Projetos de Pesquisa

 

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Cátia de Azevedo Fronza

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • línguas de sinais e línguas orais: materiais didáticos para o ensino da língua portuguesa voltados à potencialidade dos estudantes surdos
  • Esta pesquisa vem da necessidade de compreender e de contribuir para o contexto de desenvolvimento linguístico de crianças surdas, em particular no que diz respeito ao aprendizado da leitura e da escrita no Ensino Fundamental. A partir de estudos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa Aquisição e desenvolvimento da linguagem: relações entre fala e escrita e Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de surdos, temos buscado conhecer e analisar o acesso à(s) língua(s) pelas crianças surdas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, verificando em que medida a proposta escolar é condizente com a especificidade surda quanto ao ensino e ao aprendizado da Libras e da língua portuguesa, na modalidade escrita. Com base em nossas constatações do estudo “Educação bilíngue para surdos: Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais nos primeiros anos do ensino fundamental", Processo 407692 / 2013-4, Chamada 43/2013, que contou com a colaboração da professora Dra. Maria Cristina da Cunha Pereira Yoshioka (PUCSP), no que foi possível realizar durante Estágio Sênior, processo CAPES 2747-15-4, realizado por esta proponente, com supervisão da profa. Dra. Marjon Tammenga-Helmantel, da Universidade de Groningen, na Holanda, onde desenvolvemos a proposta de pesquisa “Por um ensino/aprendizado da língua escrita na educação bilíngue de surdos: articulações entre os contextos brasileiro e holandês”, nos estudos desenvolvidos pela professora Dra. Lodenir Karnopp, como, por exemplo, seu projeto de pesquisa “Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilíngue”, buscamos (re)pensar a proposta escolar vigente, com a participação dos profissionais envolvidos, para que esta possa promover, de fato, a aquisição, o desenvolvimento e o uso das línguas presentes em tal contexto. A parceria com tais pesquisadoras também possibilitou o encaminhamento do projeto “Línguas de sinais e línguas orais: desafios e potencialidades na escolarização de surdos”,que teve início em dezembro de 2017, contemplado pelo Edital 02/2017, Processo n. 17/2551-0000958-4, o qual também justifica esta solicitação. Diante dessas perspectivas, assumimos que a educação escolar bilíngue de surdos deve ter como alvo o ensino e o acesso à Libras, em contato com artefatos da cultura surda e com outros surdos, mesmo antes de ingressarem na escola. É preciso investir ainda mais na formação docente, nos materiais e recursos utilizados e elaborados, na imersão na língua de sinais antes da escolarização, tendo em vista, principalmente, os contextos singulares em que a educação de surdos vem se desenvolvendo. Com base nesses pressupostos, investigações voltadas à organização do currículo nas escolas de/para surdos, que nos levem a (re)pensar o status das línguas (Libras e língua portuguesa) e analisar o que é priorizado no ensino são cruciais. A organização do currículo, portanto, deve promover experiências que valorizem uma educação linguístico-cultural. Consequentemente, é preciso investir na produção de materiais didáticos bilíngues, constituindo comissões científica e técnica para subsidiar a produção, circulação e consumo de materiais didáticos e informativos, voltados à educação bilíngue de surdos, com a participação de profissionais surdos. Neste cenário, tendo em vista o fato de que há 20 anos os estudos que se voltam para a educação de surdos têm evidenciado dados desanimadores quanto ao aprendizado e ao uso da língua portuguesa, além da pouca valorização do potencial da Libras nesse contexto, no qual a escrita resulta de repetição, de memorização, e o ensino do português se volta a vocabulário que, muitas vezes, está desconectado da vida do surdo, não fazendo sentido no seu dia a dia, decidimos dar atenção ao que é produzido e planejado para essas aulas. Neste enfoque, nossa pesquisa será direcionada ao momento anterior à aula, ou seja, o de planejamento, quando o docente seleciona o material ou o recurso didático com o qual vai ensinar, tendo como foco a língua portuguesa, mas com a Libras tomada como essencial nesse processo. Assim, nosso objetivo principal, em parceria com professores/as de escolas de surdos do ensino fundamental, é o de selecionar, (re)avaliar e elaborar propostas (recursos e materiais didáticos) para o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita, tendo em vista a perspectiva de educação bilíngue defendida nesta pesquisa e levando em consideração as especificidades do surdo e sua cultura surda, entre as quais está o uso da Libras como primeira língua, a língua por meio da qual o conhecimento de mundo e da língua portuguesa é adquirido. Para tanto, contaremos com a participação de professores na modalidade de grupos de estudo, para que, com eles, para eles e para seus alunos, possamos considerar o que está disponível e o que é utilizado para esse ensino, descartando o que não atende ao que se espera para o ensino de línguas, potencializando o que contribui e criando o que se considerará como necessário para a educação bilíngue na qual acreditamos. Após entrevistas com esses docentes, verificaremos suas percepções e concepções frente à temática da proposta da bilíngue, no que tange ao ensino e à aprendizagem, para, depois disso, darmos atenção aos usos e às escolhas que vêm sendo feitas para ensinar língua portuguesa. Com o apoio de documentos norteadores para esse ensino, como os PCN (BRASIL, 1998), Projetos Político-Pedagógicos e planos de ensino das respectivas escolas, entre outros, dados e resultados de pesquisadoras que têm se dedicado à educação de surdos e à cultura surda, comparativamente ao que pode ser verificado em documentos que orientem a educação de surdos, serão identificadas e/ou delineadas metas sobre o que ensinar, por que ensinar e como ensinar nessa perspectiva bilíngue. Com tais definições, serão retomados os materiais para verificar em que medida eles são coerentes e, caso contrário, outros serão elaborados a partir de critérios definidos pelo grupo para tal fim.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Catia Piccolo Viero Devechi

Ciências Humanas

Educação
  • as ciências da educação na formação do docente dos anos iniciais: um estudo comparado entre brasil e itália
  • Diante das controvérsias sobre a definição, à finalidade e o formato das ciências da educação no Brasil e no exterior, o presente projeto propõe discutir o lugar dessas ciências nos cursos de formação de professores para os anos iniciais (cursos de pedagogia no Brasil), realçando a reflexão sobre a sua validade para o exercício docente com crianças na escola. Perguntamos: qual é o papel atual das ciências da educação na formação docente? Como e para que as ciências da educação tem sido apresentadas nos cursos de formação de professores para os anos iniciais? Como essas ciências tem se articulado com a prática educativa? Quais tem sido as posições em relação a importância ou não dessas ciências na formação docente? Propomos responder essas questões, investigando, por meio de um estudo comparado, as ciências da educação nos cursos de formação de professores para os anos iniciais no Brasil e na Itália. Por meio da abordagem hermenêutica reconstrutiva, buscaremos conhecer e compreender a organização e a finalidade das ciências da educação nos cursos de formação docente para os anos iniciais nos dois países. Para tanto, selecionamos cursos de duas universidades públicas de cada um dos países: no Brasil: Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília – UnB e Curso de Pedagogia da Universidade de Santa Maria - UFSM; Na Itália: Curso de Ciências da Formação da Universidade de Pádua (Università degli Studi di Padova – UNIPD) e Curso de Ciências da Formação da Universidade de Florença Università degli Studi di Firenze, UNIFI). A ideia é contribuir com ponderações práticas e teóricas de diferentes realidades, refletindo sobre a relevância desses saberes para os cursos de Pedagogia no Brasil que estão orientados pelas diretrizes nacionais para formação do pedagogo (DCNP/2006), formando professores polivalentes para trabalhar com diferentes áreas do conhecimentos e, portanto, com distintas dimensões de necessidade e dificuldades.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Cauê Costa Capillé

