Projetos de Pesquisa

 

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Riseuda Pereira de Sousa

Engenharias

Engenharia Civil
  • estudo do risco de contaminação dos aqüíferos na área do centro industrial do subaé – feira de santana -ba: caracterização geotécnica e hidráulica do solo
  • O projeto pretende determinar as características hidráulicas e geotécnicas, para dar suporte ao estudo de fluxo de contaminantes nos solos do município de Feira de Santana BA, iniciando pela região do centro industrial do Subaé (CIS). Serão estudadas as características do solo e de dois fluidos contaminantes: óleo diesel, lixiviado de aterro de resíduos sólidos urbanos. Para isto, nas amostras de solo serão realizados os seguintes ensaios: granulometria, determinação da composição química e mineralógica, compactação, permeabilidade, curva de retenção de umidade, ascensão capilar. Os fluidos serão caracterizados por meio da determinação da massa específica, tensão superficial e interfacial, viscosidade, pH e pressão de vapor.
  • Universidade Estadual de Feira de Santana - BA - Brasil
  • 18/02/2019-29/02/2024
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Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • efeito da o-glcnac na expressão e função do receptor de estrógeno alfa clássico (era66kda) e do "splicing" alternativo, era36kda, em artéria carótida de camundongos envelhecidas e em artérias uterinas de mulheres na pós-menopausa: estudo translacional
  • As doenças cardiovasculares desenvolvem-se aproximadamente 10 anos mais tarde em mulheres em comparação com os homens, sendo a principal causa- morte em mulheres acima dos 65 anos. Antes do início da pós-menopausa, as mulheres são consideradas hemodinamicamente mais jovens do que os homens, com base em estudos epidemiológicos que mostraram que a incidência e o risco de doenças cardiovasculares são marcadamente mais baixos em mulheres pré-menopáusicas em comparação com homens na mesma faixa etária. Diversos estudos evidenciaram que o aumento do risco de doenças cardiovasculares em mulheres na pós-menopausa ocorre devido a redução dos níveis plasmáticos de estrógeno. Desde a década de 1980, estudos observacionais contribuíram para o entendimento do efeito protetor da terapia hormonal com estrógeno no sistema cardiovascular. Entretanto, estudos clínicos randomizados e multicêntricos como o Women´s Health Initiative (WHI) e Heart Estrogen / Progestin Replacement Study I (HERSI) e II (HERSII) demonstraram que a terapia hormonal com estrógeno é ineficaz na prevenção de eventos cardiovasculares e, ainda, sugerem que o hormônio pode aumentar o risco de eventos cardiovasculares, como acidente vascular encefálico (AVE). Parte dessa controvérsia pode ser explicada pelo fato de que as mulheres na pós-menopausa alocadas nos estudos WHI, HERS I e II encontravam-se, em média, 10 anos na pós-menopausa, enquanto os efeitos cardiovasculares do tratamento estrogênico nos estudos observacionais e experimentais foram determinados durante a juventude. De fato, o envelhecimento per se promove diversas alterações nos mecanismos endógenos que controlam a função cardiovascular, levando a um aumento subsequente do risco de doença cardiovascular. Recentemente, foi demonstrado que o estrógeno possui efeito oposto sobre a função vascular de camundongos fêmeas envelhecidas e jovens, similar ao observado na prática clínica. Evidências crescentes têm mostrado que o “splicing” alternativo dos receptores de estrogênio (ER) pode modificar a sinalização de hormônio e, assim, sua função fisiológica; fator primordial para o início de uma condição patológica. Os receptores de estrógenos são fatores de transcrição induzíveis por ligantes e regulados por fosforilação nos sítios de serina (Ser) e treonina (Thr). Esses sítios de fosforilação podem ser alterados por diversos processos, incluído a glicosilação. A glicosilação com N-acetilglicosamina ligada a O (O-GlcNAc) é um processo biológico, altamente dinâmico e enzimático encontrado em proteínas nucleares e citoplasmáticas. Níveis aumentados de proteínas modificadas por O-GlcNAc têm sido associados à doença cardiovascular no envelhecimento em indivíduos do sexo masculino; porém, em mulheres esse processo foi pouco estudado. Níveis aumentados de O-GlcNAc contribuem para hiper-reatividade a endotelina-1 (ET-1) e o risco de doença cardiovascular em ratos machos. A potencial função do ERa36KDa, splicing alternativo do ERa66kDa (clássico) tem sido discutida no câncer mamário, por ativar vias de proliferação celular. Porém, sua expressão e função vascular ainda não foram descritas. Neste projeto, testaremos a hipótese geral de que o ERa36kDa é modificado pela O-GlcNAc na pós-menopausa e está associado a uma função anormal do receptor de estrógeno, aumentando o risco cardiovascular. Este estudo irá aumentar os nossos conhecimentos sobre a sinalização do receptor de estrógeno e, eventualmente, apontar novos alvos para tratamentos farmacológicos em mulheres na pós-menopausa.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita de Cássia de Faria Pereira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • bem-estar social e do consumidor: contribuições da pesquisa transformativa do consumidor e da psicologia positiva
  • Este projeto visa a discutir teórica e empiricamente dois campos teóricos de recente desenvolvimento recente nas áreas de Psicologia e Comportamento do Consumidor: a Psicologia Positiva e a Transformative Consumer Research (TCR), respectivamente, em especial suas contribuições para compreensão do bem-estar do consumidor e da sociedade. Tal objetivo parte da identificação de interseções entre as áreas expressas em estudos sobre bem-estar, felicidade e do papel do indivíduo como agente de mudança de práticas sociais de mercado. Busca-se, assim, entender, como características do indivíduo podem fomentar mudanças positivas no âmbito do consumo e contribuir para melhoria do bem-estar do consumidor e da sociedade em geral. Discutir as intersecções entre as duas áreas pode fomentar estudos e pesquisa tanto no campo da psicologia, quando no campo do comportamento do consumidor. Além da discussão teórica, o projeto contempla a realização de revisão sistemática da literatura na intersecção dos campos, bem como a realização de pesquisas qualitativas, survey e experimento utilizando as virtudes e forças de caráter, definidas por Seligman e Csikszentmihalyi (2004), como antecedentes, e constructos do campo da TCR como consequentes, em especial, aqueles relacionados ao bem-estar do consumidor. Seguindo os pressupostos da TCR, pretende-se ao final da pesquisa empírica, discutir políticas públicas e ações estratégicas que contribuam para melhoria do bem-estar do consumidor. Como contribuição ao campo de comportamento do consumidor, podemos destacar: (1) a discussão das contribuições da psicologia positiva para a TCR, (2) a compreensão do papel do consumidor como agente de mudança de práticas sociais prejudiciais ao bem-estar do consumidor e da sociedade, como o materialismo excessivo, comportamentos socialmente indesejáveis, consumo deletério, entre outros, (3) evidenciar, a partir da aplicação da psicologia positiva, a influência positiva de virtudes no bem-estar do consumidor e no bem-estar geral, e (5) evidenciar, a partir da aplicação da psicologia positiva, a influência negativa de virtudes no materialismo e na vulnerabilidade do consumidor, e (5) discutir ações e transformativas no âmbito do consumo que melhorem o bem estar do consumidor e da sociedade, como por exemplo políticas públicas voltadas a mudanças de comportamento e regulação de agentes de mercado, ações de conscientização de agentes públicos e ações de educação dos consumidores.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita de Cássia de Oliveira Sebastião

