Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mauro Cirano

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • monitoramento da variabilidade regional do transporte de calor e volume na camada superficial do oceano atlântico sul entre o rio de janeiro (rj) e a ilha trindade (movar)
  • O projeto intitulado "Monitoramento da Variabilidade Regional do transporte de calor e volume entre o Rio de Janeiro e a Ilha da Trindade (MOVAR)" executa periodicamente, desde agosto de 2004, a radial de alta densidade de XBT AX97, localizada entre Rio de Janeiro e a Ilha Trindade (20S, 30W). Esse projeto é realizado por instituições brasileiras e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e tem como o intuito aumentar o número de observações da Corrente do Brasil em uma região com intensa atividade de meso-escala e de grande importância econômica no país. A radial AX97 é parte integrante do programa Global Ocean Observing System (GOOS) e endossada no plano amostral de linhas de alta densidade apresentado durante a OceanObs ‘09 e recente reafirmado no OceanObs ‘19. Esta serie temporal, que já apresenta 15 anos de dados in situ, representa um dos mais longos monitoramentos continuados da Corrente do Brasil. O entendimento da circulação desta parte do oceano Atlântico Sudoeste, através da utilização e análise de dados observados em conjunto com a modelagem numérica representa uma contribuição importante para o desenvolvimento da oceanografia física da região. Finalmente, os dados obtidos ao longo da radial AX97 são assimilados pela maioria dos modelos oceânicos dos principais centros previsores distribuídos ao longo do globo, sejam estes modelos regionais, de bacia ou globais e em função de todas estas características, também acreditamos que a região da radial AX97 pode ser utilizada para a avaliação de novas plataformas de aquisição de dados, incluindo gliders e a missão Surface Water and Ocean Topography (SWOT).
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 28/11/2019-30/11/2022
Foto de perfil

Mauro Cirano

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • monitoramento da variabilidade regional do transporte de calor e volume na camada superficial do oceano atlântico sul entre o rio de janeiro (rj) e a ilha trindade – movar
  • O Projeto intitulado "MOnitoramento da VARiabilidade regional do transporte de calor e volume na camada superficial do oceano entre o Rio de Janeiro e a Ilha da Trindade (MOVAR)" executa periodicamente, desde agosto de 2004, a linha de alta densidade de XBT AX97, localizada entre Rio de Janeiro e a Ilha Trindade (20°S, 30°W). Esse projeto é realizado por instituições brasileiras e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e tem como o intuito aumentar o número de observações da Corrente do Brasil em uma região com intensa atividade de meso-escala e de grande importância econômica no país. A linha AX97 é parte integrante do programa Global Ocean Observing System (GOOS) e endossada no plano amostral de linhas de alta densidade apresentado durante a OCEANOBS09. Esta serie temporal representa um dos mais longos monitoramentos continuados da Corrente do Brasil. O entendimento da circulação desta parte do oceano Atlântico Sudoeste, através da utilização e análise de dados observados em conjunto com a modelagem numérica é uma contribuição importante para o desenvolvimento da oceanografia física da região. Finalmente, os dados obtidos ao longo da AX97 são assimilados pela maioria dos modelos oceânicos dos principais centros previsores distribuídos ao longo do globo, sejam estes modelos regionais, de bacia ou globais.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
Foto de perfil

Mauro Coelho dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • eletrocatalisadores nanoestruturados de baixo custo para aplicações em células a combustível líquidas diretas de etanol, glicerol e acetol
  • Células a combustível são dispositivos eletroquímicos com capacidade de transformar energia química em energia elétrica útil com alta eficiência e mínima emissão de poluentes. Este projeto tem como objetivo: sintetizar, caracterizar, avaliar e aplicar eletrocatalisadores binários de Paládio com Nióbio, na forma de nanoesferas, nanocubos e nanocages, e com a utilização de óxidos de metais auxiliares como estanho, cério e ferro (nanodendritos, nano-octaedros, nanobarras), nas reações de oxidação de etanol, glicerol e acetol em DLFC’s (Direct Liquid Fuel Cell- Células a Combustível de Líquido Direto) que melhoram a atividade eletrocatalítica e reduzem os custos advindos dos metais nobres. O interesse na utilização do acetol como combustível é uma das inovações deste projeto, uma vez que esta molécula ainda não foi empregada em sistemas de oxidação eletroquímica, e apresenta grande viabilidade ambiental, por se tratar de um composto advindo do glicerol, este obtido a partir do biodiesel. Os eletrocatalisadores serão sintetizados pela classe de métodos químicos redutores (Botton up) variando a composição química e morfologia dos metais, utilizando suportes como Carbono Vulcan XC72, Grafeno e Nanotubos de carbono de múltiplas paredes para as nanoestrututras. Os eletrocatalisadores serão caracterizados fisicamente por Difração de Raios-X, Microscopia Eletrônica de Varredura, Espectroscopia de Energia Dispersiva, Espectroscopia fotoeletrônica de raios-X, Microscopia Eletrônica Transmissão, Potencial Zeta e por técnicas eletroquímicas. O Nióbio como metal auxiliar para a eletrocatálise do Paládio na tecnologia de DLFC é extremamente relevante, pois o Brasil possui 95 % de toda reserva mundial de Nióbio. Enquanto que no caso do Ce o Brasil é o segundo maior produtor do mundo. Espera-se assim o desenvolvimento de eletrocatalisadores para as células a combustível que possam ter alta densidade de potência, com redução do custo de fabricação, estabilidade e durabilidade para longas durações de funcionamento. O mecanismo de oxidação das moléculas estudadas também será foco deste trabalho. Além disso, estas células podem ser aplicáveis à geração de energia elétrica para pequenos dispositivos, como carregadores eletrônicos.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Mauro Copelli Lopes da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • apoio ao laboratório de neurociência~computacional e de sistemas
  • Através da presente proposta, vimos solicitar recursos junto ao CNPq para apoiar a pesquisa em Neurociência Computacional e de Sistemas desenvolvida no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (DF-UFPE), campus Recife. A pesquisa que temos desenvolvido tem três vertentes principais: i) criticalidade no cérebro; ii) sincronização antecipada e iii) psiquiatria computacional. Nas duas primeiras linhas de pesquisa, utilizamos modelos computacionais, análise de dados experimentais e realização de experimentos com registros extracelulares no cérebro de ratos através de matrizes de eletrodos no laboratório de eletrofisiologia do DF-UFPE, integrando portanto teoria e experimentos. Na terceira linha de pesquisa trazemos técnicas de Física Estatística (notadamente redes complexas) para a análise de discursos de pacientes psicóticos, mostrando que é possível auxiliar o diagnóstico psiquiátrico com o desenvolvimento de índices objetivos que quantificam distúrbios na fala. O projeto visa reforçar a infra-estrutura necessária para este tipo de pesquisa, incluindo recursos para aumentar o armazenamento de dados dos laboratórios teórico-computacional e de eletrofisiologia, uma bolsa de apoio técnico para a veterinária que gere nosso biotério, além de despesas usuais de consumo (insumos para laboratório) e serviços de terceiros (taxas de importação e publicação em revistas de acesso livre), entre outros.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Mauro Cunha Xavier Pinto

