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Escola Superior de Guerra
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Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
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Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
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Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
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Vania Margaret Flosi Paschoalin
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nanoencapsulação da lectina de taro (colocasia esculenta) ou de seus peptídeos ativos para o enriquecimento da farinha de taro e avaliação do potencial imunomodulador, antitumoral e antimetastático em ensaios pré-clínicos
Resumo:
A tarina, lectina do inhame, é um fitoquímico com atividades imunomoduladora, antitumoral e antimetastática. A encapsulação de compostos bioativos é uma estratégia desenvolvida para evitar a interação do composto encapsulado com tecidos/células ou com a matriz alimentar que, naturalmente, interfeririam na eficiência do composto e causariam efeitos citotóxicos em tecidos/células que são o alvo do ativo farmacológico. Este projeto tem o objetivo de produzir tarina ou seu peptídeo ativo, encapsulado, em lipossomos, com atividade antitumoral in vitro e in vivo para aplicação na indústria alimentar, como aditivo funcional ou nutracêutico. A tarina ou peptídeo serão encapsulados por hidratação de camada fina de filme lipídico e as nanocápsulas serão avaliadas quanto ao tamanho, homogeneidade, morfologia, estabilidade, eficiência de encapsulação e cinética de liberação. A inocuidade das formulações será avaliada por ensaios de citotoxicidade em cultura de células animais e humanas. Células de diferentes linhagens tumorais serão cultivadas na presença das nanocápsulas e as alterações morfológicas e no ciclo celular serão avaliadas por microscopia de contraste de fase e citometria de fluxo. A indução de apoptose será avaliada por quantificação de caspases e detecção de proteínas apoptóticas por Western Blot. Camundongos BALB/c nude, serão tratados com nanocápsulas de tarina ou peptídeo, e receberão células tumorais no quinto dia, pela via subcutânea. No decurso do tratamento, a massa corporal e o volume dos tumores serão monitorados e após eutanásia, os tumores serão medidos e pesados para determinação do potencial inibitório. A celularidade total, o perfil de distribuição celular bem como a fenotipagem de linfócitos do baço e medula óssea dos animais serão avaliados por citometria de fluxo. Os mesmos procedimentos serão repetidos após a ingesta de farinha de inhame enriquecida com as nanocápsulas pelos camundongos, que serão desafiados por inoculação de células tumorais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Vânia Maria de Oliveira Vieira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento profissional de professores da educação superior do triângulo mineiro: contribuições da teoria das representações sociais
Resumo:
Este projeto integra a Rede de Pesquisa FORPROFES - Desenvolvimento profissional dos professores universitários da região do Triângulo Mineiro, com a participação de três Instituições de Ensino Superior: UFU; UFTM; e UNIUBE. Integra também a Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, do PPGE da Uniube e do CIERS-ed - Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação, da Fundação Carlos Chagas. Este estudo parte do princípio de que grande parte dos professores da educação superior não foram formados para a docência, chegam à universidade sem formação pedagógica sistematizada. Portanto, a problemática que se anuncia diz respeito ao seguinte questionamento: quais as representações sociais dos professores iniciantes sobre formação e desenvolvimento profissional? Caracterizado por uma pesquisa quanti-qualitativa, busca respaldo teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e na subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). Apresenta como objetivo geral identificar e compreender as representações sociais dos professores iniciantes sobre formação e desenvolvimento profissional do professor da educação superior. Participarão da pesquisa cerca de 60 professores, sendo 20 de cada uma das três universidades envolvidas na pesquisa. A construção dos dados será realizada por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas e a técnica de associação livre de palavras, tratadas pelo software EVOC, que tem como finalidade indicar os possíveis núcleos central e periféricos das representações sociais. Para a análise dos dados, além do respaldo da Teoria das Representações Sociais e da análise de conteúdo de Bardin (2011) será utilizado também o software Alceste para a categorização das questões abertas do questionário. Após a identificação das representações sociais dos professores sobre formação e desenvolvimento profissional docente, serão mapeadas as dificuldades ou fragilidades com relação a formação docente. Para discussão e reflexão dos resultados obtidos, na perspectiva de uma experiência formativa, serão realizados seis grupos focais, dois de cada universidade, com os docentes que aceitarem participar desta etapa para. Espera-se que a realização desta pesquisa possa contribuir para a identificação e compreensão das representações sociais que influenciam a prática pedagógica dos professores, e, além disso, possibilitar experiências formativas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento profissional docente.
Instituição/UF/País:
Universidade de Uberaba - MG - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Vania Maria Manfroi
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as condições de trabalho dos assistentes sociais: uma análise a partir da realidade dos estágios nos espaços sócio-ocupacionais
Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar as formas de estruturação e dinâmica do estágio em serviço social e as determinações do mercado de trabalho, considerando as condições laborais dos profissionais supervisores de estágio e estudantes estagiários. Tal objeto de estudo foi desdobrado de pesquisas anteriores que, ao refletir sobre as relações e condições do mercado de trabalho, perceberam a necessidade de aprofundar a temática, articulando a formação e o exercício profissional, a partir da categoria trabalho. Além disso, a preocupação relativa ao estágio supervisionado foi tensionada a partir da inserção dos professores como supervisores acadêmicos, quando se observou a necessidade do debate da relação entre esse e as relações e condições de trabalho. Os desafios da formação profissional em serviço social e, particularmente, os relativos à implementação de uma política de estágio que seja consoante com os princípios, valores e perspectivas teórico-metodológica e ético-política defendidos pelo conjunto da categoria não podem ser enfrentados se não situados na complexidade da realidade social e no contexto de uma crise que afeta todo o sistema do capital. Trata-se de um projeto interinstitucional, cujos procedimentos metodológicos escolhidos pretendem apreender a complexidade do objeto a partir de dados objetivos e subjetivos que contribuam para apontar os avanços, dificuldades, desafios e estratégias à consolidação do projeto ético-político profissional em tempos de crise do capital e de regressão de direitos. Assim, o caráter quanti-qualitativo atravessa o conjunto da metodologia, a partir de fontes documentais, acervo bibliográfico e mecanismos exploratórios, que integram as fases de coleta e análise dos dados. Como resultado da pesquisa, pretende-se contribuir à política nacional de estágio em serviço social defendida pelo órgão acadêmico-científico da categoria, na perspectiva de aprofundá-la, reatualizá-la e/ou apontar novos direcionamentos e estratégias para a superação dos dilemas atinentes ao estágio que ainda são enfrentados no processo de formação, considerando a dinâmica e as requisições do mercado de trabalho.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Vânia Medianeira Flores Costa
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
personalidade e sua relação com o desempenho acadêmico dos estudantes do curso de administração
Resumo:
Para que seja explicado o desempenho que os discentes apresentam em exames de avaliação, torna-se necessário investigar quais são os fatores responsáveis pelo rendimento apresentado. No Brasil, um dos indicadores do desempenho para avaliar a qualidade do ensino é a nota da prova ENADE realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Neste sentido, tem-se como objetivo geral do estudo analisar como os traços de personalidade afetam o desempenho dos estudantes do curso de administração (RS), usando como variáveis de controle as características socioeconômicas e institucionais. Especificamente, buscar-se-á caracterizar os estudantes do curso de graduação em administração; explicar o desempenho dos alunos de graduação em administração tendo por base o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (IGPF); discutir o desempenho dos alunos de graduação em administração com base nas variáveis socioeconômicas e institucionais; analisar as relações existentes entre os aspectos de personalidade e as variáveis socioeconômicas e institucionais que afetam o desempenho dos estudantes de administração. Será realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva, utilizando como modelo de investigação o Partial Least Squares Path Modeling (PLS-PM) com uma abordagem quantílica. Os dados serão analisados através do Software R. Será aplicado um instrumento para uma amostra mínima de 366 discentes do curso de administração que prestarão a prova Enade 2018, bem como, também serão analisados os microdados Inep/Mec a fim de que seja investigado quais fatores explicam o desempenho dos estudantes. Espera-se que os resultados colaborem com a literatura e expliquem os determinantes do desempenho dos egressos do curso de administração.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Vânia Nakauth Azevedo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
bioprospecção do mirnoma de pacientes infectados pelo vírus linfotrópico das células t humanas 1 e sua influência na progressão para paraparesia tropical/mielopatia associada ao htlv (pet/mah)
Resumo:
O HTLV-1 infecta aproximadamente 15 20 milhões de pessoas no mundo, sendo endêmico na Amazônia brasileira. Após um prolongado período de latência, aproximadamente 5% dos indivíduos infectados irão desenvolver um tipo agressivo de tumor de células T Leucemia/Linfoma das Células T do Adulto (ATLL) ou uma doença crônica inflamatória neurodegenerativa, denominada de Paraparesia Espástica Tropical/Mielopatia Associada ao HTLV-1 (PET/MAH), além de outras patologias associadas a infecção como a artropatia associada ao HTLV (HAA). Os miRNA são pequenos RNAs (19 24 nucleotídeos de tamanho), não codificadores que regulam a expressão genica após a transcrição e dessa forma controlam diversos processos biológicos. Diferentes mecanismos são utilizados pelos vírus para interagir com os miRNAs. O papel dos miRNAs endógenos e miRNAs virais na replicação viral, na persistência da infecção e como os vírus utilizam estes mecanismos para interferir no metabolismo celular e garantir uma eficiente replicação e/ou latência ainda precisam ser elucidados. A elucidação dos mecanismos pelos quais o HTLV pode manipular o perfil de expressão de miRNAs poderá auxiliar na identificação de potenciais pontos de intervenção terapêutica que auxiliarão na erradicação deste patógeno em indíviduos infectados. Nesse sentido o presente estudo visa investigar o perfil de expressão de microRNA (miRNA) em células mononucleares de sangue periférico (PBMCs) de pacientes infectados pelo Vírus linfotrópico de células T humanas 1 (HTLV-1), bem como seu impacto na progressão das patologias associadas a infecção. Para alcançar os objetivos, será realizado análise do miRNoma por sequenciamento de nova geração em linfócitos do sangue periférico humano de pacientes infectados pelo HTLV com e sem sintomatologias PET/MAH. Em seguida serão avaliadas: (i)Verificar por western blot a expressão de AGO2, afim de elucidar se a infecção pelo HTLV altera a expressão dos miRNAs processando ou degradando proteínas envolvidas na biogênese dos miRNAs; (ii) Se o HTLV pode gerar miRNAs virais, por meio de análises de bioinformática; (iii) Identificar quais os miRNAs podem estar associados a progressão da infecção; (iv) identificar possíveis alvos gênicos e mecanismos celulares que estes miRNAs possam estar atuando.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Vania Neu
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
segurança hídrica e saneamento básico descentralizado, monitoramento das tecnologias sociais implementadas na região insular de belém.
