Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tarciso Silva de Andrade Filho

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • investigação de sistemas biológicos em nanoescala
  • A estrutura deste projeto de pesquisa contempla os seguintes pontos a seguir: Realizaremos cálculos teóricos para investigar as propriedades eletrônicas e estruturais de nanotubos forma- dos pelo dipeptídeo fenilalanina-triptófano (FT). A investigação das propriedades eletrônicas e estruturais deste nanotubo levando em consideração a presença e ausência de moléculas de água confinadas no interior do tubo, proporcionará informações sobre a estabilidade estrutural, possível estruturação e comportamento eletrônico deste sistema. Através destas informações, poderemos especular possíveis aplicações científicas e tecnológicas a serem dadas a este sistema nanométrico. Por fim, estudaremos o processo de funcionalização não-covalente do grafeno por resíduos e nanoestruturas de FF e ácidos graxos. A funcionalização não-covalente proporciona a este e outros sistemas grafíticos propriedades eletrônicas diferentes ao sistemas não funcionalizados sendo que este processo pode ser explorado em aplicações em sensores e dispositivos eletrônicos. Ademais, essas estruturas modificadas quimicamente poderiam ser utilizadas com o objetivo de facilitar a interação com sistemas biológicos e assim, sensores com alta seletividade poderiam se produzidos. A pesquisa que pretendemos desenvolver neste projeto será de cunho teórico. Para validação dos resultados calculados para as nanoestruturas peptídicas usaremos os resultados experimentais disponíveis. Para o caso dos sistemas envolvendo grafeno, em especial, as informações advindas com os cálculos teóricos serão validadas com observações experimentais obtidas pelos pesquisadores experimentais envolvidos no projeto. Os cálculos serão realizados usando o método da Teoria do Funcional da Densidade (DFT) e o método Tight-Binding baseado na DFT (DFTB).
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
Foto de perfil

Tarin Cristino Frota Mont Alverne

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • estratégias para a gestão sustentável de resíduos plásticos nos mares e oceanos: contribuições para um diálogo entre o nacional, regional e internacional
  • O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a promoção de políticas públicas de gestão sustentável dos resíduos plásticos nos oceanos e mares. Especificamente, o projeto busca fornecer sugestões concretas relativas à problemática dos plásticos, que afeta a saúde dos mares e oceanos, como também dos seres humanos, na elaboração e adaptação de políticas públicas brasileiras, mas também no contexto da governança regional e internacional. Além da perspectiva nacional ou estatal, devem ser igualmente consideradas as articulações e interações com outras políticas públicas ligadas diretamente ou indiretamente à questão dos plásticos, como políticas sobre mudanças climáticas, comércio internacional, tributária, energia, resíduos sólidos, assim como políticas de saúde. Ademais, o projeto visa fortalecer a pesquisa sobre a temática nas universidades parceiras, identificando os desafios institucionais e jurídicos que estão relacionados a essa temática. Este projeto permitirá ainda a formação de pesquisadores especializados em questões acerca da gestão sustentável dos resíduos de plásticos capazes de trabalhar de forma interdisciplinar com a temática. Na medida em que for possível elaborar políticas públicas para a gestão sustentável dos resíduos plásticos, o projeto poderá contribuir com estratégias nacionais e internacionais para o Brasil com relação aos mares e aos oceanos.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022