Projetos de Pesquisa

 

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Aura Conci

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • desenvolvimento de aparato auxiliador no treinamento e execução de procedimentos anestésicos e na punção lombar
  • Tanto a punção lombar como a anestesia peridural e raquidiana requerem a utilização de uma agulha que é introduzida entre as vértebras até o local desejado. Esses são procedimentos cegos (uma vez que o médico não é capaz de ver o interior do corpo do paciente). A punção tem como objetivo a coleta do líquido cefalorraquidiano (líquen) na medula espinhal. A anestesia peridural (ou epidural) é um tipo de anestesia aplicada no espaço peridural da coluna vertebral, sem perfurar a dura-máter (membrana que envolve o cérebro e a coluna) e, portanto, sem atingir o líquen (líquido que banha o cérebro e a medula espinhal). A punção lombar é utilizada para exame citológico e também na quimioterapia, com a finalidade de impedir o aparecimento (profilaxia) de células leucêmicas. Dois dos tipos de anestesia mais comuns são a peridural e a raquidiana, especialmente por serem usadas no parto ou em outras ocasiões onde o paciente deve ficar insensível à dor, da cintura para baixo, mas precisa ou pode permanecer consciente durante todo o processo. O anestesista (ou anestesiologista) é o responsável por esse procedimento, também no pós-cirúrgico ou no pós-parto. Em todos esses procedimentos uma agulha é inserida entre as vértebras pelas costas. Os fluidos passam a ser aplicados ou retirados, quando a agulha estiver inserida na posição correta. Para ampliar o espaço entre as vértebras nas costas e permitir a inserção mais fácil da agulha, o paciente deve se curvar para frente (deitado de lado ou sentado, com as costas curvadas). O médico acessa o espaço intervalo intervertebral escolhido pelas costas, tanto podendo ser a nível cervical, torácico, lombar ou sacral. A área é preparada com técnica asséptica. Na anestesia epidural, a agulha deve penetrar até encontrar a resistência do ligamento amarelo, a qual deve ser vencida para atingir-se o espaço peridural, onde o anestésico é injetado, ou seja, na periferia das "envoltórias" que guardam a medula espinal, local por onde passa a informação da dor que é levada ao cérebro, pela membrana dura-máter, que constitui a capa interior das meninges. O anestésico pode ser aplicado em dose única, pode ser repetido ou ser usado de forma contínua durante todo o procedimento, o que exige a colocação de um cateter que permanecerá no local durante todo o tempo da anestesia. Alguns minutos após a injeção do anestésico, a pessoa deixará de sentir determinadas partes do corpo (geralmente da cintura para baixo), em virtude da anestesia das raízes nervosas correspondentes. Na punção lombar o paciente normalmente é colocado de lado com pescoço dobrado numa flexão completa e os joelhos encostados no tórax, em forma fetal. Uma vez que o local apropriado estiver localizado, a agulha espinal é inserida entre as vértebras lombares L3/L4 ou L4/L5. O estilete da agulha espinal é retirado e são recolhidas gotas de fluido cérebro-espinhal. A técnica descrita é quase idêntica à usada na anestesia peridural, exceto pela posição do paciente, localização da agulha e diversos usos das sensações de resistências dos tecidos. A punção também pode ser feita com o paciente em posição ereta (preferida quando realizada em paciente obeso), quando há menos distorção da anatomia espinal, o que permite retirada mais fácil de fluido. A localização e a profundidade da agulha, bem como a forma de injeção ou retirada dos fluidos são fatores muito importantes para o sucesso efetivo destes procedimentos. Mesmo tendo sido praticada durante décadas, a taxa de falhas de tais processos permanece muito alta, com consequências para o paciente que podem chegar à paralisia e mesmo à morte. A fim de reduzir a taxa de insucesso, esse projeto considera o desenvolvimento de uma agulha com sensores especiais e o uso de simuladores virtuais ou hápticos para apoiar a capacitação nestes procedimentos. O treinamento de profissionais para procedimentos médicos, quando realizado diretamente em ambientes reais, é algo bastante custoso, envolvendo riscos tanto para o médico quanto para o paciente. Uma das formas de reduzir esses riscos e custos é através do uso de simuladores. Nas simulações, situações e ambientes mais próximos aos reais proporcionam condições e experiências de maior qualidade resultando em um treinamento eficaz. Uma das formas de tornar os ambientes de simulações mais reais é através do uso de dispositivos hápticos, que podem ser utilizados para proporcionar sensações táteis e forças de retorno, permitindo, por exemplo, a sensibilidade correspondente a texturas e resistências de diversas estruturas do corpo. Por exemplo, a localização do espaço epidural lombar correto é guiada pela técnica LOR do termo “perda de resistência” (em língua inglesa: Loss of Resistance) e, se baseia na observação de que o local correto para a aplicação da anestesia oferece uma resistência muito menor dos tecidos à introdução da agulha. A fim de evitar puncionar a membrana dura-máter, a agulha epidural tem ponta curva (denominado agulha Tuohy). O uso do háptico melhora a sensação das reações dos tecidos sendo primeiro, na inserção da agulha, modelado a reação dos tecidos ao seu deslocamento e depois, à medida em que os diversos tecidos são ultrapassados, é modelada a região onde ocorre a perda de resistência e há a possibilidade de administrar a anestesia. Os diversos tecidos envolvidos (camadas de ligamento, espaço epidural e dura-máter supra-espinhal) devem ser incluídos no modelo mecânico desenvolvido para representação da inserção da agulha; ou seja, nos modelos constitutivos de cada tecido envolvido no procedimento de modo a representar a resistência ao movimento da agulha como uma função da profundidade e posição no corpo do paciente.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira

Engenharias

Engenharia de Produção
  • solução problemas de programação matemática de grande porte via métodos de pontos interiores
  • Desde o surgimento dos métodos de pontos interiores para otimização linear, códigos computacionais baseados nessas ideias se consolidaram como alternativas eficientes para solução de problemas de grande porte. Três linhas de pesquisa se destacam na busca desta eficiência: A redução do tempo computacional por iteração através da solução eficiente dos sistemas lineares necessários para calcular as direções; a redução do número de iterações para obtenção da convergência do método; e o desenvolvimento do métodos para problemas específicos com estruturas particulares. Estas três linhas de pesquisa são abordadas neste projeto. A primeira está baseada principalmente da utilização de métodos iterativos na solução dos sistemas lineares oriundos desses métodos. A segunda depende mais fortemente de um estudo teórico dos métodos. A terceira explora características particulares dos problemas escolhidos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Aurélio Rubio Neto

Ciências Agrárias

Agronomia
  • desenvolvimento de um biorreator de imersão temporária de baixo custo para produção in vitro de mudas de cana-de-açúcar
  • O estímulo à produção da cultura da cana-de-açúcar no Brasil pressiona o desenvolvimento de novas tecnologias que atendam a demanda do mercado. Novas técnicas de produção de mudas têm sido estudadas, com destaque para o cultivo in vitro utilizando biorreatores de imersão temporária (BIT). Esse sistema possui inúmeras vantagens práticas e econômicas, além de promover ganhos fisiológicos. Esse projeto prevê a confecção de um novo BIT, bem como, a comprovação de sua eficiência produzindo e aclimatizando as plântulas. Para isso, serão confeccionadas vedações de alumínios que permitirão a criação desse novo sistema com elevada eficiência e baixo custo de instalação. Posteriormente, ápices caulinares de cana serão cultivados no BIT e com o restante da planta, será produzido substrato alternativo. Será avaliado o efeito do enriquecimento com CO2 atmosférico no interior dos frascos de cultivo do BIT, a fim de suprimir a necessidade de sacarose no meio, tornando a produção de mudas mais econômica e as plântulas com comportamento fotomixotrófico. A eficiência do sistema proposto na multiplicação dos brotos será avaliada pela comparação de sistema desenvolvido com o BIT já utilizado pela Universidade da Flórida. Plântulas produzidas serão aclimatizadas em substrato alternativo utilizando misturas de substrato comercial com bagaço de cana tornando a produção de mudas sustentável. Espera-se ao final projeto, que haja além da intensificação de pesquisas e aumento da produtividade científica pelo requerente, o aumentando da visibilidade dos centros de pesquisa e empresas envolvidas, formação de recursos humanos e maiores informações científicas referente a produção de mudas de cana.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Aurenivia Bonifácio de Lima

Ciências Agrárias

Agronomia
  • estresses abióticos múltiplos e seus efeitos nas trocas gasosas, nos solutos orgânicos e na atividade e expressão de genes de enzimas antioxidantes em leguminosas c3 e gramíneas c4
  • As plantas estão adaptadas a conviverem com certos níveis de espécies reativas de oxigênio (EROs), entretanto o acúmulo destes nos tecidos vegetais pode levar a toxicidade, morte celular e, consequentemente, redução na produtividade. As EROs são formas reduzidas do oxigênio molecular extremamente reativas presentes na célula vegetal como subprodutos normais do metabolismo e mantidas em condições controladas pela ação coordenada de um complexo sistema de antioxidantes enzimáticos e não-enzimáticos existente na célula vegetal. As condições ambientais estressantes, tais como salinidade, déficit hídrico e calor, causam desbalanço entre a produção e remoção destas EROs e o saldo final pode ser uma elevação dos níveis de EROs, ou seja, o estresse oxidativo. Estudos sobre a diferença nas respostas antioxidativas de plantas C3 e C4 quando submetidas aos estresses ambientais ainda despertam crescente interesse na comunidade científica. Sabe-se que plantas C4 apresentam adaptações anatômicas (anatomia Kranz) e bioquímicas (duas vias de carboxilação que utilizam a fosfoenolpiruvato carboxilase e a Rubisco) que conferem baixa taxa de fotorrespiração, um grande sitio de produção de EROs, em relação às plantas C3 e, portanto, apresentam-se mais adaptadas à alguns tipos de estresses ambientais; entretanto, ainda existem lacunas acerca da integração entre o mecanismo fotossintético C4 e o metabolismo antioxidativo uma vez que a maioria dos estudos acerca do sistema redox vegetal é feita em plantas com metabolismo C3. Neste contexto, o presente projeto objetiva avaliar as respostas fisiológicas e bioquímicas de leguminosas C3 e gramíneas C4 submetidas ao estresse salino e hídrico isolados ou combinados com alta temperatura com base na fotossíntese, na concentração de solutos orgânicos e antioxidantes e na atividade e expressão gênica de enzimas pertencentes ao sistema antioxidativo. Quatro experimentos com três plantas com metabolismo fotossintético do tipo C3 (feijão-fava, feijão-caupi e feijão-mungo e três plantas com metabolismo fotossintético do tipo C4 (milho, sorgo e cana-de-açúcar) serão realizados. Nos dois primeiros experimentos, as plantas serão testadas frente a níveis crescentes de estresse salino e hídrico visando determinar os níveis críticos destes estreses para estas plantas com base na alteração nas trocas gasosas, processos fotoquímicos, pigmentos fotossintéticos e nos níveis de solutos orgânicos e inorgânicos. No experimento III, as alterações nas trocas gasosas e processos fotoquímicos, nos indicadores de estresse oxidativo, no nível de antioxidantes e na atividade de enzimas antioxidativas das plantas em resposta ao estresse salino e hídrico serão avaliadas. Os três primeiros experimentos serão conduzidos em condições de casa de vegetação, enquanto que o último experimento será realizado em ambiente controlado e avaliará o efeito da combinação do estresse salino ou hídrico com altas temperaturas. Para este experimento, uma leguminosa C3 e uma gramínea C4 serão selecionadas para serem expostas à combinação do estresse salino ou hídrico com altas temperaturas. Estas plantas serão avaliadas quanto aos indicadores de estresse oxidativo, nível de antioxidantes e atividade de enzimas antioxidativas. A atividade em gel e expressão gênica das enzimas antioxidativas também será mensurada no experimento IV. As trocas gasosas e a florescência da clorofila a serão mensuradas em todos experimentos visando avaliar as respostas das plantas à exposição aos estresses isolados e combinados. No campo das contribuições cientificas, os resultados da presente proposta são de fundamental importância para o conhecimento das respostas fisiológicas e bioquímicas de culturas de leguminosas C3 e gramíneas C4 em respostas à estresses abióticos comumente encontrados na região Nordeste, principalmente acerca dos mecanismos de ajustamento osmótico e defesa antioxidativa, e poderá disponibilizar informações úteis em programas de melhoramento das culturas escolhidas. Considerando a importância agronômica das espécies escolhidas para o presente estudo, o melhor conhecimento da fisiologia destas plantas poderá auxiliar no manejo e cultivo das mesmas nas condições edafoclimáticas da região Nordeste, ou seja, na melhoria da adaptação destas espécies vegetais aos ambientes adversos. Além disso, os resultados podem auxiliar produtores a investirem adequadamente no manejo das culturas estudadas neste projeto em áreas com solos salinos ou com baixas taxas de precipitação e/ou fornecimento insuficiente de água.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Aureo Eduardo Magalhães Ribeiro

