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Título do Projeto:
medicina, fisiologia e antropologia antártica - sobrevivendo no limite : da fisiologia de extremos à gestão da saúde na antártica
Resumo:
Sendo este projeto continuidade daquele encaminhado pelo Grupo Mediantar no edital 64/2013 é importante indicar os principais produtos do projeto que contabiliza trabalho publicado em revista cientifica internacional indexada, QUALIS A1 na área polar especifica (Moraes et al, J of Circump Health, 2018) e outros trabalhos trabalho submetidos a revistas com bom impacto Qualis. A lista dos produtos está no Quadro 1 do Projeto Detalhado anexo. Destaca-se nossa curadoria da exposição Expedição Antártica que foi exibida com sucesso de público no Espaço do conhecimento da UFMG (mais de 40.000 visitantes). Enquanto os demais projetos brasileiros no Proantar se ocupam dos eixos temáticos dentro das linhas indicadas no Plano de Ação 2013-202, nosso projeto se ocupa de estudar aspectos fisiológicos, neurobiológicos e sociais, (Eixos Temáticos emergentes G e H deste edital) relacionados a pesquisadores e militares das Operações. Nosso foco é na compreensão de vários aspectos da interação do homem nos ambientes antárticos. A vida na Antártica envolve desafios para a fisiologia humana devido ao clima extremamente frio e às situações de isolamentos e confinamentos. Ao longo de uma expedição para a Antártica podem ser experimentados baixa a sensação térmica, o isolamento e a sensação de monotonia sensorial da paisagem, a situação de confinamento, a elevada incidência de raios UVA e as condições de luz específicas dos polos (24h de luz no verão e 24h de escuro no inverno) (PALINKAS e SUEDFELD, 2008; OLSON, 2002). Somado a isto, o estresse associado ao esforço físico em campo pode estar associado a alterações das respostas fisiológicas e funcionais, tais como alterações hormonais e no sistema nervoso central, alterações no ritmo circadiano, mudanças na microbiota intestinal, sendo, inclusive, considerado o ambiente terrestre que mais se aproxima das experiências espaciais (SHEPANEK; LUGG, 1999), já que uma jornada extraterrena inclui a preparação de astronautas para o isolamento, confinamento e o ambiente extremo - identificado pelo acrônimo ICE (EDWARDS, LLOYD, 2017). Assim, uma das melhores maneiras de estudar o ICE na Terra é observando outras pessoas que também passam vários meses nestas condições o que ocorre com os expedicionários (pesquisadores e militares) que se deslocam para Antártica. Sendo a Antártica o ambiente mais desafiador do ponto de vista fisiológico; tendo o frio, o isolamento e o confinamento como estímulos estressores, e a aclimatização e o exercício físico como atenuantes da ativação simpática e da supressão imunológica causadas pelo frio -, nossa hipótese é que os indivíduos que realizam pesquisas de campo na Antártica adaptem-se de forma diferente dependendo de sua capacidade aeróbica e da realização de exercícios físicos. O objetivo principal deste estudo é avaliar as respostas neurobiológicas e comportamentais ao confinamento, à aclimatização ao frio em indivíduos na antártica. Este projeto de pesquisa científica é multi e interdisciplinar nas áreas de Medicina polar, Biologia e Fisiologia, Neuropsicologia e Ciências Humanas (Antropologia da Saúde e do Gênero, e Ciências Políticas) e visa contribuir para geração de conhecimentos e inovação científica na área da saúde humana em ambientes ICE. O grupo de pesquisas Mediantar é bem estruturado e produtivo, com colaboração internacional efetiva (um laboratório em Punta Arenas (UMagalhaes) e com dois laboratórios na UFMG (NIPE e LAFISE) que proporcionam incremento à infraestrutura portátil para pesquisa em campo antártico (navios, acampamentos, refúgios) que será potenciada pela criação e manutenção de um laboratório na nova Estação Antártica Brasileira equipado para operar nas invernagens, quando as variáveis ambientais (ciclo luz, dia-noite, frio, paisagem, isolamento, desamparo) atingem seu ápice. No projeto detalhado anexo estão desenvolvidas as nossas hipóteses de trabalho, e delineados os campos de investigação que compreendem também aspectos oftalmológicos, hormonais, psicológicos e médicos afim de investigar o adoecimento físico e psíquico em campo. Além disto, aspectos da gestão dos programas antárticos e suas agendas de investimento em saúde e pesquisas médicas serão estudados pois a saúde nestes ambientes perpassa questões de gênero, poder, hábitos comportamentais demandando pesquisas sociológicas em assédio sexual, feminismo, masculinidade, uso de drogas prescritos ou não, álcool, e cigarro na Antártica. Estas abordagens visam caracterizar os problemas e desenvolver estratégias para conhecer os fatores humanos, organizacionais e ambientais que podem ser acessados para melhoria da qualidade de vida e da saúde nestes ambientes. Em termos de Divulgação da Ciência, teremos a Exposição Itinerante agendada em conjunto com O museu do Ponto da UFMG para disseminar a experiência sensorial da Antártica, como continuidade à experiência da Exposição Expedição Antártica realizada em Belo Horizonte. A itinerância das Cápsulas Portáteis que serão construídas permitirá disseminar entre o público das diversas localidades visitadas pelo Museu de Ciência, que funciona em um ônibus, e é uma atividade de grande repercussão na sociedade.As atividades do Museu do Ponto já estão institucionalizadas e são financiadas com verba da UFMG e projetos pontuais. Haverá uma Semana de "Corpo e Antártica" no Espaço do Conhecimento da UFMG, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Esta atividade permite divulgar os resultados de nossa pesquisa em um enfoque integrado entre as ciências humanas (antropologia da saúde, antropologia do Corpo) e a biologia humana (fisiologia dos extremos). Um catálogo impresso, memória da bem-sucedida exposição Expedição Antártica realizada em 2017/2018 será impresso. A rede pública de ensino dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, e Pernambuco serão visitadas em um programa de divulgação sobre A Antártica, com adaptação do conteúdo para as diversas faixas etárias. Espera-Formação de recursos humanos pós graduados
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
25/12/2018-31/12/2022
Rosa Maria Rodrigues Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Turismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
governança turística na perspectiva do desenvolvimento regional do polo costa branca/rn/brasil
Resumo:
Analisar as políticas públicas e a governança tem sido tema de diversos estudos. Mesmo havendo divergências conceituais, existe um alinhamento teórico que compreende a governança respaldada na governabilidade que tem o estado como instância central em um contexto diversificado da perspectiva de interesses dos atores. Assim, a governança permeia o estudo do planejamento e gestão do turismo, que como atividade alternativa ao desenvolvimento regional manifesta impacto nos territórios. Daí a relevância de se discutir o tema no contexto do Programa de Regionalização do Turismo, caso do Polo Costa Branca, objeto deste estudo, cuja realidade evidencia problemáticas, as quais destacam-se: dificuldade de compreensão do Polo em uma perspectiva identitária; ausência/ineficácia da participação dos diversos agentes do território turístico e; o padrão economicista que marca as proposições no âmbito da instância de governança. Nesse sentido, encaminha-se a questão norteadora: De que forma os desafios institucionais e organizacionais da governança turística interferem no planejamento e gestão do turismo no Polo Costa Branca? A hipótese é que a estrutura de gestão é pouco qualificada para a condução dos processos de governança turística em âmbito local, o que dificulta o direcionamento coerente de ações no sentido da articulação em torno de uma instância de governança regional, pois apesar de tratar-se de uma região turística institucionalizada desde 2005, hoje dos 17 municípios, muitos contam com infraestrutura de turismo e apoio deficientes. Metodologicamente, a pesquisa se norteará pela sistematização de estudos teóricos sobre a temática; levantamento de informações socioeconômicas da região; produção de material fotográfico e cartográfico; entrevistas com os representantes da governança turística; sistematização dos resultados para publicação de um livro e para compor tema central de evento, além da construção de site.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
28/03/2022-31/03/2025
Rosa Maria Soares Madeira Domingues
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uso de dados do mundo real e aprendizado de máquina na vigilância da mortalidade materna e da morbidade materna grave.
