Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Wagner Franco Molina

Ciências Biológicas

Genética
  • aspectos evolutivos e diversidade citogenética de peixes do arquipélado de são pedro e são paulo, região meso-atlântica.
  • A ictiofauna do arquipélago de São Pedro e São Paulo, região meso-atlântica, apresenta uma importância evolutiva e econômica significativa. Evolutivamente, essas regiões despertam considerável interesse biológico devido ao seu grau de isolamento geográfico. Levantamentos genéticos preliminares de suas populações e espécies levantaram várias questões sobre sua ictiofauna. Neste projeto são propostas análises conjuntas, utilizando marcadores cromossômicos (convencionais e citogenômicos) e moleculares (sequências mitocondriais e nucleares) e da forma do corpo, por morfometria geométrica (GM). O uso combinado dessas abordagens provou ser eficiente diante da complexidade das situações biológicas identificadas. De fato, abordagens combinadas permitirão caracterizar a evolução cromossômica de diferentes famílias, reconhecendo níveis de variabilidade intra e interespecífica, conectividade genética entre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, regiões costeiras brasileiras e áreas do Caribe, separadas pela barreira do Amazonas/Orinoco barreira e seus padrões de divergência morfológica. A ampliação das análises para um espectro taxonômico e biogeográfico mais amplo, fornecerá informações valiosas sobre o contexto da distribuição espacial da variabilidade genética, envolvendo o arquipélago de São Pedro e São Paulo e ilhas oceânicas adjacentes, que serão úteis na conservação dos recursos marinhos, evolutiva e economicamente importantes, dessas regiões oceânicas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 28/11/2019-30/11/2022
Foto de perfil

Wagner Junior Ladeira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • o efeito moderador da percepção do protótipo na relação entre risco percebido e escolhas alimentares: um estudo do rastreamento ocular
  • O problema de segurança dos alimentos, definido como a presença de contaminantes físicos, químicos ou biológicos, inesperados ou não identificados no rótulo do produto, é uma questão central no estudo das cadeias alimentares globais. Casos de surtos de doenças na Europa, contaminação e recall de alimentos para animais na Europa e na América do Norte e fórmulas infantis com melamina na China chamaram a atenção de gestores e pesquisadores, resultando em uma série de estudos sobre o assunto. De uma perspectiva prática, a segurança dos alimentos é uma questão vital para a saúde pública e uma preocupação diária para cada pessoa. Alimentos contaminados podem prejudicar as pessoas, aumentando a demanda por serviços de saúde, seguros e gastos governamentais com saúde pública e outros custos sociais. Em última análise, alimentos contaminados podem transmitir doenças e até matar. Pesquisas indicam que a persistência de crises de segurança dos alimentos deriva de um comportamento industrial inadequado, mas também da baixa pressão exercida pelos consumidores por meio de suas escolhas. Fatores inconscientes, como o distanciamento da percepção do protótipo, levam a uma diminuição na relevância do atributo segurança na escolha do alimento. A percepção do protótipo influencia a adoção de comportamentos de risco por meio de processos inconscientes na tomada de decisão que podem ser estimulados por meio do priming - um estímulo que influencia uma resposta por meio da ativação de estruturas inconscientes do conhecimento social. Através da ativação do priming, o presente projeto pretende analisar os comportamentos de consumo em relação aos riscos alimentares por meio da ótica dos processos inconscientes. Para isso, o objetivo geral é verificar como a percepção do protótipo influencia a relação entre os riscos percebidos e as escolhas alimentares através do rastreamento ocular. Para atingir esse objetivo, o projeto está estruturado em três etapas. A primeira, de natureza teórica, realizará uma meta-análise focada nos temas de percepção de risco e percepção de protótipo. Logo depois, a segunda etapa contemplará experimentos para medir os possíveis efeitos moderadores dessa relação com o uso de eye-trackers e seus componentes: Tobii Glasses Overview (óculos de capitação de imagens), Tobii T120 (monitor de exposição dos cenários) e Tobii X120 (hardware que gera as imagens processadas nos óculos). Por fim, uma etapa de apresentação e discussão dos resultados será realizada com especialistas, empresas e cadeias produtivas.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Wagner Meira Junior

