente no hospital e ao domicílio para entrevista de familiares e dos pacientes após a alta. Serão analisadas informações sobre quadro clínico, terapêutica realizada, presença de comorbidades, obesidade e vacinação neonatal de BCG, características sociodemográficas dos pacientes, duração da imunidade adquirida pela infecção (testes IgG contra o SARS-CoV2 aplicado nos pacientes no dia da alta, após dois meses, seis meses e um ano) e medidas de utilização de serviços hospitalares (tempo médio de permanência, uso de equipamentos de suporte à vida, proporção de curados, taxa de letalidade). Também será analisada a implementação dos Planos Estaduais de Contingência para Atenção Hospitalar no enfrentamento do COVID-19, com base em informações coletadas nos sites de todas as secretarias estaduais de saúde, MS e secretarias municipais de saúde das 5 capitais com maior número de casos COVID-19. O estudo dos trabalhadores de saúde contemplará uma análise comparativa em 3 capitais em uma amostra de unidades de APS e hospitalares (2 hospitais de referência para COVID19 em cada capital) buscando identificar ações relativas à prevenção de riscos, uso de EPIs, apoio ao trabalhador infectado pela COVID- 19, apoio psicológico e proteção social. Finalmente, a análise comparada dos modelos de vigilância de saúde será feita entre países com desfechos distintos em relação à epidemia. Assim, países que conseguiram controlar a primeira onda da epidemia serão comparados com aqueles onde houve uma aceleração descontrolada. Com esse propósito será efetuada revisão sistemática da literatura a partir de janeiro de 2020 nas bases de dados Web of Science, Medline e Scopus, bem como bases de artigos na fase preprints, a exemplo da medRxiv, utilizando-se as palavras-chave: Covid-19, Covid, health system, healthsurrveillance;controlmeasures; testing; self isolation, social distancing.As informações relativas à evolução da epidemia nos diversos países serão obtidas de painéis elaborados a partir de dados da OMS (https://covid19.who.int/) e as características dos sistemas de saúde bem como das medidas adotadas serão obtidas de documentos e sites das Instituições Nacionais de Saúde (Ministérios de Saúde). Além disso, também serão analisadas as interações do governo com as autoridades sanitárias nacionais na condução da epidemia, utilizando pesquisa documental e sites de instituições. O projeto se estrutura a partir de uma rede de pesquisadores e de instituições parceiras do Brasil e do exterior que integram eixos de pesquisa vinculados ao Observatório sediado no ISC/UFBA, já apoiado pelo CNPq, que deverá ser redefinida em função dos objetivos, presentemente, formulados para a análise dos modelos, estratégias e ações da vigilância em saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
16/07/2020-15/09/2022
Isabelle Katherinne Fernandes Costa
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise da atenção a saúde e desenvolvimento de tecnologias para promoção do autocuidado e adaptação de pessoas com estomias
Resumo:
O diagnóstico situacional das Redes de Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia e determinação do acesso a esses serviços é um dos primeiros passos para se obter informações que possam subsidiar intervenções e melhorias no cenário da assistência a essa população. Diversas tecnologias de educação em saúde têm sido produzidas a partir de levantamentos sobre a situação dos serviços e da assistência da pessoa com estomia, com o intuito de propor melhorias para os problemas encontrados e propiciar a qualidade de vida e adaptação dessas pessoas. Tecnologias audiovisuais da informação tem ganhado força no âmbito da educação e formação profissional, em ascensão no âmbito da saúde. Cursos educativos são parte dessas tecnologias e consistem em ferramentas de ensino-aprendizagem, haja vista que aproxima o ambiente educacional do cotidiano da sociedade, das linguagens e códigos utilizados. A telenfermagem também constitui um recurso importante na colaboração da assistência à saúde, como estratégia complementar, nas instituições de saúde, de modo a favorecer o acompanhamento contínuo dos pacientes. Outros dispositivos móveis, como tablets e smartphones têm ganhado ênfase, com acesso a múltiplos recursos e aplicativos. Observa-se assim, a importância de se explorar como os serviços de atenção à saúde da pessoa com estomia estão atuando, de modo a alimentar informações e subsidiar intervenções em saúde, além de desenvolver tecnologias com o objetivo de atingir profissionais e a população com estomias. Nesse sentido, Analisar a atenção à saúde e o uso de tecnologias assistenciais para a promoção do autocuidado e da adaptação de pessoas com estomias. Espera-se, com esse estudo, ampliar a construção dos saberes teórico-práticos no desenvolvimento tecnológico em saúde, bem como contribuir na assistência à saúde da pessoa com estomia. O estudo terá impacto no avanço científico e produzirá inovações que contribuirão para formação profissional e autonomia de pessoas com estomias.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
01/01/2020-31/12/2022
Isabelle Katherinne Fernandes Costa
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de serious games como recurso educativo em estomaterapia e dermatologia em enfermagem
Resumo:
Serious Games são jogos virtuais com dinâmica responsiva que objetivam alcançar a aprendizagem com uso de recursos visuais para motivação. O uso na dermatologia em enfermagem e na estomaterapia, duas grandes áreas com objetos em comum, ainda é incipiente e esta tecnologia poderá auxiliar na aprendizagem significativa sobre diferentes tipos de feridas e estomias. Esta proposta trata-se da construção e testagem de serious games sobre úlcera venosa, lesões mamilo-areolares e estomias. Na área da dermatologia em enfermagem estão as úlceras venosas, tipo mais comum de ferida crônica em membros inferiores, e as lesões mamilo-areolares, que são alterações no mamilo que interferem na amamentação. Na estomaterapia, o cuidado com estomias desponta com grande interesse pelos profissionais, que buscam se capacitar para melhor atender os pacientes. A literatura aponta dificuldades na assistência à população com lesões dermatológicas e estomias, em grande parte relacionadas ao déficit de conhecimento dos profissionais. A gamificação na educação na saúde aproxima profissionais e estudantes de casos reais, com imagens e casos clínicos. Assim, tem-se nesta proposta a hipótese: serious games sobre úlcera venosa, lesões mamilo-areolares e estomias são tecnologias educativas efetivas na aquisição de conhecimento de profissionais e estudantes de enfermagem. Jogos sérios já são utilizados como tecnologia educativa na área da saúde, alcançando bons resultados na aquisição de conhecimentos, com simulações da realidade a menor custo. Assim, esta hipótese mostra-se plausível de ser confirmada. O desenvolvimento dos serious games seguirá as etapas de concepção, elaboração (implementação, avaliação e validação dos softwares), finalização e viabilização, com os cenários dos jogos criados a partir de revisões da literatura e elaboração de casos clínicos. A testagem dos jogos será feita em estudo de intervenção com acadêmicos de enfermagem para avaliação da retenção de conhecimento e satisfação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
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