Resumo:
A falta de água potável e saneamento básico rural geram uma série de problemas ambientais e de saúde pública. O presente projeto busca avaliar duas tecnologias sociais para promover a segurança hídrica e reduzir a contaminação biológica de corpos hídricos na Amazônia, especialmente na área rural. O desenvolvimento das tecnologias foi iniciado em 2012 com a implantação de sistemas simples de captação e armazenamento da água da chuva e do protótipo de Banheiro Ecológico Ribeirinho (BER). O projeto está em consonância com as metas da Agenda 30 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) e da Política Estadual de Saneamento Básico do Pará. Ao substituir o consumo de água fluvial contaminada, o sistema de captação e armazenamento da água da chuva tem reduzido as doenças de veiculação hídrica e proporcionado melhorias na qualidade de vida das famílias. O conforto, a segurança e a comodidade em ter água encanada dentro de suas residências são vantagens adicionais proporcionadas pelo sistema, especialmente para as mulheres, normalmente encarregadas da tarefa de abastecimento de água nas residências. Economicamente, o acesso à água potável reduziu despesas com medicamentos e compra de água. A implantação do BER promoveu solução sanitária de baixo custo e melhora significativa das condições de higiene, conforto e estética da paisagem local. Com os dejetos isolados dentro de um tambor impermeável, eliminou-se o acesso dos animais domésticos (cães, suínos e aves) às fezes humanas, reduzindo a contaminação dos animais e a proliferação de zoonoses. As tecnologias sociais implantadas na comunidade oferecem soluções eficazes, de baixo custo e fácil replicação para regiões que carecem do acesso a estes serviços básicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
Vigência:
01/12/2018-30/05/2021
Vania Regina Pivello
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uso do fogo no parque nacional das sempre-vivas (mg): compartilhando conhecimento tradicional e científico
Resumo:
O fogo tem sido usado como ferramenta de manejo da vegetação por povos tradicionais em diversas savanas e campos do mundo todo e também no Brasil. É uma ferramenta extremamente versátil, pois seus efeitos podem ser muito diversos, conforme o regime de queima aplicado. Em campos rupestres, o conhecimento científico sobre os efeitos do fogo nas comunidades vegetais são raros, embora extremamente necessários para subsidiar ações de manejo nesse ambiente que é frequentemente queimado, principalmente para o manejo de campos para uso como pastagens naturais e para estimular a floração de plantas comercializáveis como sempre-vivas. O uso dos campos com estas finalidades principais é muito comum na Serra do Espinhaço, e marcante na região alvo da presente proposta. Este projeto de pesquisa visa compreender de forma mais qualificada o uso local do fogo especialmente em relação ao regime de queimas aplicado pelos coletores de sempre-vivas (Eriocaulaceae) nos campos rupestres na região do Parque Nacional das Sempre-Vivas-PNSV, MG, a fim de avaliar os efeitos sobre a sobrevivência e a competitividade das espécies herbáceas típicas, bem como a viabilidade desse procedimento a longo prazo. Para tanto, utilizaremos uma combinação de experimentos em campo e em laboratório e acompanharemos durante dois anos os coletores em suas práticas usuais de queima e coleta. Serão mensurados e calculados os principais parâmetros de fogo nas queimadas realizadas pela população humana local (temperatura, velocidade de propagação das chamas, altura das chamas, intensidade, eficiência de queima, patchiness). Os experimentos (em campo e laboratório) envolverão a comparação da diversidade florística e de tipos funcionais das comunidades em áreas sujeitas a diferentes regimes de queima (conforme informações espacializadas e mapeadas), bem como a fenologia, eficiência reprodutiva (produção de inflorescências e sementes), morfometria de estruturas reprodutivas e vegetativas, viabilidade das sementes e germinabilidade, recrutamento e mortalidade das espécies em foco, a estabilidade do serviço ecossistêmico de polinização, o banco de sementes no solo e a expansão horizontal das populações. Ainda, em campo e entrevistas com os coletores, serão avaliadas as práticas de coleta e seleção das inflorescências, assim como suas percepções a respeito da forma como atuam e a respeito de outras possíveis práticas. Com este estudo, pretendemos aproximar o saber científico e o saber popular, assim como integrar gestores do parque, pesquisadores, e a comunidade local num manejo integrado das comunidades vegetais, com vista à sua perpetuação. Os resultados deste estudo deverão subsidiar ações para o manejo integrado de fogo, previsto no Plano de Manejo do PNSV.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
30/11/2018-30/11/2021
Vania Ribas Ulbricht
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
coin- artefato para o desenvolvimento de material digital acessível
Resumo:
O projeto propõe a produção de um aplicativo web e mobile para representação interativa de diretrizes para produção de material educacional acessível. Através do protótipo desenvolvido para mobile e ambiente web, as diretrizes de recomendação da pesquisadora Macedo (2010) foram organizadas para que desenvolvedores e conteudistas de Objetos de Aprendizagem (OAs) possam utilizar as ferramentas de acessibilidade em seus projetos . Para validar a utilização do aplicativo para que desenvolvedores e conteudistas realizem a produção de conteúdos e Objetos de Aprendizagem (OAs) acessíveis, propõe-se também o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) com acessibilidade para pessoa com deficiência visual e auditiva, com objetivo de transferir e disseminar conhecimento. Buscando aproximar as diretrizes da visão de mundo dos usuários de acordo com o contexto de uso, objetivamos adequá-las ao ambiente das organizações e dos indivíduos. Dessa forma, profissionais e pesquisadores da área de OAs podem obter uma nova experiência na apropriação das recomendações e promover ações inclusivas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Vania Zanella Pinto
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Currículo
Título do Projeto:
uso de extrato de erva mate nanoencapsulado no desenvolvimento de embalgens para alimentos
Resumo:
No projeto Uso de extrato de erva mate nanoencapsulado no desenvolvimento de embalgens para alimentos objetiva-se encapsular extrato de erva mate (Ilex paraguariensis) usando sistema blow spinning de formação de nanofibras e aplicar as fibras contendo extrato de erva mate como recobrimento em bandejas biodegradáveis e como cobertura ativa em frutas in natura. O projeto está divido em três Estudos a serem executados durante os três anos de vigência. No Estudo I objetiva-se encapsular extrato de erva mate empregando sistema blow spinning e diferentes polímeros como material de parede e, avaliar a eficiência de encapsulação e caracterizar os materiais nanoencapsulados. As variáveis independentes serão tipo de polímero, que apresenta 4 sub-níveis (Amido:PVA, Amido:PEO, PVA, PEO) e concentração do extrato de erva mate com quatro sub-níveis (0, 10, 25 e 50 mL/100g), totalizando 16 tratamentos. As variáveis dependentes (respostas) consistem na avaliação das propriedades da solução polimérica (viscosidade e condutividade elétrica) e solubilidade em água e em ácido das nanofibras obtidas, bem como eficiência de encapsulamento (EE), a sua estabilidade térmica (DSC, TG), estrutura química (FTIR-ATR), morfologia verificada com microscópios, atividade antimicrobiana e concentração inibitória mínima (CIM) e compostos fenóis totais, além da caracterização prévia do extrato. No Estudo II objetiva-se recobrir bandejas expandidas de amido e celulose/nanocelulose com extrato de erva mate nanoencapsulado. A produção das bandejas será estudada variando-se a concentração amido (10, 15, 20 e 25 g/100 mL solução) e a concentração de fibras de celulose (0, 10, 15, 25 e 50 g/g de amido), totalizando 16 tratamentos. As bandejas serão caracterizadas e recobertas com nanofibras contendo extrato de erva mate (Estudo I) empregando o material que apresentou maior teor de compostos fenólicos e atividade antimicrobiana. As respostas serão cor, morfologia, espessura e densidade, absorção de água, propriedades mecânicas, propriedades térmicas (DSC, TG), estrutura química (FTIR-ATR), atividade antimicrobiana e concentração inibitória mínima (CIM) e degradabilidade. No Estudo III objetiva-se aplicar cobertura ativa com nanofibras contendo extrato de erva mate (Estudo I) para ampliar a vida útil de frutas de mamão papaia in natura. As frutas serão caracterizadas, no início e durante 40 dias de armazenamento. As avaliações nas frutas serão massa fresca e incidência de podridão, coloração dos frutos, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e a relação SS/AT, pH, firmeza e compostos fenólicos. Assim ao final, almeja-se instalar uma estação de blow spinning, desenvolver nanofibras ativas e obter produtos tecnológicos, tais como bandejas biodegradáveis de amido expandido e coberturas ativas para frutas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Vanilton Camilo de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
os erros conceituais e didáticos nos livros de geografia do ensino médio e nas práticas docentes: processos de retificação e mediação didática
Resumo:
A proposição desse projeto é desdobramento, por um lado, da Tese de Doutorado defendida em 2009 ocasião em que se postulou sobre a importância da mediação didática e da retificação do erro como conceitos capazes de promover significativa e qualitativamente a formação inicial do professor de Geografia. E, por outro lado, da investigação realizada em pós-doutoramento em 2014 quando analisou-se a primazia de erros conceituais próprios da Geografia e os erros didáticos presentes nas atividades de Estágio Curricular dos Licenciandos de Geografia e Pedagogia. Os argumentos dessas investigações fundamentaram-se nos postulados de Vigotski e Bachelard apontando que tanto o conceito de mediação didática quanto o conceito de retificação dos erros teóricos e conceituais da Geografia Escolar são dimensões capazes de permitir ações didáticas ao processo de construção do conhecimento por parte dos alunos da licenciatura, por se referirem às dimensões epistemológicas dessa construção. O conceito de mediação didática é uma tarefa que se tem debruçado desde 2007 quando iniciou-se, isoladamente, os estudos de Vigotski e, a partir de 2008, esses estudos ocorrem no Grupo de Estudos sobre Vigotski para o Ensino de Geografia. Diferentemente, os estudos sobre Gaston Bachelard no Ensino de Geografia, especificamente os relativos à retificação do erro como dimensão capaz de superar os obstáculos epistemológicos presentes na formação do professor de Geografia tem ocorrido isoladamente. Um curto diálogo ocorreu com um grupo de Didática das Ciências da Universidade de Sevilla, por ocasião do doutorado sanduiche desenvolvido nessa universidade e que tinham em Bachelard e, especificamente, a categoria erro, como rica dimensão didática para essa área do ensino. Através desse grupo, acessou-se as produções do francês Pierre Astolf, quem primeiro sistematizou as contribuições do erro no Ensino de Ciências. No Brasil, esses fundamentos didáticos são bastante incorporados no ensino dessa disciplina. Sob as inspirações de Bachelard (1968, 1996, 2004) e Astolf (2003, 1994, 1988) foi desenvolvido o pós-doutoramento na USP, momento em que, juntamente com a supervisora do programa da Faculdade de Educação dessa universidade, desenvolvemos uma metodologia de retificar os erros teóricos e didáticos da Geografia Escolar, detectados durantes os Estágios desenvolvidos nas escolas pelos licenciandos de Geografia e Pedagogia. Naquele momento, compreendíamos que os caminhos para retificar os erros detectados nesses estágios era, promover a mediação didática na construção do conhecimento profissional desses professores (SOUZA & CASTELAR, 2016). Os resultados dessa investigação apontaram, por um lado, que durante o desenvolvimento do estágio, os licenciando conseguiam perceber os erros (tanto os teóricos quanto os didáticos) sobre a Geografia Escolar durante o processo de planejamento. Nesse ato de planejar, era perceptivo algumas capacidades de retificar os erros e, com isso, definir outros encaminhamentos de aulas mais adequados. A pesquisa apontou, por outro lado, uma maior dificuldade de perceber os erros didáticos e conceituais da Geografia Escolar nas práticas de ensino. Naquele momento, nosso foco era essencialmente nas atividades de planejamento pois não tínhamos logística para acompanhar os estagiários na sua prática durante o estágio. No entanto, nas discussões com os licenciando eles apontavam para a dificuldade tanto de perceber tais erros como de retificá-los, a saber: dificuldade de superar o modelo de aula baseada na transmissão do conhecimento e dificuldade de exercer maior autonomia sobre os textos de livros didáticos. Em decorrência dessas investigações sobre a relevância de se tomar os erros relativos às nossas práticas profissionais no ensino de Geografia e a necessidade de retificá-los, temos dois desdobramento que jugamos importantes: o primeiro é o de reforçar o papel da mediação didática nos processos de aprendizagem dos alunos; o segundo diz respeito os desenvolvimento da Didática da Geografia a qual consideramos um campo epistêmico muito importante na formação do professor e nas práticas de ensino dessa disciplina. Em função dessa relevância por um lado e a necessidade de ampliarmos a investigação nas práticas de ensino, é que propomos esse projeto. O problema dessa proposta assenta-se no seguinte entendimento: as dificuldades de percepção e retificação de erros conceituais e didáticos de Geografia vivenciados pelos licenciandos em sua formação inicial estão presentes nas práticas de ensino de docentes de Geografia que já possui experiências na sala de aula? Que concepções de ensino e aprendizagem de Geografia estão presentes na prática do professor de Geografia? Quais os obstáculos conceituais e didáticos oriundos dos livros didáticos usados pelo professor de Geografia nas escolas? Que erros teóricos, conceituais e didáticos estão presentes ou são induzidos pelo livro didático? Que elementos da prática do professor de Geografia apontam para metodologias mediadoras na construção do conhecimento capazes de retificar os erros conceituais e didáticos? Que relação se estabelece entre as teorias educacionais, as teorias geográficas e os fundamentos da Didática da Geografia no processo de construção de uma metodologia de ensino coerente com o que se pensa e com o que se ensina, tendo em vista as atividades didáticas desenvolvidas pelos professores nas suas práticas de ensino tendo como referência o livro didático? Qual a conexão possível entre tais fundamentos no contexto dessas práticas docentes? As conexões retificam os erros e mobilizam a construção do pensamento geográfico por parte do aluno?
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Vanina Macowski Durski Silva
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Transportes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
logística portuária: análise, modelagem matemática e simulação de operações visando a melhoria da eficiência operacional
Resumo:
Com a nova organização mundial, baseada na constituição de mercados globais, exige-se a criação de sistemas logísticos eficientes, capazes de escoar a produção para os mercados externos. Assim, os portos, como agentes de transporte, devem ser analisados como um elo extremamente importante na integração do mercado nacional e global e, a sua modernização encontra-se entre as principais ações a serem desenvolvidas no plano de redução dos custos nacionais, bem como no aumento das exportações. O Brasil, por apresentar características que o destacam no setor marítimo e fluvial, por possuir 7.408 km de fronteira com o Oceano Atlântico (principal porta de entrada e saída de cargas para o mundo) e devido ao ganho de escala e ao baixo custo, apresenta o modal aquaviário com a maior quantidade de carga escoada do país para o exterior. Assim, é imperativo a reestruturação do sistema portuário, tornando-se crucial analisar e avaliar o desempenho dos portos/terminais para melhorar e ampliar a importância e o desenvolvimento de uma região ou país. A análise dos portos/terminais brasileiros bem como dos agentes envolvidos na atividade do transporte aquaviário (sejam as indústrias, os operadores portuários, navegadores, etc.) é vital para o desenvolvimento regional e nacional, visto que os portos são entrada e saída para conexões com o mercado e, desse modo, a ineficiência ou gargalos apresentados nas operações logística-portuárias poderão tornar-se impedância para o desenvolvimento brasileiro. Em decorrência desse enfoque, a linha mestra desta proposta pode ser resumida da seguinte forma: desenvolvimento de métodos de modelagem matemática e de simulação associados à logística portuária (incluindo-se as operações de transporte marítimo), que permitam realizar uma análise comparativa entre os portos/terminais brasileiros e alguns internacionais, no tocante à eficiência operacional no intuito de reduzir condições indesejadas bem como custos elevados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Varlei Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de (bio)sensores baseados em filmes poliméricos nanoestruturados com nanopartículas metálicas embebidas
Resumo:
A detecção específica de espécies relevantes, biológicas ou para monitoramento ambiental, com sensibilidade e seletividade cada vez maiores é um desafio importante nas ciências fundamentais e aplicadas. Intensos trabalhos de pesquisa introduziram nos últimos anos vários métodos para a detecção óptica de biomoléculas através de Raman, fluorescência ou espectroscopia de ressonância plasmônica de superfície. Devido a sua estreita largura espectral e forte amplificação de campos elétricos locais, o plasmon de superfície de nanopartículas (NPs) de metais nobres tem sido usado para melhorar a detecção até o nível da detecção de uma partícula única. Tem sido reportadas medidas SERS de rodamina usando substratos de NPs de Au em polímero, os detalhes da interação não são claros, principalmente devido à dificultade de controlar a distância entre NPs e molécula. Além disso, foram observadas grandes diferenças na amplificação e na resolução espectral das medidas. Apesar de recentes avanços, os filmes poliméricos ainda são raramente explorados em combinação com NPs metálicas. Esta ausência de pesquisa é surpreendente, tendo em mente o alto grau de aplicabilidade dos polímeros e das NPs, e pode ser atribuída ao alto grau de interdisciplinaridade necessária para o seu estudo. Assim, o potencial da combinação de polímeros e NPs está longe de ser totalmente explorado. O conhecimento detalhado de como combinar as possibilidades e versatilidades de polímeros e das NPs metálicas é crucial para uma possível aplicação tecnológica futura. O objetivo deste projeto é compreender a influência das propriedades físicas e químicas de filmes poliméricos dopados com NPs metálicas para o seu uso em sensores. Para isso pretendemos fabricar e caracterizar amostras modelo de filmes de polímero com NPs metálicas incorporadas com controle total sobre composição, tamanho e concentração. Vamos estudar como o ambiente polimérico influencia as propriedades das NPS metálicas, como sua estrutura cristalina, posição do pico de ressonância plasmônica, transferência de carga e extinção magnética na interface. Também vamos abordar como a presença de NPs metálicas altera as propriedades físicas e químicas do filme polimérico, como sua condutividade, rigidez e permeabilidade. Vamos também verificar como o sistema nanoestruturado responde a estímulos externos como campos elétricos ou magnéticos, umidade, reagentes químicos. Finalmente, vamos analisar seu comportamento quando usados em arquiteturas de sensores. Uma vez que a combinação adequada de materiais seja encontrada e que o sistema nanoestruturado seja caracterizado, poderemos implementá-lo em protótipos de dispositivos sensores para testar seu desempenho.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Vasco Ariston de Carvalho Azevedo
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
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Currículo
Título do Projeto:
uma abordagem integrativa para entender a estrutura, função e dinâmica da protease do hiv: aplicações para projetar novos inibidores
Resumo:
Os países Índia, África do Sul e Brasil são amplamente afetados pela epidemia de HIV / AIDS. Embora as terapias de tratamento tenham como alvo várias proteínas do HIV, as proteases são os principais alvos dos medicamentos anti-retrovirais (antiretroviral-ARV). Várias análises experimentais e computacionais foram realizadas para entender a estrutura, função, mecanismo de ação do fármaco, resistência a drogas, e a maioria dos estudos está focada no subtipo B. Pawar et al. (2018) mapeou os dados genotípicos com a estrutura da enzima e propôs um método usando aprendizado de máquina para classificar a resistência à protease do HIV. Eles mostraram que os modelos de aprendizado de máquina treinados com um inibidor poderiam classificar a resistência de outros inibidores com base na similaridade de estruturas químicas. Li et al. (2018) desenvolveram um método de previsão de consenso usando diferentes técnicas de aprendizado de máquina, juntamente com fingerprints e características físico-químicas para discriminar os inibidores e decoys de protease do HIV. Koushi et al. (2018) revelaram as ligações químicas de ligantes com dois resíduos de Asp catalíticos de protease de HIV-1 por cristalografia de neutrões. Pintro e de Azevedo (2017) desenvolveram uma função de pontuação para prever a afinidade de ligação de ligantes com a protease do HIV-1 usando métodos de molecular docking. Zhua et al. (2019) usaram a estratégia conhecida como scaffold-hopping para combinar o inibidor de protease do HIV-1 Darunavir (DRV) e os triterpenóides pentacíclicos para projetar novos compostos. Ghosh et al. (2018) projetaram e sintetizaram uma ampla gama de inibidores de protease excepcionalmente potentes e estruturalmente intrigantes e mostraram propriedades semelhantes a drogas favoráveis. Nosso grupo caracterizou diferentes tipos de mutações para distinguir entre a presença ou ausência da doença (Kulandaisamy et al. 2019), bem como inibidores específicos de mutação (Anoosha et al. 2019). Por outro lado, vários bancos de dados como BindingDB, ChEMBL e The Stanford HIV Drug Resistance Database foram desenvolvidos para moléculas do tipo droga, que incluem inibidores e mutações resistentes a drogas do subtipo B de protease do HIV. No entanto, estes estudos baseiam-se principalmente no subtipo B do HIV-1 e sabe-se que os fármacos / inibidores disponíveis são menos eficazes contra algumas variantes do subtipo C. Um dos pesquisadores, o grupo do Professor Yasien Sayed iniciou o trabalho no subtipo C, focando na superexpressão, purificação e caracterização, bem como a susceptibilidade à droga e capacidade de replicação das variantes da região charneira da protease do subtipo C do HIV-1 (Zondagh et al. 2018, 2019). Portanto, é necessário realizar investigações detalhadas sobre a estrutura e função do subtipo C da protease do HIV, desenvolver bancos de dados e inibidores / fármacos projetados especificamente para as proteases do subtipo C do HIV.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
08/08/2019-31/08/2022
Velci Queiróz de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
utilização de compostos bioativos obtidos de plantas do bioma pampa gaúcho em terapias de desordens decorrentes do envelhecimento.
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
Vigência:
23/01/2020-22/01/2025
Venerando Eustáquio Amaro
COORDENADOR(A)
Outra
Ciências Ambientais
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
geotecnologias aplicadas à gestão de recursos hídricos do sistema lacustre do bonfim/rn (sigla geotec-bonfim)
Resumo:
No Estado do Rio Grande do Norte (RN) o sistema público de abastecimento de água e esgoto é operado em 155 municípios pela Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (CAERN) e em 12 municípios pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com base em mananciais superficiais e subterrâneos, que estão inerentemente interligados nos aspectos de recarga hídrica. No contexto desse abastecimento estratégico do RN destaca-se a relevância do açude Eng. Armando Ribeiro Gonçalves, na bacia do rio Piranhas-Açu, do qual partem quatro grandes sistemas adutores (Médio Oeste, Serra de Santana, Sertão Central Cabugi e Adutora Jerônimo Rosado) e a Lagoa do Bonfim, localizada no Município de Nísia Floresta no litoral oriental do Estado, que é responsável pelo abastecimento de 30 municípios através do Sistema Adutor Monsenhor Expedito da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-RN) e da CAERN. Esta adutora, de importância basilar no atendimento do Agreste Potiguar com cerca de 35% da população do Estado, vale-se da captação direta no espelho de água da Lagoa do Bonfim e por alguns poços tubulares situados a montante desta. Por conseguinte, tornou-se imprescindível uma gestão dos recursos hídricos consistentes e baseada em instrumentação e ferramentas de alta precisão e acurácia, de baixo custo relativo e que permita o monitoramento contínuo, com opções de vários arranjos temporais, de aspectos qualitativos e quantitativos da qualidade de água e da disponibilidade hídrica da Lagoa do Bonfim, diante do funcionamento de toda a adutora, especialmente durante os prolongados períodos de estiagem. A Lagoa do Bonfim compõe o Sistema Lacustre do Bonfim juntamente com as lagoas de Redonda, Urubu, Boa Água, Arituba, Alcaçuz, Ferreira Grande e Carcará, que constitui uma pequena bacia com um único dreno, o Riacho Boa Cica afluente da margem esquerda do Rio Trairi, com área de aproximadamente 60 km2, todas integradas em aquífero livre. Contudo, é notável nesse sistema lacustre a ausência de rede de drenagens proeminentes, além de destacada influência do controle morfotectônico sobre as formas e arranjo das lagoas, sugerindo elevada taxa de infiltração e pouca influência dos fluxos superficiais para as lagoas. Portanto, todo o sistema lacustre do Bonfim está inserido no Aquífero Dunas-Barreiras (ou apenas Aquífero Barreiras, na ausência de Dunas) entre as bacias hidrográficas dos rios Trairi, ao sul, e Pirangi, ao norte, ambas de contribuição superficial reduzida e configura-se como o maior reservatório de água natural da região litorânea oriental do RN (Pereira et al. 1996, Lucena 1999, Pereira 2007). O sistema lacustre do Bonfim apresenta baixa capacidade reguladora, da ordem de 18.000.000 de m3/ano (Pereira et al. 2000). O Aquífero Barreiras é o principal aquífero da região costeira do Norte e Nordeste do Brasil, estendendo-se desde o Amapá ao Rio de Janeiro (Lucena 1999, Batista et al. 2007, Santos 2013, Zoby & Oliveira 2005). Consequentemente é o maior manancial de água subterrânea do litoral oriental do RN e a principal fonte de abastecimento de água das cidades litorâneas, incluindo a capital Natal (SERHID 1998, 2006). Embora represente uma área de apenas 1,5% do RN, o sistema lacustre do Bonfim atende as necessidades hídricas de cerca de 35% de população do RN (Pereira et al. 2003). Porém, ininterruptamente nota-se o rebaixamento no nível de água na Lagoa do Bonfim, quase 50% de Novembro de 1998 a Julho de 1999, devido ao volume captado para a adutora após o início do bombeamento. Portanto a captação é um fator muito impactante no sistema lacustre do Bonfim (Pereira et al. 2002), juntamente com a ampliação do uso e ocupação dos entornos das lagoas por diversas atividades, que também sugerem a tendência de redução do espelho de água e do volume do manancial superficial de água. Nesse cenário se insere o doravante chamado projeto GEOTEC-BONFIM que servirá como modelo de integração de ferramentas de Geotecnologias Aplicadas à formação de recursos humanos, desde o diagnóstico até o monitoramento de sistemas lacustres e seus entornos, propiciando facilidades operacionais às tomadas de decisões, com métodos e instrumentação integrados ao tratamento de geodados multifontes na gestão sustentável de recursos hídricos na região Nordeste e outras similares.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Vera Beatriz Siqueira
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
laboratório de história da arte global
Resumo:
A História da Arte Global é tema de destaque na área há algumas décadas. Importa-nos especialmente levantar o problema da abrangência efetiva dessa nova tendência historiográfica, debatendo como, apesar de a arte estar difundida pelo globo terrestre, o conteúdo da História da Arte, tal como é gerado por meio de ensino, mostras e publicações, permanece ainda parcial, centrado na Europa e na América do Norte. Importa também pensar em estratégias inclusivas, que não apenas ampliem o panteão da arte ocidental, mas que enfrentem os problemas da heterocronia e da incomensurabilidade das culturas a partir do Brasil, da arte aqui produzida e de seus processos de historicização e institucionalização. Devido à sua formação e qualificação, e aos vínculos estabelecidos com importantes instituições do Brasil e do exterior, os pesquisadores participantes desse projeto pretendem participar de forma qualificada nos debates atuais sobre a disciplina histórico-artística e, mais especificamente, sobre a perspectiva da História da Arte Global, buscando discutir algumas questões fundamentais: 1. O desenvolvimento de uma História da Arte a partir do Brasil, questionando não apenas o centramento na Europa e nos Estados Unidos, mas também os conceitos que fundamentam a História da Arte ocidental; 2. O entendimento da História da Arte como uma linguagem, uma tática de pensamento, um projeto de compreensão, capaz de articular diferentes quadros culturais, a partir das ideias de fluxo, recepção, comparação, interpretação, entre outras; 3. A compreensão da historicidade da arte como algo que não se restringe ao tempo específico de sua produção, e sim como dado que se renova, a partir de cada nova interpretação, uma vez que o objeto artístico é sempre contemporâneo do historiador da arte e o passado se apresenta como necessariamente mutável e instável; 4. A investigação da arte em sua associação entre a materialidade dos objetos e o fenômeno estético e cultural, buscando extrair do fato artístico a sua emergência histórica e o seu sentido cultural; 5. A compreensão de que a busca por uma História da Arte global não pode significar apenas incluir novos objetos no tradicional panteão ocidental, mas sim, ao fazê-lo, lidar com a potência estética destes, de modo a obrigar o historiador a uma redefinição do processo simbólico da cultura e da própria dinâmica da historicidade; Desse modo, a interpretação histórico-artística é tratada não como algo que se apõe aos objetos e sim como aquilo que os configura: os fatos artísticos são, em si, fatos interpretados, em múltiplas temporalidades e diferentes quadros culturais.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Vera Cascon
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xv fecti décima quinta feira de ciência, tecnologia e inovação do estado do rio de janeiro.
Resumo:
O objetivo do presente projeto é a realização da XV FECTI - Décima Quinta Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, organizada pela Fundação CECIERJ, fundação pública de direito público, órgão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. A realização da feira de ciências estadual FECTI integra as ações executadas pela Fundação CECIERJ, que tem como origem o Centro de Ciências do Estado da Guanabara (CECIGUA), que foi criado em 1965 como o objetivo de promover a educação científica do povo, atuando na capacitação de professores, produzindo e distribuindo livros-texto e materiais para os laboratórios das escolas, além de ter realizado feiras de ciências estaduais de 1968 a 1974. A Fundação CECIERJ, comprometida com a difusão e popularização da ciência e com a melhoria do ensino de ciências, retoma a iniciativa de feiras de ciências em 2005 com o estabelecimento do programa FECTI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Anexo I). A FECTI é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro e tem contado com o auxílio da FAPERJ desde sua primeira versão, em 2005, e das chamadas organizadas pelo CNPq para feiras de ciência e mostras científicas, desde 2010. A participação, gratuita, na FECTI ocorre de duas formas: por inscrição avulsa no site, ou por meio de indicação de feiras afiliadas, que sejam realizadas até o final da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Todos os projetos, mesmo os indicados por feiras afiliadas, necessitam se inscrever na FECTI, enviando um relatório do projeto que será avaliado pela comissão científica da FECTI. Os estudantes de 6º ao 9º ano poderão inscrever seus projetos nas categorias Ciências no Ensino Fundamental II- 6º e 7º ano e Ciências no Ensino Fundamental II- 8º e 9º ano; e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias: Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas, Desenvolvimento de Tecnologia, Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência). Os projetos inscritos na FECTI são submetidos a uma pré-seleção realizada pela equipe da Divulgação Científica da Fundação CECIERJ. Nessa pré-seleção, são considerados a originalidade, o cumprimento às normas da FECTI (Anexo II) e aos princípios éticos que regem a pesquisa com seres vivos. Os projetos considerados aptos a participar da FECTI são avaliados pelo Comitê Científico, composto por cerca de 160 professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência (Anexo III). A seleção para a mostra da XV FECTI levará em consideração a qualidade e o número máximo de 190 projetos finalistas. Os relatórios dos projetos finalistas serão publicados nos Anais da XV FECTI, em mídia digital. A XV FECTI será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2021, no CEFET/RJ, Campus Maracanã, cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento, das 10h às 17h, com entrada gratuita, os projetos serão apresentados pelos estudantes ao público e à comissão de avaliação. Concomitantemente com a feira, irá ocorrer nas dependências do CEFET/RJ o 5º. Encontro de professores FECTI, para troca de experiências entre professores, com a participação de especialistas em ensino de ciências e dos professores orientadores dos projetos expostos na FECTI. Também serão oferecidas oficinas para formação continuada aos professores, ministradas pelos professores integrantes da Praça da Ciência Itinerante, programa da Fundação CECIERJ voltado à formação continuada de professores da educação básica. Para os estudantes, será realizada a visitação aos laboratórios do CEFET/RJ, uma oportunidade de incentivar esses jovens a seguirem seus estudos, especialmente nas carreiras de ciência e tecnologia. Ao final do evento, os expositores, alunos, professores e suas escolas, receberão o certificado de participação e os vencedores em cada categoria serão premiados. A realização anual da FECTI promove o desenvolvimento no ambiente escolar de projetos de pesquisa, nas diversas áreas de ciência e tecnologia, envolvendo estudantes e seus professores na investigação científica, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências e matemática e abrindo caminho para a formação de jovens com um pensamento inventivo e crítico. A realização do evento, aberto e gratuito, permite à população o desenvolvimento de uma cultura científica. Assim, além de despertar o gosto de jovens pelas carreiras científicas e tecnológicas, espera-se contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e participativos.
Instituição/UF/País:
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
Vigência:
28/12/2020-31/12/2022
Vera Lúcia da Silva Valente Gaiesky
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biologia evolutiva de espécies de drosophilidae: múltiplas abordagens
Resumo:
A formação em paralelo de Zoólogos e Geneticistas aptos para capazes de interagirem na solução de problemas taxonômicos e evolutivos, (principalmente da enorme e ainda desconhecida fauna de Dípteros brasileiros), tem sido uma meta de nosso laboratório já há várias décadas. Ao longo deste percurso, atuando junto aos Programas de Pós Graduação em Biologia Animal e em Genética e Biologia Molecular da UFRGS e anteriormente no PPG Biodiversidade Animal da UFSM, formamos profissionais altamente qualificados nas duas áreas, e muitos dos egressos seguem interagindo em suas diferentes instituições (UFPe, UFPel, UFSC, UNILA, FURG, UNIPAMPA, UFSM, UNISINOS, FEEVALE, URI), inclusive no exterior. As metodologias usadas para os trabalhos de campo foram semelhantes nos estudos feitos nos Biomas Pampa e Mata Atlântica, em ambientes nativos, transicionais e até urbanos, de forma que os resultados puderam gerar um robusto conjunto de dados, comparáveis com os de outros Biomas, como a Caatinga, por exemplo. No período de realização do presente projeto, finalizaremos as análises moleculares e estatísticas para concluirmos as redações de pelo menos mais cinco artigos dos Doutorandos pelos dois Programas de Pós Graduação que continuam atuando nos subprojetos, como voluntários e como Pós Doutorado Junior do CNPq (seis Doutorados defendidos no período, três Mestrados e três Iniciações Científicas). A importância da formação de pesquisadores capazes de trabalharem em equipes multidisciplinares pode ser atestada em nosso CV Lattes, onde constam muitos estudos de taxonomia, genética e evolução e seus resultados foram publicados e reconhecidos por pesquisadores de ambas as áreas do conhecimento (25 entre 2014 e 2018/I e dois Capítulos de livros). Neste contexto, a atual proposta pretende ampliar as abordagens da nossa linha de pesquisa, lançando mão de novas metodologias e formando pesquisadores de áreas afins, unindo as suas respectivas expertises em prol do conhecimento da riquíssima fauna de Drosophilidae e de suas estratégias adaptativas, através de suas bases genéticas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Vera Lúcia Dias Siqueira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
polimixina b em enterobactérias multirresistentes: avaliação proteômica e molecular da resistência e ação combinada com novas substâncias derivadas do (-)-canfeno.
Resumo:
O aumento de infecções causadas por bactéria multirresistentes, especialmente Enterobacteriaceae resistentes aos carbapenêmicos (ERC), associado à lentidão no desenvolvimento de novos antimicrobianos, levou ao aumento do uso das polimixinas em todo o mundo como uma última opção terapêutica. Entretanto, relatos de isolados resistentes às polimixinas estão em ascensão, sobretudo em algumas espécies de ERC, o que dificulta extremamente o tratamento de pacientes com infecções por estes multirresistentes. Os mecanismos de resistência às polimixinas, embora normalmente associados a modificações da estrutura da membrana externa bacteriana, ainda não estão totalmente definidos. Esperando contribuir para o tratamento e controle de infecções por ERCs resistentes à polimixina o presente estudo tem por objetivo caracterizar os mecanismos de resistência à polimixina B em ERC, sob abordagem molecular e proteômica, bem como avaliar a ação inibitória sinérgica entre polimixina B e tiossemicarbazida ou tiossemicarbazonas derivadas do (-)-canfeno sobre isolados de ERC. Este projeto terá a participação de um grupo de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, preocupados e envolvidos com estudos relacionados à resistência bacteriana e síntese química de novas substâncias com possível ação antibacteriana, empregando metodologias de alto padrão tecnológico e científico. Esta proposta está embasada em resultados preliminares obtidos por este grupo de pesquisadores, que mostraram importante ação inibitória bacteriana de algumas substâncias obtidas sinteticamente a partir do (-)-canfeno. A realização do presente projeto contribuirá para a consolidação do grupo de pesquisa e os resultados obtidos poderão fornecer inclusive importantes descobertas em relação à prováveis alvos, em ERC, para ação antimicrobiana de novas substâncias químicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Vera Lucia Gaspar da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
objetos para consumo da escola: o que dizem as exposições universais, os museus pedagógicos e as leis da obrigatoriedade escolar
Resumo:
A composição material da escola dedicada à infância têm se afirmado como uma das chaves de leitura para se compreender tanto sua difusão, quanto os diferentes projetos políticos que a envolvem. Já temos acumulado uma significativa produção na área que permite afirmar que, ainda que se tenha difundido uma proposta de escola de caráter comum em itens como organização administrativa, formação de professores e conteúdos curriculares, a operacionalização dos projetos dá-lhes constituição material diferente, particularmente em função do público a que se destina. Neste estudo ajustamos as lentes para focar nos anos finais do século XIX e iniciais do século XX, buscando identificar em acontecimentos deste período, indícios que ajudem a alargar a compreensão sobre a constituição deste nível de escolarização e sua difusão, particularmente no que diz respeito a composição material. Para fazê-lo serão tomadas como balizas: as Exposições Universais deste período nos conteúdos que afetam a escolarização, a organização e composição dos Museus Pedagógicos e as Leis de Obrigatoriedade Escolar. Definidas as balizas que, de certo modo, apoiam uma interpretação sobre a escolarização da infância, optou-se por explorar um conjunto de fontes que, de algum modo a elas se articulam. Serão considerados neste estudo relatórios de educadores brasileiros e estrangeiros que circularam nas Exposições Universais por diferentes vias, Manuais Pedagógicos destinados a preparação e/ou formação de professores para atuarem na escola primária e documentação e estudos que tratem das leis de obrigatoriedade escolar. Com o apoio das fontes e da literatura da área que vem se dedicando ao tema, pretende-se dar certa inteligibilidade aos debates e representações sobre a provisão material da escola. São debates que indiciam não só sobre um modelo de escola mas, também, sobre um ideal de escolarização. A inserção da escola na vida social vem acompanhada de demandas e organiza novos processos. Por um lado a indústria e a urbanização emergentes impõem novos modos de organização social, por outro esta organização reclama certa racionalidade que acaba por também atravessar a constituição da escola. Nesta relação tanto a escola afeta o desenvolvimento tecnológico como é por ele afetada e a presente proposta buscará trabalhar considerando este "duplo movimento".
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
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