Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Alchemy Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento
Associação das Religiosas da Instrução Cristã
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário Carioca
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Anápolis
Centro Universitário de Brasília
Centro Universitário de Brusque
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário Filadélfia
Centro Universitário Herminio Ometto de Araras
Centro Universitário Tiradentes
Centro Universitário UNINTA
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
E.E.E.M. Agostinho Morais de Oliveira
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Engenharia Assistida por Computador
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Escola Superior de Guerra
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Meridional
Faculdade SKEMA Business School
FAE Centro Universitário
FUCAPE
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação João Pinheiro
Fundação Meridional
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Pio XII
Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo
Fundação UNIRG
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Fundo Estadual de Saúde do Estado da Bahia
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Mãe de Deus
Hospital São Rafael
Hospital Sírio-Libanês
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Instituto de Botânica
Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - PR
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Paraná
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Integrado
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
instituto MarcosDaniel
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Tecnológico Vale
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu Paraense Emílio Goeldi
Observatório Nacional
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Matinha
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Paracambi
Prefeitura Municipal de Recife
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO SAUDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE MACAPA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Tauá
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Pará
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do RS
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Brasileira de Imunologia
Sociedade Educacional Três de Maio
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Brasil
Universidade Candido Mendes
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica do Salvador
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Cidade de São Paulo
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade da Amazônia
Universidade da Força Aérea
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Cruz Alta
Universidade de Fortaleza
Universidade de Guarulhos
Universidade de Marília
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Rio Verde
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santo Amaro
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade de Uberaba
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Planalto Catarinense
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Roraima
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Estácio de Sá
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade FUMEC
Universidade Ibirapuera
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Luterana do Brasil
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Positivo
Universidade Potiguar
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tiradentes
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vila Velha
Universidade Virtual do Estado do Maranhão
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Economia Doméstica
Educação
Educação Física
Energia
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Segurança Contra Incêndio
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Tecnologias Médicas e da Saúde
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Ruy Carlos Ruver Beck
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de nanomedicamentos inovadores por impressão 3d
Resumo:
A tecnologia de impressão 3D tem despertado considerável atenção na última década para a produção de formas sólidas na área farmacêutica, com grande potencial de patenteamento de novos sistemas de liberação. Estes produtos tem sido delineados como sistemas de liberação imediata e controlada, contendo um ou mais fármacos, e focados na personalização da terapia (personalized medicine). Em 2015, a comercialização dos primeiros comprimidos produzidos por impressão 3D (tecnologia ZipDose®) foi aprovada pelo FDA. Os estudos a cerca do emprego de tecnologias de impressão 3D na área farmacêutica tem aumentado consideravelmente nos últimos 5 anos, incluindo estudos in vivo de segurança e eficácia e avaliação da percepção pública de medicamentos produzidos por essa tecnologia. Aliados a essa realidade, em 2016 e 2017, trabalhamos nessa área e publicamos o primeiro artigo que combina a impressão 3D com a nanotecnologia farmacêutica, agregando a nossa expertise na área de nanotecnologia com a tecnologia de impressão 3D. Naquele primeiro estudo foram desenvolvidos comprimidos por impressão 3D (modelagem por fusão e deposição), que foram impregnados com nanocápsulas poliméricas no final do processo, demonstrando as possibilidades de customização do perfil de liberação de fármacos. Neste momento, o projeto atual tem como objetivo preparar formas sólidas (nanomedicamentos) contendo nanocarreadores orgânicos e/ou inorgânicos adicionados no início do processo de produção, empregando duas técnicas de impressão 3D, a modelagem por fusão e deposição e a estereolitografia, como estratégias para personalização das terapias. Trata-se de abordagem inédita para a produção de nanomedicamentos por impressão 3D, na qual serão avaliadas de maneira aprofundada as propriedades físico-químicas, morfológicas, calorimétricas e biofarmacêuticas dos produtos inovadores obtidos, estudando fatores quali e quantitativos sobre as suas propriedades.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ryzia de Cássia Vieira Cardoso
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a gestão politica da pesca artesanal e o uso do pescado na alimentação escolar: cenários em países latinos e a realidade no brasil
Resumo:
A pesca artesanal compreende importante cadeia produtiva, contribuindo com a oferta de mais da metade do pescado consumido em todo o mundo, e exercendo também papel importante na segurança alimentar, por auxiliar na redução da pobreza. Todavia, a atividade tem enfrentado vários desafios, incluindo a redução dos estoques pesqueiros, a disputa por territórios, desigualdades nas relações de poder, com limitada participação social e políticas desfavoráveis que, em geral, limitam o apoio necessário. Assim, o setor tem sido caracterizado como trabalho rústico e precário, com perda de qualidade das espécies comercializadas. Embora o pescado seja um alimento de destacada contribuição nutricional e tenha papel preventivo para doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, registra-se, no Brasil, um baixo consumo pela população, bem como no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Assim, este estudo objetiva analisar comparativamente a gestão da pesca artesanal e a utilização dos seus produtos no Programa de Alimentação Escolar, na realidade de três países latinos- Brasil, Colômbia e Chile. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, organizado em quatro eixos: i. a avaliação da gestão política da pesca artesanal nos três países; i.i. a sistematização de estudos sobre a inserção do pescado no programa de alimentação escolar, com ênfase na América Latina e no Brasil; i.i.i. a avaliação da condução de uma estratégia para inserção de produtos da pesca artesanal na alimentação escolar em município da região Nordeste, em comparação com experiências no Sudeste e Sul do Brasil; e i.v. a geração de subsídios para tomada de decisão política em apoio à pesca artesanal e à inserção do pescado artesanal no Programa Nacional de Alimentação escolar. No primeiro eixo, planeja-se o estudo comparativo do marco legal sobre pesca artesanal, nos três países, bem como a condução de entrevistas com gestores públicos federais e representantes de organizações da sociedade civil organizada, de modo permitir a análise das políticas na perspectiva histórica, quanto à estrutura governamental, do marco legal vigente e dos avanços e desafios no fortalecimento da cadeia produtiva e para promoção da segurança alimentar. No segundo eixo, far-se-á um levantamento de estudos que descrevam experiências de inserção de pescado na alimentação escolar, buscando identificar metodologias para maior uso deste alimento junto aos escolares. No terceiro eixo, tem-se um estudo de intervenção, em continuidade a projetos anteriores, a ser comparado com outras experiências. O estudo contempla três percursos metodológicos, compreendendo: fortalecimento da formação em Boas Práticas de Produção, para comunidades já treinadas e comunidades não treinadas; a avaliação da composição nutritiva e de indicadores físico químicos de espécies nativas, ainda não registradas na literatura; levantamento, seleção e padronização de preparações culinárias à base de pescado, para introdução junto ao PNAE, junto às comunidades pesqueiras, com avaliação do impacto das estratégias de intervenção. Fechando essas atividades, pretende-se elaborar um livro (digital), a ser usado como material de divulgação para o PNAE. No último eixo, espera-se a geração novos conhecimentos e a elaboração de produtos científicos e técnicos, com potencial contribuição para a tomada de decisão, em diferentes níveis de gestão pública, e para fomentar a integração da pesca artesanal em cadeias formais de suprimento de alimentos, favorecendo o desenvolvimento local. Pelo escopo, o estudo projeta contribuições nas dimensões científica, tecnológica, social e econômica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Sabrina Deise Finamori
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
maternidade solo: parentalidades, conjugalidades e noções de família
Resumo:
Este projeto tem por objetivo analisar a relação entre parentalidades e conjugalidades a partir dos movimentos atuais em torno do que vem sendo nominado como maternidade solo. Tendo em vista a carga histórica associada ao termo mãe solteira, muitas mulheres que cuidam sozinhas de seus filhos, por opção ou não, aderiram à expressão mãe solo desvinculando a relação parental da conjugalidade à qual usualmente aparecia vinculada. Reunidas em torno de coletivos feministas ou grupos virtuais, essas mulheres têm produzido, a partir de suas próprias experiências parentais, reflexões em torno dos sentidos sociais da maternidade e de suas práticas cotidianas, feito reivindicações de direitos e denunciado discriminações sofridas por elas ou seus filhos. Ao trazerem esse debate à tona, têm colocado em pauta questões mais amplas que dizem respeito a direitos e deveres maternos e paternos bem como a definições sobre o que constitui o cuidado de crianças e como a noção de família pode ser (re)definida nestes contextos particulares. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa, baseada em levantamento de reportagens sobre a temática, análise da produção audiovisual em torno da questão, como livros, ilustrações e vídeos; mapeamento de fóruns de discussão ou coletivos de apoio (presenciais ou virtuais), etnografia em encontros desses grupos, entrevistas com propositoras ou participantes desses coletivos e fóruns e elaboração de narrativas de vida com mulheres que se autodenominam mães solo, a pesquisa visa analisar o quadro valorativo-moral que informa como os conceitos de conjugalidade e parentalidade tem sido articulados e desarticulados nas experiências contemporâneas autodenominadas maternidade solo. Ao mesmo tempo, visa compreender em que medida a noção de família é revista e as responsabilidades e os direitos maternos e paternos são reconfigurados neste processo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Sabrina Epiphanio
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o aumento da permeabilidade vascular pulmonar como alvo no combate à síndrome do desconforto respiratório agudo associada à malária
Resumo:
Presente em 97 países, a malária é uma doença infecciosa parasitária, que coloca em risco 40% da população mundial. Infecções por Plasmodium spp. podem levar a um quadro respiratório grave, com complicações pulmonares como a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Esta síndrome é caracterizada por inflamação aguda, lesão do endotélio alveolar e do parênquima pulmonar, disfunção e aumento da permeabilidade da barreira alvéolo-capilar pulmonar e, consequente formação de edema. Os mecanismos de regulação da permeabilidade das células endoteliais que envolvem interações dinâmicas e alterações estruturais dos componentes do citoesqueleto possuem papel crítico na modulação da resposta inflamatória e na manutenção do endotélio pulmonar. Assim, face ao desconhecimento de muitos dos elementos determinantes da patogênese da SDRA associada à malária, este projeto tem como objetivo identificar mecanismos de aumento da permeabilidade vascular, com ênfase no estudo das junções interendoteliais, das alterações do citoesqueleto e de suas vias de sinalização, além de métodos de diagnóstico precoce e intervenções terapêuticas. A compreensão desses aspectos é crucial para o desenvolvimento de estratégias profiláticas e para o tratamento da SDRA associada a malária.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Sabrina Francesca de Souza Lisboa
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Farmacologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo do envolvimento de células da micróglia no encéfalo e receptores de imunidade inata tipo toll 4 da micróglia após exposição a estresse homotípico: possível participação do sistema endocanabinoide.
Resumo:
Atualmente, o tratamento farmacológico de primeira escolha para o tratamento de transtornos psiquiátricos como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático são os antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina. Porém eles possuem uma baixa eficácia clínica e muitos indivíduos desistem do tratamento por causa dos efeitos colaterais. Por esse motivo, a pesquisa básica tem buscado um melhor entendimento de mecanismos encefálicos alterados em animais submetidos a situações de estresse, como alterações em mecanismos neuroimunológicos e no sistema endocanabinoide (ECB), a fim de encontrar possíveis novos alvos para o desenvolvimento de fármacos que poderiam representar um tratamento mais efetivo. Nas últimas décadas, vários trabalhos têm apontando para uma íntima relação entre transtornos psiquiátricos e alterações do sistema imune, inclusive no encéfalo. Observa-se que pacientes com transtornos que envolvem exposição ao estresse apresentam sinais de ativação imune e inflamação, enquanto modelos animais de exposição ao estresse têm demonstrado esta mesma relação. A exposição ao estresse homotípico, mas não heterotípico, pode resultar em ativação persistente de células da micróglia e neuroinflamação, com indução, por exemplo, da expressão do receptor de imunidade inata do tipo toll 4 (TLR4) no córtex pré-frontal medial (CPFm). É desconhecido, entretanto, se as células da micróglia e os receptores TLR4 nestas células em estruturas encefálicas importantes para o controle da resposta ao estresse (particularmente o CPFm e o hipocampo) exercem papel-chave no desenvolvimento das consequências comportamentais relacionadas à ansiedade induzidas por estresse. Em situações de estresse há também ativação do sistema ECB, a fim de limitar as consequências do estresse, inclusive ativação de mecanismos neuroimunes e disfunção em mecanismos de plasticidade sináptica. A ausência de ECBs poderia, portanto, facilitar mecanismos neuroimunes via TLR4, enquanto a inibição da via do TLR4 poderia facilitar a sinalização ECB, favorecendo a recuperação do efeito do estresse. A hipótese deste projeto é testar se o estresse homotípico induzirá ativação das células da micróglia e, particularmente, ativação da via do TLR4 e disfunção do sistema ECB nestas células, contribuindo para o desenvolvimento das consequências comportamentais e plásticas do estresse. Ainda, testar se a inibição de TLR4 nas células da micróglia prevenirá os efeitos do estresse e se este possível efeito envolve receptores para ECBs.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Sabrina Neves Casarotti
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
subprodutos de frutos do cerrado: caracterização, avaliação da combinação com cepas probióticas e efeito em ratos alimentados com dieta hiperlipídica
Resumo:
A elevada prevalência de obesidade é um importante problema de saúde pública mundial. A disbiose intestinal é uma das alterações observadas em indivíduos obesos, e pesquisas apontam que alguns alimentos, como os subprodutos de frutas, são capazes de restaurar o equilíbrio da microbiota e reduzir os sintomas da obesidade. Os subprodutos de frutos do cerrado, mais especificamente araticum, mangaba e pequi, foram pouco explorados em relação ao seu potencial funcional e prebiótico. O objetivo desse trabalho será avaliar, in vitro e in vivo, o potencial prebiótico e simbiótico de subprodutos de frutos do cerrado. Para atender a esse objetivo, o trabalho será dividido em três etapas. Na etapa 1, os subprodutos de araticum, mangaba e pequi serão obtidos por secagem e caracterizados quanto à composição centesimal, teor de fibras solúveis e insolúveis, carotenoides e compostos fenólicos e atividade antioxidante. Na etapa 2, serão avaliados o crescimento de cepas probióticas comerciais e cepas patogênicas na presença dos subprodutos e o efeito dos subprodutos na resistência dessas cepas probióticas às condições simuladas do trato gastrointestinal. A combinação de subproduto e cepa probiótica que apresentar os resultados mais promissores, será utilizada na etapa 3, que irá avaliar o efeito do consumo, durante dez semanas, de subproduto e probiótico, isolados e associados (simbiótico), em animais alimentados com dieta rica em lipídeos. O peso corporal será monitorado ao longo do período experimental e ao final serão determinados: tolerância à glicose e à insulina, concentrações séricas de glicose, albumina, proteínas totais, transaminase oxalacética, transaminase pirúvica, ureia, colesterol total, HDL-colesterol e triacilglicerol, insulina sérica, lipopolissacarídeos, teores de gordura no fígado e nos tecidos adiposos branco e marrom e composição da microbiota intestinal por meio do sequenciamento do gene 16S RNA ribossomal. A caracterização dos subprodutos de frutos do cerrado, a avaliação da sua interação com cepas probióticas e a determinação de seu efeito em animais alimentados com dieta hiperlipídica, contribuirão para entender o potencial prebiótico destes subprodutos e os potenciais efeitos benéficos na saúde. Assim, será possível planejar futuras aplicações do subproduto e da cepa probiótica selecionados em alimentos simbióticos ou suplementos alimentares. O projeto também pretende com a redução do desperdício de subprodutos e contribuir com conhecimentos de Ciência de Alimentos e Nutrição pelo entendimento da relação entre os subprodutos, probióticos e a saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Sabrina Soares da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
discursos sobre sustentabilidade e questões socioambientais em prefeituras municipais de minas gerais
Resumo:
A sustentabilidade vem sendo apontada, nos últimos anos, como uma solução para os diferentes problemas ambientais vivenciados, despontando como uma promessa de tornar o relacionamento entre o homem e a natureza mais harmônico e menos invasivo. Contudo, como esse conceito é apresentado de maneira ampla e vaga, são favorecidas sua apropriação e utilização nos mais diferentes discursos. Hoje, praticamente todas as correntes de pensamento concordam com a ideia de que a sustentabilidade deve orientar as decisões envolvendo a natureza e ser um preceito básico para nortear as ações dos indivíduos. O termo sustentabilidade também tem estado presente em diversos discursos nas esferas públicas, na busca por justificar seus impactos sobre o ambiente e legitimar sua atuação frente à sociedade. Apesar disso, a maior parte das mudanças ainda é observada apenas nos discursos, sem grande alterações nos seus processos decisórios ou prioridades. Esse estudo tem como objetivo compreender como a sustentabilidade é conceituada e inserida dos discursos das prefeituras dos municípios da microrregião de Lavras, Minas Gerais, descrevendo como os conteúdos socioambientais são inserido em seus discursos e processos decisórios. Para tanto, será adotado um modelo de análise de comprometimento com a sustentabilidade, proposto por Silva (2014). Nesse modelo, considera-se que uma maior aproximação com a sustentabilidade acontece quando são consideradas as necessidades humanas e a conservação e preservação ambiental, porém, não em uma perspectiva individualista, mas em uma perspectiva coletivista, como proposta por Leis e D`Amato (1998). Para isso, pretende-se analisar os discursos sobre sustentabilidade e questões socioambientais nas prefeituras municipais dos municípios da microrregião de Lavras, Minas Gerais. Espera-se que os resultados possam contribuir para uma maior compreensão de como os municípios têm buscado considerar a sustentabilidade em suas decisões e se estes conseguem equilibrar necessidades humanas e restrições ambientais, de modo a atender a humanidade e o ambiente como um todo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Salete Linhares Queiroz
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
atualização da experimentoteca do cdcc/usp: parceria colaborativa universidade-escola pública
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
12/08/2019-30/11/2021
Salete Linhares Queiroz
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
letramento gráfico: foco no ensino superior de química
Resumo:
A linguagem científica é multimodal, isto é, faz uso de diversos modos de comunicação para transmissão do conhecimento científico. Dentre eles, e de particular interesse para esta pesquisa, estão os modos visuais de comunicação, que incluem as inscrições, definidas como representações visuais materiais elaboradas inerentemente durante o fazer científico, tais como gráficos, fotografias, tabelas, equações, mapas, esquemas etc. Dada a importância das inscrições, tanto para a comunicação científica quanto para o ensino de ciências, e a sua forte presença em livros didáticos e na sala de aula, o fato de diversos estudantes apresentarem dificuldades no seu uso e interpretação é preocupante. É nesse contexto que estudos veem sendo desenvolvidos, tendo em vista o entendimento sobre aspectos que interferem na leitura de inscrições, assim como o delineamento de sequências didáticas potencialmente capazes de promover o letramento gráfico dos estudantes. Este se caracteriza como sendo o conhecimento para lidar com os modos visuais de comunicação, em especial as inscrições. Nessa perspectiva, o presente projeto tem como objetivo investigar como as habilidades de letramento gráfico de estudantes de um curso de bacharelado em química se manifestam durante a interação dos mesmos com inscrições em práticas culturais científicas autênticas, que neste trabalho se configuram como exposições orais. Para tanto, duas sequências didáticas serão elaboradas e levadas a cabo de modo a fomentar tais habilidades. A aplicação de duas sequências didáticas distintas não busca a comparação entre a eficácia das mesmas, mas sim a compreensão sobre as potencialidades de cada uma delas frente ao alcance do propósito traçado, que é o desenvolvimento do letramento gráfico dos estudantes. A base teórica para a realização das análises fundamenta-se em trabalhos reportados na literatura sobre leituras de inscrições. O corpus da investigação será constituído das exposições orais produzidas pelos graduandos no contexto de cada uma das sequências didáticas. Pretende-se, dessa forma, contribuir para a reflexão sobre o que permite e/ou o que dificulta o letramento gráfico no âmbito do ensino superior de química.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Salomao Antonio Mufarrej Hage
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
trabalho, natureza e cultura como referências para a construção da escola pública do campo na amazônia
Resumo:
Este projeto se propõe investigar as realidades, os conflitos e os desafios que envolvem a Natureza, o Trabalho e a Cultura na Amazônia e utilizá-los como referências para refletir e analisar a Escola, a Educação e as Políticas Educacionais nos territórios do campo, considerando a complexidade, diversidade e inserção da Amazônia no cenário nacional e mundial contemporâneo. Ele toma como fundamentação os estudos e as ações que o nosso grupo de pesquisa vem acumulando através do diálogo com os movimentos sociais representativos dos povos tradicionais e camponeses e com os educadores e educadoras que participam das ações e estudos promovidos pelo grupo, desde sua criação em 2002. A Amazônia é formada por um conjunto de ecossistemas, que vão dos florestais aos não florestais, constituindo complexas e ricas teias de biodiversidade, que possui a maior área preservada de floresta tropical do planeta e de diversidade biológica, que abriga 1/5 da disponibilidade de água potável do mundo. São 250 milhões de hectares de floresta, onde é possível encontrar cerca de 30 milhões de espécies vegetais e animais, e 20 mil quilômetros de via fluvial que abriga cerca de 1.700 espécies de peixes e outras espécies que compõem a diversidade biológica marinha. A Amazônia apresenta uma estrutura produtiva complexa e peculiar, ao abrigar em seu território atividades econômicas de base familiar, cooperadas e solidárias que envolvem tecnologias simples; e processos de produção capitalistas, caracterizados por médios e grandes empreendimentos que usam sofisticadas e complexas tecnologias; desenhando uma matriz geográfica conflitual de usos e de significados de seu território e dos recursos naturais que abriga, expressando-se em lógicas e práticas de trabalho, produção e intervenção diferentes, opostas e/ou antagônicas. A Amazônia possui 13% da população nacional, 72% se concentra em áreas urbanas e nos territórios rurais vivem as populações tradicionais e camponesas, que constitui uma das maiores diversidades étnicas e culturais do mundo. Essas populações convivem em meio a teia complexa de relações, mobilizações e movimentos sociais que são diversas e singulares, resultantes de conflitos e alianças em função das disputas pela afirmação das diversas identidades culturais e de interesses e demandas advindas dos processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização dos grupos e povos, em meio às relações de poder desiguais existentes. Diante de situações existenciais tão ricas que compõem o manancial de saberes, valores, símbolos, crenças, experiências e tecnologias produzidas pelas populações da Amazônia, do campo e da cidade, nas situações próprias de trabalho e produção, na relação com os diversos ambientes, e nas práticas de formação pessoal e coletiva que vivenciam e acumulam; apresentamos esse projeto com a intenção de refletir sobre a Escola, a Educação e as Políticas Educacionais nos territórios do campo na Amazônia tomando como referência as contribuições do Bem Viver, da Agroecologia e da interculturalidade crítica. Pretendemos com esse estudo e com essas referências contrapor à visão hegemônica que tem se apropriado da Escola, da Educação e das Políticas Educacionais para fortalecer a mercantilização da vida e da sociedade, o individualismo, a competitividade e o consumismo, que hierarquiza, privilegia e reconhece os grupos com maior poder, apresentando suas culturas e saberes como padrão de sociabilidade; ao mesmo tempo em que exclui, silencia, invisibiliza, discrimina e estigmatiza os modos de vida próprios dos povos e comunidades tradicionais e camponesas da Amazônia, tratando-os como primitivos, arcaicos, atrasados, conservadores, sem história, sem cultura, incivilizados, alienados e sem perspectivas de futuro. Nossa aposta é de que a Escola, a Educação e as Políticas Educacionais, assentadas em relações de reciprocidade e complementaridade entre ser humano e natureza expressas por meio do Bem Viver, no trabalho cooperado e diversificado com enfoque agroecológico, e na dialogicidade e eticidade como princípios de afirmação da Interculturalidade; possam se configurar enquanto territórios de reconhecimento da diversidade sociocultural, racial, étnica, de gênero, religiosa e de fortalecimento da esfera pública na Amazônia, assumindo a responsabilidade com a formação de sujeitos críticos, a partir de seu lugar, e, ao mesmo tempo, capazes de colocar-se e entender-se em relação e interação com outros sujeitos e espaços sócio-políticos e culturais, em escala local e global. Em tempos de insegurança e de tensões que configuram a realidade brasileira na atualidade, precisamos de serenidade e ousadia para traçar estratégias que apontem caminhos e possibilidades que não nos permitam enveredar pelo ceticismo e retroceder nas conquistas já asseguradas. A luta por uma Sociedade de Direitos Humanos e Sociais garantidos, efetivados e universalizados é o nosso horizonte, e continua sendo a nossa meta e a nossa utopia. Na Sociedade de Direitos que estamos construindo e queremos fortalecer, a Escola, a Educação e as Políticas Educacionais, tomando como referência a discussão sobre a Natureza, o Trabalho e a Cultura na Amazônia são centrais para a formação humana dos sujeitos, e para a edificação de uma cultura política participativa e protagonista neste território e de um projeto emancipatório, soberano e sustentável de sociedade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Salvador Barros Torres