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • utilizando aprendizado de máquina para interpretar eletrocardiogramas
  • A melhoria das condições de vida e o progresso tecnológico da área da saúde levou ao aumento da expectativa de vida e envelhecimento da população, com modificação do perfil das doenças mais prevalentes: as doenças crônicas não transmissíveis passaram a predominar como causa de morbidade e mortalidade, com diminuição da importância das doenças agudas infecciosas e relacionadas ao ciclo materno-infantil. Todo este processo tem levado ao aumento da complexidade e do custo da assistência em saúde, com problemas relacionados ao acesso aos exames complementares e insuficiência da mão-de-obra especializada, além do aumento do custo dos sistemas de saúde. Esta situação se agrava no Brasil pelas dimensões continentais do país e pelas desigualdades marcadas entre as regiões e entre grupos populacionais. São necessárias soluções que facilitem o acesso dos pacientes aos métodos diagnósticos essenciais e dos profissionais de saúde à informação necessária ao cuidado, reduzindo o custo e melhorando a qualidade da assistência. A telessaúde tem sido uma ferramenta útil para este fim e o grupo proponente tem ampla experiência com a pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços em telessaúde. O Centro de Telessaúde (CTS) do HC-UFMG é o centro coordenador Rede de Telessaúde de Minas Gerais (RTMG), que inclui mais de 1000 pontos remotos espalhados pelo estado de Minas Gerais, além de cidades da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Tocantins, Roraima e Acre. Esta rede já realizou mais que 4,5 milhões de eletrocardiogramas, 130 mil teleconsultorias e seus vídeos educacionais já receberam quase 2 milhões de visualizações. O programa, premiado nacional e internacionalmente, é um exemplo notório de projeto de pesquisa que se transformou em programa de estado, com enorme impacto médico e social. O sucesso e a expansão da telessaúde em Minas Gerais e, mais recentemente em outros estados, permitiu a construção de grandes bases de dados contendo exames, diagnósticos realizados por médicos especialistas e dados cadastrais sobre os pacientes como, por exemplo, idade, sexo e comorbidades. Os estudos propostos propõem utilizar as bases de dados já organizadas e os sistemas ligados para desenvolver algoritmos de inteligência artificial para a análise automática do eletrocardiograma. Resultados preliminares do nosso grupo mostram que a grande quantidade de dados permitem treinar redes neurais artificiais que conseguem detectar anormalidades no eletrocardiograma com alta precisão e sensibilidade. E esses resultados podem ser usado para construção de novas ferramentas com grande potencial de impacto na prática clínica. Além disso, as soluções de inteligência artificial desenvolvidas podem ser reincorporadas ao sistema da telessaúde e trazer benefícios para a sociedade em curto ou médio prazo. Nesse contexto, o objetivo do projeto é desenvolver, validar e implementar sistema computadorizado de interpretação de traçado eletrocardiográfico, por meio de algoritmos de machine learning.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 02/09/2020-30/09/2022
Foto de perfil

Wagner Paris

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • recria e terminação de bovinos de corte recebendo suplemento energético de baixo consumo em pastagem irrigada de estrela africana sobressemeada no inverno
  • Com o objetivo de subsidiar a tomada de decisão na utilização de suplementação energética de baixo consumo na produção de bovinos de corte em pastagem de estrela africana com ou sem uso da irrigação e sobressemeadas no inverno com aveia, azevém e trevo branco, será avaliado o desempenho de bovinos de corte recebendo suplementação energética de baixo consumo fornecida em dois níveis (0,1 e 0,3% PV), a ingestão de forragem, o tempo para abate e custo de produção dos animais recriados na pastagem e terminados no confinamento se necessário, o comportamento ingestivo, as características de carcaça e da carne e o perfil de ácidos graxos da carne, as variáveis produtivas e nutricionais das pastagens utilizadas. O delineamento será em blocos casualizados com quatro tratamentos em esquema fatorial 2x2 (com e sem irrigação e 0,1 ou 0,3%PV suplementação) e três repetições, distribuídos em uma área de 10 ha já estabelecida a quatro anos com estrela africana, dividida em 12 módulos com 4 piquetes cada um, em sistema de pastejo rotacionado utilizando 36 animais testes recém desmamados com peso vivo médio inicial de 230 kg. Espera-se com este trabalho oferecer alternativas nos sistemas de produção de bovinos de corte, que melhorem a eficiência produtiva dos animais em um ambiente mais equilibrado no ponto de vista econômico e ambiental.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Wagner Rodrigues Silva