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • avaliação do efeito da inibição do transportador de prolina em modelos da doença de alzheimer
  • A doença de Alzheimer é uma síndrome neurológica caracterizada por prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de memória, aprendizado e orientação espacial. Um aspecto importante da fisiopatologia da doença de Alzheimer é a excitotoxidade, que está intimamente relacionada aos receptores de NMDA. Estudos neuroquímicos têm demonstrado que os transportadores de prolina (PROT) estão presentes na neurotransmissão glutamatérgica e podem influenciar a função dos receptores de NMDA (NMDAR). O objetivo deste trabalho é desenvolver uma nova classe de inibidores específicos dos transportadores de prolina e avaliar o seu efeito em modelos da doença de Alzheimer. Posteriormente, serão investigados os mecanismos envolvidos na indução e manutenção dos possíveis efeitos neuroprotetores observados. O foco desta análise será a interação entre o transportador de prolina com a neurotransmissão glutamatérgica no hipocampo. Também será avaliada a expressão de receptores e transportadores de glicina, glutamato e acetilcolina, bem como a dinâmica de funcionamento destas proteínas após a inibição de PROT em diferentes tipos celulares do SNC. Os resultados deste projeto podem ser importantes para o desenvolvimento de uma nova classe de compostos neuroprotetores aplicados ao tratamento da doença de Alzheimer e outras demências.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Mauro de Melo Júnior

Outra

Divulgação Científica
  • projeto h2o – humanidade, habilidades e observação: explorando a água no ensino de ciências na educação básica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
Foto de perfil

Mauro Guida dos Santos

Ciências Biológicas

Botânica
  • morfofisiologia de xilema e floema, balanço de carbono e ganho de biomassa com associação a fungo micorrízico arbuscular em espécies lenhosas da caatinga
  • A proposta atual visa continuar a linha de pesquisa ecofisiologia das plantas na região semiárida dentro do ecossistema Caatinga no nordeste brasileiro. Estudos multidisciplinares com objetivos comuns é uma lacuna para esta vegetação totalmente brasileira. Os módulos deste projeto serão desenvolvidos dentro do Parque Nacional do Catimbau-Buíque-PE, se integrando a um projeto ecológico de longa duração – PELD-CATIMBAU. O grupo de pesquisa cadastrado no CNPq ‘Ecofisiologia de Plantas na Região Semiárida’, liderado pelo coordenador desta proposta, tem desenvolvido ao longo da última década estudos a fim de gerar conhecimento para um desenvolvimento sustentável e recuperação de mais de 50% de área já devastada deste bioma. Sendo o mais ameaçado entre os que se encontram no território brasileiro. Se adicionarmos o fato das previsões climáticas estabelecidas há uma década para a região nordeste, as quais apontaram para um cenário mais seco em 2050 e com maior temperatura média, precisamos continuar os estudos com máxima urgência. Isso, por que, muitas das previsões consideradas pessimistas já estão começando a ocorrer na região. Desse modo, o objetivo central da presente proposta é aumentar o conhecimento a respeito das estratégias morfo-anatômicas, como se dá o balanço do carbono adquirido entre armazenamento e crescimento e o seu uso para tolerância as condições limitantes da região. Para alcança-lo o estudo foi dividido em três módulos ou subprojetos: módulo I tem como objetivo geral avaliar o balanço de carbono nas raízes, ramos e folhas e o investimento de recursos na construção foliar de espécies lenhosas com diferentes ocorrências, em dois extremos de precipitação, pelo menos 06 espécies serão avaliadas; módulo II tem como objetivo central mensurar a relação de atributos funcionais dos tecidos condutores secundários, em caule e raiz, com a abundância e sobrevivência de plantas lenhosas sob diferentes índices de precipitação em uma floresta tropical sazonalmente seca; módulo III possui como objetivo principal verificar o papel dos fungos micorrízicos arbusculares (FMA) em espécies lenhosas de uma área de Caatinga quanto sua influência na tolerância à perturbação antrópica crônica e diferentes regimes hídricos, bem como no ganho de biomassa. Estes três módulos reúnem ferramentas multidisciplinares com um objetivo comum de entender como espécies lenhosas da Caatinga toleram a limitação na disponibilidade hídrica. Os resultados esperados contribuirão para o entendimento de um cenário cada vez mais desfavorável para o ganho de biomassa no semiárido brasileiro. Esta região possui as piores previsões climáticas para as próximas décadas. As chances das metas aqui propostas de serem alcançadas são grandes, uma vez que a infraestrutura necessária encontra-se disponível, além de uma equipa experiente, produtiva e multidisciplinar, a qual já trabalha em cooperação, inclusive com recentes publicações conjuntas. Na equipe temos integrantes do grupo de ecologia vegetal da UFPE bem como do grupo parceiro de edital CAPES-PROBRAL na Alemanha.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Mauro Luciano Baesso

