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Elzania Sales Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
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Currículo
Título do Projeto:
exigências nutricionais de mantença e crescimento em fêmeas santa inês
Resumo:
Um experimento será conduzido para avaliar os requerimentos de energia, proteína e minerais de fêmeas Santa Inês em crescimento. Será realizado abate comparativo,utilizando 50 fêmeas Santa Inês com aproximadamente 15 kg de peso corporal inicial, sendo 5 abatidas no inicio do experimento , constituindo o grupo referencia. O delineamento experimental será inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 (níveis de concentrado: 50%, 25% e 25 % com consumo restrito a 1% do peso corporal) X 3 ( período de abate aos 50, 100 e 150 dias). Desta forma os 45 remanescentes serão divididos em três grupos aleatoriamente, correspondentes a três níveis de concentrado, sendo 15 animais alimentados com uma dieta com 50% de concentrado, 15 animais serão alimentados com uma dieta com 25% de concentrado. Os 15 animais pertencente ao grupo mantença serão alimentados com uma dieta com 25% de concentrado, com consumo restrito a 1% do peso corporal, com base na matéria seca. O volumoso utilizado será feno de capim Tifton 85. Os concentrados serão formulados a base de milho grão moído, farelo de soja, farelo de trigo, ureia, sulfato de amônio, calcário, sal comum e mistura mineral. Os animais serão confinados por 150 dias, sendo realizados abate a cada 50 dias para determinação da composição corporal e exigências nutricionais de energia, proteína e minerais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emanoel Paiva de Oliveira Costa
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos de bolhas de plasma na propagação de sinais de banda larga e determinação dos parâmetros elétricos do solo considerando o terreno irregular
Resumo:
Este projeto de pesquisa científica e tecnológica descreve três atividades: 1. Análise dos efeitos de bolhas de plasma equatorial detectadas pela Sonda Plana de Langmuir a bordo do satélite C/NOFS na propagação transionosférica de sinais de banda larga; 2. Análise dos efeitos do terreno irregular e dos parâmetros elétricos do solo sobre a propagação de sinais de rádio com base em soluções numéricas de equações integrais; 3. Determinação dos parâmetros elétricos do solo a partir de medidas de intensidade de campo considerando os efeitos do terreno irregular. Estas atividades, que se classificam predominantemente na área de conhecimento Geociências, serão desenvolvidas pelo proponente, Professor Associado, e por bolsistas de Pós-Graduação e de Iniciação Científica do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) que venham a se interessar pelos temas propostos durante o período de 36 meses contados a partir de sua implementação.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emanuel Fernandes de Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
controle da dinâmica quântica linear e não-linear
Resumo:
O presente projeto tem como tema de pesquisa o controle da dinâmica de átomos ultrafrios aprisionados em armadilhas atômicas. O projeto se apoia em dois eixos principais de investigação teórica: (i) o controle da formação de moléculas por fotoassociação e (ii) o controle da dinâmica da função de onda macroscópica de condensados de Bose-Einstein. O objetivo central da presente proposta é desenvolver e aplicar técnicas de controle quântico a estes dois problemas, permitindo assim aferir o grau de controlabilidade dos sistemas, bem como elucidar a relação entre os controles e as correspondentes dinâmicas dos sistemas. Na fotoassociação, pares de átomos em colisão são ligados para formar moléculas diatômicas através da ação de um laser externo especialmente modulado para esse fim. O controle desse processo tem o objetivo de criar amostras de moléculas ultrafrias e vibracionalmente estáveis que possam ser utilizadas em diversas aplicações, como em computação quântica. O controle da dinâmica de condensados de Bose-Einstein visa levar o condensado de um estado inicial para um estado final desejado, especificado por uma função de onda macroscópica. A dinâmica pode ser controlada pela modulação tanto do potencial de confinamento da armadilha atômica quanto do comprimento de espalhamento. Será investigado o controle da formação de vórtices e a relação com o surgimento do comportamento turbulento do fluido quântico. Com essas investigações, o projeto visa contribuir com o desenvolvimento e com a aplicação da teoria de controle quântico ao estudo da matéria ultrafria.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emanuel Maltempi de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19
Resumo:
No final de dezembro de 2019, várias autoridades chinesas de saúde relataram o surgimento de pacientes com pneumonia de causa desconhecida, mas que epidemiologicamente estavam ligados a um mercado de frutos do mar em Wuhan (Província de Hubei China). Poucos dias depois, comprovou-se que a pneumonia tinha origem viral causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. A doença causada foi denominada de COVID-19. A disseminação do SARS-CoV-2 teve uma escalada rápida, levando a OMS a declarar a COVID-19 uma pandemia em 11 de março de 2020. A pandemia de COVID-19 revelou a necessidade eminente de um método de vacinação para combater a doença e eventuais futuros surtos de infecção causados por outros coronavírus. Atualmente, a maioria das vacinas comerciais emprega patógenos atenuados para a imunização de humanos. Embora o emprego de organismos atenuados seja eficaz para a imunização, em certas condições, especialmente nas de imunocomprometimento, há o risco de que o organismo inoculado recupere sua patogenicidade. Por outro lado, a produção de vacinas com componentes do patógeno (proteínas ou peptídeos), aliada a uma técnica adequada de administração, tem se mostrado uma alternativa segura e eficaz para imunização contra doenças infecciosas. Nos últimos anos, o uso de nanopartículas como veículos para vacinas recebeu grande atenção para a entrega de antígenos e imunização. Entretanto, nanopartículas para vacinas devem atender os seguintes critérios: (i) proteger os antígenos de degradação proteolítica, (ii) facilitar a captação e o processamento de antígenos pelas células apresentadoras de antígenos e (iii) devem ser seguras para o uso humano. Nesse contexto, o polímero bacteriano denominado de polihidroxibutirato (PHB) surge como um substrato atrativo para a fabricação de nanopartículas funcionalizadas, visando a imunização humana. PHB é um poliéster hidrofóbico, insolúvel em água e com alta estabilidade na circulação sanguínea e nos tecidos. Além disso, PHB possui propriedades biodegradáveis e biocompatíveis já sendo adotado para a fabricação de implantes médicos e como carreador de medicamentos. Do ponto de vista econômico, o PHB é mais vantajoso do que outros materiais poliméricos utilizados para a fabricação de nanopartículas, pois pode ser produzido industrialmente por fermentação microbiana utilizando insumos agroindustriais de baixo custo e abundantes no Brasil. Micropartículas de PHB expondo antígenos superficialmente já foram utilizadas com sucesso para imunizar camundongos contra hepatite C e tuberculose, demonstrando respostas imunológicas do tipo Th1 que é particularmente relevante para a defesa persistente frente a patógenos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
24/07/2020-23/08/2022
Emanuela Prado Ferraz
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeito in vitro do biosilicato com duas fases cristalinas na diferenciação e atividade osteoclástica
Resumo:
Estratégias envolvendo engenharia de tecidos como terapia para o tratamento de defeitos ósseos produzidos por trauma, processo infeccioso ou patológico são de grande interesse nas áreas de cirurgia buco-maxilo-facial e ortopedia. Dentre os biomateriais disponíveis para serem utilizados como arcabouços, as vitrocerâmicas surgem como um material promissor por suas características mecânicas e de biocompatibilidade. Resultados prévios evidenciaram que o Biosilicato com duas fases cristalinas (BioS-2P) é um material com características osteoindutoras, capaz de aumentar a diferenciação osteoblástica, além de conduzir a neoformação óssea quando implantado em efeitos criados em calotas de ratos, sugerindo que esse biomaterial pode ser adequado para o uso em engenharia de tecido ósseo. Contudo, o processo de remodelação óssea envolve ações sinérgica e controlada dos processos de neoformação e reabsorção, modulados por mecanismos locais e sistêmicos, e com a participação de outros tipos celulares além dos osteoblastos. A literatura tem poucos estudos que abordam o processo de reabsorção no contexto da engenharia de tecidos e não existem dados sobre o efeito do BioS-2P sobre a diferenciação e atividade dos osteoclastos. Assim, o objetivo do nosso estudo é avaliar o efeito do BioS-2P e dos produtos de sua dissolução na diferenciação e atividade osteoclástica, in vitro, comparados com o vidro bioativo padrão ouro, o Bioglass® 45S5 (45S5). Para tanto, osteoclastos da linhagem RAW 264.7 serão cultivados (1) sobre discos de BioS-2P e 45S5 e em meio osteoclastogênico; e (2) sobre o plástico de cultura e em meio osteoclastogênico condicionado por BioS-2P e 45S5. Nas diferentes condições de cultivo, serão avaliados a morfologia, a proliferação e a diferenciação atividade osteoclásticas, pela marcação da fosfatase ácida resistente ao tártaro TRAP e pela expressão de genes marcadores de osteoclastos por PCR em tempo real: TRAP, fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) receptor ativador do fator nuclear kapa B (RANK), metaloproteinase 9 (MMP9), metaloproteinase 13 (MMP13), receptor associado ao osteoclasto (OSCAR), catepsina K (CTSK). Os resultados desse estudo poderão contribuir para o entendimento do papel das vitrocerâmicas no processo de remodelação óssea focado na atividade reabsortiva e no estabelecimento de novas estratégias de modulação das atividades osteoclástica, favorecendo a interação entre o tecido ósseo e os biomateriais.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emanuele Souza Marques
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vivência e testemunho de violência familiar é um dos determinantes do estado nutricional de adolescentes?