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • análises espaciais de desempenho urbano de equipamentos públicos na periferia metropolitana: repertório para projeto e gestão de planejamento urbano integrado
  • A Região Metropolitana do Rio de Janeiro, responsável pela segunda maior economia e concentração habitacional do Brasil, é caracterizada espacialmente por uma estrutura ‘centro-periferia’ de dependência econômica, cultural e política. Essa dependência gera profundos problemas sócio-espaciais, além de altos custos induzidos ao poder público na construção de infraestruturas de mobilidade metropolitana. O presente projeto pretende contribuir na melhoria destas condições, analisando o desempenho de equipamentos públicos urbanos – espaços de cultura e lazer, espaços esportivos e de eventos, estações de transporte, postos de saúde e segurança, etc. – na geração de novas centralidades metropolitanas, problematizando assim o papel do planejamento urbano e arquitetônico na dinâmica econômica, social e cultural das metrópoles. Procura-se situar o Brasil no cenário das pesquisa de excelência sobre o assunto, trazendo para o país tecnologias inovadoras de mapeamento e análise de espaços construídos, desenvolvidas em pesquisa anterior conduzida pelo proponente (na UCL, Inglaterra) – pesquisa finalista em prêmio internacional de excelência. O estudo proposto aborda três fatores simultaneamente: de forma mais ampla, formula uma síntese analítica sobre o papel de equipamentos públicos na formação de centralidades urbanas; em um âmbito prático, fornece um repertório para projeto e gestão de planejamento urbano integrado em regiões metropolitanas; e contribui para a formação de planejadores, gestores e pesquisadores que abordam o projeto de arquitetura e planejamento urbano nas periferias brasileiras, criando, assim, uma rede de profissionais para atuar no território metropolitano.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ceci Nunes Carvalho

Ciências da Saúde

Odontologia
  • desenvolvimento de cimento de ionômero de vidro para uso odontológico contendo nanopartículas de óxido de grafeno
  • A presente proposta tem como objetivo desenvolver e caracterizar um cimento de ionômero de vidro odontológico contendo compósito particulado à base de sílica mesoporosa, óxido de grafeno e nanopartículas de prata (NPAg/SiO2/OG) à 1, 3 e 5%. Espera-se que esse produto tenha boa resistência, seja biocompativel e não citotóxico e tenha atividade antimicrobiana, e que possa ser usado em atendimento para promoção da Saúde Bucal pelo SUS. O Cimento de Ionômero de Vidro (CIV) tem sido amplamente utilizado na Odontologia, principalmente como material para o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), devido às características específicas como adesividade à estrutura dental permitindo a manutenção da mesma, coeficiente de expansão linear semelhante ao da estrutura dental, módulo de elasticidade semelhante ao da dentina, biocompatibilidade com a polpa dental e mucosa gengival, bem como liberação e capacidade de ser recarregado com íons flúor prevenindo ou paralisando a doença cárie. O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica simples em que se utiliza instrumentos manuais para remoção do tecido cariado e a cavidade é restaurada preferencialmente com CIV, o que permite a preservação e remineralização da dentina afetada. Desta forma, o TRA apresenta como características praticidade e baixo custo, podendo ser viabilizada em larga escala para a população brasileira. No Brasil, temos de um lado toda a tecnologia de ponta disponível para uma pequena parcela da população e do outro, a presença da doença cárie em uma população carente de assistência odontológica convencional. Diante desse fato, o TRA, apresenta-se como uma opção a ser considerada para promoção de Saúde Pública, uma vez que visa atender as populações carentes e reduzir os custos. Os cimentos de Ionomero , no entanto, apresentam algumas limitações como: baixa resistência coesiva e ao desgaste, bem como sensibilidade relacionadas a manipulação e à umidade, por isso vem sendo constantemente estudado e sofrendo modificações em sua formulação inicial visando uma melhora em suas propriedades físicas, químicas, mecânicas e biológicas. O Grafeno é um material que pode melhorar o desempenho de outros materiais devido às suas excelentes propriedades mecânicas, estabilidade química extrema, biocompatibilidade superior, boas propriedades antibacterianas, sendo assim a adição de nanopartículas de óxido de grafeno ao CIV pode potencializar as propriedades mecânicas e tribológicas e agregar características antimicrobianas auxiliando na prevenção da doença cárie que ainda hoje é considerada uma endemia mundial, principalmente entre crianças e adolescentes. Embora exista uma diminuição da cárie dentária, o acentuado declínio da doença não beneficiou todas as camadas populacionais, tendo em vista a forte influência dos determinantes sócio-econômico culturais, o que resulta em que alguns indivíduos ainda necessitam de cuidados restauradores oferecidos principalmente pelos serviços públicos de saúde. O desenvolvimento do material proposto possibilita o uso de um material mais durável e com propriedades melhoradas, tais como atividade antimicrobiana, melhora na resistência e dureza. Tais propriedades permitiriam uma redução do número de atendimentos, devido a maior durabilidade do produto, consequentemente um ganho na saúde bucal dos pacientes. Apesar da solução estar focada em crianças e pessoas com necessidades especiais, pelas características do produto, pode trazer um grande avanço para população de baixa renda e em regiões isoladas, que necessitam de atendimento odontológico público. Nesta parte da população, muitas vezes a solução que seria provisória, será duradoura. Segundo o SUS, na ordem de importância, as cáries continuam em primeiro lugar em ordem de importância (Brasil. Ministério da Saúde Brasil. Ministério da Saúde, 2018). Com isso, pode-se comercializar tanto a venda direta para regiões isoladas, bem como tratamento para o público já citado.
  • Universidade Ceuma - MA - Brasil
  • 20/10/2020-30/04/2021
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Ceci Nunes Carvalho

Ciências da Saúde

Odontologia
  • avaliação clínica e radiográfica da aplicação de um derivado de matriz de esmalte (emdogain) na endodontia regenerativa: estudo clínico randomizado
  • O protocolo convencional de tratamento de dentes com necrose pulpar e ápices abertos é a apicificação com uso de Agregado Trióxido Mineral (MTA) ou hidróxido de cálcio. Entretanto, estes protocolos apresentam como principal desvantagem a não indução da continuidade do desenvolvimento radicular. Um novo conceito de procedimentos endodônticos regenerativos foi sugerido, e a sua primeira etapa consiste em uma correta descontaminação e após isso, a indução da formação de um coágulo sanguíneo que preenche o canal radicular. Desta forma ocorre a formação de um novo tecido pulpar revitalizado neste espaço, auxiliando no término do desenvolvimento radicular, com espessamento das paredes dentinárias e consequente fortalecimento radicular. Está bem documentado que a secreção de proteínas derivadas da matriz de esmalte pela bainha epitelial de Hertwig desencadeia uma cascata de reações que estimulam a odontogênese. Essas proteínas estão disponível comercialmente como Emdogain (EMD) e é bem reconhecido em Periodontia pelo seu potencial regenerativo, no entanto, o potencial do EMD em endodontia regenerativa ainda não é totalmente compreendido, embora tenha mostrado um papel importante na odontogênese com potencialização de reparo e regeneração tecidual da polpa. O objetivo deste estudo será avaliar o efeito de um derivado de matriz de esmalte (EMD) na indução da formação radicular em dentes permanentes imaturos com necrose pulpar através da análise clínica e radiográfica por dois anos, com análise do fechamento apical, espessamento da dentina radicular e aumento do comprimento radicular comparando a eficácia do procedimento convencional com o procedimento utilizando Emdogain. Será avaliado, por meio de escala analógica visual, a dor trans-operatória durante a indução do sangramento para formação do coágulo, e a dor pós-operatória durante 7 dias após o procedimento endodôntico regenerativo. A alteração de cor dos dentes será analisada utilizando método visual com o auxílio de uma escala de cor Vita Clássica, e avaliação quantitativa por meio do aparelho espectofotômetro Easy Shade antes e após o procedimento endodôntico regenerativo. A condição pulpar antes e após procedimento endodôntico regenerativo será analisada através dos testes de sensibilidade ao frio, oximetria de pulso e teste elétrico. Por fim, será avaliado o impacto do procedimento endodôntico regenerativo na qualidade de vida dos pacientes por 7 dias após o tratamento. O estudo será um ensaio clínico randomizado cego paralelo conduzido de acordo com o Consolidated Standards of Reporting Trials Statement (CONSORT), utilizando dois grupos de pacientes (n=30): o primeiro tratado com procedimentos endodônticos regenerativos convencionais e o segundo com Emdogain. Os resultados do tratamento serão avaliados de forma cega por dois avaliadores, e o sucesso clínico do tratamento será definido com o término da formação radicular, regressão de lesões periapicais e ausência de qualquer sinal ou sintoma clínico.
  • Universidade Ceuma - MA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • astrofísica relativística e ondas gravitacionais
  • As recentes detecções diretas de ondas gravitacionais anunciadas em 2016 marcam o início da astronomia de ondas gravitacionais. Este projeto de pesquisa trata de diversos aspectos relacionados com a emissão de ondas gravitacionais por objetos compactos, como estrelas de nêutrons e buracos negros. O objetivo principal é expandir o conhecimento de objetos astrofísicos através da análise de perturbações gravitacionais. Esse estudo vem sendo conduzido paralelamente em diferentes frentes de trabalho.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Cecilia Machado

