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Talita Vidal Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação escolar sem compromisso com a accountability ou com fundamentos a priori
Resumo:
Esse projeto dá segmento a um projeto anterior que tinha como objetivo investigar se, e como, as propostas curriculares dos cursos de Licenciatura têm incorporado o desafio de formar docentes capazes de refletir sobre a avaliação a partir de uma lógica menos comprometida com a accountability. Aquele projeto teve como motivação a percepção de que existe pouca compreensão, por parte das licenciandas, da função da avaliação no desenvolvimento do trabalho docente. O estudo ainda em andamento, tem evidenciado que, de fato, as ementas dos cursos que foram selecionadas para análise refletem o pouco avanço teórico das reflexões sobre avaliação, para além daquelas que proliferação no campo educacional no final do século XX. Nessa perspectiva, essa proposta se volta para os professores em atuação nas escolas para investigar sentidos de avaliação escolar articulados nos discursos de professores e professoras em atuação nos anos iniciais de escolaridade. Trata-se de analisar como e se a formação inicial contribuí para que esses profissionais possam enfrentar o desafio de produzir processos de avaliação mais justos, como proposto por Domingos Fernandes. Ou uma avaliação mais responsável, entendendo essa responsabilidade a partir de Jacques Derrida. Para além da ideia de accoutability que vem sendo associada às políticas de avaliação em larga escala que têm intensificado as dimensões de controle sobre o trabalho docente e favorecido a proliferação de sentidos de avaliação como classificação e exclusão nas escolas. Mantendo a opção teórica pelos aportes pós-estruturalistas e afirmando que a reflexão sobre avaliação implica um posicionamento sobre conhecimento e currículo, no estudo, as noções derridianas de reponsabilidade e tradução ganham centralidade na análise dos discursos de professores e professoras. Em síntese o estudo se justifica pela necessidade de buscar reativar sentidos de avaliação operando na lógica da desconstrução, o que implica fazer emergir os antagonismos, conforme pensado por Laclau, que têm contribuído para a intensificação de práticas avaliativas identificadas com a lógica do controle, da padronização e nesse movimento favorecendo o bloqueio das diferenças culturais na escola. No estudo as contribuições de Ernesto Laclau para pensar discursos e práticas como ações que conferem significados aos significativas e é dessa perspectiva que as entrevistas narrativas são assumidas e ressignificadas a partir de uma abordagem discursiva.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Tallita Cruz Lopes Tavares
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o impacto de mudanças no uso da terra sobre a comunidade microbiana de solo de manguezal
Resumo:
Introdução. Os manguezais são ecossistemas muito importantes mundialmente devido a sua biodiversidade única e vários serviços ecossistêmicos prestados, como berçário, filtro ambiental, exportação de matéria orgânica para regiões costeiras e sumidouros de carbono. Muitas dessas funções são mediadas pela microbiota associada ao solo, responsável por processos importantes na ciclagem de nutrientes, na aquisição de nutrientes e proteção da vegetação, na regulação da dinâmica da matéria orgânica do solo, no armazenamento de carbono e potencial emissão de gases do efeito estufa. Muitos avanços já ocorreram no conhecimento dos componentes microbianos, porém ainda há muito para se descobrir. Começamos a conhecer a estrutura dessas comunidades, mas desconhecemos os processos que governam a dinâmica dessas comunidades dentro de uma matriz ambiental tão complexa como o solo de manguezal. Os estudos sobre a ecologia de manguezais brasileiros estão principalmente relacionados à diversidade microbiana encontrada em ambientes contaminados com petróleo ou após processos de remediação. Pouco se conhece sobre a diversidade microbiana associada aos conspícuos manguezais da região Norte e Nordeste do Brasil. Nosso grupo de pesquisa vem se dedicando ao estudo desses manguezais, tendo realizado o primeiro inventário de bactérias e arquéias do Ceará (Nordeste, Brasil), cobrindo 537 km de manguezais afetados por diferentes distúrbios. Estendemos