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • conscientização gramatical pela educação científica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • 12/08/2019-31/01/2022
Foto de perfil

Wagner Rodrigues Valente

Ciências Humanas

Educação
  • os experts e a sistematização da matemática para a formação de professores dos primeiros anos escolares, 1890-1990
  • O projeto tem como objetivo geral analisar aspectos dos processos e dinâmicas de sistematização de saberes matemáticos destinados à formação de professores que ensinam matemática no período 1890-1990, no Brasil. Para tal vale-se, sobretudo, de aparato teórico-metodológico que mobiliza a categoria expert. Personagens que detêm numa dada época saberes reconhecidos socialmente e guindados a ocuparem cargos no aparelho estatal, os experts elaboram e/ou coordenam propostas para a formação matemática de professores dos primeiros anos escolares, que se tornam elementos de políticas públicas para a educação. A partir do inventário desses experts e suas produções para a formação de professores que ensinam matemática, em vinte estados brasileiros, o projeto, em específico, intenta mapear essa produção, investigar a sua circulação e analisar como ela se articula em nível nacional verificando a existência ou não de consensos sobre a matemática a estar presente na formação de professores.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2023
Foto de perfil

Wagner Souza Lima

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • o fóssil num clique: a inteligência artificial aplicada ao ensino fundamental de geologia e paleontologia
  • Este projeto visa fornecer subsídios para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de inteligência artificial que possam contribuir com o ensino de conceitos fundamentais de geologia e paleontologia para o ensino médio e fundamental. O objetivo principal é produzir e divulgar, durante os sete dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2020, documentários produzidos especialmente para esse período, mas que continuarão disponíveis após a SNCT para download nas redes sociais da Fundação Paleontológica Phoenix e das escolas parceiras. Os temas trabalhados serão intrinsecamente relacionados a conceitos básicos de Geologia com ênfase aos fósseis e seu papel na evolução do conhecimento científico. A produção do material será realizada em duas etapas. Na primeira, será construído um storyboard, que é um esboço sequencial de imagens que representará o roteiro do documentário. Em seguida, estas imagens serão aprimoradas e ajustadas para criar movimentos e fazer a sequência animada presente no documentário. O projeto será implantado e monitorado em três escolas do Município de Aracaju e duas do Município de Laranjeiras. Contudo, como sua distribuição e divulgação será online, ele atingirá, de imediato, 80 escolas estaduais subordinadas à “Diretoria de Educação de Aracaju”, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, bem como outras 242 escolas em 74 municípios do Estado de Sergipe, vinculadas às suas diretorias regionais (DREs).
  • Fundação Paleontológica Phoenix - SE - Brasil
  • 20/10/2020-31/07/2021
Foto de perfil