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • compatibilização de dados históricos do cadastro único com a versão 7
  • Esta proposta tem por objetivo realizar a compatibilização histórica da base de dados do Cadastro Único. Será produzida uma nota técnica contendo o protocolo de compatibilização de dados e será realizada a construção da base de dados compatibilizada com a versão mais recente do Cadastro Único.
  • Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
  • 17/01/2020-31/12/2020
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Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • promoção do autocuidado com a fístula arteriovenosa a partir de uma intervenção educacional: ensaio clínico randomizado
  • Objetivo: Avaliar o efeito de uma tecnologia educacional, na forma de um vídeo, sobre o conhecimento, atitude e prática acerca das ações de autocuidado com a fístula arteriovenosa entre pacientes renais. Método: estudo experimental com delineamento de ensaio clínico randomizado que ocorrerá em duas fases. Na Fase I, será construído e validado um instrumento de coleta de dados para avaliar o conhecimento, atitude e prática de pacientes renais em relação ao autocuidado com a fístula arteriovenosa e na Fase II, ocorrerá o estudo experimental propriamente dito. A construção do instrumento de coletada de dados será realizado a partir de uma revisão integrativa da literatura e de buscas em livros textos para identificar as evidências científicas acerca do conhecimento necessário para a manutenção do autocuidado com a fístula arteriovenosa de pacientes renais em hemodiálise. Após isso, o instrumento passará pela validação de conteúdo com enfermeiros nefrologistas e de aparência com pacientes renais com fístula. Na segunda fase, o estudo experimental será desenvolvido em clínicas de hemodiálise da cidade do Recife, em que pacientes renais com fístula arteriovenosa serão alocados nos grupos controle (recebem cuidados padrões fornecidos pelos profissionais da clínica) e grupo intervenção (recebem cuidados padrões fornecidos pelos profissionais da clínica e a intervenção educativa com aplicação de um vídeo educacional). Inicialmente, será aplicado o instrumento validado na fase anterior para definir o escore de conhecimento, atitude e prática acerca das ações de autocuidado com a FAV, seguindo-se com a aplicação da intervenção educacional para os pacientes do grupo controle. Os desfechos serão medidos para os dois grupos após sete, trinta e sessenta dias com a reaplicação do questionário. Para a análise dos dados, será utilizado o teste de Kolmogorov-smirnov a fim de avaliar a normalidade das médias dos escores, sendo aplicado o teste t de student para comparação do conhecimento entre as variáveis normais com dois níveis, e o teste da ANOVA quando a comparação das médias dos escores de conhecimento entre as variáveis apresentarem três ou mais níveis. Quando as médias dos escores de conhecimento não apresentarem normalidade, será aplicado o teste de Mann-Whitney na comparação do conhecimento entre as variáveis com dois níveis, e o teste da Kruskal-Wallis nos casos em que a comparação do conhecimento entre as variáveis possuírem três ou mais níveis. Para todas as conclusões, serão consideradas o nível de significância de 5%. O estudo será realizado em concordância com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sendo submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Cecilia Maria Ghedini

Ciências Humanas

Educação
  • realidade das escolas públicas no/do campo no estado do paraná: políticas de educação, fechamento de escolas e potencial da nucleação intra-campo.
  • O presente projeto de pesquisa vincula-se a área de educação, em particular a educação do campo. Tem como objetivo mapear a realidade das escolas públicas localizadas no campo e analisar os dados que evidenciam riscos de fechamento, apontando possibilidades e potenciais para políticas de nucleação intracampo. Evitar o fechamento de escolas públicas do/no campo neste momento histórico tem se constituído num grande desafio. Ao se falar na realidade das escolas publicas do campo, tem-se como intenção verificar como se garante o direito à educação dos sujeitos do campo, no que se refere ao acesso à escola pelos riscos de aumento de fechamento destas escolas do campo, ao transporte escolar nos municípios, ao potencial de renucleação intracampo, ao quadro de professores e sua rotatividade nas escolas, à situação sócio-econômico-cultural que pode fragilizar ou potencializar as políticas de nucleação. Estudos em dissertações e teses em educação realizadas no Paraná, têm denunciado a realidade das escolas públicas em diferentes regiões e municípios como Farias (2013), Schmitiz (2015), Mazur (2015), Simões (2015), Numberg (2017), Seganfredo (2014), Moraes (2014), Ghedini (2015), Soares (2016), Mocelin (2016), Barbosa (2018), Mendes (2018) e têm trazido informações sobre políticas educacionais no contexto das escolas públicas localizadas no campo, dentre eles, trabalhos que tratam especificamente do fechamento de escolas do campo. Tomando como referência conhecimentos já construídos no estado, a partir das referidas pesquisas, evidencia-se a originalidade deste projeto, por dar atenção aos riscos de fechamento das escolas públicas do campo, assim como aos potenciais para ações de nucleação intracampo, a fim de problematizar políticas educacionais que se relacionam aos povos do campo. O processo tem por base objetivos específicos a serem executados ao longo dos 24 meses de trabalho, que se desdobram em levantar dados relativos às escolas públicas localizadas no campo na região sudoeste, centro-oeste e Litoral do Paraná, para mapear os dados que evidenciam riscos de fechamento destas escolas; identificar o números de escolas localizadas no campo, das redes municipal e estadual, o número de alunos e as possibilidades de articulação entre as escolas das redes de ensino; caracterizar as rotas percorridas pelo transporte escolar nos municípios, levantar as distâncias e o potencial de renucleação intracampo; caracterizar a política educacional executada nas escolas no que se refere à situação do quadro de professores, explicitando a rotatividade presente nestas escolas; identificar nas plataformas de pesquisa oficiais dados de ocupação populacional, atividades produtivas e perspectivas de trabalho nos municípios; refletir sobre os processos de ocupação dos espaços e as principais atividades produtivas e perspectivas de trabalho nos municípios que podem fragilizar ou potencializar as políticas de nucleação intracampo e produzir um acervo das escolas que fecharam nos municípios pesquisados. Metodologicamente a pesquisa insere-se no interior de uma abordagem vinculada às categorias do materialismo histórico dialético. Esta abordagem se mostra adequada na medida em que se pretende pesquisar uma determinada realidade – as escolas públicas do campo – situadas num contexto da realidade educacional do Brasil, determinada esta, por sua vez, por um conjunto de elementos econômicos, sociais, culturais e políticos marcados por inúmeras contradições, conflitos, constituindo uma complexa totalidade. É no interior desta compreensão teórico-metodológica que se insere a educação do campo e as escolas públicas do campo, existentes em seus mais diferentes conflitos, contradições, superações, transformações... A busca de uma compreensão essencial e profunda dessa realidade possibilitará a implementação de ações e políticas públicas mais eficazes, justamente, por levar em conta a realidade em diferentes regiões do estado do Paraná em que esta pesquisa será levada a cabo. Para isso conta-se com parcerias entre instituições das quais a Universidade Estadual do Oeste do Paraná é proponente, tendo como parceiras: a Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Do ponto de vista do desenvolvimento científico e social, a pesquisa pretende trazer a seguinte contribuição: aprofundamento do debate sobre as lógicas da política educacional em que se inserem as escolas públicas no campo e sua execução nos municípios, pouco compreendidas e apropriadas no contexto local [no âmbito social] e na academia; produção de materiais – ferramenta de geoprocessamento, atlas de localização das escolas e dos pontos de renucleação, caderno orientador para políticas públicas, acervo de documentos de escolas que fecharam e artigos – que revelam as dificuldades e, especialmente, apontam condições para a efetivação dos direitos; fortalecimento de espaços para a formação continuada de professores e gestores na perspectiva da educação do campo, a exemplo da REFOCAR – Rede de Formação de Educadores e Fortalecimento das Escolas Públicas do Campo: Caminhos de Conhecimento e Resistência - UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão em parceria com diretores, coordenadores e professores que trabalham nas escolas localizadas no campo na Região Sudoeste do Paraná; apontar novos elementos, além dos produzidos pesquisas dos últimos anos, sobre a educação do campo e a superação da realidade excludente em que se encontram crianças, jovens, professores e gestores das escolas públicas localizadas no campo. Atenta-se para a importância deste projeto de pesquisa uma vez que se trata de efetivar, a este segmento significativo da população, direitos conquistados nos último vinte anos pelas políticas de inclusão e políticas educacionais.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Cecilia Siliansky de Andreazzi

