Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Eric Brandão Carneiro

Engenharias

Engenharia Civil
  • caracterização acústica de materiais com a informação espaço-temporal e inteligência artificial
  • A qualidade de um bom projeto de condicionamento acústico ou da simulação acústica de ambientes fechados, tais como salas hospitalares, salas de aula, automóveis ou aeronaves, guarda uma forte correlação com a caracterização das propriedades acústicas dos materiais em seu interior. Da mesma forma, a auralização, ou seja, a simulação da experiência de ouvir dentro desses recintos, também depende dessa caracterização. O atual estado da arte possui lacunas, tais como a caracterização da dissipação de energia sonora em materiais pouco absorventes e ressonadores, o efeito do tamanho finito das amostras medidas ou a caracterização de difusores acústicos. Este projeto objetiva o desenvolvimento de técnicas de medição em sítio para caracterização de materiais absorvedores e difusores baseadas na hipótese de que a exploração da informação espaço-temporal leva a uma maior compreensão dos fenômenos físicos associados a estes materiais e permite um aumento da exatidão na medição da absorção e do espalhamento sonoro. A literatura apresenta evidências de que a caracterização de materiais com técnicas de decomposição do campo sonoro amostrado por arranjos de microfones traz um maior volume de informações, muitas delas ainda inexploradas. Neste contexto de maior volume de informação espaço-temporal, as redes neurais convolucionais são boas candidatas para a tarefa de caracterização de materiais uma vez que permitem explorar as invariâncias contidas nestes dados. Neste intuito, será necessário desenvolver e testar uma infraestrutura numérica que explore a computação em nuvem para gerar dados de qualidade para o treinamento de algoritmos de inteligência artificial e para a investigação minuciosa de fenômenos pertinentes. Também serão utilizados métodos experimentais de escaneamento de campo acústico e arranjos de microfones para construir uma base de dados experimental que permita validar os fenômenos investigados e testar a generalização dos algoritmos de inteligência artificial.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Eric de Camargo Smidt

Ciências Biológicas

Botânica
  • estudos taxonômicos, filogenéticos, filogeográficos e anatômicos em monocotiledôneas neotropicais
  • Análises filogenéticas baseadas em caracteres moleculares, associadas à codificação de matrizes morfológicas, nos permitem reconhecer como as modificações adaptativas surgiram ao longo da evolução e quais processos podem ter gerado as formas persistentes nas espécies atuais. A partir de hipóteses filogenéticas calibradas no tempo, podemos interpretar em que momentos históricos ocorreram diversificação de linhagens e adaptações. Em abordagens biogeográficas podemos rastrear os processos envolvidos na ocupação do espaço, rotas migratórias, colonização de novos ambientes ou extinções locais. Tal conhecimento subsidia a tomada de decisões ao utilizarmos os métodos taxonômicos para organizar o conhecimento gerado, categorizar as formas e dialogar com clareza sobre no que se baseia a identidade dos táxons. Utilizando Orchidaceae, Marantaceae e Thismiaceae como modelo de estudos, pretendemos compreender a história evolutiva de linhagens de monocotiledôneas na Floresta Atlântica. Os subprojetos se organizam em: (1) estudos filogenéticos para o reconhecimento da organização infragenérica, baseada no genoma nuclear, plastidial e dados morfológicos de Pabstiella, Dryadella e Malaxidinae (Orchidaceae), Saranthe (Marantaceae) e Thismiaceae; (2) estudos da evolução de traços anatômicos vegetativos e florais em Barbosella, Dryadella, Liparis e Malaxis; (3)aplicação dos marcadores previamente desenvolvidos para filogeografia de Barbosella miersii e complexo Dryadella zebrina, como modelo de estudo da evolução de microorquídeas epífitas na Floresta Atlântica; (4) revisão taxonômica, estudos nomenclaturais e floras regionais e nacionais de Pabstiella, Dryadella, Liparis, Malaxis e Microchilus. O projeto prevê o desenvolvimento de 4 mestrados e 6 doutorados em quatro PPGs brasileiros e colaboração de um instituto de pesquisa norte-americano, cujos resultados serão divulgados em revistas acadêmicas de relevância e mídias sociais para acesso abrangente da comunidade não especialista.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Eric Fujiwara

Outra

Engenharia Mecatrônica
  • sistemas de sensoriamento fotônico baseados em speckles
  • O objetivo deste projeto é desenvolver sensores fotônicos inovadores baseados em speckles. Sensores fotônicos são tecnologias promissoras para monitoramento e automação de processos industriais e laboratoriais, bem como aplicações nas áreas de agricultura, medicina, robótica e aeroespacial. Estes dispositivos apresentam vantagens, como leveza, capacidade de multiplexação, resistência a agentes bioquímicos, e imunidade à interferência eletromagnética. Entretanto, sensores a fibra óptica convencionais dependem de sistemas de interrogação complexos e de alto custo, restringindo a disseminação e aplicação desta tecnologia. Neste âmbito, sensores baseados em speckles (padrões granulares formados pela interferência de luz coerente) proporcionam alta sensibilidade e versatilidade, necessitando somente de laser visível e câmera digital. Não obstante, padrões dinâmicos gerados pelo espalhamento em amostras biológicas (biospeckle) permitem avaliar atributos como, por exemplo, maturidade e qualidade de frutas. Os sensores a serem desenvolvidos serão baseados em fibras ópticas especiais para monitoramento de parâmetros físicos e químicos. Ademais, serão realizadas montagens "free space" para analisar frutos pela técnica de biospeckle, aplicando algoritmos de processamento de imagens e aprendizagem de máquina. A viabilidade do projeto é atestada pela experiência dos grupos envolvidos na fabricação, caracterização e aplicação de fibras ópticas em sensoriamento, bem como em montagens ópticas e técnicas analíticas e espectroscopia para avaliação das propriedades bioquímicas. O projeto compreenderá simulação computacional e caracterização experimental dos sistemas, com validação prática através de parcerias com empresas e institutos de pesquisa. A concretização deste projeto trará ganhos ao ecossistema nacional da fotônica com a criação de novos produtos e processos inteligentes nas áreas de indústria, aeroespacial, defesa, tecnologias assistivas, e agricultura.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Eric Marchezini Mazzer