o estudo a manguezais do Norte e Sul do Brasil com o objetivo de observar padrões na distribuição das comunidades microbianas associadas à rizosfera de Rhizophora mangle. Quando consideramos o cenário atual onde uma miríade de atividades antrópicas é realizada dentro dos manguezais ou têm efeitos indiretos sobre eles, entender os padrões de distribuição da microbiota associada ao solo de manguezal se torna uma tarefa muito complexa. As atividades antrópicas foram responsáveis por muitas modificações nos manguezais, como conversão de áreas de mangue para extração de sal marinho, construção de assentamentos humanos, fazendas de aquicultura e agricultura. Tais modificações são capazes de alterar serviços ecossistêmicos importantes do manguezal, processos ligados direta ou indiretamente à microbiota. Objetivo. O projeto tem por objetivo analisar como modificações no tipo de uso da terra em manguezais afetam a composição taxonômica e funcional de comunidades microbianas associadas ao solo. Para tanto se utilizará uma cronossequência de 60 anos em que ocorreram cinco tipos de modificações: conversão de manguezal em área de produção de sal marinho (salina); conversão de manguezal em área de carcinicultura, abandono de salinas e carcinicultura, recuperação de manguezais em antigas áreas de salina e carcinicultura, resultando em novas áreas de manguezal. Esse estudo buscará responder às seguintes perguntas-chave: (1) Como a composição taxonômica e funcional das comunidades microbianas de solo de manguezal são alteradas em resposta a diferentes tipos de uso da terra? (2) Como ocorre a sucessão das comunidades microbianas ao longo de mudanças na cobertura de manguezal relacionadas à conversão de uso (conversão para agricultura e carcinicultura e o eventual abandono destas atividades e recolonização por manguezais)? (3) É possível identificar indicadores microbianos taxonômicos e funcionais relacionados a mudanças climáticas e regime de uso da terra passíveis de serem utilizados em processos de regeneração ou biorremediação? Metodologia. Serão utilizados métodos independentes de cultivo, como sequenciamento de amplicons baseado no 16S e 18S rRNA. Os dados serão correlacionados com diferentes parâmetros ambientais para analisar que variáveis são responsáveis pelas diferenças observadas nas comunidades microbianas utilizando ferramentas de bioinformática e estatística multivariada. Seis áreas de estudo em diferentes estágios sucessionais originados de mudanças no uso dos manguezais (cronossequência) serão utilizadas. . Uma cronossequência constitui uma substituição de tempo por espaço, com o intuito de observar variações em um ecossistema introduzidas ao longo do tempo e, portanto, um conjunto de áreas que se encontram em diferentes estágios sucessionais. Resultados esperados. Os resultados deste projeto trarão contribuições valiosas considerando o papel essencial da microbiota associada ao solo no funcionamento do ecossistema de manguezal e a rapidez com que essas áreas são modificadas para múltiplos usos. Isso poderá subsidiar ações futuras visando a conservação, uso sustentável e manejo, assim como para propor estratégias de mitigação de impactos e recuperação de manguezais. Além disso, a implementação desta proposta será de extrema relevância para o fortalecimento desta linha de pesquisa no Estado do Ceará. As metas deste projeto são (1) dar continuidade a uma série de seis anos de estudos em um manguezal semiárido tropical; (2) sequenciar um total de 60 amostras contendo pools de DNA metagenômico das seis áreas de estudos coletadas em duas coletas (estação chuvosa e seca) no ano de 2019; (3) caracterizar as condições físicas e químicas do solo das áreas de estudo e avaliar se sua variabilidade está relacionada à composição das comunidades microbianas estudadas; (4) a partir da análise da composição taxonômica e funcional, indicar grupos taxonômicos ou vias metabólicas relacionadas a determinados tipos de uso do solo; (5) publicar quatro artigos científicos em revistas internacionais indexadas; (6) contribuir para o treinamento e formação de recursos humanos, no nível de graduação (Graduação em Oceanografia e Ciências Biológicas) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Tamaris Gimenez Pinheiro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