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ação de atenuadores na atividade antioxidante e tolerância de cultivares de cucurbitáceas submetidas aos estresses abióticos
Resumo:
As cucurbitáceas são uma das famílias botânicas de mais importância socioeconômica do Brasil. Todavia, os estresses ambientais de origem abiótica são considerados fatores limitantes para a produtividade e um dos períodos mais críticos para a sobrevivência das plantas é durante a germinação até o estabelecimento das plântulas. Nesse caso, estudos que possibilitem a utilização de tratamentos que eliminem ou reduzam os efeitos deletérios causados por esses estresses são de grande relevância. Sendo assim, objetiva-se avaliar o uso de atenuadores de estresses oxidativo e tolerância de diferentes cultivares de cucurbitáceas sob condições de estresses salino e hídrico. Para isso, serão testados sete cultivares de abóbora (Cucurbita spp.), melão (Cucumis melo L.), melancia (Citrullus lanatus Schrad) e pepino (Cucumis sativus L.) e quatro atenuadores de estresse (hidrocondicionamento, peróxido de hidrogênio, ácido giberélico e ácido salicílico), cujas concentrações serão adotadas com base em pré-testes. A pesquisa constará de quatro experimentos para cada espécie. Inicialmente (experimento I) serão verificadas as tolerâncias das cultivares sob estresse hídrico por meio dos testes de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca total de plântulas, aminoácidos livres totais, prolina, açúcares livres totais e índice de tolerância. No experimento II será feito o acompanhamento da germinação e atividade antioxidante das cultivares que se mostraram mais tolerantes e sensíveis no experimento I, sob uso de atenuadores de estresse hídrico; neste, serão avaliadas além das variáveis anteriores, a atividade da superóxido dismutase, catalase e ascorbato peroxidase. Nos experimentos III e IV serão realizadas as mesmas avaliações dos experimentos I e II, respectivamente, sob estresse salino. Para simular a condição de déficit hídrico será usado o polietilenoglicol (PEG 6000) e no salino o cloreto de sódio (NaCl) nas concentrações de 0,0; -0,2; -0,4; -0,6 e -0,8 MPa. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância pelo teste F, as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade para avaliar o efeito das cultivares e dos atenuadores. Será feita a análise de regressão para avaliar o efeito dos níveis de potenciais osmóticos por meio do programa Sisvar.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Samanta Cristina das Chagas Xavier Azeredo
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise espacial e diversidade das espécies de trypanosoma em triatomíneos e mamíferos silvestres, na mata atlântica do sudeste brasileiro
Resumo:
O gênero Trypanosoma inclui espécies de parasitos ainda desconhecidas e as estudadas estão associadas a doenças do homem e animais domésticos. Isso vem mudando, pois tornou-se clara a importância da biodiversidade na preservação da saúde ambiental e animal/humana. Pouco se conhece sobre a riqueza de espécies de parasitos na Mata Atlântica. No estado do Espírito Santo (ES) e no Maciço da Pedra Branca, Rio de Janeiro, observamos uma alta diversidade e espécies não identificadas de Trypanosoma. Esse cenário aponta a necessidade do entendimento das variáveis abióticas e bióticas que modulam sua ocorrência, como ampliar o estudo da diversidade de espécies do gênero, incluindo T. cruzi, agente causador da doença de Chagas. O objetivo desse projeto é identificar as variáveis que determinam a diversidade das espécies de Trypanosoma em mamíferos silvestres e triatomíneos na Mata Atlântica. Utilizaremos a análise espacial para determinar as áreas com maior e menor diversidade de tripanosomatídeos no estado do ES e no Maciço da Pedra Branca. Mapas temáticos das áreas estudadas serão gerados frente as seguintes variáveis: clima, solo, vegetação, relevo, biodiversidade e espécies de tripanosomatídeos. Para a determinação da influência de cada variável, os padrões de distribuição espaço-temporal e os níveis de correlação entre as variáveis resposta e explicativa serão avaliadas por análise exploratória e álgebra de mapas. A influência nos padrões de dispersão e diversidade das espécies serão determinadas pela análise multivariada pelo método de classificação pelo vizinho mais próximo. Os resultados observados serão validados a partir da coleta/recebimento de triatomíneos e captura de pequenos mamíferos silvestres nas áreas determinadas pela modelagem espacial. Serão aplicadas as ferramentas parasitológicas e moleculares para determinação das espécies de Trypanosoma e sua diversidade em mamíferos e vetores. Novas espécies serão caracterizadas morfológica e biologicamente.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Samantha Cristina de Pinho
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação de potenciais aplicações de lipossomas liofilizados coencapsulando curcumina e vitamina d3 em alimentos
Resumo:
Atualmente, a busca pelo consumo de alimentos mais saudáveis é uma prática cada vez mais recorrente por parte do consumidor. Dessa forma, torna-se uma necessidade o desenvolvimento contínuo de tecnologias de microencapsulação de bioativos nas formulações alimentícias. A curcumina é um pigmento hidrofóbico, utilizado pela indústria de alimentos como corante natural, condimento e conservante, e que possui um alto potencial anti-inflamatório e antioxidante. Por sua vez, a vitamina D3 é um composto lipossolúvel com papel fundamental na saúde de ossos e dentes, visto que seu consumo promove o aumento da absorção de cálcio pelo sangue, além de ter atividade anticarcinogênica. Por serem moléculas hidrofóbicas, a aplicação direta tanto da curcumina quanto da vitamina D3 em formulações alimentícias pode se tornar uma dificuldade tecnológica, visto que a maioria delas possui base aquosa. Tal problema pode ser contornado a partir da coencapsulação de ambos os bioativos em carreadores lipídicos, como os lipossomas. Matrizes lipídicas como os lipossomas também possuem como vantagens a alta biocompatibilidade e baixíssima toxicidade. Do ponto de vista tecnológico, a produção de lipossomas multilamelares surge como um processo passível de escalonamento para escala industrial, apresentando diversas vantagens como a não-utilização de solventes orgânicos e o baixo custo operacional. O objetivo principal desse trabalho será explorar duas potencialidades de lipossomas liofilizados coencapsulando curcumina e vitamina D3 (sistema que vem sendo desenvolvido no LEnAlis desde 2015). A primeira delas será o desenvolvimento de um pó alimentício, a partir de aglomeração úmida, contendo amido de milho (uma matéria prima barata e de fácil obtenção) e lipossomas liofilizados coencapsulando curcumina e vitamina D3. Pretende-se estabelecer as melhores condições de produção dos lipossomas liofilizados em escala de laboratório, bem como avaliar a capacidade dos sistemas produzidos em proteger os bioativos. O amido enriquecido será então caracterizado morfologicamente e físico-quimicamente. Como resultado final, espera-se obter um produto completamente novo, multinutricional e de alto valor agregado. A segunda aplicação será feita através da incorporação dos lipossomas liofilizados em iogurte. O produto lácteo será caracterizado físico-quimica, microbiológica e sensorialmente. Dessa forma, o projeto pretende contemplar duas situações na indústria de alimentos relacionadas com sistemas de microencapsulação: a produção de um ingrediente funcional (amido enriquecido) e um produto final (iogurte).