Resumo:
Introdução: As pesquisas que avaliam uma possível relação entre a vivência e o testemunho de violência familiar e estado nutricional em crianças e adolescentes são recentes, escassas e apresentam resultados controversos. Objetivo: Avaliar se a vivência e o testemunho da violência familiar é um dos determinantes do estado nutricional em adolescentes. Métodos: Pretende-se realizar uma busca sistemática da literatura sobre a vivência da violência familiar e estado nutricional na infância e adolescência em seis bases de dados eletrônicas (MEDLINE, LILACS, Embase, Psycinfo, Wholis, Open Grey), sem delimitação de período de busca. A seleção dos artigos será realizada segundo os seguintes critérios: (i) ser pulicado nos idiomas inglês, português ou espanhol; (ii) ter como objetivo a avaliação das relações supracitadas. Todos os artigos terão seus títulos e resumos analisados por dois revisores. Os estudos de interesse serão lidos na íntegra e as informações relevantes foram extraídas utilizando-se formulário padrão pelos mesmos revisores. Será realizada uma síntese qualitativa das referências selecionadas na etapa anterior. Para metanálise e metaregressão, as análises considerarão o tipo de intervenção analisado nos estudos. Ademais, as informações que serão utilizadas para realização do estudo original fazem parte de um inquérito domiciliar realizado no Distrito de Campos Elíseos, Município de Duque de Caxias, entre abril a novembro de 2010. A população deste estudo de fundo foi selecionada por meio de amostragem por conglomerados em três estágios (setor censitário, domicílio, indivíduo) com técnicas de amostragem inversa para a seleção dos domicílios. A amostra do estudo incluiu 849 mulheres que no período da entrevista relataram possuir algum relacionamento amoroso nos 12 meses anteriores. As informações foram obtidas por meio de entrevista utilizando-se um questionário estruturado, contendo instrumentos previamente validados, como a Revised Conflict Tatics Scales (CTS2) para a mensuração das violências e avaliação antropométrica para aferição das medidas de peso e estatura. Será utilizada regressão logística para explorar a relação entre a violência familiar, vivência e testemunho, o estado nutricional de adolescente. Resultados Esperados: Os resultados da pesquisa serão divulgados, principalmente, através de publicação de artigos científicos. Espera-se com a realização deste projeto estar ampliando a discussão sobre outros determinantes para o estado nutricional inadequado.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Émerson Borghi
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
indicadores agronômicos de eficiência para sistemas intensificados de grãos em ambientes de sequeiro e irrigado em minas gerais
Resumo:
Sistemas conservacionistas do solo como o plantio direto (SPD) são reconhecidamente uma estratégia de produção sustentável em várias regiões brasileiras. Uma das dificuldades de sua implantação está na escolha de espécies para composição de sistemas de rotação de culturas, uma vez que, em locais onde a restrição hídrica é frequente, a impossibilidade de cultivos em rotação ou em sucessão limita a adoção desta tecnologia. Este projeto de pesquisa tem por objetivos avaliar, por dois anos agrícolas , sistemas produtivos de grãos em dois ambientes (sequeiro e irrigado) estabelecidos em SPD utilizando rotação, sucessão e consórcio; avaliar a inclusão da braquiária como planta de cobertura visando produção de palhada; determinar a velocidade de decomposição e a disponibilidade de nutrientes pelas coberturas vegetais presentes na superfície do solo; verificar o comportamento fisiológico e características agronômicas das culturas produtoras de grãos nos diferentes sistemas produtivos; monitorar as alterações químicas, biológicas e físicas do solo e; calcular os balanços econômicos e os indicadores técnicos dos sistemas de cultivo propostos para cada ambiente. O projeto será conduzido nos anos agrícolas 2018/19 e 2019/20, em Sete Lagoas, Região Central de MG. O delineamento experimental será em delineamento em blocos casualizados, com 10 repetições.. Nos ambientes de produção em sequeiro e irrigado, os tratamentos serão compostos por dois níveis de investimento (adubação e tratos culturais) e cinco sistemas de cultivo. Ambiente de sequeiro: 1) Milho em monocultura; 2) Soja em monocultura; 3) Milho e soja em sucessão; 4) Milho e soja em sucessão, com inclusão de braquiária em consórcio somente nos cultivos de milho; 5) Milho e soja em sucessão com inclusão de braquiária em consórcio nos cultivos de milho e de soja; Ambiente irrigado: 1) Milho em monocultura; 2) Milho e feijão em sucessão; 3) Soja, milho e feijão em rotação; 4) Soja, milho e feijão em rotação, com inclusão de braquiária em consórcio somente nos cultivos de milho; 5) Soja, milho e feijão em rotação sem inclusão de braquiária em consórcio nos cultivos de milho. Cada tratamento será constituído por 50 linhas de 200 metros de comprimento. Serão avaliados no solo os atributos químicos, físicos e biológicos; a quantidade de palha na superfície antes da semeadura para estimar a degradação; e nas culturas serão avaliados os estádios fenológicos, diagnose foliar, estande final, matéria seca da parte aérea, fisiologia das culturas e produtividade de grãos. Serão calculados os indicadores de eficiência e análise econômica dos sistemas de cultivo e comparados às monoculturas de soja e milho considerando cada ano agrícola e ambientes de cultivo separadamente.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emerson Cristiano Barbano
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
montagem de facilidade experimental para estudos de óptica não linear em sólidos e líquidos
Resumo:
Este projeto consiste no estabelecimento de uma nova linha de pesquisa na UFPR, a óptica não linear. O proponente, junto com colaboradores, está montando sistemas experimentais para estudos de não linearidades ópticas refrativas em sólidos e líquidos através de técnicas de feixe único, mais especificamente, por meio das técnicas de Varredura-Z e NER (do inglês Nonlinear Ellipse Rotation). O auxílio financeiro solicitado tem o intuito de viabilizar a implementação destes sistemas. Embora as técnicas mencionadas, Varredura-Z e NER, já sejam consolidadas, elas continuam possibilitando estudos inéditos, tanto do ponto de vista de física básica quanto do ponto de vista de física aplicada. Neste projeto, aproveitando-se do fato de que as técnicas mencionadas se relacionam de forma diferente com os elementos tensoriais da susceptibilidade elétrica não linear, propõe-se investigar a origem e contribuição de diferentes efeitos ópticos não lineares no sinal refrativo observado durante o processo de interação da radiação com a matéria e, também, empregar os sistemas experimentais como ferramentas de caracterização das propriedades ópticas não lineares de materiais com potencial aplicação em fotônica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emerson Diógenes de Medeiros
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
elaboração e evidências psicométricas da escala global de bullying agressor e vítima (egb - av): uma abordagem multidimensional do bullying
Resumo:
O bullying é caracterizado como uma forma de agressão intencional (seja ela física, verbal ou psicológica) e repetitiva sobre um indivíduo, no qual a relação estabelecida entre o agressor e a vítima é marcada por um desequilíbrio de poder ou força e pela incapacidade de defesa por parte da vítima. No Brasil existem medidas nacionais ou adaptadas que mensurem o bullying, entretanto, nenhuma delas avalia, de forma global (agressores e vítimas) o bullying na perspectiva multidimensional, com 4 dimensões ou formas de manifestações (Bullying verbal, físico, relacional e ciberbullying). Neste sentido, esta proposta busca contribuir sanando esta lacuna, já que possui como principal objetivo elaborar, reunindo evidências psicométricas, a Escala Global de Bullying Agressor e Vítima (EGB - AV). Para alcançar os objetivos propostos foram planejados três estudos independentes. O Estudo 1 possui objetivo de elaborar a versão preliminar da EGB-AV e explorar seus parâmetros psicométricos. Neste sentido, estima-se contar com uma amostra de 250 estudantes de escolas públicas e privadas do Estado do Piauí. Estes responderão a versão inicial da EGB-AV além de questões sociodemográficas. As coletas serão realizadas em salas de aulas, mas as respostas serão individuais, e só ocorrerão após as autorizações legais necessárias. Os dados serão analisados atraves do IBM SPSS e Factor. O Estudo 2 tem como principal objetivo confirmar a estrutura encontrada no Estudo 1 e reduzir, via TRI, a medida foco da proposta. Deste modo, estima-se contar com aproximadamente 300 estudantes das redes publica e privada do Estado do Piauí. Estes responderão a Versão da EGB AV, validada no estudo anterior, e questões demográficas. As coletas acontecerão, após autorizações dos dirigentes, pais e responsáveis, em ambiente escolar. Os dados serão tratados através do Software R e pacotes Lavaan, Psych e Mirt. Por fim, o Estudo 3 objetiva avaliar invariância grupal da medida em função do sexo dos participantes, tipo de escola (pública e privada) e ainda do estado de origem (Piauí, Maranhão e Ceará), além de verificar evidências de validade convergente e preditiva. Nesta etapa estima-se uma amostra de 450 participantes, equitativamente distribuídos por estado de origem e sexo. Os participantes preencherão a versão final da EGB-AV e instrumentos que medem bullying, depressão, valores humanos, engajamento escolar e autoestima. Assim como nos demais estudos, a coleta ocorrerá nas escolas que aceitem ceder seus alunos e respondidos individualmente, após consentimento livre e esclarecido. O Software R será tido em conta, juntamente com os pacotes semTools e Lavaan. Estima-se que ao final da execução do projeto proposto, será possível contar com uma medida curta, com abrangência para avaliar os tipos de bullying tanto para agressores e vítimas. Portanto, será possível realizar pesquisas em que se busque antecedentes e consequentes das diversas formas de manifestações do bullying.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emerson Fernandes Marçal
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desequilíbrios globais e câmbio de equilíbrio
Resumo:
Na década de noventa a foi desenvolvida a abordagem intertemporal. Uma série de trabalhos discutiram varinate ao modelo original (Obstfeld et al. (1996), Gruber (2004), Ghosh e Ostry (1995), Ghosh e Ostry (1997)). Uma das principais conclusões desta literatura era que a conta correntee e a posição internacional de investimentos deveriam ser estacionárias. Esta proposição foi amplamente rejeitada em uma séries de trabalho para um conjunto grande de países. Este projeto visa avaliar o equilíbrio de longo prazo da conta corrente de uma maneira alternativa, permitindo que os ativos e os passivos tenham taxas diferentes de retorno e ajustados por variações patrimoniais importantes (Gourinchas e Rey (2007), Gourinchas e Rey (2007b)) numa versão modificada do aarcabouço de Campbell e Shiller (1987). Ou seja, ao invés de testar a estacionaridade da conta corrente diretamente, avalia-se a existência de cointegração entre ativos, passivos e balança comercial de bens e serviços para Estados Unidos, Brasil e alguns países desenvolvidos e em desenvolvimento. Caso a resposta seja positiva então as implicações para a estimação de um câmbio de equilíbrio de longo prazo com numa versão modificada da abordagem de equilíbrio comportamental da taxa de câmbio de equilíbrio.
