Projetos de Pesquisa

 

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Andreia de Freitas Zompero

Ciências Humanas

Educação
  • ensino por investigação relativo à temática saúde: um estudo com licenciandos do curso de ciências biológicas.
  • As transformações na sociedade decorrentes dos avanços da ciência, tecnologia e das questões que envolvem saúde, como vivenciadas no momento atual, impactam de maneira significativa nas necessidades formativas educacionais. Portanto, os professores necessitam planejar e empregar estratégias de ensino que promovam reflexão e discussão para os estudantes desenvolverem o senso crítico, autonomia e protagonismo. Essas indicações são congruentes às da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Ciências. Nesse sentido, o documento aponta que o processo investigativo deve ser entendido como elemento central na formação dos estudantes, atrelado a situações didáticas planejadas ao longo de toda a educação básica. Diversos estudos, nacionais e internacionais, apontam dificuldades para a realização de práticas investigativas, assim, é fundamental que os programas de formação ofereçam suporte pedagógico e epistemológico aos professores. Neste estudo pretende-se responder qual o desempenho dos licenciandos de curso de Ciências Biológicas ao desenvolverem atividades investigativas durante o estágio supervisionado com alunos na educação básica. O objetivo é analisar o impacto da formação no desempenho dos licenciandos participantes dos dois países ao desenvolverem atividades de investigativas Trata-se de uma pesquisa que integra abordagem quali e quantitativa visando analisar a implementação do Ensino de Ciências por investigação pelos licenciandos. A amostra incluirá graduandos em Ciências Biológicas de duas universidades Brasileiras e uma Universidade Portuguesa. Os dados serão coletados por meio de observação feita pelos pesquisadores e entrevistas em grupo focal. O desempenho dos licenciandos durante as aulas serão registados e analisados na ferramenta analítica específica, parte da análise quantitativa. A transcrição da entrevista será analisada com base na análise textual discursiva (ATD) que compõe etapa qualitativa.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 01/04/2022-30/04/2025
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Andreia Juliana Rodrigues Caldeira

Outra

Divulgação Científica
  • “bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil”
  • A presente proposta abordará de maneira transversal e interdisciplinar, vários aspectos das temáticas da SNCT. A proposta consiste em um conjunto de ações, desenvolvida na modalidade presencial e virtual, em ambientes formais e não formais, visando à divulgação do conhecimento científico e tecnológico. O projeto inclui ainda ações em uma região do interior do Estado de Goiás, onde o acesso ás discussões científicas ainda é muito restrita. A presente proposta criará uma rede de comunicação científica entre os pesquisadores participantes do evento, de modo a manter contínua, as possibilidades de colaborações científicas, mesmo entre pesquisadores de unidades federativas diferentes. O material didático produzido para algumas ações do evento, terá caráter permanente e será usado em várias outras ações extensionistas tanto para educação formal (Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Universidades) quanto para não-formal e informal (galerias de arte, museus, praças, entre outros), de modo a contemplar os ambientes que não puderam ser contemplados nesta presente proposta. Desse modo, Espera-se mobilizar a população, estimulando a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, contribuindo com a redução das desigualdades sociais e com o maior desenvolvimento humano e sustentável. Espera-se ainda contribuir para a ampliação da qualidade do ensino formal, bem como levar a ciência para o cotidiano das pessoas em ambientes não formais e informais.
  • Universidade Estadual de Goiás - GO - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023
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Andreia Mendes dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • laboratório das infâncias, promovendo elos entre o protagonismo das crianças e educação continuada de jovens universitários
  • Desde o ano de 2020 a educação opera pela reinvenção de recursos pedagógicos, físicos e psíquicos para minimizar problemas e desigualdades agudizadas pela pandemia da COVID-19. O afastamento da rotina da escola, entre outros fatores, apresentaram às crianças restrições no desenvolvimento, aprendizagens, relações e experiências. No ensino superior, os processos formativos também foram afetados, exigindo o planejamento de novas estratégias de ensino e de aprendizagem. Este projeto toma como ponto de inflexão a importância da experiência das crianças na infância, bem como, a formação de futuros profissionais para atuarem nesta área do conhecimento. O principal problema situa-se na produção de experiências infantis e nos processos formativos no ensino superior, com vistas ao trabalho junto às crianças. A hipótese é de que na educação práticas pedagógicas de experiências e vínculos com conhecimento podem promover e potencializar um trabalho colaborativo na formação de universitários, impactando também nas experiências das crianças, tomando referenciais epistemológicos da Psicologia e da Educação. O pressuposto metodológico é a de pesquisa-ação qualitativa, realizada por meio de pesquisa documental, observação e entrevistas com crianças, familiares, docentes e universitários em práticas no Laboratório das Infâncias da PUCRS entre 2022 e 2025. Como campo de estágios a Psicologia e licenciaturas, no LabInf serão desenvolvidas atividades e ações sobre questões que envolvam sofrimento psíquico e dificuldades na vida escolar durante o isolamento social e/ou o retorno à presencialidade nas escolas. Após análise de conteúdo, pretende-se que os resultados deste projeto colaborem com a área, promovendo conhecimento acerca da educação mediada pelo trabalho colaborativo para produzir protagonismo infantil e formar novos profissionais apropriados de uma concepção que os responsabiliza como agentes ativos no desenvolvimento, aprendizagens, vínculos e experiências infantis.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Andreia Morales Cascaes

