Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sérgio Carvalho Benício de Mello

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • economia colaborativa: entendendo a uberização da vida cotidiana e os desafios ao estado brasileiro
  • O caso Uber versus Taxis nos inspira a refletir sobre a nossa atual realidade, na qual serviços baseados em aplicativos passam a reconfigurar a vida em sociedade, modificando práticas sociais e políticas, possivelmente, gerando conflitos de interesses. O que já estava sedimentado na tradição agora passa a ser agitado pelos fluxos digitais, movimentando uma nova economia que ainda tenta ser significada. Os avanços tecnológicos que culminaram nos aplicativos receberam impulso de forças globalizantes e sinalizam um progresso da vida cotidiana, sob a forma de um determinismo tecnológico do qual não se pode escapar tampouco retornar ao estágio anterior. A nova economia acessada e alimentada a partir das telas digitais, principalmente de smartphones, tablets e TVs inteligentes, tem se mostrado bastante promissora tanto em termos de potencial de geração de negócios, emprego e renda – alternativa para momentos de crise – quanto em termos de geração de conflitos. Por ser um fato social novo, a exemplo dos serviços de transporte urbano demandados por aplicativos, a falta de entendimento normativo passa a causar certa dificuldade em, a partir da mentalidade de Estado Regulador, encontrar formas de garantir a harmonia entre profissionais já regulamentados e aqueles ainda na contramão da legalidade. Regulamentações, então, são demandadas como forma de solucionar conflitos, proteger mercados e direitos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sérgio Carvalho de Araújo

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • inteligência artificial expo: ciência, tecnologia e ética
  • À medida que os computadores continuam automatizando cada vez mais tarefas rotineiras, a desigualdade de educação continua sendo uma barreira fundamental para oportunidades futuras, onde o sucesso depende cada vez mais do intelecto, da criatividade, da empatia e de ter as habilidades e conhecimentos certos. Essa mudança acelerada levanta a questão crítica de como preparar melhor os alunos, ao longo da vida desde crianças até adultos, para serem bem-sucedidos e prosperarem na era da IA. Neste contexto o projeto Inteligência ARTificial EXPO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ÉTICAbusca utilizando atividades lúdicas priorizando ações em ambientes de formação não convencional através da interatividade, do estímulo ao raciocínio e da criatividade oportunizar aos alunos do ensino básico e superior a vivenciar esta nova realidade contextualizada nos conhecimentos fundamentais da ética, programação, lógica, robótica e ciências química e de materiais utilizadas no desenvolvimentos de agentes artificiais inteligentes.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 23/10/2020-30/04/2021