Wagner Viana Bielefeldt

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • estudo experimental e termodinâmico para escórias aplicadas em refino secundário e lingotamento contínuo de aços especiais com respeito à sua capacidade de remover inclusões não-metálicas
  • O refino secundário de aços especiais abrange os equipamentos de forno-panela (FP) e desgaseificador a vácuo (VD). Esses equipamentos representam as etapas intermediárias do processamento do aço líquido em uma aciaria de aços especiais que produza tarugos e/ou blocos. No processo de refino secundário, a escória assume papel importante na obtenção de um aço de alta qualidade. As escórias de refino secundário, ou refino de panela, são projetadas para ser obter uma maximização da sua capacidade de refino, o que inclui a otimização de composição química bem como de suas propriedades físicas. Uma das principais funções das escórias de refino secundário é a sua capacidade na remoção de inclusões não-metálicas. Adicionalmente, existem as escórias de lingotamento contínuo, que são empregadas no distribuidor, cobrindo a superfície de aço líquido. O distribuidor é responsável por distribuir o aço líquido nos moldes a fim de que ocorra a etapa final da fabricação de aços, a solidificação. Assim como no processo de Refino Secundário, as escórias empregadas no Lingotamento Contínuo também possuem a função de remover as inclusões remanescentes no aço líquido, isto é, aquelas provenientes ainda do processo em panela. Sabe-se que a formação de inclusões não-metálicas durante a fabricação do aço é uma consequência físico-química inevitável através das reações metalúrgicas e, geralmente, apresentam aspectos negativos em termos de propriedades de fadiga de alguns aços, por isso do interesse em estudar o processo de remoção de inclusões. Este projeto visa estudar a remoção de inclusões não metálicas pela escória durante a fabricação de aços especiais e será dado em etapas da rota de produção onde o aço encontra-se ainda totalmente líquido.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Waldemar Ferreira Netto

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • análise automática da entoação discursiva
  • Este projeto tem como propósito estabelecer e experimentar critérios e procedimentos para a segmentação automática da entoação discursiva na língua portuguesa por meio do aplicativo ExProsodia. Entende-se a entoação discursiva como o conjunto de variações de frequência realizadas durante a fala cujas características delineiam o estado emocional do falante e se permitem capturar e analisar por instrumentos previamente estabelecidos para esse fim. Na medida em que tais variações de frequência se permitem capturar e analisar por instrumentos, suas diferenças correlacionam-se à variação desses estados emocionais e, portanto, podem ser descritas de forma objetiva. A automatização de um processo dessa natureza possibilita a reprodutibilidade segura dos experimentos bem como a obtenção de resultados isentos de subjetividade no que diz respeito às análises realizadas. Dentre as variações de estados emocionais, para além das manifestações típicas da raiva, do medo, da alegria, da tristeza, dentre outras, as disfunções emocionais também se manifestam na entoação discursiva. Por se tratar de um aplicativo que permitirá auxiliar no diagnóstico para disfunções emocionais manifestas na entoação discursiva, poderá atuar de forma complementar junto a profissionais que tratam, por exemplo, de sujeitos com esquizofrenia ou sujeitos psicóticos. O desenvolvimento da pesquisa exigirá, também, o apoio de pesquisadores da área da ciência da computação, da linguística e da psicologia, especialmente no que diz respeito ao aprimoramento do aplicativo e da coleta de material para análise. Os resultados serão divulgados em encontros científicos nacionais e internacionais, bem como em periódicos especializados. Por se tratar de aprimoramento de aplicativo já registrado pela Universidade de São Paulo (INPI RS 08992-2), os resultados desse deste projeto possibilitarão novos registros de programa de computador.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Waldiceu Aparecido Verri Junior