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • secas e mudanças climáticas no vale do jequitinhonha mineiro: história, consequências e ações públicas para a segurança hídrica
  • A porção do vale do rio Jequitinhonha situada em Minas Gerais fica na transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, localizada em grande parte no Semiárido, contando com grande população rural e economia pouco diversificada. Tendo a produção assentada fundamentalmente no setor primário e na agricultura familiar, a região está particularmente exposta a eventos climáticos, como a grande seca de 2013 a 2019 que afetou severamente a produção agrícola e o abastecimento de água na região. O objetivo deste projeto é analisar o quadro das secas do Jequitinhonha, com foco no mundo rural e suas interações com as cidades, analisando o histórico das secas, suas consequências para a população rural – particularmente sobre abastecimento de água, produção de alimentos, renda e ocupação – e a ação dos programas públicos. A investigação partirá de levantamentos memorialísticos, documentais e bibliográficos sobre as secas do Jequitinhonha, entrevistas com agentes públicos, e pesquisas por amostragem no mundo rural, procurando assim identificar, selecionar e analisar variáveis essenciais para o planejamento urbano e regional no vale do Jequitinhonha mineiro. Com essas informações procura-se construir bases de previsibilidade para a atuação governamental e pública, que se tornam mais relevantes no cenário de mudanças climáticas e despesas crescentes com provimento de água no rural e urbano. Com parceria com organizações de atuação territorial, notadamente CAV, ITAVALE e IFNMG, além de universidades federais, o projeto espera ter potencial de impactar nas relações entre população e secas, permitindo planejar e organizar ações coletivas entre agências de natureza diferente, propiciando maior segurança hídrica para a população do território.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 28/12/2020-31/12/2022
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Auta Stella de Medeiros Germano

Outra

Divulgação Científica
  • produção e avaliação de sessões de planetário voltadas para um público geral
  • É amplamente defendida, na literatura em ensino de ciências, a importância da educação não formal como complemento à educação formal e particularmente como instrumento para formação de uma cultura científica e tecnológica nas sociedades. Contudo, particularmente no que diz respeito a ações de popularização da ciência com planetários, há ainda grande demanda de estudos, tanto no que diz respeito à sistematização de metodologias de produção das sessões, como no que se refere à análise da comunicação estabelecida com o público através das mesmas. É necessário estabelecer um processo que leve a conhecer os sentidos produzidos pelo público e que esse conhecimento possa levar a ajustes nas produções desenvolvidas. Nesse sentido, propõe-se aqui a produção e a avaliação de sessões de planetário digital voltadas para um público geral, apresentadas em Mostras de Astronomia com um Planetário Móvel na capital e em cidades do interior do estado do Rio Grande do Norte (RN). A produção das sessões observará metodologia recentemente produzida no contexto de dissertação de mestrado de membro da equipe do projeto, sob a orientação da coordenadora deste. Tal metodologia é fundamentada principalmente na ideia de popularização da ciência enquanto busca de diálogo entre conhecimentos científico e popular, e em resultados da literatura sobre a aprendizagem em museus, fazendo-se uso do Modelo Contextual de Aprendizagem. A avaliação das sessões considerará não apenas a opinião do público sobre as sessões, mas os significados construídos a partir da comunicação estabelecida com ele. Para isso, serão utilizados Mapas de Significado Pessoal e entrevista, antes e após as sessões, junto a grupos aleatórios de pessoas que fazem parte do público das sessões nas Mostras de Astronomia realizadas com o Planetário. Solicita-se bolsa de Iniciação Científica para apoio na investigação em torno dos significados produzidos pelo público a partir das sessões, bem como bolsa de Apoio Técnico de Nível Superior, para apoio na produção das sessões, por profissional de nível superior com experiência prévia nessa prática e que domine a metodologia a ser aplicada. Solicita-se, ainda, recursos principalmente para manutenção e compra de equipamentos voltados para a produção das sessões, bem como diárias e passagens para a equipe.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 01/06/2017-31/07/2021
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Avelino Aldo de Lima Neto

Ciências Humanas

Educação
  • corpo, gênero e sexualidade na educação profissional: cenários epistemológicos e subjetivos
  • O presente projeto nasce da constatação de uma lacuna no campo epistemológico da Educação Profissional e Tecnológica, a saber, a inexpressiva quantidade de estudos sobre corpo, gênero e sexualidade nessa modalidade educativa. O caráter problemático desse diagnóstico acentua-se pela crescente demanda estudantil relacionada a situações de sofrimento vinculadas às questões de gênero e sexualidade. Isto posto, objetiva-se, com esta pesquisa, apontar as implicações epistemológicas e subjetivas provenientes das maneiras por meio das quais a formação integral do cidadão trabalhador articula-se com as questões de gênero e sexualidade no contexto da Educação Profissional. Para tanto, pretende-se responder à seguinte pergunta norteadora: quais as relações entre a formação integral aventada pela Educação Profissional e Tecnológica e o tratamento dado às questões concernentes ao corpo, ao gênero e à sexualidade nas instituições que compõem essa modalidade educativa? A fim de responder tal indagação, a pesquisa empregará metodologia de abordagem qualitativa e referencial teórico que dialoga com o materialismo histórico-dialético, bem como com reconhecidos autores dos estudos de gênero e sexualidade. Almeja-se, como resultado, colaborar para a expansão epistemológica da Educação Profissional, bem como oferecer dados para a reformulação dos Planos de Desenvolvimento Institucionais e dos Projetos Político-Pedagógicos das IES brasileiras nele envolvidas. Aspira-se, igualmente, visibilizar a experiência vivida pelos sujeitos em situações de sofrimento, oferecendo ferramentas para a promoção da sua cidadania por meio da formação integral e omnilateral possibilitada pela Educação Profissional e Tecnológica.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Awdry Feisser Miquelin

Ciências Humanas

Educação
  • o ensino de ciência na escola potencializado pela arte e a tecnologia
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 12/08/2019-30/12/2021
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Ayla Sant Ana da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • avaliação do processo de liquefação da biomassa lignocelulósica na hidrólise enzimática com alto conteúdo de sólidos
  • Atualmente, o processamento da biomassa via hidrólise enzimática é um método amplamente aceito pela academia e pela indústria para despolimerização da biomassa lignocelulósica em açúcares, fato que vem sendo confirmado pela implantação da rota de hidrólise enzimática em diversas plantas comerciais de produção de etanol celulósico no mundo. No entanto, apesar de a tecnologia já estar sendo experimentada em escala comercial, existem inúmeros desafios que ainda precisam ser avaliados. Um importante desafio está relacionado com o baixo entendimento sobre os fenômenos que ocorrem na hidrólise enzimática com alto conteúdo de sólidos, já que até recentemente grande parte dos estudos avaliou a hidrólise em condições com baixos conteúdos de sólidos, menores que 10%. No entanto, a hidrólise com baixos teores de sólidos é inviável do ponto de vista industrial, porque resulta em produtos diluídos e em maior gasto com capital, se tornando necessário conduzir processos com alto conteúdo de sólidos, preferencialmente superior a 20%. Nas condições com alto conteúdo de sólidos, no entanto, ocorre a diminuição dos rendimentos de conversão da celulose em glicose, devido à alta viscosidade dos materiais fibrosos, que dificulta o desempenho das enzimas. Por isso, preparações enzimáticas que contenham enzimas eficientes para promover a hidrólise parcial nas primeiras horas do processo de hidrólise, chamada de etapa de liquefação, podem melhorar significativamente a transferência de massa em condições com alto conteúdo de sólidos através da rápida fluidificação da mistura. Estabelecer o impacto de cada aspecto na etapa de liquefação é essencial, já que em escalas industriais a rápida fluidificação da biomassa pode se traduzir em uma grande economia de energia. Nesse contexto, a presente proposta tem o objetivo de explorar aspectos inerentes à etapa de liquefação da biomassa lignocelulósica através do estudo do comportamento reológico dos hidrolisados de biomassa submetidos a hidrólise com preparados enzimáticos comerciais e formulados em laboratório, além de avaliar quais enzimas desempenham um papel essencial nessa etapa, correlacionando o efeito observado com a caracterização bioquímica de enzimas selecionadas.
  • Instituto Nacional de Tecnologia - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Aylton José Alves

Engenharias

Engenharia de Energia
  • desenvolvimento de tecnologia e estudos técnicos e econômicos, para implantação de sistemas híbridos de geração de energia solar fotovoltaica e aquecimento de água.
  • Sistemas modernos de geração solar fotovoltaica são sistemas que convertem entre 13 a 17% de toda a energia solar neles incidente. A maior parte da energia incidente é convertida em calor, cuja temperatura pode ultrapassar a 70 ºC, sobre telhados, nos dias e horários mais quentes, na maior parte do território brasileiro. A alta temperatura nos painéis solares compromete a eficiência da conversão solar fotovoltaica. A aplicação de água na superfície dos painéis tem sido proposta para diminuir a temperatura de operação, com isso, proporcionando a melhoria da eficiência da conversão solar fotovoltaica. Sistemas de coletores solares tem sido utilizados para aquecimento de água, em substituição a chuveiros elétricos, que impactam seriamente a segurança dos sistemas de geração e fornecimento de energia elétrica, produzindo um acentuado pico de carga nos horários mais comuns de banho da população das grandes cidades. A redução na perda de potência de geração dos módulos, e a produção de água quente para banho, pode ser atingida pela instalação de um sistema conjugado de arrefecimento de painel/aquecimento de água, realidade essa já existente na tecnologia “Photovoltaic/Thermal” (PV/T). Nesta tecnologia utiliza-se de trocadores de calor convencionais compostos de tubulação metálica, que conduz água para o resfriamento do sistema. A água disposta na tubulação recebe calor dos módulos e se aquece, podendo ser utilizada no uso comum para água quente. O trabalho proposto tem como objetivo estudos teóricos e experimentais para o desenvolvimento: do projeto mecânico dos trocadores de calor, dos sistemas eletroeletrônicos de controle da vazão e da temperatura da água, na saída do sistema, que venha a otimizar a produção de energia elétrica no painel fotovoltaico e de água quente no sistema híbrido. A proposta desse trabalho inova, na medida em que pretende, a partir dos estudos propostos, construir um sistema microcontrolado, para programar a vazão e consequentemente a temperatura ou a quantidade de água quente, que proporcione um compromisso, entre a quantidade de água quente e a melhoria da eficiência dos painéis, com isso otimizando a eficiência energética global do sistema conjugado. Um sistema completo de geração solar fotovoltaico com aplicação da referida técnica será construído em adição a um sistema completo de produção e armazenamento de água quente. A água quente produzida deverá ser aproveitada para banho, em quatro banheiros destinados aos funcionários da empresa terceirizada que prestam serviços a instituição de ensino. Os estudos técnicos e econômicos serão conduzidos no sentido de desenvolver uma tecnologia, viável técnica e economicamente, para ser, possivelmente, utilizada em projetos de moradias populares, para tanto, testes comparativos de eficiência energética serão realizados em uma unidade residencial unifamiliar típica.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Azadeh Mohammadi

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • defeitos topológicos e suas aplicações
  • Aqui, propomos um projeto de pesquisa a ser desenvolvido nos próximos três anos. O projeto é dividido em quatro vertentes inter-relacionadas, todas as quais abordam o papel dos defeitos topológicos. O primeiro, que constitui a principal linha da minha pesquisa, é sobre o estudo e construção de modelos solitônicos em diferentes dimensões e com diferentes auto-interações. Além disso, planejamos estudar campos bosônicos e fermiônicos, as distorções de seu espectro de energia devido à interação com o sóliton e os efeitos consequentes, incluindo a polarização a vácuo e o efeito Casimir. O segundo está relacionado à interação kink-antikink e o surgimento de modos quasinormais no sistema. Planejamos considerar um modelo de brinquedo que imite as interações kink-antikink, o qual esperamos ser em grande parte analiticamente solúvel. O modelo que vamos considerar tem parâmetros ajustáveis, que podemos variar de modo a entender o fenômeno de ressonância e a estrutura das janelas de escape. O terceiro é sobre a "flutuação do cone-som" análoga à conhecida flutuação do cone-luz que está relacionada com a remoção das divergências na função greens devido à perturbação linear da métrica plana. Vamos considerar os fônons em um buraco negro acústico onde foi demonstrado que a propagação de fônons em torno de um vórtice é equivalente à propagação de um campo bosônico sem massa em um espaço-tempo curvo. A última parte do projeto é em óptica e lida com a estabilização de feixes de vórtices em meios de Kerr com índices de refração não-lineares. Pretendemos investigar as regiões de estabilidade dos parâmetros do sistema usando métodos numéricos e comparar os resultados com os experimentos correspondentes, onde poderemos verificar a validade do estudo teórico.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Baldoino Fonseca dos Santos Neto

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • investigando heurísticas adotadas por desenvolvedores para detectar code smells
  • Um code smell indica uma má decisão de implementação que, frequentemente, piora a qualidade de um software. Portanto, a detecção de code smells é fundamental para suportar a grande variedade de tarefas realizadas para melhorar a qualidade de um software. Entretanto, detectar code smells na prática não é uma tarefa fácil uma vez que envolve uma alta subjetividade. Mais especificamente, estudos observaram que desenvolvedores possuem percepções divergentes sobre a ocorrência de um determinado tipo de smell em um mesmo trecho de código. Por exemplo, considere o tipo de smell Long Method que é definido como um método muito longo e responsável por muitas responsabilidades. Quando um desenvolvedor precisa detectar um Long Method, ele pode enfrentar diferentes questões subjetivas, tais como: (i) Como determinar se um método é longo?; (ii) Como determinar se um método possui muitas responsabilidades?; (iii) É possível detectar precisamente um método longo tomando como base somente o número de linhas de código?; e (iv) Quantas linhas de código são requeridas para caracterizar um método como sendo longo? Dada a natureza subjetiva das questões supracitadas, desenvolvedores trabalhando em um mesmo trecho de código podem ter percepções divergentes sobre a ocorrência de um Long Method no código em questão. Esta subjetividade também se aplica ao considerarmos a detecção de outros tipos de code smells. Por outro lado, estudos sugerem que considerar as heurísticas adotadas por desenvolvedores para detectar code smells pode ser um caminho promissor para lidar com esta subjetividade. Por heurística entende-se a percepção/ponto de vista particular que cada desenvolvedor adota para detectar a ocorrência de um determinado tipo de smell em um trecho de código. Por exemplo, enquanto um desenvolvedor considera somente o “número de linhas de código de um método” para determinar se o método é longo ou não, outro desenvolvedor considera o “tamanho e estrutura do método”. Embora o uso de heurísticas seja uma forma promissora para lidar com a subjetividade envolvida na detecção de code smells, estudos existentes não analisaram de maneira abrangente e sistemática quais heurísticas têm sido adotadas por desenvolvedores para detectar diferentes tipos de code smells. Além disso, não é evidente quais fatores podem influenciar a adoção destas heurísticas. Vários fatores podem exercer uma influência consistente na adoção destas heurísticas. Por exemplo, o ambiente e linguagem de programação, domínio do software assim como também características básicas inerentes ao desenvolvedor, tais como, sua experiência e conhecimento. A investigação destas questões pode ser benéfica uma vez que seria mais factível criar ferramentas capazes de detectar code smells levando em consideração as diferentes percepções de desenvolvedores. Desta forma, tornando mais fácil lidar com a subjetividade envolvida na detecção de code smells. Por outro lado, estes benefícios tornam-se mais difíceis de atingir se não compreendermos devidamente as heurísticas adotadas por desenvolvedores e os principais fatores que podem influenciar a adoção das mesmas. Neste contexto, este projeto visa realizar um estudo abrangente para compreender a subjetividade envolvida na detecção de code smells. Em particular, nós investigaremos as heurísticas que têm sido adotadas por desenvolvedores para detectar diferentes tipos de smells e quais fatores podem influenciar a adoção de determinadas heurísticas. Inicialmente, nós utilizaremos a metodologia Q para revelar as diferentes percepções (heurísticas) adotadas por desenvolvedores para detectar code smells. Q é uma metodologia de pesquisa que possibilita o estudo sistemático de subjetividade. Esta metodologia utiliza métodos quantitativos e qualitativos para revelar percepções/pontos de vista entre um grupo de participantes sobre um tópico em particular. Neste projeto, as heurísticas adotadas por desenvolvedores são consideradas como o tópico central de estudo. Após revelar as heurísticas adotadas por desenvolvedores, nós pretendemos elaborar uma ground theory visando melhor caracterizar e conceitualizar estas heurísticas e os principais fatores (e suas relações) que podem influenciar a adoção das mesmas. A teoria é definida a partir de dados e é usada para entender as ações em uma área específica do ponto de vista dos atores envolvidos em um fenômeno. No nosso caso, o fenômeno é a adoção de determinadas heurísticas por desenvolvedores para detectar code smells. Nossa hipótese é que os resultados dos procedimentos da metodologia Q e a Grounded Theory fornecerão evidências que propiciarão o avanço do estado da arte de técnicas e ferramentas mais eficientes para identificação de code smells, levando em consideração as diferentes percepções de desenvolvedores sobre smells. No contexto de refatoramento e detecção de smells, o nosso grupo - juntamente, com colaborações nacionais e internacionais- tem publicado artigos em periódicos e conferências altamente qualificadas. Por exemplo, recentemente publicamos artigos nos periódicos TSE (Qualis A1) e IST (Qualis A2). Também temos artigos publicados nas principais conferências em Engenharia de Software, a exemplo, FSE/ESEC (Qualis A1) e ICSE (Qualis A1). Vale ressaltar que o nosso artigo intitulado "Identifying design problems in the source code: a grounded theory" publicado no ICSE 2018 foi premiado como "distinguished paper”, confirmando o impacto de nossos trabalhos na comunidade mundial de Engenharia de Software}. Diante do apresentado, acreditamos que podemos alcançar os principais objetivos deste projeto:(i) investigar as heurísticas que têm sido adotadas por desenvolvedores para detectar code smells; (ii) quais fatores (e suas relações) podem influenciar a adoção destas heurísticas; e (iii) elaborar uma grounded theory visando melhor caracterizar e conceitualizar estas heurísticas e fatores que podem influenciar a adoção das mesmas.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Bárbara Costa Beber

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • mini-exame do estado linguístico (meel): instrumento de rastreio de afasia para a população brasileira
  • Introdução: A afasia é um déficit na comunicação oral que pode decorrer de doenças neurodegenerativas ou de lesões cerebrais adquiridas, como o acidente vascular cerebral. Pessoas com afasia sofrem importantes limitações na funcionalidade e na qualidade vida, que podem ser agravadas por dificuldades no diagnóstico e no acesso a tratamentos adequados. As limitações são maiores ainda nas afasias decorrentes de causas neurodegenerativas, como na Afasia Progressiva Primária (APP), pois há grande dificuldade em realizar diagnóstico adequado devido à falta de informações sobre a doença e devido à escassez de instrumentos de avaliação adequados. Objetivo: Disponibilizar um instrumento de avaliação da linguagem para a comunidade brasileira clínica e acadêmica, que seja de fácil e rápida aplicação, de acesso gratuito, e com boas propriedades psicométricas, através da adaptação e validação do Mini-Exame do Estado Linguístico (MEEL). Método: Será realizado o processo de tradução e adaptação transcultural da versão original do MEEL para o português Brasileiro, além do estudo de validade de construto e da acurácia diagnóstica. Serão constituídos grupos clínicos com participantes com diagnóstico neurológico de APP, distúrbios do movimento, doença de Alzheimer e afasia decorrente de acidente vascular cerebral. Um grupo controle será constituído de indivíduos saudáveis pareados para sexo, idade e escolaridade com o grupo clínico. Resultados Esperados: O principal produto gerado por este projeto será um instrumento de rastreio da afasia, que será o primeiro instrumento brasileiro especialmente construído para o diagnóstico das afasias neurodegenerativas. O potencial de impacto é a melhora no diagnóstico da afasia, que é uma condição neurológica ainda subdiagnosticada ou diagnóstica de forma errônea no cenário brasileiro. Como consequência, pessoas com afasia terão acesso a informação e tratamento adequados para a sua condição de saúde, com uma melhor manutenção da qualidade de vida.
  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Barbara Cristina Euzebio Pereira Dias de Oliveira

Outra

Divulgação Científica
  • museu da patologia: um novo equipamento cultural para a divulgação cientifica
  • Nos últimos anos, assistimos à aceleração na taxa de produção, disseminação e uso do conhecimento que foi corroborada pelo processo de globalização das economias e dos mercados. Esse processo de globalização é acompanhado de uma corrida internacional pela tecnologia. Com isso, a quantidade de informação e a complexidade do conhecimento científico vêm colocando para nossa sociedade o desafio de fazer com que a apropriação de tais conhecimentos não se restrinja a um pequeno grupo de pessoas. Enquanto isso, a grande maioria, por não ter acesso a estes conhecimentos, tem que se limitar a aceitar, muitas vezes sem compreender, os impactos sociais, biológicos, econômicos e ambientais da vida em sociedade, advindos da aplicação dos mesmos. Nesse sentido, é importante ressaltar que, para aumentar a capacidade de inovação do país são necessárias ações que aproximem, de maneira integrada e interdisciplinar, a ciência da tecnologia e também o complexo técnico-científico dos complexos produtivos e do cidadão. Este desafio, não pode ser solucionado sem a participação de variadas instituições. Os museus de ciência, ligados às universidades ou centros de pesquisa, são instituições de produção, reformulação e difusão do saber. Uma das principais funções dos Museus de Ciência é permitir ao cidadão acompanhar o processo científico, se informar para poder tomar decisões esclarecidas, aprender a cuidar melhor de sua saúde, ou simplesmente “matar a curiosidade” e se “deliciar” com suas próprias descobertas contribuindo para a construção de uma cidadania participativa. A observação do mundo através do olhar da ciência tem proporcionado mudanças significativas na humanidade. Além disso, se entendermos a ciência como fruto do pensar e do fazer humano e os pesquisadores como “atores sociais”, entenderemos a ciência como parte integrante da nossa cultura. Os centros e museus de ciência podem ainda contribuir com o ensino formal, através de programas de formação continuada, instigando professores a novas atitudes pedagógicas, propondo temas de debate, criando laboratórios-modelo e materiais didáticos, estimulando alunos a demandarem mais das escolas e de seus professores e estimulando o interesse pela ciência. A relação entre o museu e a escola deve acompanhar tanto as mudanças do contexto sociocultural de cada uma destas instituições como respeitar as características intrínsecas de cada um dos espaços. Desse modo, os museus de ciências podem impulsionar e desencadear o processo de educar pela pesquisa (Demo, 2001 e 2003), possibilitando uma articulação entre a formação escolar e a educação museal, através de atividades que aprofundem os temas presentes nas exposições dos museus ou conduzam a outros temas relacionados ou ainda constituam fator gerador de pesquisa em outros temas de ciências. Desse modo, acredita-se que os museus, através tanto das suas atividades interativas e exposições como também pela formação continuada de professores que frequentam esse espaço, podem motivar o educar pela pesquisa, contribuindo assim com o desenvolvimento das inteligências intrapessoal e interpessoal (Antunes, 2001 e 2006). Desta forma o museu de ciências funciona como espaço de celebração de valores, de construção de identidade, de pesquisa e reformulação de conhecimentos, de difusão e popularização da ciência e da educação não formal, sem qualquer obrigatoriedade de comparecimento ou sistema de avaliação de aprendizado ou estratificação comparativa. O Museu da Patologia foi criado por Oswaldo Cruz em 1903. Durante as décadas de 1960-70 o Museu sofreu perdas importantes no seu acervo e em sua equipe. Em 2007, o Museu foi reestruturado e passou a abrigar três Coleções de material biológico (http://museudapatologia.ioc.fiocruz.br/index.php/br/museu-patologia/sobre-museu.html). Em 2009 foi lançado o site do Museu e desde então vimos recebendo solicitações de visitação pública ao Museu. Em 2013 realizamos a exposição ¨Corpo, Saúde e Ciência: O Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz” (http://museudapatologia.ioc.fiocruz.br/index.php/br/exposicao/visita-virtual-expo.html), que nos fez notar uma demanda reprimida por espaços culturais com esta temática. Nesse sentido, em resposta a esta demanda e visando contribuir com a alfabetização científica tanto no ciberespaço (Museu Virtual – desde 2009) quanto em um novo ambiente expositivo interativo (de ensino não-formal) nos propomos neste projeto a estruturar uma exposição de longa duração versando sobre os temas próprios de nosso acervo nas áreas de anatomia, patologia e histologia bem como a constituição de uma área voltada para atividades interativas com o público visitante. Nesta área será realizada também a formação continuada de professores de modo que este profissional possa interagir com o Museu como uma fonte de pesquisa e de experimentação com os seus alunos.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Bárbara Cristina Gallardo

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • formação de professores críticos de línguas estrangeiras: realidade e perspectivas
  • Este projeto foi elaborado a partir de nossa experiência como professora de estágio de língua inglesa e de linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras. As crenças que escapam em meio a discussões sobre educação, questões sociais e culturais e teorias sobre o ensino e aprendizagem de LEs sugerem que professores de inglês e espanhol em formação tendem a repetir, na prática, o modelo de ensino estritamente gramatical que tiveram no ensino médio. Este se dá em meio à confusão no que concerne à questão fluência versus proficiência e o discurso da globalização, mundialmente abrangente, que estabelece características e ideologias em comum, desejáveis a certos grupos, mas em oposição a sua realidade regional. Assim, o objetivo deste projeto é mapear as identidades e perspectivas de professores de inglês e espanhol em formação, sua relação com a língua que vão ensinar e a relação desse ensino com o mundo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, de caráter intervencionista, com 4 fases: coleta de um questionário e uma entrevista com professores de LEs em formação; discussão dos resultados da análise dos dados, em grupos focais; produção, prática e distribuição de conteúdo gerado pelos participantes a partir das discussões; realização das práticas no estágio supervisionado de inglês/espanhol. Os resultados pretendem promover a formação de professores conscientes da construção da cidadania na sala de aula, professores que associarão teoria e prática ao seu contexto regional, que focarão o seu trabalho mais na formação do aluno do que no conteúdo ‘abstrato’ que precisam ministrar.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 01/06/2017-30/06/2021
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Bárbara da Silva Nalin de Souza

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • desertos alimentares na capital do agronegócio: ambiente alimentar de escolar
  • No Brasil, entre os anos de 2002-2003 e 2008-2009 houve aumento de cerca de 30% na prevalência de excesso de peso entre adolescentes de ambos os sexos. Esse quadro se estabeleceu em paralelo ao novo perfil de disponibilidade e acessibilidade aos alimentos, com crescente aumento de consumo de produtos ultraprocessados, de elevada densidade energética e baixo valor nutricional. Entre adolescentes, pesquisas nacionais e alguns estudos que caracterizaram o consumo individual mostram consistentemente essa realidade. Os hábitos alimentares e de estilo de vida adquiridos durante a adolescência podem influenciar a saúde atual e futura, potencializando o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, que, por sua vez, têm sido apontadas como os principais problemas de saúde pública do país. O consumo alimentar resulta da escolha dos alimentos, sendo fortemente influenciado por um conjunto de fatores que envolvem o indivíduo e o ambiente onde vive. Assim, fatores econômicos, sociais e psicológicos interagem entre si, construindo padrões alimentares próprios, como resultado de uma complexa organização de costumes e tradições que são transmitidos, mas que podem se modificar ao longo da história. Alguns pesquisadores têm, então, chamado a atenção para a necessidade de se promover mudanças no comportamento alimentar com foco na modificação do ambiente alimentar ao invés de centrar esforços em mudanças no comportamento individual, principalmente se este ambiente incentiva o consumo excessivo de energia e a vida sedentária, com um gasto energético cada vez menor. A investigação de ambientes alimentares tem recebido destaque visto que o acesso e a disponibilidade de determinados tipos de alimentos têm se mostrado associado ao estado nutricional de indivíduos. Tanto o ambiente domiciliar como o escolar são considerados complexos, uma vez que a presença do alimento é influenciada por muitas variáveis, tais como disponibilidade, acessibilidade, proximidade de estabelecimentos de venda, frequência com que as compras são realizadas, custo e aspectos sociais que influenciam a compra e a forma de preparo dos alimentos. Nesse contexto, destaca-se também o conceito de desertos alimentares, que são áreas caracterizadas pela baixa disponibilidade ou acesso deficiente a alimentos saudáveis, podendo contribuir para disparidades sociais e espaciais na alimentação e na ocorrência de desfechos desfavoráveis em saúde e relacionados ao consumo alimentar. O interesse dessa proposta é explorar o ambiente alimentar, relacionado principalmente à escola e seu entorno, verificando a existência de desertos alimentares, com a utilização de metodologias apropriadas de investigação, considerando também aspectos do ambiente alimentar domiciliar, e caracterizar o consumo alimentar, com o objetivo de analisar possíveis associações com o estado nutricional de adolescentes do 6º e 9º ano, com idade aproximada de 11 a 15 anos, matriculados em escolas públicas municipais de Cuiabá, Mato Grosso (MT). Trata-se de um estudo transversal, que avaliará o ambiente alimentar com uso de ferramentas de geoprocessamento, para permitir a análise espacial dos dados. Além disso, uma das estratégias de análise estatística será o emprego de modelos de equações estruturais para testar possíveis interações entre ambiente alimentar e consumo alimentar individual sobre o estado nutricional dos adolescentes. O estudo pretende contribuir para a identificação de fatores, principalmente do ambiente alimentar, que possam influenciar o ganho de peso excessivo de adolescentes, fornecendo subsídios para a proposição de intervenções que favoreçam a construção de hábitos alimentares saudáveis, evitando aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade nessa população.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Bárbara de Castro Pimentel Figueiredo

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • estudo funcional da enzima elastase de schistosoma mansoni e seu efeito na infectividade das cercárias em modelo murino
  • A esquistossomose é uma doença milenar causada pela infecção por parasitos do gênero Schistosoma. No Brasil, a esquistossomose ocorre em uma grande área endêmica e o número de indivíduos infectados por Schistosoma mansoni pode chegar a sete milhões. O parasito S. mansoni apresenta um complexo ciclo de vida e a infecção dos hospedeiros vertebrados ocorre pela penetração ativa de cercárias através da pele. Esse processo envolve ação vibratória da cauda da cercária e também o esvaziamento das glândulas acetabulares promovendo a secreção de proteases líticas que auxiliam na penetração da pele intacta do hospedeiro. Estudos anteriores caracterizaram diversas proteínas presentes na secreção de cercárias, sendo que a serino protease elastase (SmCE) foi apontada como a proteína mais abundante e também como a protease mais importante na penetração ativa da pele do hospedeiro. Levando em consideração os conhecimentos a cerca da elastase de cercárias, elaborou-se a hipótese que norteia o presente estudo: o bloqueio da elastase, principal proteinase presente nas glândulas acetabulares das cercárias, pode levar à diminuição da infectividade das mesmas. Assim sendo, o presente projeto objetiva o estudo funcional da enzima SmCE e a avaliação do seu efeito na infectividade de cercárias em modelo murino. Para tanto, serão realizados experimentos que iniciam com a clonagem e a produção heteróloga da forma mais abundante da elastase cercariana, SmCE 1a. Para isso, o cDNA referente à SmCE 1a será inserido em um plasmídeo para expressão em Escherichia coli e a proteína recombinante será produzida e purificada por cromatografia de afinidade. Após a produção de SmCE 1a, será realizada a sua caracterização enzimática a partir de ensaios in vitro realizados com substrato cromogênico para elastase. Uma vez definidos parâmetros como pH e temperatura ótima de funcionamento da enzima, será investigado o efeito de os inibidores da atividade elastásica já descritos na literatura, como tosil-L-fenilalamina clorometil cetona (TPCK) e elafina, na atividade de SmCE 1a. Neste contexto, será também avaliada a proteína SmKI-1 de S. mansoni, recentemente caracterizada como um inibidor de elastase neutrofílica. Assim que os inibidores de elastase forem confirmados por experimentos in vitro, eles serão utilizados em experimentos de infectividade de cercárias em modelo murino para investigar se o bloqueio de SmCE afeta a penetração das cercárias. Para isso, as cercárias serão colocadas em contato com a pele extraída de camundongos de modo a estimular a infecção e os parasitos capazes de penetrar ativamente na pele serão quantificados. Além disso, como um estudo recente demonstrou que camundongos foram capazes de produzir anticorpos contra SmCE após imunizações com preparações brutas contendo a enzima, também será investigada a penetração das cercárias na presença de soros de pacientes portadores de esquistossomose. Os resultados obtidos com este projeto poderão motivar estudos posteriores visando a utilização de inibidores de SmCE no desenvolvimento de um produto, de uso tópico, que evite a penetração ativa das cercárias, algo que seria uma grande inovação para o controle da esquistossomose. O desenvolvimento de uma metodologia que impacte diretamente a maneira como as pessoas são infectadas pelo parasito pode ser um recurso eficiente para interromper o ciclo evolutivo do parasito, promovendo economia em termos de diagnóstico e tratamento da doença, além do aumento da qualidade e da expectativa de vida da população residente de áreas endêmicas para esquistossomose. O projeto permitirá ainda um avanço científico em termos de conhecimento de novas alternativas de combate à infecção por S. mansoni e da formação de recursos humanos especializados.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Bárbara Hatzlhoffer Lourenço

Ciências da Saúde

Nutrição
  • avaliação de marcadores do consumo alimentar no sisvan web: relação com indicadores antropométricos e perspectivas para qualificação da vigilância alimentar e nutricional na atenção primária à saúde no sus
  • A alimentação é reconhecida como determinante e condicionante das condições de saúde da população brasileira e ações de vigilância alimentar e nutricional (VAN) são fundamentais para orientar adequadamente a organização da atenção nutricional. Ante a alterações relevantes nas práticas alimentares da população brasileira, a presente proposta objetiva identificar em âmbito nacional, a partir de 2015, a cobertura e a qualidade da avaliação de marcadores do consumo alimentar por meio de formulários do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). São propostos três eixos de análise: (i) estimar a cobertura de avaliação de marcadores do consumo alimentar a partir de dados agregados do SISVAN; (ii) identificar a extensão e a qualidade do preenchimento de tais marcadores, incluindo a capacidade discriminatória dos mesmos em caracterizar alimentação saudável e não saudável e potenciais associações com indicadores antropométricos do estado nutricional em nível individual; e (iii) explorar barreiras e facilitadores para a avaliação de marcadores do consumo alimentar por meio de formulários do SISVAN, em abordagem qualitativa junto a trabalhadores da atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Espera-se que a proposta contribua com evidências que apóiem a qualificação de ações de VAN na atenção primária à saúde do SUS para a melhoria da produção do cuidado em todas as fases do ciclo vital.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 03/02/2020-28/02/2022
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Barbara Lopes Amaral

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • não-localidade e contextualidade na era das tecnologias quânticas
  • Contextualidade e não-localidade são duas das características mais fascinantes da Física Quântica. Além do papel que essas propriedades ocupam na busca por uma compreensão de aspectos fundamentais da teoria, tecnologias que exploram esses fenônomenos prometem levar a uma revolução transformadora para ciência, indústria e sociedade. Essas características foram identificadas como recursos essenciais em diversos protocolos de informação e computação e, por esse motivo, é fundamental estudá-las do ponto de vista de Teorias de Recursos, que fornecem uma estrutura poderosa para o tratamento formal de uma propriedade física como um recurso operacional, adequada para sua caracterização, quantificação e manipulação. O objetivo desse projeto é buscar o desenvolvimento de uma Teoria de Recursos unificada para contextualidade e não-localidade em suas formas mais gerais. Esperamos também utilizar a perspectiva trazida pela informação quântica para produzir materiais didáticos que nos permitam introduzir os principais conceitos da Física Quântica para alunos ainda no Ensino Médio.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Bárbara Maria Giaccom Ribeiro

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • sistemas urbanos e regionais: análise espacial e configuracional do caso de cachoeira do sul (rs, brasil)
  • O presente projeto tem como objetivo descrever e analisar a estrutura espacial e configuracional do município de Cachoeira do Sul (RS), bem como sua inserção na rede de cidades em âmbito regional. Uma série de investigações tem trazido avanços no conhecimento da relação entre a morfologia urbana e o uso do solo. Os estudos configuracionais urbanos constituem-se numa abordagem teórico-metodológica que permite associar características da forma urbana a seus atributos sociofuncionais, contribuindo para identificar estados, processos e dinâmicas urbanas. Esta pesquisa será desenvolvida no grupo de pesquisa em Sistemas Urbanos e Regionais, sediado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Cachoeira do Sul, e pretende avançar na aproximação entre abordagens sobre a forma urbana e aquelas voltadas ao arranjo dos usos do solo. O estudo pretende contribuir no avanço do conhecimento sobre padrões de distribuição das atividades urbanas, bem como investigar a natureza e o papel da configuração urbana nesses processos. A estruturação de uma base de dados geoespacial tem potencial de contribuir para análises da estrutura espacial e configuracional de sistemas urbanos e regionais e para o estabelecimento de indicadores de desempenho espacial. A construção do conhecimento por meio da constituição das bases de dados espaciais e das análises decorrentes tende a contribuir tanto para o desenvolvimento regional, para uma integração entre academia e sociedade e entre academia e poder público. Os resultados alcançados poderão ser disponibilizados aos gestores públicos e órgãos municipais, com o objetivo de facilitar ao poder executivo possíveis encaminhamentos para proposta de elaboração e/ou revisão do planejamento municipal, uma vez que informações de ordem técnica são essenciais no subsídio a decisões de ações de planejamento. Ademais, será possibilitado aos acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo ter contato com as teorias e modelos de uso do solo e de morfologia urbana, além de se amparar no sensoriamento remoto, no geoprocessamento, na análise geoestatística e na modelagem configuracional destinadas à análise espacial e sistêmica.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022