Projetos de Pesquisa

 

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Germana de Oliveira Moraes

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • estado d’arte, fundamentos e efetivação do princípio da harmonia com a natureza e dos direitos de pachamama (mãe terra)
  • Propõe-se, neste projeto intitulado, Estado d’arte, fundamentos e efetivação do princípio da Harmonia com a Natureza e dos direitos de Pachamama (Mãe Terra), uma ação cooperada entre docentes e discentes da Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Brasil, e no exterior, com a Universidad Andina Simon Bolívar, no Equador, e as Universidad de Burgos, Universidad de Valencia e Universidad de Sevilla, na Espanha, em estudos e investigações sobre o estado d’arte; os fundamentos históricos, político-sociais, filosóficos e jurídicos, e, as políticas de efetivação do princípio da Harmonia com a Natureza e dos direitos de Pachamama (Mãe Terra), no direito positivo nacional, no direito estrangeiro e no direito Internacional. Esse projeto tem como escopo principal a elaboração de subsídios teóricos a elaboração de proposta de uma eventual Declaração Universal da Harmonia e dos direitos de Pachamama (Mãe Terra).Esta proposta de estudos e pesquisas sobre o princípio da Harmonia com a Natureza e os direitos de Pachamama (Mãe Terra), desdobra-se em três eixos: 1) o estado d’arte, subdividido em “Diagnóstico da positivação dos direitos da Mãe Terra” e a “identificação e aferição dos estilos de Vida em Harmonia com a Natureza”; 2) Fundamentos históricos, político-sociais, filosóficos e jurídicos, sob a perspectiva do bem viver do constitucionalismo latino; 3) Efetivação, mediante a identificação e análise da jurisprudência constitucional sobre os temas, a busca de uma nova hermenêutica sobre as relações entre os Direitos da Natureza e Direitos Humanos, e políticas públicas relativas aos direitos dos animais e ao direito das águas.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gero Arthur Hubertus Thilo Freiherr von Gersdorff

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • física além do modelo padrão no lhc
  • Neste projeto proponho estudar vários aspectos da fenomenologia de física Além do Modelo Padrão. 1) Novos sinais para modelos de Higgs Composto. 2) O potencial para detectar Nova Física em processos iniciados por fótons no LHC. 3) Modelos testáveis de massas de férmions en teorias supersimétricas. 4) Modelos da quebra da simetria eletrofraca com dimensões extras warped e seus sinais no LHC. 5) Teoria Efetiva do Modelo Padrão e Implicações para Nova Física
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gerônimo Ferreira da Silva

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • produção de cana-de-açúcar fertirrigada por gotejamento contínuo e pulsado no estado de pernambuco
  • A produção da cana-de-açúcar desempenha um papel fundamental na geração de matéria prima para as agroindústrias do açúcar, álcool e alguns subprodutos. Entretanto, o rendimento satisfatório da cultura está associado ao emprego de técnicas e ferramentas que fomentem a redução nos custos e proporcionem melhorias na qualidade dos produtos. Entre as novas técnicas desenvolvidas para dar suporte ao manejo de irrigação tem-se a irrigação por pulsos, um conceito com estudos recentes que apresenta potencial para maximizar o uso da água e fertilizantes. Neste aspecto, partindo-se da hipótese de que o emprego da irrigação por gotejamento pulsada proporciona uma maior produtividade, uma melhor qualidade tecnológica, uma melhor eficiência de extração de nutrientes, um maior acúmulo e uma nutrição mineral mais equilibrada na cultura da cana-de-açúcar objetiva-se com a presente proposta avaliar o efeito de lâminas de fertirrigação por gotejamento pulsado e contínuo sobre o crescimento, o estado nutricional, a produtividade e a qualidade tecnológica da cultura da cana-de-açúcar. Visando-se testar a hipótese e atender ao objetivo proposto serão desenvolvidos dois experimentos (cana planta) e (cana soca) em condições de campo na Região da Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Os experimentos serão instalados em delineamento experimental de blocos casualizados com 10 tratamentos distribuídos em esquema fatorial 2 x 5, sendo o primeiro fator o tipo de aplicação da fertirrigação (fertirrigação por pulsos e fertirrigação contínua) e o segundo fator cinco lâminas de reposição da evapotranspiração da cultura (40, 60, 80, 100 e 120% da ETc), com quatro repetições. Para a condição de aplicação da fertirrigação por pulsos serão definidos seis pulsos de irrigação com intervalo de 60 minutos de repouso entre duas irrigações. A cultivar de cana-de-açúcar plantada será a RB92579. O material vegetal a ser utilizado será proveniente da Estação Experimental de Cana-de-Açúcar de Carpina (EECAC-UFRPE). O sistema de irrigação utilizado será por gotejamento com gotejadores autocompensados e antidrenantes. Serão analisadas as seguintes variáveis: número de perfilhos por planta, diâmetro de colmos, altura de planta, número de folhas, índice da área foliar, produtividade de colmos, massa fresca de folha, massa fresca de ponteiro, massa fresca de colmo, massa seca de colmo, massa seca do ponteiro, análise nutricional (teor de nutrientes - diagnose foliar e acúmulo de nutrientes nas plantas - colmos e ponteiros), análise de maturação (índice de maturação, teor de sólidos solúveis - °Brix, porcentagem em massa de sacarose no caldo, POL da cana, açúcares totais recuperáveis, teor fibra, açúcares redutores totais e pureza aparente). Também serão avaliadas as trocas gasosas por meio da temperatura foliar, concentração interna de CO2, condutância estomática, transpiração, fotossíntese líquida, eficiência instantânea de uso da água e a eficiência intrínseca do uso da água. Os dados obtidos serão submetidos ao teste de normalidade, homocedasticidade e à análise de variância pelo teste F (p < 0,05). Quando constatados efeitos significativos pelo teste F, estes serão submetidos a análise de regressão polinomial (lâminas de reposição da evapotranspiração) e ao teste de comparação de médias (tipos de aplicação da fertirrigação).
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gerson Cipriano Junior

