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Elton John de Lírio
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistemática, evolução dos sistemas sexuais e conservação em monimiaceae
Resumo:
Monimiaceae (Laurales) engloba 28 gêneros e 195-270 espécies, com distribuição predominantemente pantropical. A família apresenta expressiva variação em sistemas sexuais e no número cromossômico, o que a torna um interessante modelo para a compreensão da evolução dos sistemas sexuais e dos cromossomos em angiospermas. Seu expressivo número de registros de fósseis, as disjunções na amplitude de ocorrência e sua peculiar morfologia também têm despertado grande interesse para a biogeografia e os estudos de morfologia e ultraestrutura. Do ponto de vista taxonômico e filogenético, a família passou por diversas mudanças nas últimas décadas; no entanto, trabalhos de biologia molecular, ultraestrutura e morfologia têm apontado que outras mudanças são ainda necessárias, enquanto outras são ainda inconclusivas e necessitam de investigação mais robusta. O presente trabalho tem como objetivo testar monofiletismo dos gêneros e das tribos de Monimiaceae por meio de filogenia molecular com marcadores de rápida e lenta evolução e sequenciamento de nova geração; compreender o processo de evolução dos sistemas sexuais e sua possível relação com a ploidia na família; avaliar o risco de extinção das Monimiaceae endêmicas do Brasil; e revisar a classificação e a nomenclatura infrafamiliar e infragenérica com base em filogenia molecular, filogenômica, coleções de herbários e bibliografia.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Elton Luiz Nardi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas públicas de regulação por resultados e o governo democrático da educação básica
Resumo:
A crescente propagação de novos mecanismos de regulação da educação, como conhecida há cerca de três décadas, ao passo que põe em suspenso as formas tradicionais de regulação baseadas no modelo burocrático, introduz na cena educacional uma série de mecanismos de controle e de premissas de gestão da educação pública sintonizada com as chamadas políticas de regulação por resultados. Mormente interessadas no direcionamento e controle da produção desses resultados, segundo prioridades e padrões de qualidade lastreados em lógicas do mercado e do mundo empresarial, estas políticas operam fundamentalmente por meio de sistemas de avaliação associados a indicadores passíveis de mensuração. Como parte e desdobramento de uma dinâmica que conjuga regulação do processo com regulação do produto, assiste-se à introdução de medidas de accountability identificadas com pressupostos da chamada New Public Management que, assim como em outros países, também no Brasil vêm sendo informadas por políticas que focalizam a escola enquanto lócus da produção de resultados, tendo por via principal o expediente da avaliação de desempenho dos estudantes. Em face da franca ascensão dessa fórmula no domínio da política pública, completada com a associação de consequências decorrentes dos resultados educacionais alcançados e submetidos à prestação de contas, há que se analisar não somente os graus de influência na determinação de opções políticas e práticas de gestão dos sistemas de ensino, mas, sobretudo, sua repercussão sobre a vaga democrática que radica a participação e o controle social como peças de referência. Assim posto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar, no contexto de uma crescente implantação de medidas de accountability na educação básica identificadas com políticas de regulação por resultados, repercussões na configuração de arranjos institucionais na esfera municipal assente na ideia de governo democrático da educação básica pública. A pesquisa incide sobre um conjunto de cinco capitais de estados Florianópolis, São Paulo, Goiânia, Palmas e Fortaleza precisamente, uma de cada região geográfica do país. A concentração na esfera municipal visa, por um lado, considerar a tensão que se arma entre a pluralidade de contextos e a circunstância do envolvimento numa malha de políticas de regulação pelos resultados, aqui entendida a dinamização de sistemas de avaliação externa, e, por outro, a projeção mais recente dessa esfera à posição de ente federativo com incumbência de organizar o seu novel sistema de ensino e de regulamentar, neste âmbito, a gestão democrática do ensino público na educação básica segundo demarcações contidas na LDB de 1996. Os procedimentos metodológicos compreendem, além de pesquisa bibliográfica sobre as temáticas envolvidas, exame documental (legislação municipal, normatizações e documentos técnicos, assim como notícias e informes disponibilizados na Internet) e entrevistas que oportunizem o acesso a diretrizes e condições que respondem, no plano político-institucional, pelo governo democrático da educação pública, assim como a explicitação de bases referenciais de medidas de accountability na educação básica (avaliação, prestação de contas e responsabilização) e sua identificação com políticas de regulação por resultados.
Instituição/UF/País:
Universidade do Oeste de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Elucir Gir
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos e consequências da pandemia da covid-19 entre profissionais de saúde.
Resumo:
O surgimento da pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) reforçou a importância da adesão das medidas de controle e prevenção de infecção nos serviços de saúde, sendo a adesão às precauções padrão e das precauções de específicas de fundamental importância para reduzir o risco de transmissão do SARS-COV- 2 entre os profissionais e pacientes nos serviços de saúde. Os efeitos físicos, psicológicos e sociais decorrentes da COVID-19 são significativos e reconhece-los e propor soluções adequadas é prioritário no contexto atual. Esta proposta objetiva analisar os efeitos físicos, psicológicos e sociais decorrentes do enfrentamento da pandemia da COVID-19, vivenciados pelos profissionais no contexto da assistência direta à saúde, bem como construir e validar materiais educativos audiovisuais para prevenção e controle. Trata-se de um estudo misto que será realizado em duas etapas. A primeira visa realizar um diagnóstico situacional por meio de um estudo transversal analítico sobre os efeitos da pandemia da COVID-19 sobre as repercussões, consequências, exposição ao risco e adoecimento, adesão às normas de prevenção e problemas de saúde mental enfrentadas pelos profissionais de saúde em diferentes regiões do Brasil. Serão convidados e recrutados de forma online, profissionais de saúde de diferentes regiões do Brasil, de ambos os sexos, que atuam no contexto da assistência nos diferentes níveis de atenção à saúde e que estejam dentro dos seguintes critérios de inclusão: ter cuidado de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado da COVID-19, ter acesso à internet. Para a coleta de dados será utilizado um questionário eletrônico que será validado por um comitê de nove juízes quanto à forma e conteúdo e será construído na plataforma virtual Survey Monkey ®. O questionário será validado quanto ao conteúdo por especialistas na temática e será dividido em seis partes: 1. Formulário de Informações Gerais; 2. Formulário de Informações Profissionais; 3. Escala de Cumprimento com as Precauções-Padrão: composta por 20 itens que avaliam o cumprimento às medidas de PP. 4. Dados sobre a adesão às medidas de precauções recomendadas para prevenção e controle do COVID-19; 5. Medidas de prevenção e controle no convívio familiar (EPI) 6. Escala de Determinantes sociocognitivos na adesão às precauções-padrão: com 24 itens avalia os obstáculos e dificuldades na adesão aos EPI. Após versão final do questionário será gerado um link para acessá-lo, por meio das plataformas digitais (e-mail, facebook, Instagram, sites e whatsapp), que serão direcionados para a Plataforma Survey Monkey® e terão acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após aceite em participar do estudo terão acesso ao questionário online que será disponibilizado para acesso por computador ou dispositivos móveis (celular). Os dados serão analisados utilizando estatística descritiva para caracterização dos participantes. Serão calculadas medidas de tendência central, e prevalências. Serão utilizados os testes paramétricos e não paramétricos, quando apropriados. Modelos de regressão logística serão realizados para identificar potenciais fatores independentes associados à adesão, às precauções-padrão, os obstáculos para ao uso adequado dos EPI, à prevalência de lesões por pressão decorrentes dos EPI e aos problemas de saúde mental. Valores de p < 005 serão considerados significativos. Na segunda etapa do estudo será conduzido estudo metodológico que será constituído pela construção de materiais educativos (vídeo e e-book) e validação por juízes e por representantes do público-alvo. Para tal serão adotadas as recomendações para construção de materiais audiovisuais, a partir da pré-produção (validação dos roteiros e storyboard), produção e pós-produção. Na fase de pré-produção serão validados roteiros que consistirão na descrição nas técnicas e cenas que serão elaboradas no vídeo. Na fase seguinte, a produção do vídeo será constituída pela filmagem das cenas descritas na pré-produção seguindo o roteiro das técnicas validadas por especialistas. A elaboração da filmagem contará com apoio de profissionais de multimídia para captação das imagens de boa qualidade e será realizado no laboratório de prática clínica do Centro de Simulação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Na última fase de pós-produção será constituída pela edição das cenas gravadas, narração, textos e também dos áudios. Esta fase será realizada pelas pesquisadoras e por profissionais de multimídia com experiência na produção de vídeos educativos. Após a conclusão da pós-produção o vídeo será validado por especialistas em audiovisual e na temática e pelo público-alvo utilizando roteiro utilizando questionário para validação baseados na Suitability Assessment of Materials (DOAK; DOAK; ROOT, 1996) e já adotado em outro estudo (JESUS, 2017). Os dados serão analisados por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e será validado o material com índice igual ou superior a 0,80. O projeto será submetido à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para apreciação.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
24/07/2020-23/08/2022
Ely Caetano Xavier Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
regulação privada transnacional: mecanismos, estratégias e impactos da atividade normativa de atores privados em escala global
Resumo:
Os agentes privados contribuem para a governança global de diversas áreas da atividade humana por meio da regulação privada transnacional, que se materializa no exercício de pretensões normativas por entes privados em espaços regulatórios globais. O estabelecimento de padrões privados para fabricação de produtos, a estruturação de esquemas de certificação de aspectos socioambientais de processos de produção de bens e prestação de serviços, a formulação de códigos de conduta para condicionamento de financiamento privado e a produção de indicadores de transparência, corrupção, qualidade ou confiança de crédito são alguns dos variados mecanismos que servem para que atores privados articulados estabeleçam normas regulatórias sobre setores variados. O projeto procura compreender e sistematizar a formulação, a implementação, a aderência e os impactos de cada um desses mecanismos, além de apontar os problemas de ausência de controle, déficit democrático e carência de legitimidade, sobretudo quando há um processo de legitimação, captura ou acolhimento das normas estritamente privadas por agentes e processos públicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Elysângela Dittz Duarte
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
adaptação familiar a situação de nascimento prematuro durante a internação na utin, no 1º, 6º, 9º e 12º mês após a alta hospitalar
Resumo:
O conjunto de estudos produzidos evidencia a repercussão do nascimento prematuro na vida de pais e mães no contexto da UTIN e posteriormente no estabelecimento do cuidado no domicílio a curto e médio prazo. Entretanto ainda precisa ser melhor investigado a variação de aspectos envolvidos no processo de adaptação dos pais ao nascimento e cuidado de seus filhos prematuros para que tenham uma boa adaptação na fase aguda de internação na UTIN e nos meses subsequentes à alta. Partindo desta premissa foram feitos os seguintes questionamentos para orientar a condução deste estudo: Como pais e mães vivenciam o processo de adaptação à situação de ter um filho pré-termo no contexto da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e posteriormente no domicílio? Como a avaliação familiar acerca do recém-nascido pré-termo, a capacidade para resolução de problemas e coping e o suporte social interferem na adaptação familiar ao recém-nascido na UTIN e domicilio? Quais são as demandas e necessidades apresentadas pela família em seu processo de ajustamento e adaptação familiar do período do nascimento até o 12º mês de vida? Nesse sentido o objetivo geral desta pesquisa é analisar o processo de adaptação familiar ao nascimento prematuro durante a internação na UTIN e no 1º, 3º, 6º, 9º e 12º mês após a alta hospitalar. Será um estudo longitudinal de métodos mistos convergente (Creswell, 2007) que utilizará como referencial teórico o Modelo de Resiliência, estresse, ajustamento e adaptação familiar de McCubbin & McCubbin (1993). O cenário serão três hospitais públicos do Estado de Minas Gerais, dois localizados em Belo Horizonte e um em Divinópolis. Serão participantes do estudo pais e mães de recém-nascidos com idade gestacional menor que 32 semanas que necessitarem de internação nas UTIN's. Serão incluídos todos os recém-nascidos e suas famílias que atenderem aos critérios de inclusão. O procedimento de coleta de dados será realizado em duas fases, sendo a primeira durante a internação hospitalar e outra nos 9 meses subsequentes à alta hospitalar. A Fase I terá a duração de 6 meses, durante os quais será feito o recrutamento dos participantes. A Fase II será desenvolvida durante os 12 meses subsequentes a alta hospitalar de cada um dos participantes. O processo de dados se dará da seguinte forma: Na fase I e II serão utilizados um Questionário com a Caracterização demográfica da criança e seus pais e as escalas de Escala de Edinburgh, Parent Stress Scale: NICU, Family ProblemSolving Communication Index, Family Coping-Coherence, Medical OutcomesStudy: Social SupportSurvey - (MOS-SSS) e Brief-FamilyAssessmentMeasure(B-FAM) e entrevista semiestruturada explorando aspectos da adaptação familiar ao cuidado as crianças em cada um dos momentos da coleta de dados. Os dados quantitativos e qualitativos produzidos comporão um banco de dados para posterior análise, considerando a sua natureza. Para os dados quantitativos será realizada uma análise estatística descritiva para as características de cada participante e também de cada família. Para as variáveis contínuas serão calculadas a média, mediana, o desvio padrão e tabuladas as frequências e percentagens. Será um modelo linear misto por ser considerado capaz de analisar a relação entre as variáveis do estudo (Luke, 2004). Os dados qualitativos serão submetidos à análise de conteúdo conforme proposto por Hsein e Shannon (2005) orientado pelo referencial teórico do estudo. As informações obtidas nas duas estratégias serão analisadas conjuntamente de maneira complementar buscando prover maior compreensão sobre o fenômeno investigado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Elyson Ferreira de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
governança fundiária em terras urbanas da amazônia legal
Resumo:
Este projeto contempla a linha de pesquisa das área temática 3, que aborda respectivamente estudos sobre: Abordagem por bioma aplicada a municípios ou regiões funcionamento e resiliência de ecossistemas, condições locais, biodiversidade e sustentabilidade. O objetivo é investigar a importância da governança fundiária para a formulação de políticas públicas de sustentabilidade urbana, planejamento, gestão territorial e ambiental. Para tal finalidade iremos A execução deste projeto será realizada por meio da cooperação multi e interdisciplinar de três Instituições: Universidade Federal do Acre (UFAC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) . Em função de a equipe ser formada por pesquisadores e professores já vinculados aos Programas de Pós-Graduação das Universidades partícipes, destacamos que as atividades de ensino, pesquisa e extensão terão continuidade durante a vigência e após o encerramento do referido projeto. Este é um primeiro esforço que no curto, médio e longo prazos trarão algumas experiências importantes dentre elas: O compartilhamento mútuo de experiências entre professores, pesquisadores e alunos de Pós-Graduação de regiões diferentes, além da possibilidade de difundir esses conhecimentos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, resultará na possibilidade de fortalecimento das ações para a formulação de políticas de Estado e serviços governamentais com resultados satisfatórios para as Instituições envolvidas. A possibilidade de produzir e publicar pesquisas cujo caráter interdisciplinar de diferentes regiões, áreas de conhecimento e de concentração de pesquisa como: sustentabilidade urbana, planejamento, gestão territorial e ambiental, garantindo uma riqueza de conhecimento e troca de experiências sobre a temática apresentada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Acre - AC - Brasil
Vigência:
21/12/2020-31/12/2023
Elzania Sales Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
exigências nutricionais de mantença e crescimento em fêmeas santa inês
Resumo:
Um experimento será conduzido para avaliar os requerimentos de energia, proteína e minerais de fêmeas Santa Inês em crescimento. Será realizado abate comparativo,utilizando 50 fêmeas Santa Inês com aproximadamente 15 kg de peso corporal inicial, sendo 5 abatidas no inicio do experimento , constituindo o grupo referencia. O delineamento experimental será inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 (níveis de concentrado: 50%, 25% e 25 % com consumo restrito a 1% do peso corporal) X 3 ( período de abate aos 50, 100 e 150 dias). Desta forma os 45 remanescentes serão divididos em três grupos aleatoriamente, correspondentes a três níveis de concentrado, sendo 15 animais alimentados com uma dieta com 50% de concentrado, 15 animais serão alimentados com uma dieta com 25% de concentrado. Os 15 animais pertencente ao grupo mantença serão alimentados com uma dieta com 25% de concentrado, com consumo restrito a 1% do peso corporal, com base na matéria seca. O volumoso utilizado será feno de capim Tifton 85. Os concentrados serão formulados a base de milho grão moído, farelo de soja, farelo de trigo, ureia, sulfato de amônio, calcário, sal comum e mistura mineral. Os animais serão confinados por 150 dias, sendo realizados abate a cada 50 dias para determinação da composição corporal e exigências nutricionais de energia, proteína e minerais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emanoel Paiva de Oliveira Costa
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos de bolhas de plasma na propagação de sinais de banda larga e determinação dos parâmetros elétricos do solo considerando o terreno irregular
Resumo:
Este projeto de pesquisa científica e tecnológica descreve três atividades: 1. Análise dos efeitos de bolhas de plasma equatorial detectadas pela Sonda Plana de Langmuir a bordo do satélite C/NOFS na propagação transionosférica de sinais de banda larga; 2. Análise dos efeitos do terreno irregular e dos parâmetros elétricos do solo sobre a propagação de sinais de rádio com base em soluções numéricas de equações integrais; 3. Determinação dos parâmetros elétricos do solo a partir de medidas de intensidade de campo considerando os efeitos do terreno irregular. Estas atividades, que se classificam predominantemente na área de conhecimento Geociências, serão desenvolvidas pelo proponente, Professor Associado, e por bolsistas de Pós-Graduação e de Iniciação Científica do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) que venham a se interessar pelos temas propostos durante o período de 36 meses contados a partir de sua implementação.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emanuel Fernandes de Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
controle da dinâmica quântica linear e não-linear
Resumo:
O presente projeto tem como tema de pesquisa o controle da dinâmica de átomos ultrafrios aprisionados em armadilhas atômicas. O projeto se apoia em dois eixos principais de investigação teórica: (i) o controle da formação de moléculas por fotoassociação e (ii) o controle da dinâmica da função de onda macroscópica de condensados de Bose-Einstein. O objetivo central da presente proposta é desenvolver e aplicar técnicas de controle quântico a estes dois problemas, permitindo assim aferir o grau de controlabilidade dos sistemas, bem como elucidar a relação entre os controles e as correspondentes dinâmicas dos sistemas. Na fotoassociação, pares de átomos em colisão são ligados para formar moléculas diatômicas através da ação de um laser externo especialmente modulado para esse fim. O controle desse processo tem o objetivo de criar amostras de moléculas ultrafrias e vibracionalmente estáveis que possam ser utilizadas em diversas aplicações, como em computação quântica. O controle da dinâmica de condensados de Bose-Einstein visa levar o condensado de um estado inicial para um estado final desejado, especificado por uma função de onda macroscópica. A dinâmica pode ser controlada pela modulação tanto do potencial de confinamento da armadilha atômica quanto do comprimento de espalhamento. Será investigado o controle da formação de vórtices e a relação com o surgimento do comportamento turbulento do fluido quântico. Com essas investigações, o projeto visa contribuir com o desenvolvimento e com a aplicação da teoria de controle quântico ao estudo da matéria ultrafria.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emanuel Ferreira Coutinho
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
crossing: avaliação da qualidade de nuvens computacionais apoiadas por redes definidas por software e virtualização de funções de rede
Resumo:
Computação em Nuvem (Cloud Computing CC) é um paradigma que propõe a integração de diferentes modelos tecnológicos no provimento de infraestruturas de hardware, plataformas de desenvolvimento e aplicações como serviços sob demanda baseadas em um modelo pay-as-you-go [1]. Neste paradigma, atualmente bem consolidado, de provisionamento de recursos, os clientes renunciam a administração da infraestrutura, ou terceirizam. Adicionalmente, provedores de Computação em Nuvem oferecem serviços como terceiros, delegando responsabilidades e assumindo custos estritamente proporcionais à quantidade de recursos utilizados [2]. A Internet levou à criação de uma sociedade digital, em que (quase) tudo está conectado e é acessível em qualquer lugar [3]. No entanto, apesar da sua adoção generalizada, as redes IP tradicionais são complexas e difíceis de se gerenciar. Ao mesmo tempo que é difícil de configurar a rede de acordo com políticas pré-definidas, também é difícil reconfigurá-la para atender a diferentes cargas de trabalho e mudanças, e responder a falhas. Para tornar tais situações ainda mais difíceis, as redes atuais também estão integradas verticalmente: o controle e planos de dados são agrupados. Redes Definidas por Software (Software-Defined Networking - SDN) é um paradigma emergente que promete mudar o estado das situações previamente descritas, por quebrar a integração vertical, separando a lógica de controle da rede dos roteadores e switches subjacentes, promovendo a centralização (lógica) de controle de rede, e introduzindo a capacidade de programação da rede. A separação de interesses ou conceitos, introduzidos entre a definição de políticas de rede, a sua implementação em hardware de comutação, e o encaminhamento de tráfego, é a chave para a flexibilidade desejada: por quebrar o problema de controle de rede em peças manejáveis, o SDN torna mais fácil criar e introduzir novas abstrações em rede, simplificando a gestão da rede e facilitando sua evolução. Virtualização de Funções de Rede (Network Functions Virtualization NFV) chamou a atenção significativa na indústria e na academia como uma importante mudança na provisão de serviços de telecomunicações [4]. Ao desvincular as Funções de Rede (Network Functions - NF) a partir dos dispositivos físicos em que são executados, o NFV tem o potencial de levar a reduções significativas nas despesas operacionais (Operating Expenses - OPEX) e despesas de capital (Capital Expenses - CAPEX). Além disso, promove a implementação de novos serviços com maior agilidade e maior retorno. O paradigma NFV ainda está em estágios iniciais e há um amplo espectro de oportunidades para a comunidade de investigação para desenvolver novas arquiteturas, sistemas e aplicações, e avaliar alternativas e relação de custo e benefício no desenvolvimento de tecnologias para a sua implantação bem-sucedida. Diante de tais tecnologias e desafios naturais para sua utilização, surge a necessidade de integrá-las. E juntamente com essa integração, também surge a necessidade de avaliar esses ambientes. Nesse contexto, a construção de framework conceitual que possibilite a avaliação da qualidade de um ambiente composto por essas três tecnologias (CC, SDN e NFV) seria de grande contribuição para a comunidade científica. Para o atendimento dessa necessidade, este projeto propõe o CrOSSiNg. CrOSSiNg é uma combinação dos termos tecnológicos COmputational + cloudS + Sdn + Nfv. Sendo assim, o objetivo desse projeto é propor um framework conceitual denominado CrOSSiNg que possibilite a avaliação da qualidade de nuvens computacionais apoiadas por Redes Definidas por Software e Virtualização de Funções de Rede. Pretende-se ainda como os resultados desse projeto responder às seguintes questões de pesquisa: Como integrar ambientes de CC, SDN e NFV?; Como avaliar a qualidade de ambientes compostos por CC, SDN e NFV?; Quais características de qualidade podem ser utilizadas para avaliar ambientes integrados de CC, SDN e NFV?
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
01/06/2017-30/06/2021
Emanuel Maltempi de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19
Resumo:
No final de dezembro de 2019, várias autoridades chinesas de saúde relataram o surgimento de pacientes com pneumonia de causa desconhecida, mas que epidemiologicamente estavam ligados a um mercado de frutos do mar em Wuhan (Província de Hubei China). Poucos dias depois, comprovou-se que a pneumonia tinha origem viral causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. A doença causada foi denominada de COVID-19. A disseminação do SARS-CoV-2 teve uma escalada rápida, levando a OMS a declarar a COVID-19 uma pandemia em 11 de março de 2020. A pandemia de COVID-19 revelou a necessidade eminente de um método de vacinação para combater a doença e eventuais futuros surtos de infecção causados por outros coronavírus. Atualmente, a maioria das vacinas comerciais emprega patógenos atenuados para a imunização de humanos. Embora o emprego de organismos atenuados seja eficaz para a imunização, em certas condições, especialmente nas de imunocomprometimento, há o risco de que o organismo inoculado recupere sua patogenicidade. Por outro lado, a produção de vacinas com componentes do patógeno (proteínas ou peptídeos), aliada a uma técnica adequada de administração, tem se mostrado uma alternativa segura e eficaz para imunização contra doenças infecciosas. Nos últimos anos, o uso de nanopartículas como veículos para vacinas recebeu grande atenção para a entrega de antígenos e imunização. Entretanto, nanopartículas para vacinas devem atender os seguintes critérios: (i) proteger os antígenos de degradação proteolítica, (ii) facilitar a captação e o processamento de antígenos pelas células apresentadoras de antígenos e (iii) devem ser seguras para o uso humano. Nesse contexto, o polímero bacteriano denominado de polihidroxibutirato (PHB) surge como um substrato atrativo para a fabricação de nanopartículas funcionalizadas, visando a imunização humana. PHB é um poliéster hidrofóbico, insolúvel em água e com alta estabilidade na circulação sanguínea e nos tecidos. Além disso, PHB possui propriedades biodegradáveis e biocompatíveis já sendo adotado para a fabricação de implantes médicos e como carreador de medicamentos. Do ponto de vista econômico, o PHB é mais vantajoso do que outros materiais poliméricos utilizados para a fabricação de nanopartículas, pois pode ser produzido industrialmente por fermentação microbiana utilizando insumos agroindustriais de baixo custo e abundantes no Brasil. Micropartículas de PHB expondo antígenos superficialmente já foram utilizadas com sucesso para imunizar camundongos contra hepatite C e tuberculose, demonstrando respostas imunológicas do tipo Th1 que é particularmente relevante para a defesa persistente frente a patógenos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
24/07/2020-23/08/2022
Emanuela Prado Ferraz
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
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Currículo
Título do Projeto:
efeito in vitro do biosilicato com duas fases cristalinas na diferenciação e atividade osteoclástica
Resumo:
Estratégias envolvendo engenharia de tecidos como terapia para o tratamento de defeitos ósseos produzidos por trauma, processo infeccioso ou patológico são de grande interesse nas áreas de cirurgia buco-maxilo-facial e ortopedia. Dentre os biomateriais disponíveis para serem utilizados como arcabouços, as vitrocerâmicas surgem como um material promissor por suas características mecânicas e de biocompatibilidade. Resultados prévios evidenciaram que o Biosilicato com duas fases cristalinas (BioS-2P) é um material com características osteoindutoras, capaz de aumentar a diferenciação osteoblástica, além de conduzir a neoformação óssea quando implantado em efeitos criados em calotas de ratos, sugerindo que esse biomaterial pode ser adequado para o uso em engenharia de tecido ósseo. Contudo, o processo de remodelação óssea envolve ações sinérgica e controlada dos processos de neoformação e reabsorção, modulados por mecanismos locais e sistêmicos, e com a participação de outros tipos celulares além dos osteoblastos. A literatura tem poucos estudos que abordam o processo de reabsorção no contexto da engenharia de tecidos e não existem dados sobre o efeito do BioS-2P sobre a diferenciação e atividade dos osteoclastos. Assim, o objetivo do nosso estudo é avaliar o efeito do BioS-2P e dos produtos de sua dissolução na diferenciação e atividade osteoclástica, in vitro, comparados com o vidro bioativo padrão ouro, o Bioglass® 45S5 (45S5). Para tanto, osteoclastos da linhagem RAW 264.7 serão cultivados (1) sobre discos de BioS-2P e 45S5 e em meio osteoclastogênico; e (2) sobre o plástico de cultura e em meio osteoclastogênico condicionado por BioS-2P e 45S5. Nas diferentes condições de cultivo, serão avaliados a morfologia, a proliferação e a diferenciação atividade osteoclásticas, pela marcação da fosfatase ácida resistente ao tártaro TRAP e pela expressão de genes marcadores de osteoclastos por PCR em tempo real: TRAP, fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) receptor ativador do fator nuclear kapa B (RANK), metaloproteinase 9 (MMP9), metaloproteinase 13 (MMP13), receptor associado ao osteoclasto (OSCAR), catepsina K (CTSK). Os resultados desse estudo poderão contribuir para o entendimento do papel das vitrocerâmicas no processo de remodelação óssea focado na atividade reabsortiva e no estabelecimento de novas estratégias de modulação das atividades osteoclástica, favorecendo a interação entre o tecido ósseo e os biomateriais.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emanuele Souza Marques
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vivência e testemunho de violência familiar é um dos determinantes do estado nutricional de adolescentes?
Resumo:
Introdução: As pesquisas que avaliam uma possível relação entre a vivência e o testemunho de violência familiar e estado nutricional em crianças e adolescentes são recentes, escassas e apresentam resultados controversos. Objetivo: Avaliar se a vivência e o testemunho da violência familiar é um dos determinantes do estado nutricional em adolescentes. Métodos: Pretende-se realizar uma busca sistemática da literatura sobre a vivência da violência familiar e estado nutricional na infância e adolescência em seis bases de dados eletrônicas (MEDLINE, LILACS, Embase, Psycinfo, Wholis, Open Grey), sem delimitação de período de busca. A seleção dos artigos será realizada segundo os seguintes critérios: (i) ser pulicado nos idiomas inglês, português ou espanhol; (ii) ter como objetivo a avaliação das relações supracitadas. Todos os artigos terão seus títulos e resumos analisados por dois revisores. Os estudos de interesse serão lidos na íntegra e as informações relevantes foram extraídas utilizando-se formulário padrão pelos mesmos revisores. Será realizada uma síntese qualitativa das referências selecionadas na etapa anterior. Para metanálise e metaregressão, as análises considerarão o tipo de intervenção analisado nos estudos. Ademais, as informações que serão utilizadas para realização do estudo original fazem parte de um inquérito domiciliar realizado no Distrito de Campos Elíseos, Município de Duque de Caxias, entre abril a novembro de 2010. A população deste estudo de fundo foi selecionada por meio de amostragem por conglomerados em três estágios (setor censitário, domicílio, indivíduo) com técnicas de amostragem inversa para a seleção dos domicílios. A amostra do estudo incluiu 849 mulheres que no período da entrevista relataram possuir algum relacionamento amoroso nos 12 meses anteriores. As informações foram obtidas por meio de entrevista utilizando-se um questionário estruturado, contendo instrumentos previamente validados, como a Revised Conflict Tatics Scales (CTS2) para a mensuração das violências e avaliação antropométrica para aferição das medidas de peso e estatura. Será utilizada regressão logística para explorar a relação entre a violência familiar, vivência e testemunho, o estado nutricional de adolescente. Resultados Esperados: Os resultados da pesquisa serão divulgados, principalmente, através de publicação de artigos científicos. Espera-se com a realização deste projeto estar ampliando a discussão sobre outros determinantes para o estado nutricional inadequado.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Émerson Borghi
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
indicadores agronômicos de eficiência para sistemas intensificados de grãos em ambientes de sequeiro e irrigado em minas gerais
Resumo:
Sistemas conservacionistas do solo como o plantio direto (SPD) são reconhecidamente uma estratégia de produção sustentável em várias regiões brasileiras. Uma das dificuldades de sua implantação está na escolha de espécies para composição de sistemas de rotação de culturas, uma vez que, em locais onde a restrição hídrica é frequente, a impossibilidade de cultivos em rotação ou em sucessão limita a adoção desta tecnologia. Este projeto de pesquisa tem por objetivos avaliar, por dois anos agrícolas , sistemas produtivos de grãos em dois ambientes (sequeiro e irrigado) estabelecidos em SPD utilizando rotação, sucessão e consórcio; avaliar a inclusão da braquiária como planta de cobertura visando produção de palhada; determinar a velocidade de decomposição e a disponibilidade de nutrientes pelas coberturas vegetais presentes na superfície do solo; verificar o comportamento fisiológico e características agronômicas das culturas produtoras de grãos nos diferentes sistemas produtivos; monitorar as alterações químicas, biológicas e físicas do solo e; calcular os balanços econômicos e os indicadores técnicos dos sistemas de cultivo propostos para cada ambiente. O projeto será conduzido nos anos agrícolas 2018/19 e 2019/20, em Sete Lagoas, Região Central de MG. O delineamento experimental será em delineamento em blocos casualizados, com 10 repetições.. Nos ambientes de produção em sequeiro e irrigado, os tratamentos serão compostos por dois níveis de investimento (adubação e tratos culturais) e cinco sistemas de cultivo. Ambiente de sequeiro: 1) Milho em monocultura; 2) Soja em monocultura; 3) Milho e soja em sucessão; 4) Milho e soja em sucessão, com inclusão de braquiária em consórcio somente nos cultivos de milho; 5) Milho e soja em sucessão com inclusão de braquiária em consórcio nos cultivos de milho e de soja; Ambiente irrigado: 1) Milho em monocultura; 2) Milho e feijão em sucessão; 3) Soja, milho e feijão em rotação; 4) Soja, milho e feijão em rotação, com inclusão de braquiária em consórcio somente nos cultivos de milho; 5) Soja, milho e feijão em rotação sem inclusão de braquiária em consórcio nos cultivos de milho. Cada tratamento será constituído por 50 linhas de 200 metros de comprimento. Serão avaliados no solo os atributos químicos, físicos e biológicos; a quantidade de palha na superfície antes da semeadura para estimar a degradação; e nas culturas serão avaliados os estádios fenológicos, diagnose foliar, estande final, matéria seca da parte aérea, fisiologia das culturas e produtividade de grãos. Serão calculados os indicadores de eficiência e análise econômica dos sistemas de cultivo e comparados às monoculturas de soja e milho considerando cada ano agrícola e ambientes de cultivo separadamente.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emerson Carraro
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estratégias interdisciplinares na 5a, 6a e 7a regionais de saúde do paraná para o enfrentamento e controle da obesidade
Resumo:
O objetivo principal da proposta é o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares para o enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS. A área de abrangência da proposta será a Macrorregional Centro Sul na sua totalidade (5ª e 7ª Regionais de Saúde) e parte da Macrorregional Campos Gerais (6ª Regional de Saúde). No total, as três regionais abrangem 44 municípios. A 5ª Regional conta com 20 municípios, a 6ª Regional apresenta 9 municípios, e a 7ª Regional é constituída por 15 municípios. A proposta será desenvolvida nas cidades sede de três Regionais de Saúde do Estado do Paraná, sendo elas a 5ª Regional (Guarapuava), 6ª Regional (União da Vitória) e 7ª Regional (Pato Branco). Para tanto, será realizado diagnóstico da organização da gestão e da atenção nutricional nas cidades sede das Regionais de Saúde, após, serão aplicadas ações educativas de formação de trabalhadores de saúde e de gestores no âmbito da promoção da alimentação saudável e adequada e na prevenção e tratamento da obesidade. Em sequência as ações serão avaliadas e monitoradas por meio de questionário eletrônico. Ao final das ações formativas ocorrerá a divulgação de dados científicos obtidos no projeto, contemplando comunidade científica, gestores e sociedade. A estratégia de formação prevista na proposta defende que os tópicos sugeridos no edital sejam abordados de forma didática envolvendo metodologias ativas, visando o máximo aproveitamento das ações pelos profissionais e gestores que podem estar participando. Como material de base para o desenvolvimento da proposta podem ser citados os referenciados no atendimento aos princípios e fundamentos do SUS, envolvendo principalmente as Políticas Nacionais de Alimentação e Nutrição, de Promoção da Saúde e a de Atenção Básica. Visando combater a obesidade por meio de ações promotoras da saúde e de uma alimentação adequada. A execução do cronograma de atividades será dividida em cinco metas, sendo elas diagnóstico da organização da gestão e da atenção nutricional nos municípios, ações educativas de formação de trabalhadores de saúde e de gestores, disseminação dos resultados, prestação de contas, devolutiva para as regionais de saúde e sociedade civil organizada. É esperado que as atividades constantes no escopo do projeto possam contribuir para o aperfeiçoamento e qualificação da atenção nutricional, da organização dos serviços e gestão das ações de alimentação e nutrição, considerando a caracterização do problema da presente proposta que é a execução de estratégias interdisciplinares para o enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS. Dessa forma, propõe-se que os profissionais e gestores capacitados durante o projeto se tornem capazes de realizar atividades adequadas de prevenção, de diagnóstico e de tratamento de doenças crônicas, especialmente a obesidade, com intuito de melhorar a saúde e a qualidade de vida da população. Espera-se que as ações sejam capazes de promover a redução da obesidade, por meio de atividades que propiciem, especialmente, a prevenção da doença. Porém, é importante que os indivíduos portadores de obesidade recebam tratamento adequado e tenham a possibilidade de melhoria na qualidade de vida, evitando agravos à saúde e promovendo a inclusão social. Enfim, pretende-se que as ações possam atender também as demandas emergentes, como a abordagem comportamental, evitando situações de desconforto e agravamento do quadro de obesidade do paciente. Entende-se que a aplicação do conhecimento de áreas interdisciplinares e correlatas, como o incentivo de práticas integrativas, possibilitem ao paciente o protagonismo de seu tratamento, desenvolvendo empoderamento, independência e senso crítico.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
Vigência:
30/11/2018-31/03/2021
Emerson Cristiano Barbano
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
montagem de facilidade experimental para estudos de óptica não linear em sólidos e líquidos
Resumo:
Este projeto consiste no estabelecimento de uma nova linha de pesquisa na UFPR, a óptica não linear. O proponente, junto com colaboradores, está montando sistemas experimentais para estudos de não linearidades ópticas refrativas em sólidos e líquidos através de técnicas de feixe único, mais especificamente, por meio das técnicas de Varredura-Z e NER (do inglês Nonlinear Ellipse Rotation). O auxílio financeiro solicitado tem o intuito de viabilizar a implementação destes sistemas. Embora as técnicas mencionadas, Varredura-Z e NER, já sejam consolidadas, elas continuam possibilitando estudos inéditos, tanto do ponto de vista de física básica quanto do ponto de vista de física aplicada. Neste projeto, aproveitando-se do fato de que as técnicas mencionadas se relacionam de forma diferente com os elementos tensoriais da susceptibilidade elétrica não linear, propõe-se investigar a origem e contribuição de diferentes efeitos ópticos não lineares no sinal refrativo observado durante o processo de interação da radiação com a matéria e, também, empregar os sistemas experimentais como ferramentas de caracterização das propriedades ópticas não lineares de materiais com potencial aplicação em fotônica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emerson Diógenes de Medeiros
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
elaboração e evidências psicométricas da escala global de bullying agressor e vítima (egb - av): uma abordagem multidimensional do bullying
Resumo:
O bullying é caracterizado como uma forma de agressão intencional (seja ela física, verbal ou psicológica) e repetitiva sobre um indivíduo, no qual a relação estabelecida entre o agressor e a vítima é marcada por um desequilíbrio de poder ou força e pela incapacidade de defesa por parte da vítima. No Brasil existem medidas nacionais ou adaptadas que mensurem o bullying, entretanto, nenhuma delas avalia, de forma global (agressores e vítimas) o bullying na perspectiva multidimensional, com 4 dimensões ou formas de manifestações (Bullying verbal, físico, relacional e ciberbullying). Neste sentido, esta proposta busca contribuir sanando esta lacuna, já que possui como principal objetivo elaborar, reunindo evidências psicométricas, a Escala Global de Bullying Agressor e Vítima (EGB - AV). Para alcançar os objetivos propostos foram planejados três estudos independentes. O Estudo 1 possui objetivo de elaborar a versão preliminar da EGB-AV e explorar seus parâmetros psicométricos. Neste sentido, estima-se contar com uma amostra de 250 estudantes de escolas públicas e privadas do Estado do Piauí. Estes responderão a versão inicial da EGB-AV além de questões sociodemográficas. As coletas serão realizadas em salas de aulas, mas as respostas serão individuais, e só ocorrerão após as autorizações legais necessárias. Os dados serão analisados atraves do IBM SPSS e Factor. O Estudo 2 tem como principal objetivo confirmar a estrutura encontrada no Estudo 1 e reduzir, via TRI, a medida foco da proposta. Deste modo, estima-se contar com aproximadamente 300 estudantes das redes publica e privada do Estado do Piauí. Estes responderão a Versão da EGB AV, validada no estudo anterior, e questões demográficas. As coletas acontecerão, após autorizações dos dirigentes, pais e responsáveis, em ambiente escolar. Os dados serão tratados através do Software R e pacotes Lavaan, Psych e Mirt. Por fim, o Estudo 3 objetiva avaliar invariância grupal da medida em função do sexo dos participantes, tipo de escola (pública e privada) e ainda do estado de origem (Piauí, Maranhão e Ceará), além de verificar evidências de validade convergente e preditiva. Nesta etapa estima-se uma amostra de 450 participantes, equitativamente distribuídos por estado de origem e sexo. Os participantes preencherão a versão final da EGB-AV e instrumentos que medem bullying, depressão, valores humanos, engajamento escolar e autoestima. Assim como nos demais estudos, a coleta ocorrerá nas escolas que aceitem ceder seus alunos e respondidos individualmente, após consentimento livre e esclarecido. O Software R será tido em conta, juntamente com os pacotes semTools e Lavaan. Estima-se que ao final da execução do projeto proposto, será possível contar com uma medida curta, com abrangência para avaliar os tipos de bullying tanto para agressores e vítimas. Portanto, será possível realizar pesquisas em que se busque antecedentes e consequentes das diversas formas de manifestações do bullying.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emerson Fernandes Marçal
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desequilíbrios globais e câmbio de equilíbrio
Resumo:
Na década de noventa a foi desenvolvida a abordagem intertemporal. Uma série de trabalhos discutiram varinate ao modelo original (Obstfeld et al. (1996), Gruber (2004), Ghosh e Ostry (1995), Ghosh e Ostry (1997)). Uma das principais conclusões desta literatura era que a conta correntee e a posição internacional de investimentos deveriam ser estacionárias. Esta proposição foi amplamente rejeitada em uma séries de trabalho para um conjunto grande de países. Este projeto visa avaliar o equilíbrio de longo prazo da conta corrente de uma maneira alternativa, permitindo que os ativos e os passivos tenham taxas diferentes de retorno e ajustados por variações patrimoniais importantes (Gourinchas e Rey (2007), Gourinchas e Rey (2007b)) numa versão modificada do aarcabouço de Campbell e Shiller (1987). Ou seja, ao invés de testar a estacionaridade da conta corrente diretamente, avalia-se a existência de cointegração entre ativos, passivos e balança comercial de bens e serviços para Estados Unidos, Brasil e alguns países desenvolvidos e em desenvolvimento. Caso a resposta seja positiva então as implicações para a estimação de um câmbio de equilíbrio de longo prazo com numa versão modificada da abordagem de equilíbrio comportamental da taxa de câmbio de equilíbrio.
Instituição/UF/País:
Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emerson Joucoski
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a formação extracurricular através do uso da prototipagem eletrônica com a plataforma arduino
Resumo:
Em parceria com a e a Secretaria de Estado da Educação (SEED) do governo do Paraná, através do Seed LAB, e o programa de extensão Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel) da Universidade Federal do Paraná, setor Litoral o projeto visa estimular a carreira de meninas para o ingresso nas áreas das Ciências Exatas, Engenharias e Computação no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
30/12/2020-30/06/2022
Emerson Joucoski
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
x feira regional de ciências do litoral do paraná, versão 2021
Resumo:
A presente proposta refere-se à realização da X Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná, edição 2021, a ser promovida pelo Setor Litoral da UFPR com o apoio das escolas públicas da região, da secretaria municipal de Educação dos municípios envolvidos e do Núcleo Regional de Educação (NRE) dos sete municípios da região litorânea do Estado do Paraná que abrange os municípios de Morretes, Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. O evento se apresenta como uma necessidade condicionada por dois fatores: o primeiro é a atuação e os resultados obtidos pelo Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) nas nove Feiras Regionais de Ciências realizadas, de 2011 a 2019, e demais atividades do projeto, cuja trajetória está sintetizada a seguir de forma a justificar a presente proposta. O segundo fator é o Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral da UFPR (PPP, 2008), que tem como objetivos principais o desenvolvimento regional através do fortalecimento da Educação Pública. Desde sua implantação em 2005, a UFPR Litoral tem estabelecido parceria com todas as Secretarias Municipais de Educação dos sete municípios da região litorânea e com o Núcleo Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando fortemente no desenvolvimento de projetos e feiras em escolas e comunidades, na formação dos profissionais da Educação através de seus cursos de licenciatura (formação inicial) e nos processos de formação continuada de educadores. Este cenário de integração entre ensino superior e básico já estabelecido e a experiência da equipe proponente em iniciativas como as Feiras Regionais de Ciências, de 2011 a 2019 de forma ininterrupta2, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 2009 a 2019 de forma ininterrupta, a implantação de Clubes de Ciências nas escolas (descritos a seguir) e demais ações desenvolvidas pelo LabMóvel, cria ambiente propício para a realização de um evento como a Feira de Ciências, integrando ainda mais as diferentes esferas do ensino público e fortalecendo o crescente movimento da Educação Científica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
30/12/2020-31/12/2022
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