Ciências Biológicas

Ecologia
  • ecologia funcional das zoonoses: decifrando o papel epidemiológico dos hospedeiros silvestres nos ciclos de transmissão das zoonoses em paisagens com diferentes graus de conservação.
  • Mais de 60% dos agentes infecciosos que afetam a saúde humana são zoonoses (Woolhouse & Gowtage-Sequeria 2005) e o aumento das taxas de infecção por zoonoses na população humana está relacionado com a perda da biodiversidade global e a conversão de ambientes naturais complexos em ambientes degradados. Os mamíferos são os principais hospedeiros naturais para a maioria das doenças zoonóticas conhecidas em humanos (Wolfe et al. 2007). Por isso, entender como a estrutura das comunidades de hospedeiros mamíferos está relacionada com as taxas de infecção por agentes zoonóticos é crucial para compreender os ciclos de transmissão das zoonoses e prever a emergência de surtos em populações humanas. A diversidade funcional nos permite compreender o papel ecológico (função) das espécies em um ecossistema de acordo com suas características morfológicas, fisiológicas e comportamentais (atributos funcionais) e assim prever o impacto ecológico resultante da sua perda. Neste sentido, este projeto visa desenvolver modelos teóricos e metodologias analíticas inovadoras para integrar teoria com dados empíricos, avançando o campo da ecologia de zoonoses no Brasil. Iremos propor ferramentas quantitativas e qualitativas para identificar quais são os atributos funcionais dos mamíferos que são relevantes para a sua função nos ciclos de transmissão de zoonoses e, desta forma, determinar o efeito da biodiversidade no risco de transmissão destes parasitas. Focaremos em dois grupos de agentes infecciosos multi-hospedeiro, Trypanosoma cruzi e Bartonella spp., que apresentam elevadas taxas de infecção em comunidades de hospedeiros naturais e são zoonoses com significativo impacto na saúde humana. A partir desta abordagem, pretende-se identificar os grupos funcionais de hospedeiros que são preponderantes para a regulação da transmissão de T. cruzi e Bartonella em comunidades naturais. Pretende-se ainda testar a hipótese de que a redução da diversidade funcional de hospedeiros aumenta as taxas de infecção por agentes zoonóticos e, com isto, o risco de transmissão para humanos. Em um contexto geral, pretendemos avançar na compreensão da relação entre a estrutura e dinâmica das comunidades ecológicas e os ciclos de transmissão de zoonoses.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Cecília Waichert Monteiro

Ciências Biológicas

Zoologia
  • sistemática de ageniella (hymenoptera: pompilidae) e diversificação na mata atlântica
  • Conhecer a diversidade de espécies e elucidar os padrões evolutivos dessa diversidade antes de sua extinção é um desafio da atualidade. A Mata Atlântica (MA) é reconhecida internacionalmente por abrigar uma das maiores biodiversidades do mundo. Os principais fatores ambientais e históricos que ocasionaram e mantiveram essa diversidade, entretanto, ainda são alvos de estudos e de discussão. Historicamente, tais fatores tem sido explicados por isolamento em relação a outros biomas úmidos e florestados com a formação de refúgios durante o Pleistoceno, e mais recentemente por flutuações marítimas na plataforma continental. Tais padrões são observados quase que exclusivamente em pequenos vertebrados. No entanto, os insetos são extremamente diversos, principalmente nas regiões tropicais do globo e apesar da diversidade, os insetos são frequentemente ignorados em estudos biogeográficos e em ações conservacionistas. Muito dessa negligência é devido ao desconhecimento taxonômico e ecológico desses grupos. Nesse contexto, propomos abordagens integrando aspectos taxonômicos e biogeográficos com intuito de: 1) elucidar e delimitar taxonomicamente a fauna de vespas caça-aranhas Ageniella (Pompilidae), grupo diverso e exclusivo do Novo Mundo, com o objetivo final de 2) identificar processos e fatores ambientais e históricos que originaram a diversidade de Ageniella na MA. Iremos, primeiro conhecer a fauna de Ageniella da MA, promovendo coletas e estudos de material depositado em coleções, e, a partir de marcadores mitocondriais e nucleares, testar a influência de hipóteses de refúgios do Pleistoceno em um grupo de insetos diverso e negligenciado. Ao final desse estudo, teremos contribuído para a taxonomia de um grupo de vespas pompilídeos abundante e diverso na MA e explorado padrões de diversidade nesse bioma, usando um invertebrado como modelo. Sob a supervisão da Dr. Cecilia Waichert, os dados e resultados obtidos nesse estudo serão usados pela equipe de alunos em seus sub-projetos de pesquisa e fomentarão: 1) monografia de conclusão de curso e dissertações de mestrado; 2) apresentações em congressos e encontros regionais e nacionais; 3) divulgação para público científico e geral por meio publicações em revistas da área; e 4) disponibilização de dados genômicos da fauna da MA em banco de dados públicos. Por fim, os resultados desse estudo fomentarão um grupo de pesquisa em sistemática e poderão subsidiar ações conservacionistas futuras.
  • Universidade Vila Velha - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Cecilio José Lins Pimentel

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • novos esquemas de codificação de fonte e de canal baseados na topologia de atratores caóticos e dinâmica simbólica
  • O presente projeto propõe uma análise topológica de sistemas de comunicação digital baseados em atratores caóticos. Inicialmente, será feita uma investigação da influência da topologia de atratores caóticos no projeto de sistemas de comunicações baseados em caos. Paralelamente, este projeto propõe um novo modelo de um sistema de comunicação, alternativo à abordagem atual que emprega controle de caos para modulação, com potencial de melhorar o desempenho do sistema, além de permitir implementar um sistema de criptografia baseado na dinâmica simbólica do atrator. Geralmente, sistemas de comunicação digital são construídos em espaços métricos euclidianos. Como alternativa, este projeto pretende investigar a utilização de outras estruturas métricas no projeto de sistemas de comunicação. Em particular, será construído um sistema com a utilização de métricas hiperbólicas, o qual será analisado e comparado em relação ao que adota métricas Euclidianas. Um outro tópico a ser pesquisado consiste na caracterização de sistemas dinâmicos simbólicos formados por conjuntos de sequências discretas usadas em sistemas de armazenamento de dados e transmissão digital. Estes sistemas podem ser representadas por um grafo rotulado, denominado de grafo de contextos. Este grafo é usado para construção de codificadores de fonte. Este projeto propõe investigar a construção deste grafo para sistemas de memória infinita. No melhor conhecimento do autor deste projeto, não existe um procedimento sistemático na literatura para esta construção.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Celeste Maria da Rocha Ribeiro

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • descrição e mapeamento do português brasileiro falado em oiapoque/ap
  • O Projeto referido tem sua origem ligada ao projeto anterior intitulado “Atlas Linguístico do Amapᔠdesenvolvido entre 2012 e 2017 que mapeou os principais usos linguísticos do estado amapaense. O projeto Descrição e Mapeamento do Português Brasileiro Falado em Oiapoque/AP visa, sobretudo, conhecer, analisar, evidenciar e documentar a variedade do português brasileiro falada em Oiapoque, especificamente, da região de fronteira geográfica que separa o Brasil da Guiana Francesa, onde está localizada a cidade de Oiapoque, situada no extremo norte do estado do Amapá. É sabido que a região norte do Brasil é extensa, com um fluxo migratório muito vasto, para onde migram não apenas falantes vindos de outras regiões brasileiras, como também de origem estrangeira, sobretudo dos países fronteiriços. Certamente, que há consequências linguísticas advindas dos contatos entre esses falantes, pois sabemos que a dinâmica dos povos que transitam na sociedade traz consequências para os usos linguísticos, pois não se pode deixar de ter em mente que olhar a língua é, antes de tudo, examinar a sociedade na qual ela está inserida, é conceber a variação e a mudança como processos inerentes a qualquer língua, considerando nesses processos os diversos fenômenos que surgem, dado o dinamismo vivenciado pelas sociedades em que elas circulam. Nesse contexto, destacamos o contato linguístico que estabelece interações e cria relações entre os diferentes povos do planeta. Em Oiapoque, no Amapá, não poderia ser diferente, pois também vivencia uma situação de fronteira com um Departamento da França (Guiana Francesa), cidade em que a maioria dos falantes possui como língua materna, o francês. Há ainda a presença de várias aldeias indígenas na região, cujos falantes fazem uso de suas respectivas línguas maternas e também do português. Ressalta-se que grande parte das consequências geradas pelo contato de línguas é determinada pela história das relações sociais entre as populações, incluindo fatores econômicos, políticos e demográficos. Diante desse cenário, é lícito dizer que o município de Oiapoque constitui um contexto multilíngue, não só devido à fronteira com a Guiana Francesa, mas também pelo grande número de aldeias indígenas instaladas nessa região e essa realidade, certamente, incentiva o desenvolvimento de estudos que contemplem a realidade linguística local, até então ainda quase desconhecida. Diante desse cenário, observa-se o contexto diversificado em Oiapoque, no qual é notória a constituição de um campo linguístico que merece consideração; destaca-se ainda que os falantes dessa região, que empregam a língua portuguesa como L1, vivenciam uma situação de contato intensivo e extensivo com as línguas indígena e a francesa no dia-a-dia; em função disso o foco dessa proposta volta-se tanto para esses falantes, como para aqueles que a empregam o português como L2. Desse modo, este Projeto justifica-se pela investigação detalhada e minuciosa acerca dos usos principais que os falantes que transitam e moram na referida fronteira realizam em seu dia-a-dia, no tocante a aspectos fônicos e semântico-lexicais da língua portugesa. Justifica-se ainda pelo levantamento de possíveis influências/interferências nos usos linguísticos, causadas por fatores sociais, como a idade, o sexo, a etnia, a língua materna do falante ou ainda o grau de contato do falante francês ou indígenas com o português brasileiro no local. Assim, o objetivo geral desse projeto consiste em observar, identificar, mapear e evidenciar os principais usos linguísticos feitos pelos falantes de português brasileiro (PB), moradores da cidade de Oiapoque, tanto falantes de PB L1, como falantes de PB L2. Esses usos são referentes aos aspectos fonético-fonológicos e semântico-lexicais da língua portuguesa falada no Brasil. O corpus coletado, a partir dos registros de fala dos moradores dessa cidade, constituirá o material a ser analisado para fins de sistematização do estudo feito; posteriormente, essa amostra será organizada a fim de compor um Banco de Dados Orais, relativos a registros de fala de três grupos, oiapoquenses, franceses e indígenas, com perfis distintos de usos do português brasileiro, o que permitirá novos estudos por outros pesquisadores, buscando-se um maior conhecimento e entendimento da variedade do português falada em Oiapoque e entorno.
  • Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Celeste Queiroz Rossi

Ciências Agrárias

Agronomia
  • características químicas, físicas e biológicas dos solos em diferentes estádios de restauração florestal em áreas de mineração de bauxita no município de juruti-pa, baixo amazonas
  • A presente proposta está relacionada à avaliação das características físicas, químicas e biológicas e do restabelecimento das funções do solo em áreas de restauração florestal em áreas impactadas pela mineração de Bauxita no município de Juruti-PA, Baixo Amazonas. O impacto da mineração de bauxita sobre o ambiente físico pode apresentar efeitos negativos significativos caso os impactos não sejam mitigados corretamente, gerando riscos para o processo de recuperação ambiental e impossibilitando o retorno às propriedades originais dos recursos do solo e da água. Já os impactos sociais gerados pela mineração de bauxita, na maioria das vezes são positivos, e colabora com o desenvolvimento regional através da arrecadação de impostos, criação de empregos direto e indireto, desenvolvimento de educação ambiental para a comunidade e a fixação das pessoas em seus locais de origem. Dessa forma, a presente proposta tem um aspecto muito positivo, que é o fato de verificar o verdadeiro impacto da mineração para o ambiente físico e a eficiência da metodologia aplicada no processo de restauração florestal, além de obter resultados mais consistentes para planejar práticas de manejo que é dadas às áreas impactadas. Como meta principal, a proposta visa estabelecer como diferentes espécies de arbóreas interfere na formação e no estabelecimento da floresta secundária após o processo de regeneração e nas frações físicas e químicas da MOS, a fim de que possa ser indicado a melhor estratégia de recuperação das áreas mineradas no Município de Juruti -Pa. Para o desenvolvimento do trabalho, serão utilizadas áreas onde foi realizada a supressão da vegetação nativa para a extração da bauxita, assim como áreas onde o processo de restauração já começou. Serão escolhidas as áreas com diferentes tempos de restauração para se verificar o reestabelecimento das plantas, assim como das como das características físicas, químicas e biológicas do solo. Por meio do presente projeto, espera-se contribuir se restauração está sendo favorável na recuperação do solo, identificando o tempo que é preciso para que as propriedades edáficas comece a se estabilizar e que o solo restabeleça suas funções. Além disso, também espera-se verificar os níveis de fertilidade, assim como os teores de C e N dos solos, especialmente nas camadas mais superficiais do solo, demonstrando a sua importância no contexto do sequestro de C e aumento da fertilidade do solo. Entre os compartimentos da MOS, espera-se verificar que diferenças entre os tempos de implantação da restauração florestal. Se a maior concentração de carbono estarão nas frações mais lábeis, como na fração particulada, nos ácidos fúlvicos e húmicos, pois estas frações são muito responsivas a práticas que favoreçam o aumento da MOS. Somado a isso, acredita-se que será possível determinar a(s) melhor(es) estratégias (s) a ser(em) utilizado(s) para o processo de Restauração florestal em áreas de mineração de bauxita em Juruti-PA, Região do Baixo Amazonas.
  • Universidade Federal do Oeste do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Célia de Fraga Malfatti

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • tratamentos superficiais para promover a diferenciação celular osteogênica, resistência ao desgaste e à corrosão em componentes obtidos em ligas de ti por manufatura avançada x processos metalúrgicos convencionais.
  • A tecnologia de manufatura avançada em biomateriais, destaca-se a possibilidade de fabricação de componentes, com geometrias complexas, em biomateriais metálicos, substituindo processos metalúrgicos convencionais. O uso desta tecnologia possibilita a personalização de componentes de acordo com as características do paciente, proporcionando uma maior precisão e exatidão durante a cirurgia, reduzindo significativamente o risco de fixação errônea dos mesmos. Essas alterações proporcionam a otimização do processo cirúrgico, redução do tempo de anestesia, melhora do pós-operatório, redução dos riscos de infecções e efeitos colaterais. Ligas de titânio são tradicionalmente utilizadas como biomateriais metálicos. No entanto, problemas in vivo relacionados à corrosão de dispositivos têm sido relatado em pesquisas científicas nas quais foram detectados elevados níveis de Ti em seres humanos ou animais, bem como, observadas problemáticas decorrentes pela dissolução em ambiente corpóreo de elementos de liga, principalmente Al e V para Ti6Al4V. Da mesma forma, ressalta-se também que a bioatividade dos mesmos não é capaz de induzir o crescimento direto do tecido ósseo e promover uma boa fixação óssea. Assim, muitas vezes modificações superficiais são utilizadas como um meio de controlar a interação implante-tecido, reduzindo o tempo de fixação do osso. Visando melhorar o índice de sucesso clínico de implantes metálicos, tratamentos superficiais tem sido propostos. No contexto da introdução de culturas celulares, a aplicação de células-tronco é de extrema importância para engenharia de tecidos, uma vez que se pode modular o sistema imunológico e evitar a rejeição alogênica, proporcionando grande sucesso destes dispositivos em aplicações clínicas. Células-tronco são células que se autorrenovam e possuem plasticidade; nessa última característica inclui-se a capacidade de diferenciação. Em literatura é compreendido que células-tronco respondem positivamente a certos tratamentos superficiais favorecendo a regeneração e reparo tecidos ósseos. Ressalta-se que estudos anteriores realizados pela equipe do LAPEC/UFRGS (sob coordenação da professora Célia Malfatti), em cooperação com as equipes: da ULBRA (sob coordenação da professora Melissa Camassola); do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias PGPROTEC/UCS (sob coordenação da professora Rosmary Brandalise); da Faculdade de Farmácia, Instituto de Pesquisa com Células-tronco IPCT/UFRGS (sob coordenação da professora Patricia Pranke) e da equipe do Department of Materials Science and Engineering, University of Sheffield (sob coordenação da professora Gwendolen Reilly), evidenciaram o efeito positivo da nanotextutização e de revestimentos sol-gel biofuncionais sobre superfícies de Ti e da liga Ti6Al4V na diferenciação osteogênica de células-tronco. O presente projeto reúne novamente pesquisadores que atuaram juntos em pesquisas anteriores aplicadas com sucesso no tratamento de superfícies metálicas para otimização da diferenciação osteogênica de células-tronco. Além disso, associam-se também a esse projeto novos especialistas e empresas interessadas para dar continuidade aos estudos realizados previamente, consolidando o conhecimento e as experiências prévias, objetivando a transferência tecnológica dos resultados obtidos até o momento na área de tratamentos de superfície. O presente projeto tem por objetivo realizar diferentes tratamentos superficiais sobre componentes metálicos de Ti6Al4V, obtidos por processos metalúrgicos convencionais e manufatura avançada (manufatura aditiva por fusão seletiva à laser), avaliando propriedades mecânicas, eletroquímicas, biocompatibilidade e diferenciação osteogênica de células-tronco mesenquimais. Serão realizados diferentes tratamentos superficiais: nanotexturização eletroquímica, anodização, revestimento nanoestruturado biofuncional por técnica de polimerização a plasma e bioimpressão 3D (com apoio da empresa Due Laser). No presente projeto, em parceria com a empresa High Bond, serão testados processos para esferoidização de cavacos de ligas Ti6Al4V (oriundos de processos metalúrgicos convencionais) para uso no processo de manufatura aditiva. Pois um dos grandes desafios da manufatura aditiva por fusão seletiva à laser é o relativo alto custo da matéria-prima. Para a obtenção dos componentes por manufatura aditiva por fusão seletiva à laser, contaremos com o apoio e infraestrutura disponível na empresa colaboradora desse projeto, Omnitek. O projeto visa também à formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação, bem como, o incentivo à produção científica e à pesquisa de caráter inovador na área de Ciência e Engenharia de Materiais. Além de contribuir para a formação de recursos humanos na área, o projeto contribuirá para a disseminação do conhecimento em um tema inédito para a comunidade acadêmica e científica através da publicação de artigos e apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais de reconhecida importância, além de promover a internacionalização dos programas de Pós-Graduação envolvidos neste projeto. Ainda, no que diz respeito à cooperação conjunta entre as universidades, as necessidades de cada instituição serão supridas pelas outras, considerando a complementariedade das competências dos pesquisadores envolvidos no presente projeto. O atual estágio de desenvolvimento de tratamentos de superfície metálicas para aplicação biomédica, visando a diferenciação osteogênica de células-tronco mesenquimais, tem despertado o interesse de algumas empresas interessadas em aplicar essa tecnologia na fabricação de próteses. Por isso, tem-se discutido e apresentado o projeto a empresas, como por exemplo: Enginplan; VirtualCAE, Due Laser, Omnitek e High Bond, as quais têm demonstrado grande interesse no desenvolvimento desse trabalho. No presente projeto, as três últimas empresas participarão como colaboradores nessa etapa do estudo.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Célia Elizabete Caregnato

Ciências Humanas

Educação
  • socialização acadêmica em trajetórias estudantis: disposições, reflexividade e reconhecimento na educação superior
  • No Brasil dos últimos 50 anos, embora tenha havido expansão da escolarização, ela ocorre de modo estratificado e com marcadas diferenças de possibilidades no acesso às oportunidades educacionais qualificadas. As desigualdades que se expressam na trajetória social de indivíduos, de famílias e de segmentos sociais está inscrita na própria estrutura do sistema de educação. A associação entre estratificação das oportunidades educativas e estratificação social é central para interpretarmos o sistema educacional brasileiro. Embora tenha havido intenso crescimento no número de matrículas no sistema de educação superior brasileiro, trata-se de sistema de educação superior que apenas recentemente se afasta da classificação de sistema de elite, com base na separação clássica definida por Martin Trow. Nesse quadro, é necessário indagar e explicitar os processos que possibilitam e os que limitam as trajetórias dos estudantes no nível médio ou no superior. A literatura sociológica mostra amplamente a relação entre desigualdade social e cultural e desempenho escolar. Entretanto, é possível encontrar estudos que mostram trajetórias de indivíduos peculiares. Este projeto de pesquisa tem como objeto a análise da socialização acadêmica, entendida como fenômeno pelo qual os indivíduos são construídos e se constroem por meio de relações sociais no meio acadêmico, pela interação entre o patrimônio disposicional pregresso e a experiência duradoura de convivência no âmbito de instituições de educação superior. Propomos o estudo de trajetórias escolares e acadêmicas, que permite verificar de que modo os indivíduos lidam com conhecimentos, com instituições e com redes de relações, de que modo lidam desafios e com momentos críticos para enfrentar situações que tendem a retê-los em alguma etapa. As trajetórias individuais são visualizadas em sua relação com posições sociais nas quais os estudantes estão situados. Entendemos que para lidar com os processos de mudança e diferenciação sociais, que envolvem estratificações, é preciso entrar no campo das relações sociais objetivas e materiais e também em relações intersubjetivas, sobre o modo como os estudantes se percebem no ambiente acadêmico, não apenas na relação com o conhecimento, mas também com a alteridade, dando origem a dinâmicas de reconhecimento. Presta-se atenção aos lócus do ensino, da pesquisa e da extensão, nos quais operam as lógicas do campo científico, de culturas institucionais específicas e de outros espaços sociais nos quais os estudantes estão inseridos. A pesquisa se contribui para a internacionalização da produção do conhecimento e da universidade, sendo desenvolvida pelo Núcleo UFRGS, coordenado pela proponente, da Cátedra UNESCO Universidade e Integração Regional, com sede no Instituto de Pesquisas sobre a Universidade e a Educação (IISUE), da UNAM/México. Nesse sentido, visa fortalecer cooperação internacional para análises sobre trajetórias de estudantes em sistemas nacionais de educação superior. Visa também ao intercâmbio mútuo de metodologias e à mobilidade de pesquisadores e estudantes. A pesquisa tem inspiração teórica na sociologia da prática de Pierre Bourdieu, dialoga com os conceitos de socialização acadêmica de John Weidman, com as noções de reflexividade de Luc Boltanski, de transições educacionais de Pedro Abrantes, além da noção de reconhecimento de Axel Honneth. Teórica e metodologicamente trabalha com o conceito de patrimônio de disposições de Bernard Lahire. As dimensões de coleta e análise de dados projetadas para essa pesquisa consideram trajetórias de grupos socioeducacionais e de indivíduos a partir de fontes quantitativas e qualitativas. O material quantitativo envolve bancos de dados de organismos oficiais, dados coletados por meio de survey e dados institucionais, que serão explorados por meio de estatística básica e multivariada, com recurso a testes de regressão. O material qualitativo será reunido por meio de entrevistas individuais em profundidade, a serem exploradas por meio de análise qualitativa de conteúdo de modo a construir disposições a partir de evidências sobre modos de crer, fazer e julgar que sobressaem nas trajetórias de estudantes. A estratégia da pesquisa elege indivíduos a partir de seus contextos de vida para elaborar retratos sociológicos. Busca precisar aquilo que provoca variação nas disposições e as contradições entre disposições definidas no passado e redefinidas, reafirmadas ou suspendidas no presente. Nesse sentido, consideramos diferenciações e estratificações sistêmicas e institucionais que expressam delimitações e buscamos analisar os aprendizados, as reflexividades e as estratégias produzidas pelos atores – individuais e de grupos - no interior das instituições educacionais, como caminhos para avançar no sistema. Trata-se de conhecer os processos por meio dos quais os indivíduos fazem suas trajetórias e encontram alternativas, obtendo sucesso – identificado com o diploma – em suas escolarizações. O estudo contextualizado de percursos estudantis permite entender o que é o sucesso acadêmico para certos segmentos sociais e para indivíduos na sociedade brasileira. Assim, é possível informar a tomada de decisão em políticas públicas e institucionais de modo a potencializar a ocorrência do sucesso acadêmico entre os novos públicos educacionais.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Célia Machado Ronconi

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • nanomáquinas e nanopartículas magnéticas para o transporte de fármacos para o tratamento do câncer
  • A presente proposta se enquadra na área de pesquisa de preparação, caracterização e aplicação de novos materiais híbridos para aplicações biomédicas a qual é desenvolvida no Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia da Universidade Federal Fluminense e no Programa de Pós-graduação em Química desta universidade. As temáticas centrais focam no desenvolvimento de nanomáquinas (nanoválvulas) para a veiculação de fármacos para o tratamento do câncer. As linhas de pesquisa serão ampliadas incorporando-se componentes novos aos materiais híbridos, como pilararenos e nanopartículas magnéticas para a construção de nanoválvulas. A ideia principal é obter sistemas mais eficientes e seletivos para o tratamento do câncer. As nanoválvulas serão obtidas a partir da funcionalização da sílica mesoporosa com diferentes grupos orgânicos de forma que suas superfícies apresentem cargas negativas ou positivas. Esses materiais serão carregados com o fármaco doxorrubicina e vedados com “tampas” constituídas por pilarar[5]enos catiônicos ou por nanopartículas magnéticas funcionalizadas com pilarar[5]enos aniônicos. Os estudos de liberação serão realizados por espectroscopia ultra-violeta visível aplicando-se diferentes estímulos (químico e físico). Serão feitos ensaios in vitro e de captação celular em colaboração com o Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Celia Maria Ferreira Gontijo

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • avaliação do tratamento com miltefosina em cães domiciliados e naturalmente infectados por leishmania (leishmania) infantum
  • A leishmaniose visceral faz parte de um grupo de enfermidades consideradas negligenciadas, e é um importante problema de saúde pública no Brasil. O principal reservatório urbano da L. infantum é o cão e sabe-se que casos caninos antecedem o aparecimento de casos humanos. De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, as principais dificuldades no controle da LV são as alterações no seu perfil epidemiológico, a urbanização desordenada, dificuldades operacionais, alto custo financeiro e o grau de efetividade dos métodos empregados. Até setembro de 2016 a única alternativa para os cães infectados, segundo o Ministério da Saúde, era a eutanásia. Após essa data, com o registro do medicamento Milteforan para o tratamento da LVC, o tratamento dos cães foi liberado, mas o mesmo não é considerado medida de controle da LV (SES/SC, 2015; MAPA, 2016). No Brasil, nenhum estudo foi realizado avaliando a ação deste medicamento em cães naturalmente infectados e vivendo nos domicílios. Será a primeira vez que o medicamento Milteforan será testado no Brasil para o tratamento de cães com LV em ensaio de campo com acompanhamento de longo prazo. Com o presente projeto pretendemos avaliar o tratamento com Miltefosina em cães domiciliados e naturalmente infectados por L. infantum monitorando o status clínico, as condições hematológicas e bioquímicas antes e em intervalos de três meses após o tratamento durante dois anos. Será realizado inquérito sorológico em amostra significativa da população canina da área de estudo. Dos cães soropositivos serão coletadas amostras biológicas (pele, medula óssea e swab conjuntival) para a detecção da infecção por Leishmania por métodos parasitológicos e moleculares e para a identificação específica do agente etiológico da infecção. Estudos já mostraram que a variação na carga parasitária na pele dos cães está relacionada com sua capacidade infectiva para o vetor sendo um potencial biomarcador para avaliar o poder infectivo dos cães. As amostras coletadas também serão utilizadas para o monitoramento da carga parasitária antes e após o tratamento em intervalos de 6 meses durante dois anos. Os cães infectados permanecerão encoleirados durante todo o período do estudo. Alguns estudos realizados no Brasil sugerem que a utilização continua de colar impregnado com inseticida pode reduzir a incidência da LVC e a taxa de infecção de flebotomíneos. Para avaliar o impacto do tratamento e encoleiramento dos cães na soroprevalência canina será feito novo inquérito sorológico após um ano do tratamento. Para verificar a taxa de infecção dos flebotomíneos será realizado o monitoramento da fauna flebotomínica nos domicílios dos cães tratados/encoleirados como também a detecção da infecção por Leishmania e da fonte de repasto sanguíneo nas fêmeas coletadas antes do início do tratamento e durante todo o período de acompanhamento dos cães. Ao final de cada ano de acompanhamento dos cães tratados será realizado o xenodiagnóstico com exemplares de Lutzomyia longipalpis provenientes de colônia para avaliar a capacidade infectiva dos cães tratados. As informações que serão obtidas com o desenvolvimento deste projeto terão impacto no âmbito científico, e em saúde pública humana e animal, no que diz respeito às medidas de prevenção e controle da LV no Brasil.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Célia Maria Giacheti

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • adaptação cultural do receptive e expressive one-word picture vocabulary test, fourth edition, em falantes do português brasileiro com desenvolvimento típico de linguagem
  • Avaliar a comunicação de uma criança não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é uma habilidade de alta complexidade e que exige bons instrumentos de medida para investigação das habilidades e dificuldades das recepção e emissão da linguagem, seja ela na modalidade falada ou escrita. No que se referem ao campo da linguagem falada, os instrumentos avaliativos utilizados por fonoaudiólogos, disponíveis no Brasil, ainda são escassos quando comparados com alguns países da Europa, América do Norte, Chile e Argentina, mas estão em expansão. Devido a esta discrepância, muitos instrumentos adquiridos por pesquisadores brasileiros chegam ao Brasil em sua língua original e, para ser utilizado na população brasileira, necessita de tradução e adaptação cultural. O objetivo deste estudo é traduzir e adaptar para o Português Brasileiro os instrumentos Receptive One-Word Picture Vocabulary Test, fourth edition (doravante ROWPVT-4) e o Expressive One-Word Picture Vocabulary Test, fourth edition (doravante EOWPVT-4). O EOWPVT-4 e o EOWPVT-4 são testes americanos, já em sua quarta edição e propõem auxiliar profissionais e pesquisadores em obter o vocabulário receptivo e expressivo da linguagem e chegar a uma estimativa válida da inteligência verbal infantil. Cada um dos testes é composto por 190 estímulos – organizados e articulados em nível ascendente de dificuldade – aplicáveis em indivíduos de 2 a 80 anos, em aproximadamente 20 minutos em cada um deles. Devido a ampla faixa etária, este trabalho propõe a tradução e adaptação deste instrumento e será aplicado em 100 crianças entre 2 e 11 anos de idade (10 crianças em cada faixa etária), com desenvolvimento típico de linguagem, de ambos os sexos, moradores do município de Marília – São Paulo e de diferentes níveis econômicos. A proposta desta adaptação cultural é propor inicialmente uma versão brasileira do teste e aplicá-lo na população típica para verificar equivalências teórica, semântica e cultural, assim como verificar a eficácia dessa versão para a avaliação da linguagem. Os dados serão analisados por meio de análises estatísticas descritivas e testes paramétricos ou não paramétricos utilizando o software SPSS.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Celina Miraglia Herrera de Figueiredo

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • complexidade de problemas combinatórios: a dicotomia polinomial e np-completo
  • Este projeto dá continuidade aos projetos homônimos relativos aos biênios 2010-2011 e 2012-2013, e ao triênio 2014-2016 dentro do programa edital Universal-CNPq; mantém a duração da vigência de 36 meses e integra mais pesquisadores à equipe e mais instituições parceiras. Trata-se de projeto para apoiar o grupo de jovens pesquisadores liderados pela professora Celina Miraglia Herrera de Figueiredo, professora titular da COPPE/UFRJ e professora pesquisadora nível 1A do CNPq. O projeto está caracterizado como pesquisa científica, em tema de interesse do fundo setorial de Biotecnologia, dado o objetivo principal de apoiar a boa formação de recursos humanos para a pesquisa no país na área de Teoria da Computação, com ênfase na Complexidade Computacional de Problemas Combinatórios formulados a partir de Problemas em Bioinformática. O projeto será executado no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, líder na área de Ciência da Computação, nota máxima 7 há mais de dez anos nas avaliações CAPES. O projeto será executado em parceria com 9 instituições brasileiras, sendo 7 universidades públicas nos estados de Goiás, Paraná e Rio de Janeiro: UERJ, CEFET, UFF, UFRRJ, UFPR, IFG e UFRJ, e em parceria com o INMETRO e a IBM. O projeto integra a linha de pesquisa em Algoritmos e Combinatória do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. O projeto integra 17 pesquisadores, sendo 1 proponente coordenador do projeto, professora Celina Miraglia Herrera de Figueiredo, e a equipe de 16 jovens pesquisadores, todos supervisionados ou ex-supervisionados pela professora Celina, professores de instituições públicas ou em estágio de pós-doutorado. Todos os 16 jovens pesquisadores membros da equipe possuem doutorado recente, com tese defendida a partir de 2002: 1 professora do IM/UFF: Simone Dantas de Souza (doutorado 2002); 1 professor do IC/UFF: Luis Antonio Brasil Kowada (doutorado 2006); 2 professores da UERJ: Diana Sasaki Nobrega (doutorado 2013) e Rubens Andre Sucupira (doutorado 2017); 2 professores da UFRRJ: Rafael Bernardo Teixeira (doutorado 2008) e Fernanda Vieira Dias Couto (doutorado 2016); 2 professores da COPPE/UFRJ: Franklin de Lima Marquezino (doutorado 2010) e Fábio Happ Botler (doutorado 2016); 1 professor do PPGI/UFRJ: Vinícius Gusmão Pereira de Sá (doutorado 2006); 1 professora do CEFET: Ana Luísa Carvalho Furtado (doutorado 2017); 1 professor da UFPR: Murilo Vicente Gonçalves da Silva (doutorado 2008); 1 professor do IFG: André da Cunha Ribeiro (doutorado 2013); 1 pesquisador do INMETRO: Raphael Carlos dos Santos Machado (doutorado 2010); 1 pesquisador da IBM: Emilio Ashton Vital Brazil (doutorado 2011); e 2 recém-doutores atualmente em estágio de pós-doutorado na UFRJ: Luís Felipe Ignácio Cunha (doutorado 2017); Daniel Fabio Domingues Posner (doutorado 2014). A professora Celina Miraglia Herrera de Figueiredo é ``Cientista do Nosso Estado''-- programa de bolsas da FAPERJ para apoio aos pesquisadores de reconhecida liderança e coordena projeto que integra pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro das universidades UFF, UNIRIO, UFRRJ e UFRJ. O presente projeto Universal-CNPq e o programa de bolsas ``Cientista do Nosso Estado''--FAPERJ se complementam para apoiar as pesquisas lideradas pela professora Celina, em particular para apoiar a sua liderança na orientação e formação de doutores para o país, e em especial para os quadros das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. A professora Celina Miraglia Herrera de Figueiredo coordena desde 2010, projetos para o programa de Núcleos de Excelência, sendo que o projeto atual é o único projeto do edital na área de Ciência da Computação, um projeto para o programa de Núcleos de Excelência desenvolvido em parceria da FAPERJ com o CNPq que integra pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro da UFRJ e da PUC-Rio, 2 universidades líderes nacionais na área de Ciência da Computação e congrega 18 pesquisadores experientes e iniciantes, bem como seus alunos, de 6 instituições de renome do Estado do Rio de Janeiro: UFRJ, PUC-Rio, UFF, LNCC, INMETRO e UERJ. O presente projeto Universal-CNPq tem um tema central, a complexidade de problemas combinatórios: a dicotomia polinomial e NP-completo, que é pertinente aos temas de pesquisa e das teses de doutorado de todos os participantes.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022