Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aline Mara dos Santos

Ciências da Saúde

Medicina
  • cardiotoxicidade induzida por quimioterápicos antineoplásicos: o papel da sinalização mediada pela quinase de adesão focal
  • As complicações cardiovasculares das terapias antineoplásicas são consideradas um problema de saúde pública emergente, dada a crescente população de sobreviventes ao câncer. A cardiotoxicidade induzida pela ação de quimioterápicos de escolha para diversas neoplasias, como a doxorrubicina, é uma condição grave, que pode evoluir para cardiomiopatia crônica, insuficiência cardíaca congestiva e morte do paciente. A complexa e não completamente compreendida patogênese dessas complicações dificulta o planejamento de medidas preventivas de sucesso. Estudos com foco na sinalização ativada por terapias antineoplásicas vêm demonstrando a importância da proteína quinase de adesão focal (FAK) para a sobrevivência e resistência celular frente a esse tratamento, no entanto, essa sinalização permanece pouco compreendida. A presente proposta visa identificar e caracterizar os mecanismos moleculares pelos quais FAK promove sobrevivência e resistência à cardiotoxicidade induzida por doxorrubicina em miócitos H9C2. Dados preliminares de experimentos de Co-Imunoprecipitação demonstraram que FAK pode interagir e regular proteínas centrais da resposta ao dano no DNA (DDR), como PARP1, DNA-PK1, MRE11A, XRCC5 e BCLAF1. A regulação desses alvos por FAK será investigada por uma combinação de técnicas sofisticadas em miócitos, as quais irão prover um conjunto de dados funcionais e estruturais que permitirão o estabelecimento dos mecanismos moleculares envolvidos. Os dados gerados pelo presente estudo poderão contribuir para a compreensão da sinalização ativada por agentes antineoplásicos e também para o estabelecimento de novas modalidades terapêuticas para o tratamento tumoral com amenização dos efeitos deletérios sobre a função cardíaca.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aline Marins Paes Carvalho

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • means: aprendizado de máquina explicável com aplicações para o bem-estar social
  • A área recentemente denominada de “Inteligência Artificial (IA) para o bem-estar social” (“AI for Social Good”) investiga como desenvolver soluções baseadas em IA para resolver problemas da sociedade atual, tendo como inspiração as metas de desenvolvimento sustentável (MDS) estabelecidas pelas Nações Unidas. Argumenta-se que, tais metas e suas respectivas soluções são essenciais para alavancar o desenvolvimento das sociedades atuais, em termos de prosperidade, igualdade, democracia, e qualidade de vida, sem comprometer as gerações futuras. Entretanto, acreditamos que, por mais benéficas que sejam tais soluções baseadas em IA, elas não serão bem aceitas pela sociedade e governos se não oferecerem um processo de decisão transparente. Assim, nesse projeto, temos como foco desenvolver soluções de Aprendizado de Máquina para abordar alguns dos problemas citados nas MDS, porém, a partir de técnicas de predição explicáveis. Serão desenvolvidos métodos baseados em Aprendizado Relacional e Aprendizado por Reforço, uma vez que os problemas selecionados estão ou em formato estruturado ou requerem um processo sequencial, contínuo, e adaptativo de tomada de decisão, justificando, respectivamente, o uso das duas sub-áreas mencionadas. Em ambos os casos, utilizaremos representações latentes embutidas em um espaço Euclidiano, de forma a se aproveitar de implementações recentes de Aprendizado Profundo (“Deep Learning”). Ao mesmo tempo, ao desenvolver técnicas fundamentadas em IA explicável, aliviaremos o aspecto de caixa-preta oriundo do aprendizado baseado em representações latentes inerente aos métodos de Aprendizado Profundo. Para extrair as explicações do processo de inferência, nos valeremos de métodos de argumentação em lógica e diagramas de causalidade, de forma a conectar as causas relevantes e suas respectivas consequências que conduzem à resposta retornada pelo método. Esperamos, com isso, obter soluções que terão alto impacto na solução de problemas comuns da sociedade, ao mesmo tempo em que esperamos contribuir cientificamente com o estado-da-arte em Aprendizado de Máquina, com o desenvolvimento de métodos de inferência transparente e explicável para a indução de hipóteses.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aline Medina dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • efeitos de interferência envolvendo átomos de hidrogênio metaestáveis
  • Fótons gêmeos, pares de fótons com propriedades emaranhadas, são agora facilmente produzidos a partir de cristais óticos não-lineares, e experimentos com esses pares são rotineiramente realizados em diferentes laboratórios. É possível estudar o mesmo tipo de propriedades com átomos gêmeos, ou seja, pares de partículas massivas também com propriedades emaranhadas obtidas simplesmente pela quebra de moléculas homonucleares diatômicas? Com base em nossos cálculos anteriores, dentro deste projeto propomos um experimento para analisar a coerência de spin de um par atômico de EPR da maneira proposta inicialmente por David Bohm. Além dos testes usuais neste tipo de experimento EPR, é interessante acompanhar, da maneira mais precisa possível, a dinâmica da dissociação. A molécula que escolhemos, o H2, é a menos complexa das moléculas neutras, uma vez que é composta apenas por quatro corpos. A complexidade das simetrias por permutação está, no entanto, presente, uma vez que possui dois elétrons e dois prótons, mas tem a vantagem de poder se dissociar em um par de átomos gêmeos metaestáveis, o H (2s). A configuração iônica/ covalente também intervém na dinâmica. Os acoplamentos dos canais de dissociação com esses estados podem, de acordo com a situação, interferir na perda de coerência entre os átomos gêmeos. Propusemos um esquema bem adequado para investigar quantitativamente a coerência do momento angular de fragmentos moleculares. É essencialmente um duplo interferômetro Stern-Gerlach simétrico, que é adequado para estimar quantitativamente a coerência do momento angular dos fragmentos emitidos a partir de uma dissociação molecular. Mostramos teoricamente que o interferômetro duplo imaginado permite distinguir inequivocamente uma dissociação spin-coerente de uma incoerência spin-incoerente, bem como estimar a pureza da matriz de densidade de momento angular associada aos fragmentos. Essa configuração, que pode ser vista como um análogo atômico de um interferômetro de fótons-gêmeos, pode ser usada para investigar a adequação dos processos de dissociação de moléculas - como a dissociação dos átomos de hidrogênio metaestáveis H (2s) - H (2s) - para ótica de fótons gêmeos coerentes. O objetivo do presente projeto é construir o experimento proposto.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022