Outra

Divulgação Científica
  • semana de imersão científica
  • A Semana de Imersão Científica é uma proposta que surgiu a partir de experiências exitosas de atividades de extensão, pesquisa e ensino da equipe proponente, no âmbito da divulgação científica e popularização da ciência, aliada à necessidade premente de estimular o interesse pela ciência e o surgimento de novos cientistas e pesquisadores. O foco será a organização de atividades que propiciem a interação, a troca de experiência e saberes entre a universidade e alunos do ensino fundamental e médio de pelo menos 10 unidades da federação, priorizando municípios brasileiros que possuam Índice de Desenvolvimento baixo. A equipe já possui uma conexão bem sucedida com a comunidade escolar de 15 estados da federação, já alcançada em eventos anteriores, o que representa uma perspectiva positiva da participação dessas instituições no evento. Sendo assim, será realizada uma interação Universidade-sociedade, por 3 dias, no Campus da UFMG. Os temas à serem desenvolvidos no evento serão baseados nos ODS/ ONU - 2015, além de temas emergentes da área de química, temas correlacionados às instituições parceiras, oficinas, jogos científicos, roda de conversas, experimentos e demais ações de estudo de problemas relacionados aos municípios participantes, conectando a realidade dos participantes, inteligência artificial, inovação e empreendedorismo. As apresentações serão realizadas de forma presencial, juntamente com transmissão online, com o intuito de garantir o maior número de acesso possível nessa Semana. A equipe acredita que essa proposta contribuirá com o estímulo à cultura investigativa e criativa, próprias da ciência, promovendo ações de popularização da ciência pautadas pelo diálogo e diversidade de grupos, tais com a comunidade escolar (incluindo Educação de Jovens e Adultos EJA, ensino Fundamental I e II e ensino Médio e professores, familiares, docentes e estudantes de Graduação e Pós-graduação das instituições de ensino envolvidas).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 10/12/2021-31/12/2023
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Rita de Cássia dos Anjos

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • emissão de multimenssageiros em modelos de fontes de raios cósmicos ultra energéticos
  • A produção de partículas energéticas no Universo continua sendo um dos grandes mistérios da ciência moderna. Os mecanismos de aceleração de partículas em fontes astrofísicas são ainda desconhecidos e resultados recentes apontam para a necessidade de uma abordagem multi-mensageiro para resolver este problema. Este projeto visa explorar estas questões em aberto atuando em duas frentes de trabalho relacionadas a dois grandes experimentos: Observatório Pierre Auger e Cherenkov Telescope Array (CTA). O principal objetivo deste projeto é analisar a propagação de partículas carregadas, gamas e neutrinos através daradiação e campos de fundo do Universo de forma a extrair informação relevante sobre os mecanismos operantes nestas condições extremas. Em particular, o projeto visa contribuir com duas questões: a) produção de gamas secundários na presença de campos magnéticos e b) produção de neutrinos secundários. Propomos analisar estas questões do ponto de vista fenomenológico, comparando modelos existentes, propondo novos modelos e comparando a teoria com os dados dos experimentos em funcionamento bem como com as potencialidades dos experimento em planejamento.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita de Cassia Fernandes de Lima