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de materiais com estrutura de poros controlada para aplicações mecânicas, ambientais e biomédicas
  • Esse estudo propõe o desenvolvimento de materiais com estrutura de poros controlada para aplicações mecânicas, ambientais e biomédicas. A porosidade de um material possui importante papel no seu comportamento térmico, elétrico, mecânico, catalítico e biológico, dentre outros. Embora o uso de materiais porosos seja promissor em diversas aplicações, ainda existem desafios tecnológicos a serem superados no que se refere ao controle de suas microestruturas e estruturas de poros. Nesse contexto, faz-se necessário o desenvolvimento de processos que permitam o controle estrutural de sólidos porosos em diferentes escalas de tamanho. Ligas de alumínio endurecidas por precipitação do sistema Al-Cu, quasicristais do sistema Al-Cu-Fe e Al-Cu-Fe-Cr e vidros bioativos serão utilizados nesse estudo. Em um primeiro momento esses materiais serão obtidos na forma de pó para os metais via atomização, e particulados para o vidro bioativo por processamento sol-gel. Em seguida, serão preparados scaffolds por meio do processo freeze-casting (moldagem por congelamento), sinterização, tratamentos térmicos e/ou químicos. Serão analisados os parâmetros de processos (como condições de congelamento, cargas de sólido, temperaturas de tratamento térmico e tipos de ataque químico) para se obter uma estrutura de poros controlada em conjunto com a microestrutura adequada às propriedades propostas. Se concretizada de maneira eficiente, tratará de uma metodologia simples, barata e de fácil escalabilidade. Serão avaliadas as propriedades estruturais, mecânicas, catalíticas e biológicas dos materiais obtidos. Essa proposta multidisciplinar representa uma parceria entre docentes e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras. O grupo de pesquisa envolvido nesse estudo, apesar de emergente, possui experiência nos processos e aplicações propostas, o que demonstra a exequibilidade do projeto.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 23/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Erica Maria Granjeiro

