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Escola Superior de Guerra
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Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
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FUCAPE
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Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Casa de Rui Barbosa
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Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
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Fundação Getúlio Vargas
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Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação João Pinheiro
Fundação Meridional
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Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
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Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
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Hospital Sírio-Libanês
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Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
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COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
comum - plataforma de apoio ao crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo
Resumo:
Esse projeto é uma proposta interinstitucional que reúne a Universidade Federal do Rio Grande/FURG, especificamente seu Centro de Ciências Computacionais C3; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS - Campus Rio Grande, em especial o Pesquisa em Sistemas para Educação - SisEdu, e o Arranjo Produtivo Local (APL) do Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno. O projeto em questão caracteriza-se como uma grande oportunidade de potencializar os elementos endógenos promotores de desenvolvimento que permitam estimular, fomentar e apoiar a auto-organização produtiva do região. Propomos o desenvolvimento de um sistema web (aplicativo e gerenciador de informação) colaborativo, denominado ComUM, através do qual serão fomentadas ações de cooperação, compartilhamento de oportunidades e interação entre o cidadão, fornecedor de serviço, e demandantes de mão de obra. São fomentadas estratégias considerando os eixos comunicação, mobilidade, negócios e capacitação de modo a contribuir com a geração de emprego e renda das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal de 4 territórios prioritários localizados na cidade do Rio Grande/RS. A execução da proposta está organizada em 4 etapas: i) Planejamento do projeto, etapa na qual serão realizadas reuniões com a finalidade de planejar e discutir sobre as atividades envolvidas no projeto, bem como, será estabelecido o perfil e as competências dos profissionais que farão parte da equipe executora; ii) Mapeamento de Requisitos, etapa na qual serão identificadas, com o auxílio de uma consultoria técnica especializada, as oportunidades de negócios do arranjo que farão parte do processo de modelagem do sistema ComUM. Serão também abordados estudos de viabilidade, atividades envolvidas, técnicas para o levantamento dos requisitos, análise e negociação dos requisitos, especificação e documentação, bem como, a validação dos requisitos para todos os canais propostos; iii) Aquisição da infraestrutura tecnológica e desenvolvimento, etapa destinada a aquisição de equipamentos, desenvolvimento da plataforma propostas e testes iniciais da plataforma junto à população; iv) Lançamento do sistema, onde o produto, resultante da execução do projeto, será apresentado ao público geral e específico. Como resultado do projeto, espera-se potencializar qualificação de trabalhadores locais, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social, a partir da constituição de uma rede oferta de serviços no território. Fomentar a capacidade ociosa tanto das empresas como da mão de obra por meio de uma plataforma digital com extensa capacidade de promoção das mais diversas interações. Destaca-se que a proposta é pioneira no que tange o uso de tecnologias para iBusiness, Persuasão, MOOCs (Massive Open Online Course) e suas implementações em dispositivos móveis embarcados. O sistema envolverá a participação de grupos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico das universidades locais, bem como o Arranjo Produtivo Local (APL) do Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno, tendo em vista as metodologias e tecnologias associadas a proposta.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
01/12/2018-30/05/2021
Silvina Botta
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ecologia trófica e espacial de predadores marinhos no contexto de alterações de origem antrópica
Resumo:
Os mamíferos marinhos têm um papel importante nos ecossistemas aquáticos, regulando as biomassas de níveis tróficos intermediários e fornecendo matéria orgânica quando seus excretos ou carcaças são recicladas por organismos detritívoros. Entender as relações tróficas entre os mamíferos marinhos e os diferentes componentes das redes tróficas dos hábitats que eles ocupam, os principais fluxos de energia e quais recursos são utilizados pelas diferentes espécies envolvidas, é crucial para compreender o papel que esses animais exercem em seus ecossistemas. No entanto, estudos sobre a ecologia trófica deste grupo é dificultado por serem animais altamente móveis e habitarem ambientes dinâmicos e de difícil acesso. Estudos sobre seus hábitos alimentares são limitados e baseados, principalmente, na análise do conteúdo estomacal de animais mortos encalhados ou capturados em artes de pesca. Neste contexto, alguns traçadores químicos, como a análise de isótopos estáveis (IE) de carbono (δ13C) e nitrogênio (δ15N), vêm sendo cada vez mais utilizados em estudos ecológicos, fornecendo uma visão integrada de tempo e espaço sobre os hábitos alimentares, áreas de forrageio e uso de habitat de mamíferos marinhos. Este tipo de ferramenta possui ainda, a vantagem de proporcionar informações retrospectivas sobre a ecologia trófica e espacial destes organismos, por meio da análise de series históricas de amostras depositadas em coleções científicas. Neste contexto, o objetivo geral da presente proposta é estudar a ecologia trófica e espacial de predadores marinhos, suas mudanças históricas e a relação destas com alterações ambientais de origem antrópica. No Atlântico Sul Ocidental, espera-se atingir os seguintes objetivos: (1) estudar a mudança interdecadal na ecologia trófica de cetáceos de ecossistemas costeiros; (2) verificar a variação espacial na ecologia trófica e uso do hábitat de cetáceos costeiros; (3) investigar as interações tróficas entre mamíferos marinhos costeiros. Já na Península Antártica, objetiva-se (5) identificar mudanças históricas nas composições isotópicas de focas antárticas de regiões da Península Antártica sob efeitos contrastantes das mudanças climáticas globais; e (6) estudar a variação temporal na ecologia trófica de predadores de krill antártico e sua relação com a disponibilidade de presas. O desenvolvimento das atividades previstas para atingir as metas propostas neste projeto terá a participação intensa de alunos de graduação e pós-graduação, na busca pela continua formação de recursos humanos, capacitados para realizar pesquisas ecológicas em ecossistemas marinhos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvio Alexandre de Araujo
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
problemas de dimensionamento de lotes: integrações, extensões e aplicações
Resumo:
No presente projeto deve-se dar continuidade às pesquisas em desenvolvimento, tanto em relação a problemas de dimensionamento de lotes integrados, quanto relacionadas a extensões envolvendo flexibilidade em problemas de dimensionamento de lotes. Para tanto, deve-se ampliar os estudos que combinam diversos aspectos do planejamento da produção, buscando novos modelos e métodos de otimização inteira aplicados a diversos setores industriais, que estão sendo estudados com o objetivo de avaliar, na prática, a eficiência dos modelos e métodos propostos. O contato com as indústrias deve ser intensificado no decorrer deste projeto, buscando aplicar as pesquisas desenvolvidas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvio Assis de Oliveira Júnior