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • utilização das espectroscopias raman e fotoacústica combinadas com ensaios bioquímicos e moleculares para a investigação das alterações fisiopatológicas associadas à esteatose não-alcóolica
  • O objetivo deste projeto é utilizar as espectroscopias Raman e fotoacústica, em combinação com ensaios bioquímicos e moleculares, para o estudo das alterações fisiopatológicas associadas a esteatose em dois modelos experimentais da doença do fígado gorduroso não-alcoólico (NAFLD): obesidade induzida por dieta de cafeteria e deficiência estrogênica em roedores. Além de validar o uso dos métodos espectroscópicos como alternativa para ensaios de quantificação do conteúdo de lipídeos e identificar alterações resultantes do estresse oxidativo, pretende-se investigar mecanismos envolvidos na patogênese da esteatose em hepatócitos cultivados, avaliando o papel da autofagia. Este estudo será realizado em parceria com pesquisadores do Laboratório de Esteatose Experimental que dominam os modelos experimentais de esteatose e que têm experiência na avaliação de parâmetros de identificação da esteatose e do estresse oxidativo por métodos tradicionais. Os objetivos específicos são: 1) obter espectros vibracionais Raman e fotoacústico em fatias de fígado e de tecido adiposo de animais controles e de animais com esteatose e identificar alterações nos padrões das principais biomoléculas, especialmente lipídeos e proteínas. Correlacionar os dados com medidas de conteúdo de lipídeos totais e triacilgliceróis e com medidas de parâmetros indicadores de estresse oxidativo realizados por métodos tradicionais que utilizam reações químicas ou enzimáticas. Identificar marcadores espectrais das possíveis lesões teciduais; 2) padronizar o isolamento e cultivo de hepatócitos primários pelo método de cultivo denominado ?sanduíche de colágeno? e induzir a formação de gotículas de lipídeos através da oferta abundante de ácidos graxos. Determinar os espectros vibracionais dos hepatócitos em diferentes regiões das células, concomitantemente com técnicas padrão de avaliação do conteúdo lipídico para validar as espectroscopias Raman e fotoacústica como ferramentas para avaliação da esteatose; 3) identificar a ocorrência de autofagia, por meio de técnicas de avaliação da expressão gênica, durante diferentes períodos de tempo nos estágios iniciais do acúmulo de lipídeos em hepatócitos primários e correlacionar com alterações nos espectros vibracionais relacionados com a presença de autofagossomos em diferentes locais da célula. Entre as metas do projeto estão: 1) propiciar a docentes/orientadores dos Programas de Pós-Graduação envolvidos, a oportunidade de atualizar conhecimentos e introduzir novas técnicas em suas pesquisas. Tradicionalmente, os pesquisadores que trabalham com modelos de esteatose investigam as alterações em vias metabólicas e enzimas chave do metabolismo de lipídeos, buscando aí todas as respostas para os efeitos de drogas, fármacos e produtos naturais. Todavia, como destacado na introdução do projeto, nem sempre os mecanismos bioquímicos são esclarecidos com base apenas nas investigações das vias que atualmente tem recebido maior atenção. A possibilidade de avaliar a autofagia representará um salto de qualidade nos trabalhos realizados e aumento considerável nas possibilidades de elucidar os mecanismos envolvidos na patogênese da esteatose hepática; 2) validar o uso das espectroscopias Raman e fotoacústica para avaliação de parâmetros indicadores de esteatose e estresse oxidativo. Esta meta representará uma inovação e também uma economia de tempo e recursos financeiros atualmente gastos com técnicas tradicionais para avaliação dos mesmos parâmetros em extratos de tecidos ou células; 3) reduzir o número de animais de experimentação utilizado nas pesquisas ao validar o uso de hepatócitos cultivados para o estudo da esteatose. Esta meta vem atender a crescente recomendação por métodos alternativos de pesquisa que minimizem o uso de animais em experimentação; 4) propiciar aos alunos dos Programas de Pós-graduação um treinamento experimental em técnicas inovadoras em suas pesquisas contribuindo diretamente para a formação científica e acadêmica de futuros docentes e pesquisadores.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Mauro Lúcio Franco