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeitos do treinamento muscular inspiratório com resistência dinâmica sobre a capacidade aeróbica na lesão medular traumática: ensaio clínico randomizado
  • A lesão da medula espinhal, resulta em profundas mudanças tanto do ponto de vista funcional quanto psicossocial do indivíduo, com consequências na saúde física, nas atividades de vida diária e na qualidade de vida. A musculatura torácica e abdominal desnervada reduz a eficiência respiratória, tão mais grave quanto mais cranial e extensa for a LM. Nesse sentido, estratégias para melhorar a eficiência respiratória são de extrema importância. O treinamento muscular respiratório tem sua eficácia e segurança bem documentadas em outras populações com insuficiência cardíaca e doença pulmonar, entretanto, os benefícios nos pacientes com LM ainda são questionáveis. O objetivo do presente estudo é avaliar o efeito do treinamento inspiratório com resistência dinâmica sobre a função cardiopulmonar em repouso e no esforço máximo em pacientes com LM sedentários. A hipótese principal é que as adaptações ventilatórias induzidas pelo TMV, com resistência inspiratória dinâmica, auxiliado por interface gráfica do trabalho ventilatório, aumente a reserva funcional e consequentemente melhore o consumo máximo e submáximo de oxigênio, em indivíduos com LM traumática. O estudo será desenvolvido por meio de um ensaio clinico controlado e aleatorizado, em indivíduos do sexo masculino, com LM traumática, com lesão motora completa (ASIA A ou B), entre os níveis T5 e C5, ocorrida há pelo menos 6 meses, com habilidade para realizar exercício em cicloergômetro de membros superiores, que realizam menos que 150 min/semama de atividade física. O grupo experimental treinará inicialmente a 50% da MIP, em 4 séries de 25 incursões, iniciando na capacidade residual funcional até o máximo da capacidade inspiratória. Será feito uma vez ao dia, 3 vezes por semana por 12 semanas. A carga poderá deverá ser aumentada até 80% quando o indivíduo atingir capacidade de realizar 25 incursões. O Grupo sham fará o treinamento idêntico, porém sem carga, na mesma frequência e duração. A condução do treinamento será feita por um fisioterapeuta. Todos os indivíduos serão avaliados quanto a Função pulmonar em repouso, Pressão Respiratória Máxima Estática e Dinâmica, Teste Cardiopulmonar, Ecocardiografia e Espessura Diafragmática por meio do Ultrassom, antes e após o protocolo de intervenção.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gerson Fauth

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • evolução climática do paleoceno-mioceno: conexões entre o oceano austral e a península antártica
  • Nós propomos um estudo multidisciplinar que visa compreender as mudanças climáticas ocorridas durante o Paleoceno-Mioceno em áreas marinhas plataformais da Antártica e suas conexões com mudanças climáticas registradas em arquivos sedimentares marinhos profundos, principalmente no setor Atlântico do Oceano Austral. Para atingir esse objetivo, serão coletados dados paleontológicos, geoquímicos e paleomagnéticos de seções sedimentares paleocênicas e eocênicas na Ilha Seymour e seções sedimentares oligocênicas-miocênicas na Ilha King George (Península Antártica). Os dados da Península Antártica serão comparados com proxies de testemunho perfurados pelo Ocean Drilling Program (ODP) no Oceano Atlântico Sul.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 25/12/2018-31/12/2022
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Gerson Fauth

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • mudanças paleoclimáticas durante o mioceno tardio ao plioceno: o atlântico sul no contexto paleoceanográfico global
  • A proposta desse projeto consiste em realizar estudos sobre os efeitos de mudanças climáticas e oceanográficas ocorridas durante o Mioceno tardio à Plioceno no Atlântico Sul, península antártica e áreas oceânicas adjacentes. Serão realizadas análises bio-, magneto- e quimioestratigráficas em amostras de testemunhos coletados na região do Alto de Rio Grande (Atlântico Sul) e Scotia Sea (Oceano Austral). Com esta pesquisa, pretende-se melhor compreender qual era o papel do Oceano Atlântico Sul no sistema climático, durante um intervalo de tempo caracterizado por temperaturas médias globais acima dos valores atuais.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gesinaldo Ataíde Cândido