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
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Currículo
Título do Projeto:
influência da suplementação com creatina e do exercício físico resistido sobre o metabolismo de glicose e a expressão de proteínas da via de sinalização da insulina na musculatura esquelética de ratos
Resumo:
A suplementação com creatina é amplamente utilizada com o propósito de maximizar os efeitos do exercício físico resistido sobre a massa muscular esquelética. Entretanto, recentes estudos têm mostrado que a suplementação com creatina pode desencadear importantes afecções metabólicas, incluindo-se hiperinsulinemia e resistência à insulina. Por sua vez, o exercício físico tem se associado a variadas evidências de benefícios ao metabolismo de glicose e insulina no meio sistêmico e tecidual. Contudo, não foram encontradas informações sobre os efeitos da combinação de suplementação com creatina e exercício físico resistido sobre a expressão de proteínas ativadas pela insulina na musculatura esquelética. A presente proposta foi elaborada para analisar a influência da combinação entre suplementação com creatina e exercício físico resistido sobre o metabolismo de glicose no meio sistêmico e a expressão de proteínas da via de sinalização intracelular de insulina na musculatura esquelética de ratos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Sílvio Bitencourt da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
inteligência artificial, novas tecnologias e eu
Resumo:
A inteligência artificial é uma das tecnologias que se situa no contexto da convergência tecnológica geradora da chamada quarta revolução industrial. Os sistemas de comunicação, que integram essa inteligência, oferecem rapidez no processamento de dados e conexões digitais, aproximando as pessoas e tornando possível a reunião de um grande número de informações simultaneamente, abrindo diversas possibilidades para a formação e socialização do conhecimento. No contexto analógico, o trabalho era manual, já no contexto digital, potencializada pela inteligência artificial, a estruturação do conhecimento é quase imediata, abrindo condições de se ter conhecimentos novos de modo mais ágil. Além de viabilizar o compartilhamento do conhecimento por plataformas e outros canais de comunicação. A Inteligência Artificial, portanto, viabiliza o estabelecimento de conexões entre as informações, produzindo mais conhecimento, e ocupando menos espaço para armazenamento, e podendo ser acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Com isso, o conhecimento não fica mais depositado nas bibliotecas físicas, mas passa a integrar as redes, popularizando-se o seu acesso. Nesta direção, cada vez mais procuramos sistemas e algoritmos que consigam analisar grandes volumes de dados e que consigam extrair insights e percepções que seres humanos, ou mesmo ferramentas estatísticas, não conseguem. Nesse sentido, Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina vem atuando forte de maneira horizontal hoje em dia, ou seja, elas são abordadas em praticamente todas as áreas da computação e, por que não dizer, em praticamente todas as áreas do conhecimento. Os métodos de inteligência artificial podem ser classificados em dois grandes grupos, contendo as classificações supervisionado e não supervisionado. Em particular, o primeiro grupo parte do principio de temos informações de aprendizagem que são passadas a priori para o algoritmo, sobre o que é certo ou errado, ou sobre classificações, de modo que possa haver um treinamento e depois disso o algoritmo realiza as inferências calibradas. Hoje em dia, percebe-se o uso de inteligência artificial em 3 métodos principais: predição de dados, correlação de dados e detecção de padrões. Logo, a Inteligência Artificial está gradativamente sendo reconhecida como um elemento que pode apoiar ganhos de competitividade na indústria, melhorias no âmbito dos serviços públicos e também amplos ganhos na Educação e inclusão. Com base na ampliação da capacidade computacional e dos recursos de comunicação e de armazenamento de dados, abordagens de Inteligência Artificial possibilitam atualmente a sua inserção em diversos âmbitos, inclusive em desenvolvendo suporte para atividades cognitivas, gerando ao mesmo tempo interesse e considerações sobre avaliação e regulamentação. Comentando alguns exemplos deste contexto, desde o ano de 2017 é possível observar um grande número de países desenvolvendo e implementando políticas nacionais de suporte e estímulo ao desenvolvimento de iniciativas aplicando Inteligência Artificial, bem como apoio à capacitação de recursos humanos nesta área. Organismos multilaterais, como a OCDE, através do observatório de inovação em políticas públicas, promoveu recentemente a divulgação de relatório descrevendo o potencial positivo de utilização de Inteligência Artificial no âmbito das políticas públicas nacionais, relacionando um grande número de países que já adotaram estes recursos como forma de ampliar a qualidade de decisões governamentais, qualificar a atuação de recursos humanos e estimular melhor comunicação e interação com os cidadãos. Por fim, a UNESCO apresenta recentemente estudos indicando formas pelas quais a Inteligência Artificial pode apoiar a Educação, em especial nas questões de melhoria na qualidade do aprendizado e na inclusão e equidade, como forma de apoio na busca de atendimento de objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU no quesito Educação. Portanto, a comunicação deste cenário, a discussão de implicações e a avaliação de oportunidades de emprego da Inteligência Artificial é um tema relevante e que merece ampla discussão e envolvimento da sociedade. A discussão, em particular passa pelo entendimento da Inteligência Artificial e suas implicações sobre cada indivíduo, seja como um recurso, uma ocupação, a possibilidade de empreender em um novo negócio ou mesmo sua conexão com Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, nas áreas de Nanotecnologia, Fotônica, Materiais Avançados e Tecnologias para a Manufatura Avançada.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
Vigência:
04/11/2020-31/05/2021
Sílvio Bitencourt da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
contribuições das instituições científicas e tecnológicas para a adoção de estratégias de inovação aberta por micro e pequenas empresas no brasil
Resumo:
Este projeto se propõe a conduzir uma investigação sobre as contribuições das Instituições Científicas e Tecnológicas - ICTs para a adoção de estratégias de Inovação Aberta - IA por Micro e Pequenas Empresas - MPEs. É pautado por uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso junto às ICTs do Brasil qpor meio de suas entidades representativas. A análise das evidências ocorrerá à luz dos elementos da Visão Relacional - VR que problematizam, questionam e complementam a Visão Baseada em Recursos - VBR e que permitem o desenvolvimento de recursos relacionais (estrutura de colaboração, o modo de relacionamento e os parceiros como recurso). A presente pesquisa pode ser classificada como qualitativa e a opção pelo estudo de caso demonstra ser apropriada, para uma questão do tipo como.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvio Buchner
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
efeito da temperatura de annealing na formação de fases metaestáveis em vitrocerâmicas
Resumo:
Vitrocerâmicas são materiais policristalinos produzidos por cristalização controlada de vidros durante processos de tratamento térmico. Vidros silicatos submetidos a condições extremas de pressão apresentam a formação de poliamorfismo e quando combinado com temperatura podem formar fases metaestáveis, como por exemplo o metasilicato de lítio. O objetivo deste projeto é estudar como a temperatura de annealing afeta a formação de fases metaestáveis principalmente em alta pressão. A caracterização estrutural a nível de curto ou longo alcance será realizada pelas técnicas de difração de raios-X, espectroscopia de fotoelétrons induzidos por Raios-X (XPS), ressonância magnética nuclear (RMN), espectroscopias Raman e infravermelho. Por outro lado, a resposta de um material em condições de uso será analisada com testes visando obter as propriedades mecânicas, térmicas, tribológicas, para diferentes condições estruturais. Resultados pretendidos: controle da cinética de cristalização, obtenção de diferentes fases e frações cristalinas, bem como a otimização de propriedades destes materiais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Silvio da Costa Ferreira Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
processos com muitos agentes interagentes em redes complexas e regulares
Resumo:
Essa proposta é focada no estudo multidisciplinar de sistemas complexos usando ferramental de Física Estatística e de redes complexas. Vamos estudar processos dinâmicos em redes que permite abordar problemas diversos como o do comportamento crítico observado na dinâmica de atividade do cérebro ou propagação de epidemias. Vamos estudar processos de polarização na formação de opinião e de disseminação de informação sobre assuntos de interesse geral focados em redes sociais como o Twitter. Daremos prosseguimento às atividades de pesquisa que temos desenvolvido proficuamente no últimos anos, envolvendo transições de fases e fenômenos críticos em redes complexas e dinâmica de interfaces auto-afins. Iremos estudar processos de invasão biológica do ponto de vista formação de comunidades estruturadas em espécies alelopáticas. Vale ressaltar aqui, o quanto o cenário atual é favorável para os estudos propostos nesse projeto. Por um lado, a quantidade de informações quantitativas extraídas de dados reais tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Por outro, a capacidade de armazenamento e processamento computacional aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Uma melhor compreensão das regras que regem sistemas complexos, tais como o funcionamento do cérebro e de fenômenos de polarização em redes sociais, é importante não somente no contexto da neurociência e sociofísica, mas também para desenvolvimento tecnológico, como na inspiração para algoritmos inteligentes e métodos de tratamento e análise para grandes quantidades de informações. Nossa proposta envolve estudantes de graduação e pós-graduação e uma rede colaborações internacionais ambos pontos estratégicos para o desenvolvimento e da inserção do nosso grupo no cenário mundial.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvio José de Lima Figueiredo
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Turismo
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Currículo
Título do Projeto:
turismo e políticas públicas: campo, agentes do turismo e novas práticas na amazônia
Resumo:
A Região Amazônica aparece como território paradigmático no campo do desenvolvimento do turismo. A Região torna-se um dos principais locus para o entendimento do turismo no Brasil, contribuindo com uma parcela da compreensão do fenômeno, pois apresenta-se o tempo todo como potencialidade para vários experimentos, desde o ecoturismo mais tradicional até mesmo parcelas consideráveis de experiências de turismo de base comunitária. Essa situação leva em consideração a região ser possuidora de recursos com possibilidade de conversão em atrações importantes, bem como possuir atrações já consolidadas que carecem de políticas públicas para deslanchar. Assim, no encontro com outras análises do turismo no país (nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo), a análise da Amazônia indica uma espécie de panorama das formas como o turismo ocorre no Brasil, e como poderá vir a ser, apesar de não ter desenvolvido na sua totalidade os aspectos tradicionais do fenômeno, um bolsão de experiências e alternativas, tanto para esquemas tradicionais, quando o turismo é visto como atividade econômica, quanto para práticas sociais que aliam o turismo à viagem e ao lazer. Por esse contexto, a pesquisa proposta tem como objetivo identificar as chamadas novas formas de viagem turística a partir do estudos das práticas do turismo realizadas na Amazônia, identificando o campo, os principais agentes do turismo e as formas de organização e coordenação dessas práticas, implicando ou não em trocas monetárias e contribuindo para a formulação de políticas públicas específicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Sílvio Luís de Vasconcellos
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
recursos intangíveis como base da internacionalização de empresas da economia criativa
Resumo:
Este projeto se propõe a contribuir no entendimento sobre como recursos intangíveis, entre eles a criatividade organizacional, pode dar suporte a capacidades organizacionais ordinárias ou dinâmicas (TEECE, 2007) para gerar competência de negócios internacionais e, consequentemente, melhor desempenho internacional. Embora possa ser aplicável a setores maduros, o projeto visa explorar a Economia Criativa. As indústrias inseridas na Economia criativa guardam entre si a peculiaridade de serem extremamente fragmentadas e compostas, em sua grande maioria, por micro, pequenas e médias empresas. Em um contexto em que os recursos tangíveis têm propensão a serem replicados constante e rapidamente, compete aos gestores administrar o conjunto de recursos intangíveis que a empresa é capaz de reter. Especificamente, na economia criativa ser criativo é fundamental. A criatividade organizacional, enquanto recurso, é pressuposto para o desenvolvimento de capacidades cruciais para o desenvolvimento de competências necessárias à integração à economia criativa mundial, tais como a capacidade inovativa, a capacidade empreendedora (VASCONCELLOS, 2016) e a competência de negócios internacionais (KNIGHT; KIM, 2009). Conseguir um desempenho equivalente aos concorrentes globais tornou-se vital para sobreviver mesmo no mercado doméstico, uma vez que as fronteiras perdem cada vez mais o sentido (JOHANSON; VAHLNE, 2009). Tal mudança obriga as empresas a desenvolverem a competência de negócios internacionais antes mesmo de vender no exterior (CAVUSGIL; KNIGHT, 2015). Este estudo será realizado em diferentes etapas, que gerarão diferentes níveis de publicações, desde estudos teóricos até sumários executivos, no intuito de oferecer alternativas tanto às empresas, em termos de desenvolvimento de vantagens competitivas sustentáveis, quanto aos entes públicos, na destinação mais assertiva dos recursos escassos que se valem para a fomentação de setores industriais inseridos na economia criativa. Assim, espera-se que o estudo traga avanços em diferentes níveis: no nível acadêmico, reduzindo a lacuna teórica ao aprofundar a compreensão sobre o processo de desenvolvimento de competência para negócios internacionais, tendo como base a RBV, com foco no papel dos recursos intangíveis no desenvolvimento de vantagens competitivas globais, e a vertente comportamental das teorias de internacionalização; no nível gerencial, reduzindo o tempo necessário para que empresas da economia criativa se internacionalizem, tornando-as globalmente mais competitivas e capazes de enfrentar entrantes no mercado doméstico; e, no nível políticas públicas, otimizando recursos a serem alocados no fomento e na sustentabilidade da internacionalização de empresas da economia criativa, promovendo, em paralelo, o desenvolvimento regional.