Resumo:
A razão de mortalidade materna permanece como um dos piores indicadores de saúde em locais com recursos limitados. A grande maioria dos óbitos é potencialmente evitável pela atuação oportuna dos serviços e do sistema de saúde. Entretanto, mortes maternas são raras em número absoluto, o que dificulta sua análise estatística, especialmente no âmbito local dos serviços. No espectro da morbidade materna, as condições potencialmente ameaçadoras à vida (CPAV) e os casos de Near Miss materno (NMM) - mulher que vivencia situações ameaçadoras à vida durante a gestação, o parto ou até 42 dias após o término da gravidez e sobrevive - encontram-se no extremo da gravidade. Por esta razão, o estudo da morbidade materna grave (MMG), que inclui os casos de CPAV e NMM, tem sido recomendado como uma estratégia complementar para a redução da mortalidade materna, por ser mais frequente e compartilhar dos mesmos determinantes do óbito materno. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a utilização de critérios padronizados para a classificação desses eventos, o que permite a sua comparação entre serviços e países e o monitoramento ao longo do tempo. No Brasil, o Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS) é o único sistema de informação disponível que contém informações sobre morbidade materna. Entretanto, estudos nacionais evidenciam incerteza quanto à utilização desse sistema para o estudo da MMG. Alguns autores indicam as vantagens do SIH-SUS, tais como a elevada cobertura de parto hospitalar no país e a disponibilidade de informação. Outros, no entanto, apontam para a dificuldade de operacionalização dos critérios recomendados pela OMS com os dados disponíveis no SIH-SUS e sua utilização prioritária para o pagamento das internações, com dúvidas sobre a qualidade da informação. Existe, portanto, uma lacuna de conhecimento sobre a possibilidade de utilização do SIH-SUS para o estudo da morbidade materna. Além disso, sabe-se que a razão de mortalidade materna é um importante indicador de desigualdade social, sendo mais elevada em populações mais vulneráveis. Dessa forma, a incorporação de indicadores sociais, econômicos, demográficos e de acesso a serviços na vigilância da saúde materna, além dos indicadores de morbidade e mortalidade, podem propiciar o monitoramento e a identificação oportuna de populações em situação de maior vulnerabilidade, com intervenções visando a melhoria do cuidado e a prevenção de óbitos maternos. Esse sistema de monitoramento com uso ampliado de indicadores teria a vantagem de permitir a identificação de locais com maior vulnerabilidade mesmo em períodos sem óbito materno. Os objetivos desta proposta são o desenvolvimento e validação de um algoritmo para a identificação da MMG, utilizando dados do SIH-SUS e técnicas de aprendizado de máquina; a validação de critérios para NMM propostos por alguns autores nacionais, com base em dados do SIH-SUS; e a criação de um painel de vigilância da saúde materna com uso de indicadores provenientes de diversos sistemas de informação disponíveis no Brasil. O estudo será desenvolvido em três etapas. Na primeira será desenvolvido um algoritmo preditivo para a identificação de morbidade materna grave utilizando bancos de dados não identificados do SIH/SUS (microdados) disponíveis publicamente (Brasil, 2010-2020). O desfecho (label) será o óbito materno. A idade materna, características obstétricas, diagnósticos, procedimentos médicos e permanência em Unidade de Terapia Intensiva serão os preditores avaliados. Os dados relacionados ao tipo de hospital serão usados para verificar se existe uma diferença nos preditores de acordo com o contexto do hospital. Também estudaremos um subconjunto de pacientes que apresentem diagnóstico de COVID-19. Várias técnicas serão utilizadas para a exploração de dados (visualização e aprendizagem não supervisionada de máquina) e predição (aprendizagem de máquina supervisionada) A segunda etapa será um estudo de validação de constructo do algoritmo desenvolvido na primeira etapa. A base de dados do estudo Nascer no Brasil será empregada como padrão de referência. O estudo Nascer no Brasil é um inquérito nacional, realizado nos anos 2011 e 2012, com 23.894 mulheres, que identificou 199 casos de Near Miss materno por meio de análise de prontuários hospitalares, utilizando a classificação de casos preconizada pela OMS. Faremos análises de validação convergente e divergente. Adicionalmente, serão validados (validade de critério) os critérios que tem sido utilizados por autores nacionais como proxy da definição de caso de NMM preconizada pela OMS e que são baseados em diagnóstico de internação e procedimentos registrados no SIH/SUS. Para essa análise, as informações do estudo Nascer no Brasil serão empregadas como padrão ouro, sendo calculadas as medidas de acurácia. A coordenação do estudo Nascer no Brasil disponibilizará a base de dados vinculada, pelo Ministério da Saúde, à base de dados do SIH/SUS, anos 2011/2012. Na terceira etapa, será desenvolvido um painel online a ser utilizado por gestores do Sistema Único de Saúde para a vigilância e controle da mortalidade materna. Para selecionar os indicadores a serem incluídos no painel, construiremos modelos preditivos usando técnicas de aprendizado de máquina supervisionado. Os modelos serão construídos no nível ecológico (cidades), incluindo os indicadores do SIH-SUS validados nas etapas anteriores, bem como indicadores demográficos, socioeconômicos, de recursos e de cobertura de serviços de diversos sistemas de informação. Para os indicadores selecionados, serão desenvolvidas rotinas ETL (extração, transformação e carregamento do banco de dados). Os dados serão armazenados no Elasticsearch e apresentados em um painel online. O projeto será desenvolvido por epidemiologistas, obstetras e especialistas em ciência de dados de diversas instituições.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
15/12/2020-31/01/2023
Rosalia Mendez-Otero
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de produtos terapêuticos investigacionais de terapia celular e gênica ex vivo `a base de células-tronco mesenquimais e seus derivados para o tratamento de doenças neurodegenerativas, oculares e avc
Resumo:
As doenças neurológicas são altamente prevalentes e apresentam uma grande morbidade e mortalidade. Estima-se que, com o envelhecimento progressivo das populações, a incidência destas doenças tenderá a crescer de tal forma que, em países desenvolvidos, elas vêm sendo consideradas como o maior problema de saúde pública em função do ônus que acarretam aos sistemas de saúde. Por exemplo, dados da Organização Mundial de Saúde indicam que o acidente vascular cerebral (AVC) é a terceira maior causa de morte no mundo e a maior causa de incapacitação de indivíduos adultos. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, o AVC é o segundo maior responsável pelo número de óbitos e a maior causa de incapacidade em indivíduos adultos. Por outro lado, a dificuldade de tratar doenças neurodegenerativas crônicas, como a doença de Alzheimer, é agravada pelo conhecimento ainda incompleto acerca das suas bases de patogênese e pela alta prevalência de multimorbidades, incluindo a co-existência de doenças cerebrovasculares prévias agudas (como o próprio AVC) ou crônicas em pacientes com diferentes tipos de demências. As terapias farmacológicas existentes atualmente para doenças neurológicas são pouco eficientes e há uma grande necessidade de se desenvolver novos paradigmas que permitam mudar o quadro atual de tratamentos para pacientes com lesões ou doenças crônico-degenerativas do sistema nervoso. Nos últimos anos, diversos grupos de pesquisa vêm se dedicando ao estudo de células-tronco e seu potencial terapêutico em doenças e lesões neurológicas. A hipótese de trabalho é a de que as células-tronco podem ser utilizadas em terapias celulares de doenças neurológicas, seja substituindo células perdidas em lesões ou doenças, seja aumentando a capacidade de regeneração existente dentro do próprio tecido nervoso por mecanismos de neuroproteção e/ou de neuroregeneração ou ainda modulando a neuroinflamação. O objetivo final destas terapias celulares é o de diminuir e/ou recuperar a perda funcional que ocorre após lesão do sistema nervoso adulto. No período compreendido por este projeto, desenvolveremos estudos pré-clinicos visando esabelecer as bases necessárias para a utilização dessas terapias avançadas em estudos clínicos e, futuramente, no SUS como tratamento. Os estudos pré-clínicos de terapias celulares serão realizados em modelos animais já padronizados pelos grupos participantes da proposta, incluindo esclerose lateral amiotrófica (ELA, glaucoma, AVC hemorrágico e doença de Alzheimer, bem como em um novo modelo a ser desenvolvido de comorbidade Alzheimer/Doença Cerebrovascular. Em vários destes estudos, demonstramos efeitos terapêuticos das células-tronco e/ou das vesículas extracelulares (VEs) liberadas por estas células e investigamos possíveis mecanismos de ação, como atestado em diversas publicações do grupo. A partir da identificação de mecanismos de ação que sugerem um efeito parácrino destas células através da liberação de fatores neurotróficos e/ou neuroprotetores, inciamos estudos que visam a terapia gênica ex-vivo com células mesenquimais modificadas para superexpressar fatores específicos, e este é um dos objetivos deste projeto. Mais recentemente, iniciamos uma outra abordagem, visando substituir e/ou aprimorar os modelos pré-clínicos de estudo de doenças neurológicas, que consiste na geração de células-tronco de pluripotência induzida (iPSCs) de pacientes. As iPSs geradas podem ser diferenciadas nos diversos tipos celulares e, no nosso caso específico, em diferentes tipos de neurônios, astrócitos e/ou oligodendrócitos. Linhagens de iPSCs já foram obtidas pelo grupo a partir de células mesenquimais da geleia de Wharton do cordão umbilical humano, o que nos permitirá investigar, por exemplo, as alterações genéticas identificadas nesta etapa do desenvolvimento. As iPSCs geradas a partir de cordões saudáveis podem ser utilizadas para obter células do sistema nervoso humano para estudos in vitro em substituição ao uso de células de origem animal. No caso de indivíduos adultos, iPSCs foram geradas a partir de eritroblastos obtidos de sangue periférico de indivíduos com esclerose lateral amiotrofica (ELA) e com mutações específicas prevalentes na população brasileira. As metodologias a serem utilizadas nos diferentes sub-projetos e os resultados já obtidos que subsidiaram a formulação desta proposta estão descritos nas publicações listadas ao final do formulário. O objetivo do grupo é o de buscar modelos in vitro ou in vivo que permitam investigar os mecanismos fisiopatológicos das doenças e lesões do sistema nervoso, bem como de multimorbidade no sistema nervoso central, e avaliar a segurança, eficácia e mecanismos de ação de novos produtos terapêuticos obtidos a partir de células-mesenquimais geneticamente modificadas ou não e seus derivados (VEs, por exemplo) visando a translação para a prática médica. Com os estudos básicos e pré-clínicos a serem desenvolvidos no decorrer do período coberto por este projeto, esperamos oferecer subsídios para o desenvolvimento de estudos clínicos em lesões e doenças do sistema nervoso e coordenar o desenvolvimento destes protocolos em colaboração com a área médica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
07/12/2020-31/12/2023
Rosalia Mendez-Otero
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
investigação dos mecanismos de ação da terapia com células-tronco mesenquimais humanas em modelos de acidente vascular encefálico e lesão de nervo óptico
Resumo:
Com o envelhecimento da população, a incidência de doenças neurológicas tende a crescer, acarretando um ônus ao sistema de saúde. Este projeto terá como foco o estudo de duas destas doenças, o acidente vascular encefálico (AVE) e o glaucoma. O AVE pode ser isquêmico ou hemorrágico (AVEh), sendo este com maiores taxas de mortalidade e incapacitação nos pacientes. O AVEh leva ao extravasamento de sangue no encéfalo, gerando uma lesão primária e o disparo de respostas inflamatórias secundárias. Os tratamentos atuais para o AVEh são limitados e não interferem na resposta inflamatória e, com isso, a terapia com células-tronco mesenquimais (MSC), que apresentam um importante efeito parácrino anti-inflamatório, surge como uma possibilidade promissora. Nosso grupo já demonstrou efeito benéfico da terapia com MSCs humanas de geleia de Wharton (hWJMSC) em um modelo AVEh, sendo necessário agora otimizar o protocolo terapêutico (janela temporal e via de injeção) em busca de melhores resultados, e investigar os mecanismos de ação da terapia. Nosso segundo modelo de estudo se baseia no sistema visual. Uma vez lesadas, as células ganglionares da retina (CGR) não regeneram e morrem progressivamente. A maior causa de cegueira irreversível no mundo é o glaucoma, caracterizado pela perda progressiva das CGRs. Até o momento não existem tratamentos que impeçam a morte das CGRs e promovam a sua regeneração. Contudo, recentemente demonstramos que o tratamento com hWJMSC foi capaz proteger as CGRs e promover sua regeneração axonal até seus alvos no encéfalo. Os efeitos terapêuticos das MSCs são atribuídos à liberação de uma variedade de fatores, incluindo as vesículas extracelulares (VEs). Assim, neste modelo, pretendemos elucidar os mecanismos de ação das hWJMSC, e também investigar o potencial terapêutico das VEs derivadas destas células.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Rosana Carla do Nascimento Givigi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