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • instituições de ensino superior e suas contribuições para a geração do desenvolvimento regional: uma aplicação de modelo integrativo na terceira região geoadministrativa do estado da paraíba - pb
  • As Instituições de Ensino Superior (IES) instalados em um dado território podem contribuir para o desenvolvimento regional. Na era do conhecimento, as IES se configuram como as organizações de maior propulsão e difusão do conhecimento. Neste sentido, as IES devem desenvolver as suas atividades prioritariamente visando atender demandas dos espaços territoriais aos quais estejam inseridas. Neste sentido, existem bases teóricas e empíricas que abordam as interações universitárias com a economia regional acontecem através de negócios locais, agências governamentais e infraestrutura de negócios e apontam que as interações das IES com a sociedade precisa ser compreendida considerando o papel e forma de atuação deste tipo de instituição deve ser voltada para a promoção do fomento do conhecimento tanto para as demandas da sociedade quanto para o avanço científico-tecnológico. Neste contexto, Lendel (2010) propõe um framework dividido em dois escopos: geração de novo conhecimento e trabalho especializado. O modelo proposto pela autora mostra a relação dos produtos universitários (educação, pesquisas contratadas, trabalho especializado, difusão tecnológica, novo conhecimento. novos produtos e negócios e produtos culturais) com o desenvolvimento regional. Outros produtos, além dos citados podem ser identificados. Assim, buscando na literatura, evidências de novos produtos, identificaram-se dois outros produtos, denominados nesta pesquisa endógenos e exógenos, a saber: articulação estratégica e sistemas de inovação. Em ternos de delimitação de escopo geográfico para realização da pesquisa, a região Nordeste foi escolhida pelo potencial de contribuição que as universidades podem promover na área mais pobre do território brasileiro. Neste sentido, a presença de universidades pode promover o avanço da carreira das pessoas da região configurando uma possibilidade de mudança desta realidade. Especificamente, o estado da Paraíba foi selecionado por se caracterizar por problemas sociais e econômicos graves e possuir uma malha de instituições de ensino superior consistente em termos de quantidade e qualidade, com formas de atuação capazes de contribuir para solução de tais problemas e atender parte significativa das demandas dos diversos atores sociais e institucionais ali instalados. A base introdutória desta pesquisa, permite inferir o seguinte argumento: a quantidade e a qualidade dos produtos gerados pelas universidades e suas combinações promovem o desenvolvimento regional quando mediados por um modelo integrativo que equacione os interesses dos diferentes atores em sua construção, gerenciamento e monitoramento. Em termos metodológicos, a pesquisa a ser realizada pode ser considerada como descritiva e exploratória, utilizando técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas para triangulação de dados oriundos da análise de dados secundários da região pesquisada; de dados primários obtidos a partir das múltiplas formas de percepção dos atores sociais envolvidos com a forma de atuação das IES e com as políticas de fomento e atuação relacionadas à geração do desenvolvimento regional, além das inferências da equipe de pesquisa de acerca dos diversos dados coletados e decorrentes da observação não participante.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gherman Garcia Leal de Araujo

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • produção biossalina da palma forrageira e gliricidia e seus múltiplos usos como fontes de água e nutrientes em dietas para pequenos ruminantes do semiárido
  • A utilização de água com elevada concentração de sais é uma prática relativamente antiga que remonta aos idos dos anos 50, quando então alguns pesquisadores idealizaram o aproveitamento das águas do Mar Vermelho para irrigação de áreas secas do Estado de Israel. A agricultura biossalina quase sempre envolve algum compromisso sobre rendimentos das culturas, até mesmo para aquelas espécies tolerantes ao sal. Para lidar com a escassez de água doce e salinização crescente das áreas agrícolas, tem havido um interesse renovado no uso das águas denominadas marginais (salinas). Os pecuaristas, principalmente, das regiões semiáridas vêm enfrentando problemas seríssimos com a disponibilidade hídrica para atender a produção de forragens e a dessedentação de seus animais. A maioria, não são capazes de disponibilizar água de forma suficiente e de qualidade para dessedentação de seus animais, bem como para produção de forragens. A busca de alternativas para suprir essa necessidade passa a ser extremamente importante, até porque já se vivencia a crise da água em todo o mundo. Assim o planejamento alimentar e hídrico é imprescindível para pecuária, visto que, esta é uma das mais importantes atividades econômicas e sociais para o semiárido brasileiro, especialmente nas regiões mais secas em virtude dos maiores riscos de insucessos com os cultivos de alternativas agrícolas. Por outro lado, uma das possibilidades de aumento da oferta de alimentos para animais, em regiões que se destacam pela eficiência agrícola, é o uso de subprodutos. O semiárido do vale do São Francisco dispõe de um representativo aporte de subprodutos de frutas que podem se tornar alternativas excelentes, desde que utilizadas corretamente. O objetivo desta proposta é avaliar o potencial de produção biossalina da palma forrageira e gliricidia e seus múltiplos usos como fontes de água e nutrientes associadas a subprodutos de frutas, visando a oferta em dietas para pequenos ruminantes. Para alcance dos objetivos serão realizados seis experimentos, coordenados pela Embrapa Semiárido, Universidade Federal da Paraíba (PPGZ/PDIZ) e pela da Universidade Federal do Vale do São Francisco (CPGCA) e, conduzidos por estudantes dos Programas de Pós-graduação em Zootecnia (mestrado e doutorado). Os experimento serão: a) Efeito da aplicação de diferentes lâminas de água salina e resíduos orgânicos na produção de palma-forrageira; b) Efeito da utilização de diferentes laminas de água salina e quantidades de matéria orgânica na produção de gliricidia; c) Perfil fermentativo e nutricional de silagens de palma forrageira associada a diferentes percentuais de maniçoba; d) Valor nutritivo e características fermentativas de silagens de gliricidia associadas a diferentes subprodutos de frutos; e) Silagens de palma forrageira exclusiva ou associadas a gliricídia, pornunça e capim buffel comparadas com a silagem de milho para dietas de ovinos em confinamento e f) Silagens compostas de gliricidia e subprodutos da fruticultura como fonte de volumosos para dietas de ovinos em confinamento. Pretende-se, além de forma uma equipe interinstitucional e multidisciplinar, que possibilite a capacitação de estudantes de pós-graduação, gerar informações cientificas que possam elucidar os desafios de se conservar cactáceas e leguminosas na forma de silagem associadas a diferentes alternativas para uso em dietas, que possam atender as demandas nutricionais de ruminantes no semiárido brasileiro. Uma outra expectativa é trazer à tona em vários fóruns, a discussão sobre a importância da produção biossalina de forrageiras, do componente água nos sistemas de produção animal e do uso de subprodutos da fruticultura.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Giana Lange do Amaral