Instituição/UF/País:
Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emerson Joucoski
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a formação extracurricular através do uso da prototipagem eletrônica com a plataforma arduino
Resumo:
Em parceria com a e a Secretaria de Estado da Educação (SEED) do governo do Paraná, através do Seed LAB, e o programa de extensão Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel) da Universidade Federal do Paraná, setor Litoral o projeto visa estimular a carreira de meninas para o ingresso nas áreas das Ciências Exatas, Engenharias e Computação no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
30/12/2020-30/06/2022
Emerson Joucoski
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
x feira regional de ciências do litoral do paraná, versão 2021
Resumo:
A presente proposta refere-se à realização da X Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná, edição 2021, a ser promovida pelo Setor Litoral da UFPR com o apoio das escolas públicas da região, da secretaria municipal de Educação dos municípios envolvidos e do Núcleo Regional de Educação (NRE) dos sete municípios da região litorânea do Estado do Paraná que abrange os municípios de Morretes, Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. O evento se apresenta como uma necessidade condicionada por dois fatores: o primeiro é a atuação e os resultados obtidos pelo Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) nas nove Feiras Regionais de Ciências realizadas, de 2011 a 2019, e demais atividades do projeto, cuja trajetória está sintetizada a seguir de forma a justificar a presente proposta. O segundo fator é o Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral da UFPR (PPP, 2008), que tem como objetivos principais o desenvolvimento regional através do fortalecimento da Educação Pública. Desde sua implantação em 2005, a UFPR Litoral tem estabelecido parceria com todas as Secretarias Municipais de Educação dos sete municípios da região litorânea e com o Núcleo Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando fortemente no desenvolvimento de projetos e feiras em escolas e comunidades, na formação dos profissionais da Educação através de seus cursos de licenciatura (formação inicial) e nos processos de formação continuada de educadores. Este cenário de integração entre ensino superior e básico já estabelecido e a experiência da equipe proponente em iniciativas como as Feiras Regionais de Ciências, de 2011 a 2019 de forma ininterrupta2, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 2009 a 2019 de forma ininterrupta, a implantação de Clubes de Ciências nas escolas (descritos a seguir) e demais ações desenvolvidas pelo LabMóvel, cria ambiente propício para a realização de um evento como a Feira de Ciências, integrando ainda mais as diferentes esferas do ensino público e fortalecendo o crescente movimento da Educação Científica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
30/12/2020-31/12/2022
Emerson Joucoski
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
paraná na semana nacional de ciência e tecnologia 2020: inteligência artificial - a nova fronteira da ciência brasileira.
Resumo:
A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Criada em 1912, demonstra sua importância e excelência através de seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, atendendo a uma comunidade de mais de 30 mil estudantes. Este cenário faz com que a UFPR seja a principal referência no ensino superior para o Estado do Paraná e uma das principais do Brasil. A UFPR participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) desde 2009, principalmente com atividades relacionadas ao Programa de Extensão Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel). Em diversos anos o professor Rodrigo Arantes Reis, coordenador do LabMóvel, foi a principal referência no Paraná para as atividades da SNCT. Neste ano o professor Emerson Joucoski, vice-coordenador do LabMóvel, assume a tarefa de coordenar as atividades da SNCT pela UFPR, pois o professor Rodrigo A. Reis está envolvido em outras atividades administrativas pela UFPR e impossibilitado de apresentar a presente propostas. Contudo, este ano novamente estamos ampliando as ações desenvolvidas pelo LabMóvel, desta maneira a presente proposta tem como objetivo principal promover a articulação dos diferentes atores que atuam na área de divulgação e popularização da Ciência na UFPR, buscando construir uma proposta institucional de atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além disso, também objetivamos promover a disseminação do conhecimento científico, em especial promovendo a inteligência artificial através de estratégias lúdicas e de linguagem adaptada. A estrutura de campi descentralizada da UFPR, associada às parcerias institucionais do projeto, potencializa a amplitude e permeabilidade das ações do projeto no Estado do Paraná. A proposta prevê atividades em todos os municípios onde a UFPR tem campus com cursos (Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul) ou estruturas avançadas (Paranaguá, Piraquara). Os demais municípios propostos são da região metropolitana e litoral do Paraná, que terão atividades organizadas pelos campi Curitiba e da UFPR Setor Litoral respectivamente. O projeto UFPR na SNCT espera obter como resultados a efetivo desenvolvimento de atividades de divulgação e popularização da Ciência em 22 municípios do PR. Utilizando diversas estratégias de ações que incluem exposição de MicroMuseu, oficinas, exposições científicas, feiras de ciências, mostras de vídeos e produção de jogos didáticos espera-se atingir um público de aproximadamente 21.000 pessoas. Entretanto, um ponto importante de avaliar da presente proposta é que ela se apresenta como um importante desafio de integração das atividades de divulgação e popularização da ciência que incluem um grupo de pesquisadores que vem trabalhando na idealização de um espaço de divulgação científica da UFPR. Esse grupo é denominado Rede de Divulgação Científica e Cultural da UFPR ReDiCC, e incorpora pesquisadores de diferentes unidades da UFPR e áreas de conhecimento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
22/10/2020-31/07/2021
Emerson Monteiro Vieira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos do fogo sobre mamíferos e suas interações ecológicas no cerrado do brasil central (território quilombola kalunga e parque nacional da chapada dos veadeiros)
Resumo:
O fogo é um importante fator de perturbação em vários ecossistemas no mundo, especialmente em áreas de savana como o Cerrado. Esse distúrbio afeta não só as plantas como também a fauna de mamíferos associada às áreas atingidas por queimadas. A avaliação da ocorrência desses animais em áreas com diferentes históricos de queima, o monitoramento das populações e avaliação do papel desses no ecossistema pode e deve ser feito com a participação de comunidades locais que ocupam as áreas protegidas ou seu entorno. A participação desses atores nas questões de manejo e determinação das lacunas de conhecimento associadas ao uso e manejo do fogo e o efeito destes na fauna é altamente desejável, podendo ser um fator decisivo para o sucesso de projetos integrados de manejo do fogo e conservação da mastofauna. O objetivo geral do presente projeto é investigar o efeito de diferentes históricos de queima, incluindo queimadas prescritas (precoces), nas comunidades de mamíferos e nas relações ecológicas em que os mesmos estão envolvidos em áreas de Cerrado nativo do Território Quilombola Kalunga e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). Para isso utilizaremos uma abordagem inédita em áreas do Cerrado, avaliando tanto espécies de médio/grande porte quanto de menor porte (os chamados pequenos mamíferos), integrando diferentes métodos de amostragem. Esse projeto será desenvolvido a partir do estabelecimento de parcelas permanentes e do desenvolvimento participativo de protocolos de monitoramento que possam ser empregados pelas equipes gestoras das áreas estudadas e outras áreas protegidas, em condições de diferentes regimes de queima, que incluem queimas prescritas ou controladas em diferentes épocas do ano, áreas de proteção contra o fogo e mesmo áreas atingidas por incêndios.Nossos objetivos específicos são: (1) identificar e monitorar a mastofauna em áreas em diferentes estágios sucessionais pós-fogo; (2) avaliar o efeito das queimadas na composição das comunidades de mamíferos; (3) identificar nas vegetações atingidas por eventos de fogo quais são os potenciais predadores de pequenos mamíferos; (4) identificar e quantificar em áreas em diferentes estágios sucessionais pós-fogo as interações ecológicas entre pequenos mamíferos e as plantas das quais consomem frutos; (5) verificar como diferentes históricos de fogo modificam a estrutura das redes de interações entre pequenos mamíferos e plantas das quais consomem frutos ou sementes; (6) avaliar como a incidência de queimadas precoces afetam a composição das comunidades e o uso do espaço por mamíferos; (7) desenvolver ações integradas para estabelecer e aprimorar protocolos de monitoramento da mastofauna como um todo para áreas florestais (em matas de galeria) e para áreas abertas (em campos e savanas) com participação de brigadistas, moradores e gestores; (8) acompanhar a fauna de mamíferos a partir da ocorrência de queimadas prescritas e controladas, capacitando brigadistas, moradores e gestores para a realização desta caracterização bem como o monitoramento da mastofauna antes e depois da ocorrência do fogo; e (9) produzir materiais de divulgação sobre os mamíferos e como esses animais lidam com o fogo, para um público-alvo de visitantes, moradores do entorno, e estudantes de ensino fundamental e médio. Ao entender o efeito de diferentes históricos de queima nas comunidades de mamíferos e nas relações ecológicas em que os mesmos estão envolvidos no Território Quilombola Kalunga e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) esperamos contribuir para que o manejo integrado do fogo seja realizado de forma a possibilitar a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos na região. Além disso, a capacitação dos atores locais na realização de amostragens da mastofauna permitirá que as comunidades estejam envolvidas de forma participativa nas ações de monitoramento da biota. Com os resultados do presente projeto pretende-se submeter no mínimo 4 artigos para publicação em periódicos científicos além de propiciar a elaboração de duas teses de doutorado.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
01/12/2018-31/10/2021
Emerson Ribeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
capacitação e aplicação da metodologia das instalações geográficas para professor (as) da rede pública crede 18 e 19
Resumo:
A formação e capacitação de professores de geografia da rede pública e considerando a indissociabilidade entre teoria e prática é preciso apresentar aos alunos/professores a realidade do ensino no Brasil para que elabore, executa e avalie planejamentos de geografia no ensino fundamental e médio, assim como reflita sobre a sua prática docente diante da realidade escolar. Para a formação de novos professores e a capacitação de docentes, estamos em busca de outra prática pedagógica, buscando articular a ciência geográfica, a arte e o cotidiano da escola, incorporando, assim, a criatividade para a manifestação dessa prática na universidade e nas escolas, realizando o processo de aprendizagem e ensino, com as instalações geográficas. Portanto, a aproximação entre a universidade e a escola, e a formação de profissionais da educação em especial o de Geografia, e aqueles que estão em constante formação à pesquisa e novas metodologias devem ser apresentadas, e o melhor meio para isso é a realização de oficinas e minicursos, difundindo na rede pública, por meio das CREDE 18 e 19 da região metropolitana de Juazeiro do Norte.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional do Cariri - CE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emerson Rodrigo da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fabricação de nanoestruturas de bradicinina mediada por dna
Resumo:
A auto-organização de biomoléculas constitui uma estratégia central em campos emergentes como a engenharia biomolecular, a bionanotecnologia e a nanomedicina. Inspirados pelo rico polimorfismo observado em componentes biológicos fundamentais, cientistas trabalhando na interface Física-Química-Biology têm tirado vantagem das características únicas exibidas por blocos moleculares extremamente versáteis como os amino ácidos e as nucleobases para construir uma série de novos materiais com aplicações que vão desde o transporte intracelular até a produção de matrizes teciduais. Neste projeto, pretendemos desenvolver estratégias de fabricação de nanoestruturas inéditas baseadas na Bradicinina, um peptídeo-hormônio com potente efeito hipotensor. A extensa presença de prolinas na composição deste peptídeo confere a ele rigidez estrutural que dificulta a formação de estruturas de com simetria definida em solução. Para contornar esse problema, a estratégia central será o uso de cadeias lineares de DNA como template que, através de interações eletrostáticas, mediarão a automontagem das nanoestruturas peptídicas. Diversos parâmetros físico-químicos, envolvendo desde modificações no desenho da molécula de Bradicinina até características iônicas do meio de promoção da automontagem, serão testados. A estrutura dos arranjos formados será elucidada por meio de uma série de ferramentas biofísicas compreendendo métodos espectroscópicos, espalhamento a baixo ângulo e microscopia avançada. O sucesso da formulação desses sistemas e a compreensão detalhada de sua organização nanoscópica abrirá portas para a produção de nanoestruturas bioativas com propriedades de controle de pressão arterial.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emerson Schwingel Ribeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sínteses, caracterizações e aplicações de novos materiais
Resumo:
O presente projeto tem como objetivos principais as sínteses, caracterizações e aplicações de óxidos mistos e sílica gel quimicamente modificadas. Os materiais de interesse a serem obtidos são 1) óxidos mistos do tipo SiO2/MxOy, SiO2/MxOy/NxOy pelo processo sol-gel, 2) filmes de óxidos mistos do tipo MxOy/NxOy pelo processo sol-gel e/ou método de Pechini, 3) sílica gel quimicamente modificada (SGQM). As características de interesses a serem investigadas dos óxidos mistos referem-se ao grau de dispersão das partículas dos óxidos metálicos nos suportes, porosidade das matrizes, mobilidade térmica das partículas e a distribuição delas na superfície etc. Devido às características ácidas de Lewis e de Brønsted dos diferentes óxidos metálicos, será investigada a capacidade de adsorção de espécies eletroativas (EE), para o desenvolvimento de novos eletrodos quimicamente modificados. Esses novos óxidos mistos serão também utilizados na pré-concentração de íons metálicos em solução. A aplicação de sílica gel nanométrica quimicamente modificada com FSs (fotossensibilizadores) na geração de oxigênio singlete será estudada. Por último, este projeto propõe desenvolver novos filmes, em substituição à camada de fosfatização, a base de óxidos mistos para serem aplicados em superfícies de aço laminado a frio e aço galvanizado por imersão a quente, materiais largamente utilizados no setor de energia elétrica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emiko Yoshikawa Egry
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
construção de indicadores de boas práticas na atenção primária em saúde na perspectiva da enfermagem em saúde coletiva
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo geral construir indicadores de Boas Práticas da Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS) reportadas aos perfis epidemiológicos e aos determinantes sociais dos processos de saúde e doença dos municípios. Os objetivos específicos são: Conhecer os perfis epidemiológicos da população dos municípios; Identificar as políticas e os programas municipais para o reconhecimento das necessidades em saúde e dos grupos sociais vulneráveis; Identificar os conceitos e instrumentos de Boas Práticas da Enfermagem na APS; Elaborar uma matriz de indicadores de Boas Práticas da Enfermagem na APS, nas dimensões estrutural, particular e singular da Rede de Assistência e dos perfis epidemiológicos da população; Desenvolver um programa de qualificação para os gestores municipais de saúde e para os enfermeiros atuantes na APS para lidar com as necessidades e vulnerabilidades em saúde; e Identificar conjunto de indicadores de Boas Práticas na APS que visem fortalecer o enfrentamento da violência doméstica contra a criança e o adolescente. Metodologia: o modelo de pesquisa será do tipo não-experimental, com predominância dos exploratórios e descritivos, além de metodológicos. Trata-se de um estudo misto, com abordagem quanti-qualitativa para a análise dos dados. O fundamento teórico-metodológico será a Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva, Tipesc (Egry 1996). Os dados quantitativos serão analisados por estatística descritiva e inferencial e os qualitativos serão analisados pelo método de Bardin, utilizando a técnica de análise do software webQDA. Os cenários a serem estudados são os municípios de Concórdia (SC), São José dos Pinhais (PR) e Araraquara (SP). Sujeitos da pesquisa e aspectos éticos. Os principais sujeitos da pesquisa serão os enfermeiros da APS, lideranças da Enfermagem dos municípios e gestores municipais. Ademais conformarão como juízes os especialistas em indicadores, em Boas Práticas da APS e Boas Práticas da Enfermagem na APS. O projeto será encaminhado aos Comitês de Ética em Pesquisa pertinentes. Categorias de análise: concepção de Boas Práticas de Enfermagem; concepção de necessidades em saúde e vulnerabilidades na APS; indicadores de qualidade das práticas de Enfermagem; evidências de qualidade dos serviços. Etapas do estudo: 1. Coleta, análise e síntese dos perfis epidemiológicos da população dos municípios; 2. Coleta de dados, análise e síntese das políticas e dos programas municipais por meio do Planos Municipais de Saúde (PMS) e Redes de Atenção à Saúde (RAS); 3. Coleta de dados, análise e síntese dos conceitos e instrumentos de Boas Práticas da Enfermagem na APS; 4. Elaboração e validação de uma matriz de indicadores de Boas Práticas na APS; 5. Identificação de Indicadores de enfrentamento