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Samir Adamoglu de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a noção institucional da administração enquanto profissão e sua influência na prática da gestão e na formação do administrador
Resumo:
O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a noção institucional da Administração enquanto profissão opera processos de âmbito individual, organizacional e societal que influenciam a prática da gestão e a formação do administrador. Entendidas sociologicamente, as 'profissões' configuram-se como papéis sociais instituídos na sociedade, responsáveis tanto por produzir campos de atuação prática, quanto por reproduzir lógicas e práticas inerentes a estes, funcionando como agentes institucionais influentes em três instâncias: como agentes culturais-cognitivos, como agentes normativos, e como agentes regulativos. Aceita-se o argumento de que é mediante a atuação desses tipos possíveis de agentes que se pode compreender como as condições de produção e de reprodução das esferas componentes de uma dada dimensão institucional se reforçam, revisam, transformam ou inovam, a partir de ações de praticantes organizados em classes profissionais e/ou de organizações profissionalizadas. Nisso, cinco proposições de estudo se desenham: (i) investigar processos de institucionalização do saber e de práticas concernentes a questões educacionais/educativas na formação de praticantes em escolas e cursos (superiores e tecnológicos); (ii) investigar processos de institucionalização do saber e de práticas concernentes a circulação/disseminação de práticas de gestão; (iii) investigar processos de institucionalização de regras e normas concernentes a questões de trajetória histórica da construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado; (iv) investigar processos de institucionalização de regras e normas concernentes a questões de dispositivos normativos e regulatórios pertinentes a construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado; e, (v) investigar processos de institucionalização de regras e normas concernentes a questões de midiatização relevantes na construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado. Assume-se a linguagem como elemento basilar que opera a fabricação de textos e discursos mediante seu uso na constituição das práticas sociais cotidianas, formando os contextos que norteiam a ação de indivíduos e organizações. A perspectiva teórica é o institucionalismo organizacional em sua vertente sociológica, de enfoque linguístico. Traça-se seis objetivos específicos: (i) caracterizar a trajetória histórica (em suas instâncias política, econômica, social e cultural) do contexto institucional de referência da formação da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da Administração enquanto campo profissionalizado; (ii) caracterizar os mecanismos/dispositivos normativos e regulatórios atuantes na construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado; (iii) caracterizar os mecanismos/dispositivos da mídia influentes na construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado; (iv) caracterizar as práticas educacionais/educativas relevantes na construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado; (v) caracterizar processos de criação, circulação e disseminação de práticas de gestão relevantes na construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado; e, (vi) analisar a(s) maneira(s) pela(s) qual(is) processos de âmbito individual, organizacional e societal que influenciam a prática da gestão e a formação do administrador são operados pela noção institucional da Administração enquanto profissão. Os espaços empíricos de pesquisa concebidos compreendem organizações de formação/capacitação profissional (ou profissionalizantes), educacionais, tecnológicas, e/ou de natureza reguladora, abordadas sob intenção compreensiva singularizada e/ou comparativa destas. A coleta de dados envolverá fontes primárias e secundárias, onde as primárias serão oriundas de entrevistas com roteiros abertos e/ou semiestruturados, atividades de observação em distintos graus, e as secundárias provenientes do 'texto' enquanto mensagem, no intuito de se alcançar a compreensão sobre o 'contexto'. Empregar-se-ão análises de conteúdo, de texto, contexto, imagens e de frames da linguagem em uso, de narrativas, e do discurso. Como resultado, espera-se: (i) realizar uma aproximação dos EORs com teorizações sobre o objeto 'profissões', viabilizando inserção da pesquisa nacional no debate internacional; (ii) discutir implicações práticas da visão institucionalista para o campo profissional/profissionalizado da Administração, e para a formação do administrador; (iii) compreender não apenas como a profissão da Administração enquanto condutora institucional e vetor da prática de indivíduos e de organizações pode ser entendida com base nos condicionantes pré-existentes que moldam o comportamento e o perfil dos agentes que atuam na e/ou lidam com a gestão, mas também como indivíduos e atores sociais (vide as organizações) estrategicamente posicionados no campo de atuação da Administração institucionalizam suas práticas em âmbito societal, e/ou operam modificações diretas nos arranjos institucionais que os configuram, profissionalizando esse campo, em suas ramificações.
Instituição/UF/País:
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Samira Itana de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biomarcadores preditivos da progressão da injúria renal aguda para doença renal crônica: correlação com inflamação e fibrose renal.
Resumo:
A injúria renal aguda (IRA) é uma afecção grave que acomete principalmente pacientes hospitalizados contribuindo para elevadas taxas de morbidade e mortalidade. É definida como súbita redução da função renal com incapacidade dos rins em excretar os resíduos do metabolismo celular e em manter o equilíbrio hidroeletrolítico. São múltiplos os fatores etiológicos relacionados à IRA. Dentre estes está a síndrome da rabdomiólise que é responsável por mais de 15% dos casos de IRA. Para os indivíduos sobreviventes à IRA, a recuperação renal incompleta está associada à progressão para doença renal crônica (DRC). Nos últimos anos, estudos epidemiológicos, clínicos e experimentais têm evidenciado estreita associação entre episódio de IRA e subsequente desenvolvimento de DRC. O reparo renal incompleto após IRA está relacionado à mecanismos fisiopatológicos que incluem rarefação vascular, inflamação persistente, proliferação de fibroblastos e alteração estrutural com perda irreversível da função renal. Neste sentido, a IRA não pode ser tratada apenas como um evento agudo e transitório, mas sim como um fator de risco para o desenvolvimento de alterações renais tardias. Por isso, a avaliação de parâmetros renais estruturais e funcionais em fases iniciais e tardias da recuperação pós-IRA faz-se necessária. Tradicionalmente, para o diagnóstico de IRA, a análise da função renal é realizada por meio da determinação da concentração sérica e urinária de creatinina, cálculo do ritmo de filtração glomerular (RFG) e medida do débito urinário. Entretanto, é bem documentada a limitação destes parâmetros no prognóstico de alterações renais tardias a partir da IRA. Deste modo, novos marcadores bioquímicos têm sido avaliados quanto ao seu potencial em predizer a progressão da IRA para DRC. Entre estes biomarcadores destacam-se a cistatina C, a lipocalina associada à gelatinase neutrofílica (NGAL), a molécula de injúria renal -1 (KIM-1) e a interleucina-18 (IL-18). Estudos experimentais que investiguem o papel destes biomarcadores na predição da progressão da IRA para DRC utilizam principalmente modelo de IRA induzida por isquemia/reperfusão. Todavia, a IRA induzida por rabdomiólise associada a traumas, grandes queimaduras e exercício físico extenuante também apresenta elevada incidência e tem como alteração estrutural característica a necrose tubular aguda (NTA), perfil de injúria renal que se apresenta como um fator de risco importante para o desenvolvimento e progressão da DRC. Deste modo, o objetivo geral do presente estudo é avaliar a capacidade preditiva dos biomarcadores cistatina C, NGAL, KIM-1 e IL-18 em relação à progressão da IRA induzida por rabdomiólise para DRC e sua correlação com eventos inflamatórios