Outra

Multidisciplinar
  • semana nacional de ciência e tecnologia do vale do mucuri
  • O desenvolvimento regional proporcionado por uma Universidade pública deve permear não apenas a abertura dos seus espaços, mas a sua própria inserção nas atividades da comunidade externa. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Vale do Mucuri, Minas Gerais, tem por objetivo à popularização e a difusão da ciência e tecnologia entorno do tema: Inteligência Artificial (IA), na cidade de Teófilo Otoni, e municípios da região. Além disso, a SNCT visa contribuir para o aprimoramento da formação de qualidade dos alunos do ensino fundamental e médio através de palestras, teatro, oficinas temáticas, mostras científicas, atividades essas pautadas pelo saber científico e comprometidas com a questão social. Em suas edições anteriores, a SNCT do Vale do Mucuri obteve grande sucesso de público chegando a atingir dez mil participantes por ano. Desde 2017, a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm unido esforços para a realização deste evento e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni e de outros municípios envolvidos. Projetos museográficos e mostras científicas em parceria com o curso de Matemática da UFVJM, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Medicina, PROFMAT, grupos PIBID e Residência Pedagógica do curso de Matemática, Grupo PET/Novas Tecnologias Voltadas para o Ensino, IFNMG, e prefeituras das cidades sede, foram fundamentais para o sucesso do evento. Em 2019 obteve-se a parceria do Fórum de Economia Solidária e agricultores que fazem parte do Núcleo Mucuri de Agroecologia a fim de transpor os muros da academia, incluindo a participação popular e de comunidades tradicionais para enriquecer o debate a cerca do tema bioeconomia. Devido ao momento de enfrentamento ao Sars-Covi-2 que nosso país se encontra, as atividades previstas da SNCT para 2020 e 2021 serão totalmente online. Toda a programação estará disponível no site do evento e será divulgada nas escolas, prefeituras parceiras da região, comunidade acadêmica e público em geral. Como destaques, teremos palestra de abertura sobre o tema da SNCT, feira de ciência online voltada as escolas públicas do ensino fundamental e médio da região, apresentação de trabalhos no formato pitch, gravação e difusão da peça teatral “Inteligência Artificial” nas mídias sociais, além de palestras/cursos que serão oferecidos por docentes da UFVJM e IFNMG durante toda vigência do projeto aos interessados na temática.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • 20/10/2020-30/04/2021
Foto de perfil

Mauro Luis Vieira

Ciências Humanas

Psicologia
  • programas de intervenção para a promoção da parentalidade positiva
  • O contexto familiar é considerado o fator primeiro e mais importante para o desenvolvimento infantil por configurar-se como principal estrutura de suporte afetivo, social, educacional e econômico. A família é reconhecida como sistema de socialização, proteção e aprendizagem onde ocorrem transmissões e introjeções de padrões de comportamento, normas, valores, costumes, crenças e significados a partir de interações constantes entre adultos e crianças. O objetivo deste projeto é propor e avaliar o efeito de dois programas de intervenção com pais e mães para a promoção da parentalidade positiva, e estabelecer um elo entre a parentalidade e suas repercussões no desenvolvimento socioemocional infantil. Para tanto, serão desenvolvidos dois estudos: Estudo 1 – compreende a avaliação da eficácia do Programa ACT em relação à autorregulação dos pais, envolvimento parental, coparentalidade, conjugalidade e comportamento dos filhos; e Estudo 2 – se propõe a Investigar a relação entre os pré-requisitos parentais (qualidade de vida, sobrecarga do cuidador, apoio social, redes sociais significativas, habilidades sociais, coparentalidade, lembranças de práticas parentais empregadas pelos próprios pais e transgeracionalidade) e a parentalidade de pais e mães de crianças pré-escolares e escolares com desenvolvimento típico, e seus impactos no desenvolvimento socioemocional da criança. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada em que os dados serão acessados por meio de questionários e entrevistas. A abordagem será quali-quantitativa, pois se busca compreender o fenômeno em sua profundidade, descrevê-lo e realizar inferências estatísticas sobre o mesmo. Parte desse estudo será translacional visto que propõe testar a aplicabilidade de dois programas de intervenção para o aprimoramento da parentalidade. Quanto aos objetivos, é do tipo exploratório, descritivo, explicativo e quasi-experimental pois explora o fenômeno, descreve as características do mesmo, busca explicar a relação entre os fenômenos e testar a eficácia de programas de intervenção. O projeto investigará os fenômenos por meio de diversos instrumentos aplicados a pais, mães ou responsáveis de famílias monoparentais ou biparentais, heteroafetivas ou homoafetivas, com crianças entre 2 e 12 anos incompletos com desenvolvimento típico da região Sul do Brasil. O Estudo 1 contará com 100 participantes homens e mulheres; do Estudo 2 participarão 100 pais e 100 mães, para a etapa quantitativa, dos quais, 15 pais e 15 mães também participarão da etapa qualitativa e 30 pais e/ou mães da etapa de intervenção. Serão aplicados instrumentos que acessam informações sobre o contexto sociodemográfico dos membros da família, a parentalidade, o comportamento infantil, a relação coparental, as práticas parentais, o relacionamento conjugal, a regulação emocional, o envolvimento paterno, a qualidade de vida, a sobrecarga do cuidador, o apoio social, as lembranças sobre práticas de criação, as habilidades sociais, o genograma e a avaliação da eficácia do programa de intervenção. No que se refere à análise de dados, os dados dos questionários serão tabulados e submetidos ao pacote estatístico SPSS para realizar estatística descritiva e inferencial; os dados obtidos através das entrevistas serão analisados conforme seu conteúdo, utilizando-se o software Atlas-ti. Com esse projeto serão produzidas dissertações e teses, além de artigos científicos, capítulos de livro, e apresentações em eventos e seus resultados poderão subsidiar novas estratégias de prevenção da violência e promoção da parentalidade positiva e da saúde das famílias.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Mauro Martins Teixeira

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • inct em dengue e interação microorganismo-hospedeiro
  • Dengue é uma das mais importantes arboviroses tanto no Brasil quanto no mundo. A patogênese da doença induzida pelo vírus da dengue envolve uma complexa relação entre o vírus e hospedeiros humanos. Apesar de todos os esforços para o entendimento da patogênese da doença e desenvolvimento de terapias seguras, não há nenhuma vacina aprovada ou terapias antivirais disponíveis para o tratamento da dengue. É evidente que nós precisamos entender a patogênese da dengue para desenvolver estratégias seguras e eficazes para controlar ou prevenir a doença, incluindo novos marcadores de progressão da doença e novas terapias antimicrobianas ou antiinflamatórias. Nos últimos anos, temos trabalhado para modernizar os métodos de controle e monitoramento e desenvolver tecnologias mais eficientes e eficazes para o controle do Aedes aegypti. Nós tivemos relevante contribuição do nosso último programa INCT no qual tornamos um importante centro para discussões de questões relacionadas à dengue, geramos uma plataforma online com o InWeb (“Observatório da Dengue”), publicamos dados científicos de alta qualidade sobre a patogênese e epidemiologia molecular da dengue e interação micro-organismo-hospedeiro em revistas científicas de alto impacto, geramos um plano de negócios para a FarmIBio, um Centro Tecnológico para o Desenvolvimento de Novas Drogas e Biotecnologia na UFMG, depositamos 10 patentes, geramos ferramentas para o diagnóstico da dengue e novas armadilhas para mosquito, e fomos reconhecidos pelo nosso trabalho educacional e de divulgação pelo Milenium Development Objectives (MDO) da United Nations Development Program (UDNP). Nossa missão e principal objetivo é “promover pesquisa científica de mais alta qualidade na área da Dengue com intuito de proporcionar conhecimento básico e aplicado e tecnologias que serão necessárias para o controle e tratamento da dengue e controle de seus vetores no Brasil”. Nosso projeto será dividido em 5 workpackages (WP). Uma relevante forma de obter sinergismo na ciência é criar plataformas que possam contribuir para um ambiente científico positivo. O WP1 tem o objetivo de integrar os diversos WPs e criar núcleos de pesquisa que serão compartilhados por todos membrs do instituto. Os seguintes 5 núcleos serão criados: Núcleo de camundongos geneticamente modificados, Núcleo de camundongos isentos de germe, Núcleo Viral, Núcleo de diagnóstico da Dengue e Núcleo Educativo. O WP2 é baseado na premissa que é possível desenvolver terapias que irão prevenir a doença (por bloquear mediadores que causam a doença) ou estratégias que reforcem a proteção (por favorecer mediadores associados com proteção). Para atingir tais objetivos no contexto da dengue, é fundamental desenvolver modelos animais que mimetizem com fidelidade a doença humana, especialmente por usar amostras clínicas do vírus. No presente projeto, nós focaremos nossos esforços em uma nova classe de mediadores da resposta inflamatória, os mediadores da “anti-inflamação” e resolução da resposta inflamatória. O conceito de geração de novas drogas anti-inflamatórias para doenças infecciosas é claramente importante para a dengue e outras doenças infecciosas. Assim, é importante testar potenciais estratégias anti-inflamatórias em diferentes modelos de infecção. Com esse conhecimento, nós temos como objetivo testar novas moléculas anti-inflamatórias que alterem ou mimetizem a função de mediadores inflamatórios. Existe uma grande quantidade de dados, para os quais nós temos contribuído substancialmente, demonstrando que a microbiota indígena contribui significativamente para a função e maturação do sistema imune. É crucial para essa área de pesquisa conhecer quais micro-organismos ou componentes microbianos e os mecanismos moleculares pelos quais eles modificam o sistema imune e estão associados com a doença. WP2 tem o objetivo de unir nossos esforços científicos no estudo da patogênese da dengue e outras doenças infecciosas e como a microbiota interage com o sistema imune e modifica nossa capacidade para lidar com patógenos e inflamação crônica. O WP3 concentra-se na geração de coortes de pacientes com risco de dengue. Estudos de coortes, ou monitoramento de um grupo selecionado para infecção da dengue, tem sido de grande valor para aumentar nosso entendimento sobre a epidemiologia e patogênese da dengue. Aqui, nós iremos interagir com dois coortes existentes ou iniciais em São Jose do Rio Preto (com foco na epidemiologia do vírus) e Belo Horizonte (Intervenção urbana e doença), e pretendemos estabelecer um coorte em Porto Alegre, uma cidade com maior risco de epidemia de dengue. O WP4 tem como principal objetivo fornecer ferramentas para o monitoramento e controle da dengue e tem como experiência a colaboração entre a UFMG e a empresa “spin-off” Ecovec que tem trabalhado e desenvolvido a plataforma MI-Dengue, a qual integra entomologia, biotecnologia e bioinformática para combinar, monitoramento, entomologia aplicada, biologia molecular e tecnologia de informação. O WP5 tem o objetivo de promover acesso ao conhecimento científico entre estudantes do ensino fundamental e médio (incluíndo educação de adultos). O conhecimento científico é entendido como um direito e uma forma de capacitar as pessoas para tomar decisões não equivocadas na sociedade. Nossos esforços serão concentrados para promover o enriquecimento da ciência e desenvolvimento de pessoal, acesso ao conhecimento científico como direito básico e a necessidade para um bem-estar social e desenvolvimento da sociedade. Temos histórico expressivo de colaboração com grupos internacionais (como demonstrado em nossas publicações), empresas (muitos financiamentos em colaboração com empresas não puderam ser inseridos no formulário) e governo (ambos locais e centrais). Além disso, temos um grande histórico de obtenção de projetos de várias agências financiadoras no Brasil e outras citadas anteriormente (muitas das quais não puderam ser inseridas no formulário online do CNPq).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 27/11/2016-30/11/2022
Foto de perfil

Mauro Mitsuuchi Tashima

Engenharias

Engenharia Civil
  • avaliação da reatividade pozolânica de resíduos agroindustriais – uma alternativa para a sustentabilidade da construção civil
  • O presente projeto tem como objetivo estudar a possibilidade de utilização de “novos” materiais pozolânicos no âmbito da construção civil. Neste sentido, serão avaliadas a reatividade pozolânica de diferentes resíduos agroindustriais: cinza de palha de milho, cinza de sabugo de milho, cinza da casca da mandioca, cinza da casca de café, cinza de folha de bananeiras, cinza da casca da banana, cinza de casca de amendoim. Para avaliar a reatividade desses materiais, será utilizado a metodologia proposta por Tashima et al. que está baseada em medidas de pH e condutividade elétrica de suspensões saturadas de hidróxido de cálcio. Trata-se de um ensaio de fácil de execução e que pode ser utilizado para classificar os materiais quanto a sua reatividade. Espera-se que “novos” materiais pozolânicos possam ser utilizados contribuindo com a sustentabilidade da construção civil.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Mauro Nicola Póvoas