Ciências Humanas

Educação
  • a produção e atuação discente no ensino secundário em pelotas, rs (décadas de 1930 a 1960)
  • O presente projeto alia-se a dois projetos por mim coordenados junto ao CEIHE (centro de documentação e pesquisa do PPGE/UFPel): História e memórias de escolas da cidade de Pelotas e Acervos escolares: possibilidade de ensino, pesquisa e extensão no campo da História da Educação (do qual recebo bolsa PQ2 desde 2011). Tem como objetivo dar continuidade ao processo de constituição e de organização de acervos no CEHIE, especificamente os escritos orais e iconográficos sobre práticas discentes de secundaristas, bem como desenvolver pesquisas sobre a essa temática (ainda pouco estudada no Brasil) que resultem na publicação artigos e de livros com coletâneas de textos. Para tanto serão utilizados referenciais epistemológicos da História Cultural, da História Oral e da constituição de acervos pelos historiadores da educação.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Giancarlo Di Vaccari Botteselle

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • síntese de moléculas bioativas contendo se e n a partir de reações catalisadas por cobre nanoparticulado suportado em vidros recicláveis
  • O presente projeto de pesquisa propõe a síntese de pequenas moléculas orgânicas heterocíclicas contendo selênio e nitrogênio, com potencial aplicação farmacológica, como é o caso das fenoselenazinas e dos triazóis contendo selênio. Adicionalmente, pretende-se desenvolver metodologias sintéticas sustentáveis e compatíveis com a realidade financeira e estrutural da instituição envolvida no projeto, para a preparação das moléculas propostas. De preferência, a partir de rotas sintéticas que se enquadrem ao máximo nos princípios da química verde. Para tanto, propõem-se o emprego de naoparticulas de cobre auto suportadas em vidros, como catalisadores das reações envolvidas. Além disso, o presente projeto visa o desenvolvimento de uma nova linha de pesquisa em síntese orgânica na UNIOESTE, contribuindo para a formação de recursos humanos de qualidade e, consequentemente, para o desenvolvimento da universidade e também da região oeste do Paraná.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gierri Waltrich

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • transferência de energia acústica
  • Transferência de Energia Acústica (TEA) é uma forma relativamente nova de transmissão de energia sem contato que usa ondas sonoras para transmitir energia sem fio. Em contraste com o acoplamento indutivo, ela é adequada para transmissão de energia em distâncias grandes em comparação com as dimensões do transmissor e do receptor do sistema por indução magnética. As frequências utilizadas são baixas, minimizando as perdas e mantendo a eletrônica simples. Está previsto também neste projeto a construção de dispositivos eletrônicos capazes de transmitir energia acústica com o intuito principal de carregar baterias, realizar comunicação e controlar atuadores aos quais o contato físico é de difícil acesso, como em aplicações biomédicas (principalmente implantes), ou onde ondas eletromagnéticas não conseguem infiltrar, como exemplo, tubos ou caixas metálicas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gil de Aquino Farias

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • propriedades eletrônicas de sistemas de baixa dimensionalidade
  • O presente projeto visa: (i) dar suporte financeiro ao Grupo de Sistemas de Baixa Dimensionalidade (GTMC) do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará e (ii) dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo mencionado grupo. Particularmente estamos interessados em propriedades eletrônicas e de transporte em sistemas semicondutores e materiais bidimensionais, tais como o grafeno e fosforeno, propriedades estruturais em aglomerado de partículas interagindo fortemente, plasmons e polaritons superficiais, e propriedades eletrônicas e estruturais de sistemas quânticos e clássicos 1D e 2D.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gil Guerra Júnior

Ciências da Saúde

Medicina
  • uso das técnicas de transcriptoma, exoma e expressão gênica para elucidar diferentes fenótipos de distúrbios da diferenciação do sexo em pacientes 46,xy
  • As condições que apresentam desenvolvimento genital e/ou gonadal incompleto ou desordenado levando a uma discordância entre o sexo genético, gonadal e fenotípico do indivíduo afetado são classificadas como Distúrbios da Diferenciação do Sexo (DDS). São conhecidos diversos genes que atuam nas vias da determinação e diferenciação do sexo, como por exemplo: WT1, SRY, NR5A1, DMRT1, SOX9, GATA4, NR0B1, AHM, AR, SRD5A2, HSD17B3, entre outros. Entretanto, após a triagem em busca de mutações nesses genes, duas questões importantes se apresentam. A primeira delas diz respeito aos casos em que mutações são identificadas. Nesses casos o desafio principal é investigar o efeito biológico que estas exercem e quais seriam suas reais influências nos fenótipos. A segunda questão a ser enfrentada é que através do sequenciamento gene a gene, cerca de 60-70% dos casos permanecem com etiologia indefinida. Na tentativa de abordar essas duas questões frente aos resultados de estudos anteriores, propomos este projeto que será dividido em duas partes. A primeira será analisar a função gênica in vitro por expressão de gene repórter e in vivo através do transcriptoma de material de biópsia de pacientes que apresentam mutações em dois receptores nucleares (AR e NR5A1), a fim de averiguar como estas alterações afetam a regulação de genes, causando um possível desequilíbrio no padrão de expressão gênica, e correlacionar os efeitos observados com os diferentes fenótipos apresentados pelos pacientes. Para tal, serão realizados estudos in vitro de transfecção em células de mamíferos, além de RNA-seq e PCR Real Time, com RNA obtido a partir das gônadas ou tecido genital dos pacientes. A segunda parte, visa analisar por sequenciamento de exoma, 10 pacientes classificados como DDS 46,XY idiopáticos, com o intuito de identificar a presença de variantes patogênicas e, eventualmente, revelar novos genes envolvidos na diferenciação testicular. Dessa maneira, este trabalho poderá contribuir para uma melhor compreensão dos mecanismos moleculares que possam explicar o fenótipo dos pacientes, bem como, servirá para implementar os estudos de exomas e transcriptomas em nosso laboratório.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gilberto Barbosa Domont

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • análise proteômica de cérebro, líquido amniótico, placenta e plasma na microcefalia zika-positiva
  • Não há na literatura científica nenhuma evidência experimental causal confirmando que o vírus Zika é o único agente etiológico responsável pelo desenvolvimento de más-formações cerebrais em fetos humanos durante a gravidez. Dentro deste quadro, as estratégias proteômicas do tipo discovery-driven aparecem como fundamentais para elucidar as bases moleculares envolvidas nas infecções pelo vírus Zika e identificar proteínas com potencial diagnóstico ou candidatos vacinais. Serão estudadas amostras de cérebros de natimortos ou neonatos microcefálicos infectados, ou não, com o vírus da Zika e com a presença, ou ausência de BVDV, líquidos amnióticos de mães infectadas com Zika e/ou BVDV e sangue de grávidas portadoras de infecção pelo Zika, BVDV e sem ou com fetos microcefálicos. Os estudos com BVDVB devem-se a coleta de dados proteômicos obtidos de três cérebros Zika positivos que indicaram a presença de peptídeos associados ao vírus da diarreia viral bovina, VDVB (ou BVDV). Estes resultados, se comprovados verdadeiros, sinalizam que o vírus Zika pode não ser, sozinho, o único agente etiológico responsável pela microcefalia e sugerem que a discovery-driven proteomics pode ter papel crucial na procura de proteins virais e de outros agentes em fluidos e tecidos biológicos. Várias técnicas de espectrometria de massa serão usadas para postular quais proteínas estão diferencialmente expressas nos cérebros e líquidos amnióticos e, combinando buscas qualitativas e quantitativas de modificações pós-traducionais - fosforilação, glicosilação, acetilação e ubiquitinação totais e de proteínas específicas –, concluir sobre as variações conjunta e comparativa, de abundância proteica nos vários tipos de amostras e de seus modificomas que poderão indicar as rotas e a regulação metabólica afetadas. Também a procura de proteínas expressas por outros agentes infecciosos virais ou bacterianos nas amostras de microcéfalos é de suma importância para se acrescentar novos dados, ainda neste ensaio discovery-driven. Finalmente, outro tema de pesquisa será a busca por espectrometria de massa de regiões antigênicas virais. Este é um ensaio direto, com resultados imediatos com amostras de plasma ou soro de pacientes Zika-positivos para maior velocidade e eficiência de coleta de dados. Além de shotgun proteomics usaremos técnicas de fronteira na análise de proteínas intactas como top-down proteomics e dirigida por alvos - targeted-proteomics – parallel reaction monitoring, PRM – para identificar, quantificar peptídeos, proteínas e pequenas moléculas (metabolômica) com enorme exatidão de massa e velocidade de varredura. As sequências de produtos gênicos e de suas proteoformas serão determinadas e caracterizadas suas modificações pós-traducionais (fosfoproteoma, glicoproteoma, acetiloma, ubiquitiloma etc) com alta seletividade e sensibilidade. Para atingir estes objetivos é necessária a aquisição de um espectrômetro de massa de alta resolução, sensibilidade e alta produtividade. Em resumo, busca-se colher dados para conhecer a etiologia do vírus Zika e do BVDV nas infecções humanas, na microcefalia, e postular sítios antigênicos para preparação de vacinas empregando plataformas de espectrometria de massas in tandem.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 03/10/2016-31/10/2020
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Gilberto Dantas Saraiva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo e aplicações de cristais e nanoestruturas cristalinas de molibdatos e tungstatos
  • Este projeto visa à estruturação e consolidação parcial do Laboratório de Síntese e Caracterização Molecular, bem como do Grupo de Pesquisa em Síntese e Prospecção Molecular da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLES-QUIXADÁ), Universidade Estadual do Ceará. Neste projeto temos como objetivos; a síntese, caracterização e estudo das propriedades estruturais, eletrônicas e vibracionais de cristais e nanoestruturas cristalinas, utilizando como modelos molibidatos e tungstatos. Além das propriedades estudadas, os cristais obtidos terão aplicação no campo da catálise e adsorção química. A síntese de cristais e das nanoestruturas é concebível pela utilização de uma tecnologia tradicional, onde podemos utilizar equipamentos básicos para o desenvolvimento de síntese de cristais e das nanoestruturas. No que abrange a caracterização, a mesma será realizada com equipamentos da Universidade Estadual do Ceará (campus do Itaperi) e no Departamento de Física no Campus da Universidade Federal do Ceará, onde diversas técnicas de caracterização tais como: Microscopia de força atômica, Microscopia de varredura, Raio-X, Microscopia Raman, infravermelho e fotoluminescência encontram-se disponíveis. Recentemente o Grupo de Pesquisa Síntese e Prospecção Molecular – SPM juntamente com o Laboratório de Síntese e Caracterização Molecular tem realizados síntese de diversos cristais de molibdatos com diferentes aplicações. Vale ressaltar que os materiais sintetizados em nosso laboratório já estão sendo aplicados em catálise junto ao departamento de química da Universidade Federal do Ceará e nos estudos de adsorção em colaboração junto ao Laboratório de Adsorção da UECE. A busca pela síntese e caracterização de novos materiais e materiais nanoestruturados tem sido objeto de intensa investigação nestas duas últimas décadas. Nanoestruturas, e Nanoestruturas funcionalizadas têm recebido muita atenção por serem materiais com propriedades interessantes, tais como as propriedades mecânicas, térmicas e elétricas [1]. Nos anos recentes testemunhamos um interesse significativo de aplicações biológicas dos novos nanomateriais no estado sólido [2,3]. Materiais funcionalizados mostram que estes compostos podem ser usados para descobrir novas rotas de associação desses materiais mostrando propriedades resultantes de grande aplicabilidade, podendo ser usadas, por exemplo, na área de nanocompósitos [3,4]. Sistemas unidimensionais tais como nanofios, nanobastões e nanotubos são considerados blocos de construção para a nanotecnologia [5,6,7] e ultimamente estão sendo intensamente estudados. A unidimensionalidade destes sistemas faz com que estes materiais apresentem fortes efeitos de confinamento quântico bem como novos fenômenos e propriedades físicas restritos apenas a esses tipos de sistemas. As propriedades óticas e eletrônicas desses materiais são fortemente dependentes do tamanho e da morfologia e estas podem ser modificadas e controladas usando nanoarquiteturas híbridas tais como cabos co-axiais feitos de diferentes materiais [8].
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gilberto Ferreira da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • interculturalidade na formação continuada de professores desde américa latina: perspectivas descoloniais
  • Esta pesquisa se propõe a investigar as contribuições, tanto teóricas quanto práticas de processos de formação continuada com educadores no contexto da regiao latino-americana. Busca-se compreender os fenômenos da diversidade cultural, inerentes á realidade social das nações latinas no contexto da formação docente. Nesta pesquisa aposta-se em processos participativos e colaborativos no trabalho formativo, enfatizando a busca de informações sobre práticas que privilegiam o protagonismo e a autonomia docente. A formação continuada representa hoje, além de uma necessidade, uma possibilidade de construir ações pedagógicas coerentes e viáveis nos contextos da ação profissional docente. É neste sentido que formação continuada e práticas pedagógicas não podem mais ser compreendidas de forma descolada, em que uma atua como pré-requisito da outra e sim em um processo contínuo de interdependência. Esta proposta de investigação assenta-se nas contribuições teóricas adivindas do grupo Mordernidade/Colonialidade (G M/C), nos resultados de pesquisa realizados pelos membros do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI/Unilasalle/Canoas) em diálogo com vozes outras na educação, tais como os movimentos sociais, as comunidades originárias indígenas e comunidades quilombolas. Procura também estreitar os laços com os educadores das redes públicas de educação básica, em sintonia com os propósitos de uma formação que responda aos anseios dos docentes que vivem o cotidiando do chão da escola. A pesquisa esta dividida em etapas, sendo que uma delas refere-se ao estudo de revisão de literatura e refinamento teórico, uma outra etapa envolve o mapeamento e análise de experiências de formação docente continuada e, uma outra diz respeito ao processo que projeta a criação, aplicação e avaliação de um programa de formação a ser realizada com um grupo de educadores na Rede Municipal de Educação de Canoas. Os resultados, tanto da revisão de literatura quanto dos dados produzidos durante a realização do programa de formação docente serão analisados a partir das contribuições teóricas da interculturalidade e descolonialidade, aportes tomados como referência para a produção desta pesquisa. Ao final espera-se poder, de forma sistematizada, para além da produção de artigos e papers, produzir e disponibilizar às redes públicas municipais e estaduais um Programa de Formação Docente.
  • Universidade La Salle - Canoas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gilberto Icle

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • estudos da presença: práticas (per) formativas na formação em artes cênicas
  • Este projeto pretende investigar a formação em Artes Cênicas no interior dos processos criativos por intermédio do estabelecimento de um banco de dados formado por protocolos de procedimentos em teatro, dança, performance, manifestações populares etc. A produção de dados e sua análise será formada pela Rede Internacional de Estudos da Presença, grupo de pesquisadores em artes da cena do Brasil, França, Portugal e Argentina. Este projeto insere-se na seguinte problemática: como os processos de criação podem circunscrever processos formativos desde o seu interior, não estabelecendo em relação a estes últimos uma decalagem temporal ou espacial?
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gilberto Januario

Ciências Humanas

Educação
  • a aprendizagem do professor mediada por sua relação com materiais curriculares de matemática
  • A pesquisa com foco no uso de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática têm enfatizado esses recursos como agentes que contribuem significativamente para a aprendizagem crítica dos professores, especialmente sobre conhecimentos matemáticos para o ensino. Nesse sentido, este projeto tem por objetivo estudar referencial teórico que subsidia a compreensão da aprendizagem do professor a partir de sua relação crítica com materiais curriculares de Matemática. O desafio posto refere-se à emergente identificação e compreensão do papel que esses materiais exercem para as práticas dos professores, sobretudo para o seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa ora proposta se caracteriza como de abordagem qualitativa, em que a coleta de dados se dará a partir de mapeamento de artigos em sites de periódicos nacionais e internacionais e em livros de autores que realizam estudos sobre o tema. Também será realizado mapeamento, em repositórios institucionais, por pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação em que a relação professor-materiais curriculares e a aprendizagem docente são objeto de análise. Do ponto de vista teórico-metodológico, será considerado o modelo teórico que envolve os recursos do professor (conhecimento matemático para o ensino), os recursos curriculares (objetos físicos, procedimentos e representações de domínio) e os conceitos de agência e affordance.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gilberto José Miranda

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • características qualitativas das informações contábenis nas contratações públicas no brasil
  • A pesquisa tem o intuito de evidenciar que o não atendimento às características qualitativas da informação contábil estabelecidas pela Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis (Pronunciamento CPC 00) aumenta os problemas de descontinuidade de contratos celebrados entre administração pública e empresas privadas, causados pelas empresas contratadas. A análise econômico-financeira das contratações públicas possui restrições e limitações que fragilizam o processo de seleção das empresas. Como consequência, ocorrem problemas de descontinuidade de contratos com a Administração Pública que se replicam por todo o Brasil. No Estado de Pernambuco foram identificados 1.422 contratos com obras paralisadas no ano de 2016, totalizando aproximadamente R$ 7 bilhões (TCE-PE, 2018). No Estado do Rio Grande do Norte, havia no ano de 2017, 313 obras paralisadas, representando um potencial de dano a administração pública de R$308 milhões (TCE-RN, 2018). Já no Estado de São Paulo, o Tribunal de Contas do Estado fiscalizou 234 obras e destas, 20% estavam paralisadas por problemas contratuais. E das obras paralisadas, aproximadamente 56% apresentavam falhas no cronograma financeiro (TCE-SP, 2018). Ao confrontar a legislação que trata do processo de qualificação econômico-financeira com a Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis (CPC 00), principalmente em relação às características qualitativas, tanto as fundamentais quanto as de melhoria da informação contábil-financeira útil, nota-se limitações e fragilidades no processo de análises, nos seguintes aspectos: relevância, materialidade e representação fidedigna (características qualitativas fundamentais) e comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade (características qualitativas de melhoria). A falta de observação do critério de relevância relaciona-se com a pouca importância dada às demonstrações contábeis pelos agentes públicos em função da falta de confiabilidade nas demonstrações. Aliado a isto está a falta de auditoria e transparência das demonstrações de empresas de capital fechado (SOBREIRA, et al., 2014) A materialidade refere-se ao fato de que a omissão ou distorção nas demonstrações contábeis pode afetar nas decisões que os usuários da informação contábil a respeito da entidade analisada. Considerando-se a possibilidade de que as demonstrações contábeis não sejam auditadas, a não observância de tais critérios pode resultar em demonstrações contábeis com a presença de fraudes e erros materiais (SOBREIRA et al., 2014). Tratando-se da representação fidedigna, especificamente quanto aos critérios ou características da informação ser completa, neutra e livre de erro material, nota-se que as informações exigidas não são suficientes, pois há exigência de demonstrações contábeis de apenas do último exercício financeiro, há margem considerável para gerenciamento de resultados, fraudes e erros em função da falta de auditoria e transparência (CARNEIRO JUNIOR, 2015). Em relação às características qualitativas de melhoria, tais como a comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade também são identificadas fragilidades no processo de contrações públicas. No aspecto de verificabilidade, nota-se que nos casos de empresas que não são de capital aberto, as informações não são divulgadas e, portanto, falta transparência no processo. E quanto ao critério de compreensibilidade, este se relaciona à falta de preparo dos servidores da administração pública para analisar as informações com razoável diligência e entendimento, pois, geralmente o setor de contratações dos órgãos públicos em geral não dispõe de servidores com conhecimentos técnicos de contabilidade para realizar a devida avaliação das empresas (LESTER; BORBA; MÚRCIA, 2009). Outra inconsistência entre o processo de análise das demonstrações contábeis preconizado pela legislação e a literatura contábil, consiste nos critérios ou indicadores de rentabilidade ou lucratividade. A Lei Federal Nº 8.666/93 não permite o uso de tais indicações nos editais de licitação. Todavia, a literatura de análise de previsão de insolvência o considera como construto relevante para a geração de caixa futuro necessário à capacidade de pagamento no médio e longo prazo, expressados em liquidez e solvência (PEREIRA; MARTINS, 2015). Os estudos empíricos com foco em análise de previsão de insolvência, tais como os de Altman (1968), Ohlson (1980), Du Jardin (2015) e Li e Wang (2017) utilizaram construtos relacionados à Liquidez, Rentabilidade, Endividamento e Desempenho operacional e alcançaram níveis de assertividade próximos de 90%. Desse modo, observa-se que existem lacunas na etapa de qualificação econômico-financeira na legislação de contratações públicas, que não estão em acordo com os estudos empíricos relacionados à análise de previsão de insolvência e com a Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis (CPC 00). Portanto, a administração pública pode estar contratando empresas sem condições de executar um contrato e consequentemente podem resultar em contratos descontinuados na administração pública. A consequência disso são desperdícios de recursos públicos e baixa qualidade de produtos e serviços ofertados. Nesse sentido, Lester, Borba e Múrcia (2009) afirmam que a qualificação econômico-financeira é um problema real das entidades públicas e consequentemente de todos os brasileiros e ao mesmo tempo, consiste em um tema incipiente na literatura acadêmica.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gilberto Kac

