Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Vanessa Peripolli

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • características da carcaça e da carne de novilhos certificados oriundos de diferentes sistemas de terminação
  • A qualidade da carcaça e consequentemente da carne bovina é dependente de vários fatores intrínsecos e extrínsecos aos animais. Entre os fatores intrínsecos e extrínsecos podemos citar a raça e a nutrição, respectivamente. Estes fatores isolados ou em conjunto definirão a qualidade físico-química, tecnológica e sensorial da carne. Portanto, o objetivo do presente projeto será avaliar o efeito do sistema de terminação e da raça sobre as características da carcaça e da carne de novilhos certificados de acordo com o protocolo do Programa Carne Pampa®. O experimento será conduzido em plantas frigoríficas com inspeção. As amostragens das carcaças serão realizadas por seleção deliberada, sendo selecionadas apenas a carcaça de machos abatidos com idade entre 18 a 24 meses das raças Hereford e Braford terminados a pasto, em semi-confinamento ou em confinamento. Assim, será um delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial com duas raças (Hereford e Braford) e três sistemas de terminação (a pasto, semi-confinamento e confinamento) totalizando seis tratamentos com 12 repetições. Previamente ao abate os animais serão pesados e o escore de condição corporal avaliado. Serão avaliados o acabamento, a conformação, o peso, o rendimento e o pH das carcaças. Será avaliada a área de olho de lombo, o índice de marmorização, a espessura de gordura subcutânea, os teores de umidade, cinzas e proteína bruta, a quantificação e identificação do perfil lipídico, a cor, as perdas por cocção, a força de cisalhamento, a textura, a oxidação lipídica, a proteína total e o α-tocoferol no musculo Longissimus dorsi de cada carcaça. Independente a raça espera-se que os animais terminados a pasto apresentem carne com maiores teores de α-tocoferol, ômega-3, CLA e estabilidade oxidativa que os animais terminados em confinamento e semi-confinamento trazendo benefícios à saúde humana.
  • Instituto Federal Catarinense - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Vanessa Silveira Barreto Carvalho

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • proposta de apoio à formação de doutores para o fortalecimento de áreas estratégicas dos programas de pós-graduação da unifei
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 03/04/2020-02/04/2025
Foto de perfil

Vanessa Yuri de Lima

Outra

Divulgação Científica
  • tecnologias sociais e mídias digitais.
  • A proposta para a I Feira de Ciências Júnior da PUCPR Campus Toledo está além da introdução dos jovens na pesquisa, está em incentivá-los a serem ousados em realizar um experimento com responsabilidade, adotando critérios éticos, seguros e com qualidade científica. A feira contribui para o intercâmbio de conhecimentos entre as escolas, sendo um instrumento educativo que melhora o rendimento escolar, tendo como função o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos e coletivos. Destarte a implementação da “I Feira de Ciências: Tecnologias sociais e mídias digitais” possibilitará o reconhecimento da pesquisa acadêmica como o caminho que legitima o conhecimento com rigor empírico na fundamentação da prática científica.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
Foto de perfil

Vanete Thomaz Soccol

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • "identificação de epítopos em proteínas (spot-synthesis, phage display e analises bioinformáticos), síntese, encapsulamento e avaliação
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 03/12/2019-30/11/2021
Foto de perfil

Vania Gisele Bessi

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inovação social em cooperativas de reciclagem na região do vale do rio dos sinos/rs
  • Na atualidade, vive-se em um contexto onde diferentes problemas sociais enfrentados pela população somam-se à necessidade de busca por soluções criativas e diferenciadas para se viver de forma mais colaborativa. Nesse contexto, a busca por essas soluções remete à ideia da inovação social. A Inovação Social apresenta-se como o resultado do conhecimento aplicado às necessidades sociais, por meio da participação e cooperação de todos os atores envolvidos, resultando em soluções novas e duradouras para grupos sociais, comunidades ou sociedade em geral (BIGNETTI, 2011). O presente projeto de pesquisa tem como objetivo identificar e analisar como se caracteriza a inovação social em Cooperativas de Reciclagem de Resíduos Sólidos na Região do Vale do Rio dos Sinos/RS. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, a ser realizada com cooperativas beneficiadas pelo projeto de extensão Gestão em Empreendimentos Solidários, da Universidade Feevale, localizada em Novo Hamburgo/RS. Trata-se, portanto, de estudos de casos múltiplos, já que as unidades de análise serão as Cooperativas de Reciclagem. No momento, quatro cooperativas são atendidas pelo projeto. Com isso, propõe-se uma ação indissociada entre pesquisa e extensão, que resultará em benefícios diretos aos membros dessas cooperativas. Como técnicas de coleta de dados, se utilizará entrevista semi estruturada, observação não participante e pesquisa documental. Para a análise será utilizada a análise de conteúdo e a análise do discurso do sujeito coletivo. Com a pesquisa, espera-se dar mais visibilidade a esse tipo de organização, cuja atuação se torna a cada dia mais importante na sociedade contemporânea, bem como auxiliar para que os mesmos possam evoluir em seus processos de trabalho, incrementando a renda de seus cooperados.
  • Universidade Feevale - RS - Brasil
  • 08/09/2018-30/09/2021