práticas colaborativas entre pesquisadores, professores e alunos da educação especial com foco nas tecnologias digitais e comunicação alternativa
Resumo:
A inclusão de crianças com deficiência na escola comum exige uma reorganização dos níveis de apoio tanto nas escolas quanto nos serviços. A abordagem colaborativa oferece possibilidade para que se instaure o diálogo entre os envolvidos no processo de aprendizagem. No caso da Educação Especial, cujo público-alvo se constitui pelos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, o processo de ensino-aprendizagem esbarra em diversas questões, como formação dos professores, falta de investimento, pouca acessibilidade, falta de suportes adequados, especialmente para alunos com deficiências severas, dentre outras. Uma problemática importante para uma inclusão bem sucedida do aluno público alvo da Educação Especial é a definição e implementação dos suportes de apoio necessários, especialmente os que envolvem os dispositivos tecnológicos e assistivos como mediadores da educação. Este estudo toma como hipótese que o trabalho colaborativo entre pesquisadores, professores de Educação Especial e alunos com deficiência, no que se refere ao uso de recursos de tecnologia digital e comunicação alternativa, poderá contribuir de forma significativa para o acesso à aprendizagem e participação nas interações sociais. O pressuposto subjacente é que o suporte, para os alunos e professores, deve levar em consideração uma série de fatores dinâmicos em interação, sendo alguns específicos para o indivíduo, outros para o ensino e outros para as tarefas a serem realizadas. Para garantir a acessibilidade dos alunos com deficiência, é necessário em grande parte das vezes, o uso de dispositivos tecnológicos e assistivos personalizáveis e adaptáveis. Metodologicamente será uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, com fundamentação crítico-dialética. Além disso, ´será utilizada a pesquisa-ação colaborativa-crítica, numa intervenção que visa construir uma dinâmica crítico-reflexiva.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Rosana Goldbeck
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
bioprocesso integrado para obtenção de oligossacarídeos e nanocristais de celulose a partir de resíduos agroindustriais
Resumo:
No contexto de biorrefinaria, um dos atuais desafios é o desenvolvimento de bioprocessos integrados, eficientes e com alto rendimento que, de maneira otimizada e economicamente viável, resultem em bioprodutos diversificados de interesse industrial. A partir de materiais de baixo valor agregado, como os resíduos agroindustriais, biomoléculas de alto valor agregado, como nanocristais de celulose (NCCs) e oligossacarídeos prebióticos como xilo-oligossacarídeos (XOs) e celo-oligossacarídeos (COs) podem ser obtidos. Tanto os oligos como os nanocristais são bioprodutos de grande interesse para as indústrias químicas, alimentícias e farmacêuticas, tendo em vista seus múltiplos benefícios e a gama de possibilidades de aplicações nesses setores. Os desafios para obtenção de altos rendimentos de XOs e COs, associados com a produção economicamente viável de NCCs por rotas mais ecológicas, incentivam pesquisadores na busca por novas estratégias. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo produzir de maneira integrada e otimizada, xilo-oligossacarídeos (XOs), celo-oligossacarídeos (COs) e nanocristais de celulose (NCCs) a partir de resíduos agroindustriais, como bagaço de cana, casca de milho e palha de arroz. Acredita-se que a integração de ondas ultrassônicas associadas à hidrólise enzimática possam promover elevados rendimentos de XOs, COs e NCCs simultaneamente. É importante salientar que este trabalho tem carácter inovador, visto que não há estudos na literatura que englobem a produção integrada e otimizada desses bioprodutos. Além disso, pretende-se estudar os principais mecanismos envolvidos nas atividades biológicas (atividades prebiótica, antioxidante, antidiabética e anti-hipertensiva) e tecnológicas (reologia, atividades emulsificantes e estabilizantes) desses biocompostos, uma vez que ainda não são totalmente elucidadas na literatura. A elucidação destas propriedades é fundamental para ampliar ainda mais a gama de aplicações destes bioprodutos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Rosana Pereira Vianello
COORDENADOR(A)
Tecnologias
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
piramidação de alelos de resistência à antracnose, mancha angular, murcha de fusarium e escurecimento lento em feijão carioca via ferramentas biotecnológicas
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
29/11/2019-30/11/2023
Rosana Souza Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biologia Geral
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as ciências no nosso dia-a-dia
Resumo:
Visando contribuir com o ensino de conceitos fundamentais de biologia, geologia e paleontologia para o ensino médio e fundamental, o principal objetivo deste projeto é produzir e divulgar, durante os sete dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2021, produtos didáticos elaborados especialmente para esse período, mas que continuarão disponíveis após a SNCT para uso e download nas redes sociais da Fundação Paleontológica Phoenix e das escolas parceiras. Os temas trabalhados estão relacionados à transversalidade entre processos e eventos que relacionam a Geologia, Biologia e Paleontologia, resultando no incremento do conhecimento acerca do Planeta Terra. O projeto será monitorado em três escolas do Município de Aracaju e duas do Município de Laranjeiras. Contudo, como sua distribuição e divulgação será online, ele atingirá, de imediato, 80 escolas estaduais subordinadas à Diretoria de Educação de Aracaju, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, bem como outras 242 escolas em 74 municípios do Estado de Sergipe, vinculadas às suas diretorias regionais (DREs).