Ciências da Saúde

Nutrição
  • inquérito nacional de alimentação e nutrição infantil
  • Caracterização geral do problema a ser abordado. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) destaca a avaliação do estado nutricional e de práticas de amamentação e consumo alimentar como ferramenta importante para identificar prioridades de ação de acordo com o perfil alimentar e nutricional da população assistida e estabelecer diretrizes dietéticas, determinar associações entre dieta e saúde na população e projetar programas de alimentação e nutrição. Contudo, não existem estudos populacionais com representatividade nacional que tenham explorado o consumo alimentar individual e sua associação com o estado nutricional e a deficiência de micronutrientes em crianças brasileiras menores de cinco anos. Objetivos: Avaliar as práticas de aleitamento materno, alimentação complementar e consumo alimentar, o estado nutricional antropométrico e a epidemiologia das deficiências de micronutrientes (hemoglobina, retinol sérico, proteína C reativa, vitamina D, ferritina, vitamina E, zinco e beta caroteno) entre crianças brasileiras menores de cinco anos, segundo macrorregiões do país, zonas rural e urbana, faixa etária e sexo e mensurar desigualdades nestes indicadores. Métodos. O desenho do estudo compreende um inquérito nacional de base domiciliar. O plano amostral será estratificado por macrorregião e selecionado em dois (setor censitário e domicílio) ou três estágios (município, setor censitário e domicílio). O tamanho da amostra foi estimado em 15.000 domicílios em 123 municípios. Este projeto é constituído de três eixos: (I) Avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar. Serão aplicados questionário fechado com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos no dia anterior à entrevista e recordatório de 24h (R24h), com repetição deste último em dia não consecutivo à primeira avaliação em uma subamostra de 20%. Com esses dados, serão estimados: (a) a prevalência de indicadores do aleitamento materno, de consumo alimentar, de uso de suplementos de micronutrientes, de ambiente alimentar doméstico e de habilidades culinárias do cuidador da criança; (b) o consumo de energia, macro e micronutrientes e (c) a participação de alimentos ultraprocessados na dieta. Serão também identificados padrões alimentares das crianças. (II) Avaliação do estado nutricional a partir da antropometria. Serão realizadas as medidas antropométricas de comprimento/estatura e massa corporal (MC). Essas medidas serão expressas em quatro índices: MC para idade, altura (comprimento/estatura) para idade, MC para altura e índice de massa corporal para idade. O estado nutricional das crianças será classificado para cada índice utilizando os critérios e o padrão de referência da OMS. (III) Estimativa de carências de micronutrientes. Será contratado um Laboratório de Análises Clínicas, que possua comprovação de qualidade técnica que ficará responsável pela coleta, análise, armazenamento e transporte das amostras de sangue. A coleta acontecerá nos domicílios e será previamente agendada. Serão analisados os seguintes marcadores: hemoglobina, retinol sérico, proteína C reativa, vitamina D, ferritina, vitamina E zinco e beta caroteno na amostra completa. Será coletada uma alíquota de sangue para armazenamento e constituição de biobanco. Diversos procedimentos serão realizados antes, durante e depois da coleta de dados para garantia e controle de qualidade do projeto. Antes do início da coleta: desenvolvimento do protocolo de pesquisa, dos manuais de operações e das entrevistas; pré-teste dos instrumentos e procedimentos; treinamento e certificação das equipes para aferição de medidas antropométricas, entrevistas e coleta de sangue; realização de estudo piloto; e pré-teste do sistema de entrada e gerência de dados. Durante a coleta de dados: criação de mecanismos de comunicação intra-equipes; treinamento, (re)certificação; acompanhamento das visitas utilizando checklists que embasarão a confecção de um relatório qualitativo semanal, para cada supervisor ou pesquisador de campo; repetição de medidas antropométricas em 10% da amostra; revisão periódica de equipamentos; e monitoramento dos dados coletados (análise de dados faltantes, concordância intra-observador, análise de preferência por dígito terminal, identificação de valores extremos). Também serão adotados protocolos e manuais para garantia da qualidade das análises de dados para publicações que utilizarem as informações deste projeto. Contribuições adicionais da proposta: Também está previsto avaliar: (a) a equidade/desigualdade em nutrição por meio de indicadores de desigualdade absoluta e relativa (índice de inclinação e de concentração, respectivamente) e (b) a associação entre a participação de programas de proteção social e desfechos nutricionais, que será realizada por meio do link entre os dados do inquérito e aqueles contidos no Cadastro Único do Governo Federal. Resultados esperados. Com o desenvolvimento da proposta, pretende-se descrever o perfil nutricional de menores de cinco anos no Brasil, incluindo: (a) prevalência de déficit de peso e estatura/comprimento, e excesso de peso; (b) práticas de amamentação, alimentação complementar e padrões alimentares; (c) prevalência de deficiência de micronutrientes; e (d) trajetória de mudanças temporais nos indicadores nutricionais (comparação com inquéritos nacionais anteriores, como a Pesquisa Nacional de Demografia em Saúde 1996 e 2006); (e) identificação da associação entre a participação em programas de proteção social como bolsa família, minha casa minha vida, Brasil alfabetizado, salário maternidade e aposentadoria rural e desfechos nutricionais e (f) análise da prevalência de indicadores da nutrição infantil segundo critérios de equidade como a desigualdade absoluta e indicadores de desigualdade relativa e verificar as tendências temporais desses indicadores com inquéritos anteriores.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 24/11/2017-30/04/2021