Instituição/UF/País:
Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvio Luis Pereira Dias
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
preparação, caracterização e aplicação de novos carvões ativados em estudos cinéticos, de adsorção e aplicação na remoção de contaminantes químicos emergentes persistentes e/ou vestigiais em sistemas aquosos ou residuais.
Resumo:
Resumo A proposta desse projeto de pesquisa é a de desenvolver novos materiais carbonizados e carvões ativados utilizando resíduos de origem vegetal pulverizados (sementes, cascas e frutos residuais ou descartados de abacate, mamão, uva, tucumã e erva-mate, entre outros) in natura e quimicamente modificados com substâncias contendo elementos químicos da primeira e da segunda fila de metais de transição ainda pouco investigados na literatura (vanádio, manganês, cromo, níquel, ferro e zinco) por carbonização, pirólise para a produção de carvão ativado, produção de compósitos com polisiloxanos e adsorventes sintéticos como sílicas organo-funcionalizadas. Esses novos materiais preparados com propriedades analíticas, eletroquímicas e espectroscópicas mais favoráveis em ordem para melhorar suas performances serão utilizados em diferentes aplicações experimentais como na remoção de compostos emergentes orgânicos persistentes e/ou vestigiais de efluentes aquosos, simulados ou industriais. Nesse contexto, intensa pesquisa tem sido realizada no sentido de desenvolver novos materiais compósitos ou híbridos orgânico-inorgânicos cujas propriedades físicas e químicas possam ser modificadas com a finalidade de torná-los úteis em aplicações tecnológicas em diferentes áreas como a química, biologia, medicina, indústria farmacêutica, entre outras. Visando ter uma compreeensão global das propriedades morfológicas, estruturais, térmicas e químicas dos materiais a serem preparados nesse projeto serão realizadas investigações mediante a utilização de diferentes técnicas e variadas abordagens: (1) espectroscopia de fotoelétrons nas energias de camadas relativamente profundas (XPS) a fim de explorar as propriedades eletrônicas-estruturais; (2) microscopia eletrônica de varredura (SEM) com o intuito de entender aspectos morfológicos; (3) termoanálise no infravermelho para a identificação das espécies presentes e a análise da estabilidade térmica dos compósitos; (4) estudo das propriedades estruturais por difração de raios-X para determinação estrutural e eventual surgimento de fases; (5) estudo das propriedades físico-químicas superficiais, de volume e distribuição de poros através de isotermas de adsorção e dessorção de nitrogênio (método BET e BJH) e pela técnica de CHN. Os materiais preparados nesse projeto podem ainda ser potencialmente úteis para outras aplicações eletroanalíticas e ambientais tais como suportes sólidos de espécies eletroativas mediadoras de elétrons (sensores e biossensores eletroquímicos), trocadores iônicos, adsorventes de gases industriais e adsorventes de cátions metálicos e de corantes de soluções aquosas e não aquosas em efluentes aquáticos utilizando processos de batelada ou pela. técnica de FIA com detecção espectrofotométrica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Sílvio Roberto Consonni
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação tridimensional e em alta resolução de órgãos e estruturas do canal de parto de camundongos primíparos e multíparos senescentes durante a prenhez e no pós-parto
Resumo:
Os estudos demonstram que o parto tem um efeito significativo na arquitetura músculo-esquelética e na morfologia pélvica feminina, bem como o envelhecimento altera os tecidos músculo-esqueléticos, fazendo com se tornem menos adaptados às suas funções, reduzindo a elasticidade. Durante a prenhez, os tecidos músculo-esqueléticos constituintes do canal do parto se alteram para permitir um parto seguro e essa remodelação regulada por hormônios é essencial para o parto normal. Após o primeiro parto, o processo de retorno ocorre e assegura a homeostase dos tecidos pélvicos. Contudo, são pouco conhecidos os efeitos da multiparidade e idade nas células e na matriz extracelular durante o retorno pós-parto dos tecidos constituintes do canal do parto de camundongos de matrizes reprodutivas, o que pode auxiliar na compreensão do papel fisiopatológico do prolapso de órgãos pélvicos. Assim, o presente estudo buscará compreender por meio de evidências morfológicas associadas ao imageamento avançado e alta resolução com dados volumétricos como o canal do parto incluindo a sínfise púbica, cérvice uterina e vagina passa por modificações notáveis em camundongos fêmeas primíparos e multíparos senescentes durante a prenhez e no pós-parto. Assim, o estudo das alterações que ocorrem em órgãos e estruturas no canal do parto durante a prenhez e no pós-parto em matrizes reprodutivas poderá contribuir para a compreensão dos mecanismos biológicos que modificam o sistema músculo-esquelético e fornecer bases para compreender as disfunções do canal do parto. A presente proposta apresenta impactos significativos do ponto de vista técnico-científico, difusão de conhecimento, sócio-econômico, de inovação e ambiental, uma vez que apresenta pergunta biológica relevante à temática da biologia da reprodução; contém proposta de aplicação de pesquisa básica ao conhecimento aplicado à saúde e conforto, particularmente da mulher; contempla proposta de colaboração interinstitucional para execução de protocolos de microscopia correlativa; e ainda prevê uso mínimo de amostras biológicas para os experimentos propostos e uso de animais remanescentes de matrizes reprodutivas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Sílvio Roberto Stefano
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
mercado de trabalho e políticas públicas de emprego e renda: um estudo longitudinal no estado do paraná
Resumo:
O mercado de trabalho é complexo, com diversos elementos, e apresentou um crescimento acentuado no período de 2010 a 2014 nos postos de empregos formais e renda dos trabalhadores no Brasil (DIEESE, 2011; CELLA-DE-OLIVEIRA, HEY, STEFANO, 2012; MTE, 2015;). O forte crescimento nesse período foi facultado por políticas públicas e sociais constantes, de um período com horizonte mais ampliado dez anos que visam ampliar o grau de formalização do emprego e da cobertura previdenciária, eliminar o trabalho infantil e o escravo etc. Aspectos como a promoção da justiça no trabalho em relações de gênero, raça, idade, pessoas com deficiência, jovens em busca do primeiro emprego, trabalhador urbano e rural etc., tem sido buscadas e ressaltadas (MTE, 2015). Em 2015 foi criado pelo Governo Federal o Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social pelo decreto nº 8.443 de 30/04/2015 que teve como resultado a criação do Programa de Proteção ao Emprego (PPE) com o fornecimento de alternativa aos empresários para redução de custos sem corte de empregos. Os custos aos cofres públicos com pagamento de benefícios como o Seguro-Desemprego são mais elevados do que subsidiar parte de uma redução salarial, que vem acompanhada de uma redução de jornada de trabalho (BRASIL, 2016). As regras do PPE detalham os parâmetros estabelecidos na Medida Provisória (MP) nº 680; são diversos tipos de incentivos fiscais para redução de impostos e para geração de emprego em diversos setores como: construção civil, montadoras de automóveis, linha de eletrodomésticos entre outros. Os cientistas devem desempenhar, neste cenário, um papel de agentes de intervenção e formadores de opinião na sociedade, com o objetivo de buscar saídas e caminhos, contribuindo para a melhor distribuição de renda, geração de empregos e, por conseguinte, a melhoria da qualidade de vida das pessoas (STEFANO, NOGUEIRA, COSTA, 2006). O que motiva esta pesquisa é uma preocupação crescente com as questões relativas ao mundo do trabalho e que afetam, a vida das pessoas e, de uma forma mais ampla, a sociedade. Muito se tem falado sobre todo esse processo de transformações sociais, tecnológicas, econômicas, políticas, enfim, sobre todas as mudanças que vêm afetando países, organizações e indivíduos. A proposta dessa pesquisa é analisar a dinâmica do mercado de trabalho e as políticas públicas de trabalho no Estado do Paraná. Quais são os elementos do mercado de trabalho, seus principais indicadores e as principais políticas públicas de emprego, trabalho e renda no Estado do Paraná, no período de 2015 a 2017? Este projeto está alinhado ao projeto institucional (Resolução Nº 059-CONSET/SESA/G/Unicentro, 30/10/2014) coordenado pelo PPGADM/Unicentro com seu PPGA em Administração, e outros projetos de Mestrado e IC dos proponentes. A proposta específica deste projeto é a de auxiliar na consecução dos objetivos a seguir: identificação e análise do mercado de trabalho e seus diversos representantes e as políticas públicas de emprego e renda no Estado do Paraná, nos anos de 2015, 2016 e 2017, com base nos seguintes pontos: a) Identificar e analisar os componentes do Mercado de Trabalho no Estado do Paraná; b) Analisar os principais indicadores do Mercado de trabalho do Estado do Paraná; c) Analisar as principais políticas públicas de emprego, trabalho e renda da União e do Estado do Paraná; d) Propor norteadores para políticas públicas de geração de emprego e renda. A pesquisa será de caráter descritiva com dados que serão levantados por meio de pesquisa de campo com uma amostra de cinco componentes do Mercado de Trabalho do Estado do Paraná em relação Políticas Públicas de Emprego e Renda e Mercado de Trabalho, além da fundamentação teórica pertinente a temática. Os dados serão obtidos através de entrevistas, relatórios técnicos, sites especializados oficiais (IBGE, DIEESE, IPARDES, TEM, CAGED, RAIS etc.). Será realizada uma análise bibliométrica em dez periódicos Qualis A2 e B1 dos últimos cinco anos para identificação e tipificação das publicações sobre a temática e desenvolvimento da fundamentação teórica. A proposta de pesquisa contribuirá com o grupo de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional que é certificado pela Unicentro e cadastrado no CNPq desde o início de 2010. A pesquisa contribuirá com estudos de futuras dissertações de mestrado, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso de graduação e pesquisas do programa na área de gestão de pessoas e políticas públicas principalmente emprego e renda. Contribuirá com o Programa de Pós-Graduação e o curso de Mestrado Profissional em Administração e consolidará mais ainda a qualificação docente, publicações, pesquisas e o intercâmbio entre pesquisadores do Paraná.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Silvio Romero de Melo Ferreira
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análises do processo de fissuras em solo expansivo e do comportamento de estacas granulares ancoradas submetidas a secagem e umedecimento
Resumo:
Solos expansivos são problemáticos para edificações e obras de infraestrutura em todo o mundo, causando danos socioeconômicos e ambientais. Dois requisitos básicos são necessários para um solo exibir expansividade. Um intrínseco relacionado com a composição mineralógica, textura e estrutura e o outro extrínseco relacionado com a climatologia, a hidrogeologia, a vegetação e a ocupação antrópica capazes de transferir a umidade de um ponto a outro do solo. Os condicionantes climatológicos afetam a retenção de água nos solos resultando em aumento ou redução de volume. A presença de fendas de dessecação no solo altera o seu comportamento. A condutividade hidráulica aumenta devido à formação de fissuras que tem vários efeitos adversos em diferentes situações como movimento rápido e direto de água e solutos da superfície do solo para o substrato permeável. Além da infiltração do lixiviado, em aterros compactados, a fenda reduz a resistência e pode levar a problemas de infiltração e percolação. Fissuras verticais profundas durante a seca prolongada e intensa aumentam a capacidade de infiltração do solo, mobilizando o potencial de expansão de solos mais profundos, aumentando assim o risco para a construção. Rachaduras induzidas por agentes ambientais também reduzem a capacidade do solo e aumenta sua suscetibilidade à erosão. A caracterização de padrões de fissuras é útil em diferentes campos da ciência e engenharia. Na Mecânica dos Solos, as rachaduras estruturais são de grande interesse: sua forma, tamanho e robustez levam consigo indicações sobre as historias de tensões e os esforços impostos ao solo, com implicações em sua futura estabilidade e funcionalidade. Na agricultura, estudo de padrões de rachaduras pode ajudar a determinar se diferentes tratamentos de manejo do solo estão tendo um efeito na estrutura do solo. O projeto visa analisar o processo de formação e propagação das fissuras em solo expansivo e o comportamento de estacas granulares ancoradas submetidas a secagem e umedecimento. Serão utilizados solos de dois municípios do estado de Pernambuco: Bonito e Paulista. O