Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aldair da Silva Guterres

Ciências da Saúde

Nutrição
  • enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do sus no estado do pará
  • A Atenção Básica de Saúde para a abordagem do paciente com obesidade tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações para promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, oferecendo respostas as necessidades dos pacientes dando resolutividade aos problemas de saúde com alto conhecimento, mais baixa densidade de equipamentos, usando de todos os preceitos de funcionamento do SUS. No entanto, percebe-se a necessidade de uma rede muito mais complexa de saberes, serviço e instituições para elucidar os problemas de saúde mais prevalentes da sociedade. Esta proposta tem por objetivo construir uma rede interinstitucional de combate à obesidade no estado do Pará para subsidiar a PNAN nas três esferas do governo, nos três níveis do SUS e no tripé da Universidade de ensino, pesquisa e extensão.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 30/11/2018-31/03/2021
Foto de perfil

Aldemir Aparecido Cavalini Junior

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • análise do comportamento dinâmico e atenuação de vibrações de máquinas rotativas suportadas por mancais hidrodinâmicos
  • Existem diversas aplicações onde máquinas rotativas suportadas por mancais hidro-dinâmicos operam em altas velocidades, como é o caso de turbinas a vapor. Estes rotores comumente atraves-sam velocidades críticas durante procedimentos de partida ou parada, levando o sistema a amplitudes de vibração indesejáveis. Nestas condições, a ocorrência de falhas catastróficas causadas pela propagação de trincas é intensificada. Assim sendo, nos últimos anos, um esforço significativo vêm sendo dedicado ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de mecanismos capazes de atenuar as vibrações indesejáveis de rotores. As técnicas de controle semiativas representam uma alternativa interessante. Os amortecedores dotados de fluído magnetoreológico são um exemplo de sistema semiativo, onde o amortecimento através da variação da sua viscosidade a partir da aplicação de um campo magnético. Neste contexto, este projeto de pesquisa visa a compreensão e a investigação dos fenômenos dinâmicos associados a máquinas rotativas suportadas por mancais hidrodinâmicos, equipadas com amortecedores de fluído magnetoreológico para a atenuação e controle de vibrações indesejadas.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022