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • condições de saúde bucal e determinantes sociodemográficos, psicossociais, comportamentais, de acesso e utilização de serviços das pessoas transgênero em florianópolis-sc
  • A saúde bucal das pessoas transgênero apresenta diversos desafios para a saúde pública, tais como mudanças no complexo craniofacial decorrentes do uso de terapia hormonal, maior consumo de produtos de tabaco, traumas na face associados a eventos de violência, problemas com autoimagem dos dentes e dificuldades no acesso aos cuidados odontológicos. A ausência de informações epidemiológicas sobre saúde bucal dessas pessoas aliada à insuficiência de políticas, serviços e ações voltados para prevenção, controle e tratamento dos problemas de saúde bucal as colocam em situação ainda maior de discriminação e opressão social. Com o objetivo central de conhecer as condições de saúde bucal das pessoas transgênero e relacioná-las com fatores sociodemográficos, psicossociais, comportamentais, e de acesso e utilização de serviços de saúde, propõe-se o primeiro estudo epidemiológico a ser realizado no Brasil. O recorte dessa pesquisa ocorrerá em Florianópolis-SC e incluirá toda população transgênero adulta cadastrada na Atenção Primária à Saúde (APS) e que vem sendo acompanhada pelo serviço de atenção à saúde especializada da pessoa transgênero, totalizando 520 pessoas (setembro/2021). O inquérito será de base domiciliar e incluirá uma entrevista face a face por meio de questões sociodemográficas, psicossociais, comportamentais e de acesso e uso de serviços de saúde, além de um exame abrangente para avaliação das condições de saúde bucal. Os resultados contribuirão com o avanço do conhecimento científico da área e irão auxiliar a gestão local com o planejamento e a organização de serviços odontológicos na APS e na atenção de média e alta complexidade. As evidências geradas poderão servir de referencial teórico para futuras pesquisas, sendo de interesse para comunidade, profissionais de saúde e gestores, além de contribuir com a avaliação da Política Nacional Integral de Saúde para LBGT+ assim como melhorar o alcance da Política Nacional de Saúde Bucal.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 11/04/2022-30/04/2025
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Andreia Pelegrini

Ciências da Saúde

Educação Física
  • parâmetros de densidade e geometria óssea em atletas adolescentes: um estudo de seguimento
  • A saúde óssea é influenciada por fatores genéticos, hormonais e comportamentais (exposição ao sol, alimentação, atividade física e/ou participação em exercícios físicos/esportes). A participação em esportes, especialmente, durante o crescimento tem favorecido o acúmulo de minerais na estrutura óssea, contribuindo para a manutenção desse perfil na idade adulta. Entretanto, nem todos os tipos de exercícios físicos/esportes parecem favorecer o desenvolvimento ósseo, e o conhecimento acerca de qual modalidade pode agregar à saúde óssea é uma lacuna que suscita ser preenchida. Os exercícios físicos, principalmente os esportes de impacto (osteogênicos), podem aumentar a resistência óssea se incorporados na vida diária. Assim, pressupõe-se que os esportes podem se constituir como um meio importante para promover a saúde óssea quando praticados na adolescência. O acompanhamento das alterações nos parâmetros ósseos é necessário e poucos estudos foram conduzidos nessa perspectiva, de modo que ainda permanece desconhecido o efeito de quais práticas podem melhor contribuir com essas propriedades ósseas. Diante do exposto, questiona-se: Os atletas engajados em modalidades esportivas osteogênicas apresentam níveis melhores de densidade, conteúdo mineral ósseo e geometria óssea quando comparados aos de modalidades esportivas não-osteogênicas e aos do grupo controle? Será conduzido um estudo longitudinal (24 meses), com adolescentes atletas (11-18 anos), de ambos os sexos, estratificados em três grupos: controle, osteogênico (atletismo, handebol, voleibol, basquete e judô) e não osteogênico (ciclismo e natação). Serão coletadas informações relativas à densidade mineral óssea, conteúdo mineral ósseo, geometria óssea, massa magra, massa de gordura, força estática, força isocinética, osteocalcina, CTx, interleucina-6, TNF-alfa, testosterona, estradiol, GH e IGF-1, frequência alimentar, atividade física e informações sobre o engajamento no esporte.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Andréia Rosane de Moura Valim

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • qualificação do programa de pós-graduação em tecnologia ambiental
  • Vide projeto anexo
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • 08/01/2020-08/01/2025
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Andreimar Martins Soares

Outra

Divulgação Científica
  • ciência, tecnologia e inovação nas escolas e sociedade: popularização e divulgação de ct&i no estado de rondônia – edição 2022
  • Considerando o tema “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” e conhecedores das inequidades que a Amazônia Legal sofre em todos os setores, incluindo as desigualdades do sistema de CT&I tanto em nível macrorregional quanto microrregional na diversidade de cada estado que a compõe, o evento de CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NAS ESCOLAS E SOCIEDADE: POPULARIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CT&I NO ESTADO DE RONDÔNIA (EDIÇÃO 2022) com ênfase na temática da SNCT-2022, visa a divulgação e a socialização do Conhecimento Científico, Tecnológico e Inovador nas diferentes áreas do Saber desenvolvidas na Amazônia Ocidental, abrangendo o maior número possível de municípios, buscando dessa forma reduzir as desigualdades intrarregionais (capital e interior) em Rondônia, envolvendo em especial a CT&I. Apoiando a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em âmbito municipal e estadual/distrital, como instrumento de melhoria da qualidade do ensino de Ciências (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica), visando a divulgação do conhecimento científico e tecnológico e a popularização da Ciência no estado de Rondônia. Em 2022, em sua 10ª edição estadual, a FAPERO continuará divulgando a CT&I nas diferentes áreas do conhecimento, setores da economia e sociedade, focando diretamente suas ações de popularização de CT&I em 10 municípios [Ariquemes, Cacoal, Candeias do Jamari, Itapuã D´Oeste, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Jaru, Ouro Preto D´Oeste, Presidente Médici e Porto Velho], e indiretamente, por meio das instituições parceiras no maior número possível de outros municípios do estado, com abrangência da sociedade local, de alunos e professores da rede pública e/ou privada municipal, estadual e federal de ensino, assim como a sociedade em geral, pesquisadores e profissionais vinculados a diferentes instituições no estado de Rondônia.
  • Fundação Rondônia - RO - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023
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Andreimar Martins Soares

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • ciência, tecnologia e inovação nas escolas e sociedade: popularização e divulgação de ct&i no estado de rondônia
  • Nesta 10ª edição de 2021, em Rondônia, as ações da SNCT, com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” serão desenvolvidas, principalmente, por meio das modalidades de eventos "Ciência na Escola e Sociedade (Ciência Móvel)", "Portas Abertas (Escola e Sociedade na Ciência)" “Mostra de CT&I”, “Eventos de Comunicação Científica em Rádio, TV e outras mídias”, Exposição e/ou Oficinas de CT&I e "Seminários ou Ciclos de Palestras", que proporcionarão a popularização e a divulgação das atividades realizadas pelas diferentes instituições parceiras que desenvolvem Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado. Dentre os diversos conceitos e entendimentos sobre a noção de “transversalidade” aplicada à CT&I, todos pressupõem a interação com outras abordagens e ações comuns. A transversalidade é alcançada quando ocorre a máxima interação e comunicação entre diversas estruturas, não apenas disciplinares, mas também as que se refletem no dia a dia da sociedade. Em 2021, a FAPERO estará divulgando a transversalidade da CT&I nos diferentes áreas do conhecimento, setores da economia e sociedade, focando diretamente suas ações de popularização de CT&I em 10 municípios [Ariquemes, Cacoal, Candeias do Jamari, Itapuã D´Oeste, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Jaru, Ouro Preto D´Oeste, Presidente Médici e Porto Velho], e indiretamente, por meio das instituições parceiras no maior número possível de outros municípios do estado, com abrangência da sociedade local, de alunos e professores da rede pública e/ou privada municipal, estadual e federal de ensino, assim como a sociedade em geral, pesquisadores e profissionais vinculados a diferentes instituições no estado de Rondônia.
  • Fundação Rondônia - RO - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023
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Andreimar Martins Soares

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • toxinologia básica & aplicada: bio-tecnologias de toxinas úteis à saúde humana e animal
  • Nos últimos anos, intensificou-se a busca por novos agentes terapêuticos a partir de fontes naturais, como microrganismos, algas, plantas, venenos de anuros, escorpiões, aranhas, vespas, abelhas e serpentes, que constituíssem uma importante alternativa de tratamento contra as doenças crônicas, infecciosas, emergentes ou não. A necessidade de moléculas farmacologicamente úteis para a população evidenciou a riqueza da flora e fauna como verdadeiras fontes naturais para o desenvolvimento de novos medicamentos. Os grupos de pesquisa e pós-graduação envolvidos nessa proposta estão comprometidos na ideia de promover a maior qualificação de seus discentes e docentes, bem como desenvolver projetos de pesquisa científica de alto nível utilizando a temática comum da Linha de Pesquisa em Toxinologia Básica e Aplicada. A realização do curso visa integrar as regiões mais carentes de massa crítica de alta qualificação para que possam contribuir para o desenvolvimento de CT&I nos respectivos estados e no Brasil. O II Curso de Toxinologia Básica e Aplicada: Bio-Tecnologias de Toxinas Úteis à Saúde em formato de Gestão Compartilhada para o ano de 2022. A organização da segunda edição do curso contará com pesquisadores da área de Toxinologia de 12 instituições IES/ICTs nacionais (Fiocruz Rondônia, Fiocruz Ceará, FUNED, FMT-AM, UCDB, UEA, UEFS, UFBA, UFPB, UFU, UNESP e UNIR), seus respectivos PPGs e, 5 instituições internacionais (Argentina, Equador, Paraguai, Panamá e Portugal). Ainda foi pensada a Rede de Pesquisa em Toxinologia Básica & Aplicada (RED-TOX), originada a partir dos trabalhos colaborativos desenvolvidos nos I e II Cursos Brasil-Argentina de Biotecnologia (CBAB) realizados em Rondônia em 2016 e 2018. O curso irá congregar a participação interdisciplinar dos 17 Programas de Pós Graduação Stricto Sensu envolvidos (16 PPGs no Brasil e 1 PPG Argentina), que atualmente, contam com mais 33 Docentes Orientadores (Permanentes e Colaboradores) e cerca de 150 estudantes.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 07/12/2021-30/06/2024
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Andrés Calderín García

Ciências Agrárias

Agronomia
  • identificação e caracterização de alvos biotecnológicos responsáveis pela promoção do crescimento em plantas de arroz acionados pela aplicação radicular de substâncias húmicas extraídas de vermicomposto
  • A disponibilidade de substâncias bioativas no solo pode ser determinante na modulação da morfologia/arquitetura do sistema radicular e afetar profundamente a capacidade das plantas em absorver água e nutrientes, bem como, ativar processos fisiológicos específicos nas plantas. Diversos estudos têm mostrado a presença de compostos bioativos na supraestrutura das substâncias húmicas (SHs) que possuem fortes efeitos sobre a fisiologia da planta, resultando em plantas com maior capacidade de aquisição de nutrientes e mais tolerantes a vários tipos de estresse. Por outro lado, a compreensão dos mecanismos envolvidos na interação raiz-SHs, e as vias de sinalização ativadas por essas substâncias para promoção do crescimento das plantas ainda carecem de elucidação. Há evidências de que as SHs exercem seus efeitos sobre as plantas como moléculas elicitoras de processos fisiológicos que resultam em plantas com melhor crescimento sob diferentes condições de cultivo, sobretudo quando expostas a ambientes sob estresse. Diante do exposto, a presente proposta pretende fazer uso das SHs para identificar potenciais alvos biotecnológicos com efeitos sobre a promoção de crescimento das plantas e/ou melhoria da tolerância das plantas ao estresse hídrico. Para tanto, pretendemos aplicar a ferramenta de Sequenciamento de RNA (RNA-Seq) para avaliar a expressão gênica diferencial de plantas de arroz tratadas ou não com ácidos húmicos e, em seguida, selecionar para caracterização, genes com potencial para promoção de crescimento das plantas. A caracterização será realizada por meio de uso da técnica de edição de genomas, a CRISPR-Cas9, e/ou pelos métodos tradicionais de silenciamento e superexpressão de genes. Nas plantas obtidas serão realizadas avaliações morfofisiológicas, bioquímicas e moleculares que permitirão mostrar de forma o mais inequívoca possível, como se inicia a sinalização promovida pelas SHs, que resultam em promoção de crescimento e maior tolerância ao estresse hídrico.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025