programa de investigação geotécnica envolve dois experimentos. O primeiro analisar o processo de formação e propagação das fissuras nos solos por meio do monitoramento de amostras dos solos submetidas à secagem ao ar e com auxílio de aparelho dessecador infravermelho, aferição da temperatura, umidade relativa do ar e do solo, sucção e as imagens serão capturadas por meio de uma câmara fotográfica em intervalos de tempo predeterminados. As imagens coletadas serão processadas para obter a relação entre a área de superfície das fendas e a área total da superfície analisada, em seguida correlacionar os parâmetros geométricos obtidos das imagens com as propriedades dos solos. O segundo experimento procura desenvolver um modelo reduzido em laboratório da técnica de fundação para solo expansivo Granular Pile Anchor Foundation - GPAF. Serão realizados ensaios de levantamento e de arrancamento em amostras compactadas na condição de campo e na umidade ótima e peso específico aparente seco máximo do solo de Paulista-PE. Os ensaios de arrancamento serão realizados em um molde metálico de dimensões 0,30m x 0,30m x 0,40m com inundação e secagem, para avaliar o desempenho da argila expansiva reforçada com GPAF, durante a expansão e contração da argila. O projeto contribuirá para ampliar o entendimento dos processos e fenômenos envolvidos na dessecação e fissuração dos solos e avaliar a utilização da técnica recente de estacas granular ancorada (GPAs) aplicada aos solos expansivos. Ressalta-se ainda a contribuição na formação de recursos humanos, devido a participação de bolsistas de Iniciação Científica, de Mestrado e de Doutorado, a geração de conhecimentos e produtos, a divulgação em revistas, assim como a integração entre Universidade e Empresas, com o consequente avanço tecnológico, contribuindo para melhorar a qualidade de vida.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvio Sanches Veiga
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Morfologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
obtenção de antígenos loxoscélicos recombinantes para soroterapia de segunda geração e vacina anti-loxoscélica.
Resumo:
O Loxoscelismo é o quadro clínico desencadeado após a picada das aranhas do gênero Loxosceles. No estado do Paraná é visto a maior incidência de Loxoscelismo do Brasil e uma das maiores do mundo, com cerca de 43 mil casos entre 2007 e 2015. As espécies mais comumente envolvidas nesses acidentes, no Brazil, são Loxosceles intermedia, Loxosceles gaucho e Loxosceles laeta. O Loxoscelismo é caracterizado principalmente por uma lesão dermonecrótica no local da picada acompanhada de espalhamento gravitacional e intensa resposta inflamatória. Manifestações sistêmicas podem em menor frequência estar presentes e são representadas por distúrbios renais e hematológicos que podem levar a óbito. O único tratamento específico é a utilização de soro anti-veneno, que possui a capacidade de reduzir alguns efeitos do envenenamento. Esse soro é produzido com a utilização dos venenos brutos das aranhas L. intermedia, L. laeta e L. gaucho, em cavalos, porém o soro apenas minimiza o envenenamento se admistrado nas primeiras 12 horas, após esse período a eficácia diminui bastante especialmente para a dermonecrose. O principal objetivo desse projeto é desenvolver antígenos recombinantes para a produção de soro de segunda geração, mais potente, mais eficaz e que possa neutralizar os efeitos tóxicos do veneno, mesmo após várias horas da picada. Para isso, propõe-se o enriquecimento dos venenos das aranhas-marrons mais encontradas no Paraná, com toxinas dermonecróticas recombinantes com mutações pontuais e biologicamente inativas, mas ativas como estimulantes antigênicos. O estudo do veneno bruto por análises do transcriptoma da glândula produtora do veneno confirmou a presença 20% de transcritos para fosfolipases-D (toxinas dermonecróticas). Essas toxinas são as responsáveis pela maioria dos efeitos biológicos observados no Loxoscelismo, o que as tornam indispensáveis para o entendimento e planejamento de alternativas para diagnosticar e tratar o Loxoscelismo. Até o momento, algumas isoformas de fosfolipases-D presentes no veneno foram identificadas e biologicamente caracterizadas. Os efeitos deflagrados por essas toxinas dependem da atividade enzimática, em que os resíduos de aminoácidos que compõem o sítio catalítico e/ou ligantes de substratos são conservados. Em vista disso, o uso dessas toxinas recombinantes como ferramentas adjuvantes poderia auxiliar na produção de um soro mais eficaz, mais específico e com maior título de anticorpos neutralizantes, uma vez que apresentaria um maior poder de neutralização das toxinas dermonecróticas. O uso de mutantes recombinantes biologicamente inativos das fosfolipases-D na imunização seria menos danoso aos animais utilizados na produção do soro e promoveria um maior título de anticorpos neutralizantes no soro. Esta estratégia também poderia ser utilizada na geração de antígenos protetores que poderiam ser utilizados na produção de vacina anti-loxoscélica para indivíduos sujeitos a exposição ao envenenamento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvio Segundo Salej Higgins
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
covid-19: proposta de um modelo epidemiológico que incorpora estruturas sociais de contágio
Resumo:
O objetivo geral consiste em produzir indicadores epidemiológicos que permitam associar características epidemiológicas a diversos fatores sociométricos, estando estes vinculados às iterações sociais em diversos contextos de socialização. Os objetivos específicos 1) Estruturar e propor modelos de distribuições paramétricas para grafos que sejam compatíveis com formas de interação em círculos sociais-chave para prever o curso da pandemia e assim escolher as melhores estratégias de desconfiamento. Quatro são os círculos sociais considerados relevantes: vizinhanças em favelas, centros comerciais e supermercados, instituições de ensino e equipamentos de transporte público. 2) Fazer análise estatística dos modelos propostos para círculos sociais-chave, nas estratégias graduais de desconfiamento, assim como especificar ou estimar os parâmetros epidemiológicos destes contextos de interação. 3) Realizar as simulações tanto para os círculos de interação como para a propagação da epidemia e representar graficamente de maneira apropriada os resultados, por exemplo curvas do número de infectados ao longo do tempo nestes contextos. Isto permitirá também assinalar os efeitos de diversos regímenes de distanciamento social. 4) Construir indicadores apropriados, por exemplo o número básico de reprodução RO, para a indicação dos efeitos dos diversos cenários de distanciamento sobre os efeitos estimados em cada um dos círculos sociais considerados. 5) Montar interfaces simples e em linguagem aberta para os usuários destes modelos, assim como manuais explicativos. 6) Promover a iteração de grupos de pesquisa epidemiológica no Equador e Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
16/07/2020-15/09/2022
Silvio Segundo Salej Higgins
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
religião e empregabilidade - a força dos laços fracos e fortes em grupos religiosos pentecostais
Resumo:
Entre 2002 e 2013 o Brasil pode ser considerado um país afluente com ganhos crescentes na média salarial. Concomitantemente, registrou-se um processo de de mudança no perfil religioso da população. Esta pesquisa vai ao encontro desta dupla tendência para pesquisar de forma específica como os grupos religiosos de maior expressão na guinada protestante, as comunidades de culto pentecostal, transformaram-se num mecanismo específico de acesso ao mercado de trabalho formal ao mesmo tempo que criam oportunidades de emprego por conta própria. Invocamos a teoria sociológica de Mark Granovetter (1973) segundo a qual as estruturas de proximidade, ou redes interação, operam como fatores que fazem a diferença no acesso a um posto de trabalho. Neste caso, lançamos a hipótese de que as comunidades de culto operam como bolsas informais de emprego para seus membros ao mesmo tempo que cultivam uma visão de mundo própria da mobilidade social ascendente, do sucesso e do esforço individual como certitudo salutis. Neste ponto, a doutrina da prosperidade é decisiva. Metodologicamente, propomos uma pesquisa tipo survey em seis grandes capitais do Brasil entre grupos de culto pentecostal,com representatividade demográfica para este segmento específico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvya Stuchi Maria-Engler
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
metabolismo mitocondrial ditando a heterogeneidade e a resistência do melanoma
Resumo:
O melanoma metastático é o mais agressivo dentre os cânceres de pele e os tratamentos atuais baseados na inibição de BRAF/MEK se tornam ineficazes porque a resposta adaptativa favorece a seleção e a proliferação de células tumorais resistentes ao tratamento. É bem aceito que células de câncer sofrem alterações metabólicas significativas para serem capazes de proliferar mesmo em ambientes escassos de nutrientes, um exemplo é a utilização de glutamina como fonte alternativa de carbono. Estas observações colocam a mitocôndria como uma organela centralizadora do metabolismo, uma vez que ela está envolvida nas alterações metabólicas e sinalização celular. Além da produção de ROS pelas mitocôndrias, fatores que controlem sua própria biogênese podem influenciar a proliferação do tumor. Neste sentido, o cofator transcricional PGC1α, necessário para biogênese mitocondrial, pode restaurar o metabolismo oxidativo no melanoma. A expressão de PGC1α é controlada pelo fator de transcrição MITF e foi demonstrado que a ativação de MAPK retarda metabolismo oxidativo mitocondrial pela repressão da via de MITF/PGC1α. O metabolismo oxidativo pode ser considerado como um mecanismo adaptativo que limita a eficácia de inibidores BRAF. De fato, foi mostrado que o melanoma resistente a vemurafenibe faz uso do metabolismo oxidativo mitocondrial, caracterizado por níveis basais elevados de respiração mitocondrial e a produção de ROS. A análise do perfil de linhagens de melanoma revelou que a expressão de genes refletia um fenótipo invasivo e pouco proliferativo e outro pouco invasivo e muito proliferativo. Esta correlação inversa encontrada não é bem entendida, mas está correlacionada com o fator de transcrição MITF. O mecanismo pelo qual o MITF é menos expresso é desconhecido, mas sua baixa expressão está relacionada com a resistência a inibidores de BRAF/MEK. Dessa forma, entender os mecanismos moleculares envolvidos na diminuição de MITF é fundamental para entender a relação entre resistência a terapia e invasão. O presente projeto tem como objetivo contribuir para o conhecimento do funcionamento do metabolismo energético em subpopulações clonais de melanoma, com ênfase na função da mitocôndria neste processo, explorando os perfis das subpopulações resistentes ou não em relação aos intermediários do ciclo do TCA, expressão de MITF e sua regulação, bem como o estado oxidativo. Pretende-se com isso entender como o metabolismo pode ditar a heterogeinidade e resistência de células de melanoma tratadas com o quimioterápico vemurafenibe, além de avaliar as consequências do estresse oxidativo na mitocôndria.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Simara Maria Tavares Nunes
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as feiras de ciências da ufg/rc e a articulação cultural e científica com a educação básica: em busca de uma troca de conhecimentos entre universidade e sociedade para uma formação integral
Resumo:
Em 2020 ocorrerá a 9ª edição da Feira de Ciências da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC), evento já consolidado em Catalão GO. Esta será voltada prioritariamente para alunos regularmente matriculados em instituições de ensino público da Educação Básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio e Técnico ou Profissionalizante). Trata - se de um evento relevante para a Cidade de Catalão e Região que, ampliando a dimensão do que é ciência - produção de conhecimento -, repercute de maneira significativa em todo o conjunto de escolas e colégios da Região, mas já tendo alcançado escolas de todo o Estado de Goiás e até fora do Estado. Assim, propõe-se neste projeto o trabalho com Feiras de Ciências como um recurso metodológico diversificado, capaz de promover o processo de ensino e aprendizagem de forma crítica, autônoma, criativa, investigativa, interdisciplinar, colaborativa e prazerosa, de forma a proporcionar uma formação integral do sujeito. Assim, torna-se um instrumento de popularização da ciência e busca da melhoria da qualidade da educação básica. Neste percurso, através da proposição de temas que propiciem o estudo de problemas e questões da sociedade, incentivar-se-á a proposição de trabalhos interdisciplinares criativos (de proposição inédita), que valorizem a inovação