da violência doméstica contra a criança e o adolescente nos diversos cenários; 6. Programa de qualificação para os gestores municipais de saúde e para os enfermeiros da APS. Metas: qualificação de pesquisadores de diferentes níveis, de IC a pós doutor; produzir dissertação de mestrado e teses de doutorado; produzir artigos científicos a serem publicados em periódicos de alto impacto; qualificar profissionais da Enfermagem em prática baseada em evidência na APS; qualificar gestores dos serviços de saúde para o organização dos Planos Municipais de Saúde, considerando a equidade e a qualidade dos serviços de saúde, de modo a focalizar os grupos sociais vulneráveis, dentre eles crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Principais contribuições da proposta: adensamento teórico e atualização da Tipesc; demonstração do potencial praxiológico da Tipesc na intervenção dos processos de trabalho na APS; reorganização dos processos de trabalho em saúde, contemplando e aprimorando ações interventivas baseadas em evidências na APS; potencialização de ações práticas e de gestão local que contribuam para a qualificação da APS e consequente atendimento das necessidades em saúde da população. Potencial de Inovação: produção de um programa para b-learning para qualificação de enfermeiros da APS e formação de lideranças para o uso de evidências assegurando as Boas Práticas na APS; produção de indicadores validados de Boas Práticas da Enfermagem na APS.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Emil Albert Sobottka
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o potencial emancipatório da transferência de renda e da participação política para mulheres em contextos de pobreza e violência
Resumo:
Autonomia e emancipação são expressões da ideia de que indivíduos ou grupos sociais possam escolher por si próprios como querem conduzir suas vidas e estão na raiz das concepções modernas de sujeito, liberdade, autodeterminação dentre outras. Geralmente elas, e em especial sua falta, também fazem parte dos estudos sobre democracia e cidadania, quando estas são adjetivadas como tutelada, regulada, restringida etc. Elas também são centrais em dois complexos temáticos que nos últimos anos têm crescido em importância: as políticas sociais, em especial as de transferência direta de renda e de inclusão social, e as políticas de participação. Por vezes elas são tidas como um pressuposto; outras, como uma meta a ser alcançada; outras ainda, como uma ideia regulativa que, mesmo distante, orienta o agir. Mas mesmo estando muito presentes em políticas, como bandeiras de luta de movimentos e em teorias sociais, praticamente não há estudos que sistematizem estas ideias. O propósito do presente projeto é analisar o potencial emancipatório das políticas de participação e da transferência direta de renda a partir da narrativa biográfica de mulheres. Esta emancipação será analisada tanto na perspectiva político-econômica (envolvimento associativo, oportunidades de trabalho e renda, acesso a políticas e direitos) como na perspectiva privada (possibilidade de criar e realizar seu próprio projeto de vida, reconhecimento vs. desrespeito nas relações familiares). A pesquisa será realizada no Morro da Cruz, em Porto Alegre, com um longo histórico de organização e participação política, região também contemplada com elevado número famílias beneficiadas com transferência direta de renda, em especial Bolsa Família, mas também palco de formas muito diversas de violência. A pesquisa terá como referencial teórico a teoria crítica e, dentro dela, em especial a democracia radical (Habermas) e a teoria do reconhecimento (Honneth).
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Emília Carvalho Leitão Biato
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo sobre o perfil, formação, currículo e integração ensino-serviço-comunidade dos cursos da área de saúde
Resumo:
A multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade têm se caracterizado como norte do processo de formação dos profissionais de saúde no Brasil. Acompanhando essa tendência, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de saúde CES/MEC enfatizam a importância da aproximação no processo ensino-aprendizagem desses profissionais com a realidade das comunidades brasileiras. Com isso, os pesquisadores da saúde e educação propõem a construção de saberes interdisciplinares sobre a formação dos profissionais da saúde nos cursos de medicina, farmácia, odontologia, saúde coletiva, enfermagem e nutrição, e sua inserção cada vez maior no Sistema Único de Saúde - SUS. Dessa maneira, o objetivo geral do presente projeto consiste analisar as evidências da implementação das reformas curriculares na área da Saúde Faculdade de Saúde e Faculdade de Medicina UnB (FS e FM) e UCB, por meio do estudo das características do perfil discente e de docentes e seus fatores associados. Como metodologia adotar-se-á o estudo prévio das DCNs, conciliando suas orientações com os projetos pedagógicos de cada curso, acompanhando suas propostas de mudanças curriculares e dos percursos formativos com ênfase nos cenários de prática e integração do ensino-serviço-comunidade. Associadamente, pesquisar a trajetória da formação e perfis profissionais em saúde (docente, discente e egressos) das FS e FM da UnB e da UCB. Além do monitoramento observacional dessas trajetórias serão colhidas informações por meio de entrevistas e questionários pelo critério amostral arbitrário. Por fim, todos os dados serão conciliados e confrontados com as normas preconizadas pelo Ministério da Educação e pelos respectivos projetos pedagógicos. Como resultados, acredita-se que o presente projeto poderá oferecer nova perspectiva na articulação do conhecimento das áreas básicas e profissionalizantes com os cenários de práticas; estimulará a promoção e reorientação curricular e formação em saúde para o SUS, bem como poderá contribuir para a implementação de ações de promoção da equidade e da saúde na formação, o monitoramento e avaliação de mudanças curriculares e inovações pedagógicas.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
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