Outra

Divulgação Científica
  • a inovação no ensino de ciências através da transversalidade e da integração entre universidade e escolas com vistas à formação inicial e continuada de professores no contexto da pandemia do covid-19
  • Na perspectiva da divulgação científica, popularização da ciência dos temas transversais de Saúde Humana e Ambiental, no contexto da pandemia da COVID-19, o presente trabalho tem como finalidade oferecer Oficinas e Cursos de Educação à Distância, por meio da integração entre Universidade e Escolas, especialmente em ambientes virtuais. Para tanto, o presente projeto será desenvolvido por meio da atuação conjunta de docentes vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Biologia (NUPEECBio), do Departamento de Ciências Biológicas (DCBIO), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Nesse contexto, a presente proposta foi instigada pelos desafios postos pela pandemia, especialmente àqueles referentes aos temas transversais de Saúde e Bem-estar. Para tanto, por meio de um trabalho colaborativo serão realizadas atividades síncronas e assíncronas. Neste contexto, a criação de novas ferramentas de ensino com o objetivo de construir o conhecimento com criatividade e motivação é uma proposta pertinente e desafiadora. Essa proposta objetiva, portanto, utilizar ferramentas metodológicas para estimular a imaginação, a criatividade, o pensamento crítico e integrado de discentes e docentes dos Cursos de Licenciatura e Biologia do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e de Professores da educação básica sobre os temas de Biologia, integrando Saúde, Biodiversidade e Tecnologias durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Para tanto, as atividades serão desenvolvidas em plataformas virtuais oficiais UEFS, com os docentes no NUPEECBIO e discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas vinculados ao NUPEECBIO e nos laboratórios de Pesquisa do DCBIO. A proposta inclui a participação de 130 Professores do Ensino Fundamental II, de 23 Escolas Públicas distribuídas em quatro municípios do Estado da Bahia (Caetité, Feira de Santana, Salvador e Vitória da Conquista. O evento será realizado em duas etapas distintas: ETAPA 01: Será realizada no ano de 2021, durante a SNCT, no período de 02 a 08 de outubro de 2021, serão realizadas 4 oficinas com carga horária total de cento e vinte minutos, envolvendo atividades síncronas e assíncronas: Oficina 1 “Sistema digestório e bem estar sob uma ótica multidisciplinar e tecnológica”; Oficina 2: “Uma bebida fermentada que proporciona bem estar e promove a saúde do consumidor”; Oficina 3: “Prevenção da transmisssão oral fecal de protozoários e helmintos causadores de doenças para o homema”; Oficina 4: “Mato que se come” – proposta de abordagem contextualizada para o Ensino de Ciências e Biologia”. Nessa etapa participarão treze (13) discentes e treze (13) docentes dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Biologia e Tecnologias da UEFS e oitenta (80) Professores de Escolas Básicas dos municípios de Feira de Santana, Salvador e Caetité. metodologia será através de atividades participativas utilizando recursos que não são disponibilizados na Escola. : ETAPA 02: Será realizada no ano de 2022, no período de abril a setembro de 2022 e culminarão com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a SNCT do ano de 2022. Essa etapa, a qual terá como base o trabalho ainda não publicado da nossa equipe (Granjeiro e cols., 2021). Para tanto, será ofertado o curso EaD intitulado “Ensino de Ciências para a Promoção de Saúde na Escola Básica” e contará com a participação de vinte e cinco (25) estudantes dos Cursos Licenciatura em Biologia da UEFS e cinquenta (50) Professores do Ensino Fundamental II de doze (12) Escolas Públicas do Estado da Bahia. O curso, com carga horária de oitenta (80) horas, será ministrado por treze (13) Docentes dos Departamento de Ciências Biológicas e Tecnologias da UEFS, vinculados ao NUPEECBio. As atividades serão distribuídas em atividades síncronas (16 horas), assíncronas (30 horas) e a Produção de Material Didático Inovador (24 horas). Vislumbrando o aprimoramento e a atualização da prática docente, o curso terá como foco a formação de professores que possam atuar como facilitadores no processo de ensino/aprendizagem, e não apenas como transmissores de informações. Para tanto, foi priorizado o ensino interdisciplinar, articulando conceitos teóricos e práticos mediado por tecnologias, com foco nos Temas Transversais de Saúde Humana e Ambiental. As atividades serão realizadas por meio da utilização das Plataformas Zoom, Google Meet, Google Sala de Aula e contarão com o apoio das Plataformas de Divulgação da equipe no Facebook @gpfsiouefs e no Instagram @nupeecbiouefs. As atividades do curso serão distribuídas em quatro (4) Módulos: 1) Tecnologias e Metodologias Inovadoras de Ensino; 2) Microbiologia; 3) Parasitologia Humana e Saúde Ambiental; 4) Corpo Humano e Saúde em tempos de COVID-19. Desta forma, considerando a íntima ligação entre saúde e educação, constituíndo-se como um pilar de suma importância para alcançarmos uma população mais saudável e comprometida com questões éticas, sociais, políticas e ambientais, o presente trabalho será realizado. Pretende-se portanto, a partir do uso de ferramentas metodológicas, estimular a imaginação, a criatividade, o pensamento crítico e integrado de discentes e docentes da UEFS com Professores do ensino fundamental sobre os temas de Biologia, integrando, de forma transdisciplinar, conceitos de Saúde, Biodiversidade e Tecnologia. Ao término das atividades, os participantes deverão apresentar o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), envolvendo a construção de materiais didáticos inovadores, durante Cerimônia Virtual a ser realizada durante a SNCT 2022.
  • Universidade Estadual de Feira de Santana - BA - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023
Foto de perfil