e a utilização do método científico e a atitude investigativa. O estudante será estimulado a escrever seu projeto de forma colaborativa, em equipe, onde este apresentará sua proposta de trabalho como se fosse uma atividade de iniciação científica na educação básica. Percebe-se assim uma relação deste projeto com as propostas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao proporcionar a oportunidade de um processo de ensino aprendizagem tendo como eixo a problematização do conhecimento científico através de temáticas, o que possibilita aos estudantes investigar, analisar, discutir situações problema de seu contexto sócio cultural e buscar soluções para esses problemas individuais, sociais, ambientais, dentre outros. Assim, como proposto na BNCC, busca-se estimular a curiosidade, criatividade e o protagonismo estudantil através do diálogo da Ciência com o mundo real. Os objetivos primordiais desta 9ª edição é proporcionar um evento que através da divulgação científica estimule a curiosidade científica e o pensamento crítico dos alunos, despertando e estimulando o interesse de alunos de toda a Educação Básica pelas Ciências, além de proporcionar o contato com práticas interdisciplinares e em equipe, tornando a Ciência algo rico e instigante para todos nos diversos níveis de ensino. Outros importantes objetivos são estreitar as relações Universidade-Escola; estimular a relação de ensino e pesquisa nos diversos níveis de ensino, desde a Educação Infantil, incentivando a pesquisa desde os primeiros anos escolares e propiciando a formação docente na busca destes objetivos. Aliás, este tem sido um grande diferencial desta Feira de Ciências da UFG/RC, a abrangência de todos os níveis de escolaridade, oportunizando inclusive aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 a oportunidade de vivenciar a utilização do método científico, da pesquisa e de atividades de iniciação científica e que comuniquem suas descobertas e resultados ao público, o que tem sido motivo de grande visibilidade para alunos e professores desta etapa de ensino (educação básica). Através da adoção de temáticas que propiciem a pesquisa da realidade local, regional, nacional e mundial, a fim de que os alunos busquem soluções científicas para os problemas detectados (abordagem CTS de Ensino), tem-se buscado incentivar a utilização dos avanços científicos e tecnológicos a favor da diminuição das desigualdades sociais e da melhoria da qualidade de vida da população em geral e do desenvolvimento sustentável. Buscar-se-á incentivar o trabalho interdisciplinar e colaborativo através da regra de participação em grupos. Todos os atores, alunos e professores da educação básica, terão acesso a um Curso de capacitação ofertado pela Regional Catalão, onde serão orientados em relação às normas do evento como criatividade, inovação e utilização do método científico e, principalmente, em relação a escrita científica do resumo a ser apresentado. A divulgação da 9ª Feira de Ciências da UFG/RC será realizada por meio das oficinas de capacitação citadas acima, além de cartazes e regulamentos encaminhados via email e entregues pessoalmente às Secretarias de Educação, à Direção das Escolas, professores e alunos da Educação Básica através da visita as salas de aula das escolas. Neste evento tem-se trabalhado desde sempre com a interdisciplinaridade e com a contextualização do conhecimento. Tem-se para isso adotado o trabalho com a abordagem de Ensino CTS. A abordagem de Ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) permite a interação do educando com o mundo, pois propicia a alfabetização científica, despertando o senso crítico e reflexivo do aluno. Chassot (2000) salienta que a alfabetização científica é um conjunto de conhecimentos que facilitariam aos homens e mulheres fazerem uma leitura do mundo em que vivem, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade e atuar na solução de tais questões (AIKENHEAD, 1994). Dentre os resultados esperados tem - se o estímulo à curiosidade científica e o pensamento crítico dos alunos; a participação efetiva da comunidade no evento; a aproximação e interação escolas - Universidade - comunidade; alunos motivados para a investigação de problemáticas cotidianas; alunos mais preparados para a elaboração de projetos escritos e com desenvoltura para a comunicação de trabalhos científicos de forma a divulgar os avanços científicos e tecnológicos a favor da melhoria da qualidade de vida da população em geral e do desenvolvimento sustentável.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
31/01/2021-31/01/2022
Simeia de Nazare Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistema nacional de avaliação e os pcn´s: as abordagens étnico-raciais nas provas do saeb, enem e enade (2008-2017).
Resumo:
A obrigatoriedade da lei Nº. 11.654/08, também pode ser pensada como uma política de valorização das identidades e da memória de grupos sociais ausentes nos currículos da educação básica. Após a implementação dessa lei, firmou-se a necessidade de se discutir sobre a desigualdade racial e social e sobre as práticas de discriminação presentes na cultura escolar, entretanto como essas questões estão sendo aferidas em sociedade é o que se busca nessa pesquisa. Como o SINAES percebe seus objetivos de diagnosticar as políticas de ações afirmativas no ensino básico e superior? Através das questões das provas do ENEM e ENADE para os alunos será feita a seleção das perguntas que envolvam as relações étnico-raciais dentro das diversas temporalidades históricas abordadas nos Temas Transversais dos PCN´s. Com base na produção acadêmica e dos movimentos sociais buscar-se-á perceber como as provas elaboradas pelo SINAES articulam essas demandas em suas questões, bem como perceber como as pluralidade cultural é entendida pelo governo, tendo em vista que essa perspectiva de análise não situa o debate para a superação do racismo e das desigualdades raciais na educação. Nesse sentido, entende-se que a análise das questões das provas possibilitam observar como o MEC entende a relação entre as diretrizes propostas para o ensino (os eixos e temas transversais dos PCN´s, as ações afirmativas) e a aferição dessas competências pelos alunos e futuros professores da educação básica. A pesquisa elegeu como recorte temporal as avaliações realizadas de 2008 a 2015 e utilizará as provas disponíveis na internet.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
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