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • dicionário eletrônico da imprensa literária em língua portuguesa – século xix
  • O projeto de pesquisa “Dicionário eletrônico da imprensa literária em língua portuguesa – século XIX” tem como hipótese de trabalho o fato de que se compreenderá melhor a proliferação e consolidação da imprensa literária em ambas as margens do Atlântico a partir do levantamento de relações e contribuições pessoais de escritores e jornalistas de várias nacionalidades, em particular de língua portuguesa. O projeto articula-se no entrecruzamento interdisciplinar, envolvendo especialmente as áreas da Literatura, História e Comunicação. Baseado numa universidade pública e na comunidade científica das áreas envolvidas, ele terá momentos de debate alargado e direto com outros colegas, através da realização de um encontro científico internacional, da organização de um evento e com a confecção e divulgação eletrônica, em acesso aberto, de um dicionário, concebido em contínuo processo de construção, incluindo colegas de outras instituições e de outros países envolvidos nestes campos de pesquisa. O dicionário será composto por verbetes que se articularão em torno de títulos de jornais, revistas e almanaques do século XIX, além de discutir a relação de autores importantes dos países envolvidos com a imprensa, como, por exemplo, Machado de Assis, Olavo Bilac, Eça de Queirós, Cesário Verde e Maia Ferreira. Em um primeiro momento, o objetivo é abarcar três países de língua portuguesa, Brasil, Portugal e Angola, com a possibilidade de ampliação do tempo (séculos XX e XXI) e dos países (Moçambique, Cabo Verde etc.) em outros momentos do projeto.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Mauro Pedrine Santamaria

Ciências da Saúde

Odontologia
  • efeito de membranas de fibroína carregadas ou não com neurotensinas em feridas abertas em palato. estudo clínico randomizado
  • Existem diversos defeitos em tecido mole gengival e perimplantar que requerem tratamento e por isso procedimentos cirúrgicos para a reconstrução dos tecidos gengival e perimplantar com o objetivo de reestabelecer a função e estética do tecido mole é uma rotina na clínica odontológica. No entanto, nem sempre esses procedimentos têm resultados previsíveis e problemas com o reparo podem ocorrer, o que pode prejudicar o resultado final e gerar insatisfação profissional e do paciente. Para tentar contornar esse problema, novos materiais, drogas e dispositivos têm sido utilizados para melhorar os resultados das técnicas reconstrutivas. Recentemente, a fibroína de seda (SF) tem sido explorada como um novo modelo de scaffold para o crescimento celular e regeneração tecidual. Estudos recentes demonstraram que a utilização de SF com ou sem o carregamento de drogas (sistema de liberação de droga) promoveu a melhorar em diversos tipos de feridas como ferida em uretra e feridas de derme e epiderme. Dessa forma, o objetivo do presente estudo será avaliar de forma inédita e pioneira em Periodontia os efeitos clínicos e imunológicos de membranas de fibroína, carregadas ou não com neurotensina (como sistema de liberação de droga), na reparação de feridas abertas em palato. Para tal, será realizado um estudo clinico randomizado duplo cego de superioridade que seguirá todos os princípios de um estudo clínico randomizado e as diretrizes do CONSORT-STATAMENT. Parâmetros clínicos, centrados nos pacientes (PROMs) e marcadores imunológicos serão avaliados.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Mauro Pichorim

Ciências Biológicas

Ecologia
  • padrões de ocupação das aves endêmicas e ameaçadas do centro de endemismo pernambuco
  • A Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco é reconhecida como um componente biogeográfico denominado Centro de Endemismo Pernambuco. As florestas desta região abrigam mais de 40 táxons endêmicos de aves, muitos deles ameaçados. É fundamental identificar nesta região os padrões de distribuição das espécies, as áreas de concentração de endêmicas e ameaçadas e os fatores climáticos e ambientais que determinam a ocorrência delas. Ausências de detecção provocadas por erros do observador ou outras casualidades ambientais e temporais, ou mesmo devido a simples raridade da espécie, potencializam conclusões imprecisas sobre padrões de distribuição das espécies. A presente proposta objetiva modelar a distribuição das aves endêmicas e ameaçadas da Mata Atlântica ao norte do rio São Francisco, considerando a detecção imperfeita e fatores ambientais históricos de forma a gerar hipóteses biogeográficas de ocupação para as espécies foco. Esta região de estudo será subdividida em quadrantes, para cada serão gerados históricos de registro das espécies por ano, com base em dados secundários de ocorrência e observação em campo. Serão utilizados modelos de ocupação simples e modelos de ocupação no formato de desenho robusto para as estimativas dos parâmetros de ocupação, detecção e extinção local. Nestes modelos serão testadas as influências de covariáveis ambientais (e.g. clima, relevo, vegetação, etc) sobre os parâmetros de forma a se determinar quais são as mais importantes na distribuição das espécies. A partir dos resultados das modelagens serão gerados mapas de distribuição das espécies. A sobreposição dos mapas com imagens de remanescentes florestais e de unidades de conservação permitirá estimar áreas importantes para conservação, áreas com dados deficientes e prioritárias para investigações e lacunas de conhecimento. Todas as atividades serão desenvolvidas em conjunto com graduandos e pós-graduandos, o que garantirá capacitação de pessoal.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Mauro Vasconcelos Pacheco

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • pomar de sementes por mudas para conservação ex situ de duas espécies florestais da caatinga
  • A conservação ex situ de espécies florestais da Caatinga contribuem para pesquisas de melhoramento genético e desenvolvimento socioeconômico da região semiárida, fornecendo material de propagação de qualidade para diversas finalidades cientificas, ambientais e econômicas. Assim, o objetivo deste projeto é implantar um pomar de sementes por mudas com finalidade de restauração ambiental, de duas espécies florestais nativas do semiárido. Para isso, populações de Pityrocarpa moniliformis e Handroanthus impetiginosus serão amostradas por meio da coleta de sementes e material foliar. As sementes serão beneficiadas e submetidas à análises físicas, sanitárias e fisiológicas, e as amostras foliares serão utilizadas para extração do DNA, o qual será empregado para selecionar marcadores moleculares ISSR e quantificar a diversidade genética intra populacional. Os resultados de diversidade genética e qualidade de sementes serão a base para a seleção de indivíduos superiores, os quais fornecerão sementes para a criação do banco ativo de germoplasma para posterior avaliação das progênies. Desta forma, espera-se incentivar a conservação das espécies estudadas e contribuir para a manutenção do banco de germoplasma, subsidiando o desenvolvimento de pesquisas na área florestal e fomentar o intercâmbio de material provenientes do banco ativo de germoplasma para produtores rurais visando a recuperação de áreas degradadas, bem como o melhoramento genético das espécies por meio de avaliações de crescimento e produtividade e seleção dos caracteres superiores.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Mauro Vivaldini

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • gestão colaborativa – perspectivas e tendências para operações em redes
  • Dentre os modelos e conceitos de gestão trabalhados na literatura a respeito de cadeia de suprimentos (CS), a Gestão Colaborativa é discutida como um caminho para a racionalização de processos nas empresas, por incorporar a importância do relacionamento entre os agentes das organizações com a utilização da tecnologia, tornando-se um forte instrumento para tomada de decisões. Seus conceitos baseiam-se no fato de que as empresas precisam atuar na construção de relacionamentos de forma a fazer com que os agentes participantes de uma CS percebam ser parte integrante dela, entendendo seu papel na concepção, operacionalização e colocação de um produto no mercado. Por sua vez, o fortalecimento conceitual de que redes de negócios bem articuladas favorecem o sucesso das organizações participantes, evidencia uma lacuna, tanto para a literatura quanto para as organizações, quando tenta-se traçar um paralelo entre estes dois temas: A relação entre gestão colaborativa e operações em redes de negócios potencializa a obtenção de resultados favoráveis na cadeia de suprimentos? A literatura sobre gestão colaborativa tem avançado apresentando variadas pesquisas a respeito, porém, estudos que a correlaciona com a visão de operações em redes de negócios são poucos explorados, demonstrando ser um momento oportuno para desenvolver pesquisas a respeito. Considerando que esta combinação pode potencializar resultados, identificar elementos que permitam melhor entender essa relação na gestão das organizações, na intenção de abstrair conhecimento, ou mesmo propor ações e recomendações as organizações significará um importante passo para o entendimento do tema. Portanto, este projeto tem como objetivo, por meio de um estudo exploratório e qualitativo, baseando-se num estudo multi-casos em empresas do setor de food service no Estado de São Paulo, identificar as relações e operações existentes na CS que possam favorecer o entendimento desses temas, contribuindo com a literatura e com as organizações. O estudo multi-caso se justifica, nesta etapa, por serem temas que se relacionam com muitas variáveis, e a delimitação se faz necessária para fortalecer o entendimento, podendo, posteriormente haver estudos mais abertos. Este projeto possui a parceria de pesquisadores da Universidade Paulista – UNIP, e da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP.
  • Universidade Paulista - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Max Leandro Nobre Gonçalves

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • otimização contínua: algoritmos, teoria e implementações
  • Este projeto está associado com a elaboração, análise, e aperfeiçoamento de métodos e algoritmos em otimização contínua, tanto do ponto de vista teórico quanto computacional. Estes métodos são utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento a fim de obter soluções de específicos problemas matemáticos. Nosso trabalho centra-se principalmente nos seguintes temas: Métodos de Newton; método de Gauss-Newton; método de Levenberg-Marquadt; método híbrido extragradiente proximal (HPE); alternating direction method of multipliers (ADMM); método modified forward-backward splitting de Tseng; método do gradiente conjugado.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Maximiliano da Silva Sangoi

Ciências da Saúde

Farmácia
  • avaliação da estabilidade e análise biofarmacêutica de insumos e produtos farmacêuticos de dropropizina.
  • Os avanços tecnológicos na área farmacêutica viabilizam o desenvolvimento e produção de novos fármacos e formulações de interesse terapêutico, os quais necessitam cumprir diretrizes regulamentadas para evitar e prevenir os riscos na qualidade e segurança. A garantia da qualidade é um importante aspecto a ser considerado desde o projeto até a liberação do produto ao consumidor. De acordo com a legislação vigente, os medicamentos comercializados devem cumprir com especificações que garantam segurança ao consumidor. Estas normas são dinâmicas e devem ser atualizadas para acompanhar a evolução tecnológica dos processos, novos equipamentos e gerenciamento da qualidade. A dropropizina (DROPRO) é um fármaco antitussígeno de ação periférica, quimicamente denominado de 3-(4-fenil-1-piperazinil) 1,2-propanodiol. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição do reflexo da tosse não produtiva, ou seja, a tosse seca, irritativa e sem catarro, que pode ser decorrente de várias doenças do aparelho respiratório. O fármaco apresenta-se como pó branco ou quase branco, sendo solúvel em diferentes solventes. Além disso, o fármaco possui peso molecular de 236 g/mol e ponto de fusão entre 102-107°C, apresentando dois distintos valores de constantes de dissociação ácida, pKa1 = 7,12 e pKa2 = 10,58. Atualmente a DROPRO é comercializada em vários países, inclusive no Brasil, onde é disponibilizado apenas nas formas farmacêuticas líquidas xarope e solução de oral em diferentes concentrações. Internacionalmente a DROPRO é comercializada na forma de comprimidos na concentração de 60 mg, tornando fundamental o desenvolvimento e disponibilização nacionalmente de apresentações sólidas e todas as vantagens que estas formulações possuem. Destaca-se, ainda, que não há métodos oficiais para análise da DROPRO na Farmacopeia Brasileira, além de serem poucos os registros disponíveis na literatura científica internacional para avaliações qualitativas e quantitativas em produto acabado e em matérias-primas. Com base no exposto, a utilização de métodos analíticos para a determinação de teor, pureza e estabilidade da DROPRO em matéria-prima e formulações farmacêuticas, bem como a caracterização das propriedades de estado sólido dos insumos, o desenvolvimento de comprimidos de liberação imediata e o estudo da liberação dos mesmos através de um método de dissolução inovadores justificam a realização deste trabalho. Uma vez que não há um método único e inquestionável para todos os casos, a análise em conjunto dos resultados obtidos por diferentes metodologias é preconizada, permitindo, assim, uma compreensão mais completa das propriedades dos fármacos. Nesse sentido, diversas são as técnicas analíticas a serem utilizadas na caracterização dos sólidos farmacêuticos, incluindo-se as análises térmicas por termogravimetria (TG) e calorimetria diferencial exploratória (DSC), difração de raios X (DRXP), espectroscopia no infravermelho (IV) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Para avaliação quantitativa da DROPRO, serão utilizadas técnicas cromatográficas, eletroforéticas e espectrais. Destaque especial a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e a eletroforese capilar (EC), pois são metodologias usualmente utilizadas no monitoramento da estabilidade e pureza, assim como na avaliação enantiosseletiva de fármacos. O desenvolvimento de métodos indicativos de estabilidade será de fundamental importância para avaliação da presença de impurezas orgânicas, como produtos de degradação e impurezas de síntese. O produto de degradação majoritário será isolado utilizando CLAE semipreparativa e cromatografia contra corrente e identificado por técnicas espectroscópicas. Depois de identificado, o principal produto de degradação formado será qualificado, avaliando a toxicidade in vitro e in silico, assim como das impurezas orgânicas conhecidas e disponíveis para comercialização. Ensaios em cultura de células e técnicas de modelagem molecular serão utilizados para estes fins, respectivamente. O método de cromatografia gasosa será empregado para avaliação de impurezas orgânicas voláteis em diferentes matérias-primas. Para avaliação dos comprimidos de DROPRO desenvolvidos, a avaliação da qualidade é imprescindível, sendo que a análise de dissolução tem papel de destaque. O perfil de dissolução é fundamental para assegurar a qualidade das formulações, bem como para permitir a otimização no processo de desenvolvimento dos produtos. Os comprimidos desenvolvidos serão avaliados pelo teste de equivalência farmacêutica frente aos comprimidos comercialmente disponíveis no exterior. Objetivamos também realizar atividades extensionistas junto à comunidade, mais especificamente ações envolvendo o armazenamento inadequado de medicamentos e sua influência na estabilidade e qualidade dos produtos farmacêuticos. Por essas razões, entende-se que este projeto contribuirá para o domínio tecnológico e científico, aprimorando a área de pesquisa e desenvolvimento farmacêutico, garantindo a segurança e eficácia dos medicamentos disponibilizados para a população, assim como, a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, desse processo dialético de teoria/prática das ações educativas do processo de extensão. Além disso, este projeto contribui de forma fundamental para o desenvolvimento do Laboratório de Análises Farmacêuticas do Curso de Farmácia da UFRJ-Campus Macaé, e a colaboração com outras instituições e programas de pós-graduações. Também permitirá o desenvolvimento de recursos humanos através das atividades extensionistas, laboratoriais, pesquisa e análise crítica de artigos, resoluções, compêndios e guias internacionais, participação em seminários e eventos científicos, bem como elaboração de relatórios e artigos para publicação, sendo parte indissociável na formação do aluno.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Maxwell Gomes Miranda

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • variação e mudança nas línguas faladas pelos povos timbira (família jê): contribuições da linguística e da antropologia.
  • O presente projeto investigará a variação sincrônica relativa a aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos dentro do grupo linguístico timbira (família Jê), o qual é constituído pelas línguas: apaniekrá, akrãtikatêjê, kyikatêjê, krahô, krĩkati, krẽjê (extinta), parkatêjê (gavião do Pará), pykobjê (Gavião do Maranhão), e ramkôkamekrá. Apesar de compartilharem algumas semelhanças lexicais e gramaticais entre si, essas línguas diferem quanto ao uso de estratégias morfossintáticas para codificar determinadas categorias gramaticais, como resultado de processos graduais de mudança linguística que teriam provavelmente ocorrido em consequência da dispersão geográfica e das múltiplas cisões pelas quais os povos timbira passaram ao longo de sua história. Desse modo, é fundamental identificar, descrever e analisar a variação sincrônica entre essas línguas, sobretudo aquelas menos conhecidas, como parte de mudanças diacrônicas mais amplas, para uma compreensão mais precisa sobre a organização gramatical e o funcionamento atual delas, contribuindo, na mesma medida, para conscientização de seus falantes quanto à valorização e manutenção dessas línguas dentro e fora de suas respectivas comunidades.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022