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • classificação de imagens termográficas de mama, estabeleci-mento de novas técnicas de geração de volumes tridimensionais de mama, análise de mapeamento de texturas em imagens médicas digitais, simulação de processos hipertérmicos em olho humano e uso de m
  • A proposta apresentada dá continuidade a uma linha de pesquisa desenvolvida no Deparmento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (DEMEC/UFPE) e iniciada pela proponente desde 2003. À medida que tal linha foi se desenvolvendo, outros professores do DEMEC/UFPE foram se agregando à pesquisa que hoje conta com mais qua-tro professores efetivos: Prof. Paulo R. M. Lyra, que foi coordenador de vários projetos financiados pelo CNPq, Prof. Marcus C. de Araújo; Profa. Luciete A. Bezerra e o Prof. Guilherme B. Lopes Jr. Hoje conta com apoio de professores de outros departamentos e de médicos, que estarão relacionados no documento anexo. A pesquisa vem sendo financiada pelo CNPq e pela CAPES de forma alternada, e prati-camente continuada, desde o Edital Universal 2006, sob a coordenação do Prof. Paulo Lyra. A ele se seguiram mais cinco Editais Universais: 2009, 2011, 2013, 2014 e 2016. Os dois últimos foram coordenados pelos Profs. Marcus Araújo e Luciete Bezerra, egressos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) e orientados pela proponente desta pro-posta. Houve grande impulso na abrangência do projeto, ao ser implementado um projeto de colaboração com a UFF-Universidade Federal Fluminense, financiado pela CAPES-PROENG 2008. A coordenação geral do projeto foi da Profa. Aura Conci do Instituto de Computação daquela universidade. A coordenação para a UFPE, foi da docente responsável por desta proposta. Os recursos foram independentes e houve bolsas de mestrado e de doutorado no PPGEM/UFPE. Os egressos desta colaboração são hoje professores concursados da UFPE e de Institutos Federais da região Nordeste. Todos os projetos de pesquisa mencionados, estão sob a “proteção” desde dezembro de 2005 de um projeto intitulado “Análise da viabilidade do uso de câmera termográfica como ferramenta auxiliar no diagnóstico de câncer de mama em hospital público localizado em clima tropical”, que foi aprovado pelo Comitê de Ética da UFPE, registrado no Ministério da Saúde sob o número CEP/CCS/UFPE n° 279/05, e coordenado pela proponente deste projeto. Com a equipe atual as seguintes abordagens continuaram a ser investigadas seja di-retamente pela linha de simulação numérica, seja pelo uso médico das imagens termográfi-cas de mama, seja pelo processamento digital das mesmas imagens e pela sua comparação com outras técnicas usuais de detecção de câncer de mama. Os temas, novos ou de conti-nuação e descritos brevemente a seguir, vêm sendo executados pelos pesquisadores, mé-dicos e pelos discentes bolsistas dos projetos e/ou do Programa de Pós–Graduação em Engenharia Mecânica da UFPE. • Aquisição de imagens termográficas de mama em hospital público. A aquisição padronizada das imagens termográficas de mama tem sido feita com o uso de um aparato mecânico desenvolvido e construído durante projeto anterior, e que está montado no Hospital das Clínicas da UFPE. • Simulação numérica de perfis de temperatura e de dano térmico de sistemas biológicos e/ou de procedimentos médicos hipertérmicos. A análise do campo de temperaturas é feita através da Equação da Biotransferência de Calor (BHTE – Bioheat Transfer Equation). Ênfase especial para mama, suas patologias e para o olho humano. • Continuidade e aprofundamento da análise de destruição de tumor de coroide durante o TTT-Thermal Transpupillary Therapy) e do efeito térmico de implantes de retina. Para o primeiro caso, a abordagem usou uma estratégia numérica para simular um pro-blema de fronteira móvel: o encolhimento do tumor devido ao processo hipertérmico. • Análise da propagação de incertezas em um modelo 3D aperfeiçoado do olho humano portador de um melanoma de coroide submetido à TTT. • Uso de imagens médicas digitais, para dar continuidade à visualização científica dos dados e resultados envolvidos nas análises numéricas e/ou estatísticas, a fim de proporcionar a melhoria dos tratamentos de modelos físicos, numéricos e geométricos dos procedimentos. • Classificação estatística de patologias mamárias com seleção de características a partir de imagens termográficas. • Uso de sistemas inteligentes baseados em métodos evolutivos e bioinspirados para apoio ao diagnóstico do câncer de mama usando imagens termográficas. • Estimativa de parâmetros termofísicos da mama e de diversas patologias mamárias a partir das imagens termográficas. • Recuperação da geometria tridimensional das mamas das pacientes usando suas imagens termográficas, e uso de tal geometria personalizada para validação dos resultados computacionais obtidos para as temperaturas. • Melhoria do modelo físico da mama com inclusão das suas principais estruturas internas (lobos, artérias principais, ductos) no modelo homogêneo, até há pouco utilizado. Assim se podem validar resultados de temperaturas calculadas, em um número maior de pontos, com as temperaturas medidas pela câmera termográfica. • Forte ênfase na formação de pessoal pós-graduado.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita de Cássia Franco Rêgo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • estudo epidemiológico do impacto do derramamento de óleo bruto na costa da bahia: saúde, ambiente e segurança alimentar    
  • No litoral do Brasil está em curso um grande desastre com derramamento de óleo bruto que vem sendo considerado o maior da história do país e um dos mais extensos registrados no mundo. Foi identificado oficialmente em 30/8/2019 e, até 29/11/2019, havia atingido nove Estados do Nordeste e dois do Sudeste, o que representa 59% do total de 7.367 km da costa brasileira. As manchas de óleo bruto foram identificadas em 130 municípios e 1009 localidades. A Bahia foi o estado mais atingido (IBAMA, 2019). As populações potencialmente expostas ao óleo são frequentadores das praias, manguezais e estuários para lazer, turismo e trabalho. Entretanto, não há dados quantitativos desse número até o momento. Em termos gerais, milhares de pessoas trabalham e frequentam as praias atingidas, consomem pescados e mariscos produzidos nesse extenso litoral, demandando ações eficazes de saúde pública e segurança alimentar e nutricional, até então insuficientes. São pescadores artesanais e marisqueiras, trabalhadores ambulantes, restaurantes, bares nas praias, trabalhadores informais do beneficiamento e tratamento de pescados, funcionários da limpeza pública, turistas e banhistas em geral. Toxicidade e risco à saúde humana O petróleo bruto contém vários produtos químicos com toxicidade humana conhecida ou suspeita (EPC, 2017), dentre os quais os policíclicos aromáticos (HPA) que são tóxicos, carcinogênicos e mutagênicos. Exposição aguda ao óleo bruto pode causar irritação nos olhos, afecções respiratórias, cefaleia, náuseas, vômitos, depressão do SNC (Sammarco et al., 2016). A ingestão de alimentos contaminados pode levar à irritação da gastrintestinal, insuficiência hepática e renal, alterações cardíacas e dermatoses. Exposição do longo prazo pode causar problemas gastrointestinais, hepáticos, renais, respiratórios, cardíacos, psicomotores, mentais, endócrinas e reprodutivas, além de câncer (Rusiecki et al., 2018). Efeitos psicossociais e na saúde mental resultantes das perdas econômicas e da interrupção de atividades de trabalho são consequências indiretas do acidente com vazamento de óleo bruto. O projeto estuda os impactos na saúde da população relacionados ao derrame de óleo bruto no litoral do Estado da Bahia. Tratará das relações entre saúde, ambiente e trabalho com abordagens da epidemiologia, saúde ambiental, políticas públicas de saúde. A pergunta central deste projeto é: Como o derramamento de óleo bruto impacta a saúde de comunidades afetadas? Esta pergunta norteará o processo de produção de tecnologias de saúde em conjunto com as comunidades para o acompanhamento e cuidado da população exposta. Objetivo Geral: Analisar os impactos do derramamento de óleo na saúde das comunidades afetadas no litoral do Estado da Bahia e construir ações em conjunto com essas comunidades. Serão avaliadas as seguintes hipóteses: 1. A exposição ao óleo bruto pelas populações afetadas pode ser determinada com uma abordagem de métodos mistos que inclui uma avaliação em nível individual usando questionários e além de monitoramento ambiental; 2. A exposição ao derramamento de óleo resultou em efeitos adversos sobre a qualidade de vida, nos componentes da saúde mental e física em populações expostas; 3. As populações mais previamente expostas a determinantes sociais e ambientais do processo saúde-doença e que apresentam previamente problemas de saúde terão a saúde mais afetada a médio e longo prazo. Método: estudo epidemiológico de corte transversal, como linha de base de um estudo de coorte será realizado utilizando três questionários validados como foco em: avaliação da exposição individual e aspectos de saúde; qualidade de vida; recordatório alimentar. Será criado um comitê gestor para o projeto e uma plataforma de acompanhamento “Observatório do derramamento de óleo na Costa da Bahia” que servirá para dar visibilidade a todo o processo de pesquisa, produtos e acompanhar os expostos ao longo do tempo. Vários pesquisadores do PPGSAT/UFBA desde 2006 desenvolvem projetos de pesquisa e de extensão sobre saúde dos pescadores na Bahia e em onze Estados do país. Até 2019, o grupo produziu 37 publicações em revistas nacionais e internacionais, livro e capítulos de livros sobre doenças e acidentes do trabalho na pesca artesanal e vigilância em saúde. Neste projeto, os grupos de pesquisas do PPGSAT contam com a parceria do INCT-Ambitropic, fase II e de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte – em Chapel Hill, Estados Unidos, com experiência nos estudos do impacto do derramamento de óleo ocorrido no Golfo do México. Essa colaboração visa a produção de conhecimentos sobre a análise dos efeitos à saúde de populações vulneráveis particularmente dos pescadores artesanais, decorrentes do derramamento de óleo bruto no litoral do Brasil.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 07/12/2020-31/12/2023
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Rita de Cassia Prazeres Frangella

Ciências Humanas

Educação
  • políticas de currículo e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
  • Esta pesquisa trata-se de desdobramento/continuidade da pesquisa “POLÍTICAS DE CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: NEGOCIAÇÕES PARA ALÉM DE UM PACTO” (CNPQ, FAPERJ) que tinha como foco a análise do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (MEC, 2012) observando-a não como política de formação de professores apenas, mas também como estratégia de produção curricular, a partir da percepção das imbricações entre formação de professores e políticas curriculares. Em meio a trajetória da pesquisa, agudizam-se os processos de produção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os efeitos dessa política nacional na produção de outras políticas. Aqui destaco o nacional intencionalmente por ser esse um dos maiores impactos da mesma: uma vez que se coloca como matriz única de formulação de propostas curriculares. Tomando o ciclo de alfabetização institucionalizado a partir das resoluções referentes a ampliação do ensino fundamental para 9 anos como mote de problematização – o que se consolida com a proposição do PNAIC - torna-se importante observar como diferentes políticas tematizam a questão, por vezes colidindo nas perspectivas que defendem ou construindo paradoxos nas proposições que fazem, como observa-se na leitura da BNCC que reduz o ciclo de alfabetização. Entre antíteses e paradoxos, atentando para as questões que envolvem a formação de alfabetizadores e as políticas curriculares recentes, põem-se em análise as reconfigurações do PNAIC que, a partir de 2017, inclui também no seu escopo de ação a educação infantil, discutindo como esse Pacto é renegociado também a partir da Base Nacional Comum Curricular/BNCC (2017), cotejando-os em como inferem sobre a ideia do ciclo de alfabetização, observando sentidos que se depreendem da articulação de diferentes políticas educacionais que focalizam a alfabetização, em diferentes dimensões, mas que se implicam e interpenetram. No que tange a educação infantil, questiona-se : o que implica sua inserção no âmbito de uma pacto em torno da alfabetização? O que se almeja - trabalho com as múltiplas linguagens ou com a linguagem escrita? Que relações se desdobram nessa zona fronteiriça entre educação infantil e ensino fundamental? Assim, argumenta-se que o deslocamento/deslizamento de significantes como alfabetização, educação infantil, ciclo, avaliação, conhecimento na análise do próprio entendimento de ciclo de alfabetização observado nos documentos das diferentes políticas postas em análise articulam a produção de um discurso pedagógico que significa o investimento numa dada perspectiva de prática pedagógica alfabetizadora e cria demandas para a produção curricular cotidiana tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal proposta se faz assentada com base nas teorizações de Laclau (2011) Bhabha (2003), acerca da produtividade e movimento de articulação discursiva na significação política, defendendo que essas se constituem na ambivalência discursiva que torna o político possível.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita de Cássia Ribeiro Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação da qualidade dos dados antropométricos de gestantes e crianças do sistema de vigilância alimentar e nutricional, 2008-2018
  • Introdução: A avaliação do estado nutricional de gestantes e crianças menores de cinco anos do SISVAN é realizada a partir das medidas de peso (kg) e estatura/comprimento (cm). Estas medidas servem de base para construção de indicadores usados no diagnóstico nutricional de gestantes (IMC por semana gestacional e ganho de peso gestacional) e crianças (estatura-para-idade, peso-para-idade, peso-para-estatura, e IMC-para-idade). A qualidade dos dados necessários para gerar esses indicadores é essencial para produzir estimativas precisas do estado nutricional das populações. Objetivo: Analisar a qualidade dos dados antropométricos de gestantes e crianças menores de cinco anos de idade acompanhadas no SISVAN (2008-2018). Metodologia: Utilizaremos os indicadores de qualidade recomendados pela OMS/UNICEF para avaliação de dados antropométricos de crianças menores de cinco anos: (1) completude; (2) razão de sexo; (3) distribuição da idade; (4) preferência por dígitos para estatura e peso; (5) valores de escore-z implausíveis; (6) desvio padrão dos escores-z; e (7) normalidade dos escores-z. Estes indicadores foram adaptados para avaliação de dados de gestantes, considerando características próprias desta população. Em conjunto, esses indicadores poderão fornecer informações sobre a qualidade dos dados antropométricos, apoiando a interpretação das estimativas do estado nutricional. As bases de dados do SISVAN (2008-2018) estão sob a guarda do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS). Resultados esperados: A qualificação do SISVAN poderá ser útil para os serviços de vigilância alimentar e nutricional, bem como para pesquisadores e formuladores de políticas tomarem decisões com base em informações mais fidedignas sobre a realidade nutricional de gestantes e crianças brasileiras atendida pelo Sistema Único de Saúde.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 02/03/2020-31/03/2022
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Rita de Cassia Saraiva Nunomura