malacofauna de corpos d´água do território vale do guaribas, piauí: aspectos ecológicos e parasitológicos
Resumo:
Os moluscos constituem um grande e diversificado grupo de animais de enorme importância ecológica pois estão presentes em diferentes níveis das teias alimentares tanto em ecossistemas marinhos, de água doce e terrestres, além de possuírem importância médico-veterinária, pois algumas espécies são hospedeiros intermediários da esquistossomose e diversas outras helmintoses. Muitas destas doenças estão intimamente relacionadas a ambientes aquáticos que, devido aos seus múltiplos usos pelas populações humanas, podem se tornar pontos de transmissão dessas doenças. A esquistossomose, por exemplo, é muito difundida pelo mundo e no Brasil é considerada um grave problema de saúde pública pois têm afetado milhares de pessoas. No estado do Piauí, a notificação de casos de esquistossomose vem diminuindo a cada ano, mas em Picos, principal cidade do Território Vale do Guaribas, a doença ainda é considerada endêmica, tendo como principal hospedeiro intermediário caramujos da espécie Biomphalaria straminea, diferente de outras regiões do Brasil em que B. glabrata e B. tenagophila são mais importantes. Características locais como a escassez hídrica, a diversidade cultural, os baixos índices de saneamento básico, de escolaridade e de desenvolvimento humano são características que marcam o Território, e tornam ainda mais desafiadoras as ações de educação em saúde, bem como pesquisa e controle de casos da doença na região. Em ambientes particulares como o semiárido, o monitoramento da malacofauna a longo prazo contitui uma ferramenta robusta para o etendimento da dinâmica dos hospedeiros e parasitas e predição de eventos de infecção e/ou reinfecção, subsidiando quando for o caso, as ações de controle com o provimento de informações confiáveis a respeito da condição dos ambientes, variações nas comunidades de moluscos e aspectos populacionais do hospedeiro. Além disso, estas informações podem subsidiar a compreensão da complexa relação hospedeiro-parasita neste ambiente repleto de particularidades. Assim, esta proposta objetiva dar continuidade ao trabalho em andamento que consiste em realizar o monitoramento da malacofauna de corpos dágua do Território Vale do Guaribas, Piauí, Brasil, a fim de conhecer a diversidade de moluscos da região e investigar a presença de moluscos hospedeiros intermediários de esquistossomose mansônica e outras helmintoses, fazendo a relação ecológica dos animais desse grupo com ambiente pesquisado. Para isso amostragens mensais serão realizadas em corpos dágua lóticos e lênticos considerados importantes para os municípios de Picos, Itainópolis e São Julião, estado do Piauí. Durante as mesmas serão realizadas também as coletas dos dados ambientais como temperatura da água, pH e profundidade da margem e feita a Avaliação Rápida do Corpo DÁgua para caracterização das condições ambientais dos pontos de amostragem. Nos rios serão estabelecidas cinco estações de amostragens e no caso dos açudes serão estabelecidos três pontos ao longo dos mesmos. Os moluscos serão coletados com auxílio de peneiras, armazenados em recipientes de plástico com o substrato e água do próprio ambiente e transportados para o Laboratório de Estudos em Ecologia, Parasitologia e Doenças Negligenciadas (LAPEDONE), do Instituto Federal do Piauí, campus de Picos. No laboratório será feita a triagem do material com a separação dos animais vivos e mortos e classificação das espécies. Todos os moluscos vivos serão mantidos em condições laboratoriais dentro de potes de plástico, com água livre de cloro acrescida de uma mistura de areia e calcário em pó e alimentados. Os animais serão submetidos à eventos de foto-exposições, por quatro horas cada, a fim de estimular a liberação de cercárias. Os dados obtidos serão analisados utilizando o programa SISTAT® 12 para verificar a existência de diferenças nas médias de abundâncias das espécies de moluscos entre os meses e pontos de amostragens bem como a existência de correlações entre os aspectos populacionais dos organismos, variáveis ambientais e parasitismo dos mesmos. O monitoramento sistematizado dos moluscos e de seus parasitos permitirá inferências acerca das relações ecológicas existentes entre eles e o ambiente em que são encontrados, bem como será de extrema importância para a tomada de decisões efetivas em casos de contaminação e/ou recontaminação, principalmente pelo trematódeo responsável pela doença. As ações de vigilância, nestes casos, subsidiarão ações de combate e controle do vetor, bem como ações educativas à população que vive nas áreas de entorno dos corpos d´água afetados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Tamy Colonetti
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
terapias nutricionais indicadas para crianças com lesões cerebrais: revisão sistemática e meta-análise
Resumo:
A Lesão Cerebral é uma disfunção que pode ser caracterizada por provocar um déficit cognitivo, alterações emocionais e comportamentais, há a possibilidade de acarretar também em deficiências físicas como perda do controle motor, trazendo inúmeras consequências dependente de fatores como o momento, local e extensão do agravo cerebral. No mundo, a incidência da paralisia cerebral é de aproximadamente 2 por 1.000 nascidos vivos. As crianças com paralisia cerebral possuem um grande risco de apresentarem um déficit nutricional e haver uma falha no seu crescimento, tendo o peso e a estatura menor do que o considerado saudável para a idade, podendo ser causado por um consumo inadequado de alimentos, sendo relacionado com a dificuldade em se alimentarem por conta de uma disfunção oromotora e/ou de uma reduzida ingestão de proteínas, vitaminas e minerais na alimentação. Uma revisão sistemática será realizada a fim de identificar as principais terapias nutricionais recomendadas para crianças com lesões cerebrais. Será desenvolvida uma estratégia de busca, utilizando os termos: Brain Injuries, Nutrition e Child. Esta estratégia, será pesquisada nas principais bases de dados, como MEDLINE, EMBASE, Scopus, CENTRAL, LILACS e também na literatura cinza (Google Escolar e British Library). A medida de associação que é esperada para realização da meta-análise será o Risco Relativo (RR) e intervalo de confiança de 95% (IC 95%), o cálculo será feito por meio da diferença de médias coletadas nos estudos que serão incluídos.
Instituição/UF/País:
Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
Vigência:
17/02/2020-28/02/2022
Tania Cristina França da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o uso da rede social como ferramenta de monitoramento e avaliação das ações de educação na saúde
Resumo:
A questão central do estudo é explorar o uso das redes sociais como ferramenta para o monitoramento e avaliação das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) no Brasil. Os desafios e dificuldades que permeiam os processos de implantação, monitoramento e avaliação da EPS, são muitos e merecem estudos mais aprofundados. Além disso, a EPS como uma proposta educativa produtora de sentidos e práticas a partir do que os trabalhadores de saúde fazem em seu cotidiano de trabalho, tem buscado a produção de evidências sobre práticas educativas inovadoras em saúde para subsidiar o avanço das políticas de gestão do trabalho e educação na saúde. A justificativa deste estudo apoia-se em três argumentos: (1)nas Diretrizes de Política para a Aprendizagem móvel, divulgada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2014, que incentiva o uso das tecnologias móveis isoladamente ou em combinação com outras tecnologias de informação e comunicação, afim de permitir a aprendizagem em qualquer hora e em qualquer lugar. Visando auxiliar os gestores de políticas públicas a entender melhor o que é aprendizagem e tecnologia móvel, seus benefícios para fazer avançar em direção à Educação para Todos; (2) a importância das tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora relacionada a transformação que o mundo digital tem trazido para a educação. A maior parte das instituições educacionais está preocupada em fazer mudanças para sair dos modelos conteudistas e incorporar as tecnologias digitais que trazem uma educação mais flexível, híbrida, digital, ativa e diversificada. A aprendizagem ativa ajuda os alunos a desenvolverem competências cognitivas e socioemocionais por meio de estratégias de ensino individuais e compartilhadas em grupo; (3) o desenvolvimento de recursos humanos qualificados para atender às necessidades de saúde da população. Nesse sentido, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) OPAS defendem a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para apoiar a aprendizagem on-line por meios virtuais como maneira de promover o desenvolvimento de competências técnicas, programáticas, gerenciais e administrativas. Objetivo central: Analisar o uso das redes sociais como ferramenta de monitoramento e avaliação das ações de educação permanente em saúde nas Regiões do Brasil. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quali-quantitativa, com a proposta de triangulação de métodos apoiados na Etnografia Virtual. Os participantes da pesquisa são gestores das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) e dos órgãos das instâncias gestoras (municipal, estadual ou federal) responsáveis pela EPS nas cinco Regiões do Brasil. O caminho trilhado para compreensão do objeto de estudo será executado em quatro fases: (1) levantamento bibliográfico e revisão de literatura relacionada ao tema da pesquisa; (2) questionário on-line nas ETS e órgãos das instâncias gestoras com o objetivo de coletar informações para um diagnóstico situacional; (3) observação participante dos grupos de discussão on-line mediados pelo aplicativo WhatsApp Mensenger®, em ETSUS e instâncias gestoras, selecionando uma por Região do Brasil. (4) A análise e interpretação de dados será por Análise de Conteúdo realizada por meio de software para análise de dados qualitativos em ambientes digitais. Resultados Esperados: pretende-se contribuir no sentido de explorar as possibilidades das tecnologias digitais colaborando para o desenvolvimento das ações de EPS, com ênfase no monitoramento e avaliação, com estratégias criativas e inovadoras. Do ponto de vista técnico-científico pretende-se publicar os resultados em forma de artigos submetidos a periódicos científicos e ainda divulgá-los no website da Estação de Trabalho da Rede de Observatório de Recursos Humanos do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de janeiro (ObservaRH/IMS/UERJ).Do ponto de vista tecnológico e inovação propor-se-á o desenvolvimento de um aplicativo para uso em dispositivos móveis (celulares e tablets) para o monitoramento e avaliação das ações de EPS. A proposta inovadora é de disseminar informações de forma sistemática e contínua para o monitoramento e avaliação das ações de EPS desenvolvidas pelas escolas técnicas do SUS, e pelos órgãos administrativos responsáveis pela EPS, vinculados as Secretarias Estaduais de Saúde no SUS.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Tania Goldbach
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biologia Geral
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
clube de ciências: projeto irradiador de múltiplas atividades em escolas públicas (foco na temática meio ambiente/sustentabilidade com base na filosofia da agenda 2030 -onu)
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
12/08/2019-28/02/2022
Tânia Guimarães Ribeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
território, participação e conservação ambiental
Resumo:
O projeto de pesquisa tem como principal objetivo Analisar as dinâmicas sociais decorrentes dos processos de gestão dos territórios definidos como unidades de conservação, enfatiza-se o processo de participação social em duas reservas extrativistas uma delas marinha no Estado do Pará, Amazônia Brasileira. A análise do processo de distribuição das políticas públicas considerando seus reflexos na mobilização social dos atores chaves as populações tradicionais e o seu potencial para a superação de entraves socioeconômicos e de questões socioambientais será central na pesquisa. Esta proposta estrutura-se a partir dos seguintes questões: como se constroem os acordos, as alianças, os processos comunicativos e de deliberação relativos à apropriação e aos usos e dos principais recursos naturais na Resex nos espaços dos CDs? Quais os impactos da implementação dos acordos de uso pelo ICMBio nas comunidades da RESEX, considerando-se a especificidade das atividades econômicas no território e que podem afetar as regras locais já definidas? Como se dá o funcionamento da participação (modos, regras, acordos) entre os representantes das comunidades e elas mesmas, considerando-se a formas de associação e a produção do associativismo? Quais os impactos das políticas públicas na diminuição da pobreza, na perspectiva dos usuários e moradores dessas unidades de conservação? De que forma os empreendimentos solidários como as cooperativas locais podem atuar para estimular a participação criativa e fomentar a sustentabilidade socioeconômica e ambiental? Foram escolhidos como focos privilegiados da pesquisa de campo:as reuniões do Conselho Deliberativo e as Associações-Mães da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu, em Bragança e da Reserva Extrativista de São João da Ponta, em São João da Ponta, ambas localizadas no nordeste do Pará, na Amazônia Brasileira; as sedes dos governos locais; comunidades extrativistas das RESEX; as instituições guardiãs e elaboradoras de documentação sobre as políticas de Desenvolvimento e Reservas Extrativistas, na cidade de Belém. As associações cooperativas nos municípios de Bragança e São João da Ponta. As atividades da pesquisa foram previstas para serem desenvolvidas ao longo de 30 meses. A metodologia adotada será predominantemente qualitativa, adotando-se as entrevistas semi-estruturadas que permitem aos pesquisados que descubram a possibilidade de atribuir causas sociais às situações que vivenciam (BOURDIEU, 2003), conhecendo suas origens, a partir das perspectivas sobre o papel que vêm desempenhando nas tomadas de decisão de problemas coletivos da Unidade de Conservação. No entanto, está prevista a aplicação, segundo disponibilidade dos recursos financeiros, de um levantamento quantitativo survey - nas duas resex, buscando caracterizar o potencial de superação de entraves socioeconômicos e ambientais em decorrência da distribuição dos direitos sociais oriundos das políticas públicas. À priori, foram delimitadas duas comunidades-pólos, um em cada Reserva, o Pólo Cidade, na Resex Caeté-Taperaçu e o Pólo Cidade na Resex de São João da Ponta. Nas duas experiências selecionadas, estão em pauta questões caras à Amazônia, que ganham novos contornos, tais como: o acesso à terra, a apropriação dos recursos naturais, o desenvolvimento endógeno e sustentável, a inclusão dos diferenciados interesses das populações locais marginalizadas como as populações tradicionais -, a presença do Estado na região, a cidadania, a participação em suas diferentes acepções, conforme vê-se em diversos estudos (MANESCHY, RIBEIRO ET AL, 2017; AQUINO, 2003; CASTRO e PINTON, 1997; BECKER, 2007; CASTRO, HURTIENNE, SIMONIAN, 2007). Portanto, nos dois casos privilegiados deverá se considerar as construções sociais específicas que influenciam sobre a participação, tanto nas redes de relações que se erigem no interior da Resex, quanto àquelas que se constroem com o território do qual fazem parte. Portanto, vai se destacar aqui a atuação das populações tradicionais na construção e manutenção de seus direitos dentro do modelo de gestão participativa pela institucionalização das Reservas em tela. Cabe notar que o olhar sociológico sobre as políticas públicas produz contribuição relevante para esse campo interdisciplinar de conhecimento. Em ampla produção ao longo dos anos, e sobre diferentes contextos sociais, a literatura sociológica tem nos revelado a importância dos diferentes grupos sociais na construção das políticas públicas, notadamente na relação sociedade civil e Estado. Esse conhecimento tem influenciado tanto a construção e formulação de políticas (políticas de cotas; reconhecimento de territórios), como na análise de seus impactos na sociedade (CORTES &LIMA, 2012). Nessa direção, essa perspectiva analítica também se mostra fundamental para discutirmos a pertinência da desigualdade social na realidade brasileira, em particular na região norte, e entre as populações rurais, como as extrativistas. Pois, a essas populações se voltam novos modelos de desenvolvimento (sustentáveis) e de políticas públicas e sociais que visam à distribuição mais equitativa de renda, dos bens e recursos sociais, que podem ampliar as oportunidades para um maior número de indivíduos (SCALON, 2011, p. 64).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Tania Margarida Lima Costa
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inteligência artificial presente no seu dia a dia, na semana nacional de ciência e tecnologia (snct) 2020
Resumo:
O Projeto Inteligência artificial presente no seu dia a dia, evento vinculado à SNCT 2020, proposto pelo Museu Itinerante Ponto UFMG à nível estadual, Linha A Eventos de Abrangência Estadual ou Distrital, poderá ser realizado de duas maneiras dependendo da situação da Pandemia, virtualmente e/ou presencialmente. Pretendemos fazer desta experiência, ao realizar um evento cientifico, provavelmente com ênfase no modelo virtual, uma oportunidade para refletir sobre como a virtualização de atividades e ações antes propostas para serem presenciais, contribuíram para a comunicação e a divulgação cientifica da temática para o público da Educação Básica. O distanciamento social,provocou uma nova realidade temporária (devido ao COVID-19), os alunos da educação básica estão separados de suas comunidades escolares. Entendemos, que em momentos como esse, precisamos conectar as pessoas principalmente os alunos da educação básica, promovendo situações de aprendizagem que possa ser realizada em outros ambientes além do escolar. Ao propormos a criação de situações virtuais, pretendemos contribuir com a continuidade de aprendizagem e a continuidade de ações para estimular a curiosidade científica, o raciocínio científico e a inovação. Atualmente, dispomos de tecnologia que enriquece os ambientes virtuais e facilita a contextualização dos conceitos e a comunicação amplamente interativa. Neste contexto, a virtualização de algumas atividades museais do Museu Ponto e a criação de outras possibilidades, de interação e contato com o conhecimento científico, estão sendo concebidas para que mesmo sem a interação presencial do público com o museu este continue a ser um espaço de comunicação, de negociação, de sentido e de aprendizagem lúdica, para o público escolar. As atividades a serem realizadas no projeto englobam: realização de exposição presencial do Museu Ponto (a realização desta atividade está condicionada a possibilidade de flexibilização do isolamento social, caso esta aconteça serão tomadas de proteção sanitária para todos os envolvidos); realização de exposição virtual/ passeio científico virtual no Museu Itinerante Ponto UFMG; realização de um Café Científico Virtual e uma live sobre a temática da SNCT (atividade feita por meio de plataforma que permitam a transmissão da palestra e a interação com o público por meio de perguntas que serão respondidas pelos participantes); Realização de atividade lúdicas que promovam a interação dos participantes com a temática da semana por meio da realização de enquetes via redes sociais, envio de vídeos produzidos pelos estudantes; realização de jogos de perguntas e respostas; produção de vídeos pelos alunos da Educação Básica e disponibilização nas redes sociais durante a semana com o titulo: Onde você vê a presença da Inteligência Artificial no seu dia a dia?
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
22/10/2020-30/04/2021
Tania Mari Bellé Bresolin
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudos de pré-formulação de fármacos sintéticos, desenvolvimento de micro e nanossistemas de liberação e biomonitoramento
Resumo:
Os candidatos a fármacos necessitam de estudos de pré-formulação de forma a se conhecer suas características físico-químicas bem como os dados relacionados à sua estabilidade, como a(s) via(s) de degradação e qual(is) fator(es) externo(s) provoca(m) a sua degradação, visando simular as situações de estresse ao qual serão submetidos durante o processo produtivo, estocagem, bem como no meio fisiológico. Para que a qualidade dos medicamentos desenvolvidos seja garantida, torna-se necessário o estabelecimento de tecnologias e metodologias analíticas apropriadas. Visando à confiabilidade dos resultados gerados, de acordo com normas oficiais, o método deve ser validado por meio de estudos experimentais quanto aos parâmetros de seletividade/especificidade, linearidade, intervalo, precisão, sensibilidade, limite de quantificação, exatidão e robustez. Neste sentido o presente projeto propõe a realização de estudos de pré-formulação de moléculas de origem sintética, inspiradas em produtos naturais, sintetizadas em nosso grupo de pesquisa, com potencial emprego terapêutico e perfil de segurança adequados. Este projeto é uma proposta interdisciplinar, em colaboração com o grupo de Química Farmacêutica, Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Univali, visando o estabelecimento de novos medicamentos. A proposta conta com parceria internacional (Università degli Studi di Perugia-Itália) no desenvolvimento de sistemas de liberação modificada de tais substâncias. Serão desenvolvidas e validadas metodologias analíticas, indicativas de estabilidade dos analitos, bem como serão conduzidos estudos de pré-formulação e de degradação forçada, incluindo caraterização química, física e físico-química dos candidatos a fármaco, com foco em sua estabilidade. A performance de liberação dos fármacos, a partir dos sistemas de liberação desenvolvidos será analisada por meio de metodologias analíticas validadas, as quais serão também aplicadas em estudos de estabilidade, como parte da cadeia de desenvolvimento farmacêutico. Os sistemas serão biomonitorados em modelos in vitro e in vivo, a fim de avaliar a sua segurança e eficácia frente às provas de conceito às quais serão submetidos, visando ao desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de osteoporose e edema de medula óssea pela via oral e intra-tecal (candidato a fármaco 4-MC) e para o tratamento da dor neuropática, pela via oral (candidato a fármaco glitazona E1), doenças de impacto na saúde pública e para as quais não há opções terapêuticas seguras e eficazes.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Tânia Maria de Araújo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vigilância e monitoramento de doenças infecciosas entre trabalhadores e trabalhadoras do setor saúde
Resumo:
Este estudo encontra-se estruturado em quatro subprojetos que destinam-se, em conjunto, a: (a) estimar a ocorrência de três grupos de doenças infecciosas (hepatites virais, HIV e Sífilis) entre trabalhadores da saúde no Brasil e na Bahia, utilizando dados do SINAN; (b) conduzir estudo epidemiológico para avaliação dessas doenças infecciosas entre trabalhadores da atenção básica e de média complexidade em dois municípios da Bahia, analisando os fatores associados à sua ocorrência, com destaque para as exposições ocupacionais, uma vez que a contaminação de dois dos agravos estudados é determinada ou facilitada pelas características e condições do ambiente de trabalho; (c) avaliar as medidas profiláticas existentes, nível de utilização dessas medidas, bem como conhecer as barreiras de acesso ou outros aspectos que impedem ou favorecem a adoção dessas medidas; (d) propor um sistema de monitoramento e acompanhamento dos trabalhadores da saúde com a finalidade de intensificar as medidas para combate das doenças infecciosas no trabalho em saúde, na rede de atenção à saúde. Este projeto será desenvolvido com a participação de três universidades públicas (UEFS, UFRB e UFBA) e os serviços de saúde dos municípios envolvidos (Atenção Básica, CEREST e CTA). Para cada um desses subprojetos desenhou-se procedimentos metodológicos específicos. O subprojeto 1 utilizará dados de um sistema de informação, o SINAN. No segundo subprojeto será conduzido inquérito para avaliação da situação de saúde dos trabalhadores para as doenças infecciosas de interesse neste estudo (HIV, hepatites virais e sífilis), bem como das características e condições de trabalho. Será utilizado questionário com informações sociodemográficas e ocupacionais e realizados testes rápidos para detecção/triagem das doenças de interesse. No terceiro subprojeto será realizado estudo qualitativo para análise do conhecimento dos trabalhadores sobre as medidas profiláticas existentes para proteção contra as doenças infecciosas e os fatores que determinam, dificultando ou estimulando, o uso dessas medidas. A análise dos aspectos subjetivos será privilegiada neste estudo. O subprojeto quatro tem finalidade aplicada, visando tornar os dados coletados e analisados úteis para a biossegurança e gestão das condições de trabalho nos serviços de saúde estudados. Assim, objetiva contribuir para o esboço de um sistema de informação para monitoramento e acompanhamento das situações de exposição e de ocorrência de doenças no setor saúde. Os resultados deste estudo contribuirão para o adequado dimensionamento de questões relativas às doenças infecciosas, especialmente aquelas relacionadas ao trabalho em saúde, bem como de medidas que poderão ser adotadas para o enfrentamento das doenças infecciosas entre esses trabalhadores.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Feira de Santana - BA - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/07/2021
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