Instituição/UF/País:
Fundação Paleontológica Phoenix - SE - Brasil
Vigência:
06/10/2021-31/10/2023
Rosane de Andrade Berlinck
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
língua emcena: para uma sociolinguística histórica em peças teatrais brasileiras
Resumo:
As línguas são um fato social, logo, mutáveis e heterogêneas assim como as sociedades que as falam. Assim, essa intrínseca relação língua e sociedade tem de ser considerada no estudo histórico das línguas. Tal estudo é feito, quase sempre, a partir de documentos escritos que não representam toda a diversidade e complexidade das sociedades pretéritas, mas em geral apenas as elites letradas. Além disso, essas fontes compõem conjuntos fragmentários e heterogêneos para cada período histórico analisado. Nossa proposta visa trazer possíveis respostas para os problemas da baixa representatividade social dos corpora históricos e do anacronismo ideacional na definição de categorias de análise para fatores sociais (aplicação de conceitos modernos para descrever realidades passadas). A hipótese é que peças teatrais podem fornecer dados linguísticos associados a uma maior diversidade de perfis sociais, tendo em conta que são textos estruturados a partir do diálogo entre personagens representativos de idades, sexos/gêneros, grupos sociais, níveis de instrução diversos e que apresentam uma gama de situações de interação e de temáticas. Essa hipótese se apoia no fato de que já foi demonstrado que corpora para os quais se tem informação social sobre os escreventes (por exemplo, de correspondências pessoais) permitem identificar relações entre fatores sociais e processos linguísticos, levando a explicações mais robustas de processos de variação e mudança linguística (Conde-Silvestre, 2007; Hernández-Campoy; Conde-Silvestre, 2012). A estratégia adotada será compor um corpus de peças brasileiras dos séculos XIX, XX e XXI e caracterizar o perfil social de seus personagens utilizando categorias definidas com base na reconstrução dos contextos sócio-históricos relevantes. Tal reconstrução de contextos e perfis segue uma nova metodologia proposta no âmbito deste projeto, apoiada em um diálogo interdisciplinar com fontes e pesquisadores da História, Sociologia, Antropologia, Teatro.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Rosane Duarte Rosa Seluchinesk
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação, corporeidade e território: entrelaçando saberes e conhecimentos com mulheres indígenas no estado de mato grosso.
Resumo:
Nas últimas décadas observamos na América Latina, um discurso político enfatizando um crescimento econômico, entretanto esse desenvolvimento não é para todos os seus habitantes. Dentre estes, estão os povos indígenas que ainda lutam por seus territórios ancestrais e também por condições necessárias a sua existência e dos seus descendentes. No Brasil existem 305 etnias, das quais, 42 estão vivendo no estado de Mato Grosso. Alguns já possuem sua área demarcada e homologada, mas ainda existem muitos nesse processo, que mesmo depois de definido, ainda encontra resistência dos demais habitantes em reconhecê-los como parte dos habitantes dos municípios nos quais estão localizadas as Terras Indígenas. É neste cenário que observamos o protagonismo das mulheres indígenas que vem se organizando para produzir e comercializar artesanatos, frequentar cursos de formação para atuarem como professoras e agentes de saúde e mesmo ocupar lugares que antes só eram ocupados pelos homens como ser cacique ou mesmo pajé. É sobre estas mulheres que articulam saberes ancestrais com a necessidade de uma formação profissional, notadamente na área de educação e se colocam na luta pelo território que trata este estudo. Quem são? Como questões de gênero e etnia interferem nas suas vidas? Como os saberes ancestrais dialogam com os saberes atuais? Como é ser e formar mulheres indígenas no cenário atual? Quais são as suas lutas, sonhos, projetos e realizações? É sobre estes e outros temas que pretendemos abordar para entender e contribuir na articulação entre as mulheres de Mato Grosso, do Brasil e quiçá com as mulheres da américa sobre Educação, corporeidade e território. Com base na metodologia etnográfica e história oral serão realizadas rodas de conversa, escritas autobiográficas, registros etnográficos e fotográficos que deverão compor as estratégias para as coletas de dados e a produção final de um livro foto, etno e biográfico de mulheres indígenas, dentre outras produções científicas.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Rosane Garcia Collevatti
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
genética e genômica em paisagens no antropoceno: efeito dos agroecossistemas na diversidade genética e adaptação de plantas em florestas estacionais e de savanas
Resumo:
O balanço entre a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade, e a proposta de alternativas eficientes para diminuir os impactos da agricultura são os principais desafios no Antropoceno. No Cerrado, um dos hotspots de biodiversidade devido ao alto endemismo de espécies, as paisagens agrícolas ocupam grande parte da área original, com cerca de 50% transformada para agropecuária e área urbana. A genômica populacional, associada a transcriptômica e metilômica podem facilitar a identificação de variação molecular adaptativa, genes diferencialmente expressos e controle de expressão gênica relacionados a resposta das plantas às mudanças ambientais, contribuindo para a conservação a longo prazo e compreensão dos mecanismos evolutivos e genes relacionados ao estresse ambiental. Em 22 paisagens agrícolas, iremos amostrar populações de Psychotria sp. Iremos usar genotipagem de SNPs para identificação de sinal de seleção, sequenciamento do transcriptoma para analise de genes diferencialmente expressos, e sequenciamento do metiloma para analise de alterações na expressão genica, e iremos analisar alterações fenotípicas. Genes de resposta estresse serão analisados em Real-Time PCR para validar a função e disponibilizar para a comunidade acadêmica como potencial alvo. Usando características de solo como co-variáveis em GLMMs, esperamos que populações em paisagens com maior quantidade de matriz agrícola, fragmentos de floresta menores com formato mais irregular e maior efeito de borda tenham sinal de seleção, maior numero de genes expressos e menor metilação em genes relacionados a estresse biótico e abióticos. Nestas paisagens iremos estudar também a resposta das comunidades a partir da variação na riqueza, diversidades alfa e beta de espécies, diversidade filogenética e funcional entre paisagens. Esperamos que espécies mais resistentes ao estresse sejam mais abundantes e frequentes, diminuindo a diversidade e riqueza de espécies, diversidade filogenetica e funcional
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Rosane Leal da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
direito à saúde e à educação de crianças e adolescentes em tempos de pandemia: a atuação dos entes públicos brasileiros na efetivação de direitos fundamentais.
Resumo:
A pandemia causada pelo Coronavírus revelou desafios para a proteção da saúde e direito à educação de crianças e adolescentes, destinatários de proteção integral (art. 227, Constituição Federal), cujo acesso às escolas foi dificultado devido à necessidade de proteger a saúde individual e coletiva. Tal contexto forçou a revisão das estratégias educativas, com desafios aos direitos fundamentais dos infantes e adolescentes, ampliado no caso das crianças com deficiência. A preocupação com saúde e educação constou em atos normativos, decretos estaduais e municipais e decisões judiciais, o que leva ao problema de pesquisa: a atuação dos entes públicos brasileiros para conciliar a proteção à saúde e promoção da educação no período da pandemia evidencia ações articuladas e que consideraram a proteção integral de direitos fundamentais de crianças e adolescentes, com políticas públicas direcionadas e tecnologias assistivas ou, ao revés, não consideraram a prioridade absoluta? A hipótese inicial aponta para a insuficiência da proteção integral prevista na Constituição Federal e na Lei 8.069/1990 e sugere a desarticulação do sistema de garantias, em prejuízo ao pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes no período da pandemia. Outra hipótese relaciona-se com o baixo impacto da produção doutrinária e ausência de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e educação, acesso e uso seguro da internet, bem como ausência de tecnologias assistivas. O enfrentamento do tema ocorrerá a partir do aporte analítico, com pesquisa doutrinária e documental. Será empreendido procedimento monográfico ou de estudo de casos, com investigação da produção doutrinária sobre o tema nas principais revistas com estratos A e B, avaliadas pela Capes, agregando-se pesquisa e classificação de documentos públicos editados no Brasil, o que permitirá determinar se houve o comprometimento do Brasil em harmonizar proteção à saúde com o direito à educação de crianças e adolescentes durante a pandemia.
Instituição/UF/País:
Universidade Franciscana - RS - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Rosangela Ferreira Prestes
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mais ciência - bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
Resumo:
O Evento Educacional MAIS CIÊNCIA é um projeto colaborativo e cooperativo construído entre diversos atores, a citar, escolas públicas, universidade comunitária, coordenadorias regionais da Educação e órgãos públicos, interessados em promover a formação e inclusão de jovens em uma sociedade em rede, em que o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo se apresenta como fator determinante. Nesta edição, para celebrar o Bicentenário de Independência do Brasil, o evento Mais Ciência 2022 tem o propósito de resgatar as conquistas alcançadas, mas também revelar como o engajamento dos profissionais da educação, em diálogo constante com a sociedade, pode contribuir para propiciar o desenvolvimento, a qualidade e acesso universal ao conhecimento. Para tanto, o evento MAIS CIÊNCIA promove uma Trilha de Aprendizagem de forma dinâmica, abordando os novos componentes do Ensino Médio: Mundo do Trabalho, Projeto de vida e Cultura e Tecnologias e os temas transversais de Empreendedorismo e Educação Financeira. Isso ocorre em um ambiente próprio em que são disponibilizados materiais educacionais multimodais relacionados a questões de Ciência e Tecnologia que apoiam as práticas pedagógicas e apresentam inovações metodológicas no espaço escolar. O evento conta, até o presente momento, com a participação de 1300 alunos e 300 professores, além de uma equipe multidisciplinar. A universidade assume o compromisso com a construção de um mundo pluriversal, como uma das expressões para gerar e disseminar o conhecimento de forma a contribuir de maneira eficaz para ampliar o horizonte de compreensão do desenvolvimento e dispor de recursos humanos e científicos para construir um projeto que promova um conjunto de ações e ideários que sonham transformar mentes e sensibilizar pessoas. É nosso papel estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. Neste caminho trilha este projeto.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - RS - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Rosangela Ferreira Prestes
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mais ciência: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta
Resumo:
O presente projeto tem como objetivo principal apoiar a realização da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em âmbito municipal e intermunicipal, estreitando o elo entre a Universidade e escolas com vistas à articulação de ações em prol da difusão do conhecimento científico e tecnológico e do fortalecimento da educação formal, não-formal e informal por meio do desenvolvimento do Evento Educacional Mais Ciência, organizado pela URI, Coordenadorias Regionais de Educação que abrangem o Polo 3 (Santo ngelo 14ª, Santa Rosa 17ª, Palmeira das Missões 20ª, Três Passos 21ª, São Luiz Gonzaga 32ª e Ijuí 36ª) e Entidades Parceiras que apoiam a Educação. Esse evento abrangerá até 50 escolas de Ensino Médio (com estudantes do nível médio) de Municípios que abrangem as regiões do Polo 3. O Evento Educacional MAIS CIÊNCIA compreende a realização de três atividades independentes no decorrer de julho a dezembro de 2021, sendo elas assim definidas: a) Relato de experiências dos professores; b) Olimpíada do conhecimento entre equipes; c) Concurso de Redação. Esse evento envolve e busca a produção e ampliação de conhecimentos nas diferentes áreas do conhecimento e, igualmente, de atitudes que possam colaborar com demandas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, considerando ainda os temas estratégicos previstos na Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (ENCTI), sendo também emergente nesse momento, a necessidade da recuperação de aprendizagens geradas no período pandêmico. Dentro das modalidade previstas na chamada CNPq/MCTI nº06/2021, a presente proposta se configura como uma Exposição de CT&I por contar com a construção, apresentação e disponibilização de um aplicativo, na forma de um game científico, para livre acesso à questões de ciência e tecnologia nas diferentes áreas que compõem os componentes curriculares do ensino médio. O aplicativo será empregado para o desenvolvimento do evento, que tem como intuito além da socialização do conhecimento, organização e trocas de experiências entre todos os envolvidos, a intenção é contribuir para a educação, que é uma das principais áreas para o desenvolvimento humano e social e igualmente necessária para o desenvolvimento local e regional. Nessa perspectiva, faz-se necessário além da mobilização de parcerias, a busca de recursos que possam viabilizar e financiar a construção aplicativo que fará a gestão das questões para a realização desse evento de cunho educacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - RS - Brasil
Vigência:
05/10/2021-31/10/2023
Rosângela Gabriel
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
pesquisa com rastreamento ocular: entre percepção e cognição
Resumo:
As pesquisas na área conhecida como (neuro)ciência da leitura têm avançado nas últimas décadas graças a novas ferramentas, tais como os rastreadores oculares (eye tracking), métodos de neuroimagem (fMRI) e potenciais de eventos relacionados (ERPs). No presente projeto, buscamos estabelecer possíveis relações entre a percepção e a atenção na leitura, a partir do rastreamento ocular, a fim de contribuir para a compreensão dos processos cognitivos subjacentes à aprendizagem da leitura em crianças e adultos. Dentre as questões de pesquisa a serem respondidas, destacamos: Qual o comportamento dos olhos de crianças e adultos que não aprenderam a ler ou que aprenderam a ler na idade adulta, não tendo tido a experiência décadas de escolarização? Em que medida o comportamento observado nesses grupos pode nos ajudar a entender como a memória de longo prazo e os conhecimentos nela armazenados interagem com as informações visualmente explícitas no texto (estratégias top-down e bottom-up), e se e como a atenção é direcionada para os aspectos relevantes para a compreensão leitora? A metodologia de rastreamento ocular permite aplicar algoritmos de aprendizagem de máquina para descobrir padrões que relacionam percepção (intrínseca ao usuário) e atenção (capturada pelo eye tracking) na navegação de usuários em textos. O desenvolvimento de pesquisa que contribua com novas técnicas para estudos na área de experiência do usuário (user experience - UX) pode auxiliar na identificação de dificuldades durante a atividade de leitura e na proposta de intervenções que busquem minimizar essas dificuldades. A busca de uma ciência da leitura mais universal, que integre conhecimentos sobre línguas como o português, voltada a contextos sociais diversos como o brasileiro, pode contribuir na busca de soluções para os problemas enfrentados para ensinar a ler e a compreender, contribuindo para a elaboração de propostas pedagógicas amparadas nos conhecimentos científicos.
Instituição/UF/País:
Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Rosângela Marion da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeito do alecrim sobre sono, afetividade e risco cardiovascular na equipe de enfermagem de serviços de emergência
Resumo:
As mudanças socioeconômicas e tecnológicas têm alterado o contexto laboral, com impactos na saúde fisico-psicossocial do trabalhador. No âmbito da enfermagem, o trabalho em serviços de emergência associa-se à má qualidade do sono, afetividade negativa e ao aumento do risco para doenças cardiovasculares. Na busca pelo bem-estar e cuidado integral, esses profissionais têm recorrido às terapias complementares, como os fitoterápicos, e o Alecrim tem mostrado potencial terapêutico na melhora da qualidade do sono, de sintomas afetivos negativos e redução do risco cardiovascular, requerendo novos estudos para outras evidências científicas. Questiona-se: quais os efeitos da ingestão de cápsulas de extrato seco de Alecrim sobre a qualidade do sono, afetividade negativa e risco cardiovascular de profissionais de enfermagem de serviços de emergência? Os desdobramentos extrapolam o objetivo inicial e os resultados podem contribuir com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, favorecendo a saúde dos trabalhadores. Trata-se de projeto matricial composto por Revisão Sistemática, Estudos Transversais e Estudo quase-experimental (EQ-E). Participará uma amostra de profissionais de enfermagem (±150) de serviços de emergência do Rio Grande do Sul (2/noroeste, população=98 e 2/central, população=128). Excluídas pessoas com cabelo<2cm, doenças crônicas não transmissíveis, gestantes, lactantes, idade<30 anos e em afastamento. Utilizar-se-á: questionário com variáveis socioprofissionais e clínicas, Índice Qualidade do Sono Pittsburgh, Escala de Estresse, Ansiedade, Depressão, Escore Risco Global de Framingham. Haverá coletas de sangue e cabelo por laboratório contratado. Para o EQ-E: Antes e após a intervenção os participantes farão a ingesta de cápsulas com 500mg de extrato seco de Alecrim 2xdia por 30 dias todos os participantes preencherão os instrumentos e haverá coleta de sangue e cabelo. Análises descritiva, analítica e correlacional (p<0,05).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Rosangela Sarteschi
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
afropeans-port: escritas afropeas em portugal
Resumo:
No princípio do século XXI, começaram a ser elaboradas, em diversos contextos linguísticos, conceituações teóricas cujo intuito é o de pensar a inserção, na Europa, de corpos e culturas provenientes de diversos países. Desses esforços surgiram conceitos como o de Afropea, de Léonora Miano, e de Afropeus, discutido por Alice Gbelia e Johny Pitts. De uma perspectiva pós-colonial, Léonora Miano propõe uma leitura da experiência negra na Europa, a partir de construções identitárias (Afropeidade) que assentam em múltiplas formas de pertencimento. Por sua vez, a partir do termo Afropeus, Gbelia e Pitts propõem pensar a vivência e a produção cultural de afrodescendentes nos diferentes países da Europa, através de uma dupla matriz: a experiência europeia num cotidiano marcado pela exclusão, e a africana nas realidades de proveniência dos sujeitos em trânsito, das respetivas famílias ou grupos. À luz dessas reflexões, lidas em conjunto com a tradição dos estudos da diáspora, e com as visões inovadoras em torno do conceito de afropolitanismo, o projeto propõe investigar a produção literária de autoria afro-portuguesa. Trata-se de um amplo conjunto de textos pouco explorados pela crítica, produzidos durante o século XXI por autorxs como Djaimilia Pereira de Almeida, Gisela Casimiro, Kalaf Epalanga e Ricardo Adolfo, entre outros, capazes de abalar as construções monolíticas da identidade nacional, ao mesmo tempo em que propõem outras visões da memória e da história do país. Tais escritas conjugam inovações estético-formais a demandas e urgências políticas que passam pela esfera dos direitos, da cidadania e da inclusão social. Nesse sentido, perante uma produção literária tão ampla e contundente, através da colaboração de um grupo internacional de pesquisadores, o projeto pretende desenvolver leituras críticas e chaves conceituais adequadas para pensar o debate contemporâneo sobre a experiência afropea, à luz das caraterísticas próprias do contexto português.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
08/03/2022-31/03/2025
Roselena Silvestri Schuh
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
edição gênica da mucopolissacaridose ii para tratamento das manifestações articulares
Resumo:
A mucopolissacaridose tipo II (MPS II) é uma doença lisossômica multissistêmica causada pela deficiência da enzima iduronato-2-sulfatase (I2S), responsável pelo catabolismo de glicosaminoglicanos (GAG). Os tratamentos disponíveis não promovem a melhora de todos os sintomas relacionados à MPS II, então novos tratamentos são requeridos. A terapia gênica poderia corrigir o defeito genético e promover a produção da enzima I2S nas células modificadas. Sendo assim, espera-se tratar os sintomas articulares através da administração intra-articular de vetores lipídicos combinando um anti-inflamatório e os plasmídeos CRISPR/Cas9 e outro contendo o cDNA da enzima I2S para fins de edição gênica de camundongos MPS II. A justificativa principal deste estudo se baseia na possibilidade do tratamento levar à produção de I2S nas articulações, um tecido de difícil acesso e muito afetado nos pacientes, promovendo a redução dos sintomas inflamatórios da doença. O objetivo é avaliar o efeito da administração intra-articular de nanoemulsões contendo um anti-inflamatório e os plasmídeos CRISPR/Cas9 e vetor doador do gene I2S em camundongos MPS II in vitro e in vivo. Resultados preliminares do tratamento em camundongos MPS I mostraram aumento significativo da atividade da enzima IDUA nas articulações. Como as células articulares não se renovam, essa atividade pode ser mantida, podendo melhorar o estado da doença. Assim, desenvolveremos, produziremos e caracterizaremos formulações nanotecnológicas lipídicas como carreadores dos plasmídeos do sistema CRISPR/Cas9 e do doador da sequência da enzima I2S. Essas formulações também conterão um antiinflamatorio. Após, testaremos in vitro em células e in vivo em camundongos MPS II através de injeção intra-articular. Realizaremos atividade enzimática nas células cultivadas e nos principais órgãos e fluidos dos animais, além de análise histológica dos tecidos para verificar o estado geral das cartilagens para comprovar a eficácia do tratamento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Roseli de Deus Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
19a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2021
Resumo:
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia FEBRACE (http://www.febrace.org.br/inspiradores) é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Internacional Science and Engineering Fair ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman para seleção de estudantes brasileiros para seus programas. A FEBRACE propicia a aproximação entre escolas, universidades e centros de pesquisa e induz a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Estas aproximações e interações acontecem durante a mostra presencial e ao longo de todo o ano, por meio de seus diversos recursos eletrônicos incluindo redes sociais, mediados pela equipe FEBRACE. Inserido no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2021, a ação FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia completará dezenove anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 18 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE Feira Brasileira de Ciências e Engenharia: Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Nesta proposta destacamos uma síntese da difusão e do impacto da FEBRACE no Brasil: a) somente a 18ª edição da FEBRACE envolveu diretamente mais de 66.000 estudantes de 27 unidades da federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 123 feiras afiliadas. Foram selecionados para a mostra 334 projetos, apresentados por 761 estudantes finalistas acompanhados por 510 professores orientadores/coorientadores; b) em seus 18 anos de realização já participaram da FEBRACE mais de 1.180 munícipios brasileiros representados com projetos finalistas, e mais de 4.210 professores orientadores do ensino fundamental, médio e técnico; c) em 18 anos, foram credenciados 260 projetos para feiras internacionais, com destaque para a ISEF, onde os estudantes brasileiros conquistaram 80 prêmios extremamente importantes para o país; d) A FEBRACE, desde sua criação obteve mais de 6.600 inserções espontâneas na mídia (impressa, digital e televisiva). O local de realização da mostra de finalistas é fator determinante de sucesso para atingir os objetivos deste programa. Todas as edições da mostra anual de finalistas da FEBRACE, de 2003 a 2019, sempre foram sediadas no campus de São Paulo da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais importantes Universidades do Brasil e do mundo. Realizar a mostra dentro do campus da capital da USP assegura a participação ativa de um maior número de avaliadores e visitantes altamente qualificados, o que por sua vez garantiu a rápida consolidação e disseminação da marca FEBRACE como de qualidade e credibilidade científica, que serve de referência para outras feiras e ações no país. Este selo de qualidade e credibilidade, segundo pesquisas realizadas junto aos participantes de anos anteriores, também é absolutamente fundamental para que os estudantes e professores finalistas de todo o país consigam captar recursos para sua participação na feira (viagens, translado e hospedagem), bem como tenham maior repercussão na mídia local quando são selecionados como finalistas (o que faz com que outros estudantes, professores, profissionais e pesquisadores passem a conhecer e se interessar pelo tema efeito de indução desejado). As atividades da edição de 2020 também estavam previstas para ocorrerem em instalações da Universidade de São Paulo (USP), atividades presenciais que precisaram ser canceladas em virtude do início da quarentena no município de São Paulo para atender aos protocolos de prevenção contra o novo coronavírus. Deste modo, as atividades de 2020 foram migradas para a modalidade virtual, criando desafios e oportunidades, como a interação dos estudantes e professores com especialistas que não estariam presentes para as atividades realizadas localmente em São Paulo. Para garantir a segurança de todos o público participante (estudantes, professores, avaliadores voluntários, público visitante, colaboradores e da própria organização) as atividades da FEBRACE 2021 serão novamente integralmente realizadas online por meio virtual. Estudos e estratégias estão sendo aprofundados, no sentido de melhor impulsionar e apoiar ações contínuas, com o mesmo referencial de qualidade, em diferentes regiões do país. Hoje, há uma rede de 123 feiras, de diversas Unidades da Federação, afiliadas e acompanhadas pela FEBRACE. Observa-se uma implantação gradativa de feiras regionais, estaduais e municipais de estímulo à criatividade, inovação e empreendedorismo que se utilizam dos referenciais definidos e divulgados pela FEBRACE. Outro ponto que merece destaque é que este projeto envolve também o acompanhamento pela equipe da FEBRACE, à distância, da implementação e execução de projetos de bolsistas CNPq.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
30/12/2020-31/12/2022
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