Projetos de Pesquisa

 

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Valéria Cristina da Costa

Outra

Divulgação Científica
  • arte e ciência: o teatro científico e o audiovisual como mediações para a divulgação científica e a popularização da ciência
  • A divulgação científica pode ser realizada de diversas maneiras e tem uma importância fundamental para o progresso da ciência e para que a sociedade possa usufruir dos avanços possíveis em função do desenvolvimento científico. O teatro e o audiovisual tem se mostrado ferramentas muito importantes para promover reflexões sobre diversos assuntos, inclusive na divulgação científica e popularização da ciência. Sendo assim, o objetivo geral desta proposta é promover a divulgação de conhecimentos científicos sobre o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 [Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira] por meio do teatro científico e do audiovisual. São ações desta proposta: realização de 40 apresentações teatrais do Espetáculo WAVE [espetáculo cujo texto dramatúrgico é inédito, preparado a partir dos estudos realizados pelo Grupo de Teatro Universitário Arte (com)Ciência, após a definição do tema da SNCT 2020], sendo tais apresentações seguidas de debates sobre Inteligência Artificial e discussões sobre as formas de acesso aos cursos disponíveis na UFVJM e no IFNMG; realização de 25 exibições de filmes 3D sobre Astronomia, seguidas de debates sobre a relação entre Astronomia e Inteligência Artificial, em planetário itinerante com um domo inflável, com a capacidade de atender em média 30 a 40 espectadores, seguidas de debates com o público presente; realização de 03 oficinas sobre Inteligência Artificial, utilizando o teatro como ferramenta; realização de 09 oficinas sobre Robótica, com produção de vídeos sobre os processos realizados e produtos obtidos; realização de 03 palestras sobre Inteligência Artificial utilizando materiais audiovisuais como ferramenta; realização de 03 palestras sobre Nanotecnologia (Tecnologia Convergente e Habilitadora), utilizando materiais audiovisuais como ferramenta; realização de 01 oficina com estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e/ou Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM, sobre o uso da arte na divulgação científica e popularização da ciência e a construção de textos dramatúrgicos e roteiros para o teatro científico e o vídeo científico; produção de 01 resumo ou artigo contendo os resultados da realização da proposta para divulgação em evento científico; realização de 02 oficinas em eventos científicos: Sintegra 2022 (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM) e Cobeai 2021 (Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar) e/ou outro, referentes ao tema da SNCT 2020, ao uso do teatro e do audiovisual como ferramentas de divulgação científica e popularização da ciência e aos resultados do desenvolvimento desta proposta. Essa proposta tem, como público alvo majoritário, alunos da educação básica (Ensinos Fundamental, Médio e Técnico Profissionalizante). As ações serão realizadas em 11 municípios mineiros, a saber: Bertópolis, Crisólita, Itaipé, Ladainha, Malacacheta, Monte Formoso, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Poté, Setubinha e Teófilo Otoni. As ações dos projetos ocorrerão em pátios, auditórios ou ginásios de escolas das redes públicas municipal ou estadual e, também, em espaços públicos como ginásios ou praças. Esses espaços normalmente são espaços acessíveis. De toda forma, espaços que não garantam a acessibilidade serão descartados no ato de planejamento das ações da SNCT 2020 nos municípios. Por fim, é importante destacar que, para a divulgação das ações a serem realizadas e publicação de relatos sobre atividades já ocorridas, além de difusão de conhecimentos referentes à temática, serão utilizados um perfil no Facebook e um perfil no Instagram, que serão amplamente difundidos nos municípios em que as ações ocorrerão. Além disso, em todos os municípios em que existirem emissoras de rádio, serão buscados espaços na programação para a divulgação das ações referentes à SNCT 2020 e para o aprofundamento da temática abordada nesta edição da semana.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • 27/10/2020-31/07/2021
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Valeria Cristina Fernandes

Engenharias

Engenharia de Energia
  • desenvolvimento de camadas difusoras modificadas por eletrodeposição de pt e/ou pd: efeitos da presença de ultrassom
  • O projeto envolve o emprego e desenvolvimento de metodologias alternativas para a obtenção e caracterização de materiais catalíticos para aplicação em células a combustível do tipo PEM, tendo como foco principal a redução de custo pela diminuição da quantidade de Pt empregada. Neste aspecto o material catalítico (Pt e/ou Pd) será eletrodepositado sobre camadas difusoras modificadas utilizando diferentes técnicas eletroquímicas na presença e ausência de ultrassom. As variáveis de preparação serão otimizadas através ferramentas quimiométricas, as quais poderão permitir o desenvolvimento de modelos que expliquem possíveis correlações entre as propriedades estruturais dos catalisadores e sua atividade catalítica.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Valeria de Matos Borges

Ciências Biológicas

Imunologia
  • fatores de virulência na interação leishmania-célula hospedeira
  • O lipofosfoglicano (LPG), principal componente da superfície das formas promastigotas, é considerado um importante fator de virulência do parasito e já foi associado ao estabelecimento da infecção por diferentes espécies de Leishmania. No presente estudo, em parceria com Dr Albert Descoteaux (Institut National de La Recherche Scientifique, Institut Armand-Frappier da Rede Fiocruz-Pauster) pretendemos caracterizar os mecanismos de sinalização celular deflagrados durante a infecção de neutrófilos e macrófagos por L. infantum e L. amazonensis knockout de LPG e fosfoglicanos (LPG1-KO e LPG2-KO) ou geneticamente restituídas (LPG-Addback) comparados à cepa selvagem (WT). Para isso, já temos disponível a L infantun deficiente para o lpg1 produzida e caracterizada por nosso grupo utilizando técnicas de recombinação homóloga (Lázaro-Souza et al 2017). Entretanto, para Leishmanias deficiente para o gene lpg2, responsável pela adição de unidades repetitivas de manose (GDP-Man) no complexo de Golgi para o LPG e outras moléculas contendo fosfoglicanos, está abordagem experimental não foi eficaz. O parasita nocaute para lpg2 perderá todos os domínios de fosfoglicanos incluindo aqueles do LPG e de proteofosfoglicanos ligados a membrana (e.g. fosfoglicano extracelular (PG), fosfatase acida secretada (sAP) e a mucina-like secretada proteofosfoglicano (PPG). Recentemente, a tecnologia de edição de genomas sofreu uma grande revolução com o desenvolvimento do sistema CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Palindromic Repeats)/Cas9, que permite de forma bem simples, a inserção, deleção, substituição e regulação gênica. Em função de sua alta especificidade esse sistema derivado de Streptococcus pyogenes foi adaptado para direcionar a clivagem de Cas9 para um alvo específico. Esse mecanismo já foi utilizado com sucesso para realizar edições no genoma em diversos organismos e recentemente foi adaptado para ser utilizado na obtenção de nocautes em parasitas do gênero Leishmania. Neste projeto pretendemos usar o sistema CRISPR para a obtenção dos nocautes para o gene lpg2 de L. infantum e L amazonensis. Além de utilizar as Leishmanias deficientes para o LPG, testaremos a ação inflamatória da molécula purificada em parceria com Dr Rodrigo Soares (Fiocruz-MG). Nesse sentido iremos avaliar os parâmetros da ativação neutrofílica, tais como migração, liberação de enzimas dos grânulos, tempo de sobrevida e mecanismos oxidativos nas células hospedeiras. A ativação de macrófagos será avaliada pela indução da expressão de moléculas de superfície como MHCII e CD80 e pela produção de citocinas e mediadores inflamatórios como MRP8 e MRP14. Será analisada ainda a participação de receptores do tipo Toll e vias de sinalização (MAPkinaes- ERK, p38 e JNK) envolvidas durante o processo de infecção ou ativação pela molécula purificada. Também, iremos caracterizar o remodelamento do vacúolo parasitóforo, recrutamento de marcadores lisossomais, bem como a participação de componentes da NADPH oxidase em macrófagos e neutrófilos infectados por L. infantum e L. amazonensis deficientes para LPG e fosfoglicanos (LPG1-KO e LPG2-KO) ou geneticamente restituídas (LPG-Addback) comparados à cepa selvagem (WT). Esse estudo poderá esclarecer como o LPG de Leishmania interage com a resposta imune inata do hospedeiro, abrindo novas perspectivas para o entendimento dos mecanismos imunopatogênicos na leishmaniose envolvendo macrófagos e neutrófilos. A presente proposta pretende ampliar a investigação do papel do LPG utilizando tanto a molécula purificada quanto os parasitos deficientes no contexto da interação Leishmania-célula hospedeira.
  • Fundação Oswaldo Cruz - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues

Engenharias

Engenharia Civil
  • estudo dos processos erosivos na bacia do córrego do palmital (nazareno - mg)
  • Vide projeto anexo
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Valéria Lima Carvalho

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • estudo de co-infecção de arbovírus de importância médica e vírus específicos de insetos
  • Arbovírus são vírus que se replicam em vertebrados e insetos vetores como mosquitos, carrapatos, entre outros, e alguns são responsáveis por causar problemas em termos de Saúde Pública em todo o mundo, causando surtos e epidemias afetando humanos e animais, tais como o vírus Dengue, vírus Chikungunya, vírus Febre Amarela, vírus Zika, vírus West Nile (VWN) e vírus Encefalite Saint Louis (VSLE). Mesmo diante da grande importância médica desses vírus, o cenário atual é de poucas vacinas disponíveis e da falta de tratamento medicamentoso antiviral disponibilizado para a população. Nos últimos anos, várias pesquisas vêm sendo realizadas no sentido de desenvolver novas plataformas de vacinas e antivirais e, além disso, é muito importante que novas abordagens sejam desenvolvidas visando também o controle do vetor para a prevenção da transmissão dos arbovírus. Nesse sentido, os vírus específicos de insetos (ISV), vírus que fazem parte da microbiota dos mosquitos, vêm ganhando destaque, pois eles são capazes de se replicar em células de insetos, mas não em vertebrados, e por isso esses vírus podem ser utilizados em plataformas vacinais e para o diagnóstico, além da possibilidade deles serem utilizados como controle biológico, visto que alguns desses ISV mostraram reduzir a competência vetorial de mosquitos na transmissão de arbovírus. Um exemplo disto é o ISV Culex flavivirus (CxFV), que vem sendo investigado quanto sua interação com o vírus West Nile, já que eles compartilham o mesmo vetor, contudo os resultados não têm apresentado uniformidade, pois alguns estudos apontam que o CxFV pode reduzir a capacidade de mosquitos Culex transmitirem o VWN, contudo outros mostram que há uma associação ecológica positiva entre eles. Novos estudos precisam ser realizados visando esclarecer essa interação. Outro vírus de inseto bastante prevalente em mosquitos Culex é o vírus Brejeira (VBRJ), que faz parte do novo táxon Negevirus, e pouco ou nada se conhece sobre os efeitos da sua interação com os arbovírus. Diante disto, este projeto visa avaliar os possíveis efeitos interferentes do VBRJ e do CxFV em co-infecção com os arbovírus VWN e VSLE, já que estes vírus compartilham os mesmos insetos do gênero Culex.
  • Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Valéria Marli Leonello

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • mapeamento e análise de experiências de educação interprofissional em saúde na universidade de säo paulo
  • A educação interprofissional (EIP) tem se constituído como estratégia fundamental para proporcionar aos estudantes da área de saúde oportunidades de aprendizado compartilhado, favorecendo o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe, tão necessário para atender as necessidades de saúde cada vez mais multifacetadas e complexas. Entretanto, ainda predomina o modelo de formação uniprofissional, e na universidade de São Paulo, as experiências na área de formação em saúde tem sido desenvolvidas, majoritariamente, em espaços extracurriculares ou optativos, sendo reconhecidas isoladamente e muitas vezes limitadas à alguns cursos e iniciativas de professores engajados na EIP. Tais experiências precisam ser mapeadas e analisadas quanto ao impacto da EIP nos estudantes, bem como em suas potencialidades e desafios. Desta forma, o estudo tem como objetivo mapear e analisar experiências de educação interprofissional em saúde na Universidade de São Paulo (USP). Metodologia: Pesquisa com abordagem quanti-qualitativa desenhada em três etapas, sendo a primeira com abordagem quantitativa, realizada por meio de survey descritivo-exploratório e transversal, com a utlização de formulário eletrônico on-line com professores vinculados à universidade para o mapeamento inicial das experiências de EIP. Na segunda etapa, a partir do mapeamento serão selecionadas três experiências para análise documental e qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas com os professores coordenadores, buscando-se aprofundar os dados do mapeamento e identificar as principais dificuldades e desafios. Na terceira etapa, de abordagem quantitativa, será aplicada com os estudantes uma escala de disponibilidade para a EIP, em dois momentos: no momento em que antecede cada uma das experiências e no momento final de cada uma delas, para verificar o grau de interesse e disponibilidade para EIP. Espera-se que o estudo dê visibilidade para as experiências de EIP realizadas na USP traga evidencias da potencialidade da EIP nas experiências analisadas e identifique possibilidades e desafios para o fortalecimento e ampliação da EIP em saúde neste contexto.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-31/08/2022
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Valeria Monteiro da Silva Eleuterio Pulitano

Ciências Humanas

Filosofia
  • vi feira de ciências, arte e cultura do ifsp matão
  • De acordo com a legislação federal, na forma da Lei de Diretrizes Básicas (LDB9394/96) e dos PCNs, a contextualização e interdisciplinaridade são muito importantes no ensino. Também vivenciamos muitas discussões e debates sobre as mudanças no processo ensino-aprendizagem, no sentido de envolver, animar e estimular os alunos nos diversos segmentos da educação. Neste sentindo, as feiras constituem boas oportunidades, uma vez que, permitem aos alunos relacionarem a teoria com a prática e articular conhecimentos diversos na busca de soluções para problemas reais presentes no seu cotidiano. As feiras/mostras científicas e culturais trazem um enriquecimento curricular significativo tanto aos discentes, que ao deixarem de ser meros espectadores, assumem papel de atores principais no processo de aprendizagem, quanto aos docentes que os orientam, já que muitas vezes também são desafiados a mudarem suas perspectivas e visão de mundo, a fim de encontrarem resoluções não tão fáceis para determinados questionamentos ou problemas. Além disso, por propiciarem maior aproximação com os alunos, tais eventos permitem que o docente possa melhor compreendê-los, entendendo seus anseios, necessidades e comportamento o que, inclusive, pode melhorar a relação professor-aluno e aluno-escola, extremamente importante, sobretudo, nos dias atuais. As escolas da cidade de Matão atendem a alunos de várias faixas etárias e com grande diversidade sociocultural, apresentando problemas comuns tais como: alunos desmotivados, sem pré-requisitos, sem acompanhamento familiar, falta de verbas para melhorias na estrutura física. Tendo em vista a necessidade de contextualização interdisciplinar e de uma melhor integração professor/aluno/comunidade e com o intuito de amenizar esses problemas, as escolas realizam anualmente feiras de ciências em nosso município. Considerando a tendência de viabilizar a pesquisa na educação básica, nota-se a necessidade de realização de um evento a nível municipal. Um evento, tal como uma feira, que possa reunir os trabalhos desenvolvidos por alunos de várias escolas, promovendo a integração científica e social desses alunos. Desta forma, surge o projeto VI Feira de Ciências, Arte e Cultura do IFSP-Matão que, ao buscar a valorização do aluno e do conhecimento, por meio da difusão do conhecimento cultural, tecnológico e científico entre a comunidade interna do IFSP- Matão e a sociedade matonense, contará com a apresentação de até 60 trabalhos de alunos de ensino médio do IFSP-Matão (1° e 2° anos) e de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares desta cidade que estão cursando o ensino fundamental (9º ano) e ensino médio (1º e 2º anos) integrado ou não ao ensino técnico. Os trabalhos envolverão a elaboração de experimentos científicos e mostras culturais e, além dos alunos que apresentarão seus trabalhos, serão convidados a prestigiar a feira os demais alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental e dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de Matão, docentes e demais servidores destas escolas, pais, empresários e a comunidade de Matão. A VI FEIRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CULTURA DO IFSP MATÃO terá um modelo híbrido, isto é, será realizada com apresentações presenciais e virtuais dos projetos participantes. O modelo presencial terá abrangência municipal e será voltado para a comunidade interna do IFSP - Matão e para os cidadãos matonenses. Já o modelo virtual contará com servidor e domínio institucional, em que estará hospedado um site com recursos de organização e apresentação de materiais multimídia desenvolvidos pelos participantes; também conterá outros elementos informativos sobre o tema escolhido e aspectos de arte e cultura correlatos, cuidadosamente selecionados pela comissão organizadora, e poderá ser acessado por todo Brasil. O modelo virtual será adotado em sua totalidade, atendendo as normas estabelecidas nesta proposta, caso a situação de pandemia perdure até a data de sua realização, o que acontecerá durante a 18a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O projeto visa que docentes, servidores e alunos do IFSP aprimorem seus conhecimentos e habilidades na organização, desenvolvimento e avaliação de uma feira científica. Pretende-se também que os professores de várias escolas possam valorizar os trabalhos de seus alunos ao apresentá-los em evento de abrangência municipal. Além disso, proporcionará aos alunos a oportunidade de escolher um tema que desperte neles a curiosidade e o interesse, tornando-os construtores do próprio conhecimento e preparando-os para serem cidadãos reflexivos, participativos e autônomos.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 20/01/2021-31/01/2023
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Valeria Neves Domingos Cavalcanti

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • estabilização de sistemas governados pelas equações diferenciais parciais
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Valéria Pagotto

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • programa de formação para organização e qualificação do cuidado às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária do estado de goiás
  • As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) são problemas prioritários para saúde pública, devido ao forte impacto na morbimortalidade e na qualidade de vida dos indivíduos, bem como pelo efeitos econômicos adversos gerados para os serviços de saúde e sociedade em geral. A formação na gestão do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS) desses agravos é fundamental para redução dos efeitos negativos das DCNT. O objetivo geral desta proposta é analisar a situação da organização do cuidado às pessoas com DCNT, as necessidades de formação dos profissionais de saúde e gestores da APS, desenvolver estratégias para formação dos profissionais e gestores, e avaliar o processo de formação na organização do processo de trabalho em municípios do Estado de Goiás. O estudo será realizado em quatro eixos. No eixo diagnóstico situacional, será traçado panorama dos indicadores de saúde nos municípios, por meio de estudo ecológico com base em dados secundários e verificadas as necessidades de formação de profissionais e gestores da APS e lacunas passíveis de mudanças, além da qualidade do cuidado em DCNT pela mensuração da presença e extensão dos atributos da APS por meio de estudo transversal de métodos mistos. No eixo de formação, será desenvolvido um Programa de Formação para profissionais de nível superior e gestores da APS, considerando o diagnóstico situacional, fundamentado na Metodologia da Problematização. O programa será estruturado em três seminários presenciais com carga horária de 36 horas para profissionais de saúde e oito horas para gestores da APS e em quatro Unidades de Aprendizagem na modalidade à distância em Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo 144 horas para profissionais, e 32 horas para gestores, com conteúdos divididos em módulos. O eixo de avaliação consistirá na avaliação da satisfação e de impactos do processo formativo na visão dos participantes, considerando-se as dimensões alcance, adesão, autoavaliação de impacto, efetividade da formação e análise crítica da implementação das mudanças por meio de duas abordagens metodológicas: um estudo transversal quantitativo e um qualitativo. Análise será realizada para verificar o efeito do Programa de Formação nos atributos da APS no estudo transversal. O quarto eixo, difusão e tradução do conhecimento, será realizado por meio da disseminação e popularização do conhecimento produzido no Programa de Formação, entre profissionais, gestores, usuários da APS e organismos sociais regionais. Será realizada identidade visual e site específico do Programa de Formação, além de materiais didáticos para profissionais e gestores da APS. As atividades da presente proposta contribuirão para o aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais que atuam na APS, para a organização dos serviços e gestão do cuidado em DCNT. Dessa forma, proporcionará intervenções efetivas no sistema de saúde que impactam positivamente na saúde da população, além de produzir um modelo de Programa de Formação que poderá ser multiplicado em outros contextos.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 29/01/2021-31/01/2024
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Valéria Pereira Ferrer

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • perfil de mirnas como biomarcadores em glioblastoma através de biópsia líquida
  • O diagnóstico de glioblastoma (GBM) é baseado em suas características morfológicas e histopatológicas, porém, a heterogeneidade molecular entre os GBMs é proeminente, e o diagnóstico patológico nem sempre prevê o comportamento do tumor. A baixa taxa de sobrevida (média de 15 meses) em pacientes com esse tumor alimenta a busca de novos alvos diagnósticos e terapêuticos. Portanto, a identificação de biomarcadores moleculares para o acompanhamento de pacientes com GBM se torna de grande importância terapêutica. Um tipo de RNA não codificante, microRNA (miRNA), representa uma das moléculas alvo mais atraentes que contribuem para a patogênese de vários tipos de tumores. Os miRNAs regulam a expressão de genes envolvidos em funções celulares como proliferação celular, diferenciação, apoptose, ciclo celular e angiogênese. Todos esses processos subsidiam a patogênese de GBM. Os miRNAs envolvidos no desenvolvimento e progressão do câncer podem ser divididos em: onco-miRs (miRNAs que promovem tumores), miRNAs supressores de tumores e metasta-miRs (os promotores de metástases). A expressão de miRNA é tecido-específica e vários conjuntos de miRNAs são diferencialmente elevados ou reduzidos em tumores de diferentes origens, embora diferentes tipos de cânceres também podem compartilhar alguns miRNAs individuais. Perfis de expressão de miRNAs foram associados especificamente ao GBM. O presente projeto busca através do perfil de miRNAs em plasma de pacientes estabelecer marcadores que serão utilizados para diagnóstico complementar menos invasivo e para o acompanhamento do tratamento de pacientes com GBM. Este projeto tem a jovem pesquisadora Dra. Valéria Ferrer como coordenadora, a qual possui expertise em biologia molecular há pelo menos 10 anos, inclusive com experiência em câncer em Houston, USA. Conta com a colaboração do Prof. Vivaldo Moura Neto, referência mundial na área de gliomas e ainda com as jovens pesquisadoras Dra Luciana Pessoa e Dra Manoela Heringer, as quais possuem também grande expertise na área de biologia molecular. Este projeto ainda possui a colaboração do Prof. Attilio Pane, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é um pesquisador de referência na área de RNAs não codificantes. Por fim, gostaria de ressaltar que obtivemos resultados preliminares promissores referentes a este projeto e ele então é o resultado da colaboração entre pesquisadores, alunos de pós-graduação (incluindo uma doutoranda vinda do Quênia) e de alunos de iniciação científica no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022