e fibrose do tecido renal. Para isso, serão utilizados 44 ratos Wistar com 10 semanas de idade, pesando entre 250-300 gramas. Os animais serão submetidos à administração intramuscular (I.M.) de glicerol a 50% ou salina (0.15 M) numa dose de 8mL/kg. Em seguida, os animais serão divididos em 8 grupos: 4 grupos Controle (submetidos a administração I.M. de solução salina) e 4 grupos Glicerol (submetidos a administração I.M. de glicerol). Os animais serão eutanasiados em diferentes tempos: Grupos Controle 3, 15, 30 e 45 dias e Grupos Glicerol - 3, 15, 30 e 45 dias após administração de glicerol ou salina. Para todos os grupos, após 48 horas da administração de glicerol ou salina, os animais serão alojados em gaiolas metabólicas e urina de 24 horas será coletada. Amostras de soro também serão coletadas após ensaio metabólico. Na eutanásia, será realizada coleta de soro e dos rins. Serão realizados estudos de função e estrutura renal e análise imunoistoquímica para marcadores estruturais, inflamatórios e de fibrose. Adicionalmente, as concentrações renal, sérica e urinária dos biomarcadores NGAL, KIM-1, Cistatina C e IL-18 também serão avaliadas por ensaio imunoenzimático (ELISA). Para análise estatística, serão utilizados Teste T não pareado para comparação entre os grupos controle e glicerol e ANOVA One Way para comparação entre os grupos glicerol nos diferentes tempos de eutanásia e entre os grupos controles nos diferentes tempos de eutanásia. Com estes resultados, espera-se melhor compreensão sobre a progressão da IRA para DRC considerando os aspectos estruturais e funcionais, o processo inflamatório e a instalação de fibrose renal. Espera-se ainda identificar quais biomarcadores ou combinações entre biomarcadores apresentam maior capacidade preditiva quanto à progressão da IRA para DRC.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Samira Kauchakje
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
coalizões e produção legislativas: o impacto da magnitude distrital no congresso brasileiro
Resumo:
Este projeto é parte da pesquisa que venho realizando desde 2015. Apresento aqui o projeto da fase atual a ser desenvolvido cuja questão é como sistemas eleitorais modificam os incentivos e as oportunidades para a formação de coalizões legislativas e para a produção de políticas distributivas. Organizo a literatura que enfrenta a temática em quatro conjuntos de estudos com suas respectivas vertentes, como se segue: o primeiro reúne a corrente distributivista que apresenta evidências sobre prática de pork barrel e o caráter local/distributivo das produções do legislativo nacional. Em seu interior encontram-se estudos sobre formação de distritos informais, de círculos eleitorais concentrados ou dispersos, classes de interesses representados e seus efeitos sobre as votações e os resultados legislativos. No caso do Congresso brasileiro, em que as fronteiras dos distritos eleitorais plurinominais coincidem com os estados, alguns autores têm argumentado ou demonstrado a importância de governadores para a carreira política de representantes e a consequente preferência por políticas paroquialistas na Câmara. Em debate com essa corrente, o segundo grupo de estudos, por um lado, tem apresentado evidências sobre o caráter principalmente nacional de projetos de lei nos legislativos nacionais. Por outro, busca explicar o comportamento e os resultados legislativos observando as normas constitucionais e infra-institucionais que orientam a relação entre Executivo e Legislativo e as coalizões legislativas e, consequentemente, disciplinam as votações. No Brasil, trata-se da proeminência do poder constitucional do Executivo e o papel regimental de líderes partidários no que diz respeito às iniciativas e à votação de leis no geral e, à iniciativa e execução da lei orçamentária, em particular. Um terceiro conjunto entende que a decisão e os resultados políticos derivam também, e de forma importante, de ideias e das orientações subjetivas. Para lidar com esta questão, a teoria culturalista observa valores e atitudes políticas e aa teoria do neoinstitucionalismo discursivo rastreia a trajetória dependente das ideias e a sua institucionalização. Por fim, o quarto agrupamento da literatura trata da interação entre arena parlamentar e arena eleitoral, traduzida na noção da conexão eleitoral.Para esse fim, a estratégia preferencial de qualquer parlamentar seria levar bens tangíveis para seu círculo eleitoral. Um dos eixos dessa literatura indica que representantes de distritos sobrerrepresentados nas câmaras legislativas levam vantagem nessa estratégia. De fato, várias investigações sobre representação distrital desproporcional ofereceram evidências robustas que as unidades subnacionais sobrerrepresentadas tendem a receber uma parcela desproporcionalmente maior dos recursos transferidos do centro do que receberiam se a representação fosse proporcional. Esse padrão de partilha de recursos é explicado pelas barganhas legislativas por projetos distributivos. Este modelo admite que qualquer legislador(a) tem interesse em participar de coalizões cuja contrapartida é obter recursos para seu distrito, mas, considera que parlamentares de distritos sobrerrepresentados/menos populosos tendem a ser atraídos para as coalizões porque custam menos no agregado. Quer dizer, seja qual for a quantidade de recursos a ser distribuído em uma coalizão vitoriosa, legisladores de distritos menos populosos podem obter mais recursos per capita do que conseguiriam seus/suas colegas de distritos mais populosos. Esse pressuposto, entretanto, foi desafiado pelos resultados da investigação que realizei como pesquisadora visitante na University of Illinois at UrbanaChampaign. Pude comprovar que parlamentares de distritos sobrerrepresentados não são cruciais nas coalizões vitoriosas do Congresso brasileiro. Diante deste resultado, José Antônio Cheibub e eu concluímos que o modelo de barganhas pela compra de voto toma como geral características próprias de sistemas eleitorais uninominais. Esse achado da pesquisa que já se encerrou é a base para o levantamento de nova hipotese e de uma nova rodada de testes que apresento neste projeto. O objetivo agora é comparar o impacto de diferentes sistemas eleitorais sobre as coalizões legislativas. Especificamente, analisarei a magnitude distrital em relação aos atributos institucionais de participantes das coalizões e, também, em relação à produção e de projetos distributivos na Câmara e no Senado. A hipótese a magnitude distrital afeta os incentivos e oportunidades para participar de coalizões legislativas. Usarei o método de análise estatística descritiva, a técnica de regressões com dados em painel. Também construirei uma tipologia sobre projetos distributivos. Estimarei a correlação pelo teste Q de Yule, para analisar a magnitude da associação entre as categorias desses projetos de lei e as variáveis do sistema eleitoral.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Samiria Maria Oliveira da Silva
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
gerenciamento da alocação de água para a promoção da segurança hídrica (aloca)
Resumo:
A proposta tem por objetivo analisar as vulnerabilidades do processo de alocação de água e definir estratégias que promovam a segurança hídrica em hidrossistemas. Para tanto, será estudado o sistema Jaguaribe-Metropolitano localizado na região semiárida do Ceará. A alocação de água tem sido realizada anualmente nesse Estado com a necessidade de adequar as dinâmicas sociais, hídrica e institucionais. É um processo que requer uma avaliação periódica a fim de harmonizar procedimentos, definir os riscos e incertezas, construir bases para a normatização e instrumentalizar os tomadores de decisão no processo de gestão de risco podendo ser um meio de alcançar a segurança hídrica. Dessa forma, a proposta possibilitará a construção de elementos para a melhoria do processo de alocação de água e permitirá a abertura de um canal de integração entre pesquisadores nacionais, internacionais e tomadores de decisão o que contribui para o aprimoramento da ligação do conhecimento com a ação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Samuel Chaves Dias
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
i feira de ciências do mucuri: divulgando ciência e incluindo saberes interinstitucionais.