Érica Renata de Souza

Ciências Humanas

Antropologia
  • intergeracionalidades: ciência, política e cuidados
  • O objetivo deste projeto é refletir sobre intergeracionalidades a partir de três eixos centrais: ciência, política e cuidado[SF1] . Partimos do debate contemporâneo de parentesco, especialmente das noções de relacionalidade, conectividade ou mutualidade da existência (CARSTEN, 2000; SAHLINS, 2013). Desta perspectiva, relações nomeadas como parentesco/ família não apenas constituem conexões entre pessoas, mas conceitos e classificações que afetam estas conexões (Strathern, 2009). Nossa proposta é analisar como a categoria “geração” impacta diagnósticos biomédicos, políticas sexuais e práticas de cuidado. Nossa hipótese é de que o marcador social geração é central para a compreensão do parentesco contemporâneo, impactando campos variados: a produção de conhecimento na ciência biomédica; as formas de mobilização das noções de família, gênero e sexualidade em políticas de Estado; práticas cotidianas de convívio, comensalidade, prevenção de doenças, medicalização da vida e cuidados. A classificação de pessoas por grupos etários sempre foi alvo de interesse na antropologia, por trazer à tona como corporalidade e ciclos de vida são concebidos transculturalmente. Analisaremos também como relações entre gerações e definições normativas de grupo etário e curso de vida podem ser mobilizadas e afetadas por diferentes contextos e situações, tais como: gravidez não planejada, adoção, conjugalidades e parentalidades, ativismos maternos, revelação de orientação sexual para a família de origem, pesquisa biomédica, disputas legais em torno da responsabilização de crianças, construção de diagnósticos biomédicos, medicalização da vida e seus impactos nas relações familiares. Levaremos em conta a interseção entre geração e outros marcadores sociais da diferença (gênero, classe, raça, religião). As diferentes pesquisas agrupadas aqui convergem, para seu desenvolvimento, em metodologias qualitativas, nomeadamente, etnografia e história de vida.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 25/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Érica Souza Siqueira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • fintech social: a incorporação da lógica de startup tecnológica no campo das microfinanças
  • A inclusão financeira está relacionada com, pelo menos, três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: erradicação da pobreza, crescimento econômico e redução das desigualdades. Trata-se de tema que ainda é desafiador no Brasil. Mesmo que o pagamento do auxílio emergencial tenha levado à abertura de contas para parte da população, questões de acesso e adequação continuam restringindo o uso de serviços básicos. Uma alternativa para compensar falhas do mercado financeiro e incluir os mais pobres são as Instituições de Microfinanças (IMF). Elas são organizações híbridas que operam sob as lógicas social e financeira. O conflito entre tais lógicas pode gerar problemas que impactam no atingimento de seu objetivo, como o “mission drifit”, que é a perda da missão social quando do crescimento da organização. Analogamente, as Fintechs (acrônimo de Financial Technology) que operam em microfinanças para inclusão financeira também precisam reconciliar as lógicas financeira e social, porém incorporam a lógica de startup tecnológica. Apesar do aumento significativo dessas Fintechs nos últimos anos, não há proporcional evolução na inclusão financeira, reforçando a necessidade de analisar a prática dessas organizações, que denominamos Fintech Social. Entre outros temas, deve-se investigar como essas organizações reconciliam essas três distintas lógicas e como reconfiguram as microfinanças, se criam mais oportunidades, como lidam com restrições de recursos e com questões de confiança e privacidade. Esse projeto tem duas hipóteses: a) as Fintech Sociais diferenciam-se em função das lógicas Financeira, Social e Startup Tecnológica; b) a forma como reconciliam essas lógicas é relevante para o alcance da inclusão financeira. A estratégia de pesquisa é estudo de casos múltiplos com Fintech Sociais. Serão coletados dados de gestores, membros de diferentes áreas das organizações e junto aos usuários (survey). Dados secundários serão utilizados para complementar e triangular informações.
  • Fundação Getúlio Vargas - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Erich Vinicius de Paula

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação da eficácia e segurança de uma estratégia para tratamento da anemia falciforme baseada na terapia gênica com um vetor viral para expressão de hemopexina
  • A anemia falciforme (AF) é a hemoglobinopatia hereditária mais frequente no mundo. Embora avanços no tratamento de suporte tenham reduzido sua mortalidade precoce, a morbidade multissistêmica e mortalidade em adultos permanece alta, projetando-se um cenário de aumento da prevalência e o do impacto da AF sobre sistemas de saúde em todo o mundo, e em particular sobre o SUS, considerando que nosso programa de tratamento de AF vem promovendo uma sobrevida cada vez maior destes pacientes. Pacientes com AF apresentam níveis elevados de heme livre na circulação, associados ao consumo da proteína depuradora de heme – a hemopexina (HPX). Diversos estudos demonstram que este heme livre contribui para a vasoclusão e lesão pulmonar aguda na AF, e que a reposição da proteína HPX reverte todos estes efeitos nestes modelos. Nos últimos três anos nosso laboratório desenvolveu um vetor para terapia gênica baseado no vírus AAV 8 capaz de promover a expressão da HPX em camundongos. O vetor baseia-se em uma construção semelhante ao que vem sendo usado com sucesso na terapia gênica para a hemofilia, em que níveis terapêuticos de uma proteína sintetizada pelo hepatócito são obtidos na circulação. Este projeto tem como objetivo avaliar a eficácia e a segurança do uso deste vetor em um modelo animal de AF (Townes), no qual avaliaremos parâmetros clínicos e laboratoriais que representam a gravidade das complicações da AF. Também avaliaremos aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos deste vetor. Os dados gerados têm o potencial de servir como evidências pré-clínicas sobre a utilidade deste vetor no tratamento da AF, além de contribuírem para a compreensão do papel do heme na fisiopatologia desta doença.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 09/12/2020-31/12/2023
Foto de perfil

Erick Calheiros de Lima

Ciências Humanas

Filosofia
  • interpretando os clássicos: contribuição à consolidação de bibliografia para formação de pesquisadores de graduação e pós-graduação em filosofia alemã
  • Trata-se de uma proposta a ser desenvolvida no quadro do “Núcleo de Estudos do Pensamento Alemão” (CNPq), vinculado ao PPGFIL/UnB. Sua motivação se conecta com a longa experiência dos membros da equipe, professores efetivos da UnB e UFABC, na formação de pesquisadores em temas no pensamento alemão e, mais especificamente, com a percepção da necessidade de incrementar material bibliográfico de apoio extremamente qualificado em português capaz não apenas de viabilizar o acompanhamento exegético do ensino e pesquisa centrados em clássicos da filosofia alemã, mas também de familiarizar os estudantes com a metodologia mais apropriada à pesquisa acadêmica em filosofia. É neste sentido que estamos propondo (1) a seleção e tradução de volumes da reconhecida coleção “KLASSIKER AUSLEGEN”, publicada pela extremamente qualificada editora alemã DE GRUYTER, sobretudo alguns daqueles dedicados a pensadores alemães como Kant, Hegel, Nietzsche, Adorno, Heidegger e Gadamer. A intenção é publicar os volumes selecionados, mediante aquisição dos direitos para publicação, em cooperação com editoras científicas e universitárias, atuantes na produção de bibliografia sobre o pensamento alemão. A tradução e editoração ficarão a cargo da equipe responsável pelo projeto, enquanto serviços de revisão serão posteriormente contratados. Em segundo lugar, a proposta contém também (2) o projeto de preparação, pelos membros da equipe, de volumes contendo trabalho próprio e inédito, a ser integrado nesta coleção “Interpretando os Clássicos”, o primeiro sobre a noção de experiência no pensamento alemão, e o segundo sobre perspectivas para utilização dos textos clássicos alemães na formação de pesquisadores na graduação e pós-graduação. Portanto, trata-se de uma proposta cuja execução tem implicações tanto na dimensão do ensino de filosofia quanto também no desenvolvimento da pesquisa. Finalmente, o projeto abre também interessante dimensão para difusão do conhecimento científico.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Erick Giovani Sperandio Nascimento

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • manutenção preditiva inteligente em um ambiente de produção operacional utilizando aprendizagem de máquina profunda (deep learning) e internet das coisas para inferência na ponta
  • As técnicas de aprendizagem de máquina profunda (deep learning - DL) têm proporcionado avanços significativos nas mais diversas áreas do conhecimento, inclusive no diagnóstico e prognóstico de falhas em ativos industriais. É altamente desejável pela indústria poder implementar sistemas inteligentes que possam detectar automaticamente falhas operacionais em estágio inicial e recomendar a intervenção para evitar condições inseguras no processo e no ambiente. No entanto, e apesar dos grandes avanços no desenvolvimento de modelos de DL para a manutenção preditiva inteligente (MPI) de máquinas industriais, disponibilizá-los em ambiente operacional é um desafio que usualmente envolve restrições de processamento, conexões de rede velozes, tráfego de dados, segurança e requisitos de processamento em tempo real, onde geralmente são implementados com dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que dependem de onerosos hardwares e com conexões confiáveis sujeitas a restrições da largura da banda, energia e alta latência. Os microprocessadores (MPU), na forma de sistemas ciberfísicos, surgem como solução que preserva a privacidade da informação (já que nenhum dado crítico deixa o dispositivo) e que proporciona a inferência dos modelos na ponta sem latência, já que não necessitam de conexões com a Internet para as decisões em tempo real que afetam seu desempenho. Assim, este projeto tem como desafio aprimorar o estado da arte de modelos de DL na área de MPI, explorando novas técnicas e abordagens para classificar falhas em equipamentos rotativos, bem como testar diferentes tipos de MPUs embarcados na ponta para inferência que necessitam apenas de computação básica e modelos otimizados. Espera-se que esse projeto contribua para o aprimoramento de estudos que visem trazer as pesquisas na área de MPI, DL, e os modelos desenvolvidos, mais próximos da realidade das aplicações industriais e das restrições que usualmente surgem ao se implantar esses tipos de modelos em ambientes reais.
  • SENAI - Departamento Regional da Bahia - BA - Brasil
  • 23/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Ericka Janine Dantas da Silveira

Ciências da Saúde

Odontologia
  • avaliação da inibição de bcl-2 mediada por abt-199 como alvo terapêutico em carcinoma de células escamosas orais
  • Carcinoma de Células Escamosas Oral (CCEO) exibe altas taxas de morbidade/mortalidade e seu curso clínico ainda permanece pobre devido em parte à resistência de alguns pacientes ao tratamento, com surgimento de recorrências e metástases, processos que podem estar associados à presença das células-tronco tumorais (CTTs). Várias combinações de tratamentos vem sendo disponibilizadas, mas, ainda não existe um protocolo eficaz definitivo na melhoria da sobrevida global dos pacientes. A busca por uma terapia com baixa toxicidade tem estimulado pesquisas sobre terapias-alvo combinada em CCEO. A superexpressão da Bcl-2, proteína anti-apoptótica, está associada à resistência a apoptose das células neoplásicas, principalmente nas CCTs. A ABT-199, droga inibidora de Bcl-2, exibe baixa toxicidade e já foi testada e validada no Brasil para o tratamento da leucemia linfocítica crônica recorrente (LLCR), porém ainda é raramente explorada em CCEO. Essa pesquisa objetiva avaliar os efeitos in vitro e in vivo do ABT-199 combinado (ou não) com Fluorouracil (5-FU), droga quimioterápica padrão no tratamento do CCEO, para testar a hipótese se o ABT-199 pode ser utilizado como parte do protocolo terapêutico nesta neoplasia. Para isso, será selecionada uma linhagem de CCEO que superexpresse Bcl-2, nas quais o efeito da ABT-199 será avaliado em 4 grupos: controle negativo (PBS), 5-FU; ABT-199; ABT-199 + 5-FU. Nestes grupos, serão realizados ensaios de viabilidade, proliferação, invasão, migração celular e apoptose. Tal efeito também será avaliado em um modelo animal (xenoenxerto), no qual serão verificados parâmetros como volume tumoral e sobrevida do animal. Após a remoção do tumor, será realizada análise histológica, imunoistoquímica (anticorpos anti-Bcl-2, anti-Ki-67, caspase-3) e RT-qPCR (Bcl-2 e caspase-3). Assim, pretende-se fornecer evidências que suportem a realização de ensaios clínicos futuros utilizando ABT-199 em pacientes com CCEO.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 06/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Érico Marlon de Moraes Flores

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de estratégias analíticas para a determinação de elementos terras raras em carvão mineral e cinzas de carvão por técnicas espectrométricas com plasma empregando radiação micro-ondas e energia ultrassônica para o preparo de amostras
  • Os elementos terras-raras (REE), constituídos pelos lantanídeos, Y e Sc, possuem emprego estratégico em diversos setores industriais (ímãs especiais, ligas metálicas, telas de LCD, supercondutores, catalisadores, etc) e são encontrados naturalmente na crosta terrestre, sendo divididos em leves (La ao Nd), médios (Sm ao Gd) e pesados (Tb ao Lu e Y). A demanda mundial por REE tem aumentado e fontes alternativas tornaram-se importantes. O carvão e as cinzas de carvão têm atraído atenção crescente, onde a concentração média de REE é estimada em 68 e 404 µg/g, respectivamente. No entanto, o carvão e suas cinzas representam uma matriz complexa, inviabilizando o emprego de métodos clássicos de preparo de amostras para a posterior determinação de REE. Nesse sentido, a radiação micro-ondas e sistemas de ultrassom podem ser usadas para o preparo de amostras de carvão e suas cinzas. O aquecimento micro-ondas reduz o tempo de digestão e permite o uso de elevadas pressões e temperaturas nos sistemas fechados, enquanto o ultrassom, pelo fenômeno de cavitação e microjatos, pode fornecer as condições necessárias para a extração dos REE. Ambas as fontes de energia estão associadas ao emprego de reagentes diluídos, sendo consideradas ambientalmente amigáveis. A determinação de REE representa um desafio analítico pela dificuldade de extração desses elementos de amostras de carvão e respectivas cinzas, além de interferências espectrais diversas, sendo necessário que métodos analíticos adequados sejam desenvolvidos para evitar erros de determinação dos REE por técnicas espectrométricas com plasma (ICP-MS e ICP OES). Portanto, o desenvolvimento de métodos de preparo de amostras de carvão (mineral estratégico para os estados do sul, que concentram mais de 90% do carvão brasileiro) e suas cinzas para a determinação de REE é de extrema relevância devido às dificuldades analíticas decorrentes do tipo de matriz, bem como ao valor estratégico das REE no cenário mundial.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Erik Alencar de Figueiredo

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • choques econômicos, pobreza e desenvolvimento humano
  • Os efeitos dos choques adversos sobre os indicadores de desenvolvimento humano ganharam ainda mais relevância a partir da pandemia do COVID19. A identificação dos canais de causalidade que podem perpetuar os efeitos negativos no longo prazo - e entre as gerações -, tornam-se vitais para o desenho da política pública. Nesse contexto, o processo de abertura comercial pode servir como um experimento natural capaz de avaliar a resposta do mercado de trabalho (pobreza) a um choque adverso e, a partir disso, verificar se a pobreza contribui para a perpetuação desse choque ao longo do tempo. Ciente disso, esse projeto pretende mensurar o impacto da pobreza induzida pela abertura comercial sobre variáveis associadas ao desenvolvimento humano, a saber: trabalho infantil, saúde infantil, gender gap e criminalidade. A literatura especializada reconhece a pobreza como o principal determinante para a perpetuação de choques adversos ao longo do tempo e entre gerações. Apesar disso, há poucos estudos mensurando o efeito causal da pobreza. Para ilustrar uma evidência empírica sobre o tema, o projeto utilizará o choque promovido pelas importações (exportações) da (para a) China entre 2000 e 2010 e seus rebatimentos sobre a pobreza, como um evento (quase) exógeno capaz de isolar os efeitos totais, direto e indireto do choque comercial sobre o desenvolvimento humano. Seguindo o modelo econométrico de Dippel, Gold, Heblich and Pinto (2019), define-se o efeito causal indireto da integração ao mercado sobre os indicadores de desenvolvimento humano, como aquele mediado pela pobreza. O estabelecimento desse link causal permitirá concluir que, apesar da existência dos efeitos positivos da abertura, esse processo deve ser seguido de políticas de mitigação dos efeitos não intencionais. Por fim, essa compreensão permitirá discutir o desenho de políticas públicas, inclusive considerando os efeitos de longo prazo causados pela Covid19.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Erika Coaglia Trindade Ramos

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • desenvolvimento de compósitos de ti+ti6si2b com matriz metálica para aplicações nas áreas da saúde e automotiva/aeronáutica/aeroespacial
  • Ligas de titânio são vastamente utilizadas para a fabricação de dispositivos implantáveis médicos/dentários e de componentes de motores automotivos/aeronáuticos/aeroespaciais. Informações sobre as propriedades mecânicas de tração/flexão/torção/desgaste, dilatometria e medidas eletroquímicas/impedância de compósitos de Ti+Ti6Si2B com matriz metálica, com e sem superfície modificada, são inéditas e importantes para tais aplicações. As ligas de Ti para implantes com adição de Nb, Ta, Zr e/ou Mo são baseadas em soluções sólidas substitucionais e contribuem para aplicações que requerem integração óssea, mas apresentam baixa resistência ao desgaste e com custo elevado, enquanto que para uso em implantes metálicos articulares as ligas de Co-Cr-Mo contendo fase intermetálica apresentam superiores resistência ao desgaste. Nas áreas automotiva/aeronáutica/aeroespacial, as ligas baseadas no composto gama-TiAl são utilizadas para a fabricação de componentes estruturais, mas possui ductilidade limitada. Dependendo da composição química, as ligas Ti-Si-B contendo diferentes quantidades de Ti6Si2B podem contribuir para a obtenção de materiais mais dúcteis, para uso em implantes osseointegráveis, e outros mais resistente para uso em implantes articulares e componentes automotivos/aeronáuticos/aeroespaciais. Nestes contextos, a proposta inclui as seguintes etapas: (i) produção das ligas 97Ti-2Si-1B e 88Ti-8Si-4B (%-at) por fusão a arco; (ii) tratamento térmico (1200oC/16h); (iii) análise química por ICP/AES; (iv) dilatometria; (v) análise termogravimétrica; (vi) ensaios de oxidação; (vii) ensaios mecânicos (tração/flexão/torção/desgaste); (viii) perfilometria; (ix) medidas eletroquímicas e de impedância, em diferentes meios: SBF, 0,5M de H2SO4 e em solução de 3,5% de NaCl; (x) tratamentos de superfície: crescimento de apatitas, PCL e nanopartículas de prata; (xi) testes de aderência; e (xii) caracterização microestrutural (MO, MEV, EDS e DRX).
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Erika Ferreira de Abreu Mac Conell

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • aplicação de rt-lamp para detecção de sars-cov-2 em saliva num município do médio sudoeste baiano
  • A epidemia, que se iniciou na China em dezembro de 2019, teve uma rápida velocidade de propagação, de tal forma que março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto como uma pandemia. No Brasil, até o momento, o Ministério da Saúde registrou 21.351.972 casos e 594.443 óbitos. O método-padrão usado para diagnóstico de COVID-19 tem sido a RT-PCR quantitativa (RT-PCRq) com amostras de nasofaringe, o qual apresenta alguns entraves: altos custos, complexidade da técnica molecular e colheita inconfortável e invasiva das amostras, exigindo técnicos treinados. A simplificação da detecção de SARS-CoV-2 se justifica diante da necessidade dos municípios brasileiros, particularmente aqueles que não dispõem de condições econômicas, técnicos de laboratório especializados e equipamentos sofisticados, especialmente para o retorno das atividades cotidianas presenciais, incluindo as escolas. Estudos têm demonstrado a detecção direta e bem-sucedida de SARS-CoV-2 em saliva por meio da técnica RT-PCR LAMP (RT-LAMP), inclusive sem extração de RNA, simplificando o diagnóstico, reduzindo tempo e custos. A proposta deste trabalho é aplicar a técnica RT-LAMP na detecção de SARS-CoV-2 em amostras de saliva, com e sem extração de RNA, coletadas de indivíduos previamente testados para COVID-19 pelo método-padrão. Os resultados positivos (presença do vírus) e negativos (ausência do vírus) detectados pela RT-LAMP serão comparados com os de RT-PCRq, a fim de se verificar a sensibilidade do método simplificado em relação ao padrão. Espera-se que seja possível o diagnóstico de COVID-19 por essa técnica alternativa de forma segura e viável para pessoas infectadas que estejam sintomáticas ou não, com uma concordância mínima de 80% em relação ao método padrão. A metodologia simplificada será então utilizada como forma de monitoramento da pandemia na comunidade acadêmica do IF Baiano-campus Itapetinga, reforçando a segurança no retorno às atividades presenciais.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - BA - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Érika Maria Caetano

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • descomplica mente
  • Este projeto propõe ações que facilitem o processo de transformação digital e inclusão digital, por meio da interação entre as diferentes gerações. O público-alvo é composto por adultos que pretendem iniciar ou melhorar suas experiências digitais, como também, pequenos negócios que necessitam marcar presença nas mídias sociais. Para isso, crianças e adolescentes, estudantes do ensino fundamental II e médio, serão qualificados por um time de tutores, para serem instrutores de oficinas sobre transformação digital em pequenos negócios e inclusão digital para as gerações anteriores. Além das oficinas, especialistas nos temas serão convidados para realizarem painéis sobre os temas. Essas ações ocorrerão durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá no mês novembro, em Brasília.
  • Instituto Euvaldo Lodi - DF - DF - Brasil
  • 14/10/2021-31/10/2023
Foto de perfil

Ériklis Nogueira

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • estudo genético quantitativo e genômico de critérios indicadores de fertilidade e perdas gestacionais em bovinos da raça nelore
  • A inseminação artificial no Brasil vem evoluindo com aumento de vacas inseminadas, alcançando em 2020, 20% das fêmeas em idade reprodutiva. Em relação à técnica de IATF, a taxa de prenhez média esperada é estimada entre 40 a 50%, com grande variação de acordo com o touro utilizado. Para aumento produtivo, é fundamental desenvolver ferramentas para conhecer a relação da fertilidade e perdas gestacionais com a paternidade, sobretudo em touros Nelore jovens, com genética superior, que não apresentam informações suficientes para predizer taxas de prenhez e morte embrionária, visando aumento de produtividade. O objetivo do trabalho é avaliar mecanismos genéticos que modulam a expressão de critérios indicadores de fertilidade e perdas gestacionais em touros Nelore utilizados em IATF. Serão utilizadas informações fenotípicas de taxas de prenhez e perdas gestacionais de touros Nelore e informações genômicas (cooperação Embrapa Geneplus - ABCZ). Será adotado o modelo animal completo em análises multi-característica. A busca por regiões cromossômicas associadas com as características avaliadas será realizada utilizando blocos de haplótipos. Os haplótipos que explicarem mais de 1% da variância genética aditiva serão explorados para busca de genes e QTLs associados às características fenotípicas avaliadas. Serão produzidos embriões in vitro com sêmen de touros com extremos de fertilidade e avaliada a cinética de produção e as taxas de prenhez e perdas embrionária, comparando com os dados de fertilidade de IATF. Assim esperamos identificar haplótipos e fenótipos espermáticos aberrantes, que expliquem alta e baixa taxa de prenhez, assim como as perdas gestacionais relacionadas a touros da raça Nelore, que são utilizados em IATF no Brasil.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Erivanildo Lopes da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • scientia opará: entrelaçamentos entre saberes locais, ciências e literaturas
  • Buscamos investigar articulações entre conhecimentos locais, ciência e literatura, partindo de questões socioambientais. Escolhemos os caminhos do Rio São Francisco- Opará- (incluindo os novos caminhos traçados pela transposição), como balizadores desses diálogos, a partir de narrativas sobre, e, com o Rio, tendo em vista a sua importância ambiental. Procuramos promover uma reflexão da visão hegemônica de ciência difundida socialmente que se fundamenta na negação histórica de outros conhecimentos (não científicos) silenciados e marginalizados. Busca-se a promoção de uma prática educativa nos processos de comunicação, baseada no diálogo, na cooperação solidária e na reafirmação de identidades culturais, que se darão a partir da escuta sensível aos participantes do projeto para que possamos acessar os saberes que expressam a vida cotidiana, trabalhando a relação Educação e Comunicação. Estabeleceremos parcerias com escolas da rede pública de ensino, localizadas próximas ao Rio São Francisco, para que a partir do diálogo, realizar o levantamento de narrativas e a identificação de conhecimentos locais que se relacionam com as águas do Rio, além de planejar e desenvolver cursos de formação de professores, materiais didáticos e atividades vinculadas a literatura e ciências (festivais literários científicos, contação de histórias). A análise dos resultados da pesquisa permitirá, além de produzir aprofundamentos teóricos para a área, colaborar com a promoção de uma educação científica que possua sentido e significado àqueles que a aprendem. Por sua característica investigativa e metodológica, o projeto está vinculado às áreas estratégicas (cibernética), habilitadoras (internet das coisas), de produção (comunicação), de Desenvolvimento Sustentável (preservação ambiental) e Qualidade de Vida (segurança Hídrica). O trabalho será desenvolvido em parceria com: Universidade Federal do Cariri, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Vale do São Francisco.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Erli Schneider Costa

Ciências Biológicas

Ecologia
  • 3ª olimpíada científica nacional sobre oceanos e ambientes polares and 3rd hackathon for new technologies for marine and polar research
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 22/12/2020-31/12/2022
Foto de perfil

Ernane Silva

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • compressor linear com trajetórias ótimas de pistão para congeladores de temperatura ultrabaixa
  • O alto consumo energético de congeladores de temperatura ultrabaixa foi apontado pela Organização Mundial da Saúde como um dos maiores desafios relacionados à distribuição de vacinas contra a COVID-19. O aprimoramento desses equipamentos passa pelo desenvolvimento de tecnologias de compressão mais eficientes. Nesse contexto, o compressor linear surge como uma alternativa promissora, sendo caracterizado por uma alta eficiência energética. Em compressores deste tipo a compressão do gás é realizada por um pistão vinculado a um oscilador mecânico composto por molas e acionamento magnético. A eficiência desses equipamentos pode ser ainda mais elevada a partir da otimização da trajetória do pistão de acordo com a condição de operação. Embora a otimização de trajetória do pistão seja um tema praticamente inexplorado em compressores, um estudo realizado pelo proponente previu aumentos expressivos de eficiência para um compressor de pistão aplicado à refrigeração doméstica. Espera-se que ganhos ainda maiores sejam observados em congeladores de temperatura ultrabaixa devido às altas razões de pressão envolvidas. Assim, este projeto tem como objetivo desenvolver um compressor linear com trajetórias ótimas de pistão para congeladores de temperatura ultrabaixa. Com isto, espera-se avançar as pesquisas sobre compressores lineares e otimização de trajetórias de pistão, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias de compressão mais eficientes em uma aplicação de forte impacto social. O projeto envolverá o desenvolvimento e a utilização de ferramentas de simulação computacional baseadas em código livre para o dimensionamento de um compressor protótipo, que será construído, instrumentado e testado em uma bancada de testes montada para este fim. Nesta bancada será possível avaliar parâmetros de desempenho do compressor durante a sua operação em sistema, validando previsões teóricas e identificando oportunidades de melhoria.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 21/03/2022-31/03/2025