Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sandro Eduardo Monsueto

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • qualidade do mercado de trabalho brasileiro e classificação ocupacional
  • O presente projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de classificação das ocupações listadas nos microdados da Pnad Contínua, destacando características sobre a qualidade do posto de trabalho. Espera-se que esta classificação possa ser usada tanto para representar a estrutura de segmentação e segregação ocupacional do mercado de trabalho metropolitano no Brasil como também para estudos sobre mobilidade ocupacional e socioeconômica, além de outras aplicações possíveis. Adicionalmente, são criados dois indicadores da qualidade do mercado de trabalho: um individual, para investigar a desigualdade de acesso ao emprego de qualidade e um regionalizado, para analisar e comparar periodicamente o desempenho das regiões metropolitanas do país.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sandro Griza

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • estudo de trincas por corrosão sob tensão em arames de armadura de tração de risers flexíveis para produção de petróleo e gás
  • Arames de amaduras de tração de risers flexíveis são sujeitos a trincas por corrosão sob tensão. Os arames são submetidos a meios agressivos, cujos efeitos sobre eles ainda não são totalmente conhecidos para as altas profundidades de lâmina d’água enfrentadas na produção de petróleo e gás do Presal, o que podem levar a alterações dos mecanismos de corrosão e antecipar a falha. O objetivo do presente estudo é avaliar os danos por corrosão sob tensão em arames de armaduras de tração. Amostras serão submetidas ao CO2 injetado a pressão no intervalo de 5 até 30 bar, submersas em água do mar sintética e no intervalo de temperatura de 40 até 600 C. Esperamos correlacionar a morfologia e nível dos danos de corrosão sob tensão em função dos parâmetros de testes, a fim de ampliar a compreensão da importância do mecanismo de corrosão sob tensão nas falhas dos arames. O projeto permitirá o aprofundamento da inserção da Universidade Federal de Sergipe em pesquisas continuadas sobre o tema, inclusive em caráter interinstitucional, bem como o aumento de indicadores de produção científica.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sandro José de Andrade

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • leite: o ouro branco de minas gerais
  • No Brasil o interesse de jovens pela ciência geralmente não é despertado nas aulas convencionais onde os assuntos são tratados geralmente de forma abstrata e distante da realidade do aluno. Diante disso, a utilização de um tema gerador como o leite, que faz parte do cotidiano dos alunos de Minas Gerais pode aumentar o interesse dos mesmos pela ciência. O proponente dessa chamada coordenou dois projetos do CNPq envolvendo a parceria entre escola pública e universidade (Chamada CNPq/Vale S.A., 05/2012, processo 474546/2012-1 e Chamada CNPq/Petrobrás, 18/2013, processo 409943/2013-4). Em ambos projetos obteve-se ótimos resultados, inclusive com publicação de artigo científico. O trabalho proposto pretende convidar os demais professores da escola para um trabalho interdisciplinar utilizando a temática “leite”. Isso poderá potencializar o trabalho e atingir um público muito maior. O trabalho terá continuidade nas escolas envolvidas, principalmente, através de Trabalhos Final de Graduação (TFG).
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 12/01/2021-31/07/2022
Foto de perfil

Sandro Marcio Lima

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • síntese e caracterização de diketopyrrolopyrrole modificado para uso como “fósforo luminescente” em diodos emissores de luz
  • Historicamente, os diketopyrrolopyrroles (DPP) vêm sendo empregado na indústria como pigmentos de alto desempenho devido a suas propriedades ópticas excepcionais, como altas luminosidade e eficiência quântica de emissão. Estas características tornaram os DPPs altamente atraentes para diferentes aplicações, como emissores de luz orgânicos e conversores de energia solar. Independente da aplicação espera-se que um estudo minucioso das características ópticas seja desenvolvido no material. Com isto, na presente proposta estamos unindo esforços entre instituições que tradicionalmente têm demonstrado experiência, ou na síntese de DPPs modificados ou na caracterização espectroscópica e térmica de materiais, para desenvolver um material que tenha características promissoras para aplicação como fósforo luminescente, a fim de serem combinados com diodos emissores de luz para geração de luz branca.
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022