Projetos de Pesquisa

 

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Suzana Maria De Conto

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • indicadores de sustentabilidade em restaurantes como requisito para a gestão da sustentabilidade no turismo
  • A atividade turística se consolida por meio da mobilidade proporcionada pelos sistemas e redes de transporte, como também pelos serviços oferecidos pelos setores gastronômicos. Assim, cabe a esses setores oferecer serviços de qualidade aos turistas respeitando os princípios da sustentabilidade. Considerando a importância dos indicadores de sustentabilidade para avaliar o desempenho da gestão de restaurantes, a pesquisa tem por objetivo analisar os indicadores de sustentabilidade implantados em restaurantes e sua relação com os princípios da gestão e do turismo sustentável. A pesquisa caracteriza-se como exploratória/descritiva e bibliográfica. A investigação, primeiramente, consiste na análise das dissertações e teses sobre sustentabilidade em restaurantes que se encontram disponibilizadas no Banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Este tipo de pesquisa tem por objetivo mapear e analisar a produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, em diferentes instituições do país, em especial na área do turismo. Na segunda etapa, de abordagem qualiquantitativa, a pesquisa centra-se nas informações de clientes de restaurantes, de gestores, observação de práticas sustentáveis implantadas em restaurantes e determinação de indicadores de sustentabilidade nesses empreendimentos. A Região Uva e Vinho e Região das Hortênsias serão as regiões turísticas da Serra Gaúcha selecionadas para pesquisa. Serão selecionados dois restaurantes para a determinação dos indicadores. Também, está previsto, via Sindicatos da gastronomia das duas regiões, o envio de questionários para seus restaurantes associados no sentido de identificar a implantação de indicadores de sustentabilidade. Para a definição dos clientes de restaurantes serão selecionados os participantes de dois eventos científicos (Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul – SeminTUR e Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós?Graduação em Turismo - ANPTUR), hóspedes de dois meios de hospedagem e os professores do corpo permanente dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil na área do Turismo. Utilizar-se-á um Questionário, estruturado com perguntas abertas e fechadas, que conterá perguntas relacionadas a dados gerais do participante e relacionadas a critérios sustentáveis de seleção de restaurantes e ações sustentáveis implantadas nesses empreendimentos (Questionário 1 com hóspedes e clientes de restaurantes). A coleta de dados será realizada em diferentes momentos e forma: para os meios de hospedagem os questionários serão aplicados em duas semanas de alta temporada; para os participantes da ANPTUR e SEMINTUR e professores dos programas de Pós-Graduação, será utilizado o Google Forms (ferramenta online). Serão realizados três pré-testes no instrumento de coleta de dados com pessoas que costumam viajar e frequentar restaurantes e que não participarão da pesquisa, no sentido de validar as perguntas do questionário antes de sua aplicação. O Questionário 2 (gestores de restaurantes), trata-se de um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas sobre indicadores de sustentabilidade adotados nos restaurantes. Os mesmos serão encaminhados on line por meio dos sindicatos da gastronomia das duas regiões selecionadas. A identificação das ações sustentáveis implantadas nos restaurantes será realizada via Website e in loco. Os seguintes indicadores são alvo da pesquisa: Indicadores da dimensão ambiental: a) Consumo de água/cliente/refeição; b) Consumo de água/usuário/mês; c) Consumo de energia/cliente/refeição; d) Consumo de energia/usuário/mês; e) Geração de resíduos/cliente/refeição; f) Geração de resíduos/usuário/mês; g) Percentual de receita bruta aplicado em iniciativas socioambientais; h) Número de ações de conservação de áreas naturais, flora e fauna; i) Quantidade de vegetação nativa removida e j) Quantidade de vegetação nativa plantada. Indicadores da dimensão socioambiental: a) Percentual de receita aplicada em iniciativas socioculturais; b) Quantidade de ações socioculturais; c) Percentual de satisfação dos clientes; d) Quantidade de ações de apoio à divulgação e promoção da cultura local e e) Quantidade de ações de apoio à capacitação. Indicadores de dimensão econômica: a) Número de clientes/dia; b) Percentual de satisfação do cliente; c) Quantidade de horas de capacitação/colaborador; d) Número de acidentes de trabalho (sem afastamento/com afastamento); e) Número de acidentes com clientes; f) Margem de contribuição; g) Lucratividade; h) Taxa de retorno sobre o investimento e i) Quantidade de fornecedores locais contratados.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022