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • potencial terapêutico de mediadores lipídicos pró-resolução para o controle da artrite séptica induzida por staphylococcus aureus: abordagem pré-clínica e translacional
  • O entendimento atual de que a resolução do processo inflamatório é um processo ativo envolvendo moléculas e células com função específicas abriu um campo de pesquisa novo e com várias possibilidades de desenvolvimento de novos tratamentos. Os mediadores pró-resolução derivados do ácido docosahexaenóico são as resolvinas (RvD), protectinas (PD) e maresinas (MaR). Essas moléculas são isoladas em exsudatos estéreis ou de infecção nas fases de resolução do processo inflamatório concomitantemente à redução da geração de mediadores pró-inflamatórios. Essas moléculas promovem a resolução da inflamação induzindo pelo menos 3 atividades importantes no contexto deste projeto: 1) Direcionam os leucócitos para eliminar a infecção e resolvem a inflamação sem induzir imunossupressão; 2) Intensificam as atividades microbicidas dos macrófagos e modificam seu fenótipo de acordo com a progressão da doença; 3) Desempenham efeitos biológicos em doses fisiológicas (faixa pM-nM) com efeito prologando e ativação de receptores celulares específicos. Essas características permitiram que essas moléculas fossem capazes de funcionar como adjuvantes para reduzir as doses de antibióticos. A artrite séptica é uma doença altamente debilitante caracterizada pela resposta inflamatória exacerbada, necrose tecidual, destruição da cartilagem resultando em prejuízo severo da mobilidade, incapacitação motora e funcional e dor intensa. Ademais, todos esses eventos ocorrem rapidamente e as terapias atuais ainda não são satisfatórias, gerando a necessidade do desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para a artrite séptica. Assim, a artrite séptica necessita de intervenções terapêuticas rápidas que reduzam a inflamação e as lesões teciduais decorrentes da alta atividade do sistema imune, porém, mantenham a atividade microbicida do sistema imune. Fundamentados nas características da artrite séptica, estabelecemos em nosso laboratório um modelo experimental de artrite séptica induzida por S. aureus com os sinais clássicos de inflamação verificados de maneira dose-dependentes por 28 dias e que replica a doença humana em modelo em camundongos. Considerando as características fisiopatológicas da artrite séptica e as três funções fisiopatológicas e farmacológicas dos mediadores pró-resolução descritas acima, serão desenvolvidos 6 subprojetos que visam investigar o efeito terapêutico da RvD1, RvD2, RvD5, MaR1, MaR2 e PD1 na artrite séptica. Para determinar a atividade farmacológica desses lipídeos pró-resolução na artrite séptica induzida pela administração intra-articular de S. aureus em camundongos, serão verificados parâmetros de doença, inflamação e dor (i) redução da dor, habilidade motora, inflamação e sinais clínicos da artrite séptica; (ii) recrutamento de leucócitos para propor um índice de resolução (Ri) da doença em resposta aos tratamentos; e (iii) dano articular induzido pela infecção. Quanto aos mecanismos dos lipídeos pró-resolução, o enfoque do projeto será na polarização do fenótipo de macrófagos (M1, M2 e Mres [macrófago resolutivo]) frente ao tratamento com os lipídeos RvD1, RvD2, RvD5, MaR1, MaR2 e PD1 in vivo e in vitro. Determinaremos se o tratamento com esses lipídeos durante a artrite séptica modifica o perfil dos macrófagos de maneira a aumentar a atividade microbicida e reduzir a inflamação e lesões teciduais (Mres) ou não (M1 e M2). In vitro, verificaremos se o tratamento com esses lipídeos em cultura de macrófagos BMDMs (macrófagos derivados de medula óssea) também é capaz de modificar o perfil dos macrófagos infectados com S. aureus e sua atividade. Serão realizados experimentos translacionais para verificar a possível aplicabilidade dos resultados obtidos no modelo murino pré-clínico à doença em humanos. Será investigado se há correlação entre os níveis de lipídeos pró-resolução e a produção de mediadores característicos dos perfis M1, M2 e Mres em amostras de líquido sinovial de pacientes com artrite séptica. Esses dados serão comparados com os obtidos em camundongos. Comercialmente, há disponibilidade de kits apenas para RvD1, RvD2, MaR1 e PD1. Ademais, utilizando macrófagos derivados de PBMCs (células mononucleares de sangue periférico) de humanos voluntários saudáveis, verificaremos se o tratamento in vitro com esses lipídeos pró-resolução induzem perfil de resposta antimicrobiana e de produção de mediadores caracterizando macrófagos M1, M2 ou Mres de maneira semelhante ao observado em BMDMs de camundongos. Por fim, também é objetivo deste projeto a capacitação de alunos. Esperamos formar 2 mestres, 2 doutores, 1 Pós-Doutor, 2 TCCs e publicar 6 artigos. Esperamos que as moléculas RvD1, RvD2, RvD5, MaR1, MaR2 e PD1 apresentem-se como novas possibilidades para o tratamento da artrite séptica de maneira a modificar o perfil das ações do sistema imune por meio de macrófagos Mres resultando no controle da infecção e ao mesmo tempo proporcionando redução da inflamação e lesão tecidual progredindo para a resolução da doença. O desenvolvimento deste projeto com ensaios pré-clínicos e translacionais deve definir quais dessas moléculas são mais promissoras.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022