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • pontencial de bioprodutos nanoestruturados no controle do aedes aegypti a partir das plantas piper alatipetiolatum e piper purusanum ambientalizadas em solo amazônico.
  • Os mosquitos da espécie Aedes aegypti estão adaptados às condições antrópicas e ambientais que favorecem a sua proliferação e densidade em quase todos os continentes. Os resultados destes fatores foram importantes para tornar a dengue endêmica em mais de 100 países, com estimativas de que mais de 50% da população mundial esteja vivendo em países sobre alertas para ocorrência de surtos ou epidemias anualmente. O principal método de controlar e prevenir a doença é combatendo o vetor evitando os criadouros artificiais, além disso, os estudos para o desenvolvimento da vacina contra a dengue conhecida como CYD-TDV ou Dengvaxia®, estão em fase de testes em muitos países como Indonésia, Malásia, Filipinas, e entre outros como o Brasil, onde os estudos avançam para serem realizados novos testes em larga escala. Além da dengue, as doenças conhecidas como Zika, Chikungunya e febre amarela também são transmitidas pelo mosquito, porém dessas, somente a febre amarela tem vacina desenvolvida. Devido às crescentes publicações relatando a resistência aos inseticidas sintéticos, disseminação das doenças relacionadas a vários artrópodes vetores, e a preocupação com o meio ambiente, muitos estudos são realizados utilizando várias espécies de plantas, com o objetivo de encontrar compostos que possam ser utilizadas no controle de vetores. Entre as espécies vegetais estudadas, várias espécies da família Piperaceae, em especial os óleos essenciais, descrevem potencial inseticida e larvicida em diferentes espécies de insetos. A espécie P. alatipetiolatum é um representante dentro da família Piperaceae, conhecida vulgarmente como Pau d’angola, muito utilizado como planta ornamenta cujos estudos iniciados com essa espécie apontam potencial bioinseticida. A espécie P. purusanum não apresenta estudos contra o A. aegypti e assim, considera-se uma espécie relevante para uma investigação biológica, para a compreensão dos seus constituintes químicos e potencial inseticida contra o vetor da dengue. Assim, esse projeto tem a finalidade de avaliar novos potenciais no controle do A. aegypti, através do estudo dos óleos essenciais e extratos das espécies Piper alatipetiolatum Yunck e P. purusanum, para o desenvolvimento de um bioinseticida.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita di Cássia de Oliveira Angelo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • efeitos da educação em dor com base em neurociência em pacientes com dores crônicas numa unidade básica de saúde em serra talhada–pe
  • A dor crônica é a causa mais frequente de limitação funcional na população mundial, com repercussão negativa nos âmbitos econômico e social. Em função da alta relevância da dor crônica para a saúde pública, os efeitos de diversas modalidades de tratamento coadjuvante, não farmacológico, têm sido tema de amplas discussões na atualidade. Dentre as várias intervenções propostas, uma nova abordagem vem sendo desenvolvida e empregada cada vez mais no tratamento de pacientes com dores crônicas, auxiliando na compreensão, aceitação e adaptação à nova realidade, a Educação em Dor com base em Neurociência (EBN). Nesta perspectiva este projeto de pesquisa pretende levar a EBN para o nível primário de atenção à saúde, implementando a prática numa unidade básica de saúde do município de Serra Talhada no sertão pernambucano. O objetivo é avaliar os efeitos de um programa de educação em dor sobre a percepção dolorosa, crenças negativas e catastrofização, capacidade funcional e qualidade de vida de portadores de dores crônicas da Comunidade do bairro Mutirão. Trata-se de um estudo longitudinal quase-experimental com delineamento de séries temporais. Participarão 390 indivíduos, com idade entre 18 e 59 anos, queixa de dor musculoesquelética persistente, com duração por um período superior a 3 meses; dor categorizada como 3 a 7 por meio da Escala Analógica Visual (EAV) e funções cognitivas preservadas. Os participantes serão triados e posteriormente avaliados (T0) quanto a presença de dor, catastrofização, cinesiofobia, sintomas depressivos, incapacidade funcional, sensibilização central e qualidade de vida em relação ao estado geral de saúde. Em seguida, será feita a intervenção em dez sessões de atendimento em grupos de 20 pessoas, seguindo os dez passos para modificação da dor. Posteriormente, os pacientes serão reavaliados em três momentos, logo após a intervenção (T1), três meses após (T2) e 6 meses após (T3). Como desfechos primários, espera-se a redução da intensidade da percepção dolorosa e a melhora da capacidade funcional. Como desfechos secundários, almeja-se a melhora do autogerenciamento da dor, a melhora da condição emocional e o retorno a uma vida ativa com maior participação social.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita do Carmo Ferreira Laipelt

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • requisitos semânticos para a modelagem e aperfeiçoamento de sistemas de organização do conhecimento.
  • Este projeto tem por objetivo desenvolver um modelo de Metacategorias semânticas na área da Ciência da Informação para aplicação em SKOS. Busca especificamente, Sistematizar as diferentes correntes teóricas sobre relações semânticas da área de Organização do conhecimento e seus respectivos métodos na Ciência da Informação. Entende que a partir do mapeamento das relações semânticas entre os termos da Ciência da Informação, especialmente aquelas classificadas como relações associativas em SKOS será possível sistematizar Metacategorias de relações semânticas. Utiliza a análise dos logs de pesquisa dos usuários da BRAPCI como metodologia para a identificação das relações semânticas entre os termos da Ciência da Informação. Como resultado, busca-se aperfeiçoar o software THESA -Tesauro Semântico Aplicado.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita Scheel-Ybert

Ciências Humanas

Arqueologia
  • dieta, uso de plantas e paisagem na pré-história: reconstruindo referenciais para a identificação de vestígios arqueobotânicos
  • O Laboratório de Arqueobotânica e Paisagem do Museu Nacional, UFRJ (LAP/MN/UFRJ) faz parte da perda catastrófica causada pelo incêndio de proporções gigantescas que acometeu nossa instituição no ultimo dia 02 de setembro. Foram incendiados equipamentos e todas as coleções de referência que serviam de subsídio para pesquisas neste laboratório: a antracológica (carvão), a carpológica (frutos e sementes, contendo também caules, raízes, folhas e tubérculos), e a microbotânica (fitólitos e grãos de amido). Tais coleções vinham sendo construídas ao longo de mais de duas décadas de pesquisas e contavam com mais de 3000 itens. Eram consultadas por diversos pesquisadores de vária regiões do país e do exterior, o que demonstra sua importância. As coleções de referência são fundamentais na Arqueobotânica, pois a identificação dos vestígios provenientes de contextos arqueológicos e a interpretação de dados paleoambientais e paleoetnobotânicos são feitas por comparação com plantas e ecossistemas atuais. No Brasil, elas são fundamentais, pois temos uma vegetação extremamente rica, o que acarreta uma maior dificuldade de identificação das espécies em relação a regiões onde a diversidade florística é menor. Tais fatores sublinham a enorme importância da constituição de coleções de referência e de bancos de dados regionais e sul-americanos que subsidiem os estudos de Arqueobotânica e Paleoecologia, tanto no que se refere à reconstituição paleoambiental quanto aos estudos de uso de vegetais. Coleções de referência são, portanto, o alicerce da reconstrução deste laboratório. Desta forma, através deste projeto pretende-se reconstituir 2 das coleções de referência que foram destruídas no grande incêndio (a antracoteca e a carpoteca) e criar subsídios para a reconstituição da terceira (a microbotânica). Assim, serão recriadas as bases para desenvolver estudos integrados de reconstituição paleoambiental, paleoclimática e paleoetnobotânica, de modo a resgatar a capacidade investigativa do Museu Nacional/UFRJ em processos relacionados a modos de vida, estratégias de subsistência, produção de alimentos e transformações da paisagem na Arqueologia Brasileira. Seu desenvolvimento é de grande relevância científica e seus objetivos se enquadram em linhas de pesquisa que têm despertado grande interesse da comunidade científica e do público em geral, englobando estas diversas disciplinas arqueobotânicas, principalmente a Antracologia e a Microarqueobotânica. O projeto permitirá, ainda, restabelecer a infraestrutura de pesquisa e formar recursos humanos em nível de Mestrado, Doutorado, Especialização e Iniciação Científica, fomentando o desenvolvimento técnico e científico de pessoal, ajudando a promover a continuidade do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia desta instituição.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita Simone Lopes Moreira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • aplicativos móveis e sua contribuição para o autogerencamento de pacientes cardiopatas em pós-cirúrgico
  • Resumo: Introdução: Dentre as doenças não transmissíveis as doenças cardiovasculares, são o maior índice de mortalidade no Brasil. Uma das terapêuticas recomendadas é a cirurgia cardíaca, dentre elas, a mais frequente é a cirurgia de revascularização miocárdica (RM), responsável por 70% de cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com taxa de mortalidade de 6,22% 5. A associação de mecanismos que possam facilitar a transição dos cuidados hospitalares para o apoio para o autocuidado pode ser decisiva para adesão do indivíduo ao tratamento e manutenção da qualidade de vida do mesmo.Aplicativos para telefonia móvel consistem em ferramentas que contribuem tanto na tomada de decisão clínica para profissionais da saúde quanto para o autocuidado. Objetivos: Desenvolver e validar um aplicativo para o apoio do autocuidado de pacientes em pós operatório de cirurgia cardíaca por meio de dispositivos móveis. Metodologia: Pesquisa descritiva quantitativa e longitudinal. A ser realizada em três fases: desenvolvimento de um aplicativo com foco no autocuidado do paciente com cardiopatia em pós-operatório, seguido de um teste piloto com 30 pacientes para validação do benefício ( adesão, autocuidado) e a terceira fase- ensaio clínico randomizado com dois grupos de seguimento ( grupo intervenção – x grupo controle) com avaliação de 15 dias, 2 meses e 6 meses realizando duas avaliações dos três eixos a serem estudados: qualidade de vida, adesão e avaliação da ferramenta móvel na população selecionada em um Hospital Universitário de grande porte em São Paulo. Impacto esperado: espera-se que o desenvolvimento de um aplicativo móvel de fácil linguagem possibilite uma maior compreensão dos cuidados que são necessários no pós operatório de cirurgia cardíaca e que reflitam na adesão e na qualidade de vida.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rivaldo Mauro de Faria

Ciências Humanas

Geografia
  • índice de saúde infantil (isi): avaliação multicritério dos principais resultados e determinantes da saúde infantil no brasil
  • O objetivo deste projeto é elaborar e aplicar um modelo multicritério para avaliar os principais resultados e determinantes da saúde infantil no Brasil. O Índice de Saúde Infantil (ISI), como será chamado, será representado por uma medida ampla e compreensiva do estado da saúde infantil nos municípios. O estudo será feito a partir de uma lista de indicadores selecionados com estratégias da revisão sistemática e avaliação por um grupo de peritos conduzidos com Método Delphi. Posteriormente, esses indicadores serão elaborados e estimados com recursos da estatística bayesiana e padronizados com uso das técnicas do Z-Score e das curvas de valores das funções fuzzi. Finalmente, os indicadores padronizados serão ponderados pelo mesmo grupo de peritos, através de consensos encontrados com o Método Dephi, e inseridos num modelo proposto por Vaz et al (1994). Os resultados serão analisados com uso de técnicas exploratórias de dados espaciais, em ambiente de Sistema de Informação Geográfica, e apresentados em cartografia temática. O ISI será a primeira medida do estado da saúde infantil já produzido no Brasil e poderá ser utilizado para políticas públicas de melhoria das condições sociais da saúde infantil.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Robério Rodrigues Silva

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • fortalecimento da formação profissional e produção científica inovadora na área de alimentos no interior do nordeste – parceria ppgecal/uesb e ppgca/ufla
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • 09/01/2020-09/01/2025
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Robert de Brose

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • métrica e rítmica grega
  • O presente projeto de pesquisa pretende produzir um estudo de métrica grega para ser usado pelos alunos dos cursos de Letras Clássicas ou áreas afins dos cursos superiores das universidades brasileiras. Ele também será útil para docentes e especialistas que necessitam de material atualizado em português para complementar a sua formação sobre o tema e na tradução da poesia grega para o português. Não há nenhum estudo de métrica grega em português, muito embora o tema seja de fundamental importância para o estudo da literatura grega, sobretudo da poesia, teatro e retórica, gêneros orais por excelência e que empregavam recursos prosódicos e rítmicos na construção de sentido não-verbal. A pesquisa irá tomar a forma de um livro em que se abordará, sistematicamente, a prosódia, a métrica, as estruturas rítmicas dela decorrentes e a arquitetura do verso (dístico, estrofe/antístrofe, epodo etc.) grego. O manual deverá ser publicado em livro acompanhado de CD-ROM e em um site multimídia para garantir amplo uso e divulgação pública.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2023
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Robert Wegner

Ciências Humanas

História
  • história da genética e de seus impactos: raça, racismo e população no brasil
  • O século XX já foi considerado o século da genética. É difícil exagerar os impactos da genética na economia, especialmente na agricultura, desde o aperfeiçoamento, no início do século XX, dos antigos métodos de melhoramento das sementes e dos rebanhos por meio do cruzamento controlado até os alimentos transgênicos produzidos contemporaneamente pela agroindústria, passando pela produção de sementes híbridas e sua associação com a revolução verde a partir dos anos 1960. Da mesma forma, as práticas e ideias políticas dirigidas às populações são uma demonstração da centralidade da genética, a começar pelos movimentos eugênicos das primeiras décadas do século XX, dos quais os desenvolvimentos iniciais da genética eram indissociáveis, passando pelos debates sobre a existência ou não existência de raças humanas e a substituição da categoria raça pela de população desde o período após a Segunda Guerra Mundial, até as revoluções nos diagnósticos, tratamentos e gestão da medicina provocadas pela genômica. O objetivo da pesquisa é o de desenvolver uma história da genética no Brasil, levando em consideração seus impactos sociais, econômicos e políticos. Procuraremos investigar as divergências políticas e as controvérsias científicas na história da genética, desde o movimento eugênico até o desenvolvimento da genômica, passando pela genética das populações humanas, especialmente no que diz respeito aos juízos antagônicos em relação à mistura racial. O mendelismo não resolveu as controvérsias em torno desse tema que vinha desde o século XIX, assim como as campanhas antirracistas levadas a cabo pela UNESCO no Segundo Pós-Guerra não resultaram no abandono absoluto de categorias racializadas nas teorias científicas nem, tampouco, das práticas racistas. Nosso projeto pretende enfrentar o desafio de desenvolver a pesquisa por meio de uma equipe que opere de forma efetivamente transdisciplinar, daí a reunião de historiadores das ciências, antropólogos, sociólogos, biólogos, geneticistas e educadores. Ao lado disso, somos desafiados a pensar no caminho sugerido por Peter Wade, que, baseado no debate contemporâneo da antropologia que põe em questão a dicotomia do pensamento ocidental entre nature (natureza) e nurture (cultura), argumenta que “raça” sempre tem sido como uma “natural-cultural assemblage” na qual “natureza” e “cultura” estão sempre moldando uma à outra, e as diferenças entre elas nem sempre são claras. Para pensar o racismo e confrontar o racismo a partir desse ponto de vista, consideramos que o método de Foucault pode ser uma ferramenta útil. Sua noção de “racismo de estado”, conectada ao seu conceito de “biopolítica”, é crucial para compreender como o racismo atravessa o século XX e o século XXI mesmo depois das teorias do racismo científico do século XIX serem completamente desacreditadas. O racismo persiste mesmo com todas as mudanças científicas, políticas, sociais e econômicas que marcaram o Ocidente desde o Segundo Pós-Guerra. Seguindo Foucault, a questão fundamental diz respeito a perceber em que momentos entra em operação, seja em bases predominantemente biológicas seja com suporte culturalista, uma maneira de cindir uma população em grupos distintos e, a partir daí, hierarquizar esses grupos. Os objetivos da equipe podem ser desdobrados nos seguintes tópicos: Estudar as primeiras pesquisas mendelianas desenvolvidas nas escolas agrícolas das primeiras décadas do século XX e as relações de pesquisadores dessas escolas com o movimento eugênico; Desenvolver pesquisa sobre o movimento eugênico, as políticas reprodutivas no Brasil dos anos 1920 e 1930 e o desenvolvimento da biotipologia no Brasil entre 1930 e 1945; Desenvolver pesquisa sobre a institucionalização da genética no Brasil, especialmente a partir da atuação de Theodosius Dobzhansky; Desenvolver pesquisa relativa ao debate racial no âmbito da UNESCO, especialmente a partir de Otto Klineberg e Julian Huxley; Investigar a atuação de Renato Kehl após a Segunda Guerra Mundial, levando em consideração sua dedicação a teoria psicológicas, a caracteriologia e à defesa do controle populacional; Desenvolver pesquisa sobre as continuidades de ideias e práticas eugênicas no Brasil do Segundo Pós-Guerra, como as relativas à esterilização; Desenvolver pesquisa relativa às teorias e práticas de controle populacional entre as décadas de 1960 e 1980; Investigar a história da bioética e dos debates bioéticos em torno das práticas de esterilização no Brasil e, mais recentemente, em torno do aborto por Anomalia Fetal, especialmente relacionado à Síndrome Congênita do Zika; Realizar uma investigação acerca da genética médica e da genômica, desenvolvendo um projeto de história oral com pesquisadores e técnicos de dois laboratórios da Fiocruz: o Laboratório de Genética Humana e o Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática; Desenvolver atividades pedagógicas com estudantes do ensino médio e projetos educativos relacionados a noções de genética e ao combate ao racismo; Desenvolver um jogo educativo relativo a noções de genética e combate ao racismo.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 29/10/2021-31/10/2024
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Roberta D Angela Menduni-Bortoloti

Ciências Humanas

Educação
  • professores da universidade e da educação básica colaborando com o ensino de matemática no estado da bahia
  • Melhorar a qualidade tanto do ensino quanto da aprendizagem em matemática é o foco deste projeto de pesquisa. Para garantir tal qualidade nos pautamos em dois princípios: 1) Universidade e Escolas trabalhando juntas; 2) Trabalho em regime de colaboração. Partindo destes dois princípios dois grupos foram se constituindo colaborativamente em prol do ensino e da aprendizagem em matemática. Os dois grupos surgiram a partir da inserção da Universidade na Escola por meio dos Estágios Supervisionados em Matemática no ensino fundamental II (6º a 9º anos). Sempre que estamos inseridos no “chão da escola” identificamos a necessidade, cada vez mais presente, de lançarmos mão de metodologias que aproximem o aluno do conhecimento matemático, ou seja, metodologias que possibilitem que o aluno seja protagonista do conhecimento matemático, que possam ser co-construtores do processo de aprendizagem. Enquanto professora de estágio essa necessidade é mais latente e a responsabilidade mais evidente. Um primeiro problema se constituiu: como aproximar alunos estagiários, professores regentes e conhecimento matemático por meios eficazes e que os coloquem como sujeitos co-produtores do conhecimento? Vimos no Lesson Study (LS) essa oportunidade. O LS é uma metodologia japonesa que faz parte do desenvolvimento profissional dos professores em geral e não só da disciplina matemática. Contudo, o LS vem se desenvolvendo em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, e ganhando suas “formas”. A metodologia LS parte de um trabalho colaborativo e apresenta-se: os professores escolhem uma temática para estudo; investigam a temática; planejam uma sequência de aulas cuja temática será ensinada; um professor do grupo implementa a sequência planejada (como se fosse um estudo piloto), os membros do grupo assistem a aula ou sequência de aulas; reavaliam a aula implementada e os demais professores implementam em suas turmas. Esse ciclo se fecha e outro recomeça com outra temática. O grupo que está desenvolvendo o LS é formado por mim, por duas alunas do curso de licenciatura em matemática e cinco professores de escolas públicas do município. A segunda problemática que nos deparamos foi quando uma professora da Educação Básica nos pediu ajuda: como ensinar matemática a um aluno com discalculia e baixa visão. Este aluno está inserido na turma de 9º ano do ensino fundamental que fez parte de um dos estágios supervisionados em matemática. Embora sejamos habilitados para ensinar matemática, não sabemos como ensinar matemática a um aluno com dificuldades em cálculos. Surge então, a necessidade e o interesse de um grupo em pesquisar o assunto. Este segundo grupo está constituído por mim, pela psicóloga da escola, pela professora da sala multifuncional em que acontece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), dois alunos com discalculia, sendo que um deles tem baixa visão e o outro é surdo, um estudante da pós-graduação e dois estudantes do curso de licenciatura em matemática. A proposta deste projeto é criar práticas colaborativas entre Universidade e Escolas da Educação Básica; Desenvolver estratégias para melhoria do ensino de matemática; Garantir espaços de estudos entre professores e alunos da Universidade e professores e alunos da Educação Básica e (Re)aprender a ensinar matemática. Todos esses objetivos são comuns aos dois grupos, pois promoverão práticas colaborativas, porém quando analisados separadamente responderão de forma singular, pois cada grupo criará suas estratégias para melhoria do ensino de matemática e como consequência (re)aprenderão a ensinar matemática. No 1º grupo ficará evidente quando estratégias outras forem planejadas por um coletivo a fim de responder a algo que inquieta os professores de matemática e no 2º grupo quando estratégias forem criadas tendo como objeto de estudo estudantes que apresentam dificuldades para aprender cálculos.
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberta de Fátima Carreira Moreira Padovez

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efetividade do exercício físico em ambiente ocupacional para controle da dor musculoesquelética de trabalhadores e aspectos relacionados à adesão em ambiente hospitalar
  • As alterações musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho são altamente prevalentes entre trabalhadores de enfermagem. As regiões mais frequentemente acometidas são pescoço, ombro e coluna lombar. Essas alterações tem origem multifatorial e são relacionadas a fatores de risco individuais, biomecânicos, psicossociais e organizacionais. Devido à natureza complexa e específica do ambiente hospitalar e características intrínsecas relacionadas às atividades de cuidado do paciente, os profissionais de enfermagem apresentam taxas prevalências de alterações musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho até seis vezes maiores quando comparados com outros grupos ocupacionais. Esses trabalhadores também apresentam menores níveis de saúde física e mental quando comparados a outros grupos de trabalhadores. O exercício físico em ambiente ocupacional está entre as intervenções com potencial para controlar os sintomas. Contudo, a efetividade da intervenção depende da adesão, que é um dos grandes desafios, tendo em vista a complexidade da rotina do serviço prestado em ambiente hospitalar. Diante disso, os objetivos da presente proposta são: 1.) atualizar, por meio de um estudo de revisão sistemática da literatura, a evidência clínica e científica quanto à efetividade do exercício físico realizado em ambiente ocupacional para controle da dor nas regiões de pescoço, ombro e coluna lombar de trabalhadores em geral, com ênfase nos trabalhadores de enfermagem; 2.) identificar quais modalidades intervenção em nível organizacional são efetivas para melhorar a adesão a programas de exercício físico conduzidos em ambiente hospitalar, por meio de um estudo de revisão sistemática da literatura e 3.) realizar um levantamento dos fatores que atuam como motivadores e barreiras à prática de exercícios entre os trabalhadores do hospital universitário Profº. Dr. Horácio Carlos Panepucci, vinculado à Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022