Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Allysson Viana Martins

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • jornalismo especializado em mma: profissionais e produtos de uma nova modalidade esportiva
  • Os estudos sobre jornalismo esportivo no Brasil enfatizam, majoritariamente, o futebol, com uma abordagem praticamente inexistente acerca do jornalismo especializado em MMA. Considerando a relevância do MMA na atualidade, sobretudo na mídia, e a carência de estudos na interface deste esporte com o jornalismo, este projeto de pesquisa procura identificar as características do jornalismo brasileiro especializado em MMA nos sites, canais de Youtube e de TV, através do perfil das empresas e das especificidades dos produtos, e traçar um paralelo historiográfico entre o MMA e a sua cobertura jornalística, ao apontar os marcos históricos de ambos. Pretende-se, ainda, investigar aspectos jornalísticos nas produções sobre MMA de sites e canais de Youtube no Brasil, por meio do agendamento, das fontes, dos gêneros e dos enquadramentos, caracterizando os aspectos relacionados à empresa, ao produto e ao público, através da entrevista com jornalistas e produtores de conteúdo.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Almir Vieira Dibai Filho

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • aplicação de um teste funcional em cadeia cinética aberta em praticantes regulares de exercício físico com e sem dor crônica no ombro
  • A avaliação clínica do complexo do ombro nas condições dolorosas considera essencialmente o emprego de instrumentos que mensuram a intensidade, localização e qualidade da dor, capacidade funcional e aspectos psicológicos. No entanto, a literatura é escassa no que diz respeito a validação de testes que avaliem a performance funcional em indivíduos com dor no ombro. Assim sendo, o objetivo desse projeto é avaliar a confiabilidade intra e interexaminadores do Seated Shot Put Test (SSPT) na mensuração da performance funcional do membro superior de praticantes de exercício físico com e sem dor no ombro. Para tal, o presente projeto será composto por indivíduos praticantes de exercício físico sem (n = 30) e com dor no ombro (n = 30). Além do SSPT, serão aplicados os seguintes instrumentos para mensurar a experiência dolorosa: Shoulder Pain and Disability (SPADI), Escala Numérica de Dor (END), Escala de Pensamentos Catastróficos sobre Dor (EPCD). Questionário Baecke será aplicado para mensurar a atividade física habitual. O presente projeto pleiteia verba para compra dos seguintes equipamentos: dinamômetro portátil para mensuração da força da musculatura do ombro, dinamômetro portátil para mensurar a força de preensão palmar, inclinômetro para mensurar a amplitude de movimento do ombro, e cardiofrequencímetro para investigar as repercussões da dor sobre o sistema nervoso autônomo. Serão realizadas comparações entre os grupos e correlações entre as variáveis por meio do teste T de student ou Mann-Whitney e do coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman, respectivamente. Para o grupo com dor no ombro, será realizada a mensuração da confiabilidade intra e inter-examinadores por meio do coeficiente de correlação intraclasse (ICC2,3). Espera-se que os resultados do presente estudo respaldem o uso do SSPT para mensuração da performance funcional de indivíduos com dor no ombro, tanto na prática clínica como em pesquisas.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aloísio Oro Spazzin

Ciências da Saúde

Odontologia
  • influência de diferentes protocolos adesivos e agentes de cimentação à base de resina no reforço das cerâmicas vítreas, resistência de união e morfologia da interface adesiva
  • O objetivo deste estudo será avaliar a influência de diferentes protocolos adesivos e o aquecimento de agentes de cimentação à base de resina (ACRs) na resistência de união, na morfologia da interface adesiva com cerâmicas vítreas, e no reforço destas cerâmicas simulando finos laminados. Serão avaliadas três variáveis independentes: cerâmica, protocolo adesivo, e aquecimento ACRs. As variáveis serão avaliadas em três níveis; i) cerâmica: feldspática (Vitablocs Mark II; Vita Zahnfabrik) reforçada por leucita (Empress CAD; Ivoclar Vivadent), ou reforçada por disilicato de lítio (IPS e.max CAD; Ivoclar Vivadent); ii) protocolo adesivo: silano, silano seguido de adesivo sem carga, ou silano seguido de adesivo experimental com carga; i) aquecimento dos ACRs: cimento resinoso fotopolimerizável em temperatura ambiente (22oC), ou aquecido (60oC), ou resina composta aquecida (60oC). Como variáveis dependentes serão avaliadas: a morfologia da interface adesiva, em microscopia eletrônica de varredura, e a resistência de união entre os ACRs e as cerâmicas vítreas, utilizando os diferentes protocolos adesivos. Além disso, dois testes mecânicos serão avaliados: i) o reforço da cerâmica (reforço) pelos ACRs utilizando o ensaio de resistência à flexão bi-axial; e ii) a carga de fratura sob em fadiga através de um ensaio acelerado (stepwise stress) após cimentadas sobre um substrato. Duas espessuras (0,3 e 0,6 mm) dos espécimes cerâmicos serão avaliadas. Duas diferentes análises serão realizadas em relação aos materiais resinosos: i) uma utilizando materiais comerciais; e ii) em outra análise, materiais experimentais serão formulados, com exceção do silano. Serão realizados os testes de confiabilidade utilizando a análise de Weibull para os dois testes mecânicos de resistência; e estes serão simulados utilizando o método dos elementos finitos para análise da distribuição das tensões.
  • Fundação Meridional - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aloisio Santos Nascimento Filho

Engenharias

Engenharia de Energia
  • modelo computacional de análise do mercado brasileiro de biocombustíveis
  • Este projeto tem como objetivo a construção de um modelo computacional de apoio à decisão para o segmento de biocombustíveis. É motivado pelo reconhecimento de demandas do programa RenovaBio do Ministério das Minas e Energias do Brasil. Para este fim, serão avaliadas premissas, regras de comercialização previstas no programa RenovaBio, políticas nacionais, assim como protocolos internacionais de interesse nacional. As fontes de dados utilizadas serão originárias de bases de dados públicas e privadas, disponibilizadas por essas entidades. A construção do modelo computacional estará suportada por teorias da economia aplicada, da física aplicada e da matemática. Por meio dos resultados projetam-se contribuições, como a criação de ferramentas computacionais para tomada de decisões, formação de recursos humanos e publicações dos achados em periódicos qualificados.
  • SENAI - Departamento Regional da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022