Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Álisson de Carvalho Gonçalves

Outra

Multidisciplinar
  • inovação: a transversalidade da ct&i nos desafios da produção e do consumo
  • A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação é instrumento essencial na superação de desafios relativos à sociedade moderna. Os meios de produção e o consumo estão intimamente relacionados aos problemas contemporâneos, e equilibrar as relações entre produção, consumo, meio ambiente e qualidade de vida tornou-se uma necessidade urgente para todo o planeta. Uma vez que a transversalidade da CT&I tem por objetivo buscar e propor soluções para os problemas comuns à toda humanidade, é importante discutir tais desafios e propostas com toda a comunidade, transcendendo as fronteiras acadêmico-científicas e adicionando os demais agentes da sociedade ao debate. O presente projeto tem o objetivo de buscar e propor soluções sustentáveis na superação dos desafios contemporâneos e futuros comuns a toda a humanidade utilizando a transversalidade da CT&I. As atividades desenvolvidas são de cunho interdisciplinar e transdisciplinar, envolvendo conhecimentos em ciências biológicas, matemática, química, física, agronomia, engenharia, medicina veterinária, nutrição, educação física, saberes populares de cultura indígena e quilombola. Serão ofertadas oficinas, palestras, minicursos, entre outros, visando difundir conhecimentos científicos em prol do desenvolvimento regional e superação dos problemas comuns a toda sociedade.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • 06/10/2021-31/10/2023
Foto de perfil

Alisson Marques da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • técnicas de aprendizado de máquina aplicadas na triagem virtual para reposicionamento e descoberta de fármacos
  • A descoberta de novos fármacos é um grande desafio para a indústria farmacêutica. A descoberta um novo medicamento é um processo longo, caro e, muitas vezes, aleatório. Milhares de moléculas passam por uma série progressiva e longa de testes, e apenas uma pode vir a se tornar uma fármaco viável. Desta forma, qualquer ferramenta ou metodologia que possa acelerar e/ou reduzir os custos de apenas uma dessas etapas seria de grande relevância e impactaria em todo o processo. Nesse cenário as técnicas de simulação computacional, que empregam Modelagem Molecular, têm ganhado destaque. Essas técnicas permitem um melhor planejamento e direcionamento nos experimentos, o que pode vir a reduzir o tempo e os custos envolvidos na pesquisa de novos medicamentos. Um dos maiores avanços recentes no processo de auxílio a descoberta de novos fármacos foi o desenvolvimento de técnicas de Triagem Virtual (TV). Essa técnica provê, através da aplicação de modelos teóricos, um auxílio à seleção de moléculas com as características químicas desejadas para estudar suas reações químicas e estabelecer relações entre a estrutura e as propriedades da matéria. Neste contexto, este projeto propõe o desenvolvimento de um arcabouço de aplicações de Triagem Virtual baseada em técnicas de Aprendizado de Máquina cuja execução utiliza processamento concorrente e paralelo (Graphics Processing Units - GPUs) para a otimização da carga computacional e redução de custos com o processo de exploração e análise. As aplicações propostas serão utilizadas em experimentos de Triagem Virtual utilizando os bancos de alvos OOMT (Our Own Molecular Targets Data Bank) e BraMMT (Brazilian Malaria Molecular Targets) e os resultados teóricos motivarão a realização do trabalho experimental específico para as moléculas mais promissoras. Com isso, busca-se diminuir o tempo e custo no processo de descoberta de novos fármacos. Além disso, o presente projeto objetiva promover o maior intercâmbio entre químicos, detentores de moléculas, com biólogos, farmacêuticos e bioquímicos, os executores dos ensaios biológicos pela disponibilização das aplicações desenvolvidas.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Allan Klynger da Silva Lobato

Ciências Agrárias

Agronomia
  • mecanismos de ação dos brassinosteróides em plantas de soja sob deficiência hídrica
  • A soja é a mais importante das espécies leguminosas, sendo largamente cultivada e exercendo impacto social, econômico e nutricional sobre a população de vários países, principalmente no Brasil. Os brassinosteróides são considerados esteroides com significantes propriedades promotoras do crescimento, no qual desperta interesse de pesquisadores o fato da potencialização de enzimas antioxidantes e os benefícios sobre o aparato fotossintético de plantas expostas a estresses abióticos, tal como a deficiência hídrica. Esta proposta tem a finalidade de investigar a atuação dos brassinosteróides em plantas de soja expostas à deficiência hídrica. Assim como, revelar o comportamento fisiológico, bioquímico, anatômico, nutricional e agronômico de plantas de soja submetidas à deficiência hídrica, e estabelecer os possíveis benefícios promovidos pelos brassinosteróides. O experimento será realizado em casa de vegetação sob o desenho experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial do tipo 2 x 3, sendo duas condições hídricas (déficit hídrico e controle), combinado com três níveis de brassinosteróides (0, 50 e 100 nM EBR), totalizando 6 tratamentos e sendo composto por 5 repetições. As plantas serão acondicionadas em vasos de 3 L de substrato. Neste experimento serão avaliados os parâmetros fisiológicos, bioquímicos, anatômicos, nutricionais e agronômicos nas plantas. Os resultados serão submetidos a análise de variância (ANOVA) e quando houver diferença significativa será aplicado o teste mais adequado (Tukey, Scott-Knout ou teste-t). Além disso, os desvios padrões de todos os tratamentos/pontos serão calculados e aplicados os estimadores de regressão e de correlação (Pearson ou Spearman) entre os parâmetros avaliados usando o software ASSISTAT®.
  • Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022