Resumo:
A Feira de Ciências é compreendida nesta proposta como espaço-tempo educativo não formal bem como uma importante ferramenta de formação de futuros pesquisadores/cientistas, pois possibilita aos estudantes desenvolverem atitudes/competências cada vez mais reflexivas, criativas, empreendedoras, interativas e inovadoras. Nessa direção, pretende-se na realização dessa primeira Feira desenvolver ações focalizadas na articulação, produção e socialização de conhecimentos interinstitucionais com a finalidade central de valorizar as especificidades locais bem como as dimensões científico-culturais, ambientais. Além disso, promover estudos, debates e trocas de experiências que contribuam para o fortalecimento das práticas em desenvolvimento e/ou a serem desenvolvidas nas instituições parceiras e para que as propostas elaboradas venham favorecer a melhoria da qualidade de vida da população, do desenvolvimento sustentável e, além disso, propiciar a divulgação da ciência e tecnologia e suas aplicações na vida cotidiana.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
Vigência:
31/01/2021-31/01/2022
Samuel Cordeiro Vitor Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
papel do grau de proteção hidráulica na tolerância à seca em eucalipto
Resumo:
O plantio de eucalipto tem importância fundamental no setor florestal, correspondendo a 72% da área total de plantio de árvores no Brasil. Em anos de déficit hídrico severo, como ocorrido em 2007, houve relatos de mortalidade diferencial de clones de eucalipto em áreas em expansão, como o Norte de Minas Gerais. Essa observação evidencia dois pontos críticos para o setor florestal: o perigo iminente de mortalidade frente à seca e a existência de variabilidade genética na tolerância à seca em eucalipto. Portanto, surge a necessidade de abordagens para seleção de materiais mais promissores para plantios onde o risco de períodos de seca pode se tornar crescente com os cenários futuros de mudanças climáticas. Atualmente, o melhor preditor de mortalidade de árvores é o parâmetro chamado "margem de segurança hidráulica" (MSH) que é a diferença entre o menor potencial hídrico (Ψw) medido durante a estação de crescimento (Ψmin) e o potencial hídrico no ponto de falha hidráulica (Ψ50_ramos), considerado como o Ψw onde ocorre perda de 50% da capacidade de transporte de água nos ramos. Quanto maior a MSH, menor seria a susceptibilidade de um dado material em perder sua capacidade hidráulica frente a eventos de seca, apresentando, presumidamente, maior tolerância ao déficit hídrico. No entanto, como a obtenção do Ψmin é extremamente morosa, envolvendo monitoramento de longo prazo, surge a necessidade de variáveis que guardem correlação com o Ψmin, mas que sejam de obtenção mais viável. Recentes estudos tem sugerido que o potencial hídrico no ponto de falha hidráulica das folhas (Ψ50_folhas) seria a variável que mais guarda correlação com o Ψmin, sendo um forte candidato para a estimação de MSH sem a necessidade do Ψmin. Diante do exposto, o nosso projeto visa identificar o "grau de proteção hidráulica" no sistema vascular de plantas de eucalipto, comparando valores de Ψ50 de folhas e ramos. Como inovação metodológica, usaremos um novo método para a obtenção do Ψ50, conhecido como determinação óptica de embolismos. A principal vantagem desse método é que ele pode ser realizado em mudas, já que demanda uma menor quantidade de material em comparação com outros métodos tradicionais para determinação da perda de capacidade hidráulica. Como forma de testar nossa hipótese, conduziremos um experimento utilizando diferentes clones de eucalipto, com sensibilidade diferencial à seca, onde espera-se que os clones sensíveis à seca apresentarão um menor grau de proteção hidráulica. Para tal, primeiro serão determinados a perda de capacidade hidráulica em folhas e ramos (Ψ50_ramos e Ψ50_folhas), e, posteriormente, será conduzido um experimento com déficit hídrico até que sejam visualizados sinais de abscisão foliar (espera-se que isso ocorra em torno do Ψ50_folhas). Durante esse período, será monitorado o potencial hídrico, as trocas gasosas e fluorescência da clorofila a; serão coletadas amostras para determinação de carboidratos (glicose, frutose, sacarose e amido) e aldeído malônico na ausência de déficit hídrico, no ponto de murcha das folhas e quando do aparecimento dos primeiros sinais de abscisão foliar. Adicionalmente, serão coletadas amostras para determinação de características morfológicas e anatômicas de caule e folhas que possam ser associadas a uma maior ou menor capacidade de manutenção da capacidade hidráulica, i.e., maior ou menor vulnerabilidade à cavitação. Esse conjunto de dados permitirá compreender qual a relação do grau de proteção hidráulica com a manutenção das trocas gasosas e metabolismo de carboidratos durante um período de déficit hídrico, avançando assim o nosso entendimento sobre a fisiologia e mecanismos de tolerância à seca em eucalipto.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Samuel da Silva Feitosa
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aprendizagem de máquina para problemas relacionados ao covid-19
Resumo:
A propagação da síndrome respiratória aguda Coronavírus (SARS-CoV-2) já tomou proporções pandêmicas, afetando mais de 100 países em questão de semanas. Situações caóticas vem sido percebidas em diversos países, incluindo países de primeiro mundo como a Itália e os EUA, que apesar de possuírem grande disponibilidade de recursos para investimentos na área da saúde, tem apresentado dificuldade para atuar na atual situação. No Brasil, os primeiros casos ocorreram no final de janeiro de 2020, e desde então o país vem tomando medidas para se preparar para o avanço da doença, investindo recursos para melhorar o sistema de saúde, e também disponibilizando recursos para pesquisas que respondam aos mais diversos problemas que esta pandemia nos traz. Neste contexto, este projeto pretende atuar em 3 (três) vertentes no combate à COVID-19, sendo a primeira a aplicação de diferentes modelos de aprendizagem de máquina para a detecção e classificação de notícias com o potencial de serem falsas, caracterizada pela prevenção, uma vez que a disseminação das fake news podem custar vidas, favorecendo o espalhamento da doença, aumentando o número de infectados e, infelizmente, o número de mortos. A segunda vertente, caracterizada pela predição da direção e espalhamento da doença, de modo a antecipar a situação à sociedade e preparar o sistema de saúde. A última vertente se dá na área do diagnóstico: serão trabalhados mecanismos e arquiteturas de deep learning no sentido de auxiliar no diagnóstico de exames laboratoriais e de imagem. Espera-se a partir deste projeto contribuir com a ciência e com a sociedade, de forma a aplicar os conhecimentos estudados na resolução de problemas reais e de extrema importância.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
16/07/2020-15/09/2022
Página 332 de 376
307
308
309
310
311
312
313
314
315
316
317
318
319
320
321
322
323
324
325
326
327
328
329
330
331
332
333
334
335
336
337
338
339
340
341
342
343
344
345
346
347
348
349
350
351
352
353
354
355
356
357
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 6.621 - 6.640 de 7.510 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript